Brasília, Cidade Céu, canção de Cid Magalhães, gravação com Glória Maria, cantora brasliense:
Brasília, Capital da Esperança, canção de Simão Neto e Capitão Furtado, gravação com Banda nã identificada:
Bandeirantes do Ar, canção militar, autor edesconhecido e Banda não identificada:
Alferes Gastão, dobrado de Autor Desconhecido, com a Banda de Música da Força Pública do Estado de São Paulo:
Alexandre Veloso, dobrado de A. R. de Jesus, com a Banda de Música do Corpo de Fuzileiros Navais:
Adelmar Vidal, dobrado de Pedro Salgado, com a Banda da Gurda Civil de São Paulo:
Alah, dobrado de Estavam Moura, gravação com a Lyra 8 de Setembro, Bahia:
Agenor Sales, dobrado de Joaquim Pereira de Oliveira, gravação com a Banda de Música da 15ª BIM:
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Deusamar Santos
Balsas Querida, marcha de Augusto Braúna, gravação de Deusamar Santos:
Adeus, Calafate, dobrado de J. Nascimento, com a Banda de Música do Corpo de Fuzileiros Navais:
Avante, Camaradas, canção militar de Antônio Manuel do Espírito Santo e Aurélio de Lyra Tavares, gravação com a Banda de Música do 12º Batalhão de Infantaria:
Adeus à Pátria, dobrado de Pedro de Toledo, gravação com a Banda de Música de Barra do Piraí:
Adalgisa Lopes, dobrado de Ariston Custódio, gravação com a Banda de Música do Comando Militar do Nordeste:
Aço Verde, dobrado de Heráclito Paraguaçu Guerreiro, com a Filarmônica Tepsicore da Bahia:
Aces High, dobrado de Goodwin, com Banda de Música Inglesa não identificada:
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Arma de Heróis, canção militar, autor desconhecido, gravação com a Banda de Música do BGP:
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Academia Militar, dobrado de Joaquim Pereira de Oliveira, com a Banda de Música da 15ª BIM:
Abolição, dobrado de Radanés Gnatalli, com a Banda de Música do BGP - Batalhão da Guarda Presidencial:
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Amor a São Paulo, canção militar de Antônio Maria e Vinícius de Moraes, na voz de Aracy de Almeida:
Adeus, Escola Querida, canção militar de Antônio Manuel do Espírito Santo e Júlio Monteiro, com a Banda de Música do Corpo de Fuzileiros Navais:
A Conquista do Paraíso, de Vangelis, com a Banda do BGP - Batalhão da Gaurda Presidencial
A Charanga do Matias, dobrado de Manoel Macedo, com Manoel Macedo e Sua Banda
Hino do Aviador, de João Nascimento e Armando Serra Menezes, com a Banda de Música da Base Aérea de Brasília.
VERSÃO INSTRUMENTAL
VERSÃO VOCALIZADA
Canção do Exército – Capitão Caçulo –, de Teófilo Magalhães e Alberto Augusto Martins, com a Banda de Música da EsSA - Escola de Sargentos das Armas
VERSÃO INSTRUMENTAL
VERSÃO VOCALIZADA
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Dobrado Bombardeio da Bahia, de Antônio Manuel do Espírito Santo,
com a Oficina de Frevos e Dobrados de Slvador,
sob a regência do Mestro Fred Dantas:
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DIA DO MARINHEIRO
Raimundo Floriano
Hoje, 13 de dezembro é o Dia do Marinheiro. Por esse motivo, aqui vai minha singela homenagem.
Cisne Branco (Canção do Marinheiro), de Antônio Manuel do Espírito Santo, instrumental, com a Banda do Corpo de Fuzileiros Navais:
Cisne Branco (Canção do Marinheiro), de Antônio Manuel do Espírito Santo e Benedito Xavier de Macedo, vocalizado, com a Banda do Corpo de Fuzileiros Navais:
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Batista de Melo, o dobrado mais lindo do mundo, com a Banda de Música da EsSa - Escola de Sargentos das Armas
Autor: Mathias de Almeida
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Amigos,
Sei que a explicação para muitos é desnecessária, mas para quem ainda não sabe ou não lembra, esta é uma marcha militar, composta na Prússia em 1889, chama-se "Alte Kameraden" cuja tradução significa "Velhos Camaradas". É tradicionalmente utilizada nas bandas das universidades americanas e europeias e também nas Academias Militares e Forças Armadas de todo o mundo.
É uma pérola de execução, de fazer arrepiar.
No final do vídeo, o maestro André Rieu explica - em alemão - que convocou os músicos de sopro da cidade para participarem da peça, imaginando que apareceriam uns 50, no entanto, se apresentaram 400.
Vale a pena relaxar e aumentar o volume.
ELIEZER SETTON E OS HINOS À PAISANA
Raimundo Floriano
Eliezer Setton no palco
Pronuncia-se Eliezér Settón, rimando com Simón!
Essa cabra anda dizendo por aí, em todo o lugar, que é meu amigo. E, de tanto repetir, eu vou acabar acreditando. Amigo, muitas vezes, é aquele que assim se considera, como esse índio velho tá fazendo.
Conheci-o na Academia Passa Disco da Música Nordestina, na festa de minha posse na Cadeira nº 10, tendo como patrona a cantora Elba Ramalho.
Estava eu já de saída, quando ele se aproximou e, sem se apresentar, me perguntou sobre alguma música da qual, devido à minha quase total surdez, não entendi o nome. Pensei: viche! Taí mais um roqueiro querendo perturbar. Eu disse roqueiro e repito, roqueiro mesmo desses metaleiros barbudos, muito responsáveis pelo meu atual estágio de moucura. Para livrar-me ligeirinho, falei-lhe, tirando o corpo fora: não conheço a música! Sou forte mesmo é em Carnaval Antigo, Forró, Velha Guarda e Música Militar. Quando acabei de falar, o sujeito se avermelhou, se isso é possível para um coradão do tipo dele, e me interrogou com ênfase:
– Militar! Você disse militar!
Ponto, tô preso! Foi só o que pensei!
Sustentei a palavra. E ele, para me testar jogou por cima de mim um imenso questionário oral sobre os compositores da música castrense. Começou com Antônio Manuel do Espírito Santo, autor de Avante Camaradas, Bombardeio da Bahia e Cisne Branco, e foi em frente, citando títulos e mais títulos. A certificar-se do meu conhecimento sobre o assunto, falou-me do seu projeto de lançar um CD com o título Hinos à Paisana, interpretando as principais peças oficiais com uma nova roupagem, fazendo-as mais palatáveis aos ouvidos do público em geral. Quase não me deixou ir embora.
Daí, surgiu essa propalada amizade, da qual muito envaideço.
Como tenho dito e espalhado, naquela festa conheci a nata da cultura musical nordestina. Não só de Pernambuco, mas de todo o cenário forrozeiro do Brasil. Eliezer, por exemplo, é de Maceió.
Vim-me embora achando que tudo nele era só papo-furado. Porém, logo fiquei com cara de tacho. Ele é um grande pesquisador, produtor, compositor e agitador cultura, o que só comecei a saber depois de ouvir o CD Balaio de Amor, que Elba lançara na minha posse, onde consta uma bela composição sua, o xote romântico D’Estar.
As surpresas não pararam de avolumar-se. Ontem, ele lançou aqui no JBF sua linda composição Natal Nordestino! Arrasou! Vi no YouTube a interpretação por um coral de jovens, com cada lapa de mulher arretada, dessas morenas tesudas, com marca de biquíni nas partes descobertas!
Agora, para comprovar o que anda dizendo, recebi dele a promessa de vir ao meu Palácio Cardinalício, para conhecer minhas coleções e também para presentear-me com o Hinos à Paisana. Na ocasião, pretendo admiti-lo como Padre no disputadíssimo Clero Sertanejo, caso ele assim o aceite.
O futuro Padre e o Cardeal
Promessa é dívida, seu Eliezer! Tô esperando!
Bom, aparecer aqui, ele nunca apareceu mesmo. Isso fisicamente, porque, ainda em 2009, coma realização de seu ambicioso e patriótico projeto, ele me enviou um exempla do CD Hinos à Paisana, cujas capar e contracapas lhes mostro:
Além de apresentar nossos hinos oficiais de uma forma bem palatável desertando nos jovens a vontade de entoá-los e reverenciar nossos símbolos mais legítimos, apresenta-nos o Hino Nacional Brasileiro, com introdução cantada que, embora não oficializada, é uma curiosidade cuja perspicácia do Eliezer foi buscá-la no fundo do baú do esquecimento. Eis sua letra:
Para que vocês guardem essa “novidade” de cor, aqui vai o áudio completo, a bela interpretação do Eliezer:
Hino Nacional Brasileiro, música de Francisco Manoel da Silva, letra de Osório Duque Estrada e introdução de Américo de Moura Marcondes de Andrade:
MÚSICA MILITAR: DOBRADOS, CANÇÕES E EXÓRDIOS
Raimundo Floriano
Símbolos do Exército, da Marinha e da Aeronáutica
A Música Militar é um gênero que congrega aficionados do mundo inteiro, os quais interagem na troca de arquivos sonoros e informações, hoje com a utilização dessa grande ferramenta que é a Internet. Esse compartilhamento refere-se também a partituras e arranjos.
No Brasil, existem grandes colecionadores, além de mim, possuidor do maior acervo em CDs: Albérico Andrade, em Natal (RN), Denize Dalla Rosa, em Curitiba (PR), Antônio Gomes Sales, em Caraúbas (RN), Cléber Olímpio, em São Paulo (SP), e outros, hoje, após a extinção do Orkut, reunidos no Grupo Só Dobrados, do Facebook.
O Jornal da Besta Fubana, com seus mais de 50 mil acessos diários, tem sido minha grande vitrine, nesse trabalho de divulgação da Música Popular Brasileira. No item Música Militar, aqui concluí, na segunda-feira passada, dia 06.12.10, a postagem de uma pequena amostra de minha coleção, conforme relação abaixo.
01) 361 DOBRADOS INSTRUMENTAIS, com ótima qualidade sonora, apresentando os mais conhecidos e tocados de todos os tempos, bem como seus grandes compositores, brasileiros e internacionais, inclusive a Marcha da Guarda em Revista, última aquisição de meu acervo.
Ouçam-nos e façam o download, clicando neste link:
http://www.4shared.com/account/home.jsp#dir=isC3lDms
02) 111 DOBRADOS 78 RPM, com boa qualidade, grande parte das peças gravadas no início dos Anos 1900, a maioria a cargo da Casa Edison, pioneira na América Latina.
Ouçam-nos e façam o download, clicando neste link:
http://www.4shared.com/account/home.jsp#dir=QWjJFOah
03) 7 DOBRADOS NOVOS, adquiridos após a postagem das peças acima:
Comandante Bahia
Engenheiro Célio
Meu Universo
Padre Cícero
Santa Luz
São Paulo Quatrocentão
Tenente Raimundo Floriano
Três de Maio
Ouçam-nos e façam o download, clicando nesse link:
http://www.4shared.com/account/home.jsp#dir=-8Hfzx_0
04) 64 HINOS E CANÇÕES PATRIÓTICAS, compreendendo os 4 Hinos Oficiais e canções diversas.
Ouçam-nos e façam download, clicando neste link:
http://www.4shared.com/account/home.jsp#dir=-G7_zTNv
05) 23 EXÓRDIOS, os principais, que anunciam a chegada, a saída ou a presença de uma autoridade, não só em Organização Militar, como também por ocasião de sua aproximação de uma tropa, sobre os quais passarei a discorrer:
EXÓRDIOS
Guarda do Quartel e Guarda de Honra
A palavra exórdio tem o significado amplo de começo, prefácio, introdução. Militarmente, é o toque de banda de música, corneta ou clarim usado para anunciar a chegada, a saída ou a presença de uma autoridade, não só em uma Organização Militar, como também por ocasião de sua aproximação de uma tropa.
O exórdio só é tocado para anunciar a chegada ou saída de uma autoridade quando o comandante da OM visitada for de posto inferior ao seu.
Na recepção do Presidente da República pela Guarda de Honra, será dado o toque e corneta correspondente seguido da execução de todo Hino Nacional. Na recepção pela Guarda do Quartel e na sua chegada ao local da solenidade, após o toque, será executada a introdução mais a coda – acordes finais – do Hino Nacional.
Na recepção às demais autoridades, após o toque indicativo do posto e/ou função da autoridade, dado pelo corneteiro, a Banda de Música ou Fanfarra executará os exórdios conforme a relação abaixo:
01 - TOQUE E EXÓRDIO DE PRESIDENTE DA REPÚBLICA - RECEPÇÃO PELA GUARDA DE HONRA - Todo o Hino Nacional.
02 - TOQUE E EXÓRDIO DE PRESIDENTE DA REPÚBLICA - RECEPÇÃO PELA GUARDA DO QUARTEL - Introdução do Hino Nacional mais a coda – final.
03 - TOQUE E EXÓRDIO DE VICE-PRESIDENTE DA REPÚBLICA - Os 12 compassos da marcha grave General Barbosa.
04 - TOQUE E EXÓRDIO DE MINISTRO DA DEFESA - Os 12 compassos da marcha grave General Barbosa.
05 - TOQUE E EXÓRDIO DE PATRONO - Composição especial para o Patrono.
06 - TOQUE E EXÓRDIO DE COMANDANTE DO EXÉRCITO - Os 12 compassos da marcha grave General Barbosa.
07 - TOQUE E EXÓRDIO DE COMANDANTE DA MARINHA - Os 12 compassos da marcha grave General Barbosa.
08 - TOQUE E EXÓRDIO DE COMANDANTE DA AERONÁUTICA - Os 12 compassos da marcha grave General Barbosa.
09 - TOQUE E EXÓRDIO DE GENERAL DE EXÉRCITO - Os 12 compassos da marcha grave General Barbosa.
10 - TOQUE E EXÓRDIO DE MINISTRO DE ESTADO OU GOVERNADOR - Os 12 compassos da marcha grave General Barbosa.
11 - TOQUE E EXÓRDIO DE GENERAL DE DIVISÃO - Os 8 compassos da marcha grave General Barbosa.
12 - TOQUE E EXÓRDIO DE GENERAL DE BRIGADA - Os 4 compassos da marcha grave General Barbosa.
13 - TOQUE E EXÓRDIO DE OFICIAL SUPERIOR COMANDANTE DE OM - Marcha A Granadeira.
14 - TOQUE E MARCHA BATIDA DE PRESIDENTE DA REPÚBLICA - Marcha Batida completa.
15 - TOQUE E MARCHA BATIDA DE VICE-PRESIDENTE DA REPÚBLICA - 12 últimos compassos da Marcha Batida.
16 - TOQUE E MARCHA BATIDA DE MINISTRO DA DEFESA - 12 últimos compassos da marcha Batida
17 - TOQUE E MARCHA BATIDA DE COMANDANTE DO EXÉRCITO - 12 últimos compassos da marcha Batida.
18 - TOQUE E MARCHA BATIDA DE COMANDANTE DA MARINHA - 12 últimos compassos da Marcha Batida.
19 - TOQUE E MARCHA BATIDA DE COMANDANTE DA AERONÁUTICA - 12 últimos compassos da Marcha Batida.
20 - TOQUE E MARCHA BATIDA DE GENERAL DE EXÉRCITO - 12 últimos compassos da Marcha Batida.
21 - TOQUE E MARCHA BATIDA DE MINISTRO DE ESTADO OU GOVERNADOR - 12 últimos compassos da Marcha Batida.
22 - TOQUE E MARCHA BATIDA DE GENERAL DE DIVISÃO - 8 primeiros compassos da Marcha Batida.
23 - TOQUE E MARCHA BATIDA DE GENERAL DE BRIGADA - 4 últimos compassos da Marcha Batida.
Os exórdios e marchas batidas correspondentes a Oficiais Generais apresentados na gravação referem-se a militares sem comando. Para identificá-los, acrescenta-se o toque de comandante – mi-dó-SOL-dó-mi-dó-Sol – e o toque indicativo da OM comandada.
Para a consecução deste projeto, contei com a inestimável colaboração da Banda de Corneteiros do BGP - Batalhão da Guarda Presidencial e da Banda de Música do BPEB - Batalhão de Polícia do Exército de Brasília.
Ouçam-nos e façam o download, clicando neste link:
http://www.4shared.com/account/home.jsp#dir=ghkLTaOk
Para finalizar, aqui vão as partituras da Marcha Grave General Barbosa e da Marcha Batida, com os respectivos áudios.
Marcha Grave General Barbosa - Partitura simples
Marcha Batida
Áudio da Marcha Grave General Barbosa:
Áudio da Marcha Batida
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