Almanaque Raimundo Floriano
Fundado em 24.09.2016
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, dois genros e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Saúde e Qualidade de Vida terça, 25 de março de 2025

SAÚDE BUCAL PARA CRIANÇAS COM FISSURAS LABIOPALATINAS (POSTAGEM DA LEITORA JÉSSICA AMARAL)

SMILE TRAIN BRASIL

Smile Train promove ação de conscientização sobre saúde bucal para crianças com fissuras labiopalatinas no HRAN

Na ação, foram atendidas crianças com fissuras labiopalatinas, malformação caracterizada por uma abertura no lábio e/ou no palato

A Smile Train, maior organização mundial dedicada ao tratamento de fissuras labiopalatinas, realizou na última segunda-feira (17) um evento no Serviço Multidisciplinar de Atendimento aos Fissurados do Hospital Regional da Asa Norte (Smafis/HRAN), em Brasília (DF), para conscientizar sobre a saúde bucal de crianças com a condição. A ação integrou as atividades do Dia Mundial da Saúde Bucal (World Oral Health Day), celebrado em 20 de março, e teve como foco a prevenção e os cuidados odontológicos na infância.

A iniciativa faz parte de uma campanha internacional promovida pela Federação Dentária Internacional (FDI), que anualmente organiza ações temáticas para ampliar a conscientização sobre a saúde bucal. O tema deste ano é "A happy mouth is a happy mind." (Uma boca feliz é uma mente feliz). A Smile Train é parceira da FDI nessa mobilização global. 

O evento realizado no HRAN foi além das orientações sobre higiene oral, oferecendo uma programação diversificada de atividades lúdicas voltadas aos pacientes pediátricos, seus pais e responsáveis. A ação ocorreu na área externa da unidade, no estacionamento, proporcionando um ambiente descontraído e interativo. Durante o evento, as crianças participaram de peças teatrais infantis, jogos educativos e receberam brindes, tornando o aprendizado mais envolvente e dinâmico. Um dos destaques foi a encenação em que uma escova de dente, acompanhada de pasta e fio dental, enfrentava a cárie, combinando diversão e educação ao mesmo tempo. 

A programação também contou com atendimento na unidade móvel, especialmente ambientada com temática infantil, onde foram abordados os desafios enfrentados por crianças com fissuras labiopalatinas e a importância da higiene bucal na prevenção de doenças como cáries e gengivites. Além disso, os participantes receberam kits de higiene bucal, água e manuais com informações detalhadas sobre limpeza bucal, incentivando a adoção de hábitos saudáveis para a manutenção da saúde oral.

“Essa ação educacional é uma forma de abordarmos e ensinarmos a prevenir, de forma precoce, patologias dentárias em bebês, promovendo uma dentição permanente mais saudável. Esse cuidado desde a infância contribui para uma melhor mastigação, sorriso e reinserção social no futuro”, comenta o coordenador do Serviço de Fissura Labiopalatina do Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), Marconi Delmiro, cirurgião plástico.

 As fissuras labiopalatinas afetam 1 em cada 700 nascimentos e, quando não tratadas, impactam profundamente a vida das pessoas, influenciando como se sentem, a frequência escolar, a capacidade de fazer amigos ou até de encontrar trabalho. Pacientes com fissuras muitas vezes têm dificuldade para comer, ouvir, falar e até respirar. Eles também podem sofrer bullying e estigma social.

“Crianças com fissuras labiopalatinas enfrentam diversos desafios para manter uma boa saúde bucal. Cáries e doenças da gengiva podem ser um grande complicador e a prevenção ainda é o melhor caminho. A Smile Train desempenha o papel de apoiar essas crianças, auxiliando os tratamentos odontológicos, educação e recursos para a promoção da saúde bucal”, comenta Camila Beni Ferreira, gerente sênior da Smile Train.

A ação faz parte do compromisso da Smile Train em fornecer suporte contínuo a pacientes com fissura labiopalatina, contribuindo para o seu desenvolvimento saudável e qualidade de vida. Além das atividades presenciais, a organização também disponibilizou recursos educacionais, como o Kit de Ferramentas Saúde Bucal pela Prevenção (STOP), que auxilia profissionais de saúde, educadores e cuidadores na orientação sobre os cuidados bucais básicos para esse público. Além do HRAN, o evento teve o apoio de alunos de odontologia da Universidade Paulista (Unip) e do Grande Oriente do Distrito Federal (GODF).

Mais informações, acesse https://www.smiletrain.org/oral-health/toolkit

Sobre Smile Train

A Smile Train é a maior organização do mundo focada em fissuras labiopalatinas e capacita profissionais de saúde locais com treinamento, financiamento e recursos para fornecer cirurgia gratuita de fissura labiopalatina e atendimento multidisciplinar para crianças. A organização promove uma solução sustentável e um modelo de saúde global escalável para o tratamento de fissuras, melhorando drasticamente a vida das crianças, incluindo a sua capacidade de comer, respirar, falar e, em última análise, prosperar. Para mais informações sobre a Smile Train, acesse www.smiletrainbrasil.com.



Imagens relacionadas

Na família de Francisca das Chagas a fissura palatina é recorrente. Ela e os filhos Davi e Arthur nasceram com a condição e aprovaram a medida
Na família de Francisca das Chagas a fissura palatina é recorrente. Ela e os filhos Davi e Arthur nasceram com a condição e aprovaram a medida
Sandro Araújo/Agência Saúde DF
baixar em alta resolução


A ação contou com atividades lúdicas onde escova, pasta de dente e fio dental combateram cáries de uma boca com dentes gigantes e também ensinaram as crianças e adultos a realizar uma escovação perfei
A ação contou com atividades lúdicas onde escova, pasta de dente e fio dental combateram cáries de uma boca com dentes gigantes e também ensinaram as crianças e adultos a realizar uma escovação perfei
Sandro Araújo/Agência Saúde DF
baixar em alta resolução


A ação contou com atividades lúdicas onde escova, pasta de dente e fio dental combateram cáries de uma boca com dentes gigantes e também ensinaram as crianças e adultos a realizar uma escovação perfei
A ação contou com atividades lúdicas onde escova, pasta de dente e fio dental combateram cáries de uma boca com dentes gigantes e também ensinaram as crianças e adultos a realizar uma escovação perfei
Sandro Araújo/Agência Saúde DF
baixar em alta resolução

Saúde e Qualidade de Vida domingo, 23 de março de 2025

6 TERAPIAS COMPLEMENTARES PREFERIDAS DAS MULHERES ACIMA DOS 30 ANOS (POSTAGEM DO LEITOR MARCELO BOERO)

Conheça as 6 terapias complementares preferidas das mulheres acima dos 30 anos

Cuidados integrativos ajudam na prevenção de doenças e promovem o envelhecimento com qualidade

A partir dos 30 anos, as mulheres começam a sentir mudanças físicas e emocionais significativas. Alterações hormonais, distúrbios do sono, aumento do estresse e o ritmo acelerado do cotidiano fazem com que muitas busquem alternativas naturais para manter a saúde e o bem-estar. As que querem engravidar encontram cada vez com mais dificuldade. Outras precisam manter sua disposição, diminuir o impacto de doenças como a endometriose os ovários policísticos e há ainda as que se deparam com os desafios da perimenopausa e menopausa. Neste contexto, tratamentos integrativos ganham cada vez mais espaço, uma vez que oferecem benefícios comprovados para a qualidade de vida e a saúde feminina.

Em “Medicina Integrativa & Saúde da Mulher”, terceiro livro da médica especialista em Saúde da Mulher Dra. Helena Campiglia traz abordagens e soluções mais sustentáveis e menos invasivas através de terapias complementares aliadas a prática convencional que, quando aplicadas, garantem uma série de incrementos à saúde física, mental e emocional das mulheres.

“Pesquisas apontam que práticas integrativas e complementares podem reduzir inflamações, equilibrar o sistema hormonal e fortalecer a imunidade”, pontua Dra. Helena que também é professora de Saúde Integrativa na Universidade do Arizona e no Instituto de Pesquisa e Ensino do Hospital Albert Einstein em pós-graduação. Aqui ela separou seis das principais terapias adotadas por mulheres nessa fase da vida:

 

  • Intestino e Saúde 

Cuidar da alimentação e do bom funcionamento do aparelho gastrointestinal irá impactar diretamente no bem-estar, disposição, controle de peso e mesmo na fertilidade e resposta hormonal da menopausa. Há muitas formas de fazer isso, como o programa dos 5R: Remover, Repor, Repopular, Reparar e Reequilibrar. Remover significa eliminar aquilo que ingerimos que faz mal à saúde (alimentos, medicamentos não necessários, corantes, produtos alimentícios); Repor as enzimas digestivas e outros suplementos que auxiliam a digestão; Repopular ou reinocular as cepas probióticas que auxiliam a nossa flora intestinal; Reparar a mucosa intestinal e reequilibrar os hábitos de vida para manter o intestino saudável terá impacto direto na saúde global; Reequilibrar  os fatores de estilo de vida, incluindo a dieta que deve propor estratégias para aliviar os sintomas gastrintestinais e corrigir a disbiose. Ainda, vários fatores do estilo de vida podem impactar a saúde intestinal como o estresse e sedentarismo.

 

  • Fitoterapia

O uso de plantas medicinais para tratar desequilíbrios hormonais, digestivos e emocionais tem ganhado respaldo científico. Ervas como o vitex, a cimicifufga, a maca peruana e o hipérico são reconhecidos por seus efeitos benéficos na saúde feminina, pois ajudam a equilibrar o organismo, regulam os ciclos menstruais, diminuem cólicas, melhorar os fogachos entre outros.

 

  • Suplementação

Saber como e o que suplementar em saúde é cada dia mais difícil devido a grande oferta de suplementos nutricionais, nutracêuticos e outros que prometem muito, mas nem sempre entregam o que prometeram. A suplementação pode auxiliar enormemente a saúde quando bem indicada. Uma paciente com deficiências nutricionais, por exemplo de ferro e vitaminas do complexo B, pode apresentar profunda fadiga, alteração de memória e foco. A falta de magnésio pode levar a enxaquecas e a TPM. Além de vitaminas e minerais há um universo de suplementos que, quando bem indicados, favorece a saúde e o bem-estar. Porém, o uso indiscriminado de suplementos pode levar a efeitos deletérios, portanto é fundamental escolher corretamente sem exageros o que será prescrito.

 

  • Acupuntura

A técnica milenar da acupuntura é conhecida por aliviar dores crônicas, reduzir o estresse e melhorar a qualidade do sono. Muito utilizada por mulheres que desejam engravidar e mesmo gestantes em suas questões ao longo da gestação e parto. Estudos indicam que a acupuntura também auxilia no equilíbrio hormonal, já que aliviam sintomas da TPM e da perimenopausa além de promover a fertilidade.

 

  • Yoga e Meditação

A prática do yoga combinada com a meditação proporciona flexibilidade, força e equilíbrio mental. Pesquisas apontam que essas atividades reduzem os níveis de cortisol, hormônio do estresse e ajudam a prevenir doenças cardiovasculares fatores essenciais para uma vida longa e saudável. A meditação, mais do que uma técnica, é um modo de viver, como explica a autora em detalhes em seu livro. “A vida moderna requer espaço para pausa, auto-observação e contemplação”, comenta.

 

  • Ayurveda

A medicina tradicional indiana sugere uma abordagem personalizada para cada biotipo (dosha), que promove a longevidade por meio da alimentação, fitoterapia e práticas como massagem e yoga. Estudos mostram que seguir os princípios da Ayurveda pode reduzir inflamações e fortalecer a imunidade. Tanto a Ayurveda como a Medicina Tradicional Chinesa são sistemas integrados de saúde que propõe mudanças na alimentação, na prática de atividade física e percepção de si.

 

Segundo Dr. Helena, a adesão às mudanças de estilo de vida incluindo algumas dessas terapias pode impactar diretamente a qualidade de vida e o envelhecimento saudável. “Mulheres que adotam práticas integrativas conseguem reduzir níveis de estresse, melhorar a saúde mental e prevenir doenças crônicas, contribuindo para uma longevidade ativa e equilibrada”, reforça a médica.

Em “Medicina Integrativa & Saúde da Mulher”, nutrição, estilo de vida, suplementação, acupuntura, meditação, práticas mente-corpo, fitoterapia, e técnicas de relaxamento são detalhados de forma didática e prática para as leitoras. Como e quando escolher e associar esses diferentes caminhos é o fio condutor dessa obra que esclarece muito sobre a saúde da mulher.

 

 “Propor modelos integrativos para uma medicina baseada em doença, e não em saúde é um enorme desafio. Meu desejo é que este livro possa acrescentar reflexão, profundidade e conhecimento à prática de muitos profissionais da área e que isso se reflita na vida de seus pacientes.” – Dra Helena Campiglia

 

Sobre a autora:

Dra Helena Campiglia é médica formada pela Universidade de São Paulo (USP), fez Residência em Clínica Médica, especialização em Acupuntura, Medicina Chinesa e Endocrinologia Ginecológica. Formou-se em Medicina Integrativa pelo fellowship no AWCIM pela Universidade do Arizona (EUA).

 Atualmente é professora convidada na Universidade McMaster, Toronto (Canadá) e mentora dos alunos do Fellowship de Medicina Integrativa no AWCIM pela Universidade do Arizona (EUA).

 Autora dos livros “Psique e Medicina Tradicional Chinesa” e “O Domínio do Yin: Da Fertilidade à Maternidade; a Mulher e suas fases segundo a Medicina Tradicional Chinesa”, ambos na sua 3ª edição.

Atua como Clínica Geral e em Saúde da Mulher há mais de 25 anos unindo a Medicina convencional às práticas integrativas.

 

Serviço:

Título: Medicina Integrativa & Saúde da Mulher

Autor: Dra. Helena Campiglia (@helenacampiglia)

Editora: Guanabara Koogan GRUPO GEN

Páginas: 288

Disponível em: https://amz.run/9WXI


Saúde e Qualidade de Vida terça, 18 de março de 2025

RISCOS DO TABAGISMO E ALCOOLISMO (POSTAGEM DE ECCO)

Policlínica de Formosa promove conscientização sobre os riscos do tabagismo e alcoolismo

Treinamentos com especialistas alertam colaboradores e pacientes sobre os impactos dessas condições e estratégias para prevenção e tratamento

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo é responsável por mais de 8 milhões de mortes anuais em todo o mundo, sendo um dos principais fatores de risco para doenças crônicas, como câncer de pulmão, infarto e acidente vascular cerebral (AVC). Já o consumo abusivo de álcool está diretamente relacionado a mais de 3 milhões de óbitos por ano, além de ser um fator agravante para diversas condições de saúde mental, incluindo ansiedade e depressão. Diante desses dados alarmantes, a Policlínica Estadual da Região do Entorno – Formosa, unidade do governo de Goiás, realizou recentemente alguns treinamentos voltados para a conscientização sobre tabagismo e alcoolismo. As atividades reuniram colaboradores e pacientes com o objetivo de informar sobre os riscos à saúde.

No dia 18 de fevereiro, o médico pneumologista Dr. Ygor Mourão conduziu o treinamento sobre tabagismo, abordando os efeitos nocivos do cigarro para o organismo, incluindo o comprometimento do sistema respiratório e o aumento do risco de câncer. Também foram discutidas estratégias para auxiliar na cessação do tabagismo, como terapias de substituição de nicotina e acompanhamento médico.

Já no dia 19 de fevereiro, o médico psiquiatra Dr. Fernando Maurício ministrou o treinamento sobre alcoolismo, trazendo reflexões sobre os impactos físicos e psicológicos do consumo excessivo de álcool. Além de alertar sobre o risco de doenças hepáticas, cardiovasculares e transtornos mentais, o profissional destacou a importância do apoio familiar e do tratamento adequado para aqueles que enfrentam a dependência.

A palestra também enfatizou que existe ajuda e tratamento para quem deseja recuperar o controle. Parar de beber não depende apenas de força de vontade, mas de um processo que pode contar com acompanhamento médico, psicológico e grupos de apoio, como o Alcoólicos Anônimos. Atualmente, até a tecnologia auxilia nesse caminho, com aplicativos que oferecem suporte, além dos serviços gratuitos do SUS, como o CAPS-AD. O apoio da família e dos amigos também é fundamental, reforçando que buscar ajuda não é um sinal de fraqueza, mas um ato de coragem.

Para o médico psiquiatra, Dr. Fernando Maurício, falar sobre o alcoolismo é essencial porque essa é uma questão que afeta não apenas quem bebe, mas toda a sociedade. Muitas vezes, o consumo de álcool começa de forma social, mas pode evoluir para a dependência. "O alcoolismo impacta não só quem consome, mas também a família e a sociedade. Identificar os sinais de dependência e compreender que não é uma questão de força de vontade, mas uma condição que exige tratamento, é essencial. Com acesso à informação, suporte médico e psicológico, além dos serviços gratuitos do SUS, é possível buscar ajuda e retomar a qualidade de vida. A conscientização é fundamental para quebrar tabus e incentivar a busca por tratamento," conclui o psiquiatra.

Onde buscar ajuda?

Além dos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), redes de apoio gratuitas desempenham um papel fundamental no auxílio a indivíduos que enfrentam problemas relacionados ao alcoolismo e ao tabagismo. Em Formosa (GO), o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS AD III oferece atendimento especializado a dependentes de álcool e outras drogas, com equipe multidisciplinar composta por psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais, clínicos gerais, educadores físicos e terapeutas ocupacionais. A unidade conta com estrutura completa para acolhimento e tratamento, garantindo suporte integral aos pacientes. Mais informações podem ser acessadas pelo telefone (61) 3981-1082, ou pelo site da Prefeitura de Formosa: https://formosa.go.gov.br/estrutura/secretaria-municipal-de-saude/caps-ad-iii-centro-de-atencao-psicossocial/.

Além do CAPS, grupos de autoajuda como Alcoólicos Anônimos (AA), Narcóticos Anônimos (NA) e Amor-Exigente também oferecem suporte essencial àqueles que buscam recuperação. O Narcóticos Anônimos (NA) dispõe de canais de atendimento em Goiás, incluindo uma linha gratuita para informações e suporte: 0800 888 6262 ou pelo WhatsApp (62) 99618-7735. Para saber mais sobre reuniões e grupos de apoio, acesse: na.org.br.

O programa Amor-Exigente, que atua há mais de três décadas em Goiás, oferece apoio gratuito a familiares de dependentes químicos, promovendo orientação e acolhimento para aqueles que lidam com os desafios do vício dentro de casa. Mais informações sobre os serviços estão disponíveis no site: seacgoias.com.br, no endereço Rua São Pedro, 764 - Formosinha - Formosa (GO) CEP: 73813\-190 ou na página do Facebook: https://www.facebook.com/Amor-Exigente-Regenera%C3%A7%C3%A3o-100082113124493/

 

Essas iniciativas, aliadas ao suporte do SUS, são fundamentais para a recuperação e reintegração social dos indivíduos afetados pelo alcoolismo e outras dependências.




Saúde e Qualidade de Vida sábado, 01 de março de 2025

25 FILMES QUE AJUDAM A ENTENDER MAIS SOBRE O CÂNCER (POSTAGEM DA LEITORA BÁRBARA CONTI)

Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica

25 Filmes que ajudam a entender mais sobre o câncer

Às vésperas do Oscar 2025, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO) seleciona 25 produções que abordam desde o impacto do diagnóstico da doença até a evolução do tratamento oncológico 

A sétima arte, como é definido o cinema, não se resume a contar histórias por meio de uma tela, imagens, cores e sons. É uma forma de comunicação que contribui para a disseminação de conhecimento. Com roteiros desenvolvidos com competência, sem distorção de informação, pode inclusive contribuir para uma melhor compreensão da população sobre as múltiplas situações humanas que cercam um diagnóstico de câncer. Com essa premissa, às vésperas da cerimônia do Oscar 2025, marcada para o próximo domingo, dia 2 de março, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO) selecionou 25 filmes que contribuem para um melhor entendimento sobre o câncer. 

Embora contadas, na maioria dos casos, de forma melodramática, com clichês e estereótipos, as histórias selecionadas abordam aspectos importantes como a evolução do tratamento oncológico e o papel da família e amigos durante e após o tratamento, além de possibilitar reflexões sobre cuidados paliativos e qualidade de vida e de morte. “Em Love Story, de 1970, o câncer chega como uma sentença de morte. Duas décadas depois, no filme Tudo por Amor, não sobra espaço na história para se acreditar na cura do paciente. Nos filmes das últimas décadas, vemos a evolução na forma de acolher e tratar cada paciente”, observa o cirurgião oncológico Rodrigo Nascimento Pinheiro, presidente da SBCO e titular do Hospital de Base, de Brasília. 

A SBCO traz uma breve descrição dos 25 filmes, em ordem cronológico de lançamento:

1 - Love Story – Uma História de Amor (1970) – Esta produção é um romance entre  Oliver (Ryan O´Neil) e Jenny (Ali McGraw), estudantes universitários que, pouco tempo após o casamento, recebem a notícia de que Jenny está com câncer. O diagnóstico chega acompanhado de um prognóstico de pouco tempo de vida. A doença é mostrada como implacável e sem chances de ser controlada. Indicado ao Oscar em sete categorias venceu como melhor trilha sonora. 

2 – Laços de Ternura - Terms of Endearment  (1983) – Uma das histórias sobre relações familiares conta neste filme gira em torno de uma relação desgastada e emotiva entre a mãe Aurora (Shirley MacLaine) e sua filha Emma (Debra Winger). Um novo caminho afetivo entre elas começa a ser traçado quando Emma recebe o diagnóstico de câncer, mostrando o impacto do diagnóstico na paciente e nas pessoas ao seu redor.  Concorrendo em onze categorias, Laços de Ternura venceu em cinco delas no Oscar. 

3 – Tudo por Amor - Diying Young (1991) – Nesta produção, que traz como protagonistas os jovens Victor Geddes (Campbell Scott) e  Hillary O´Neil (Julia Roberts), ao contrário dos filmes que abriram essa lista, o câncer surge como protagonista do enredo. Hillary responde ao anúncio, que pedia uma mulher para cuidar de Victor, em tratamento de leucemia. Eles se apaixonam e desfrutam de amor mútuo nas fases de remissão, mas a doença persiste e os efeitos colaterais da quimioterapia são intensos e a morte de Victor vai se tornando, cada vez mais, iminente.  

4 – Um Golpe do Destino - The Doctor (1991) – O médico cirurgião Jack Mckee (William Hurt) é bem-sucedido, mesmo tratando os seus pacientes com frieza. Quando recebe o diagnóstico de um câncer na laringe, sua postura diante do mundo muda. Com a perspectiva de paciente em sua jornada de hospitais, médicos e tratamento, percebe que a profissão de cirurgia vai muito além de operar. A obra é uma importante reflexão sobre humanização no cuidado. 

5 - Lado a Lado - Stepmom (1998)  – Um filme de um pai divorciado (Ed Harris), que se apaixona por Isabel (Julia Roberts), sendo que os filhos Anna (Jena Malone) e Ben Harrison (Liam Aiken) não aceitam o novo relacionamento. O caminho para a aproximação passa por  se aproximar da ex-exposa Jackie (Susan Sarandon), que é mostrada como uma mulher amarga. Jackie recebe o diagnóstico de câncer e as diferenças entre todos diminuem, abrindo espaço para o carinho e respeito mútuo. 

6 - Patch Adams – O Amor é Contagioso (1998) – Filme baseado na história real de Hunter Doherty Adams, médico norte-americano que ficou mundialmente conhecido como Patch Adams. O personagem que dá título à obra é interpretado por Robin Willians. Patch Adams alia o seu conhecimento em medicina com dose de humor e carinho no processo de cura , ou melhor de qualidade de vida, de seus pacientes pediátricos com diagnóstico de câncer. 

7 - Um Amor Verdadeiro - One True Thing (1998) – Em uma história quase que integralmente contada em flashback, retrata os últimos meses da vida de Kate Gulden (Meryl Streep), que está morrendo de câncer. Seu marido e escritor George Gulden (William Hurt), afirma não poder cuidar da esposa por conta de sua vida profissional intensa e decide pressionar sua filha, Ellen Gulden (Renée Zellweger), a largar seu emprego de jornalista em Nova York e sua vida particular para cuidar da mãe. Ellen concorda a contragosto, pois além de prejudicar sua carreira se vê em um contexto social totalmente estranho. Ellen se vê diante de um pai falho e de uma mãe em que o câncer não a define. É mais que isso. Streep foi indicada para o Oscar de Melhor Atriz por sua atuação no filme, mas perdeu para Gwyneth Paltrow por seu papel em Shakespeare Apaixonado, mesma edição em que Fernanda Montenegro, por Central do Brasil, foi indicada. 

8 - Um Amor para Recordar - A Walk to Remembr (2002) - A obra baseada no livro homônimo (1999) do escritor Nicholas Sparks conta uma história comovente sobre o câncer, onde o garoto popular da escola Landon Carter (Shane West) recebe uma punição (ser o tutor de uma escola de baixa renda) e é obrigado a participar de uma peça de teatro. Entre os participantes da peça, ele conhece Jamie Sullivan (Mandy Moore), que vive uma vida totalmente contrária à de Landon e faz de tudo para eles não se apaixonarem, pois ela guarda um segredo: leucemia. O filme contribui para a desmistificação do câncer. 

 Antes de Partir - The Bucket List (2007) – Carter Chambers (Morgan Freeman) é um homem casado, que há 46 anos trabalha como mecânico. Seu companheiro de quarto é Edward Cole (Jack Nicholson), empresário e dono do hospital. Ambos estão com câncer e recebem o prognóstico de poucos meses de vida.  Carter tem uma lista de desejos e Edward o recurso financeiro para realizá-los. Partem em uma viagem pelo mundo. Um filme sobre câncer se torna um “road movie”, repleto de mensagens sobre amor à vida e de reflexões sobre cuidados paliativos. 

10 - Uma Chance Para Viver  - Living Proof (2008) – O filme traz o ator Harry Connick Jr. no papel de Dennis Slamon e tem seu roteiro construído a partir do início das pesquisas do oncologista californiano uma década antes da primeira aprovação para uso clínico do Herceptin. O filme tem o mérito de buscar, em momentos-chave, ter uma boa didática. Um destes exemplos, logo nos primeiros minutos, é o personagem Dennis Slamon explicando, em poucas palavras, sua pesquisa para a secretária que, até então, jamais tivera contato com ciência. “HER-2 é um gene que controla o crescimento de células do tecido da mama de 1/3 das mulheres e quando essa mulher tem câncer de mama é um câncer muito agressivo e não há tratamento disponível, nem mesmo a quimioterapia. A maior parte delas morre. Se o meu remédio for bem-sucedido vai dar esperança às mulheres pela primeira vez, salvando 40 mil vidas por ano”, disse. Outro momento interessante se dá quando o confiante Slamon se vê diante de 15 mulheres elegíveis para sua pesquisa. Ele faz questão de explicar. “A droga que vocês tomarão finalmente tem um nome. Herceptin. É uma combinação de HER do HER-2 e do Ceptin, que é uma droga feita para interceptar os sinais do crescimento, alcançando as células cancerígenas e, por sua vez, impedindo que elas cresçam”, destaca o oncologista para suas pacientes. As pacientes em questão foram tratadas, intercaladamente, com Herceptin e a Cisplatina, uma quimioterapia convencional.

11 - Uma Prova de Amor - My Sister´s Keeper (2009) – Neste filme estrelado por Cameron Diaz, que interpreta Sara, mãe de Kate (Sofia Vassilieva), a história gira em torno do diagnóstico de leucemia e da jornada de tratamento da Kate. Com prognóstico que aponta para poucos anos de vida, o médico sugere à mãe e ao pai Brian Fitzgerald (Jason Patric), que façam um tratamento de reprodução assistida para ter um filho por fertilização in vitro que seja doador compatível com Kate. Assim nasce Anna (Abigail Breslin), que logo ao nascer doa sangue de seu cordão umbilical para a irmã. Anos depois, os médicos decidem fazer um transplante de medula de Anna para Kate. Ao atingir 11 anos, Anna precisa doar um rim para a irmã. No entanto, Anna está cansada dos procedimentos médicos aos quais é submetida e decide enfrentar os pais e lutar na justiça por emancipação médica, de forma a que tenha direito a decidir o que fazer com seu corpo. Para defendê-la, Anna contrata Campbell Alexander (Alec Baldwin), um advogado que cuidará de seus interesses. Filme que propõe, de forma exitosa, uma importante discussão sobre a importância de não se negligenciar a qualidade de vida da irmã saudável em um lar com criança em tratamento oncológico. 

12 - Biutiful (2010) – Mais um filme em que o câncer surge na vida do protagonista de forma agressiva e terminal. Diante do prognóstico recebido, Uxbal (Javier Bardem) também decide mudar o rumo da vida e resolver carmas pessoais. Uxbal é um médium que não conheceu o pai, tem uma ex-esposa bipolar e cuida sozinho dos filhos. Para se sustentar em Barcelona, ele explora imigrantes africanos como camelôs e explora chineses na indústria têxtil e na construção civil. Se inicia uma jornada de redenção, de tratamento oncológico e de reflexão sobre a vida e a morte. A obra recebeu as indicações ao Oscar nas categorias de melhor ator com Javier Bardem e melhor filme internacional. 

13 - Cartas para Deus - Letters to God (2010) – Baseado em uma história real, este filme conta a vida de Tyler Doherty (Tenner Maguire) que, aos oito anos, está em tratamento de um câncer no cérebro. Entre as idas e vindas ao hospital, escreve cartas diariamente endereçadas para Deus. Entra em cena o carteiro Brady (Jeffrey Johnson), que vive momentos conturbados em sua vida pessoal e que encontra no menino as razões para encontrar um novo sentido em sua vida. O filme mostra o papel positivo que a espiritualidade do paciente pode exercer na adesão ao tratamento. 

14 - 50/50 - 50% (2011) - A comédia "50/50", como descreveu Cláudia Collucci em reportagem publicada na Folha outubro de 2011, é um exemplo de que humor e câncer podem caminhar juntos. Baseado no livro homônimo do produtor de rádio Will Reiser, que descobriu aos 27 anos uma forma rara de câncer de medula, o filme mostra cenas em que a doença é usada, por exemplo, para conquistar mulheres. Para Reiser, piadas com o câncer fazem com que as pessoas lidem melhor com a doença, falem mais sobre ela e derrubam preconceitos. A jornalista também referenciou a American Cancer Society, que admite que o bom humor reduz o estresse, a dor e melhora a qualidade de vida do doente. Isso porque boas risadas liberam endorfinas no cérebro, o que estimula o sistema imune. Um contexto mais leve, porém, não banalizado, do melodrama que cerca a maioria das produções cinematográficas que giram em torno do câncer. Destaque para as atuações de Joseph Gordon-Levitt (Adam), que recebe o diagnóstico de câncer, e de Seth Rogen (Kyle). Juntos, eles mostram o poder da amizade na jornada de tratamento. 

15 - A Garota das Nove Perucas (2012) - The Girl with Nine Wigs - Heute bin ich blond – Aos 21 anos, Sophie (Lisa Tomaschewsky) recebe o diagnóstico, conforme descrito no filme, de um tipo raro e agressivo de câncer no pulmão (rabdomiossarcoma pulmonar). Dentre os efeitos colaterais, a perda de cabelo. A protagonista passa a usar nove perucas e, com elas, adquire diferentes personalidades. Surgem assim Uma, Pam, Sue, Blondie, Daisy, Platina, Stella, Bebé e Lydia. Durante o tratamento, Sophie vai descobrindo mais sobre o seu verdadeiro eu e que sua vida não se resume a um diagnóstico de câncer. O filme é inspirado no livro homônimo e biográfico da escritora holandesa Sophie van der Stap.  

16 - Unidas pela Vida - Decoding Annie Parker (2013) – Baseado em fatos. Assim como Angelina Jolie, Annie Parker (Samantha Morton) herdou a mesma alteração genética. E sua história real é o ponto central do filme . Sua vida é retratada desde a infância, quando se dá, ainda na década de 1960 – a morte de sua mãe, vitimada pelo câncer, assim como havia ocorrido com a avó e, posteriormente, com a irmã de Annie. Estes casos fatais registrados na família fizeram Annie acender o sinal de alerta. Paralelamente, a geneticista Marie-Claire King e o grupo de pesquisa por ela liderado buscavam algo que pudesse explicar a ocorrência de casos de câncer de mama em mulheres da mesma família, com a proposta de evidenciar não se tratar de eventos aleatórios. A médica é interpretada por Helen Hunt. O filme retrata a saga de Marie-Claire King a partir de um estudo com doze famílias de alto risco (50 pacientes). Uma jornada que duraria muitos anos – com os marcos resumidamente mostrados de forma bastante clara nesta produção. O mérito desta produção está em ilustrar um período no qual a hereditariedade do câncer era desconhecida e, consequentemente – no caso específico da síndrome de câncer de mama e ovário hereditário – não estava em pauta temas como mapeamento e aconselhamento genético, rastreamento para grupos de alto risco por meio de mamografia e exames complementares ou até mesmo medidas profiláticas (retirada preventiva de um órgão para redução de risco).

17 - A Culpa é das Estrelas - The Fault is Our Stars (2014) – Baseado no romance best seller de mesmo título, o filme conta a história de Hazel Grace Lancaster (Shailene Woodley), diagnosticada com um câncer na tireoide que se espalhou para o pulmão e que está em tratamento com uma droga experimental. Após alguns anos, ela é forçada pelos pais a participar de um grupo de apoio cristão. Lá, conhece Augustus Waters (Ansel Elgort), um rapaz que está em tratamento oncológico. Ambos possuem visões muito diferentes de suas doenças: Hazel preocupa-se apenas com a dor que poderá causar aos outros, já Augustus sonha em deixar a sua própria marca no mundo. Em meio às diferenças, eles se apaixonam. Juntos, atravessam os principais conflitos da adolescência e do primeiro amor, enquanto lutam para se manter otimistas e fortes um para o outro.

18 - Eu, você e a garota que vai morrer - Me and Earl and the Dying Girl (2015) – Nesta adaptação para o cinema de um livro homônimo, a história é centrada em Greg (Thomas Mann), que está levando em último ano do ensino médio, vivendo da forma mais anônima possível, com um mínimo de interações sociais. O pouco que interage é com o único amigo Earl (RJ Cyler) e o maior hobby de ambos é desenhar. Eis que a mãe de Greg o força a fazer amizade com uma colega de classe que tem leucemia, Rachel (Olivia Cooke). Mais do que ser “a garota que vai morrer”, Rachel dá um novo significado para sua vida e de seus novos amigos. 

19 - Já Estou com Saudades - Miss You Already-(2015) - Jess (Drew Barrymore) e Milly (Toni Collette) são melhores amigas desde a infância. Enquanto Milly se casou, teve dois filhos e construiu uma carreira de sucesso, Jess decidiu levar uma vida pacata ao lado do marido Jago (Paddy Considine). Após se submeter a um tratamento, Jess enfim consegue engravidar. Essa notícia vem justamente quando Milly descobre ter câncer de mama. Nesse momento, Milly recorre ao apoio da amiga e de toda a sua família.  O filme mostra que tão eficaz quanto o tratamento oncológico em si é o vínculo de amizade e a rede de apoio. 

20 - Ma Ma (2015) – Duas notícias simultâneas. Magda (Penélope Cruz) é diagnosticada com câncer de mama e, pouco depois, descobre estar grávida. De início, Magda tem dificuldades em lidar com a notícia e reluta em contar aos amigos e familiares. Em contexto de cirurgia e sessões de quimioterapia, convive com efeitos colaterais como queda de cabelo, cicatrizes, fraqueza e enjoos. A obra mostra como procedimentos cirúrgicos mexeram com sua autoestima e ressalta o papel da amizade e do apoio da família em momentos difíceis, assim como mostra sua resiliência durante a gravidez concomitante ao câncer.

21 - Graça e Coragem - Grace and Gift (2021) - Baseado em uma história real, o filme conta a história romântica de Treya (Mena Suvari) e Ken (Stuart Townsend), que, quando estavam casados há menos de duas semanas, receberam a notícia de que Treya está com câncer.  O filme é uma adaptação do romance não-ficcional Grace and Grit, de Ken Wilber. Usando os próprios diários de Treya, a história é baseada na experiência do Ken da vida real, e sua jornada angustiante com o câncer que atingiu sua esposa.  

22 – Val (2021) – Esse documentário, com duração de longa metragem, conta a história do ator Val Kilmer, que usa aparelho para auxiliar sua fala por conta de traqueostomia. Oito entre dez casos de câncer de garganta (ou orofaringe) são descobertos em fase avançada. Além de reduzir exponencialmente as chances de cura, este contexto de diagnóstico tardio aumenta o risco de sequelas severas desta doença. Diagnosticado em 2015 com esse tipo de câncer, Val Kilmer foi submetido a uma traqueostomia (tubo de plástico ou de metal desenvolvido para auxiliar a respiração) e as sequelas são expostas em seus depoimentos gravados para o filme. O drama do ator, que agora fala com ajuda de um aparelho, é o mesmo de muitos pacientes submetidos a procedimento semelhante para tratar o câncer de garganta, em que a traqueostomia é necessária para permitir a respiração. O tratamento, quase sempre cirúrgico, varia de acordo com o grau de desenvolvimento da doença no momento do diagnóstico. Dependendo do tamanho e tipo do tumor, o médico cirurgião pode precisar remover estruturas inteiras da garganta e o paciente pode ficar com sequelas, como alteração na voz. Há casos em que é preciso combinar a cirurgia com quimioterapia e radioterapia. A reabilitação pós-cirúrgica pode contemplar terapia da fala com fonoaudiologia e fisioterapia para ajudar a pessoa a mastigar e engolir, por exemplo. Se as cordas vocais foram afetadas, o paciente pode ter que aprender a utilizar a voz esofágica ou fazer uso de dispositivos.

23 - Meu Final Feliz - My Happy Ending (2023) - O filme segue Júlia Roth (Andie MacDowell), uma atriz de Hollywood que é diagnosticada com câncer colorretal. Ela decide fazer quimioterapia em uma pequena clínica na Inglaterra para evitar a atenção do público. Durante o tratamento, ela conhece três outras mulheres que também lutam contra o câncer: Miriam Margolyes como Judy, Sally Phillips como Mikey e Rakhee Thakrar como Imaan. À medida que compartilham suas experiências e se apoiam, Julia começa a enfrentar sua mortalidade e a encontrar uma sensação de paz. O filme explora temas de câncer, amizade, perda e aceitação, além de abordar os desafios físicos e emocionais que cercam uma doença terminal, bem como a importância da conexão humana e do apoio em tempos difíceis.

24 -  Todo Tempo Que Temos - We Live in Time (2024) – Estrelado por Florence Pugh (Almut) e Andrew Garfield (Tobias) chegou aos cinemas brasileiros em outubro do ano passado. Segundo reportagem da CNN, a produção reflete sobre morte, escolhas e renúncias em uma narrativa que apresenta a história de amor – de forma não linear – do casal. Enquanto o filme conta como eles se conheceram, apaixonaram e formaram uma família, a protagonista é diagnosticada com câncer e deve decidir se vai passar pelo tratamento, que pode lhe garantir mais tempo de vida. Ao longo da trama, a produção busca dar uma ótica diferente da convencional à perda e ao luto enquanto a protagonista questiona o legado que quer deixar no mundo e para sua filha. Já o marido luta para superar a raiva e incompreensão.

25 - Milagre do Destino (2025) – Exibido na segunda (24) em Tela Quente, na TV Globo, o filme é uma obra inspirada na história da repórter Marina Alves, que descobriu uma irmã biológica quando procurava doador de medula durante seu tratamento de linfoma linfoblástico de células T, um tipo de câncer grave que destroi as células de defesa do organismo. A produção é da TV Verdes Mares, que teve o projeto escolhido dentre ideias apresentadas pelas afiliadas da emissora. As atrizes Dani Gondim e Rhaisa Batista protagonizam o filme.  

Sobre a SBCO - Fundada em 31 de maio de 1988, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO) é uma entidade sem fins lucrativos, com personalidade jurídica própria, que agrega cirurgiões oncológicos e outros profissionais envolvidos no cuidado multidisciplinar ao paciente com câncer. Sua missão é também promover educação médica continuada, com intercâmbio de conhecimentos, que promovam a prevenção, detecção precoce e o melhor tratamento possível aos pacientes, fortalecendo e representando a cirurgia oncológica brasileira. É presidida pelo cirurgião oncológico Rodrigo Nascimento Pinheiro (2023-2025). www.sbco.org.br

Informações à Imprensa:

SENSU Consultoria de Comunicação

Bárbara Conti
(11) 98203-4946
barbara@sensucomunicacao.com.br 

Moura Leite Netto
(55) 11 99733-5588
moura@sensucomunicacao.com.br


Saúde e Qualidade de Vida quinta, 20 de fevereiro de 2025

CAIR NA FOLIA SEM CULPA E MANTER O PESO NO CRNAVAL (POSTAGEM DA LEITORA MAYRA RIBEIRO)

 

 

4 segredos para cair na folia sem culpa e manter o peso no Carnaval

Especialista da Clínica Seven, referência em nutrição e emagrecimento saudável, aposta em pequenas estratégias para o período

De 28 de fevereiro a 04 de março acontece a data preferida de grande parte dos brasileiros: o Carnaval. Com a temporada de folia à vista, a alegria e a empolgação tomam conta. Por outro lado, há também uma certa preocupação com a estética. Afinal, em uma rotina intensa de blocos, festas ou viagens, é comum descuidar dos cuidados com a alimentação e exercícios físicos, o que pode impactar diretamente na autoestima e bem-estar. Diante desse contexto, é fundamental ter em mente que são as pequenas estratégias aplicadas no dia a dia que irão fazer a verdadeira diferença. 

“O segredo para curtir a festividade sem culpa está no equilíbrio. O Carnaval é um momento de leveza e liberdade, mas isso não significa abrir mão do cuidado consigo mesmo. Quando há consciência e moderação, é possível aproveitar cada instante sem arrependimentos. O importante é se permitir viver essa experiência da melhor forma, respeitando os próprios limites de bem-estar e a saúde”, afirma Natália Carrega, coordenadora de nutrição da Clínica Seven, referência em nutrição e emagrecimento saudável. Confira abaixo as principais dicas da especialista para esse momento: 

1. Tenha uma garrafa de água sempre em mãos

Durante a festa, a combinação de calor intenso, longos períodos ao ar livre e consumo de bebidas alcoólicas pode levar à desidratação, causando fadiga, tontura e até mal-estar. “Para evitar esses efeitos, é essencial manter a hidratação em dia. Uma boa estratégia é intercalar cada dose de bebida alcoólica com água ou optar por líquidos que ajudam na reposição de eletrólitos, como água de coco e isotônicos naturais. Além disso, carregar uma garrafinha reutilizável pode ser uma forma prática de lembrar-se de beber água regularmente, garantindo disposição para aproveitar a folia até o fim”, diz Natália. 

2. Aposte em refeições leves

Antes de sair para curtir os blocos, optar por refeições balanceadas é essencial para garantir energia e disposição ao longo do dia. “Aposte em alimentos ricos em proteínas magras, como frango grelhado ou peixe, que ajudam na recuperação muscular e mantêm a saciedade por mais tempo. É interessante também combinar esses itens com carboidratos como arroz integral ou batata-doce, que fornecem energia de liberação gradual, evitando picos de glicose e proporcionando vitalidade”, revela a coordenadora. 

3. Faça lanches inteligentes

A correria durante esse período pode dificultar a alimentação regular, o que torna os lanches práticos e nutritivos excelentes formas de manter o corpo abastecido e evitar longos períodos em jejum. “Barrinhas de proteína são uma opção conveniente porque oferecem uma boa quantidade de proteínas e carboidratos para sustentar a energia. Frutas frescas, como maçã, banana ou uvas, são ricas em vitaminas, minerais e fibras, ajudam a manter a saciedade sem pesar no estômago. Por sua vez, castanhas, além de saborosas, são fontes de gorduras saudáveis que proporcionam saciedade de maneira prolongada. Se tiver um tempinho extra, preparar um sanduíche natural com pães integrais, peito de frango ou atum, e bastante folhas verdes, pode auxiliar a evitar a tentação de fast foods ou alimentos pesados”, explica a especialista. 

4. Cuidado com os exageros

Embora o Carnaval seja um momento de celebração, é importante lembrar que o consumo excessivo de álcool pode afetar não só a disposição, mas também o metabolismo e a saúde em geral. “Além de ser calórico, a bebida alcoólica pode desidratar o corpo, reduzir os níveis de energia e até interferir na qualidade do sono, o que pode prejudicar a recuperação entre os dias de folia. Para evitar os excessos, prefira drinks com menor teor calórico, como uma caipirinha sem açúcar ou bebidas à base de destilados puros, como vodka ou gin, feitos de água com gás ou água tônica, ao invés das misturas com xaropes e refrigerantes açucarados. Dessa forma, você consegue desfrutar das bebidas de forma mais consciente, sem comprometer o seu equilíbrio e bem-estar”, pontua Natália. 

Sobre a Clínica Seven

Fundada em 2011 pelo médico Thiago Ferreira Lima, a Seven é uma clínica de nutrição referência em emagrecimento saudável. Com protocolo alimentar exclusivo que combina ciência, nutrição e tratamento individualizado, em 13 anos de mercado a Seven já atendeu mais de 70 mil pacientes, em mais de 80 países e possui 94,5% de aprovação na primeira semana do tratamento. O objetivo da clínica é transformar a vida das pessoas, proporcionando um estilo de vida mais leve e saudável. Com unidade conceito em São Paulo, é conhecido pelo diferencial de tratamento com acompanhamento semanal, personalizado, sem uso de remédios e com suplementação própria. A clínica possui cases renomados como Giovanna Antonelli, Camila Coelho, Ana Paula Siebert, Consuelo Blocker entre outros que alcançaram os mais variados objetivos, como perda de peso, aumento de massa magra e ganho de definição.

 


Saúde e Qualidade de Vida quarta, 19 de fevereiro de 2025

GUIA ALIMENTAR PARA O CARNAVAL (POSTAGEM DA LEITORA FERNANDA FERNANDES DA CRUZ)
Guia alimentar para o Carnaval


Nutrólogo explica o que fazer para evitar intoxicações alimentares e viroses


Com a chegada do carnaval, muitas pessoas viajam para a praia e até frequentam festas, cenário propício para casos de viroses gastrointestinais, afinal, o consumo de alimentos fora de casa aumenta.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 600 mil pessoas morrem anualmente por gastroenterite aguda - intoxicação alimentar -, nesse cenário, o clima quente, com a aglomeração de pessoas, seja em festas ou praias, pode aumentar a incidência do quadro.

“No período do carnaval é comum coexistir temperatura quente, alimentação fora de casa e ingestão inadequada de líquidos. A melhor regra para evitar problemas de saúde relacionados a esse coquetel de risco é o bom senso em todos os aspectos”, explica Daniel Magnoni, nutrólogo na Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo e presidente do Instituto de Metabolismo e Nutrição (Imen).

Por isso, Magnoni elaborou dez dicas de sobrevivência para aproveitar o período e evitar intoxicações alimentares. 

Evite alimentos muito salgados, açucarados ou gordurosos: O excesso de sal pode causar retenção de líquidos, enquanto o açúcar em excesso sobrecarrega o metabolismo. Gorduras em grande quantidade são difíceis de digerir, podendo causar desconforto gástrico. Priorize refeições leves e balanceadas.

Não fique por longos períodos em jejum: O ideal é fazer pequenas refeições ao longo do dia, mantendo o corpo sempre abastecido de nutrientes. Jejuns prolongados podem levar a quedas de energia e escolhas alimentares impulsivas.

Reduza o consumo de massas e tenha cuidado com os molhos: Prefira massas integrais, que contêm mais fibras. Molhos à base de creme de leite e queijos, além de altamente calóricos, podem deteriorar com o calor. Opte por versões leves, como molho de tomate fresco.

Evite alimentos embutidos e enlatados: Produtos como salsichas, presuntos e outros embutidos são ricos em conservantes e sódio, podendo causar inchaços e desconfortos. Prefira alimentos naturais sempre que possível.

Cuidado com molhos suscetíveis ao calor: Molhos como maionese, molhos brancos ou à base de creme podem deteriorar rapidamente em altas temperaturas, aumentando o risco de contaminação e infecções alimentares. 

Modere o consumo de carnes gordurosas e cruas: Carnes mal cozidas ou cruas — como sashimis e tartares — se tornam mais perigosas em climas quentes. Dê preferência a carnes magras e bem cozidas para evitar intoxicações.

Evite excessos no consumo de álcool: O álcool desidrata o corpo, especialmente em dias quentes. Se consumir, intercale com água e fique atento aos limites do seu organismo.

Inclua frutas, legumes e saladas no cardápio: Alimentos de origem vegetal são ricos em vitaminas e minerais, além de ajudarem na hidratação. Opte por frutas frescas e saladas bem higienizadas.

Beba bastante água, sucos naturais e chás: Priorize a ingestão de água filtrada. Sucos naturais e chás gelados são ótimas opções, mas evite adicionar muito açúcar.

Coma com moderação: Por mais tentador que seja, esse não é momento para abusos alimentares. Controle as porções e foque em refeições leves para aproveitar a festa sem desconforto.

 

Sobre a Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo

A Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo conta com 3 Unidades de hospital geral (Pompeia, Santana e Ipiranga) que prestam atendimentos em mais de 60 especialidades, cirurgias de alta complexidade em neurologia, cardiologia e cirurgia robótica. As Unidades possuem Centro de Oncologia e de Hematologia habilitada para realizar o Transplantes de Medula Óssea.

É a primeira Rede de Hospitais fora do Canadá a obter a Certificação em nível Diamante da Qmentum Internacional. Além do Selo Amigo do Idoso, a Rede tem os serviços laboratoriais certificados pela PALC e ainda a Certificação Internacional da ABHH nos serviços de Hematologia e Transplante de Medula Óssea.

As Unidades Pompeia, Santana e Ipiranga prestam atendimentos privados que subsidiam as atividades de várias unidades administradas pela São Camilo no país e que atendem pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde). No Brasil desde 1922, a São Camilo, que pertence à Ordem dos Ministros dos Enfermos, foi fundada por Camilo de Lellis e conta, ainda, com centros de educação, colégios e centros universitários.



Imagens relacionadas


Unidade Ipiranga da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo
ACS Hospital São Camilo

Saúde e Qualidade de Vida segunda, 17 de fevereiro de 2025

BRINCADEIRAS ANALÓGICAS VOLTAM A FAZER SUCESSO NO RECREIO SEM CELULAR NAS ESCOLAS (POSTAGEM DA LEITORA ADRIANA FERNANDES)

Brincadeiras analógicas voltam a fazer sucesso no recreio sem celular nas escolas

Com a proibição dos smartphones, o jogo de totó, de tabuleiro e outras brincadeiras do passado ganharam a atenção dos estudantes

Nas primeiras semanas de aula após a aprovação da Lei nº 15.100, que proíbe aparelhos celulares no ambiente escolar, os educadores do Colégio Sagrado Coração de Jesus, em Belo Horizonte, se surpreenderam com o sucesso que o antigo "jogo de totó” ou “pebolim” está fazendo entre os adolescentes. Longe das redes sociais e aplicativos de mensagens, os alunos organizaram um campeonato de totó para animar a hora do recreio. 

“Nós acreditamos na criatividade dos estudantes e logo percebemos que eles não ficariam reclamando da desconexão e inventariam novas maneiras de aproveitar o tempo livre. O colégio também disponibilizou jogos de tabuleiro, uma escala para o uso da quadra poliesportiva, mas até agora o maior destaque entre os alunos é o pebolim, o que nos deixa muito animados", conta Ana Amélia Rigotto Fernandes, diretora do Colégio Sagrado Coração de Jesus. 

Raciocínio lógico aliado à diversão 

Há 104 anos em funcionamento na Zona Norte do Rio de Janeiro, o Colégio Imaculado Coração de Maria está testemunhando a volta dos jogos de montar nos recreios das crianças. O projeto “Robotikando”, que atua no colégio, está oferecendo peças para que as crianças montem seus brinquedos e, após, um motor é capaz de dar vida a eles, gerando uma experiência lúdica: “Estamos aqui para mostrar que, depois da lei do celular, os alunos podem se divertir da mesma forma. A tecnologia e a inovação são muito importantes para nós e são abordadas na sala de aula, mas a conscientização sobre o excesso de telas que a nova lei traz tem sido importante para incentivar brincadeiras analógicas. Nós trazemos aqui algumas peças para eles aprenderem a montar. As montagens ajudam no raciocínio lógico, ajudam na concentração e ajudam no desenvolvimento social, pois eles também trabalham em grupo. A hora do recreio está muito mais ativa e isso é ótimo", destaca a professora Valéria Curzio, que auxilia os estudantes nos intervalos com as peças. 


Em Juiz de Fora, o recreio do Colégio Stella Matutina mantém a prática de disponibilizar materiais de educação física, permitindo que as brincadeiras se desenvolvam conforme o imaginário das crianças. Rodrigo Mendonça, diretor geral da instituição, ressalta a importância de estimular os alunos a criarem suas próprias formas de diversão, incentivando a imaginação e a interação entre os colegas. O Colégio também realiza frequentemente o Recreio Cultural, durante o intervalo, os alunos têm a oportunidade de se apresentar, seja cantando, tocando, dançando ou recitando poesias, em um momento que valoriza a expressão artística e a criatividade.

Longe das telas e perto do quintal

Em São Paulo, o Colégio Espírito Santo mostra que as brincadeiras analógicas voltaram com tudo para animar o recreio dos estudantes. Desde agosto do ano passado, a instituição conta com o projeto "Quintal Brincante", um espaço gramado, com tanque de areia e horta, pensado para todas as idades, e, agora, o que antes já fazia a alegria dos jovens, ganhou ainda mais destaque entre os alunos.

Em tempos de hiperconectividade e do crescente debate sobre o uso de telas na infância, queremos transformar a escola, cada vez mais, em um grande quintal. Para além dos pisos laminados e porcelanatos, queremos proporcionar experiências sensoriais ricas, onde pés descalços possam sentir a textura da areia, da terra e do gramado. Um quintal para explorar, criar e viver momentos que ficarão na memória", explica Alexandro Pereira, diretor geral do Colégio Espírito Santo. 

Destaques da nova lei 

O projeto de lei que proíbe a utilização de celulares em escolas públicas e particulares foi promulgado em 13 de janeiro de 2025. A legislação é uma resposta ao crescente debate sobre os impactos negativos desses aparelhos no aprendizado, concentração e saúde mental dos jovens. Com isso, o uso fica proibido dentro e fora da sala de aula, do recreio, intervalos e atividades extracurriculares, exceto quando utilizados pedagogicamente. Vale lembrar que além desses projetos, os colégios contam com espaços para ouvir dúvidas e ansiedades dos estudantes sobre ficar offline. 


Saúde e Qualidade de Vida sexta, 17 de janeiro de 2025

10 TENDÊNCIAS PARA SAÚDE MENTAL NAS REDES SOCIAIS EM 2025 (POSTAGEM DO LEITOR LUCAS FERNANDES KOEHLER)

10 tendências para saúde mental nas redes sociais em 2025

Rafael Terra, especialista em tendências digitais, dá dicas essenciais sobre o tema

Em um mundo onde a conectividade é onipresente, as redes sociais moldam nossas interações e influenciam profundamente nossa saúde mental. O movimento Janeiro Branco ressalta a urgência de priorizarmos o bem-estar psicológico em meio a essa era digital.

Com o avanço para 2025, o autor Rafael Terra, especialista em tendências digitais, apresenta 10 tendências que valorizam o bem-estar digital e que ele considera essenciais para equilibrar nossa saúde mental na internet, em destaque nas redes sociais.

1. Desconexão offline total nos fins de semana

Desligar das redes sociais durante os fins de semana se tornou uma prática cada vez mais popular. A pausa digital oferece um tempo valioso para recarregar a mente, fortalecer relacionamentos pessoais e redescobrir atividades offline que promovem o bem-estar. Acredito que essa desconexão intencional nos permite renovar nossa energia mental e fortalecer nossos laços pessoais, proporcionando um descanso necessário para a mente.

2. Uso estratégico das redes sociais

Adotar um uso mais intencional das redes sociais contribui significativamente para a produtividade e o bem-estar. Organizar nosso tempo online, estabelecendo momentos específicos para interagir nas plataformas, ajuda a evitar a sobrecarga digital e a manter um equilíbrio saudável entre as tarefas diárias e a vida digital. Essa abordagem permite que aproveitemos melhor nosso tempo online, realizando tarefas com começo, meio e fim definidos, o que aumenta nossa produtividade e bem-estar geral.

3. Desativar notificações

As notificações constantes podem manter nosso cérebro em estado de alerta contínuo, aumentando a ansiedade e diminuindo a concentração. Desativar essas notificações é uma maneira eficaz de reduzir distrações e promover uma mente mais tranquila e focada. Menos notificações significam menos interrupções, permitindo que nos concentremos nas tarefas importantes e reduzindo o estresse causado pelo bombardeio constante de alertas.

4. Criação de áreas livres de tecnologia em casa 

Estabelecer zonas sem dispositivos eletrônicos em casa, como na sala de jantar ou nos quartos, melhora a comunicação familiar e cria espaços de relaxamento longe das telas. Promover espaços livres de tecnologia fortalece as interações humanas e cria um ambiente propício para o descanso mental, essencial para o bem-estar familiar.

5. Uso consciente nas redes sociais

Compreender que tudo o que compartilhamos nas redes sociais reflete quem somos está se tornando uma prática mais consciente. As pessoas estão mais atentas ao que divulgam, buscando uma identidade digital mais autêntica e significativa. Cada vez mais, as pessoas estão refletindo sobre o que compartilham, entendendo que suas postagens revelam aspectos importantes sobre si mesmas, promovendo uma identidade digital mais verdadeira e consciente.

6. Valorização da autenticidade corporal e fim dos filtros personalizados no Instagram

A autenticidade na representação corporal nas redes sociais está em alta, com mais pessoas compartilhando imagens reais e sem filtros. Além de inspirar cuidados com a saúde física e mental, essa tendência reforça uma identidade corporal mais autêntica. O Instagram, por exemplo, está eliminando filtros personalizados em favor de opções que destacam a naturalidade. Promover corpos reais e autênticos é essencial para fomentar a autoestima e a aceitação pessoal. Contudo, é necessário equilibrar essa autenticidade para evitar novas pressões e comparações, mantendo um foco saudável entre trabalho e redes sociais.

7. Digital wellness nas empresas

Cada vez mais, o bem-estar digital está entrando como pauta nas empresas. Políticas que promovem o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, como limitar o envio de e-mails fora do expediente e incentivar pausas regulares, estão se tornando comuns. Essas iniciativas são fundamentais para prevenir o esgotamento e criar um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo, beneficiando tanto os empregados quanto as organizações.

8. Gamificação do bem-estar digital

A gamificação está sendo utilizada para promover hábitos saudáveis online. Aplicativos e plataformas estão incorporando elementos de jogos, como recompensas e desafios, para incentivar práticas que melhoram a saúde mental, como meditação, exercícios físicos e limites de tempo nas redes sociais. Essa abordagem torna o cuidado com o bem-estar digital mais envolvente e motivador, ajudando os usuários a adotarem comportamentos positivos de maneira divertida e interativa.

9. Terapias digitais e inteligência artificial

A integração de recursos terapêuticos nas plataformas digitais, como chatbots (robôs) de apoio emocional e sessões de mindfulness, está se tornando comum. Além disso, cada vez mais pessoas estão recorrendo a inteligências artificiais (IAs) para suporte terapêutico, tirando dúvidas existenciais pontuais. As terapias digitais e o uso de IAs para suporte emocional facilitam o acesso ao suporte psicológico, tornando-o mais acessível e imediato. Contudo, é crucial lembrar que essas interações não substituem a importância de um acompanhamento profissional para questões mais profundas e complexas, garantindo um cuidado completo e eficaz para a saúde mental.

10. Conteúdo educativo e inspirador

O aumento de conteúdo educativo e inspirador nas redes sociais está ajudando os usuários a desenvolverem uma maior consciência sobre saúde mental. Influenciadores e especialistas estão criando conteúdos que promovem o autoconhecimento, a resiliência emocional e estratégias de bem-estar. Esse tipo de conteúdo empodera os indivíduos a cuidarem melhor de sua saúde mental, proporcionando ferramentas e inspirações para uma vida digital mais saudável e equilibrada.

---

Rafale Terra é professor de MBA de Marketing Digital e Redes Sociais e autor do livro "Bem-estar Digital: Os 12 princípios para viver melhor no mundo hiperconectado"

 


Saúde e Qualidade de Vida sábado, 28 de dezembro de 2024

COMO A AURORA BOREAL SE TORNOU SÍMBOLO DE ESPERANÇA NO FIM DO ANO (POSTAGEM DA AGÊNCIA SOUK)

Marco Brotto Expeditions

Como a aurora boreal se tornou símbolo de esperança no fim de ano?

Lendas ancestrais e superstições transformam o fenômeno celestial em uma experiência de renovação e reflexão para o ano novo

As festas de fim de ano estão repletas de superstições e tradições que prometem atrair sorte, prosperidade e proteção para o ano que se inicia. Entre pular ondas, comer uvas e usar roupas de cores específicas, povos ao redor do mundo mantêm rituais que misturam crenças antigas e esperanças para o futuro. 

Para quem busca um cenário mágico e simbólico para a virada do ano, a aurora boreal desponta como uma conexão perfeita entre a natureza e o misticismo.

Considerada um dos fenômenos mais impressionantes do mundo, a aurora boreal também é envolta em lendas e significados. Povos indígenas do Ártico, como os inuítes, acreditavam que as luzes eram manifestações espirituais – almas ancestrais dançando no céu para celebrar a vida. 

Já os nórdicos associavam o fenômeno a eventos divinos, como o brilho das armaduras das Valquírias, guerreiras que escolhiam os heróis destinados ao Valhala. No contexto moderno, superstições relacionadas à aurora boreal permanecem. 

Alguns viajantes fazem pedidos sob as luzes, acreditando que o fenômeno traz boa sorte e prosperidade, especialmente se observado durante o período de Natal ou Ano-Novo. Outros veem nas danças celestiais um símbolo de renovação, esperança e proteção contra adversidades futuras.

Marco Brotto, O Caçador de Aurora Boreal, que já liderou mais de 160 expedições, o fenômeno vai além de sua beleza natural. “A aurora boreal carrega um significado profundo. Para muitos, ela simboliza conexão e espiritualidade, algo que é especialmente poderoso durante o fim de ano, quando celebramos novos começos e refletimos sobre nossas vidas”, afirma.

As luzes são visíveis durante as noites longas da temporada de auroras, que vai de agosto a abril. Brotto explica que presenciar o fenômeno nesta época é ainda mais especial, pois une o misticismo das tradições de fim de ano ao espetáculo da natureza, criando uma experiência transformadora. 

“O solstício de inverno, que é a noite mais longa do ano no hemisfério Norte, representa o início do retorno do Sol, que a luz irá vencer a escuridão e a vida retomará. E assim deixa mais evidente a importância das auroras que iluminam as noites escuras trazendo brilho, cor e energia nas noites frias e escuras”, conta Marco.

Para quem deseja começar o ano com um toque de magia, as regiões do Ártico, como Noruega, Finlândia e Islândia, são destinos recomendados. Sob o céu iluminado pelas auroras, as superstições ganham um novo brilho, reforçando a conexão entre passado, presente e futuro.



Imagens relacionadas

Para quem busca um cenário mágico e simbólico para a virada do ano, a aurora boreal desponta como uma conexão perfeita entre a natureza e o misticismo.
Para quem busca um cenário mágico e simbólico para a virada do ano, a aurora boreal desponta como uma conexão perfeita entre a natureza e o misticismo.
Marco Brotto
baixar em alta resolução


Lendas ancestrais e superstições transformam o fenômeno celestial em uma experiência de renovação e reflexão para o ano novo
Lendas ancestrais e superstições transformam o fenômeno celestial em uma experiência de renovação e reflexão para o ano novo
Marco Brotto
baixar em alta resolução


Como a aurora boreal se tornou símbolo de esperança no fim de ano?
Como a aurora boreal se tornou símbolo de esperança no fim de ano?
Marco Brotto
baixar em alta resolução




Agência Souk

Agência Souk
contato@agenciasouk.com.br
(49) 99998-3619 / (41) 98834-9172

 


Saúde e Qualidade de Vida sábado, 28 de dezembro de 2024

CORES E CRISTAIS PARA ATRAIR ENERGIAS POSITIVAS NA VIRADA DE 2025 (POSTAGEM DA LEITORA GABRELLE MONICE)

Sara Koimbra

Cores e cristais para atrair energias positivas na virada de 2025

Astróloga Sara Koimbra ensina como usar símbolos astrais para alinhar suas intenções e começar o novo ano com equilíbrio e prosperidade

Com a chegada de 2025, as expectativas para um ano repleto de realizações estão em alta. Segundo a astróloga Sara Koimbra, alinhar as escolhas de cores e cristais ao seu signo pode ser um ritual poderoso para atrair boas energias e fortalecer intenções. "A virada do ano é um momento de renovação, e essas escolhas são como chaves para desbloquear as energias que desejamos manifestar", explica Sara.

Áries - intensidade e liderança

Arianos devem apostar em tons de vermelho e laranja, que canalizam energia e confiança. "O jaspe vermelho é essencial para fortalecer a coragem e impulsionar os novos começos típicos deste signo", afirma Sara.

Touro - harmonia e estabilidade

Para taurinos, o verde e o rosa são as cores da vez. A esmeralda, conhecida por atrair prosperidade, será uma aliada para reforçar laços afetivos e aumentar a segurança emocional.

Gêmeos - clareza e criatividade

Amarelo e azul-claro ativam a comunicação e a flexibilidade mental dos geminianos. O citrino é o cristal ideal para clarear ideias e ampliar a criatividade.

Câncer - intuição e proteção

Cancerianos podem escolher prata e branco para fortalecer sua sensibilidade natural. "A pedra-da-lua equilibra as emoções e ajuda a criar conexões mais profundas com o ambiente familiar", recomenda a astróloga.

Leão - brilho e confiança

Dourado e laranja destacam o magnetismo leonino. "A pirita é um cristal indispensável para quem busca sucesso e expansão em 2025", comenta Sara, destacando a ligação entre autoconfiança e prosperidade.

Virgem - equilíbrio e serenidade

Tons terrosos como verde-escuro e marrom favorecem a praticidade virginiana. A amazonita ajuda a manter a mente organizada e a promover a calma diante de desafios.

Libra - beleza e harmonia

Librianos podem investir em rosa e azul-claro para reforçar a busca por equilíbrio. "O quartzo rosa é perfeito para atrair amor e cultivar a paz nos relacionamentos", destaca Sara.

Escorpião - transformação e proteção

Cores intensas como preto e vermelho são ideais para escorpianos. A obsidiana, cristal de proteção e renovação, será uma aliada poderosa para 2025.

Sagitário - expansão e espiritualidade

Roxo e azul-marinho refletem a busca sagitariana por novos horizontes. "A ametista é um cristal que conecta a intuição com a sabedoria, ideal para quem deseja explorar novas oportunidades", aponta Sara.

Capricórnio - força e resiliência

Cinza e marrom, cores ligadas à determinação, destacam a natureza perseverante dos capricornianos. O ônix oferece a força necessária para enfrentar desafios e conquistar objetivos.

Aquário - criatividade e inovação

Aquarianos devem optar por azul-elétrico e violeta, cores que refletem sua visão futurista. A sodalita é o cristal indicado para fortalecer a comunicação e a intuição.

Peixes - sensibilidade e inspiração

Piscianos podem escolher tons suaves como lilás e verde-água para estimular a empatia e a criatividade. A água-marinha é perfeita para promover equilíbrio emocional e reforçar a conexão espiritual.

Além das escolhas de cores e cristais, Sara Koimbra sugere que cada pessoa reserve um momento de introspecção na noite de Réveillon para meditar sobre suas intenções para o próximo ano. "A união entre mente, corpo e alma, somada ao poder das cores e dos cristais, pode transformar positivamente a energia que você leva para 2025", conclui.

Sara Koimbra @sarakoimbra

Atua há mais de 10 anos como astróloga, magista, numeróloga, cartomante, bruxa e ocultista. Conta com mais de 30 mil atendimentos de tarô e mais de 15 mil interpretações de mapas astrais. Se especializou em ocultismo, tarô e astrologia, faz rituais coletivos e individuais, e já soma mais de 14 mil pessoas atendidas com magias para saúde, dinheiro, amor, limpeza energética e pedidos específicos. Alia seus conhecimentos a terapias e orientação vocacional para adolescentes em busca da primeira profissão e adultos que querem se reinventar profissionalmente. Atua também com avaliação da política usando suas técnicas. Nasceu em família evangélica, foi abandonada pelos pais aos 4 meses e criada pelos avós. Aos 12 anos previu a morte dos irmãos em um acidente de carro e passou a negar seus dons, mas o destino de ajudar as pessoas falou mais alto. Hoje ela faz sucesso até entre famosos e tem uma equipe de atendimento, além de ensinar tarô intuitivo.



Imagens relacionadas


DALL·E, uma ferramenta de inteligência artificial desenvolvida pela OpenAI
baixar em alta resolução



Divulgação
baixar em alta resolução




Máxima Assessoria de Imprensa

Gabrielle Monice
Assessora de Imprensa
gabrielle@maximasp.com.br
(11) 99207-9763

 


Saúde e Qualidade de Vida sábado, 28 de dezembro de 2024

6 DICAS DE ATIVIDADES PARA PAIS E FILHOS NAS FÉRIAS

Escola Interpares

6 dicas de atividades para pais e filhos nas férias

Com atividades que estimulam a curiosidade e o aprendizado, as férias escolares podem ser muito mais do que descanso

As férias escolares são a oportunidade perfeita para romper com a rotina diária e criar momentos de qualidade em família. Para quem busca experiências enriquecedoras, Dayse Campos, diretora da Escola Interpares de Curitiba (PR), compartilha seis sugestões práticas que combinam diversão e aprendizado para crianças e responsáveis.

  1. Cozinhar em família

Preparar uma refeição juntos vai além de aprender receitas. "A cozinha é um ambiente repleto de interações, onde as crianças podem desenvolver habilidades motoras, ampliar o vocabulário e aprender conceitos matemáticos de forma lúdica. Escolha uma receita simples e envolva os pequenos em tarefas como medir ingredientes ou misturar a massa", sugere Dayse.

  1. Explorar a natureza

Passeios ao ar livre oferecem um laboratório natural para as crianças descobrirem o mundo ao seu redor. "Uma caminhada em um parque pode render aprendizados sobre plantas, insetos e formações rochosas. Encoraje a curiosidade, fazendo perguntas que estimulem a exploração", afirma a diretora.

  1. Brincadeiras de faz de conta

Criar cenários imaginários, como uma cabana na sala, pode gerar horas de diversão. "As crianças aprendem valores sociais ao interpretar papéis e resolver conflitos nas histórias que inventam", explica Dayse. A brincadeira estimula a criatividade e o desenvolvimento emocional.

  1. Visitar museus e espaços culturais

Mesmo nas férias, é possível aprender de forma prazerosa. "A visita a um museu ou centro cultural pode despertar novas paixões e interesses. Muitos desses espaços oferecem programações especiais para o público infantil, tornando a experiência ainda mais enriquecedora", sugere a diretora.

  1. Criar um jardim ou horta caseira

Cultivar plantas em casa ensina sobre responsabilidade e paciência. "Cuidar de uma horta permite que as crianças compreendam os ciclos naturais e a importância do meio ambiente. Escolha plantas de crescimento rápido para manter o interesse dos pequenos", afirma Dayse.

  1. Contação de histórias e teatro de fantoches

Transforme uma simples sessão de contação de histórias em um verdadeiro espetáculo teatral. "A dramatização de histórias desenvolve habilidades linguísticas, emocionais e sociais, ao mesmo tempo em que promove momentos de afeto e conexão", finaliza a diretora.

Com essas atividades, as férias escolares deixam de ser apenas um período de descanso para se transformar em uma oportunidade de aprendizado e interação. Além de proporcionar momentos de diversão, essas experiências ajudam a fortalecer os laços familiares e incentivam o desenvolvimento de habilidades importantes para o crescimento das crianças. 

Dayse compartilha também que fazer nada em família também é uma ótima pedida para fortalecer os laços. Desconectar-se das redes sociais e compartilhar momentos simples podem criar memórias significativas e duradouras. Afinal, muitas vezes é no espaço livre que surgem as ideias mais criativas — tanto para crianças quanto para adultos.



Imagens relacionadas

Preparar uma refeição juntos vai além de aprender receitas.
Preparar uma refeição juntos vai além de aprender receitas. "A cozinha é um ambiente repleto de interações, onde as crianças podem desenvolver habilidades motoras, ampliar o vocabulário e aprender con
freepik
baixar em alta resolução


Passeios ao ar livre oferecem um laboratório natural para as crianças descobrirem o mundo ao seu redor.
Passeios ao ar livre oferecem um laboratório natural para as crianças descobrirem o mundo ao seu redor.
Dayse Campos

Saúde e Qualidade de Vida sexta, 27 de dezembro de 2024

5 CONJUNTOS DE FLORAIS PARA REEQUILIBRAR ASA EMOÇÕES (POSTAGEM DE GENIELLI RODRIGUES)

5 conjuntos de florais para reequilibrar as emoções na virada do ano

 

Por milênios, a humanidade tem descoberto na natureza soluções para doenças tanto físicas quanto mentais. Elementos como árvores, ervas, plantas, raízes e flores possuem propriedades vibracionais que, de maneira mágica, promovem melhorias em todos os âmbitos da vida: corpo, mente e espírito.

Em parceria com a taróloga e astróloga Glória Britho, o selo Mantra traz uma fonte inesgotável de aprendizado aos que desejam adentrar este universo: o livro A Magia dos Florais. Na obra, a autora apresenta 38 receitas e rituais. Confira abaixo 5 dicas de conjuntos de florais para estar com as emoções em dia nas festas de fim de ano.

  1. Para tomar boas decisões: cerato, sclerathus, gentian, gorse, hornbeam e wild oat.
  2. Para fazer novas amizades: water violet, impatiens e heather.
  3. Para reestabelecer as energias: agrimony, centaury, walnut e holly.
  4. Para quem está de luto: larch, elm, pine, sweet chestnut, star of bethlehem, willow, oak e crab apple.
  5. Para quem tem medo do novo ano: rock rose, mimulus, cherry plum, aspen e red chestnut.

Quer obter mais informações sobre essências para tratar doenças físicas e até transtornos de ordem mental? Leia as recomendações de Glória Britho em A Magia dos Florais, que está disponível nas livrarias do Brasil e na Amazon.

Sobre a autora: Taróloga, numeróloga, astróloga e consultora de Astrologia Comportamental, Glória Britho é um nome forte na mídia quando se trata de horóscopo, previsões e leituras de cartas de tarô. É criadora do canal Astral Super Legal, que conta com mais de 160 mil inscritos.  


Saúde e Qualidade de Vida segunda, 23 de dezembro de 2024

ATRIBUTO QUE TORNA UMA PESSOA MAIS ATRAENTE

Pesquisa surpreende ao revelar o atributo que torna uma pessoa mais atraente

Para chegar aos resultados, a equipe fez uma série de experimentos com 4.192 participantes que receberam fotos de homens e mulheres sorrindo, junto com descrições sobre suas personalidades

Você sabia que a roupa que você escolhe e aquele seu perfume caríssimo não são o que fazem de você uma pessoa interessante e atraente? Pode parecer surpreendente, mas um estudo publicado na revista científica British Journal of Social Psychology comprovou isso e revelou que a característica mais atrativa em outra pessoa é a gentileza, também chamada de pró-socialidade. Os pesquisadores investigaram a área "ainda pouco explorada" de como esse comportamento impacta a ideia de beleza. E você aí se preocupando só com o básico!

“E não é à toa que mulheres cada vez mais procuram por homens maduros e gentis. Atualmente, percebemos muitos adeptos aos relacionamentos Sugar, ou seja, relações hipergâmicas, e é fácil notar esse comportamento gentil e generoso. Os Sugar Daddies são homens experientes e bem-sucedidos que, por serem mais maduros, lidam de forma mais altruísta com as situações do dia a dia e são muito generosos. Eles entendem a importância de apoiar e ajudar no crescimento pessoal e profissional da Sugar Baby e estão prontos para investir sua riqueza para que isso aconteça. Não é surpresa que eles valorizem tanto estar com alguém que também seja gentil, já que sabem que isso faz toda a diferença”, comentou Caio Bittencourt, especialista em relacionamentos no MeuPatrocínio.

Estudo revela: Ser gentil aumenta sua atratividade

Para chegar aos resultados, a equipe fez uma série de experimentos com 4.192 participantes. Eles receberam fotos de passaporte de homens e mulheres sorrindo, junto com descrições sobre suas personalidades. Essas descrições incluíam traços como gentileza, tipo de humor e inteligência. Os participantes, então, avaliaram o quão atraente achavam cada pessoa. Os pesquisadores notaram que aqueles com características pró sociais foram vistos como os mais bonitos fisicamente.

A equipe explica que, embora outros traços de personalidade também sejam valorizados, o estudo mostra que a pró-socialidade tem um impacto maior nas percepções de beleza do que outros aspectos positivos, como o humor ou a inteligência. Eles destacam que, no nível individual, praticar atos de gentileza e ajudar os outros pode levar a avaliações mais favoráveis da aparência de alguém.

“A atração envolve muito mais do que só o visual, tem a ver com como a pessoa se comporta e se relaciona. Alguém que é gentil, sabe ouvir e se comunica bem acaba sendo mais interessante, porque faz os outros se sentirem à vontade e valorizados. No final das contas, a beleza física pode até chamar a atenção de imediato, mas são essas qualidades emocionais e de personalidade que criam uma conexão mais forte e duradoura, tornando tudo mais leve, que é o que mais conta em uma relação”, concluiu Caio.



Imagens relacionadas

Pesquisa surpreende ao revelar o atributo que torna uma pessoa mais atraente
Pesquisa surpreende ao revelar o atributo que torna uma pessoa mais atraente
Foto: Freepik
baixar em alta resolução


Caio Bittencourt, especialista em relacionamentos do MeuPatrocínio
Caio Bittencourt, especialista em relacionamentos do MeuPatrocínio
Foto: MeuPatrocinio.com
baixar em alta resolução

Saúde e Qualidade de Vida terça, 03 de dezembro de 2024

AROMOTERAPIA (POSTAGEM DO LEITOR MARDELO BOERO)

Como incorporar os benefícios da Aromaterapia nas festas de fim de ano

Ciência por trás dos aromas podem trazer bem-estar e harmonia às celebrações

As festas de fim de ano são momentos de confraternização, mas também podem gerar estresse devido à organização e às expectativas sociais. A aromaterapia, prática que utiliza óleos essenciais para promover bem-estar físico e emocional, desponta como uma aliada poderosa para criar um ambiente mais harmonioso. Estudos realizados pela Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, apontam que óleos como lavanda e bergamota têm propriedades relaxantes comprovadas, sendo capazes de reduzir os níveis de cortisol, o hormônio do estresse. Incorporar esses aromas no ambiente das festas pode ajudar os anfitriões e convidados a se sentirem mais calmos e acolhidos.

Para a aromaterapeuta e perfumista Daiana Petry, uma das formas mais simples de utilizar a aromaterapia durante as festividades é através de difusores de ambiente. “Esses aparelhos liberam os óleos essenciais no ar, preenchendo o espaço com fragrâncias agradáveis que podem impactar positivamente o humor. No Brasil, a Universidade Federal de Santa Catarina realizou um estudo em 2021 que reforça a eficácia do óleo essencial de laranja doce na indução de um estado de relaxamento, sem causar sonolência. Utilizar este aroma em salas de jantar ou de estar pode contribuir para uma atmosfera festiva mais leve e receptiva”, completa Daiana, que é dona da Harmonie Aromaterapia, empresa com mais de 15 anos de atuação no mercado. 

A especialista reuniu algumas dicas para que o momento de confraternização dos familiares seja ainda mais prazeroso:

Laranja-doce é conhecido por sua capacidade de revitalizar e melhorar o humor. O que o torna ideal para quando desejamos proporcionar um clima de alegria e descontração para o ambiente familiar.

Lemongrass é o óleo essencial que reduz a irritabilidade, a impaciência e o estresse. Seu aroma lembra "chazinho de vó" e é perfeito para quem deseja incentivar a união da família.

No conhecimento popular, o louro é uma planta bastante associada à prosperidade. Seu óleo essencial aumenta a disposição, promove clareza de pensamentos, foco e a memória. É uma ótima escolha para quem deseja manter o foco nas suas metas, sonhos e objetivos.

Mirra é o óleo essencial que promove introspecção, incentiva a meditação, favorece reflexão sobre nossas escolhas e atitudes. Mirra é perfeito para quem deseja melhorar a fé em si mesmo.

Daiana, inclusive, reuniu grande parte de seus estudos em “Psicoaromaterapia: Um caminho para o autocuidado”, livro que funciona como um guia para quem quer mergulhar nesse universo. O livro ainda ensina a gerenciarmos a ansiedade, depressão e o estresse de forma natural.

O termo ‘Aromaterapia’ foi criado na década de 1920, por René-Maurice Gattefossé, permitiu que o estudo sobre os óleos essenciais se tornasse uma disciplina e que a sua aplicação terapêutica se tornasse uma terapia. O tratamento com Aromaterapia envolve uma consulta, na qual se realiza uma análise para identificar o histórico médico e o estilo de vida do paciente e, então, se prepara uma formulação personalizada de óleos para o tratamento.

 

Sobre a especialista:

Daiana Petry (@harmoniearomaterapia) é aromaterapeuta, perfumista botânica, naturóloga e especialista em neurociência. Fundadora da Harmonie Aromaterapia. Professora e coordenadora do Instituto de Aromaterapia Integrativa Daiana Petry.

 

Para mais informações e pedidos de entrevista:

Marcelo Boero

(11) 99603 2034

marcelo@aspasevirgulas.com.br



Imagens relacionadas


baixar em alta resolução



baixar em alta resolução



baixar em alta resolução



baixar em alta resolução



baixar em alta resolução



baixar em alta resolução



 

Marcelo Boero
(11) 99603-2034
aspasevirgulas.com.br

 


Saúde e Qualidade de Vida terça, 26 de novembro de 2024

CACAU, A DOULA DOS FAMOSOS, TRANSFORMA O PARTO EM UMA EXPERIÊNCIA ÚNICA (POSTAGEM DA LEITORA ROSANA DUDA DA COSTAo

Cacau, a Doula dos Famosos, Transforma o Parto em uma Experiência Única

Ela esteve nos partos da Vihtube, Biah Rodrigues, Romana, Thaeme, Thamara Contro, Maria Lina.

 
Cacau, conhecida como a “doula dos famosos”, tem se destacado por transformar o momento do parto em uma experiência única, repleta de acolhimento, confiança e carinho. Com anos de experiência e um toque especial que cativa as futuras mamães, ela tem conquistado espaço não apenas no universo das celebridades, mas também entre famílias que buscam uma abordagem mais humana e personalizada no nascimento de seus filhos.
 
Apaixonada pela maternidade e pelo poder feminino, Cacau já realizou mais de 400 partos, entre eles algumas personalidades,  trazendo à tona histórias inspiradoras e emocionantes. Seu trabalho vai além do suporte físico e emocional: ela oferece orientação durante toda a gestação, conduzindo no pré-natal as mulheres a se conectarem com seus corpos, enfrentarem medos e abraçarem o momento do nascimento com confiança.
 
Casais famosos que buscaram o  trabalho da Cacau : Vihtube e Eliezer, Romana e Alok , Biah Rodrigues e o cantor Sorocaba, cantora Thaeme e o marido Fábio, Thamara Contro e Projota, Carol Marçal e Pablo Marçal, Maria Lina e Whindersson Nunes, Debora Silva e Mano Walter, Karoline Kleine e Júlio Rocha.
 
“Cada parto é único, e meu papel é criar um ambiente de entrega, calma e segurança para que a mãe e o bebê vivam esse espetáculo da natureza da forma mais especial possível”, afirma Cacau. Sua abordagem inclui técnicas de relaxamento, métodos naturais para alívio da dor e um acompanhamento emocional que faz toda a diferença na experiência das famílias.
 
Além do trabalho com gestantes, Cacau é uma voz ativa na disseminação de informações sobre parto humanizado. Ela é fundadora da  Cacau Academy, onde realiza cursos, palestras e encontros que empoderam mulheres a desmistificar tabus em torno da maternidade. Cacau também conta com uma equipe de doulas mentoradas por ela, que atuam com seu mesmo olhar e excelência, na intenção de atenderem cada vez mais mulheres que merecem viver essa experiência de forma inesquecível. 
 
Para quem deseja conhecer mais sobre o trabalho de Cacau, ela compartilha dicas e histórias inspiradoras em suas redes sociais, onde reúne uma comunidade crescente de futuras mães e apoiadores do parto respeitoso.
 
Com um toque especial que combina profissionalismo e amor, Cacau segue conquistando corações e marcando presença em um dos momentos mais inesquecíveis da vida de muitas mulheres.



Alok acompanhando o parto da esposa Vihtube no segundo parto Thaeme no parto

Saúde e Qualidade de Vida quarta, 13 de novembro de 2024

TRÊS RECEITAS PARA O FERIADO PROLONGADO DA PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA

Para o feriado prolongado da Proclamação da República, Adria ensina três receitas

Impressione seus convidados com as receitas de Torradas com Creme de Palmito, Lasanha de Polenta e Tijolinhos Crocantes de Chocolate

O feriado da Proclamação da República acontece em 15 de novembro. A data celebra o dia 15 de novembro de 1889, quando foi instaurado o regime de república no Brasil. Neste ano, a data acontece em uma sexta-feira com feriado prolongado.

A ocasião é ideal para reunir pessoas queridas, seja em casa ou viajando, e sabemos que para ser uma boa anfitriã não precisa de muito. Para te inspirar, a Adria, marca de massas e biscoitos da M. Dias Branco, sugere três receitas que surpreenderá quem estiver com você.

Que tal ter uma receita que pode servir tanto para o café da manhã, entradinha ou até mesmo como tira gosto? Para isso, sirva Torradas com Creme de Palmito, com a de sua preferência como base. A receita também leva a Farinha de Trigo Adria no preparo do creme e rende até 16 porções. , preparada com a Lasanha Adria, rende até 15 pedaços. E não pode faltar o docinho, não é mesmo? Seja como sobremesa ou apenas para comer durante os dias de folga, deixe à disposição os irresistíveis Tijolinhos Crocantes de Chocolate, com a Cream Cracker Tradicional Adria na montagem, a receita fica pronta em 20 minutos e rende 50 unidades.

Para aprender a fazer, confira as receitas completas abaixo:

Torradas com Creme de Palmito

Ingredientes:

  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 1 cebola média picada
  • 1 dente de alho picado
  • 1 vidro de palmito picado (300 g drenado)
  • 2 tomates, sem sementes, picados
  • ¼ xícara (chá) de azeitonas verdes picadas
  • 1 colher (sopa) de Farinha de Trigo Adria
  • 1 xícara (chá) de leite
  • sal a gosto
  • 3 colheres (sopa) de salsa picada
  • 1 embalagem de Torrada Adria

Modo de: Preparo:

- Em uma frigideira aqueça o azeite, frite a ebola e o alho. Refogue rapidamente o palmito, acrescente os tomates e as azeitonas;

- À parte, dissolva a farinha de trigo no leite e junte ao refogado. Tempere com o sal e, cozinhe sem parar de mexer, até obter um creme mais encorpado. Desligue o fogo e misture a salsa;

- Sobre cada torrada coloque uma porção do creme e sirva imediatamente.

Rendimento: 16 torradas

Tempo de Preparo: 40 minutos

 

Lasanha de Polenta com Molho Bolonhesa

Ingredientes:

  • Para o Molho Bolonhesa
  • 6 colheres (sopa) de azeite
  • 1 cebola grande, picada
  • 4 dentes de alho, picados
  • 1 kg de coxão mole, moído
  • 16 tomates, sem pele, sem sementes e picados
  • 2 colheres (sopa) de extrato de tomate
  • 750ml de polpa de tomate
  • sal, pimenta-do-reino, orégano e salsinha a gosto

Para a Polenta

  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • 2 dentes de alho, picados
  • 1 ½ xícara (chá) de fubá

Para a Montagem

  • 1 embalagem de Lasanha Adria
  • 400g de muçarela em fatias
  • queijo parmesão ralado

Modo de Preparo:

Molho Bolonhesa

- Em uma panela grande, aqueça o azeite, refogue a cebola e os dentes de alho, junte o coxão mole e deixe refogar até fritar.

- Acrescente os tomates, extrato de tomate, polpa de tomate e 2 xícaras (chá) de água. Acerte o sal, tempere com pimenta-do-reino, orégano e salsinha, deixe apurar e reserve.

Polenta

- Numa panela média, aqueça o azeite, refogue o alho, junte 1 ½ litro de água e deixe ferver.

- Dissolva o fubá na água fria, acrescente aos poucos na panela e mexa delicadamente até o ponto de uma polenta mole. Acerte o sal, retire do fogo e reserve.

Montagem

- Monte a lasanha num refratário grande e fundo;

- Divida o molho bolonhesa e o polenta em 3 partes, as tiras de lasanha em 4 e as fatias de mussarela em 2;

- Alterne as camadas de molho e massa da seguinte forma: molho bolonhesa, tiras de lasanha, polenta, fatias de mussarela, tiras de lasanha, molho bolonhesa, tiras de lasanha, polenta, fatias de mussarela, tiras de lasanha, molho bolonhesa, polenta e finalmente queijo parmesão;

- Cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio (200ºC) por 50 minutos.

- Para dourar a superfície, retire o papel-alumínio 10 minutos antes de finalizar o tempo.

Rendimento: 15 porções

Tempo de Preparo: 1 hora e 50 minutos

Dica: Para a lasanha ficar perfeita, coloque as tiras sempre entre os molhos e não se esqueça de utilizá-los ainda quentes. Para cada 500g de massa utilize no mínimo 3 ½ litros de molho. Querendo reduzir o tempo de preparo, deixe a lasanha montada por 10 minutos antes de levá-la ao forno.

Dica: prepare essa receita aproveitando sobras de frango assado.

 

Tijolinhos Crocantes de Chocolate

 

Ingredientes:

  • 2 embalagens de biscoito Cream Cracker Tradicional Adria
  • 600g de chocolate ao leite, picado
  • 1 ½  xícara (chá) de creme de leite
  • 1 xícara (chá) de castanha de caju torrada e picada 

Modo de Preparo:

- Leve o chocolate num refratário ao micro-ondas para derreter.

- Para isso, tecle 5 minutos na potência média.

- Junte o creme de leite e mexa com uma espátula até formar um creme liso.

- Acrescente a castanha de caju e deixe esfriar.

- Forre o fundo e as laterais de um refratário retangular médio (35 x 20cm) com papel-alumínio.

- Monte alternando camadas de biscoito Cream Cracker e creme de chocolate com castanha de caju.

- São ao todo 5 camadas de biscoito e 5 de creme de chocolate e castanha de caju.

- Termine com creme de chocolate e castanha de caju e deixe descansar por 1 hora.

- No momento de servir, corte o doce em quadradinhos, coloque-os em forminhas de papel.

- Decore-os com castanha de caju e sirva a seguir.

Rendimento: 50 unidades

Tempo de Preparo: 20 minutos

Acesse também o site www.adria.com.br e siga a marca nas redes sociais:

Facebook:www.facebook.com/adriaalimentos

Instagram:www.instagram.com/adriaalimentos

YouTube:www.youtube.com/channel/UCDZrwAxD6sbd-maqGR9P00Q

 

Sobre a Adria

A Adria é uma das principais marcas de massas, biscoitos e torradas do País. Pertencente ao portfólio da M. Dias Branco, atua principalmente na região Sudeste. Presente no mercado brasileiro desde 1951, possui mais de 80 tipos de produtos (massas, biscoitos e torradas) e linhas reconhecidas pelo consumidor final como Grano Duro, Tortinhas Crostata e Plugados.

Sobre a M. Dias Branco  

Fundada em 1953, a M. Dias Branco é uma multinacional brasileira do setor de alimentos, signatária do pacto global da ONU e com ações negociadas no segmento do Novo Mercado na B3. Sua história começou na década de 40, com a Padaria Imperial, uma iniciativa de Manuel Dias Branco em Fortaleza (CE). Hoje, as suas operações geram mais de 17 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com o desenvolvimento econômico e social do país. A Companhia possui 18 indústrias ou complexos industriais, sendo que sete deles possuem estruturas de moinho de trigo, além de 30 filiais comerciais, que favorecem a distribuição de seus produtos em todo o Brasil e para mais de 40 países.

Sediada em Eusébio (CE), a M. Dias Branco é líder brasileira em biscoitos e massas. A partir da aquisição da Jasmine Alimentos, concluída em agosto de 2022, assumiu a liderança também em cookies integrais, granolas e pães sem glúten. É referência em produtos orgânicos, funcionais, integrais, sem glúten, sem lactose e zero açúcar. Em outubro de 2022, anunciou sua primeira aquisição internacional, a LasAcacias, do Uruguai, focada no segmento de massas, mas que também tem no portfólio misturas para bolos e molhos. 

A Companhia detém marcas líderes, como Vitarella, Piraquê, Adria, Fortaleza, Richester e Isabela, produzindo biscoitos, massas, farinhas, margarinas, snacks e torradas. Em novembro de 2021, foi feita a aquisição da marca Fit Food, a primeira iniciativa da Companhia no mercado de healthyfood, com produtos como biscoitos de arroz, pasta de amendoim, chocolates e massas feitas de milho. Destacam-se ainda as marcas Frontera, de snacks, e Smart, de temperos e condimentos. 

Para saber mais sobre a M. Dias Branco, acesse: www.mdiasbranco.com.br

Informações para a imprensa:

Press à Porter Gestão de Imagem

Telefone: 11 95081-7522

Eulália Vieira (eulalia@pressaporter.com.br)

Letícia Zuim (leticia@pressaporter.com.br)

Diego Fonseca (diego@pressaporter.com.br)


Saúde e Qualidade de Vida quinta, 31 de outubro de 2024

RISCOS DE LIMPAR OS OUVIDOS COM HASTES FLEXÍVEIS
   

Riscos ao limpar os ouvidos com hastes flexíveis

 

 

Você já deve ter usado as hastes flexíveis para limpar a orelha, mas sabia que elas não são a melhor opção?

 

Embora elas sejam muito populares e amplamente utilizadas para essa tarefa, os profissionais da saúde alertam que o seu uso pode trazer prejuízos à saúde auditiva.

 

Assim, vale a pena se informar sobre o assunto e repensar esse hábito, buscando alternativas mais seguras e saudáveis para manter essa região bem higienizada.


Saúde e Qualidade de Vida domingo, 27 de outubro de 2024

TRATAMENTO DA FADIGA FÍSICA E MENTAL ATRAVÉS DA AROMATERAPIA (POSTAGEM DO LEITOR MARCELO BOERO)

Tratamentos da fadiga física e mental através da Aromaterapia

Propriedades naturais da aromaterapia promovem sensações de relaxamento e bem-estar

A aromaterapia, uma prática terapêutica que utiliza óleos essenciais extraídos de plantas, tem ganhado cada vez mais destaque como um tratamento complementar no combate à fadiga física e mental. Esses óleos são difundidos no ambiente ou aplicados diretamente na pele (diluídos), e promovem alívio de sintomas relacionados ao cansaço e ao estresse. Estudos científicos recentes têm mostrado que os benefícios vão além da sensação de bem-estar, mas também atuam diretamente no sistema nervoso e na resposta do organismo ao esgotamento.

O aumento do ritmo de vida moderno, associado a longas jornadas de trabalho e sobrecarga emocional, faz da fadiga uma queixa comum. Segundo um estudo publicado no Journal of Alternative and Complementary Medicine (2018), a aromaterapia foi eficaz em reduzir níveis de cansaço mental e melhorar a qualidade de vida de participantes que sofriam de estresse ocupacional. Outro estudo da Universidade de Shiraz, no Irã, verificou que o uso de óleos essenciais como lavanda e hortelã-pimenta reduziu significativamente a sensação de cansaço físico em atletas, além de promover maior clareza mental.

Aromas naturais específicos são conhecidos por seus efeitos sobre a mente e o corpo. O óleo essencial de lavanda, por exemplo, é amplamente utilizado para relaxamento e indução do sono. Pesquisas indicam que o aroma da lavanda reduz os níveis de cortisol, hormônio relacionado ao estresse, ajudando a diminuir a sensação de fadiga mental. Já o óleo de hortelã-pimenta é frequentemente utilizado para aumentar a energia e melhorar a concentração. Em um estudo da International Journal of Psychophysiology (2017), foi constatado que a exposição ao aroma de hortelã-pimenta melhorou significativamente o desempenho cognitivo e reduziu a sensação de cansaço mental em atividades que exigiam atenção prolongada.

Além desses, o óleo de alecrim tem sido destacado por suas propriedades estimulantes, melhorando a circulação sanguínea e combatendo a sensação de fadiga muscular após o exercício físico. Em clínicas de fisioterapia, é comum o uso de óleos essenciais em massagens, combinando o efeito relaxante com a recuperação muscular.

A personalização é outro ponto importante. Dependendo das necessidades individuais, é possível criar combinações de óleos essenciais que atuam de maneira sinérgica, maximizando os efeitos terapêuticos. Por exemplo, uma combinação de lavanda com bergamota pode ser usada para pessoas que sofrem de ansiedade e cansaço mental, enquanto uma mistura de hortelã-pimenta e limão siciliano é recomendada para aqueles que buscam mais energia física.

A popularidade da aromaterapia no tratamento da fadiga reflete o crescente interesse por alternativas naturais e menos invasivas, com uma base de evidências que apoia sua eficácia. Embora não substitua tratamentos médicos convencionais, seu uso como complemento terapêutico já se mostra promissor, proporcionando alívio de sintomas de maneira suave e acessível.

Em um mundo onde o esgotamento é cada vez mais comum, a aromaterapia se destaca como uma prática simples e eficaz para melhorar a qualidade de vida e restaurar o equilíbrio entre corpo e mente.

Daiana, inclusive, reuniu grande parte de seus estudos em “Psicoaromaterapia: Um caminho para o autocuidado”, livro que funciona como um guia para quem quer mergulhar nesse universo. O livro ainda ensina a gerenciarmos a ansiedade, depressão e o estresse de forma natural.

O termo ‘Aromaterapia’ foi criado na década de 1920, por René-Maurice Gattefossé, permitiu que o estudo sobre os óleos essenciais se tornasse uma disciplina e que a sua aplicação terapêutica se tornasse uma terapia. O tratamento com Aromaterapia envolve uma consulta, na qual se realiza uma análise para identificar o histórico médico e o estilo de vida do paciente e, então, se prepara uma formulação personalizada de óleos para o tratamento.

 

Sobre a especialista:

Daiana Petry (@harmoniearomaterapia) é aromaterapeuta, perfumista botânica, naturóloga e especialista em neurociência. Fundadora da Harmonie Aromaterapia. Professora e coordenadora do Instituto de Aromaterapia Integrativa Daiana Petry.

 

Para mais informações e pedidos de entrevista:

Marcelo Boero

(11) 99603 2034

marcelo@aspasevirgulas.com.br


Saúde e Qualidade de Vida quarta, 23 de outubro de 2024

CÂNCER DE MAMA NA GRAVIDEZ (POSTAGEM DA LEITORA TAÍS GOMES)

Câncer de mama na gravidez: a luta silenciosa de mães que enfrentam o diagnóstico no momento mais delicado de suas vidas

No Outubro Rosa, histórias de mulheres diagnosticadas com câncer de mama durante a gestação mostram a importância de apoio emocional e familiar para enfrentar esse desafio

 

Para muitas mulheres, a gravidez é um período de alegria e expectativa. Mas, para algumas, esse momento é marcado por um inesperado diagnóstico de câncer de mama. Foi o que aconteceu com uma mulher de 36 anos, grávida de seu primeiro filho, que recebeu a notícia de que estava com câncer no oitavo mês de gestação. Ela, que optou por não se identificar, compartilhou como essa descoberta inesperada mudou sua trajetória materna.

"Eu estava no banho quando senti um caroço no seio. Meu marido disse que provavelmente era só leite, mas dentro de mim sabia que havia algo errado. Depois de alguns exames, os médicos confirmaram o diagnóstico, mas optaram por esperar até o nascimento do bebê. Quando o meu filho nasceu, veio o choque: eu tinha câncer", conta. 

Segundo a psicóloga perinatal Rafaela Schiavo, fundadora do Instituto MaterOnline, esse tipo de notícia durante a gestação traz um peso emocional enorme. "O câncer muda completamente a experiência da maternidade. Embora os estudos ainda não indiquem uma prevalência segura, estima-se que uma a cada três mil a dez mil mulheres seja diagnosticada durante a gestação ou no primeiro ano após o parto. Isso afeta tanto a saúde física quanto emocional da mulher, que precisa lidar com questões de identidade, autoestima e a própria maternidade", explica. 

O câncer de mama é a neoplasia maligna mais comum entre as mulheres no Brasil, com mais de 73 mil novos casos por ano, segundo dados do Ministério da Saúde. “Hoje, vemos uma tendência de mulheres acima dos 30 anos engravidarem, o que, infelizmente, eleva o risco de câncer de mama. O pré-natal é importante não só para a saúde do bebê, mas também para cuidar da mãe", comenta.

A interrupção da amamentação é um luto dentro do luto

Logo após o nascimento de seu filho, com apenas três dias de vida, a mãe teve de enfrentar outro desafio: não poderia amamentar por causa do tratamento. "Eu sonhava em amamentar. Quando me disseram que não seria possível, parecia que eu estava perdendo algo muito importante", desabafa.

A psicóloga perinatal explica que muitas mães se sentem frustradas por não poderem amamentar. "Muitas mães não podem amamentar, seja por causa do câncer, prematuridade ou outros motivos. A relação com o bebê pode ser construída de outras formas. Gestos simples, como o carinho, o olhar e o cuidado diário, são essenciais para criar uma conexão profunda entre mãe e filho". Rafaela Schiavo sugere que, em casos como o diagnóstico após o nascimento, as mães conversem com o bebê e expliquem, de maneira carinhosa, o motivo dessa mudança, para ajudar a criar um ambiente de confiança e afeto.

Durante o tratamento, a mãe relatou que o apoio do marido foi fundamental. "Ele cuidou de mim e do nosso filho como se estivesse no controle de tudo. Foi meu maior suporte. Quando cheguei da minha primeira sessão de quimioterapia e peguei nosso filho no colo, o sorriso dele me deu forças para continuar lutando", conta. 

Rafaela também reforça que ter essa rede de apoio é um pilar importante no processo de recuperação. “Elas precisam de pessoas ao redor que ajudem nas tarefas do dia a dia e ofereçam apoio. Até mesmo o parceiro e os familiares são afetados emocionalmente, e é importante que todos tenham um espaço de acolhimento durante esse processo". 

A importância de detectar cedo

A psicóloga perinatal também aponta algumas orientações para as mães lidarem com o diagnóstico durante ou após a gestação: 

  • Realize exames preventivos: Esse é um momento crucial para cuidar da sua saúde. Exames como o ultrassom das mamas e mamografia são opções para detectar qualquer alteração.
  • Fique atenta aos sinais do corpo: Se perceber algo diferente, como um nódulo no seio, procure orientação médica o quanto antes. A detecção precoce aumenta as chances de um tratamento eficaz.
  • Converse sobre o histórico familiar: Se há casos de câncer de mama na sua família, compartilhe essa informação com o seu médico. Isso pode ser importante para que ele acompanhe sua saúde com mais atenção.
  • Busque apoio emocional: Conte com uma rede de apoio formada por familiares, amigos e profissionais de saúde. Não enfrente o câncer sozinha.

Por fim, Rafaela reforça que o pré-natal psicológico pode ser um valioso aliado para ajudar as mulheres nesse período. "O acompanhamento psicológico especializado, principalmente por profissionais perinatais, ajuda essas mães a elaborar o luto, a aceitar o diagnóstico e a criar uma nova relação com seu corpo e sua maternidade", conclui.

-

Para saber mais sobre Rafaela Schiavo e seus conhecimentos, fique à vontade para nos consultar:

Tais Gomes

Assessora de Imprensa
TG Comunicação
(11) 98834-9744
tais.gomes@tgcom.in 

Nicole Duarte
Assessora de Imprensa
TG Comunicação
(85) 99188-3389
nicole.duarte@tgcom.in 


Saúde e Qualidade de Vida quarta, 16 de outubro de 2024

CÂNCER DE MAMA E O PAPEL DA ALIMENTAÇÃO NA PREVENÇÃO, TRATAMENTO E CURA (POSTAGEM DA LEITORA CAROLINE SOARES)

 

Câncer de Mama e o papel da alimentação na prevenção, tratamento e cura da doença

O câncer de mama representa quase 30% dos casos de câncer entre as mulheres no Brasil. Especialistas destacam que hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada e exercícios, podem prevenir a doença

Brasil, outubro de 2024: O câncer de mama é uma das doenças mais temidas pelas mulheres em todo o mundo. 

No Brasil, essa doença ocupa o topo das estatísticas, sendo o tipo de câncer mais comum entre o público feminino, excluindo os casos de câncer de pele não melanoma. Segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), mais de 73 mil novos casos devem ser diagnosticados em 2024, representando cerca de 29,7% de todos os tipos de câncer em mulheres no país. Esses números reforçam a urgência da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento eficaz.

Em escala global, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que o câncer de mama afeta mais de 2,3 milhões de mulheres por ano, e estima-se que uma em cada oito mulheres enfrentará a doença ao longo da vida. Apesar da gravidade, as taxas de mortalidade vêm diminuindo devido ao avanço das tecnologias de diagnóstico, ao tratamento mais eficaz e ao aumento da conscientização sobre a importância de exames preventivos, como a mamografia.

Os fatores de risco para o câncer de mama incluem idade avançada, histórico familiar, obesidade, sedentarismo, consumo excessivo de álcool e tabagismo. Embora alguns desses fatores sejam inevitáveis, outros podem ser controlados. O INCA aponta que aproximadamente 30% dos casos de câncer de mama poderiam ser evitados com mudanças no estilo de vida, incluindo uma alimentação balanceada, prática regular de exercícios físicos e manutenção de um peso saudável.

A alimentação, em particular, exerce um papel crucial tanto na prevenção quanto no tratamento do câncer de mama. Segundo a nutricionista Fernanda Larralde, parceira da rede Bio Mundo, “uma dieta rica em antioxidantes, fibras e gorduras saudáveis pode reduzir significativamente o risco da doença”. Ela recomenda a inclusão de alimentos como frutas vermelhas, vegetais crucíferos (como brócolis e couve-flor), peixes ricos em ômega-3 e grãos integrais para fortalecer o sistema imunológico e combater processos inflamatórios no organismo.

Além disso, Fernanda destaca a importância de incluir alimentos ricos em fitoquímicos, como soja, linhaça e vegetais de folhas verdes, que são associados a uma menor incidência da doença. Por outro lado, ela alerta sobre o consumo excessivo de carnes processadas e gorduras saturadas, que podem aumentar o risco de câncer. "Uma dieta anti-inflamatória é essencial não só na prevenção, mas também durante o tratamento, ajudando na recuperação e promovendo o bem-estar geral da paciente", ressalta.

Durante o tratamento do câncer de mama, que frequentemente envolve quimioterapia e radioterapia, a alimentação adequada pode ser determinante para a qualidade de vida da paciente. Fernanda Larralde explica que uma dieta equilibrada fortalece o sistema imunológico e pode aliviar efeitos colaterais, como fadiga, náuseas e perda de apetite. “Alimentos leves, mas nutritivos, como gengibre, chás de ervas e sucos naturais, são ótimos para controlar náuseas, enquanto proteínas magras e frutas ricas em vitaminas ajudam a manter a massa muscular e os níveis de energia”, afirma a nutricionista.

O diagnóstico precoce é um dos fatores mais importantes para o sucesso no tratamento do câncer de mama. A detecção inicial, por meio de exames de rotina como a mamografia, aumenta as chances de cura em até 95%. Mulheres acima de 40 anos são especialmente incentivadas a realizar consultas regulares e exames de rastreamento.

Segundo a nutricionista Fernanda Larralde, a prevenção é resultado de um conjunto de hábitos saudáveis: "Hábitos simples do dia a dia estão por trás da manutenção da boa saúde e da prevenção de doenças graves. A boa notícia é que muitas vezes uma única mudança na alimentação ou na prática de exercícios pode trazer múltiplos benefícios.

A alimentação é uma das bases fundamentais para uma vida equilibrada. “A orientação é buscar alimentos naturais, o famoso ‘desembale menos, descasque mais’. Comer comida de verdade, reduzir os industrializados e evitar excessos são hábitos que fazem toda a diferença”, afirma Fernanda. Ela também reforça a importância da prática regular de atividades físicas, que, combinada com uma dieta saudável, é uma das melhores estratégias de prevenção não apenas contra o câncer de mama, mas contra várias outras doenças.


Saúde e Qualidade de Vida domingo, 13 de outubro de 2024

I JORENADA MULTIDISCIPLINAR DO PACIENRTE ONCOLÓGICO

 

 

 

Olá,

No dia 19 de outubro, o IESB, em parceria com a Rede D'Or, sediará a I Jornada Multidisciplinar do Paciente Oncológico. Será um evento exclusivo, com palestras e debates sobre o cuidado integral no tratamento oncológico.

Faça sua inscrição agora!

🎁 Evento gratuito
🎫 Sorteio de brindes e certificado pela Rede D'Or e IESB
🎓 Horas de atividades complementares para os estudantes do IESB

Confira a programação no site do IESB.

📅 Data: 19/10
⏰ Horário: 8h às 18h
📍 Local: Campus Sul - IESB

 

Não perca essa oportunidade de aprimorar seu conhecimento e fazer networking!

Atenciosamente,
Equipe IESB

 


Saúde e Qualidade de Vida sexta, 11 de outubro de 2024

DIA DAS CRIANÇAS: SAÚDE NO PRATO E DIVERSÃO NO PÉ! (POSTAGEM DA LEITORA CAROLINE SOARES)

 

Dia das Crianças: Saúde no prato e diversão no pé!

No cenário atual, a saúde dos jovens tem se tornado uma prioridade crescente para pais, educadores e profissionais da saúde. A nova geração enfrenta desafios únicos, incluindo uma alimentação desequilibrada, sedentarismo e estresse, que impactam diretamente seu bem-estar físico e mental.

Brasil, outubro de 2024: Com o Dia das Crianças se aproximando, a atenção para a alimentação saudável e o bem-estar das crianças ganha ainda mais relevância. Estudos recentes indicam que cerca de 30% dos adolescentes brasileiros enfrentam problemas de sobrepeso ou obesidade. Esse número alarmante reflete uma dieta desequilibrada, rica em alimentos ultraprocessados e com baixa ingestão de frutas e vegetais.

A nutricionista Fernanda Larralde, parceira da Bio Mundo, ressalta que a alimentação saudável desde a infância é fundamental para prevenir problemas futuros. "As crianças estão formando os alicerces da sua saúde. Um prato colorido e variado, rico em nutrientes, ajuda a desenvolver o organismo, prevenindo não só a obesidade, mas também doenças como diabetes e hipertensão, que têm se tornado cada vez mais comuns entre os jovens."

Além de uma alimentação balanceada, Fernanda destaca a importância de reduzir o consumo de alimentos processados e açucarados, que contribuem para o aumento de peso. Ela também reforça que a educação alimentar deve ser uma prioridade desde a infância, preparando as crianças para fazerem melhores escolhas no futuro. "Quando ensinamos as crianças sobre o valor de alimentos naturais, como frutas, vegetais e proteínas magras, estamos dando a elas ferramentas para uma vida mais saudável."

Atividade física: brincar faz bem à saúde Outra preocupação crescente é o sedentarismo. Um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que 80% dos adolescentes não atingem o mínimo de atividades físicas recomendadas. O uso excessivo de dispositivos eletrônicos e a diminuição de brincadeiras ao ar livre têm contribuído para esse quadro. Mas o Dia das Crianças pode ser uma excelente oportunidade para lembrar da importância de movimentar o corpo.

Fernanda também sugere que, em alguns casos, a suplementação pode ser necessária para garantir o equilíbrio nutricional durante o crescimento. Ela compartilha algumas dicas importantes para os pais, sempre com a orientação de um profissional:

  • Multivitamínicos: "Crianças com dietas desequilibradas podem se beneficiar de multivitamínicos, que fornecem nutrientes essenciais como vitaminas A, C, D e minerais como zinco e magnésio."
  • Ômega-3: "Importante para o desenvolvimento cerebral e cognitivo, além de ser um ótimo anti-inflamatório natural. Óleo de peixe ou linhaça são excelentes fontes."
  • Vitamina D: "Fundamental para a saúde óssea e imunidade, principalmente para as crianças que têm pouca exposição ao sol."
  • Cálcio: "Indispensável para ossos e dentes fortes, especialmente no período de crescimento acelerado."
  • Ferro: "Ajuda a prevenir anemia e é crucial para garantir energia e disposição, especialmente em meninas que já estão entrando na fase menstrual."

 

 

Sobre a Bio Mundo

A Bio Mundo, rede de lojas de produtos naturais e nutrição esportiva, foi fundada em 2015, em Brasília, pelo empresário Edmar Mothé ao lado dos filhos Rafael, Bruna e Adriana. 

A empresa nasceu para proporcionar a melhor experiência de compra para quem busca uma alimentação balanceada. Em sua variada gama de produtos, as lojas oferecem mais de 3 mil itens incluindo produtos sem glúten, sem lactose, dietlight, integrais, orgânicos, iogurtes, sucos, alimentos congelados e refrigerados e suplementos esportivos. O setor à granel da rede é o maior do país, com mais de 300 variações entre grãos, sementes, farinhas, frutas desidratadas, oleaginosas, chás e temperos. A Bio Mundo também conta com uma linha exclusiva de encapsulados para nutrição e suplementação, desenvolvidos com criterioso padrão de qualidade.

Presente em 22 estados do Brasil + o DF, em apenas 8 anos de história, possui mais de 170 lojas. 

É a vencedora do Prêmio Líderes do Brasil, com case de expansão regional e nacional, é marca Top Of Mind dos brasileiros e é detentora, por duas vezes tanto em 2022 quanto em 2024, do Selo de Excelência em Franchising pela Associação Brasileira de Franchising - ABF.


Saúde e Qualidade de Vida terça, 08 de outubro de 2024

DIA DAS CRIANÇAS: 10 MOTIVOS PARA INCLUIR O AÇAÍ NA DIETA INFANTIL (POSTAGEM DA LEITORA LUCIANA VITALE)

Dia das Crianças: 10 motivos para incluir o açaí na dieta infantil

 

 

 
Foto do contato

Corpo da Mensagem

 

Olá Raimundo, tudo bem?

No mês que se comemora o Dia das Crianças, trago uma pauta sobre o açaí, fruto típico da Amazônia, que tem se tornado uma escolha popular entre pais que buscam opções saudáveis para a alimentação de seus filhos. O release traz 10 motivos para incluí-lo na rotina alimentar dos pequenos.
Agradeço a possibilidade de divulgação e fico à sua disposição,
Abs
Luciana

10 motivos para incluir o açaí na dieta infantil

Fruta amazônica é rica em nutrientes essenciais e pode ser uma poderosa aliada para a saúde das crianças

O açaí, fruto típico da Amazônia, tem se tornado uma escolha popular entre pais que buscam opções saudáveis para a alimentação de seus filhos. Rico em antioxidantes, fibras, vitaminas e minerais, o açaí oferece uma série de benefícios para o desenvolvimento e o bem-estar das crianças. Além de ser uma fonte natural de energia, a fruta pode ser incorporada de diversas formas na dieta infantil, desde vitaminas até sobremesas mais leves.

"Além de ser saboroso, o açaí é um alimento completo, com nutrientes essenciais para o crescimento saudável das crianças. Rico em antioxidantes, fibras, vitaminas e minerais, ele se destaca como uma excelente escolha para a dieta infantil, contribuindo também para o fortalecimento do sistema imunológico das crianças", explicam Marcos Ferreira e Remo Santana, sócios da rede de franquias Açaí Formosa, que possui 119 lojas espalhadas pelo estado de São Paulo e uma venda mensal que ultrapassa as 80 toneladas do fruto.

Confira abaixo 10 motivos para inserir o açaí na rotina alimentar dos pequenos:

1.Rico em Energia: Com alta concentração de carboidratos, o açaí é uma fonte rápida de energia, perfeita para crianças ativas.

2.Fortalece o Sistema Imunológico: Por ser rico em antioxidantes, o fruto ajuda a combater infecções e manter a saúde das crianças em dia.

3.Saúde Digestiva: O açaí contém fibras que ajudam no bom funcionamento do intestino, as fibras presentes no fruto ajudam a regular o trânsito intestinal e melhoram a digestão, algo essencial para as crianças em fase de crescimento.

4.Contribui para o Crescimento Ósseo: A presença de cálcio no açaí auxilia na formação e fortalecimento dos ossos e dentes.

5.Bom para o Coração: As gorduras saudáveis presentes no fruto, como os ácidos graxos, ajudam a manter o coração saudável desde cedo.

6.Aprimora a Visão: A vitamina A, encontrada no açaí, é fundamental para o desenvolvimento ocular e a saúde dos olhos.

7.Melhora o Colesterol: As fibras do açaí auxiliam no controle dos níveis de colesterol, contribuindo para a saúde a longo prazo.

8.Hidratação: O açaí tem um alto teor de água, que ajuda a manter as crianças hidratadas durante o dia, especialmente em climas mais quentes.

9.Desempenho Escolar: Com vitaminas e minerais que atuam no desenvolvimento cerebral, o açaí pode melhorar a concentração e o desempenho nas atividades escolares.

10.Desintoxicação Natural: O açaí ajuda a eliminar toxinas do corpo, promovendo a saúde geral das crianças.

No estado do Amazonas, a inclusão do açaí na merenda escolar reflete o reconhecimento oficial de seus benefícios. “No Amazonas, o açaí foi recentemente incluído na merenda escolar, o que reforça sua importância nutricional e popularidade, mas o seu consumo vai além, sendo uma escolha inteligente para pais em busca de uma alimentação mais saudável para seus filhos”, concluem.

Site: www.acaiformosa.com.br Instagram: @acaiformosa 

Saúde e Qualidade de Vida sexta, 04 de outubro de 2024

CORRIDA PARA MULHERES EM APOIO AO OUTUBRO ROSA (POSTAGEM DA LEITORA LUANA MOREIRA)

Olá! Raimundo Tudo bem?

A Wickbold, que tem o público feminino como principal consumidor, apresenta a 6ª SP Pink Run. Exclusivo para mulheres, o evento de corrida em prol do movimento "Outubro Rosa", acontece dia 06 de outubro, no shopping SP Market, em São Paulo.

Dentre as ativações, a Wickbold terá um espaço, no qual as participantes poderão degustar sanduíches feitos com a edição especial do pão 5 Zeros Aveia, Linhaça, Chia e Quinoa para o Outubro Rosa, que foi criado em parceria com o Instituto Protea para apoiar o tratamento de mulheres diagnosticadas com câncer de mama. Além disso, o público poderá tirar fotos com o totem e se divertir com a máquina grua, que dará brownies da marca como brindes.

Obrigada! Abraços!

 

Trama Comunicação Wickbold



Wickbold apresenta corrida para mulheres em apoio ao Outubro Rosa

Para incentivar o empoderamento feminino e as consumidoras a buscarem uma vida mais equilibrada, fabricante apoia a 6ª SP Pink Run, que acontece dia 06 de outubro, em São Paulo

Wickbold apresenta a 6ª SP Pink Run 
(Foto: divulgação Fuse Eventos) 

São Paulo, outubro de 2024 – Líder brasileira no segmento de pães especiais, que tem o público feminino como principal consumidor, a Wickbold apresenta a 6ª SP Pink Run. Exclusivo para mulheres, o evento de corrida em prol do movimento “Outubro Rosa”, acontece dia 06 de outubro, no shopping SP Market, em São Paulo. 

Os objetivos da Wickbold são: incentivar a busca por um estilo de vida mais ativo; apoiar à campanha “Outubro Rosa”, que contribui para a prevenção e combate ao câncer de mama; e exaltar as mulheres, principal público consumidor da marca.  

“Todos os dias nós trabalhamos para ajudar os brasileiros a terem uma vida mais equilibrada, com alimentação e hábitos mais conscientes. Então, apoiar esse evento faz todo sentido para nós como marca. Além disso, nós temos o movimento Wick por Elas, uma iniciativa que funciona durante todo o ano, com diversas ações para promover a saúde, o empoderamento feminino e o bem-estar dentro e fora da nossa organização", afirma Luciana Rangel do Carmo, gerente de marketing, P&D e qualidade da fabricante.  

A 6ª SP Pink Run contará com diversas ativações para tornar o ambiente acolhedor para as mulheres. No espaço da Wickbold, as participantes poderão degustar sanduíches feitos com a edição especial do pão 5 Zeros Aveia, Linhaça, Chia e Quinoa para o Outubro Rosa, que foi criado em parceria com o Instituto Protea para apoiar o tratamento de mulheres diagnosticadas com câncer de mama.  

Além disso, o público poderá aproveitar e tirar fotos com o totem, que estará no espaço e sair com as imagens já impressas, e se divertir com a máquina grua, que dará brownies da marca como brindes. 

Organizada pela Fuse Eventos Esportivos, a 6ª SP Pink Run reunirá mulheres de todas as idades para uma caminhada e uma corrida, ambas de 5 Km. A abertura oficial acontecerá 7h e a concentração da largada será 8h30. Já a premiação será às 10h15.  

Sucesso absoluto, o evento está com as inscrições esgotadas. Todas as informações, como data e local para retirada dos kits, podem ser vistas no portal https://pinkrun.com.br/.  

 

Conheça o Movimento Wick por Elas 

Esse patrocínio faz parte do movimento Wick por Elas, que tem como objetivo promover diálogos e ações afirmativas relacionadas ao empoderamento feminino dentro e fora da empresa.  

Uma das formas de fazer isso é justamente patrocinar eventos que incentivam a participação feminina no esporte. Além disso, eles apoiam uma vida mais equilibrada e focada no bem-estar, já que exercícios físicos trazem benefícios para o corpo e a mente.  

Sobre a Wickbold 

Líder no segmento de pães especiais e saudáveis, a Wickbold celebra em 2024 seus 86 anos de atuação no mercado brasileiro de alimentação. Fundada em 1938 por Henrique Wickbold, imigrante de origem alemã, começou a atuar como uma pequena padaria localizada no Brooklin em São Paulo, a qual passou a administrar com o nome de Padaria Wickbold. Atualmente, a companhia conta com quatro fábricas: Diadema, onde funciona também a matriz administrativa; Hortolândia, que tem uma das maiores capacidades produtivas do Brasil; além da unidade no Rio de Janeiro e Guarapuava, no Paraná. Em constante expansão, a empresa adquiriu a Seven Boys em 2015, marca especializada em pães industrializados com mais de 70 anos de tradição que tem as famosas bisnaguinhas como carro-chefe. Além de atender de forma pioneira no país às demandas do consumidor por saudabilidade, os produtos da marca também são reconhecidos pelo sabor e alta qualidade. O portfólio atual conta com mais de 40 itens, divididos nas categorias pães de forma, pães de lanche, linha especial (integral e com grãos), linha sem glúten, bisnagas, tortilhas e bolinhos. www.wickbold.com.br 


Saúde e Qualidade de Vida quinta, 03 de outubro de 2024

JORNADA ILUSTRADA DA PACIENTE COM CÂNCER DE MAMA (POSTAGEM DA LEITORA FRAN OLIVEIRA)

Série de 35 vídeos ilustrados sobre câncer de mama revoluciona forma de levar informações ao público

O projeto busca mudar a maneira como a comunidade médica e empresas do ramo colaboram para criar soluções acessíveis e eficazes na comunicação de saúde por mídias digitais

Idealizada e produzida pelo Dr. Silvio Bromberg, especialista em Mastologia, a série de vídeos ilustrados“Jornada Ilustrada da Paciente com Câncer de Mama” visa decodificar e compilar as diversas informações já existentes sobre este tema sensível. Além de deixar acessíveis para todos que tenham interesse em entender cada tipo de exame diagnóstico, cirurgias e medicações envolvidas no tratamento do câncer de mama, por meio de uma abordagem visual simplificada: https://silviobromberg.com.br/jornada-cancer-de-mama/.

A série completa está disponível nas redes sociais (InstagramFacebook TikTok, WhatsApp) e na página do YouTube do profissional, em outubro, quando é comemorado o mês de conscientização sobre câncer de mama. O formato utiliza linguagem e visual simples, por meio de desenhos animados que visam tornar a informação totalmente acessível para mulheres de qualquer faixa etária e condição sociocultural.

O Dr. Silvio Bromberg, responsável pela criação, narração e desenvolvimento do conteúdo, possui aperfeiçoamento no exterior, doutorado, pós-doutorado e é cirurgião e professor na área de Mastologia; também é co-coordenador do programa de pós-graduação em Oncologia Mamária e ainda contribui para a área por meio de desenvolvimento de técnica cirúrgica minimamente invasiva (livro médico a ser publicado em outubro desde ano) e pesquisas inovadoras como o primeiro estudo brasileiro  usando a  crioablação para o tratamento do câncer de mama.

Sua experiência e o feedback positivo recebido por seu livro “Abrindo o jogo: uma conversa direta sobre câncer de mama”, lançado em 2020, o motivaram para o desenvolvimento deste projeto. A percepção de que muitos pacientes têm dificuldades em entender informações médicas complexas, também foram fundamentais para motivá-lo a criar esta série de vídeos simples. Entre os conteúdos, estão explicações claras sobre anatomia, tipos de nódulos, métodos de diagnóstico, tratamento do câncer de mama entre outras.

O diferencial dos 35 vídeos está na abordagem visual e objetiva, que se distanciam dos formatos tradicionais de conteúdo escrito ou vídeos extensos disponíveis online. A série é projetada para ser intuitiva e direta, uma vez que permite que os pacientes absorvam e compreendam rapidamente informações básicas, muitas vezes em menos de um minuto e meio”, explica o Dr. Silvio.

O programa recebeu apoio das ONGs  Protea, Instituto Vencer o Câncer, Oncoguia e Femama e também quatro indústrias farmacêuticas – RochePfizerLilly e AstraZeneca – que contribuíram para cobrir os custos de produção, porém, sem interferência no conteúdo produzido. A intenção deste projeto educacional é que os vídeos respondam às frequentes dúvidas que a maioria das pacientes tem durante a jornada do diagnóstico e tratamento do câncer de mama e, além disso, alcancem um público diversificado.

O objetivo principal da série é empoderar os pacientes, transformando-os de espectadores passivos em participantes ativos no seu tratamento. Ao fornecer informações claras e visuais, buscamos ajudar os pacientes a entender melhor os procedimentos e diagnósticos, além de permitir uma comunicação mais efetiva com seus médicos”, completa o especialista.

Dr. Silvio Bromberg também é o criador e apresentador do podcast semanal Breast Breaking News, dedicado à educação médica e à atualização contínua de profissionais que atuam no tratamento do câncer de mama. O objetivo de cada episódio é apresentar e discutir dois artigos recém-publicados na literatura médica, oferecendo insights valiosos sobre as últimas pesquisas na área.

 

Sobre o Dr. Silvio Bromberg

Aperfeiçoamento em Mastologia no I.N.Tumori, em Milano, na Itália, possui doutorado em Cirurgia, pela USP, pós-doutorado em Mastologia, pela UNIFESP. É co-coordenador do programa de pós graduação em Oncologia Mamaria do Hospital Albert Einstein, onde é cirurgião mastologista titular do Centro de Oncologia.

Também é cirurgião mastologista titular do Departamento de Mastologia do Hospital Beneficência Portuguesa (BP Mirante), membro da Sociedade Brasileira de Mastologia e member of the American Society of Breast Surgeons.

É autor do livro “Abrindo o Jogo: uma conversa direta sobre câncer de mama” - 1º edição:  2020 – Ed. Paulinas, além de criador e host do podcast “Breast Breaking News”, uma atualização disruptiva para profissionais da área.

Entre seus estudos de destaque estão novas abordagens cirúrgicas como radioterapia intraoperatória, crioablação e cirurgia minimamente invasiva para o tratamento do câncer de mama inicial, entre outras. Sua dedicação à educação e à prática clínica destaca sua participação ativa em congressos, além da formação e aprimoramento de novos profissionais na área.

Informações para a imprensa:

Oficina da Comunicação Integrada – Assessoria de comunicação da Jornada Ilustrada da Paciente com Câncer de Mama / Dr. Silvio Bromberg

(11) 997379-4220 / (11) 2275-0833

Fran Oliveira – fran@oficina.inf.br

Eric Ribeiro – eric@oficina.inf.br


Saúde e Qualidade de Vida domingo, 29 de setembro de 2024

DIA DO CORAÇÃO: 29 DE SETEMBRO (POSTAGEM DA LEITORA CAROLINE SOARES)

Olá Raimundo,

Espero que você esteja bem!

Gostaria de sugerir uma pauta relevante em comemoração ao Dia do Coração, celebrado em 29 de setembro. Com as doenças cardiovasculares se mantendo como a principal causa de morte no mundo, essa data oferece uma oportunidade valiosa para discutir a importância de hábitos saudáveis e a prevenção.

Estamos preparando um release que destaca:

A importância de uma alimentação equilibrada, incluindo alimentos ricos em fibras e antioxidantes, para a saúde do coração.
O papel crucial de suplementos como ômega-3 e coenzima Q10 na prevenção de doenças cardíacas.
Dicas práticas de nutrição e estilo de vida, fornecidas pela nutricionista Fernanda Larralde, que orienta sobre como pequenas mudanças podem ter um impacto significativo na saúde cardiovascular.

Acreditamos que essa pauta pode proporcionar informações valiosas para os leitores, além de sensibilizar sobre a necessidade de cuidar da saúde do coração. Se você estiver interessado, ficaremos felizes em fornecer mais detalhes ou organizar uma entrevista com a nutricionista.

Agradeço pela atenção e espero que possamos colaborar!

Pelo zelo e carinho com as nossas pautas somente nos resta dizer: Obrigada, Obrigada e Muito Obrigada!

Carol - midia@clacri.com - (11) 91171-4004

Bio Mundo

Dia do Coração: Doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo

No Dia do Coração, celebrado em 29 de setembro, a atenção à saúde cardiovascular se torna ainda mais essencial. Com as doenças cardíacas sendo a principal causa de morte global, é crucial adotar hábitos saudáveis e considerar o uso de suplementos e alimentos específicos que promovem a saúde do coração. A nutricionista Fernanda Larralde destaca a importância de uma alimentação balanceada e o papel dos suplementos, como ômega-3 e coenzima Q10.

Brasil, setembro de 2024: O Dia do Coração, celebrado em 29 de setembro, é uma oportunidade para refletirmos sobre a importância da saúde cardiovascular e como hábitos saudáveis podem contribuir para a prevenção de doenças cardíacas. A data é um lembrete para todos nós sobre a necessidade de adotar um estilo de vida que priorize a saúde do coração.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) destaca que as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo, sendo responsáveis por cerca de 17,9 milhões de óbitos anuais. Entre os fatores de risco estão a alimentação inadequada, o sedentarismo e o estresse. A boa notícia é que a adoção de hábitos saudáveis pode reduzir significativamente o risco de problemas cardíacos.

De acordo com a nutricionista Fernanda Larralde, “Uma alimentação equilibrada é fundamental para manter o coração saudável. Incluir alimentos ricos em fibras, como frutas, vegetais e grãos integrais, ajuda a reduzir o colesterol LDL, conhecido como colesterol ruim. Além disso, o consumo de gorduras saudáveis, encontradas em peixes e nozes, contribui para a saúde do coração.”

Fernanda Larralde também destaca a importância de manter uma dieta rica em antioxidantes. “Alimentos como berries, vegetais de folhas verdes e legumes não só ajudam a combater a inflamação, mas também protegem as artérias contra danos, o que é essencial para a saúde cardiovascular.”

Suplementos específicos também podem desempenhar um papel importante na manutenção da saúde do coração. Entre eles estão:

  • Ômega-3: Encontrado em cápsulas de óleo de peixe ou algas, o ômega-3 ajuda a reduzir a inflamação e o risco de doenças cardíacas, além de contribuir para a redução dos níveis de colesterol LDL.
  • Coenzima Q10: Este suplemento antioxidante pode ajudar a melhorar a função cardíaca e a proteger o coração contra danos celulares.
  • Magnésio: Essencial para a saúde do coração, o magnésio auxilia na regulação da pressão arterial e na manutenção da função normal dos músculos cardíacos.
  • Astaxantina: Um potente antioxidante que ajuda a proteger as células do coração contra danos e estresse oxidativo.

Outro ponto importante ressaltado pela nutricionista é a moderação no consumo de sódio. “O excesso de sódio pode levar ao aumento da pressão arterial, um fator de risco significativo para doenças cardíacas. Reduzir a ingestão de alimentos processados e optar por temperos naturais é uma excelente maneira de cuidar do coração.”

Além da alimentação, Larralde reforça a necessidade de um estilo de vida ativo. “A prática regular de exercícios físicos ajuda a fortalecer o músculo cardíaco e melhora a circulação sanguínea. Mesmo atividades simples, como uma caminhada diária, podem trazer grandes benefícios para a saúde cardiovascular.”

Neste Dia do Coração, é crucial que todos reflitam sobre seus hábitos de vida e façam ajustes que promovam a saúde do coração. Consultar um nutricionista e adotar uma alimentação balanceada são passos importantes para garantir um futuro mais saudável e livre de doenças cardíacas.

 


Saúde e Qualidade de Vida sexta, 25 de dezembro de 2020

REABILITAÇÃO CARDIOVASCULAR - AULAS ONLINE – EXERCÍCIOS FÍSICOS PARA IDOSOS - ONLINE

REABILITAÇÃO CARDIOVASCULAR - AULAS ONLINE

EXERCÍCIOS FÍSICOS PARA IDOSOS - ONLINE

 

 


Saúde e Qualidade de Vida sábado, 26 de setembro de 2020

DICAS DE POSTURA DA DOUTORA CRIS LÚCIA (3)

 

DICAS DE POSTURA DA DOUTORA CRIS LÚCIA (3)

Doutora Cris Lúcia

 

 

Nota do Editor: A Doutora Cris Lúcia, baiana e radicada em Brasíla, é Fisioterapeuta e presta seus serviços especializados na empresa Alívio - Clínica Multidisciplinar 

 

 


Saúde e Qualidade de Vida quarta, 17 de junho de 2020

DICAS DE POSTURA DA DOUTORA CRIS LÚCIA (2)

 

DICAS DE POSTURA DA OUTORA CRIS LÚCIA (2)

Foto do perfil de Cris Lúcia, A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo

Dra. Cris Lúcia

 

 

Nota do Editor: A Doutora Cris Lúcia, baiana e radicada em Brasíla, é Fisioterapeuta e presta seus serviços especializados na empresa Alívio - Clínica Multidisciplinar 

 

 


Saúde e Qualidade de Vida quarta, 17 de junho de 2020

AULAS DE GINÁSTICA PARA IDOSOS

 

A imagem pode conter: texto

 


Saúde e Qualidade de Vida quinta, 28 de maio de 2020

DICAS DE POSTURA DA DOUTORA CRIS LÚCIA

 

DICAS DE POSTURA DA DOUTORA CRIS LÚCIA

Foto do perfil de Cris Lúcia, A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo

Dra. Cris Lúcia

 

Nota do Editor: A Doutora Cris Lúcia, baiana e radicada em Brasíla, é Fisioterapeuta e presta seus serviços especializados na empresa Alívio - Clínica Multidisciplinar 

 

"


Saúde e Qualidade de Vida sábado, 04 de abril de 2020

USO DA MÁSCARA - CUIDADOS AO SAIR NA RUA - IDA AO BANCO, POR EXEMPLO

Vídeo produzido pela Doutora Marcela Mihessen, Fisioterapeuta e Professora de Educação Física.

Orientações que passei para meu pai que insistia em querer ir ao banco... PQ "véio" adora ir ao banco? Eu troquei de banco, pois o aplicativo deles era horrível, mas meu pai... acho que se ele não tirar um extrato por dia, tem abstinência.


Saúde e Qualidade de Vida quarta, 25 de março de 2020

CORONAVÍRUS: SINTOMAS - O QUE FAZER


Saúde e Qualidade de Vida sábado, 21 de março de 2020

SUGESTÕES PARA ATIVIDADE FÍSICA DURANTE A QUARENTENA

 

PROFESSORA CRISTINA CALEGARO, PROPRIETÁRIA DA ACADEMIA VITAL/RECOR, ONDE ESTE EDITOR MALHA HÁ 18 ANOS:

PROFESSORES ENOQUE BARBOSA E CAROL CAETANO, DA ACADEMIA VITAL/RECOR:

 

 


Saúde e Qualidade de Vida quinta, 08 de agosto de 2019

FISIOTERAPIA E SAÚDE INTEGRATIVA – PARA OS LEITORES DE BRASÍLIA

 

 

PARA OS LEITORES DE BRASÍLIA – FISIOTERAPIA E SAÚDE INTEGRATIVA

Profissional de longa experiência como professor de Educação Física e como Fisioterapeuta.

Especialmente no atendimento às pessoas na faixa dos sessenta anos de idade em diante.

Trabalhou por muitos anos em academias e clínicas, enquanto fazia especializações, inclusive no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.


Saúde e Qualidade de Vida quarta, 31 de julho de 2019

FISIOTERAPIA E SAÚDE INTEGRATIVA – PARA OS LEITORES DE BRASÍLIA

 

 

PARA OS LEITORES DE BRASÍLIA – FISIOTERAPIA E SAÚDE INTEGRATIVA

Profissional de longa experiência como professor de Educação Física e como Fisioterapeuta.

Especialmente no atendimento às pessoas na faixa dos sessenta anos de idade em diante.

Trabalhou por muitos anos em academias e clínicas, enquanto fazia especializações, inclusive no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.


Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros