Ingrid Soares
Publicação: 10/05/2021 04:00
Presidente parou num dos trechos do trajeto para acenar às pessoas que o acompanhavam. PMDF não calculou quantas motos o acompanharam |
» Ana Maria da Silva
Publicação: 09/05/2021 04:00
Mais um Dia das Mães diferente, o momento de comemorar com a família precisará ser novamente adaptado. A tradicional data ganhou novos contornos desde 2020 por conta do isolamento social que surgiu com a pandemia da covid-19. Mas o amor de mãe não cessa, não diminui, principalmente para aquelas que ainda têm que seguir trabalhando. Seja ela uma pessoa que duplica a jornada de trabalho em casa, com o home office; seja uma profissional da saúde, motorista ou varredora, que arrisca a vida para levar o alimento e cuidar dos seus; ou, até mesmo, mulheres reclusas, que levam em seus corações a saudade de filhos e netos, que precisaram se afastar para resguardar a saúde e vida das mães.
Leila de Carvalho com a neta Isabela: momentos de tranquilidade |
Carinho, mesmo que distante
A saudade virou parte da rotina da aposentada Leila de Carvalho Lima, 63 anos. “Eu sempre gostei muito de receber, de agregar. Dentre as minhas irmãs, sempre fui aquela que procura, nos momentos de comemoração, estar junto com quem ama e gosta”, diz. A residência, localizada na Asa Norte, que sempre tinha um dos três filhos e netos para encher a rotina de alegria, passou a ficar vazia. “Não tem como não sentir saudades. Antes da pandemia, com três filhos, tinha sempre um rodízio. Sempre tinha alguém aqui em casa, e eu me sentia mais livre para ir, encontrá-los, dar um oi, tomar um café”, explica.
Agora, a família se reúne em poucos momentos, com o distanciamento e o uso de máscaras. “Faz muita falta esse toque, esse estar junto, e ficamos na esperança de que vai passar”, ressalta Leila. Para matar a saudade, a aposentada diz que a família recorre às redes sociais. Mas, às vezes, recebe a visita de uma das netas, como Isabela, para aliviar o estresse.
Mãe é sinônimo de preocupação, sentimento que também faz parte da rotina de Leila. Ela conta que tomou a primeira dose da vacina Astrazeneca e aguarda os três meses para receber a segunda. Mas a preocupação não mudou. “Mesmo estando no grupo de risco, parece que eu tenho mais medo por eles. É como se eu estivesse em uma contagem regressiva para que todos possam se imunizar, para que não corram tanto perigo”, pontua. “Percebi também o quanto sou importante para eles. O quanto se preocuparam comigo, para que eu ficasse bem. Ver esse amor mútuo, que existe entre mãe e filho, é especial”, diz.
Vanessa da Silva com as filhas: dia corrido e home office |
Além disso, Vanessa conta com uma rede de apoio. “Minha família mora perto, quando preciso, eles me ajudam. No caso da faculdade, estou em ensino remoto. Então minha rotina precisa ser bem organizada. Além disso, precisei virar professora das meninas, porque estão sem ir para a escola. O jeito é dormir pouco e aproveitar o horário que elas dormem para estudar e trabalhar”, diz. De acordo com a funcionária pública, dentre as diversas tarefas, o maior desafio é ser professora das crianças. “Depois que a gente tem filho, percebe o quanto essa profissão precisa ser bem valorizada”, destaca.
Moradora do Jardim Botânico, a brasiliense conta que cursou direito há alguns anos, mas o coração sempre bateu forte pela área da saúde, sonho esse que tinha ficado adormecido com a chegada das filhas. “Sei dos desafios de conciliar a maternidade, trabalho e estudos”, pontua. Durante a pandemia, as portas se abriram para cursar enfermagem. “Amo a profissão, mas ainda tenho o sonho de cursar medicina com especialização em obstetrícia.”
Apesar das inúmeras tarefas, Vanessa explica que pretende ser exemplo para as filhas. “Transmitir valores e contribuir para formação de cidadãos de caráter, com uma educação sempre baseada no amor”, pontua. “A maternidade vem acompanhada de inúmeros desafios, sem dúvida é a maior mudança na vida de uma mulher, mas vem acompanhada do maior amor que alguém pode experimentar”, completa.
Viviane Dias e o filho: luta para manter a casa |
Ela conta que a disponibilidade de horário e o tempo maior em casa ajudaram a estreitar os laços com o filho. “Ele está na faculdade, e acompanha as aulas on-line. Então temos mais tempo juntos e estamos aproveitando. Já éramos muito próximos, então tínhamos o hábito de fazer muitas coisas juntos. Mas agora isso virou costume.”
Cheila Félix: "Tenho que cuidar da minha mãe e dos meus filhos" |
Mãe de duas meninas, de 20 e 21 anos, e de um menino de 6 anos, ela explica que hoje é a responsável por cuidar da família, e ressalta as dificuldades que tem vivido na pandemia. O medo e a insegurança deram espaço à preocupação com os filhos. Moradora de Valparaíso de Goiás, ela conta que a parte mais difícil foi quando o caçula, de 6 anos, corria para abraçar a mãe, e chorava quando não era retribuído. “Eu chegava em casa, virava uma paranoia. Tirava a roupa antes de entrar, corria para o banheiro, o pequeno da casa não entendia, brigava, chorava. Questionava se eu não gostava mais dele. Ele não aceitava no começo, doía muito, chegava a chorar, mas eu explicava que era preciso aquele afastamento momentâneo”, recorda.
A dor no coração deu espaço à compreensão do caçula, que atualmente pede para a mãe se cuidar. “Hoje em dia ele aprendeu que é perigoso e que tem que se cuidar”, diz. A relação criada com os filhos ao longo da pandemia se transformou, e a casa virou espaço de compreensão e amor. “Ser mãe é cuidar. Eu tenho que cuidar da minha mãe e dos meus filhos. Tenho que ser supermãe. É sofrer, porque isso acontece, achando que pode levar o vírus para dentro de casa. Ser mãe é uma luta diária”, acredita.
Luciana Cardoso: o amor pela filha é o que dá forças |
Mas o sonho de engravidar foi maior do que a pandemia. “Quando descobri que estava grávida, fiquei em regime de teletrabalho. Eu tive hipertensão na gravidez, e daí minha filha nasceu prematura, com sete meses”, recorda. Após quase dois meses com ela em tratamento na UTI neonatal de Santa Maria, Luciana, moradora do Gama, conta que pegou licença-maternidade e férias.
Ao voltar para o trabalho, na linha de frente, a angústia tomou conta, devido à saúde frágil da filha. “Ela ainda não tinha todas as vacinas. Eu chorava bastante, porque não queria voltar, mas precisava”, diz.
O amor pela filha é o que dá forças a Luciana, para lidar diariamente com as dificuldades. “Ser mãe na pandemia é uma mistura de felicidade e medo. Sair todos os dias para cuidar do amor de alguém e deixar o meu amor é algo que muitas vezes me parte o coração, é uma mistura de sentimentos”, completa.
Fabiana da SIlva: amor pelo que faz é um bom exemplo |
Mas Fabiana é forte. Por isso, conseguiu ser exemplo para a filha e ensinou grandes valores. “O que eu posso passar para ela é a educação, ser uma pessoa de carácter, digna, sabendo respeitar as pessoas”, garante.
Simone Bispo: em busca do sustento |
Moradora do Sol Nascente e mãe de dois meninos, de 14 e 8 anos, e uma menina de 18 anos, ela conta que é difícil, mas gratificante. “Sair todo dia é um risco para a saúde dos nossos filhos, mas mantenho os cuidados para não levar a pandemia para casa. A gente fica com o coração na mão, mas tem que ir trabalhar pra dar o sustento”, pontua. É por meio do exemplo que Simone procura ser espelho para as crianças. “Eles me ensinam também. Ficamos mais unidos, nos entendemos mais, conversamos, brincamos mais. Ser mãe é uma graça, eles são minhas joias preciosas”, diz.
Vivian Regina: "É difícil principalmente para quem é mãe" |
“A carga de trabalho está muito grande, exaustiva, porque temos muita demanda, é difícil, principalmente para quem é mãe”, argumenta. A médica conta que, no ano passado, a família foi contaminada pelo vírus. “No começo, a gente acha que é super-herói, e que vai dar conta de tudo. Que não vai trazer essa doença pra dentro de casa. Mas fiquei doente e levei a doença para dentro de casa. Foi um baque emocional muito grande, porque você quer cuidar dos seus filhos”, lembra.
Enquanto alguns gostariam de sair de casa e ir para as ruas, a médica ressalta que o maior aprendizado que teve com a pandemia foi o de valorizar os momentos em casa, com a família. “Eles me mostraram o quanto é gostoso ficar só com eles. Antes da pandemia, a gente chegava em casa e já saía para fazer algo. Agora, eles me ensinaram a importância de ficar junto. Eles me ligavam sempre dizendo que estavam com saudade. Mãe e filho se completam”, destaca.
CAROLINE CINTRA, JÉSSICA MOURA
Publicação: 08/05/2021 04:00
A florista Andiara Antunes faz os buquês de acordo com a personalidade de cada mãe |
Elizabeth Fujimoto: "As pessoas costumam falar que eu faço a flor reviver" |
» Pedro Marra
Publicação: 07/05/2021 04:00
![]() |
» DARCIANNE DIOGO
Publicação: 06/05/2021 04:00
Maria Eduarda Cardim
Sarah Teófilo
Fabio Grecchi
Publicação: 05/05/2021 04:00
Paulo Gustavo em três tempos: dividindo os palcos com a mãe, Déa Lúcia; abaixo, à esquerda, na pele de Dona Hermínia, o personagem que o projetou; e com a atriz Monica Martelli, com quem dividiu as telas em Os homens são de Marte... e é pra lá que eu vou; e com o marido e os filhos |
O ator e humorista Paulo Gustavo morreu, ontem, aos 42 anos, depois de lutar contra a covid-19 por quase dois meses. Ele estava internado desde 13 de março em um hospital da Zona Sul do Rio de Janeiro e chegou a apresentar melhora no último domingo, mas, naquele mesmo dia, sua saúde começou a deteriorar. No começo da noite de ontem, porém, uma nota da assessoria de imprensa do comediante afirmou que o quadro dele era irreversível em decorrência de uma fístula brônquio-venosa, mas que continuava com sinais vitais. Porém, às 21h12, o coração de Paulo Gustavo parou de bater.
Niteroiense, ele foi um dos expoentes de uma geração de humoristas que deram ao cinema, ao teatro e à tevê nomes como Tatá Werneck, Marcelo Adnet, Gregório Duvivier, Fabio Porchat, Cacau Protásio, Fernando Caruso e Dani Calabresa. Paulo Gustavo começou a chamar a atenção no final de 2004 no elenco da peça Surto, quando apresentou a personagem Dona Hermínia — que, anos depois, levaria às telas em três filmes que foram campeões de bilheteria. Depois de deixar a companhia de teatro, fez pequenas participações e voltou a chamar a atenção na série A Diarista, da Rede Globo.
Em 2006, Paulo Gustavo voltou ao seu ambiente predileto, o teatro. Estreou o espetáculo Minha Mãe É Uma Peça, um monólogo novamente calcado na Dona Hermínia, que, conforme admitiu anos depois, tinha sido construído com base na mãe dele. Seu desempenho nos palcos rendeu-lhe uma indicação ao Prêmio Shell de melhor ator.
Em 2011, tornou-se apresentador do humorístico 220 Volts, quando fez dupla com o também comediante Marcos Majela, no canal por assinatura Multishow, que durou cinco temporadas. Com a repercussão, Paulo Gustavo consolidou-se como um ator de excelente improviso e capaz de arrancar gargalhadas com suas críticas ferozes. Em junho de 2013, foi um dos protagonistas do sitcom Vai que Cola, também no Multishow, que ganhou uma adaptação para o cinema, em 2015. A participação terminou em 2017, quando entrou no programa A Vila, junto com Katiuscia Canoro, com o roteiro de Leandro Soares.
Paulo Gustavo casou-se em 20 de dezembro de 2015 com o dermatologista Thales Bretas. Dois anos depois, anunciou que ele e o marido seriam pais de um casal de gêmeos, Gael e Flora, gerados em uma barriga de aluguel, mas os bebês morreram em um aborto espontâneo. Apesar da tristeza da perda, em 2019 ele anunciou o nascimento dos filhos do casal, chamados Romeu e Gael, de barrigas de aluguel diferentes.
Em 13 de março, o ator foi internado com diagnóstico de covid-19. Em 2 de abril, seu quadro clínico piorou e foi introduzido à terapia de oxigenação por membrana extracorporal, uma espécie de “pulmão artificial”, aparelho que efetua a absorção do oxigênio quando o órgão apresenta comprometimento severo.
Em 3 de maio, mesmo após melhoras nos dias anteriores, Paulo Gustavo sofreu uma embolia pulmonar, o que causou uma piora significativa em seu estado de saúde. Mas, ontem, um boletim médico anunciava que o quadro dele era irreversível. Poucas horas depois, não resistiu.
Pelas redes sociais, artistas, intelectuais, governadores e políticos de oposição e ligados ao governo Bolsonaro — sobretudo alguns que todos o tempo negaram a gravidade da pandemia, como o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) e a deputada Carla Zambelli (PSL-SP) — publicaram manifestações de solidariedade à família e aos amigos de Paulo Gustavo.
Uma lição: “rir é um ato de resistência”
Desde que o estado de saúde de Paulo Gustavo se agravou, a mensagem do especial de fim de ano do programa 220 volts, exibido no canal por assinatura Multishow, vem sendo lembrada pelos fãs. Ontem, em meio à consternação pela morte do artista, a despedida do ator voltou a circular. “Eu faço palhaçada, você ri, eu fico com o coração preenchido aqui. Eu me sinto realizado de estar conseguindo te fazer feliz. Rir é um ato de resistência. A gente agora está precisando dessa máscara chata para proteger o rosto desse vírus e, infelizmente, essa máscara esconde algo muito precioso para nós brasileiros: o sorriso. Ele está tapado, tem que ficar tapado, mas ele existe, e ele não vai deixar de existir”, disse Paulo Gustavo.
Fabio Porchat, comediante e apresentador
“Hoje a vida perdeu um pouco da graça. O Brasil perde um pedaço precioso seu. Que triste é ter que viver num mundo sem Paulo Gustavo. Um pedaço de mim se vai. Te amo, Paulito”.
Caetano Veloso, cantor e compositor
“Paulo Gustavo é a expressão da alegria brasileira. Paulo, esse poço de talento e gerador de prazer doado ao Brasil por Niterói, encarnou, em seu trabalho e em sua vida pessoal, essa alegria antes apenas mítica”.
Preta Gil, cantora
“Descanse em paz meu irmão, você iluminou nossas vidas aqui na terra e, agora, vai iluminar aí de cima! Te amo eternamente! Gênio!”.
Padre Fábio de Melo
“Paulo, meu querido, foi a primeira vez que você nos fez chorar”.
Dani Calabresa, humorista e apresentadora
“Meu Deus... não sei o que escrever.. Paulo Gustavo, uma pessoa que fez o país gargalhar.. Não dá pra acreditar.. que tristeza...”
Caetano Veloso, cantor e compositor
“Paulo Gustavo é a expressão da alegria brasileira. Paulo, esse poço de talento e gerador de prazer doado ao Brasil por Niterói, encarnou, em seu trabalho e em sua vida pessoal, essa alegria antes apenas mítica”.
Paulo Coelho, escritor
“Assassinos de Paulo Gustavo: quem dizia ‘é só uma gripezinha’, ‘não passa de 200 mortes’, ‘cloroquina resolve’, ‘gente morre todo dia’, ‘lockdown destrói o país’, ‘máscara nos faz respirar ar viciado’, ‘eu obedeço o comandante’. E por aí vai”.
Taís Araújo, atriz
“Que você descanse e que Deus conforte sua mãe, sua irmã, seu marido, seus filhos, seus amigos, seus fãs. Somos todos sortudos por termos tido você. Ainda temos você, porque o que você construiu é eterno”.
Leandra Leal, atriz
“Paulo Gustavo revolucionou através do amor e do riso. Muito triste perder alguém tão bom, talentoso, alegre e jovem. Um ser exemplar, uma referência para tantos, uma inspiração”.
Flávio Bolsonaro, senador (Republicanos-RJ)
“Meus sentimentos aos familiares e amigos do ator Paulo Gustavo. Que Deus conforte a todos”.
Arthur Lira, presidente
da Câmara (PP-AL)
“Em nome da Câmara, manifesto a minha solidariedade e a de todos deputados aos familiares e amigos do ator Paulo Gustavo. Sua obra e seu talento conquistaram a alegria e a admiração de todos e sua partida, tão cedo, deixa enorme tristeza, vazio e dor no coração dos brasileiros”.
Marcelo Freixo, deputado
federal (PSol-RJ)
“Perdemos um jovem brilhante, talentoso, alegre. Um artista que sempre fez tão bem ao Brasil, com uma carreira enorme pela frente. Vá em paz, Paulo Gustavo. Você fará muita falta. Minha solidariedade à família e aos amigos”.
Eduardo Leite, governador
do Rio Grande do Sul
“Mais uma perda para a tragédia coletiva da Covid-19. Meus sentimentos à família. Como ele disse no mesmo vídeo: “‘A gente não vai deixar de sorrir, a gente não vai deixar de ter esperança’”.
Luiz Inácio Lula da Silva,
ex-presidente
“Recebi com muita tristeza a notícia da morte de Paulo Gustavo. A covid levou hoje mais um de nós. Um grande brasileiro, que brindou nosso país com tanta alegria”.
Felipe Santa Cruz, presidente da OAB
“O Brasil inteiro de luto! Perdemos um dos melhores artistas da geração. Eu e minha família somos muito fãs do Paulo Gustavo. Ir ao cinema para assisti-lo é parte marcante da infância dos meus filhos. Não consigo conceber que este grande talento foi interrompido tão precocemente!”
» SAMARA SCHWINGEL
» DARCIANNE DIOGO
Publicação: 04/05/2021 04:00
![]() |
|
O casal de aposentados Cícero e Maria do Rosário elogiou a organização no posto de atendimento noturno |
Publicação: 03/05/2021 04:00
![]() |
|
Titulares do tricolor das Laranjeiras foram poupados para o duelo contra o colombiano Junior Barranquilla, na quinta-feira, pela Copa Libertadores |
» CIBELE MOREIRA
Publicação: 02/05/2021 04:00
Cerca de 6,4 mil pessoas receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19, ontem, no Distrito Federal |
» ANA ISABEL MANSUR
» SAMARA SCHWINGEL
Publicação: 01/05/2021 04:00
» SAMARA SCHWINGEL
Publicação: 30/04/2021 04:00
![]() |
|
Unidades recebidas são suficientes para atender a todos do novo público-alvo, não sendo necessário aguardar em longas filas |
» SAMARA SCHWINGEL
Publicação: 29/04/2021 04:00
![]() |
|
Do total de habitantes do Distrito Federal, 13,8% receberam ao menos a primeira dose, e 7,9% tomaram as duas necessárias |
» Edis Henrique Peres
Publicação: 28/04/2021 04:00
![]() |
» CIBELE MOREIRA
» CAROLINE CINTRA
Publicação: 27/04/2021 04:00
![]() |
|
Testagem em massa, apoio financeiro e monitoramento de variantes são medidas cruciais |
SAMARA SCHWINGEL
Publicação: 26/04/2021 04:00
Nos hospitais, a mudança é nítida. Antes, era raro que as pessoas de 0 a 39 anos necessitassem de tratamento intensivo. Agora, precisam ser internados quase imediatamente |
Ontem, movimento em pontos de vacinação abertos estava tranquilo |
» Darcianne Diogo
» Adriana Bernardes
» Samara Schwingel
Publicação: 15/03/2021 04:00
Após visita, força-tarefa do Ministério Público classificou o Hran como um %u201Ccenário de guerra%u201D. Unidade passou a receber apenas pacientes graves |
Pacientes do HRG estão sendo transferidos para outras unidades |
» ANA CLARA AVENDAÑO*
» DARCIANNE DIOGO
Publicação: 14/03/2021 04:00
Primeiro fim de semana depois do decreto que restringiu o funcionamento do comércio foi de ruas vazias |
Atividades essenciais, como supermercados, estão autorizadas a funcionar. GDF alerta para fake news |
Samanta Sallum
Publicação: 13/03/2021 04:00
Decreto perdoa e isenta o pagamento do preço público das estruturas feitas em quiosques, feiras e até bares e restaurantes em áreas públicas durante a pandemia |
Ibaneis Rocha: "A doação vai agilizar a obra (do hospital), evitando processos burocráticos mais demorados" |
André Clemente: nomeações de servidores para a área de Saúde |
» ANA MARIA CAMPOS
Publicação: 12/03/2021 04:00
Defensores públicos pedem o fechamento de lojas e serviços não essenciais para evitar um colapso na saúde |
CORONVÍRUS
» DARCIANNE DIOGO
» LUANA PATRIOLINO
Publicação: 11/03/2021 04:00
![]() |
|
Os secretários Cristiano Mangueira, Gustavo Rocha e Valter Casimiro, ao lado do secretário-adjunto Petruz Sanchez: esforço de toda sociedade |
![]() |
|
No Hospital da Asa Norte (Hran), a situação é crítica, enquanto a taxa de isolamento na cidade subiu apenas 5% |
CORONAVÍRUS
» ANA CLARA AVENDAÑO*
Publicação: 10/03/2021 04:00
Os secretários Osnei Okumoto, Gustavo Rocha e Anderson Torres: ações conjuntas para reduzir a circulação do vírus em momento preocupante |
Agentes de segurança fazem blitz em várias áreas da cidade durante o toque de recolher |
» Severino Francisco
Publicação: 09/03/2021 04:00
Carlos Bracher e Fani Bracher: parceria de amor e de arte que dura 52 anos |
Catedral Metropolitana, pintura de Carlos Bracher da Série Brasília: conexão com JK |
Escadas, obra de Fani Bracher: caminho independente |
Pintura de Carlos Bracher da Série Van Gogh: afinidade artística e anímica |
Pintura de Carlos Bracher da Série Marinas: pinceladas convulsivas e vibrantes |
Pintura de Carlos Bracher: mergulho no mistério das curvas do barroco mineiro |
SAMARA SCHWINGEL
Publicação: 08/03/2021 04:00
![]() |
|
Frequentadora assídua de academia há 14 anos, a cuidadora Ana Moura voltará às atividades esportivas assim que os estabelecimentos reabrirem
|
SARAH PERES
Publicação: 07/03/2021 04:00
Acompanhamento ocorrerá 24 horas por dia, na Diretoria de Monitoramento de Pessoas Protegidas |
CORONAVÍRUS
Darcianne Diogo, Jéssica Moura
Publicação: 06/03/2021 04:00
Marina foi diagnosticada com a doença passou 13 dias com sintomas, desde dor de cabeça à dificuldade de respirar
|
Asmática, Nathalia Vajas teve covid-19 em julho, mas sofre com sequelas até hoje
|
Larissa passos
Publicação: 05/03/2021 04:00
CORONAVÍRUS
» SAMARA SCHWINGEL
Publicação: 04/03/2021 04:00
![]() |
|
Maria de Lourdes aguarda a imunização para visitar os irmãos, no Ceará |
» DARCIANNE DIOGO
» SAMARA SCHWINGEL
Publicação: 03/03/2021 04:00
Cerca de 60 pessoas, principalmente empresários, reuniram-se, ontem, em frente à Câmara Legislativa para protestar contra as medidas restritivas
|
» SAMARA SCHWINGEL
Publicação: 02/03/2021 04:00
No Hospital de Campanha de Ceilândia, ontem, foram abertos 20 leitos de UTI para receber pacientes com o novo coronavírus |
Protesto de empresários em frente ao Palácio do Buriti pediu que restrições no comércio sejam relaxadas |
Ibaneis Rocha recebeu o empresáriado e disse que pode flexibilizar o lockdown na próxima semana |
» LUANA PATRIOLINO
Publicação: 01/03/2021 04:00
Tayanne Silva*
Publicação: 28/02/2021 04:00
![]() |
|
Júlia Giesbrecht começou a dar aula de bambolê em 2013, quando morava na Austrália |
» SAMARA SCHWINGEL
Publicação: 27/02/2021 04:00
Serviços essenciais, como mercados, continuarão a abrir normalmente |
» ANA ISABEL MANSUR
» ANA MARIA CAMPOS
» PEDRO MARRA
» SAMARA SCHWINGEL
Publicação: 26/02/2021 04:00
![]() |
|
Reunião com prefeitos do Entorno ocorreu pela manhã, no Palácio do Buriti; proposta terá de passar pela avaliação dos Legislativos do DF e de GO |
» SAMARA SCHWINGEL
Publicação: 25/02/2021 04:00
Unidades serão usadas para a primeira aplicação, considerando que o intervalo entre doses é de até três meses
|
» SAMARA SCHWINGEL
» JÉSSICA MOURA
Publicação: 24/02/2021 04:00
![]() |
|
"É uma vivência para a qual não estávamos acostumados. O paciente com covid-19 evolui para piora muito rápido. A demanda para atendimento dessas pessoas continua. Por termos quase um ano de pandemia, tivemos de nos adaptar" Juliana Lopes, enfermeira do Hospital Municipal Bom Jesus |
» Larissa Passos
Publicação: 23/02/2021 04:00
Publicitária Luísa Amorim conheceu a técnica durante a gestação. Hoje, utiliza os óleos para combater diversos problemas |
Isis Petry destaca que o aromaterapeuta precisa conhecer o estado de cada paciente |
» CIBELE MOREIRA
Publicação: 22/02/2021 04:00
Restaurante Vista Linda conta com uma paisagem deslumbrante do vale da Chapada da Contagem |
» ANA CLARA AVENDAÑO*
Publicação: 21/02/2021 04:00
Dona da loja Sweet Love, Ingrid Aretusa decidiu se dedicar à confecção de bolos e ovos de chocolate após ficar desempregada |
Ana Maria da Silva
Publicação: 20/02/2021 04:00
Em Brasília desde 1960, a pequena sereia dinamarquesa ficou esquecida por anos nos porões do Palácio da Alvorada |
» ADRIANA BERNARDES
» SAMARA SCHWINGEL
Publicação: 19/02/2021 04:00
"Variantes estão chegando e isso preocupa. Por isso, fica aqui o meu apelo à população: continuem seguindo as medidas de segurança sanitária, usando máscaras, álcool em gel e distanciamento social" Osnei Okumoto, secretário de Saúde do DF |
Publicação: 18/02/2021 04:00
Ontem, das 162 vagas em unidades de terapia intensiva (UTIs) para pacientes com covid-19, apenas 24 estavam livres, e duas, aguardando liberação |
» SAMARA SCHWINGEL
Publicação: 17/02/2021 04:00
![]() |
|
Durante o feriado, órgãos de fiscalização intensificaram vistorias de bares e fecharam festas clandestinas |
Publicação: 16/02/2021 04:00
MARIANA NIEDERAUER
SAMARA SCHWINGEL
Publicação: 15/02/2021 04:00
O virologista da UnB Bergmann Morais Ribeiro, à frente de pesquisas de sequenciamento de genoma no DF: agilidade é essencial |
CORONAVÍRUS
SAMARA SCHWINGEL
Publicação: 14/02/2021 04:00
» DARCIANNE DIOGO
Publicação: 13/02/2021 04:00
» SAMARA SCHWINGEL
Publicação: 12/02/2021 04:00
Gyovanna Quadros não pensa em festa neste carnaval. A estudante ficará em casa e vai evitar aglomerações |
» DARCIANNE DIOGO
Publicação: 11/02/2021 04:00
Câmeras de segurança instaladas nos coletivos do Distrito Federal não inibem a ação dos criminosos |
ROSANA HESSEL
LUIZ CALCAGNO
Publicação: 10/02/2021 04:00
Bolsonaro, Pacheco e Lira já sinalizaram ser favoráveis ao retorno do auxílio emergencial: em 2020, benefício elevou popularidade do chefe do Executivo |
Publicação: 09/02/2021 04:00
![]() |
|
Dircineia Garcia mora em uma casa de acolhimento na Asa Sul e recebeu, ontem, a segunda dose da CoronaVac: "Tornou-se um dia de festa"
|
BRUNA LIMA, MARIA EDUARDA CARDIM, SARAH TEÓFILO
Publicação: 07/02/2021 04:00
Insumo para vacina de Oxford chega ao Aeroporto do Galeão, no Rio |
»ALEXANDRE DE PAULA
Publicação: 07/02/2021 04:00
Flávia Arruda é favorita para o comando da Comissão Mista do Orçamento
|
Luis Miranda almeja ficar com a relatoria do projeto de Reforma Tributária
|
Celina Leão é cotada para o Ministério do Esporte caso a pasta seja recriada
|
Câmara dos Deputados elegeu Arthur Lira presidente na última segunda-feira, em primeiro turno. Parlamentar comandará a Casa até 2023
|
ADRIANA BERNARDES, PEDRO MARRA, SAMARA SCHWINGEL
Publicação: 06/02/2021 04:00
Especialistas ressaltam que as reações adversas observadas em algumas pessoas são tratáveis. Eles garantem que efeitos colaterais são comuns em diversas vacinações |
O infectologista Alexandre Cunha contraiu a covid-19. Os sintomas duraram 10 dias. Depois que tomou a vacina, sentiu uma dor no local |
André Silva Júnior, 60 anos, sentiu alguns sintomas após receber a vacina, mas que passou logo. "Tive moleza e sono ao longo daquele dia." |
SAMARA SCHWINGEL
Publicação: 05/02/2021 04:00
No Cruzeiro Velho, início da aplicação dos imunizantes começou com 30 minutos de atraso; interessados tiveram de esperar em filas ou voltar para casa |
» JÉSSICA MOURA
» DARCIANNE DIOGO
Publicação: 04/02/2021 04:00
Arthur (E) e Lizandra foram vacinados antes de começar a imunizar idosos contra a covid-19 |
Na nova função, Marlos Pires trabalha mais perto de casa, na UBS nº 5 do Gama |
PEDRO MARRA
Publicação: 03/02/2021 04:00
"O segundo semestre será de muitas vacinas disponíveis. Então, tenho certeza de que a gente vai poder até antecipar para o fim de outubro a vacinação total aqui no Distrito Federal" |
ROSANA HESSEL
Publicação: 02/02/2021 04:00
Rodrigo Maia sai em baixa do cargo; Davi Alcolumbre comemora vitória |
SAMARA SCHWINGEL
Publicação: 01/02/2021 04:00
![]() |
|
Aos 90 anos, Tercília Martins está ansiosa para receber o imunizante; com ajuda da neta, ela pretende receber a primeira dose à tarde |
ANA ISABEL MANSUR
Publicação: 31/01/2021 04:00
Instituições de ensino ainda precisam cumprir protocolos estabelecidos, em julho, pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal; algumas delas implementaram cuidados extras |
No ano passado, entre 35% e 40% das famílias optaram pelo formato presencial, segundo sindicato patronal |
» SAMARA SCHWINGEL
Publicação: 30/01/2021 04:00
"Não vai dar para todo mundo, então vamos vacinando de acordo com a chegada"
|
» SAMARA SCHWINGEL
» JÉSSICA MOURA
Publicação: 29/01/2021 04:00
![]() |
|
Secretaria de Educação do DF detalhou as propostas para o próximo ano letivo durante o encerramento oficial do de 2020, ontem |
» SAMARA SCHWINGEL
Publicação: 28/01/2021 04:00
Segundo a Secretaria de Saúde, a vacinação dos indígenas deve ser concluída amanhã. Idosos com mais de 80 anos serão os próximos a receberam as doses
|
» ALEXANDRE DE PAULA
» CIBELE MOREIRA
Publicação: 27/01/2021 04:00
![]() |
» JÉSSICA MOURA
» LUANA PATRIOLINO
Publicação: 26/01/2021 04:00
Apesar de ainda não ter recebido autorização da Anvisa, União Quimica pretende importar 10 milhões de doses da vacina Sputnik V
|
» CIBELE MOREIRA
Publicação: 25/01/2021 04:00
Importado do Laboratório Serum, na Índia, o imunizante chegou ao Distrito Federal ontem, por volta das 7h50, em voo comercial da Gol |
Vacinas foram transportadas do Aeroporto até a Rede de Frios do DF |
Remessa da AstraZeneca/Oxford chegou ao DF sob esquema de segurança da Polícia Federal |
» CIBELE MOREIRA
» ROBERTA PINHEIRO
Publicação: 24/01/2021 04:00
Remessa que chega hoje vem da Índia. Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) é a responsável pela produção da vacina AstraZeneca no Brasil
|
Fiocruz recomenda aplicação de dose única da vacina de Oxford. Secretaria de Saúde definirá nos próximos dias proposta de vacinação no DF
|
» CIBELE MOREIRA
» SAMARA SCHWINGEL
» DARCIANNE DIOGO
Publicação: 21/01/2021 04:00
De acordo com a Secretaria de Saúde, caso seja comprovada fraude na aplicação da vacina, tanto o gestor da unidade quanto o beneficiário responderão administrativamente |
Publicação: 18/01/2021 04:00
Cada vez mais pressionado pela torcida, Rogéio Ceni comandará a equipe para uma missão: vencer. Na última semana, a direção do clube bancou a permanência dele no time
|
» SAMARA SCHWINGEL
» CIBELE MOREIRA
Publicação: 20/01/2021 04:00
Enfermeira Lídia Rodrigues Dantas, 31 anos, foi a primeira moradora do DF a receber o imunizante. Solenidade, no Hran, foi marcada pela emoção
|
» CIBELE MOREIRA
» SAMARA SCHWINGEL
» JÉSSICA MOURA
Publicação: 19/01/2021 04:00
![]() |
|
Após a chegada na Base Aérea, as doses da vacina foram encaminhadas para um caminhão frigorífico, que saiu em comboio de viaturas da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal rumo à Rede Fria do DF |
JORGE VASCONCELLOS
ROSANA HESSEL
Publicação: 18/01/2021 04:00
» SAMARA SCHWINGEL
Publicação: 17/01/2021 04:00
Os 513 deputados federais e os 81 senadores definirão os presidentes de cada Casa. Para especialistas, as escolhas vão impactar na elaboração de políticas públicas da capital |
» ANA ISABEL MANSUR
Publicação: 16/01/2021 04:00
Mariana Rodrigues participa dos testes da CoronaVac no DF: "Estamos lidando o tempo todo com a covid-19" |
Danilo Queiroz
Publicação: 15/01/2021 04:00
Atletas da equipe celeste aguardam a quitação de três meses e meio de salários atrasados. Scolari sinaliza saída do comando ao fim do campeonato
|
Publicação: 14/01/2021 04:00
![]() |
|
O zagueiro Lucas Veríssimo (C), com uma proteção na cabeça após sangrar em campo, foi um símbolo da disposição do time da Vila contra o rival argentino |
» CIBELE MOREIRA
» LUANA PATRIOLINO
Publicação: 13/01/2021 04:00
![]() |
|
Eliane Luiz: "A colocação da ghostbike é muito importante. Representa o que ele (Saturnino) mais gostava de fazer"
|
![]() |
|
Renata Aragão mantém o ativismo do filho Raul por uma cidade mais civilizada nas vias
|
![]() |
|
Saturnino e Eliane: pedaladas pela cidade
|
CAROLINE CINTRA
Publicação: 12/01/2021 04:00
» SARAH PERES
Publicação: 11/01/2021 04:00
Farmacêutica União Química é a responsável pelo processo no Brasil |
DARCIANNE DIOGO
Publicação: 10/01/2021 04:00
Até 21 de dezembro, 2.019 pessoas se declararam em situação de rua, sendo 154 crianças e 61 adolescentes
|
Edivaldo Dias mora em uma ocupação irregular próxima à UnB: "Aqui, é a cidade dos ricos." |
» Irlam Rocha Lima
Publicação: 09/01/2021 04:00
Maria Bethânia regrava Bar da noite, de Bidu Reis e Haroldo Barbosa, sucesso de 1953
|
» SAMARA SCHWINGEL
Publicação: 08/01/2021 04:00
Gerente de loja, Rosangela está otimista com as vendas em janeiro: "Recuperar o faturamento que caiu após o início da crise sanitária"
|
VOLTA ÀS AULAS
ANA ISABEL MANSUR
Publicação: 06/01/2021 04:00
Thais Severo, mãe de Heitor, confia nas medidas de segurança adotadas pela escola e conta que conseguiu reaproveitar material do ano passado
|
Gerente de papelaria no Cruzeiro, Erivonaldo Rufino da Silva está otimista com relação às vendas, que devem aumentar na segunda quinzena do mês
|
José Aparecido, presidente do Sindipel: crise impactou lojas do Plano
|
ALAN RIOS
Publicação: 04/01/2021 04:00
![]() |
» Luana Patriolino
Publicação: 03/01/2021 04:00
Show de luzes e a decoração de fim de ano encantam quem passa pelo centro da capital
|
A Torre de TV é um dos locais favoritos da família Serra. "Amamos a cidade", conta Glaucia
|
Juliana e André levaram os filhos e o cão, Bento, para um dia ao ar livre
|
VIVAS A DAVI E RAVI
UM ANO DE ESPERANÇA E MUITOS DESAFIOS
» ALAN RIOS
» CAROLINE CINTRA
Publicação: 30/12/2020 04:00
"Este foi um ano de reinvenção. Tivemos de repensar muitas coisas a respeito da profissão e colocar o coração ali, porque éramos a única referência de humanidade para os pacientes isolados"
|
» HELLEN LEITE
Publicação: 29/12/2020 04:00
"Aos que têm fé e, por isso, vivem de esperança, que tenham essa certeza de que não estamos sozinhos. O princípio da vida é mais forte que o princípio da morte. A vida vencerá" |
Publicação: 28/12/2020 04:00
Voluntária brasileira recebe a vacina, em São Paulo: Planalto abriu, em agosto, crédito para a compra de 100 milhões de doses |
Tayanne Silva*
Publicação: 27/12/2020 04:00
"Azul, verde, rosa, amarelo, laranja... não importa a cor. O interessante é se jogar sem medo de ser feliz e usar o que gosta", aconselha Gustavo de Campos Dieamant, de O Boticário
|
JORGE VASCONCELLOS
Publicação: 26/12/2020 04:00
As três crianças do casal presenciaram o crime e pediram, sem sucesso, para o pai parar de esfaquear a mãe, a juíza Viviane Vieira
|
O engenheiro Paulo José Arronenzi não tentou fugir e permaneceu próximo ao corpo, até ser preso em flagrante
|
» LUANA PATRIOLINO
» ANA ISABEL MANSUR
Publicação: 25/12/2020 04:00
» ANA MARIA DA SILVA
Publicação: 24/12/2020 04:00
Para Pedro Henrique Borges (de vermelho), o Natal é a vinda da esperança para o mundo |
Ana Isabel Mansur
Publicação: 23/12/2020 04:00
Segundo a Fecomércio, é normal que haja maior movimento nos dias que antecedem o Natal, mas, apesar de dentro da previsão, as vendas estão fracas
|
» Ricardo Daehn
Publicação: 22/12/2020 04:00
Por onde anda Makunaíma? conquistou o prêmio de melhor longa da mostra oficial do festival
|
UMA ÁRVORE PARA CADA VÍTIMA
ALAN RIOS
Publicação: 21/12/2020 04:00
Plantio de 500 árvores foi feito próximo ao Estacionamento 4. Mais de 4 mil mudas homenageiam vítimas em diferentes regiões do DF
|