Banda do BPEB
Comandante Paul Cruz, dobrado de Marcos M. da Silva, com a Banda de Música do Batalhão de Polícia do Exército de Brasília - BPEB
HINO NACIONAL BRASILEIRO - INSTRUMENTAL
Composição Francisco Manuel da Silva
HINO NACIONAL BRASILEIRO - PARA CONTINÊNCIA
Composição de Francisco Manuel da Silva
HINO NACIONAL BRASILEIRO - VOCALIZADO
Composição de Francisco Manuel da Silva e Joaquim Osório Duque Estrada
Raimundo Floriano
Eliezer Setton no palco
Pronuncia-se Eliezér Settón, rimando com Simón!
Essa cabra anda dizendo por aí, em todo o lugar, que é meu amigo. E, de tanto repetir, eu vou acabar acreditando. Amigo, muitas vezes, é aquele que assim se considera, como esse índio velho tá fazendo.
Conheci-o na Academia Passa Disco da Música Nordestina, na festa de minha posse na Cadeira nº 10, tendo como patrona a cantora Elba Ramalho.
Estava eu já de saída, quando ele se aproximou e, sem se apresentar, me perguntou sobre alguma música da qual, devido à minha quase total surdez, não entendi o nome. Pensei: viche! Taí mais um roqueiro querendo perturbar. Eu disse roqueiro e repito, roqueiro mesmo desses metaleiros barbudos, muito responsáveis pelo meu atual estágio de moucura. Para livrar-me ligeirinho, falei-lhe, tirando o corpo fora: não conheço a música! Sou forte mesmo é em Carnaval Antigo, Forró, Velha Guarda e Música Militar. Quando acabei de falar, o sujeito se avermelhou, se isso é possível para um coradão do tipo dele, e me interrogou com ênfase:
– Militar! Você disse militar!
Ponto, tô preso! Foi só o que pensei!
Sustentei a palavra. E ele, para me testar jogou por cima de mim um imenso questionário oral sobre os compositores da música castrense. Começou com Antônio Manuel do Espírito Santo, autor de Avante Camaradas, Bombardeio da Bahia e Cisne Branco, e foi em frente, citando títulos e mais títulos. A certificar-se do meu conhecimento sobre o assunto, falou-me do seu projeto de lançar um CD com o título Hinos à Paisana, interpretando as principais peças oficiais com uma nova roupagem, fazendo-as mais palatáveis aos ouvidos do público em geral. Quase não me deixou ir embora.
Daí, surgiu essa propalada amizade, da qual muito envaideço.
Como tenho dito e espalhado, naquela festa conheci a nata da cultura musical nordestina. Não só de Pernambuco, mas de todo o cenário forrozeiro do Brasil. Eliezer, por exemplo, é de Maceió.
Vim-me embora achando que tudo nele era só papo-furado. Porém, logo fiquei com cara de tacho. Ele é um grande pesquisador, produtor, compositor e agitador cultura, o que só comecei a saber depois de ouvir o CD Balaio de Amor, que Elba lançara na minha posse, onde consta uma bela composição sua, o xote romântico D’Estar.
As surpresas não pararam de avolumar-se. Ontem, ele lançou aqui no JBF sua linda composição Natal Nordestino! Arrasou! Vi no YouTube a interpretação por um coral de jovens, com cada lapa de mulher arretada, dessas morenas tesudas, com marca de biquíni nas partes descobertas!
Agora, para comprovar o que anda dizendo, recebi dele a promessa de vir ao meu Palácio Cardinalício, para conhecer minhas coleções e também para presentear-me com o Hinos à Paisana. Na ocasião, pretendo admiti-lo como Padre no disputadíssimo Clero Sertanejo, caso ele assim o aceite.
O futuro Padre e o Cardeal
Promessa é dívida, seu Eliezer! Tô esperando!
Bom, aparecer aqui, ele nunca apareceu mesmo. Isso fisicamente, porque, ainda em 2009, coma realização de seu ambicioso e patriótico projeto, ele me enviou um exempla do CD Hinos à Paisana, cujas capar e contracapas lhes mostro:
Além de apresentar nossos hinos oficiais de uma forma bem palatável desertando nos jovens a vontade de entoá-los e reverenciar nossos símbolos mais legítimos, apresenta-nos o Hino Nacional Brasileiro, com introdução cantada que, embora não oficializada, é uma curiosidade cuja perspicácia do Eliezer foi buscá-la no fundo do baú do esquecimento. Eis sua letra:
Para que vocês guardem essa “novidade” de cor, aqui vai o áudio completo, a bela interpretação do Eliezer:
Hino Nacional Brasileiro, música de Francisco Manoel da Silva, letra de Osório Duque Estrada e introdução de Américo de Moura Marcondes de Andrade:
Deusamar Santos
Balsas Querida, marcha de Augusto Braúna, gravação de Deusamar Santos:
Arma de Heróis, canção militar, autor desconhecido, gravação com a Banda de Música do BGP:
Amor a São Paulo, canção militar de Antônio Maria e Vinícius de Moraes, na voz de Aracy de Almeida:
Adeus, Escola Querida, canção militar de Antônio Manuel do Espírito Santo e Júlio Monteiro, com a Banda de Música do Corpo de Fuzileiros Navais:
182 (CENTO E OITENTA E DOIS)
Dobrado Instrumental de Antônio Manuel do Espírito Santo, com a Banda de Música do BGP
CENTENÁRIO DE SÃO PAULO
Dobrado instrumental de Mário Gil, com Carlinhos e Sua Banda
CENTENÁRIO DE BOTUCATU
Dobrado instrumental de Mozart Kail e Gilberto Gagliardi, com a Banda de Musica Polydor
CD JOSÉ BENTO
Dobrado instrumental de Pedro Salgado, com a Banda de Música da Guarda Civil de São Paulo
Raimundo Floriano
Símbolos do Exército, da Marinha e da Aeronáutica
A Música Militar é um gênero que congrega aficionados do mundo inteiro, os quais interagem na troca de arquivos sonoros e informações, hoje com a utilização dessa grande ferramenta que é a Internet. Esse compartilhamento refere-se também a partituras e arranjos.
No Brasil, existem grandes colecionadores, além de mim, possuidor do maior acervo em CDs: Albérico Andrade, em Natal (RN), Denize Dalla Rosa, em Curitiba (PR), Antônio Gomes Sales, em Caraúbas (RN), Cléber Olímpio, em São Paulo (SP), e outros, hoje, após a extinção do Orkut, reunidos no Grupo Só Dobrados, do Facebook.
O Jornal da Besta Fubana, com seus mais de 50 mil acessos diários, tem sido minha grande vitrine, nesse trabalho de divulgação da Música Popular Brasileira. No item Música Militar, aqui concluí, na segunda-feira passada, dia 06.12.10, a postagem de uma pequena amostra de minha coleção, conforme relação abaixo.
01) 361 DOBRADOS INSTRUMENTAIS, com ótima qualidade sonora, apresentando os mais conhecidos e tocados de todos os tempos, bem como seus grandes compositores, brasileiros e internacionais, inclusive a Marcha da Guarda em Revista, última aquisição de meu acervo.
Ouçam-nos e façam o download, clicando neste link:
http://www.4shared.com/account/home.jsp#dir=isC3lDms
02) 111 DOBRADOS 78 RPM, com boa qualidade, grande parte das peças gravadas no início dos Anos 1900, a maioria a cargo da Casa Edison, pioneira na América Latina.
Ouçam-nos e façam o download, clicando neste link:
http://www.4shared.com/account/home.jsp#dir=QWjJFOah
03) 7 DOBRADOS NOVOS, adquiridos após a postagem das peças acima:
Comandante Bahia
Engenheiro Célio
Meu Universo
Padre Cícero
Santa Luz
São Paulo Quatrocentão
Tenente Raimundo Floriano
Três de Maio
Ouçam-nos e façam o download, clicando nesse link:
http://www.4shared.com/account/home.jsp#dir=-8Hfzx_0
04) 64 HINOS E CANÇÕES PATRIÓTICAS, compreendendo os 4 Hinos Oficiais e canções diversas.
Ouçam-nos e façam download, clicando neste link:
http://www.4shared.com/account/home.jsp#dir=-G7_zTNv
05) 23 EXÓRDIOS, os principais, que anunciam a chegada, a saída ou a presença de uma autoridade, não só em Organização Militar, como também por ocasião de sua aproximação de uma tropa, sobre os quais passarei a discorrer:
EXÓRDIOS
Guarda do Quartel e Guarda de Honra
A palavra exórdio tem o significado amplo de começo, prefácio, introdução. Militarmente, é o toque de banda de música, corneta ou clarim usado para anunciar a chegada, a saída ou a presença de uma autoridade, não só em uma Organização Militar, como também por ocasião de sua aproximação de uma tropa.
O exórdio só é tocado para anunciar a chegada ou saída de uma autoridade quando o comandante da OM visitada for de posto inferior ao seu.
Na recepção do Presidente da República pela Guarda de Honra, será dado o toque e corneta correspondente seguido da execução de todo Hino Nacional. Na recepção pela Guarda do Quartel e na sua chegada ao local da solenidade, após o toque, será executada a introdução mais a coda – acordes finais – do Hino Nacional.
Na recepção às demais autoridades, após o toque indicativo do posto e/ou função da autoridade, dado pelo corneteiro, a Banda de Música ou Fanfarra executará os exórdios conforme a relação abaixo:
01 - TOQUE E EXÓRDIO DE PRESIDENTE DA REPÚBLICA - RECEPÇÃO PELA GUARDA DE HONRA - Todo o Hino Nacional.
02 - TOQUE E EXÓRDIO DE PRESIDENTE DA REPÚBLICA - RECEPÇÃO PELA GUARDA DO QUARTEL - Introdução do Hino Nacional mais a coda – final.
03 - TOQUE E EXÓRDIO DE VICE-PRESIDENTE DA REPÚBLICA - Os 12 compassos da marcha grave General Barbosa.
04 - TOQUE E EXÓRDIO DE MINISTRO DA DEFESA - Os 12 compassos da marcha grave General Barbosa.
05 - TOQUE E EXÓRDIO DE PATRONO - Composição especial para o Patrono.
06 - TOQUE E EXÓRDIO DE COMANDANTE DO EXÉRCITO - Os 12 compassos da marcha grave General Barbosa.
07 - TOQUE E EXÓRDIO DE COMANDANTE DA MARINHA - Os 12 compassos da marcha grave General Barbosa.
08 - TOQUE E EXÓRDIO DE COMANDANTE DA AERONÁUTICA - Os 12 compassos da marcha grave General Barbosa.
09 - TOQUE E EXÓRDIO DE GENERAL DE EXÉRCITO - Os 12 compassos da marcha grave General Barbosa.
10 - TOQUE E EXÓRDIO DE MINISTRO DE ESTADO OU GOVERNADOR - Os 12 compassos da marcha grave General Barbosa.
11 - TOQUE E EXÓRDIO DE GENERAL DE DIVISÃO - Os 8 compassos da marcha grave General Barbosa.
12 - TOQUE E EXÓRDIO DE GENERAL DE BRIGADA - Os 4 compassos da marcha grave General Barbosa.
13 - TOQUE E EXÓRDIO DE OFICIAL SUPERIOR COMANDANTE DE OM - Marcha A Granadeira.
14 - TOQUE E MARCHA BATIDA DE PRESIDENTE DA REPÚBLICA - Marcha Batida completa.
15 - TOQUE E MARCHA BATIDA DE VICE-PRESIDENTE DA REPÚBLICA - 12 últimos compassos da Marcha Batida.
16 - TOQUE E MARCHA BATIDA DE MINISTRO DA DEFESA - 12 últimos compassos da marcha Batida
17 - TOQUE E MARCHA BATIDA DE COMANDANTE DO EXÉRCITO - 12 últimos compassos da marcha Batida.
18 - TOQUE E MARCHA BATIDA DE COMANDANTE DA MARINHA - 12 últimos compassos da Marcha Batida.
19 - TOQUE E MARCHA BATIDA DE COMANDANTE DA AERONÁUTICA - 12 últimos compassos da Marcha Batida.
20 - TOQUE E MARCHA BATIDA DE GENERAL DE EXÉRCITO - 12 últimos compassos da Marcha Batida.
21 - TOQUE E MARCHA BATIDA DE MINISTRO DE ESTADO OU GOVERNADOR - 12 últimos compassos da Marcha Batida.
22 - TOQUE E MARCHA BATIDA DE GENERAL DE DIVISÃO - 8 primeiros compassos da Marcha Batida.
23 - TOQUE E MARCHA BATIDA DE GENERAL DE BRIGADA - 4 últimos compassos da Marcha Batida.
Os exórdios e marchas batidas correspondentes a Oficiais Generais apresentados na gravação referem-se a militares sem comando. Para identificá-los, acrescenta-se o toque de comandante – mi-dó-SOL-dó-mi-dó-Sol – e o toque indicativo da OM comandada.
Para a consecução deste projeto, contei com a inestimável colaboração da Banda de Corneteiros do BGP - Batalhão da Guarda Presidencial e da Banda de Música do BPEB - Batalhão de Polícia do Exército de Brasília.
Ouçam-nos e façam o download, clicando neste link:
http://www.4shared.com/account/home.jsp#dir=ghkLTaOk
Para finalizar, aqui vão as partituras da Marcha Grave General Barbosa e da Marcha Batida, com os respectivos áudios.
Marcha Grave General Barbosa - Partitura simples
Marcha Batida
Áudio da Marcha Grave General Barbosa:
Áudio da Marcha Batida
HINO NACIONAL BRASILEIRO - INSTRUMENTAL
Composição Francisco Manuel da Silva
HINO NACIONAL BRASILEIRO - PARA CONTINÊNCIA
Composição de Francisco Manuel da Silva
HINO NACIONAL BRASILEIRO - VOCALIZADO
Composição de Francisco Manuel da Silva e Joaquim Osório Duque Estrada
CANCIONES MILITARES, DOBRADO INSTRUMENTAL, COM BANDA DE MÚSICA MILITAR CHILENA
AVANTE, CAMARADAS
FIBRA DE HERÓI
ESBELTO INFANTE (ADROR DO INFANTE)
HINO A CAXIAS
CANÇÃO DA INFANTARIA
CISNE BRANCO (CANÇÃO DO MARINHEIRO)
HINO DOS AVIADORES
CANÇÃO DO BGP - BATALHÃO DA GUARDA PRESIDENCIAL
CANÇÃO DO BPEB - BATALHÃO DE POLÍCIA DO EXÉRCITO DE BRASÍLIA
VERSÃO INSTRUMENTAL
VERSÃO VOCALIZADA
NOVE HINOS RELIGIOSOS E PEÇAS MUSICAIS RARAS, PARA OUVIR
1 - BALSAS, CIDADE SORRISO, SAMBA
2 - HINO DE BOM JESUS DA LAPA
3 - HINO DE SANTO ANTÔNIO
4 - HINO DE SÃO RAIMUNDO NONATO
5 - HINO DE SÃO SEBASTIÃO
6 - ILHA - REGGAE
7 - MARCHA DA GUARDA EM REVISTA - SOLENE
8 - HINO DE NOSSA SENHORA DO COCO DA APARECIDA
9 - VELHOS CAMARADAS - DOBRADO
PARA OUVI-LOS, COLE ESTE LINK NO SEU NAVEGADOR
https://www.4shared.com/account/home.jsp#dir=qIx_6RQ8
Banda do 12° BI
HINO NACIONAL BRASILEIRO
Banda da Base Aérea de Brasília
HINO DOS AVIADORES
Banda do 25º BC
HINO DE TERESINA
MAIS 8 DOBRADOS PARA OUVIR
1 - COMANDANTE BAHIA
2 - ENGENHEIRO CÉLIO
3 - MEU UNIVERSO
4 - PADRE CÍCERO
5 - SANTA LUZIA
6 - SÃO PAULO QUATROCENTÃO
7 - TENENTE RAIMUNDO FLORIANO
8 - TRÊS DE MAIO
CLIQUE NESTE LINK PARA OUVIR:
EXÓRDIOS
Raimundo Floriano
Símbolos do Exército, da Marinha e da Aeronáutica
Guarda do Quartel e Guarda de Honra
A palavra exórdio tem o significado amplo de começo, prefácio, introdução. Militarmente, é o toque de banda de música, corneta ou clarim usado para anunciar a chegada, a saída ou a presença de uma autoridade, não só em uma Organização Militar, como também por ocasião de sua aproximação de uma tropa.
O exórdio só é tocado para anunciar a chegada ou saída de uma autoridade quando o comandante da OM visitada for de posto inferior ao seu.
Na recepção do Presidente da República pela Guarda de Honra, será dado o toque e corneta correspondente seguido da execução de todo Hino Nacional. Na recepção pela Guarda do Quartel e na sua chegada ao local da solenidade, após o toque, será executada a introdução mais a coda – acordes finais – do Hino Nacional.
Na recepção às demais autoridades, após o toque indicativo do posto e/ou função da autoridade, dado pelo corneteiro, a Banda de Música ou Fanfarra executará os exórdios conforme a relação abaixo:
01 - TOQUE E EXÓRDIO DE PRESIDENTE DA REPÚBLICA - RECEPÇÃO PELA GUARDA DE HONRA - Todo o Hino Nacional.
02 - TOQUE E EXÓRDIO DE PRESIDENTE DA REPÚBLICA - RECEPÇÃO PELA GUARDA DO QUARTEL - Introdução do Hino Nacional mais a coda – final.
03 - TOQUE E EXÓRDIO DE VICE-PRESIDENTE DA REPÚBLICA - Os 12 compassos da marcha grave General Barbosa.
04 - TOQUE E EXÓRDIO DE MINISTRO DA DEFESA - Os 12 compassos da marcha grave General Barbosa.
05 - TOQUE E EXÓRDIO DE PATRONO - Composição especial para o Patrono.
06 - TOQUE E EXÓRDIO DE COMANDANTE DO EXÉRCITO - Os 12 compassos da marcha grave General Barbosa.
07 - TOQUE E EXÓRDIO DE COMANDANTE DA MARINHA - Os 12 compassos da marcha grave General Barbosa.
08 - TOQUE E EXÓRDIO DE COMANDANTE DA AERONÁUTICA - Os 12 compassos da marcha grave General Barbosa.
09 - TOQUE E EXÓRDIO DE GENERAL DE EXÉRCITO - Os 12 compassos da marcha grave General Barbosa.
10 - TOQUE E EXÓRDIO DE MINISTRO DE ESTADO OU GOVERNADOR - Os 12 compassos da marcha grave General Barbosa.
11 - TOQUE E EXÓRDIO DE GENERAL DE DIVISÃO - Os 8 compassos da marcha grave General Barbosa.
12 - TOQUE E EXÓRDIO DE GENERAL DE BRIGADA - Os 4 compassos da marcha grave General Barbosa.
13 - TOQUE E EXÓRDIO DE OFICIAL SUPERIOR COMANDANTE DE OM - Marcha A Granadeira.
14 - TOQUE E MARCHA BATIDA DE PRESIDENTE DA REPÚBLICA - Marcha Batida completa.
15 - TOQUE E MARCHA BATIDA DE VICE-PRESIDENTE DA REPÚBLICA - 12 últimos compassos da Marcha Batida.
16 - TOQUE E MARCHA BATIDA DE MINISTRO DA DEFESA - 12 últimos compassos da marcha Batida
17 - TOQUE E MARCHA BATIDA DE COMANDANTE DO EXÉRCITO - 12 últimos compassos da marcha Batida.
18 - TOQUE E MARCHA BATIDA DE COMANDANTE DA MARINHA - 12 últimos compassos da Marcha Batida.
19 - TOQUE E MARCHA BATIDA DE COMANDANTE DA AERONÁUTICA - 12 últimos compassos da Marcha Batida.
20 - TOQUE E MARCHA BATIDA DE GENERAL DE EXÉRCITO - 12 últimos compassos da Marcha Batida.
21 - TOQUE E MARCHA BATIDA DE MINISTRO DE ESTADO OU GOVERNADOR - 12 últimos compassos da Marcha Batida.
22 - TOQUE E MARCHA BATIDA DE GENERAL DE DIVISÃO - 8 primeiros compassos da Marcha Batida.
23 - TOQUE E MARCHA BATIDA DE GENERAL DE BRIGADA - 4 últimos compassos da Marcha Batida.
Os exórdios e marchas batidas correspondentes a Oficiais Generais apresentados na gravação referem-se a militares sem comando. Para identificá-los, acrescenta-se o toque de comandante – mi-dó-SOL-dó-mi-dó-Sol – e o toque indicativo da OM comandada.
Para a consecução deste projeto, contei com a inestimável colaboração da Banda de Corneteiros do BGP - Batalhão da Guarda Presidencial e da Banda de Música do BPEB - Batalhão de Polícia do Exército de Brasília.
Ouçam-nos e façam o download, clicando neste link:
https://www.4shared.com/account/home.jsp#dir=ghkLTaOk
66 HINOS E CANÇÕES MILITARES - PARA OUVIR:
CLIQUE NESTE LINHK PARA OUVIR:
111 DOBRADOS INSTRUMENTAIS EXTRAÍDOS DE DISCOS DE 78 RPM PARA OUVIR
CLIQUE NESTE LINK:
361 DOBRADOS INSTRUMENTAIS - PARA OUVIR
A última palavra de cada linha indica o CD onde o dobrado se encontra arquivada.
CLIQUE AQUI:
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PALAVRA DO EDITOR:
Dobrado Júlio Barata, a pedido, em youtube
HINO NACIONAL BRASILEIRO - INSTRUMENTAL
Composição Francisco Manuel da Silva
HINO NACIONAL BRASILEIRO - PARA CONTINÊNCIA
Composição de Francisco Manuel da Silva
HINO NACIONAL BRASILEIRO - VOCALIZADO
Composição de Francisco Manuel da Silva e Joaquim Osório Duque Estrada
SARGENTO VAVÁ E A MARCHA DA GUARDA EM REVISTA
Raimundo Floriano
Sargento Vavá condecorado
Em qualquer país do mundo, nas solenidades presidenciais ou no recebimento de credenciais de embaixadores, é executada uma solene melodia quando a autoridade passa em revista a Guarda de Honra. O Brasil, durante muitos anos, valeu-se da Marcha da Guarda Presidencial, ou Marcha dos Cônsules, composição do Francês J. Furgeot, que nunca foi oficializada. Ouçamos seu áudio:
Marcha da Guarda Presidencial - Marcha dos Cônsules
Nos anos 1980, por determinação de Autoridade do Poder Executivo, a Marcha da Guarda em Revista, composição do Sargento Músico Osvaldo Pinto Barboza, o Sargento Vavá, servindo, à época, no BGP - Batalhão da Guarda Presidencial, foi introduzida de modo informal. Não há documento que, de modo expresso, determine que ela é a peça a ser tocada nas solenidades presidenciais. Ouçamo-la, com áudio e vídeo, na posse do Presidente Jair Bolsonaro:
(Posse de Bolsonaro)
Marcha da Guarda em Revista (áudio)
Neste link, pode-se ver seu arranjo para Banda de Música, gentileza do Sargento Vavá:
Agradecendo a especial deferência de Wagner Palmeira Barboza, filho do Sargento Vavá, apresento-lhes o resumo da rica biografia desse nobre militar, que muito dignificou seu papel em prol do Exército Brasileiro e de nosso amado Brasil.
Nasceu OSVALDO PINTO BARBOZA, na cidade de Mulungu, região do Brejo Paraibano, a 21 de agosto de 1933, do casamento de José Barboza e Amália Ferreira Pinto. Casou-se com Risomar Palmeira Barbosa, donde surgiram dois filhos: Osvaldo Pinto Barboza Junior e Wagner Palmeira Barboza.
Vavá com mulher e filhos
A sua trajetória musical foi marcada pela influência dos maestros João Arthur, José da Justa, Anderson Nunes Sales e, na música erudita, Claudio Santoro, com os quais iniciou seus conhecimentos técnicos musicais que, aliados a seus dons, o transformaram no exímio maestro que foi, no primoroso instrumento de cornetim e lira, no consagrado arranjador e também compositor de variado estilo.
Conhecido no mundo artístico como Maestro Vavá, iniciou sua vida profissional na cidade de Mamanguape (PB), quando o seu interesse foi despertado e canalizado para a música bandística.
Como maestro, esteve sob a sua batuta a Orquestra Tabajara de João Pessoa e posteriormente, transferindo-se para Fortaleza – CE, passou a reger a Orquestra Iracema da Rádio Iracema e a Orquestra da Rádio Cearense, oportunidade em que obteve o título de melhor maestro, no ano de 1958, concedido pela Revista Folha do Rádio, do Ceará.
Orquestra Tabajara, de João Pessoa - Revista Folha do Rádio
A 5 de maio de 1960, em virtude de aprovação em concurso público, foi incluído nas fileiras do Exército Brasileiro, inicialmente no 15º Regimento de Infantaria, sediado em João Pessoa (PB), na graduação de Cabo Músico, e classificado na 6ª Companhia de Guarda, tropa pioneira do verde-oliva na Capital Federal, embrião do BGP e do BPEB, na qual se apresentou pronto para o serviço no dia 17 de maio do mesmo ano.
Fixando residência em Brasília, sua aptidão musical logo o colocou numa posição de destaque, salientando-se dentre os demais, chegando a funcionar, por algumas ocasiões, como regente, no cerimonial do Palácio do Planalto e a tocar na Orquestra da TV Nacional de Brasília. Foi também um inovador, fundando a Orquestra de Jazz, no Batalhão da Guarda Presidencial, hoje extinta.
Dedicando-se exclusivamente à música, ocupa um lugar relevante no cenário musical do Brasil, não só como maestro de Banda de Música, mas especialmente, como perito arranjador para grupos Vocais, Orquestras e Bandas de Música. Como tal, participou do 1º Festival Brasileiro de Música Evangélica (FEBRANE) na cidade de Brasília em 1975, do Festival de Música do Colégio Objetivo, em 1983 e de quatro Long Plays, patrocinados pela Federação Nacional de Associações Atléticas Banco do Brasil (FENAB), no período de 1981 a 1983. O trabalho de gravação foi realizado na cidade de São Paulo. Fez arranjo para banda do Hino Centenário da Abolição da Escravatura, música de Domingos de Azevedo Ribeiro.
Em sua carreira militar, chegou a 1º Sargento Músico, no Batalhão da Guarda Presidencial, em Brasília, onde serviu no período de 1960 a 1983, ano em que se reformou. Integrou a Banda de Rio Tinto e da cidade de Sapé, ambas na Paraíba.
Existiu, nesta personalidade musical, o lado do compositor que, com versátil criatividade, atinge a todos os gostos musicais, sendo suas músicas classificadas por várias vezes no Concurso de Frevança na cidade de Recife – PE.
Maestro Vavá prestou sua valorosa colaboração ao Centro de Documentação e Pesquisa Musical José Siqueira e é autor da música do Hino Oficial deste Núcleo Musical. É membro da Academia Paraibana de Música, onde ocupa a Cadeira de nº 12, que tem como Patrono José Rodrigues Correia Lima, este autor de numerosas composições eruditas, sacras e bandísticas.
Entre suas produções os frevos: Frevo do Neneco, Riso no Frevo e Mata o Véio. As valsas: Lágrima de Mazinha e Quando Sofre Um Coração (1ª composição aos 14 anos de idade) e as criações que lhe caracterizam mais fortemente, os dobrados. Entre eles o General Ademar da Costa Machado, Cel. Negrão, Cel. Dinamar, Canção da 6ª Companhia de Comunicação e Canção do 3º Esquadrão de Cavalaria Mecanizada, aprovadas pelo Centro de Documentação do Exército.
No dia 13 de setembro de 2019, o Maestro Vavá se encantou, aos 86 anos de idade, deixando esposa, dois filhos e quatro netos.
Em seu tempo de atividade na caserna, cultivou especial amizade com o hoje Capitão Músico Luiz Pereira Lima, hoje reformado.
Lima, Vavá e Comandante do BGP
Durante sua merecida inatividade funcional, Vavá não parou de produzir, compondo e gravando, num teclado, sem grandes recursos tecnológicos, suas criações e de outros compositores nacionais, resultando disso 24 CDs, num total de 264 peças, cujas cópias enviou para seu amigo Lima, fiel depositário desse precioso acervo musical.
Numa gentileza do Capitão Lima, que me disponibilizou todo esse cabedal fonográfico, escolhi 10 títulos como pequena amostra do talento criativo do Maestro Vavá, meu amigo desde o início do ano de 1961, quando nos conhecemos aqui em Brasília:
1 - Adagio - Minueto
2 - Divagando - Samba-canção
3 - Dois Boleros - Bolero
4 - Maranguape - Foxe
5 - Meu Trompete - Marcha-rancho
6 - Minha Valsa - Valsa
7 - Rachid - Canção
8 - Riso no Frevo - Frevo de rua
9 - Saudade do BGP - Dobrado
10 - Um Chorinho Para Yann - Choro
EXÓRDIOS
Raimundo Floriano
Símbolos do Exército, da Marinha e da Aeronáutica
Guarda do Quartel e Guarda de Honra
A palavra exórdio tem o significado amplo de começo, prefácio, introdução. Militarmente, é o toque de banda de música, corneta ou clarim usado para anunciar a chegada, a saída ou a presença de uma autoridade, não só em uma Organização Militar, como também por ocasião de sua aproximação de uma tropa.
O exórdio só é tocado para anunciar a chegada ou saída de uma autoridade quando o comandante da OM visitada for de posto inferior ao seu.
Na recepção do Presidente da República pela Guarda de Honra, será dado o toque e corneta correspondente seguido da execução de todo Hino Nacional. Na recepção pela Guarda do Quartel e na sua chegada ao local da solenidade, após o toque, será executada a introdução mais a coda – acordes finais – do Hino Nacional.
Na recepção às demais autoridades, após o toque indicativo do posto e/ou função da autoridade, dado pelo corneteiro, a Banda de Música ou Fanfarra executará os exórdios conforme a relação abaixo:
01 - TOQUE E EXÓRDIO DE PRESIDENTE DA REPÚBLICA - RECEPÇÃO PELA GUARDA DE HONRA - Todo o Hino Nacional.
02 - TOQUE E EXÓRDIO DE PRESIDENTE DA REPÚBLICA - RECEPÇÃO PELA GUARDA DO QUARTEL - Introdução do Hino Nacional mais a coda – final.
03 - TOQUE E EXÓRDIO DE VICE-PRESIDENTE DA REPÚBLICA - Os 12 compassos da marcha grave General Barbosa.
04 - TOQUE E EXÓRDIO DE MINISTRO DA DEFESA - Os 12 compassos da marcha grave General Barbosa.
05 - TOQUE E EXÓRDIO DE PATRONO - Composição especial para o Patrono.
06 - TOQUE E EXÓRDIO DE COMANDANTE DO EXÉRCITO - Os 12 compassos da marcha grave General Barbosa.
07 - TOQUE E EXÓRDIO DE COMANDANTE DA MARINHA - Os 12 compassos da marcha grave General Barbosa.
08 - TOQUE E EXÓRDIO DE COMANDANTE DA AERONÁUTICA - Os 12 compassos da marcha grave General Barbosa.
09 - TOQUE E EXÓRDIO DE GENERAL DE EXÉRCITO - Os 12 compassos da marcha grave General Barbosa.
10 - TOQUE E EXÓRDIO DE MINISTRO DE ESTADO OU GOVERNADOR - Os 12 compassos da marcha grave General Barbosa.
11 - TOQUE E EXÓRDIO DE GENERAL DE DIVISÃO - Os 8 compassos da marcha grave General Barbosa.
12 - TOQUE E EXÓRDIO DE GENERAL DE BRIGADA - Os 4 compassos da marcha grave General Barbosa.
13 - TOQUE E EXÓRDIO DE OFICIAL SUPERIOR COMANDANTE DE OM - Marcha A Granadeira.
14 - TOQUE E MARCHA BATIDA DE PRESIDENTE DA REPÚBLICA - Marcha Batida completa.
15 - TOQUE E MARCHA BATIDA DE VICE-PRESIDENTE DA REPÚBLICA - 12 últimos compassos da Marcha Batida.
16 - TOQUE E MARCHA BATIDA DE MINISTRO DA DEFESA - 12 últimos compassos da marcha Batida
17 - TOQUE E MARCHA BATIDA DE COMANDANTE DO EXÉRCITO - 12 últimos compassos da marcha Batida.
18 - TOQUE E MARCHA BATIDA DE COMANDANTE DA MARINHA - 12 últimos compassos da Marcha Batida.
19 - TOQUE E MARCHA BATIDA DE COMANDANTE DA AERONÁUTICA - 12 últimos compassos da Marcha Batida.
20 - TOQUE E MARCHA BATIDA DE GENERAL DE EXÉRCITO - 12 últimos compassos da Marcha Batida.
21 - TOQUE E MARCHA BATIDA DE MINISTRO DE ESTADO OU GOVERNADOR - 12 últimos compassos da Marcha Batida.
22 - TOQUE E MARCHA BATIDA DE GENERAL DE DIVISÃO - 8 primeiros compassos da Marcha Batida.
23 - TOQUE E MARCHA BATIDA DE GENERAL DE BRIGADA - 4 últimos compassos da Marcha Batida.
Os exórdios e marchas batidas correspondentes a Oficiais Generais apresentados na gravação referem-se a militares sem comando. Para identificá-los, acrescenta-se o toque de comandante – mi-dó-SOL-dó-mi-dó-Sol – e o toque indicativo da OM comandada.
Para a consecução deste projeto, contei com a inestimável colaboração da Banda de Corneteiros do BGP - Batalhão da Guarda Presidencial e da Banda de Música do BPEB - Batalhão de Polícia do Exército de Brasília.
Ouçam-nos e façam o download, clicando neste link:
http://www.4shared.com/account/home.jsp#dir=ghkLTaOk
Para finalizar, aqui vão as partituras da Marcha Grave General Barbosa e da Marcha Batida, com os respectivos áudios.
Marcha Grave General Barbosa - Partitura simples
Marcha Batida
Áudio da Marcha Grave General Barbosa:
Áudio da Marcha Batida:
Os exórdios e marchas batidas correspondentes a Oficiais Generais apresentados na gravação referem-se a militares sem comando. Para identificá-los, acrescenta-se o toque de comandante – mi-dó-SOL-dó-mi-dó-Sol – e o toque indicativo da OM comandada.
Para a consecução deste projeto, contei com a inestimável colaboração da Banda de Corneteiros do BGP - Batalhão da Guarda Presidencial e da Banda de Música do BPEB - Batalhão de Polícia do Exército de Brasília.
Ouçam-nos e façam o download, clicando neste link: