CUIDADOS CONTRA A COVID-19, QUE CONTINUA PERIGOSÍSSIMA
Marcela Mihessen
Doutora Marcela Mihessen
No disque covid de hoje... sobre nossos idosos...
Tenho ouvido relatos sobre aquelas pessoas que nunca saem de casa e pegam Covid. Lógico que o vírus não veio pelo 4G nem pelo esgoto, então, portanto, todavia, contudo, entretanto, a pessoa pegou de alguém ou de algum material que chegou na casa dela.
Além disso, ao sair pouco, alguns idosos acabam pecando na rua, por não estarem acostumados... e podem se infectar.
Então...
1. Saiu na rua, pense que tudo está infectado. Não encoste em nada sem lavar as mãos depois. O tempo todo mesmo. Enlouquecidamente. Principalmente quem nunca sai de casa. Depois fica automático (não estou incentivando a sair de casa, ok?).
2. Use máscara o tempo todo. Não tire para falar! Isso, tem gente que acha que tem que tirar para falar... Se precisar tirar a máscara para beber algo, ou comer, retire pelo lado, coma, beba, e coloque novamente. Use uma mão para tirar (pegando no elástico), e a outra para segurar o copo, ou a comida. Sempre com as mãos limpas. Se lavar as mãos antes, pode tocar na máscara, mas lave as mãos depois também.
3. Esqueceu o álcool em casa, volte para buscar.
4. Chegou em casa, retire a máscara e lave das mãos até os cotovelos. Com bastante sabão, capricha.
5. Retire a roupa e deixe em algum canto ou coloque para lavar. Sem stress. Precisa nem de banho, se foi coisa rápida e não foi de ônibus. Se foi de ônibus... banho. Lave o cabelo.
6. Qualquer coisa que entrar na casa, principalmente embalados em plástico, lave! Pegue os plásticos do mercado e coloque em um lugar separado por 3 dias, sem precisar lavar. O vírus morre. Lave as mãos depois de separar tudo. É uma luta mesmo. Eu estou fazendo compras com uma sacola minha, sem plástico do mercado, facilitou. Ainda deixo na sacola de um dia para o outro qdo estou com preguiça de lavar e não é nada de geladeira.
7. Mesmo em casa... lave as mãos sempre que for colocar no rosto. Isso! Lave! Pegou no controle remoto e vai coçar o nariz? Lave a mão. Eu já chego em casa e dou uma limpadinha em tudo, para ficar menos louca.
8. Vai receber a manicure, a faxineira, o moço que vai arrumar o ar condicionado? USE MÁSCARA! Não só para te proteger, mas para proteger a pessoa que entrou na sua casa! Peça para a pessoa lavar as mãos, fique longe, se possível, e abra as janelas. A pessoa foi embora, passe álcool nos lugares que achar que possa estar infectado. Se ela lavou as mãos ao chegar, já ajuda muito.
9. Chamou o elevador, guarde o mesmo dedo para apertar o andar. Lave em seguida. Esfregue com o álcool.
É, tá difícil ver tanta gente se infectar, muito fácil, muito doido tudo isso. Se cuidem!
Hoje, minha mãe me perguntou se já “podia relaxar”... quase pirei.
No DF vão abrir mais lugares. Isso é bom, pois estamos com vagas nos hospitais e as pessoas já entenderam como devem evitar o contágio com o vírus. Vamos aos poucos tentando normalizar a vida... Porém agora iremos ter mais pessoas infectadas, mais vírus nos locais que passamos... tudo sob controle ainda, eu acredito... mais pessoas vão pegar, adquirir anticorpos, está nos planos...
Portanto, pessoas idosas, pessoas jovens com comorbidades (incluindo sedentarismo e sobrepeso), têm que ficar em casa. Têm que evitar sair se não precisa! Têm que lavar tudo o que chega, o que coloca para dentro de casa! Têm que lavar as mãos antes de tocar o rosto! Sempre! Mesmo dentro de casa!
Eu ainda me apavoro em saber que meus pais foram ao mercado! Que meu pai vai na loteria e padaria todos os dias! Pânico!
Só poderemos relaxar quando uma vacina ou um medicamento for testado e aprovado... e ainda não temos isso!
Fiz esse post pq quero todos bem... os meus amigos, tios, parentes, velhinhos amigos, amigos sedentários, fumantes, acima do peso, quem é de direita, de esquerda, de lado algum, que não sabe nem a hora que tá com fome, os esfomeados, que gostam de macarrão com feijão, que usa blusa regata no shopping, que fala “será se”, ou que torce pra o Bangu. Se cuidem! Aumentem a imunidade! Atividade física e comida saudável! 🥰❤️
Nota do Redator: A Doutora Marcela Mihessen é Educadora Física e Fisoterapeuta, atualmente empregando seus conhecimentos em hospitais e clínicas de Brasília, no insano tratalho de combate à pandemia da Covid-19.
ORIENTAÇÕES DO MINISTÉRIO DA SAÚDE
Dra. Elba Albuquerque
Promotora de Justiça
Dra. Elba Albuquerque
Cristina Calegaro
A Promotora de Justiça Elba Souza de Albuquerque e Silva Chiapetta, da Comarca de Ariquemes, realizou na sexta-feira (03/04) uma visita ao Centro de Reabilitação Belmira, localizado na Avenida JK, setor Institucional, no município de Ariquemes, que se encontra em adaptação para instalação de leitos visando atendimento a pacientes com Coronavírus (COVID-19).
Durante a visita, acompanhada pelo prefeito de Ariquemes, Tiago Pereira Flores, e do secretário adjunto da Saúde, Fabrício Smaha, verificou-se que o local já se encontra devidamente sinalizado com indicações do distanciamento dos pacientes durante a espera na entrada do prédio e na recepção da unidade, assim como do distanciamento de cadeiras dos pacientes em relação ao médico no interior dos dois consultórios.
A unidade conta com três salas de internação, sendo uma com um leito e um respirador mecânico apto ao uso, uma sala com cinco leitos, porém com espaço para ampliação, podendo chegar a sete leitos e uma segunda sala com cinco leitos,além de uma sala de medicação e outra que funciona como setor administrativo e central de atendimento telefônico a possíveis pacientes. O Secretário Adjunto da Saúde salientou que os pacientes em estado grave serão encaminhados ao Cemetron em Porto Velho, conforme protocolo estabelecido pela Secretaria Estadual de Saúde de Rondônia (Sesau) e que, em segundo momento, caso necessário, os pacientes graves deverão permanecer em Ariquemes, naquele Centro de Afecções.
A Promotora de Justiça asseverou a necessidade de as ações da prefeitura municipal no que tange o combate ao Corona Vírus, em especial no que diz respeito às restrições do funcionamento do comércio local para evitar aglomerações.
O Ministério Público do Estado de Rondônia realizou uma reunião nesta sexta-feira (03/04) com representantes do município de Ariquemes, na sede da Promotoria de Justiça da Comarca, para que sejam mantidas as medidas estabelecidas pelo Decreto nº 24.887/2020, que decretou Estado de Calamidade Pública em Rondônia por causa da pandemia do Coronavírus (COVID-19).
A reunião foi convocada pela Promotora de Justiça Elba Souza de Albuquerque e Silva Chiapetta diante de notícias de que o município de Ariquemes pretendia flexibilizar algumas medidas estabelecidas no Decreto Estadual e decretos municipios para conter a disseminação do COVID-19, com a edição de um novo decreto.
A Promotora enfatizou que o município deve atuar em conjunto como Estado e que o município precisa informar, mais claramente, suas condições estruturais para atender os possíveis infectados com o Coronavírus. Ela alertou para a necessidade de cautela na flexibilização das medidas determinadas pelo Decreto que declarou Estado de Emergência, já que o isolamento social é, no momento, a melhor forma de controle da doença, de acordo com as autoridades da saúde do Brasil e do mundo.
Ficou deliberado na reunião que a Promotora de Justiça irá realizar uma visita as unidades de saúde do município para verificar as medidas que estão sendo tomadas para prevenir a doença e atendimento dos possíveis casos de coronavírus (COVID-19).
Doutor José Ivan Aguiar
Prezados,
Como médico infectologista tenho deparado, ao longo de toda minha carreira, com situações críticas na área da saúde, especialmente no que se refere às epidemias. O novo coronavírus, Covid19, traz para o mundo inteiro um desafio poucas vezes visto em qualquer era.
Médicos, autoridades e populações, muitas hoje já em quarentena extensa e isolamento, são desafiados com a urgência de tratar número crescente de infectados e mortos.
Tenho acompanhando com especial atenção a evolução da pandemia. A todo momento me deparo com casos peculiares, situações limites, inovações e reveses, com reflexos na vida das pessoas, economias de países e no universo da ciência.
Também recebo questionamentos a todo momento sobre as políticas e estratégias que vêm sendo desenvolvidas, uma vez que já exerci várias vezes função de gestor na saúde pública.
Por isso resolvi contribuir diretamente, aqui nas redes sociais, com a população e colegas de ofício tecendo comentários a respeito de informações divulgadas pelas autoridades e imprensa, além de tirar dúvidas sobre vários aspectos da doença, prevenção e tratamento.
Passo a postar a seção “De Tudo um Pouco”, com textos, artigos e respostas a perguntas elaboradas especialmente a respeito do tema, com a contribuição do jornalista Ricardo Medina.
Espero que seja útil aos interessados e que possam compartilhar com amigos e conhecidos também em suas redes sociais.
A união de todos e a informação científica, confirmada, são fundamentais para combatermos essa pandemia, que ameaça o mundo.
José Ivan Aguar (infectologista)
Nota: O Doutor José Ivan Aguiar é primo deste editor. Professa a especialidade de infectologista em Campo Grande (MS) há mais de 40 anos, tendo ali assumido, frequentemente, nesse longo período, vários cargos importantes na área da Saúde. Para acessar sua página no Facedbook, clique neste link:
E neste, para acessar a página De Tudo Um Pouco: