Almanaque Raimundo Floriano
Fundado em 24.09.2016
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, dois genros e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Comentários Selecionados sábado, 16 de novembro de 2024

ROFESSOR JOCA RÊGO, O TELÚRICO

Comentário de leitores sobre a matéria em epígrafe, acessável clicando-se neste link:

https://raimundofloriano.com.br/views/Comentar_Post/professor-joca-rego-o-telurico-9sjcEOOijgbEck1dBSId

 

MÁRIO JACKSON RODRIGUES DE OLIVEIRA

Eu estudei no Educandário Coelho Neto na década de 60. Conheci muito bem os efeitos da PALMATÓRIA do cidadão Joca Rêgo. Hoje, moro no Rio de Janeiro e sinto saudades daquele tempo. Abraços a todos e fiquem com DEUS!

 

JEAN CARLO FERREIRA DA SILVA

Estudei no Educandário Coelho Neto, final dos anos 70, em sistema de interno. admirava o Professor Joca, demorei a me acostumar com o sistema de ensino, mas depois vi que tinha que seguir os moldes daquela instituição, me lembro bem da palmatória...kkkk

 

JOSÉ ARI DE BRITO MARINHO

Tive o prazer de conhecer o grande Professor; Joca Rêgo, nos anos de 1988 a 1990. Eu era vendedor de uma empresa, e o conheci em um restaurante de uma senhora viúva de um taxista de Balsas, e sempre quando eu chegava para almoçar o Professor já estava almoçando e sempre cordial me convidava para ser servido.

 

FRANCISCA TRINDADE E SILVA

Sinto muito orgulho de ter estudado no colégio Educandário Coelho Neto. Estudei de 1957 a 1961. Me faltam palavras para descrever o quanto aprendi. Para uma menina filha da empregada de cozinha do colégio, fui bem sucedida. O Educandário era uma Faculdade. Saí depois de cursar a quinta série primária. Fui para Brasília, fiz meu primeiro concurso público, passei em primeiro lugar. Trabalhei no Ministério da Fazenda. Dentro desse órgão, trabalhei na Receita Federal e na Procuradoria da Fazenda Nacional em Tocantins, onde me aposentei. Hoje, estou com 76 anos e uma mente brilhante, lembrando de toda essa trajetória. Sou grata a Deus e ao Professor Joca Rêgo. Encerro aqui, porque é muita história pra contar. Gratidão! Gratidão Sempre!

 

NEWLAND RODRIGUES RIBEIRO

Meus pais eram nascidos e criados em Dianópolis-Go, atualmente pertencente ao estado do Tocantins. Meu pai era telegrafista da Empresa de Aviação Cruzeiro do Sul em Dianópolis. Em 64, foi transferido para trabalhar em Balsas. Ao chegar em Balsas, no avião cargueiro da Cruzeiro do Sul, nossa família foi recebida festiva e carinhosamente pelo tio Joca, que era tio do meu pai, através das famílias Costa e Aires. Ficamos hospedados alguns dias no Educandário, enquanto achasse casa para alugar. Estudei 1 ano no Educandário. Quanto à famosa palmatória, tio Joca me aliviava da mesma. Moramos em Balsas por 1 ano, o qual me deixou boas recordações, apesar da minha pouca idade, na época, 7 a 8 anos de idade. Após 1 ano, meu pai foi transferido para Brasília. Meus pais já são falecidos e eu, meu irmão e minha irmã moramos em Brasília.

 

ROSIMAR RODRIGUES DE MIRANDA

O Prof. Joca deixou-me estudar no Educandário Coelho Neto, gratuitamente, todo o ginásio, de 1967 a 1970. Fui aluno muito aplicado, tendo sido repreendido apenas uma vez com um “croque” por lhe responder algo. Agradeço imensamente a ajuda dele. Fui para São Paulo em 1972, lá fiz três graduações (Administração, Contábeis e Direito). Consegui razoável sucesso e hoje moro em Florianópolis, a Europa brasileira, aposentado, só viajando pelo Brasil e exterior.

 

 


Comentários Selecionados segunda, 16 de setembro de 2024

LOURDINHA SE ENCANTOU: BALSENSE DA GEMA, MINHA PRIMA POR AFINIDADE, PARTIU PARA A MANSÃO CELESTIAL, DEIXANDO-NOS MUITA SAUDADE E TERNAS RECORDAÇÕES

Madre Superiora Teresa Cristina

 

Comentário da Madre Superiora Teresa Cristina sobre o tema em epígrafe, acessável clicando-se neste link:

 

https://raimundofloriano.com.br/views/Comentar_Post/lourdinha-se-encantou-balsense-da-gema-minha-prima-por-afinidade-partiu-para-a-mansao-celestial-deixando-nos-muita-saudade-e-ternas-recordacoes-jKHK6viYLKyXUgdXqkgl

 

Primo querido  Raimundo Floriano, contei a você sobre o “encantamento“ de Lourdes Santos e somente hoje consegui enviar meu carinho, minhas preces e meu abraço à família da prima querida. Você fez uma doce homenagem.
 
Li sobre a partida na publicação de Bernardino Silva e logo lhe comuniquei.
 
Escolhi Lucíola Santos para enviar meus sentimentos de pesar. E expresso também meus sentimentos de tristeza e agradecimento a toda a família e aos amigos de Lourdinha Balsense.
 
Cá está minha mensagem.
 
Lucíola, querida prima, meu abraço cheio de carinho e muitas preces a você e a todos os filhos netos, bisnetos, amigos e familiares de Lourdes, querida demais, Lourdinha….
 
Filha da irmã de minha avó Marica, Maria Ribeiro da Silva.
 
Você nem imagina o quão me fez bem conhecer Lourdes em 2015 e, em pouquíssimo tempo , ter em minha vida, em minha história, um conto real de alegria, amor, doçura, fé, afeto irrestrito ao marido, à sogra, a todos que a rodearam.
 
Custa-me escrever mensagem que seja, tamanha a tristeza de perder essa amizade especial, profunda, plena de confidências e doçuras ainda que permeadas por tristezas e saudades. 
 
À época, tive um problema no ombro direito e Lourdes me enviou um diário para ler, posto que não podia eu teclar com facilidade. E também fomos constantes no telefone.
 
Digo que, através desse diário, aprendi o que 100 anos não me ensinaria em fé e amor como o que senti ao ler, tatuado em minha memória para sempre. E muito além, como sua mãe soube catalisar uma união maravilhosa entre vocês e por onde passava.
 
A netinha que alfabetizava e nos contava das vaidades dela. A bisneta! Cada filho! Cada um espetacular ao seu olhar. Quantos “pôr de sóis" me enviou, sabendo que eu os colecionava no coração….
 
Agradeço a Deus por tanta conversa com Lourdes.
 
Conversas sobre a família mas, ah! O amor infinito pelo esposo! Que alegria e saudade!
 
Felicidade e fé na vida que seguia adiante.
 
Firme em Belém, mas com Balsas no coração.
 
Amigas, estudo com a tia freira! Quanta formação! Cristã! Fiel! Coerente! Autêntica!
 
Uma grande pessoa! Uma grande mulher.
 
Não tenho dúvidas de que convive com o Altíssimo e, ao lado de Nossa Senhora, intercede por nós.
 
Ela está no convívio dos eleitos.
 
Senhor, agradeço a amizade e o aprendizado de vida com sua mãe, minha prima, em conversas de amigas como se tivéssemos convivido por muitos anos.
 
Ter que apagar o número do celular que não mais atenderá carrega uma dor de saudade sem medida.
 
Escolhi você, Lucíola Santos, porque é o tema que mais me expressou a bondade de mãe, esposa, nora e tudo de melhor que Lourdes Santos trouxe à terra.
 
Recebam meu abraço e preces.

 

 

 

 


Comentários Selecionados quinta, 18 de julho de 2024

HINO DE BOM JESUS DA LAPA, SEU FESTEJO BALSENSE E SEU HINO (COMENTÁRIO DA LEITORA CONSTÂNCIA PAIXÃO MACHADO, DE JATOBAL, TOCANTINS)

HINO DE BOM JESUS DA LAPA, SEU FESTEJO BALSENSE E SEU HINO

 

COMENTÁRIO DA LEITORA CONSTÂNCIA PAIXÃO MACHADO, DE JATOBAL (TO), SOBRE A MATÉRIA EM EPÍGRAFE, ACESSÁVEL CLICANDO-SE NO LINK ABAIXO:

 

http://raimundofloriano.com.br/views/Comentar_Post/bom-jesus-da-lapa-seu-festejo-balsense-e-seu-hino-hnTdBVRqw5ER7jwo1dHd

 

Prezado, Administrador: RAIMUNDO FLORIANO

Nome: Constância Paixão Machado

 

Mensagem: Boa noite Sr. Raimundo Floriano,

 

Sou devota de Bom Jesus da Lapa e participo do Festejo de Bom Jesus da Lapa em JATOBAL (TO) que, neste ano, está na sua 14ª Edição.

 

Sempre desejei escrever sobre esta demonstração de FÉ ao Senhor Bom Jesus da Lapa e nunca foi possível.

 

Hoje, pesquisando os Hinos de Bom Jesus da Lapa, encontrei esse belíssimo trabalho que me deu INSPIRAÇÂO para realização do meu desejo.

 

Sou de Imperatriz e tenho contribuído na realização desde a 1ª Edição do Festejo. Agradeço o lindo Hino, que conheci e cantava nas celebrações mas não tinha a REFERÊNCIA.

Obrigada mais uma vez.


Comentários Selecionados segunda, 15 de janeiro de 2024

PROFESSOR JOCA RÊGO, O TELÚRICO

COMENTÁRIO DA LEITORA FRANCISCA TRINDADE E SILVA, RESIDENTE EM BRASÍLIA, SOBRE A MATÉRIA EM EPÍGRAFE, ACESSÁVEL CLICANDO-SE NESTE LINK:

https://raimundofloriano.com.br/views/Comentar_Post/professor-joca-rego-o-telurico-9sjcEOOijgbEck1dBSId

 

*********

 

Sinto muito orgulho de ter estudado no colégio Educandário Coelho Neto. Estudei de 1957 a 1961.

Me faltam palavras para descrever o quanto aprendi. Para uma menina filha da empregada de cozinha do colégio, fui bem-sucedida.

O Educandário era uma Faculdade. Saí depois de cursar a quinta série primária. Fui para Brasília, fiz meu primeiro concurso público passei em primeiro lugar.

Trabalhei no Ministério da Fazenda. Dentro desse órgão, trabalhei na Receita Federal e na Procuradoria da Fazenda Nacional, em Tocantins, onde me aposentei.

Hoje, estou com 76 anos com uma mente brilhante, lembrando de toda essa trajetória.

Sou grata a Deus e ao professor Joca Rego. Encerro aqui, porque é muita história pra contar.

Gratidão, Gratidão Sempre!

Francisca Trindade e Silva

 

 


Comentários Selecionados segunda, 20 de junho de 2022

2020: O ANO QUE NÃO EXISTIU (ARTIGO DO SACRISTÃO ANTÔNIO CARLOS DIB, COLUNISTA DO ALMANAQUE RAIMUNDO FLORIANO)

COMENTÁRIO DA MADRE SUPERIORA TERESA CRISTINA SOBRE A MATÉRIA EM EPÍGRRAFE, ACESSÁVEL CLICANDO-SE NESTE LINK:

http://raimundofloriano.com.br/views/Comentar_Post/2020-o-ano-que-nao-existiu-artigo-do-sacristao-antonio-carlos-dib-colunista-do-almanaque-raimundo-floriano-TFGOSKG0hBpw7LQXm0ft

 

Madre Superiora Teresa Cristina

 

Incrível, prezado Antônio Carlos Dib, como sua visão é mesmo de um otimismo só comparável a Cândido, de Voltaire. Pangloss e esse é o melhor dos mundos que podemos ter.

Não encarei a pandemia como uma oportunidade de crescimento, manifestações de solidariedade ou qualquer avanço. Ao contrário, um retrocesso do mundo que existiu e jamais o esqueceremos. Um ano de sofrimento e morte!

2020 que vergastou. Por tanta dor e morte ficamos é mais fracos. Talvez a humildade por nos sabermos pequenos demais e impotentes diante do inevitável. Já ouvi que o sofrimento faz o ser humano crescer e aprender. Discordo. Muito sofrimento nos deixa encolhidos de tanto medo.

Aprendemos foi desconfiança, insegurança, políticos com ares rompantes de cientistas e a manipular a população, até a mais culta, se aproveitando da fragilidade e desconhecimento que significou o vírus chinês. O mundo se submeteu à crueldade inerente de seres abjectos que, unidos a facções criminosas cujas quais devem pertencer, dominaram o cenário mundial. Calaram as vozes de quem sabia um pouco mais.

Pensarei sobre esse ano com tristeza e desprezo que o ser humano sofreu em insanas decisões inconstitucionais, em especial nosso Brasil. Quem deveria ser Supremo acabou por se tornar ínfimo em sua manifestação de poder. Poder como defesa de fracassos acumulados em suas vidas pessoais. Seres impotentes que tentaram e ainda tentam subjugar como forma de superar tanta inferioridade que carregam dentro de si.

Triste e doloroso ano de 2020/2021! De “lockdown”, de tira e põe a máscara; de carnaval em acordo com traficantes e “bicheiros“ e o abuso da característica do ser humano de não ser responsável por suas próprias decisões. Assim sendo, em acatar o que bestiais homens da capa preta, em conluio com governadores insanos, decidiam impunemente.

Obrigada por seus textos. Fazem refletir! Dialogamos através deles. Parabéns pelo seu modo de olhar a vida. Quem sabe qual é o melhor mundo? Abraços com admiração e estima. Teresa Cristina

 


Comentários Selecionados domingo, 29 de maio de 2022

BODAS DE DIAMANTE DE SALIMA E BERNARDINO

Madre Superiora Teresa Cristina

 

COMENTÁRIO DA MADRE SUPERIORA TERESA CRISTINA SOBRE A MATÉRIA EM EPÍGRAFE, QUE PODERA SER ACESSADA CLICANDO-SE NESTE LINK:

http://raimundofloriano.com.br/views/Comentar_Post/bodas-de-diamante-de-salima-e-bernardino-QUSxzXJIzPjz2J8COYuj

 

 

Parabéns, Bernardino e Salima, por tão bela e amorosa celebração. Deus e Nossa Senhora de Fátima continuem a derramar suas bênçãos no casal. Que maravilha!

Recebi o convite através do primo Antonio Carlos Dib, já muito contente com o casamento feliz de seus pais e à família constituída, alicerçada em valores e tantas virtudes. Minhas orações e que o amor seja mesmo a melhor companhia. 

Raimundo Floriano, meu primo, li o texto em seu Almanaque. Não perde notícia alguma e sabe mais do que o #cronista da Democracia escreveu sobre o namoro, o cupido e a Miss Goiás, sua mãe.

Tão bom o escritor que nem o Bruxo do Cosme Velho escapou ao mencionar a mão e a luva. É culto esse Sacristão ! 🥰🥰👏👏Adorei o namoro por telefone durante seis meses, precursores do nosso mundo virtual, bem como a pergunta a Afonso Celso !

 🥰🥰🥰Felicidades ao casal que você destacou em preciosas Bodas de Diamante!

 

Abraços 🌷🌷🙏🙏🌹


Comentários Selecionados sexta, 27 de maio de 2022

CAMPANHA DE COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES - NOVA BRASILÂNDIA D*OESTE (RO)

COMENTÁRIO DO PROFESSOR JOÃO MONTEIRO SOBRE A MATÉRIA EM EPÍGRAFE, QUE PODE SER ACESSADA CLIDANDO-SE NESTE LINK:

 

http://raimundofloriano.com.br/views/Comentar_Post/campanha-de-combate-ao-abuso-e-exploracao-sexual-de-criancas-e-adolescentes-nova-brasilandia-d-oeste-ro-yfMWp71Jmq1p7yIryYXP

 

Professor João Monteiro

 

 

O Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, prevê várias punições a quem abusa de crianças e de adolescentes.
 
Além de abuso e exploração sexuais, há outros vários crimes sendo praticados contra nossas crianças.
 
Espero que a Dra. Elba Albuquerque tenha êxito nessa empreitada, pois vai esbarrar numa muralha de criminosos.
 
Boa sorte pra todos os envolvidos.

 


Comentários Selecionados quinta, 26 de maio de 2022

CAMPANHA DE COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES - NOVA BRASILÂNDIA D*OESTE (RO)

Madre Superiora Teresa Cristina

 

COMENTÁRIO DA MADRE SUPERIORA TERESA CRISTINA SOBRE A MATÉRIA EM EPÍGRAFE, QUE PODERÁ SER ACESSADA CLICANDO-ES NESTE LINK:

http://raimundofloriano.com.br/views/Comentar_Post/campanha-de-combate-ao-abuso-e-exploracao-sexual-de-criancas-e-adolescentes-nova-brasilandia-d-oeste-ro-Un0QZsTXPgGg1k2yYPDN

 

 

Parabéns, primos queridos, Raimundo Floriano e MariaVeroni!

 

Elba, nossa menina Promotora de Justiça, honra a profissão! Abraça causas graves e sempre está ao lado dos que precisam de #justica. Minha admiração e respeito, Elba Albuquerque!

 

Assunto muito sério e que, mesmo com as denúncias que recebem, há muito de escondido e acobertado!! Uma porção de doentes a abusar mesmo das crianças. Sobre as penas a quem comete esse crime!!! Que sua voz chegue longe!

 

🌹Elba, além dos casos mais violentos, com morte ou machucados físicos e psíquicos, estupro da infância, há casos de molestar as crianças e delicadamente (abuso, óbvio!) que elas, enquanto não prontas em sua cognição, nem percebem, porque chegam a gostar do “prazer“ que experimentam

 

Ao crescerem e lembrarem com a razão o que sentiram e vivenciaram, como sofrem! Excelente suas palavras em fala inteligente e emocionada.

 

🌹Obrigada por todas as informações ao cidadão!!!! Parabéns pela coragem! Meu abraço amigo!! A doutora sabe que sou fã do trabalho que realiza. Mereço o selo de superfã. Beijos!

 

💚🇧🇷🙏🌹Teresa Cristina da Silva Néto


Comentários Selecionados terça, 18 de janeiro de 2022

PARTITURAS CARNAVALESCAS

COMENTÁRIO DO LEITOR DANILO SODRÉ SAMPAIO, SOBRE A MATÉRIA EM EPÍGRAFE, QUE PODERÁ SER ACESSADA CLICANDO-SE NESTE LINK

 

http://raimundofloriano.com.br/views/Colunista/17/1

 

Saudações a este herói, o Sr Raimundo Floriano. Parabéns por todo este trabalho de valorização da memória de nossa música, este trabalho que o senhor fez ao longo de sua vida não tem preço!!! Há tempos eu busco as partituras desse álbum de samba e choros para sax alto e trombone, eu tive o original dele que me foi dado por um músico aqui de minha cidade, Barra do Mendes - Ba, de nome Flause Sodré, que estudou trompete no Rio de Janeiro nos anos 60 e trouxe essa raridade de lá, entre outras peças, mas me pegaram emprestado e sumiram com a obra. Me sinto feliz de encontrar essas peças aqui em seu blog, digitalizadas e preservando a nossa memória musical. Que Deus o abençoe com muita saúde e disposição para o senhor continuar fazendo este trabalho maravilhoso. Parabéns, Sr Raimundo Floriano.

 

 


Comentários Selecionados quarta, 10 de novembro de 2021

CANÇÃO DE TODOS (POEMA DO FLUMINENSE RAUL DE LEÔNI)

COMENTÁRIO DA MADRE SUPERIORA TERESA CRISTINA SOBRE A MATÉRIA EM EPÍGRAFE, ACESSÁVEL CLICANDO-SE NO LINK ABAIXO:

 

http://raimundofloriano.com.br/views/Comentar_Post/cancao-de-todos-poema-do-fluminense-raul-de-leoni-Kps6OPTelGRLyjU3xU3Z

 

 

Madre Supriora Teresa Cristina

 

Fui apresentada à obra de Raul de Leoni em 1989, por um sábio e inteligente juiz, pai de uma amiga minha. Amigo das letras e sabendo reconhecer até aqueles poetas que não nos ensinam na Escola, nem mesmo em cursos acadêmicos de Literatura, trouxe-nos poemas. Gostei de seus versos! Que surpresa feliz encontrá-lo no Almanaque. Belíssimas construções de sonetos e poesias. Ideias sublimes em harmonia de pensamento; sonetos primorosos e profundos em filosofia, essência e abrangência do âmago do ser humano. Parabéns, Raimundo Floriano! Você sabe identificar o que de melhor há em versos e tantos temas que só nos fazem aprender cada vez mais. O Almanaque é excelente. Obrigada. Um abraço, meu primo.


Comentários Selecionados quinta, 18 de fevereiro de 2021

POESIA EM TEMPO DE PANDEMIA

COMENTÁRIO DA MADRE SUPEIRORA SOBRA A MATPERIA EM EPÍGRAFE, ACESSÁVEL CLICANDO-SE MESTE LINK:

http://www.raimundofloriano.com.br/views/Comentar_Post/poesia-em-tempo-de-pandemia-c3BFqSqIvH2vUroBsclZ

 

Madre Supriora Teresa Cristina

 

Primo Raimundo, surpreendente! Emocionante!

 

Até suas bolhas simétricas nos dedos, em competição de tamanhos, inspiram versos! Você atrai, Raio Mundo “veronis”, a cultura, a inteligência, o saber e a atenção de quem passa por seus caminhos.

 

É um “ visgo”. Imagino o quanto fez brincadeira das bolhas poéticas, apesar do medo danado de tudo que é estranho e desconhecido em nosso corpo.

 

O competente Enfermeiro-Podólogo-Podiatra foi contagiado (eita termo temeroso!) pela história, pela cultura, pela vontade de saber, pelo amor ao conhecimento e a pesquisa que moram em sua casa e em sua conversa.

 

Parabéns, Ricardo Lima! Que inspiração! Que competência! Que alegre humor nestes tempos tão incertos e difíceis. Obrigada por conhecer os intelectuais que andam soltos pelos caminhos dessa vida e acabam, muitos, por fazerem parada na casa de Raimundo Floriano.

 

E não é que deu até rima a poesia e a ceifeira pandemia ? Abraços e meus cumprimentos. Primo Raimundo Floriano, você é demais ! 🌷 Teresa Cristina

 


Comentários Selecionados quinta, 07 de janeiro de 2021

HOJE É DIA DE SANTO REIS

COMENTÁRIO DA MADRE SUPERIORA TERESA CRISTINA, COLUNISTA DO ALMANAQUE RAIMUNDO FLORIANO,

SOBRE A MATÉRIA EM EPÍGRAFE, ACESSÁVEL CLICANDO-SE NESTE LINK:

http://www.raimundofloriano.com.br/views/Comentar_Post/hoje-e-dia-de-santo-reis-kNO9ET4bo9VdmVjMVGQv

 

Madre Superiora Teresa Cristina

 

Querido primo Raimundo Floriano, cá estou a participar dos festejos de Reis em nossa Santo Antônio do Balsas.

A tradição não pode se ir ou nos perdemos sem esta identidade. Benfazejas lembranças de canções e histórias tais vivas e vividas por sua memória e as memórias ajudantes e preciosas de nossas queridas primas. Fiquei emocionada com as cantigas e letras entoadas no dia!

“A diferença consistia no fato de que, enquanto nos Reis do Velho Andrelino e do Antõe Velho os brincantes provinham de faixas mais desapercebidas e carentes da periferia, o Reis da Dona Antônia compunha-se de moças e meninas da fina flor da elite balsense. Esvaíram-se no decorrer do tempo as canções desse Reis. Seu formato era uma combinação de Auto de Natal, pois contava até com soldados romanos, e Pastoril, tendo, inclusive, uma Velha em seu elenco”

Se não levamos ouro, incenso e mirra, levamos o amor e a devoção que o nascimento do Menino sempre nos traz. Buscamos a Estrela a seguir.

Obrigada ! Quero ser integrante dessas lembranças e viver os festejos e as visitas de nosso Jesus Cristo que nasce e vive (deveria viver) a brincar, reinar e nos ensinar a fazer o Bem. Teresa Cristina

 

 


Comentários Selecionados sexta, 11 de dezembro de 2020

ENTREVISTA DA PROMOTORA DE JUSTIÇA ELBA SOUZA DE ALBUQUERQUE E SILVA CHIAPPETTA À RÁDIO VERDE AMAZÔNIA, DE ARIQUEMES, RONDÔNIA

COMENTÁRIO DA MADRE SUPERIORA TERESA CRISTINA SOBRE A MATÉRIA EM EPÍGRAFE,

ACESSÁVEL CLICANDO-SE NESTE LINK:

http://www.raimundofloriano.com.br/views/Comentar_Post/entrevista-da-promotora-de-justica-elba-souza-de-albuquerque-e-silva-chiappetta-a-radio-verde-amazonia-de-ariquemes-rondonia-ygIY98I0zCyPjTAJ3YGv

 

Madre Superiora Teresa Cristina

 

 

Doutora Elba, ainda não havia ouvido os seus comentários com voz e ao vivo. Logo ao início da entrevista, com elegância e uma educada maneira, já enviou a quem a entrevistava a pronúncia de seu nome. Chiappetta é o nome de meu marido. De origem italiana, se pronuncia o Chi, som de Qui. E continuemos.

 

Ocupar duas promotorias e enfrentar desafios enormes, incluindo queimada, desmatamento; saúde; monitorar a equipe nem sempre presencialmente, mas atenta e disponível: onde houver internet, o trabalho pode dar sequência.

 

Bem conduzida a entrevista, percebemos o respeito e admiração que Rondônia já dispensa a você. Uma simpatia manifesta na voz da interlocutora, fazendo referência às entradas suas, com destaque e eficiência, nas atuações do Ministério Público. Percebi uma autoridade que, embora simpática, não brinca de Promotora.

 

As tarefas precisam ser cumpridas por quem você lidera. Que ótima oratória e culto português! Bela pronúncia, além da clareza em explicar ao que lhe era perguntado. Não fugiu do foco. Parabéns! “ O MP me escolheu, assim como Rondônia, ao que sou muito grata.”

 

Elba Albuquerque Chiappetta, não apenas sua competência e determinação nos estudos, para alcançar seu objetivo, mas seu entusiasmo e sua vontade mesmo de fazer valer a justiça e a ordem. Que desenvoltura durante a entrevista! Gostaríamos de mais jovens Elbas a fazer um Brasil decente. Em Ariquemes e tantas cidades que alcançam, pouco a pouco se estende para o Estado todo. Há de chegar o dia em que o Brasil falará do empenhado trabalho de doutora Elba Albuquerque Chiappetta!

 

Meu carinho e admiração. Já sou sua fã ! 🌷🌷 Teresa Cristina


Comentários Selecionados sábado, 05 de dezembro de 2020

CONSIDERAÇÕES INICIAIS SOBRE O CONSTITUCIONALISMO DURANTE E PÓS-PANDEMIA DA COVID-19 E O PAPEL DO MINISTÉRIO PÚBLICO - ARTIGO DA PROMOTORA DE JUSTIÇA ELBA SOUZA DE ALBUQUERQUE E SILVA CHIAPPETTA

 

COMENTÁRIO DA MADRE SUPERIORA TERESA CRISTINA SOBRE A MATÉRIA EM EPÍGRAFE,

ACESSÁVEL CLICANDO-SE NESTE LINK:

http://www.raimundofloriano.com.br/views/Comentar_Post/consideracoes-iniciais-sobre-o-constitucionalismo-durante-e-pos-pandemia-da-covid-19-e-o-papel-do-ministerio-publico-artigo-da-promotora-de-justica-elba-souza-de-albuquerque-e-silva-chiappetta-ih3ba6v

Madre Superiora Teresa Cristina

 

 

E, de repente, doutora Elba Albuquerque, tantas palavras se nos chegaram junto com o vírus iniciado na China; a pandemia tão temida que vem matando pessoas sem escolher idade ou país. Aquilo que nos era distante e quase surreal virou uma triste realidade.

 

A população mundial não estava preparada para o que as autoridades governamentais pouco deram importância ou não nos quiseram alertar. As pessoas morriam em qualquer idade. E continuam morrendo. Impuseram lockdown, stay home, não espalhe o vírus.... Muitas sentenças com desconhecimento do povo sobre o que se passava. (E o que se passa, além da morte, tão visível, do retorno da peste chinesa?)

 

Agradeço por seu tão competente e lúcido artigo. Parabéns! Penso que consegui entender, leiga total que sou no CONSTITUCIONALISMO DURANTE E PÓS-PANDEMIA BEM COMO O PAPEL DO MINISTÉRIO PÚBLICO.

 

Doutora, como gostaria de falar e aprender cada vez mais, um pouco à cada dia. Você menciona Direito Natural; Direito Positivo; Direito e Moral, sem precisar se estender longamente à Filosofia,  vez que moral, dignidade, justiça e equidade são direitos garantidos ao cidadão. Direito à saúde!!!!! Em um sistema tão desgastado e dilacerado ao longo dos anos, quantos aspectos significativos que precisávamos ler e aprender!

 

Que grande utopia se pudéssemos ter no Direito Natural, obrigado a se tornar Positivo, a ética, a moral e os valores ditos humanos! Quem disse, pobre povo, que teríamos um justo PODER DISCRICIONÁRIO conferido ao administrador público para, com parcimoniosa liberdade, adotar medidas que atendessem ao interesse público? Qual o quê! Livres, e a beirar a inconstitucionalidade, governos estaduais extrapolaram o limite democrático e, não permitindo a ação sozinha do Executivo, garantidas pela CF de 1988, brincaram com a saúde da população.

 

Legislativo e Judiciário se esbaldaram em ferir a Carta Magna. Quem sabe tantas mortes não pudessem ser evitadas ou, informações verdadeiras, sem temor ou dúvidas nãos destruíssem a sanidade do povo quase à proporção da contaminação pela Covid 19? Que Democracia é essa de, ao impedir a ação do Executivo, legisla por si só e, com conivência de outros órgãos , anula, sempre em prejuízo ao povo? Que Democracia é essa de ameaçar, amedrontar com vacinas sem Ciência e a dominar a população até com remédios comprovadamente não eficazes? Quantos lados díspares e invasores de salários dos funcionários públicos com alegações falsas? E se alguém ganha uma liminar e logo chega um juiz para anular essa concessão provisória?

 

Não sabia, doutora Elba Albuquerque, do poder e força legais que competem ao Ministério Público. Se uma ação popular for dirigida ao MP, não estaremos desamparados! MP por si só não agiria sem que movido e acionado pelo povo? Por uma pessoa ou mais? Quanta esperança no “Parquet “, o corpo de membros do Ministério Público! “ Local onde ficam os membros do ministério público fora das audiências”. E neste “ Petit Parc, quanto nós, povo, nos podemos sentir amparados.

 

Se eu, leiga total e assumida, tão bem pude aprender sobre Constitucionalidade e o Papel do Ministério Público, também, fora de pandemia, posso imaginar o que outros competentes colegas seus na área do Direito Positivo não puderam apreciar. Não foi à toa que escolheram seu artigo para a Revista Jurídica do MPRO. Obrigada, doutora, tão menina e de rara inteligência e domínio da lei, além do compromisso com a população. Ética, moral e dignidade: Justiça! Parabéns! Que belo mundo de jovens como você! Creio na sua digna e “ justa justiça “. Teresa Cistina

 


Comentários Selecionados quinta, 03 de dezembro de 2020

VIDA COTIDIANA EM TEMPOS DE PANDEMIA

COMENTÁRIO DA MADRE SUPERIORA TERESA CRISTINA, SOBRE

A MATÉRIA EM EPÍGRAFE, ACESSÁVEL CLICANDO-SE NESE LINK:

 

http://www.raimundofloriano.com.br/views/Comentar_Post/vida-cotidiana-em-tempos-de-pandemia-z3ymqRmlQI6JVoMt6Qs5

 

Madre Superiora Teresa Cristina

 

Pois acabo de ler um excelente texto sobre o cotidiano burguês em tempos de pandemia. Inteligente, sábio e dono de preciosas orientações para viver a clausura imposta. Tão visivelmente sereno, organizado mas sempre possível contornar e conviver, que quase cheguei a me contagiar pela alegria e esperança.

 

” Gaudium et Spes”! Uma didática perfeita, afinal, são múltiplas as opções. Paciência e muita Fé transmitem as tão bem elaboradas avaliações e reflexões . Imagine um atendimento médico “ maciço e massivo “ em um país de muitos brasis?!

 

Fique em casa! Terminada a saborosa leitura, senti que poderia fruir desta disciplina estóica e até me distrair do “ ferro do suplício “ cujo qual acompanho em outras moradas. Tratava-se , como apreciei! , apenas de um proceder nas regras da obediência ao desconhecido e no qual se fez lei , por medo e dúvida.

 

Meu entusiasmo durou pouco. Músicas, danças, interações familiares felizes, passatempos, brincadeiras, arrumações, lembrar dos menos favorecidos, mergulhar no admirável universo da espera confiante. Criar um novo “hobby” ou ler mais um pouco. Como me senti feliz. Estava com Cândido, o Otimista, até que acordei do sonho de Alice.

 

Logo, me recuperei e me transportei para o outro lado do muro onde o desemprego, a fome, o suicídio, o pânico, a depressão, o infarto, as perdas, as demissões e a necessidade são as constantes visitas. Nas portas da elite se teme apenas a peste chinesa. A vida segue seu rumo. Ou não?

 

A tristeza do afastamento dói profundo. Essas casas de livros, jogos de cartas, xadrez ou gamão, exercícios físicos pelo YouTube, a reza do terço e o contemplar de cada mistério, quase me parecem umas longas férias dentro de nossos lares ,ao lado dos familiares, em harmonia e divertimento. E não é isso.

 

Reconheço o mérito letrado e competente do autor da coluna, de um saber irretocável, de domínio das letras, da literatura, das leis e do bem viver. Soube imprimir uma realidade mais amena. Adentrou até nas veredas do sertão e encontrou Riobaldo a questionar a vida. Ainda que não se precise sair de casa, o medo e a monotonia da rotina rondam também a elite. Nisso, o empobrecido leva vantagem . Não tem tempo para pensar no vírus chinês, mas se tem dinheiro para “o de comer”, pois o remédio vai buscar no Posto de Saúde, se houver!

 

Parabéns por elaborar tão bem a utopia! É dono de uma linguagem culta, sem esnobismo. Uma sabedoria que o ajuda até a acreditar que assim os fatos se dão. Parabéns por acreditar que essa crença em si mesmo pode fazer as coisas acontecerem. Minha admiração, prezado Antônio Carlos Dib! Magic is believing in yourself, if you can do that, you can make anything happen. Von Goethe.

 

COMENTÁRIO DO SCRISTÃO ANTÔNIO CARLOS DIB,

AUTOR DA MATÉRIA EM EPÍGRAFE

 

Antônio Carlos Dib de Sousa e Silva disse:

Não há dúvida de que o isolamento social traz para consigo falências, dificuldades financeiras, desemprego e crise para muitos. Não há dúvida de que o isolamento da quarentena é danoso pra economia, desastroso para o comércio. Não existe dúvida, também, de que o mesmo isolamento social vem salvando milhares, talvez milhões de vidas em todo o mundo, eis que evita sobrecarga no sistema médico, que restaria inviabilizado sem a prática do isolamento.

 

Entusiasta do espírito democrático que sou, respeito todas as discordâncias, notadamente uma divergência manifestada com tanta galhardia, com tanta elegância e apuro. Preocupa-me muito - claro que não é o caso de minha querida crítica (compreendi plenamente seu ponto de vista) - preocupa-me essa mentalidade, muito presente hoje, negacionista. Negam a extrema gravidade da pandemia, negam a importância da vacinação (e sua obrigatoriedade, fundamental para eliminação das doenças), negam o valor e a importância da ciência.

 

Insisto em dizer que não é o caso da amada comentarista: falo exclusivamente em tese. Nosso país, desgraçadamente, segue muito mal conduzido, especialmente nesse contexto de peste. O neofascismo, o neointegralismo tem como principal característica o fundamentalismo religioso, o apego a doutrinas obscurantistas, negacionistas, a aversão à ciência, além de características tradicionais do fascismo, como violência política, intolerância, aversão à imprensa livre, xenofobismo nacionalista e doutrina do líder forte, centralizador.

 

Tais características parecem familiares a vocês? Já viram isso em algum lugar? De toda sorte, agradeço a minha querida prima a oportunidade preciosa do debate. É pela fricção de dois gravetos que se obtém a luz e o calor da chama 🔥

 

 

 

 

 

 

 


Comentários Selecionados quarta, 02 de dezembro de 2020

USP LIVRE - PT NUNCA MAIS

 

COMENTÁRIO DA MADRE SUPERIORA TERESA CRISTINA SOBRA A MATÉRIA EM EPÍGRAFE, ACESSÁVEL CLICANOD-SE NESTE LINK

http://www.raimundofloriano.com.br/views/Comentar_Post/usp-livre-pt-nunca-mais-3z4VzGSX2IC7WABDpRa0

Madre Superiora Teresa Cristina

 

Em 10 mil anos, já vi desastrosas situações políticas no Brasil. Se não as vi, a história nos trouxe sobre disputas e ditadores, revoluções e guerras, traições, crueldades, Estado contra Estado, Presidente a incitar discórdia dentro do País! Monarquia cair e a República chegar. Nunca conseguiremos esquecer é de um tempo atípico, de esquerda doente, corrupta, avassaladora, a arrebatar escândalos por roubo, mentira, safadezas das mais vis, Supremo Tribunal sem honradez e cúmplice da bandidagem. A tudo que tivemos nesses anos de PT, a dominar essas esferas da sociedade, é um bando que faria de Virgulino Lampião o mais bondoso do sertão. O Cabeleira, um anjo, se comparado à figura rapina, sórdida, assassina, de mentecaptos da estrela vermelha de tanto sangue e dignidade vendidas. Com muita satisfação, vejo a caída constante do maligno difícil de se debelar. Ele, o molusco, fez seguidores e teve e tem a eminência parda a lhe fundamentar as ações que estragaram o Brasil. Estamos a vencer! A lutar! Não tem sido fácil! Os ladrões, de variados tipos ( temos para escolher), se revelam em sua insanidade ou são descobertos por aqueles que insistem e teimam na luta pelo desenvolvimento do Brasil. Gostei da canção! Uma inteligente paródia. Obrigada, primo Raimundo Floriano !

OUTRA PARÓDIA - SAPO CURURU, COM A MARANHENSE DILU MELO:

 


Comentários Selecionados quarta, 18 de novembro de 2020

MINHA PRIMEIRA ELEIÇÃO MUNICIPAL

 

COMENTÁRIO SOBRE A MATÉRIA EM EPÍGRAFE, ACESSÁVEL CLICANDO-SE NESTE LINK:

http://www.raimundofloriano.com.br/views/Comentar_Post/minha-primeira-eleicao-municipal-2HoLleEv4p92pK0tHifx

 

DA MADRE SUPERIORA TERESA CRISTINA, NOSSA PRIMA

 

Madre Superiora Teresa Cristina

 

E quem é que sabe, além dos moradores e os habitantes de municípios próximos, onde fica Machadinho D’Oeste ou Ariquemes, neste nosso Brasil tão grande e cheio de diversidade ?

 

Pois então, uma jovem e competente Promotora Pública, que sempre residiu em Brasília, a capital federal, com conforto e ao lado de sua família querida, é que se deslocou, por amor à profissão, conquistada por Concurso Público, ao interior de Rondônia.

 

Sim! Iniciou a missão escolhida, sem questionar ou discriminar localidades. Sua vontade de fazer a diferença e honrar o Ministério Público, garantir a ordem, conferir e inspecionar urnas e locais de votação, não lhe tirou a alegria, a disposição, a presença amiga e exigente nas leis, ainda que para tal se deslocasse para municípios de difícil acesso, precariedade de recursos e até com estrada de terra (quase inconcebível para mim e tantos de nós, os residentes do asfalto!).

 

Como relatou a Doutora Elba Albuquerque, esta foi sua primeira eleição municipal! Mais que isso, crer que cada cidadão é uma pessoa! Merece a consideração e o respeito. Nossos “brasis , conchas despedaçadas por anos de descaso de governos anteriores, não pode ter acepção de pessoas. Elba, nossa menina doutora, cheia de garra e inquebrantável crença na justiça e na igualdade , lá esteve. Bela, muito bem vestida, com um sorriso espontâneo sempre se apresenta ao povo, aos eleitores destes pobres rincões, como se o fizesse nos maiores e grandes centros do Brasil.

 

Sinto-me feliz com a juventude que se comporta como ela. Inteligência não lhe falta. Competência é inconteste. Dá-nos a esperança de uma Nação digna, com destacada moralidade e ética. Creio na doutora e em outros jovens que farão uma Pátria da qual tenhamos orgulho.

 

Obrigada por seu trabalho! Parabéns! Deus a acompanhe em seus trajetos!

 

Com carinho e admiração, Teresa Cristina. Araras, SP, 16 de novembro de 2020.

 

 

 


Comentários Selecionados quarta, 11 de novembro de 2020

FESTA NA FAMÍLIA ALBUQUERQUE E SILVA: NOSSA PRIMOGÊNITA CONQUISTOU A VITALICIEDADE

 

 

COMENTÁRIO SOBRE A MATÉRIA EMEPÍGRAFE, ACESSÁVEL CLICANDO-SE NESTE LINK:

http://www.raimundofloriano.com.br/views/Comentar_Post/festa-na-familia-albuquerque-e-silva-nossa-primogenita-conquistou-a-vitaliciedade-eNbgKspttAS2QEsfa9Rk

 

DA MADRE SUPERIORA TERESA CRISTINA, NOSS PRIMA:

 

 

Querida Elba, parabéns! Senhora menina, Promotora de Justiça já aprovada em estágio probatório. Confio em você, querida e jovem doutora! Sei que fará a diferença neste mundo de injustiças e manipulações de leis e tantos valores preciosos de nosso viver. Você honra e dignifica sua profissão; é exemplo para a sua classe. Sua formação é completa. Raimundo Floriano e Maria Veroni, seus pais, jamais se cansaram em investir em você. Não o fizeram apenas na parte intelectual, na qual é destaque, ou no compromisso e pontualidade, seriedade e amor à verdade. Seu berço, minha priminha, foi confeccionado na fé, no respeito à pessoa do outro, na cidadania, no cumprimento do dever. Valores cristãos e humanitários, sem fugir da Carta Magna de nossa Pátria. Com muito orgulho, estima e admiração, deixo minha homenagem e certeza de que o mundo será melhor porque você faz parte dele. Fiquei cheia de contentamento é bastante emocionada ao ler a publicação em Diário Oficial. Sucesso! Muitas bênçãos de luz e discernimento, sempre! Teresa Cristina da Silva Néto. 8 de novembro de 2020

 


Comentários Selecionados terça, 10 de novembro de 2020

ROSIMAR, O VARÃO CAÇULA DA FAMÍLIA

 

COMENTÁRIOS SOBRE A MATÉRIA EM EPIPIGRAFE, ACESSÁVEL CLICANDO-SE NESTE LINK:

 

http://www.raimundofloriano.com.br/views/Comentar_Post/rosimar-o-varao-cacula-da-familia-fJmUvQG6bauEId0aiyAR

 

DE IMA AURORA, NOSSA SOBRINHA:

Meu Deus! Como gosto desses seus escritos. Me emocionei com as fotos e em conhecer mais um pouquinho de Tio Rosimar. Obrigada por tudo isso, Tio Raimundo! Obrigada, obrigada, obrigada! O senhor é o nosso memorial. Te amo.♥️

 

DA MADRE SUPERIORA TERESA CRISTINA, NOSSA PRIMA:

 

A festa sempre será de arromba, queridos primos! Nada poderá atrapalhar esse amor festeiro e tão unido da família Albuquerque e Silva. Parabéns, Rosimar! Cante, dance , ame, viva e seja sempre abençoado. Nasceu em uma linda família e tem o privilégio de comemorar, com ou sem pandemia, com todo o afeto e estima que todos lhe temos. Raimundo Floriano se incumbe de alegrar, noticiar e fazer feliz a nós todos. Um grande abraço e as bênçãos de Deus, nosso Eterno amigo. Teresa Cristina da Silva Néto, 8 de novembro de 2020.

 

 


Comentários Selecionados sábado, 03 de outubro de 2020

NO REINO DOS SONHOS

 

 COMENTÁRIOS SOBRE A MATÉRIA EM EPÍGRAFE, ACESSÁVEL CLICANDO-SE NESTE LINK:

http://www.raimundofloriano.com.br/views/Comentar_Post/no-reino-dos-sonhos-tyW36FvBEt2WcQuJh54V

 

DA MADRE SUPERIORA TERESA CRISTINA

 

Paulo Bandeira, que interessante e envolvente conto. Parabéns. Gostei! Falar de São Luís como ilha sem as pontes, a miscigenação e o encanto desta bela terra. Foi bom “ sonhar” .

Este sonho eu não quero o palpite do guru. Dispenso. Você me transportou para a cidade do amor, das cores , de agradáveis aromas, de praias encantadoras! Uma gente de sonoridade em seu falar tão correto que, ouvir já é agradável, imagine no contar os casos.

Lamento o conselho do guru sem arriscar o palpite, tiro certo! A crença e a ideologia lhe falaram mais alto. Siboney ganharia no bicho, mas, com certeza, precisaria dividir com outros tantos que, se contassem de seus sonhos, também acertariam. Prêmio dividido, caro sacristão!

Quanto rigor, caríssimo guru! Eita que o guru é cabra-macho e se assustou com o Deus me livre! Mutilar o pobre homem, amigo, se tantos sonhos sonhados caminham por terras do sem fim e para um imaginário tão próximo do que cada um quer se . Pois eu, na condição do guru, faria é muita pergunta e pediria detalhes, sensações, anseios e como tem sido sua vida sexual. Que matéria nós teríamos. Ou não?

Que venham outros contos sem a severidade da ideologia de gênero do atônito guru. Envie sonhos assim que ajudo no palpite e no encontro com ele mesmo e suas preferências. É certo que é muita curiosidade para uma Madre Superiora de Convento, talvez até por isso, conhecer os desejos recolhidos que ao inconsciente não escapa. Um abraço , com admiração. Teresa Cristina.

 

DE LUIZ BERTO, EDITOR DO JORNAL DA BESTA FUBANA E NOSSO COLUNISTA

Meu querido amigo Paulo Augusto Soares Bandeira!!! Uma alegria enorme rever essa figura por aqui. Muitas lembranças, muitas saudades. Apareça no Jornal da Besta Fubana e use o espaço à vontade! www.luizberto.com Um grande abraço!!!

DA LEITORA LOURDES SANTOS, MARANHENSE E BALSENSE

Qualquer postagem do Raimundofloriano eu estou atenta, pq sei que são curiosidades,informações e humor como essa. kkkkk!

 

 


Comentários Selecionados segunda, 24 de agosto de 2020

JOÃO RIBEIRO DA SILVA, PIONEIRO NA COLONIZAÇÃO DE BALSAS

 

COMENTÁRIO DA MADRE SUPERIORA TERESA CRISTINA SOBRE A MATÉRIA EM EPÍGRAFE, ACESSÁVEL CLICANDO-SE NESTE LINK:

http://www.raimundofloriano.com.br/views/Comentar_Post/joao-ribeiro-da-silva-pioneiro-na-colonizacao-de-balsas-xdKOtW6cPMRmLiHKY1Y1

Madre Superiora Teresa Cristina

 

Primo Raimundo Floriano, já havia feito um comentário onde ressaltava a pessoa de meu avô paterno, João Ribeiro da Silva, como um dos pioneiros no desenvolvimento de Santo Antônio do Balsas. Falar dele, de sua esposa, minha avó Maria Ribeiro da Silva, é sempre encontrar mais fatos a serem observados. A maravilhosa casa em verde e branco, com detalhes de esmerado bom gosto, a primeira da cidade construída em tijolo de argila, quando o costume da época era construção de adobe ou adobo, tijolo grande de barro, seco ou cozido ao sol, às vezes acrescido de palha ou capim para torná-lo mais resistente, que progresso! Não bastasse este ousado empreendimento, homem bem sucedido que era, conheceu o Gasômetro a Carbureto e logo o levou à casa dele e sua família, sendo, então, a primeira com iluminação a gás. Aperfeiçoou e se informou mais e adquiriu um outro gasômetro, de fabricação alemã. Desta feita, melhorou a iluminação de sua residência, bem como instalou pontos de luz em vários lugares, tornando a praça da Matriz bem iluminada. Comprar a máquina de escrever Underwood, para espanto da população, me faz reforçar a imagem que dele tenho: um visionário inteligente e muito bem informado do que ocorria no mundo, léguas de distância dos grandes centros do nosso imenso Brasil. Parabéns ao irmão dele, meu tio Cazuza, que logo se tornou um exímio datilógrafo. Papai, meu querido Pedro José da Silva Néto, tinha uma excelente máquina de escrever, anterior a 1939. Também datilografava com enorme rapidez e eficiência, o que nos encantava. E o que dizer do primeiro carro dos dois irmãos?! Como gostaria de estar pelas ruas de Santo Antônio do Balsas e assistir ao motor do Ford 1929 a circular pela cidade! Que máximo! Geniais! E outros irmãos, o Emigdio Rosa e João Clímaco, também unidos e em ótima orientação. Falemos um pouco da idade em que ele, com 31 anos, em 1910, já com um filho, o Ribeirinho, partia para o Balsas, como desbravador, ao lado de sua esposa, de apenas 17 anos, rumo ao desconhecido, mas, com certeza, com antecipados planejamentos e avaliações, características de ousados e corajosos pioneiros. Já mencionei a enorme admiração e espírito de união e solidariedade quando, em situação de progresso e já bem-sucedido, se lembrar dos irmãos e os convidar para a colonização do Balsas. Sua vitória precisaria ser compartilhada. Parabéns, vovô! Caráter e afeição, generosidade e altruísmo são legados mágicos “tatuados" em seus filhos, netos, bisnetos e a todas as gerações que vierem. Obrigada! Com certeza, seus irmãos, já sócios no trabalho, o tinham nesta mesma admiração. Através de livros escritos pela família ou mesmo no de Magnólia Furtado, você enviava à Fazenda do Brejo aquilo que lá não havia. Que nobreza de atitude! Ao mesmo tempo, percebo que tinha estima por Isaura, a segunda esposa de seu pai. Merecido carinho. Ela cuidou de você e de seu irmão Mundico, o Raimundo, desde pequeninos, pela morte de sua mãe, Otilia Raimundina. Com 23 anos, ela se casou com seu pai, meu bisavô, o Cap Pedro, já com 39 anos. E mais 17 filhos ela teve a se juntar a vocês dois. Não é brincadeira! Muito orgulho! Muita coragem! Vou falar um pouco da sempre citada como exigente e brava Vovó Marica. Não me é desconhecida esta face dela  No entanto, se a olharmos com certa atitude empática, compreenderemos a dureza de vida. Sair da casa paterna, uma menina de 16 anos, e se casar com um homem de 30 anos, sem conhecimento, na certa, sobre realizar sonhos e saber como é a vida de casada? Ano a ano só fez ter filhos .... E se não bastasse, com 37 anos, fica viúva com 10 filhos? Oito homens e duas mulheres? (Meu avô morreu no dia do aniversário de meu pai, 17 de dezembro). Papai já estava encaminhado, como aluno da Escola Militar do Realengo, no Rio de Janeiro, que, a partir de janeiro de 1944, se transferiu para Resende-RJ, AMAN, Academia Militar das Agulhas Negras. Ribeirinho era formado em Farmácia, e Zenóbia, professora. Felizmente, todos se encaminharam bem, mas “Dindinha” teria uma árdua tarefa pela frente para bem formar seus outros 7 filhos. Um pouco impossível ser serena e terna com este enorme desafio. Era muita amargura. Consta também que muitos sobrinhos e sobrinhas foram morar em casa dela quando se mudou para Teresina, seis anos após a morte do marido, 1936. Enviou filhos para estudarem em São Paulo. Alguns adoeceram. Ela só acompanhava de longe até que se viu um tanto obrigada a morar em São José dos Campos, para tomar as rédeas da situação com os filhos no Estado de São Paulo e cuidar destes. Retorna a Fortaleza e fica até o final de seus dias . Tive muitos contatos com vovó e pude ouvi-la em sua retrospectiva de vida. Vi uma outra mulher. O lado exigente e muito temido, sabia através de papai, outros irmãos dele e muitos parentes. De minha avó, apesar de tantas conversas, doce de abóbora no cal, vatapá maravilhoso, carne pendurada no varal e deliciosos pratos, não me saiu da memória  o convulsivo pranto dela ao adentrar nossa casa, em 1962, gritando e, em desespero, a chamar por seu Pedrinho, que acabara de morrer. Ela ainda não havia completado 69 anos e velava seu jovem filho, Cel Silva Néto, ao lado de nós, filhos de todas as idades, onde o mais velho tinha 21 anos.... e minha minha mãe, como vovó se desesperou ao vê-la grávida de 7 meses! Outra jovem viúva de 39 anos. A vida é pra valer e não é fácil não. Que Deus e o Sagrado Coração de Jesus e Maria nos expliquem algum dia o que todos seguramos pela fé. Quem não? Teresa Cristina da Silva Néto. 22 de agosto de 2020.


Comentários Selecionados domingo, 23 de agosto de 2020

ROSA RIBEIRO - CENTENÁRIO - 1991 - FESTA COMEMORATIVA - VÍDEO

 

COMENTÁRIO DA MADRE SUPERIORA TERESA CRISTINA SOBRE A MATÉRIA EM EPÍGRAFE, ACESSÁVEL CLIDANDO-SE NESTE LINK:

http://www.raimundofloriano.com.br/views/Comentar_Post/rosa-ribeiro-centenario-1991-festa-comemorativa-video-Nt0LFqlnQzRk5aOtvA9b

Madre Superiora Teresaz Cristina

Primo Raimundo Floriano, deixei meu comentário especial aos seus pais, ao meu tio-avô rosadinho, Emigdio Rosa e Silva. Admirável pessoa. Gostei de conhecê-lo . Amei as anotações que fazia. Não permitiu que a tradição sucumbisse. Acabo de assistir ao vídeo. Muito bela a homenagem. Não podemos deixar que a história se perca. Animação no centenário. Parabéns ! 🙏🙏🙏. Obrigada por compartilhar .

 

 


Comentários Selecionados sábado, 22 de agosto de 2020

MEUS QUATRO TIOS FLORIANENSES DA GEMA

 

COMENTÁRIOS SOBRE A MATÉRIA EM EPÍGRAFE, ACESSÁVEL CLICANDO-SE NESTE LINK:

http://www.raimundofloriano.com.br/views/Comentar_Post/meus-quatro-tios-florianenses-da-gema-GhSltRjA6kZIGZNNWzEN

DA LEITORA VALÉRIA ALBUQUERQUE, MINHA SOBRINHA E COMADRE:

Foto do perfil de Valeria Albuquerque, A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo

Valéria Albuquerque

Muito bacana resgatar as histórias de nossos antepassados. O senhor com a escrita, o Mauricio com os videos, e a história de nossa família sendo eternizada. Parabéns!

DA MADRE SUPERIORA TERESA CRISTINA:


Foto do perfil de Teresa Cristina Silva Néto, A imagem pode conter: 1 pessoa, close-up

Madre Superiora Teresa Cristina

Raimundo Floriano, meu primo, você é uma história de amor e paixão pelo Piauí, em especial, Floriano. Foi nela que sua imaginação criou asas, suas amizades se fortaleceram, seus sonhos a ganhar alegrias e visitar o imaginário infantil. Imaginário que até hoje você nos traz, quer em uma prosa na esquina, ou no domingo após a Missa, ou antes dela, nas brincadeiras de rua, no encontro com todos os personagens um dia tão reais. Ah! Mas as receitas e as iguarias da casa de Maria Isaura, a Marisaura. As brincadeiras com os primos (quantos primos!), a moedinha do tio Joãozinho, os apelidos, os hábitos e costumes que estão enraizados e costurados em seu coração. Do coração para o pensamento e as palavras, quantos livros e pesquisas, além da memória privilegiada em que guardou a querida Floriano. Comecei a gostar desta história toda, já lhe relatei inúmeras vezes!! A província da Manga, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, a Colônia de São Pedro Alcântara até o município Floriano, homenagem ao “Marechal de Ferro”, Floriano Peixoto . É bonita a história da Princesa do Sul, província do Piauí, Portão de Entrada para o Sul e Sudeste do Piauí! Das Sesmarias, à forte influência dos padres jesuítas e ao #sequestro, por governador, das fazendas e delimitação de áreas, Floriano se desenvolve e ganha sua autonomia administrativa. Um povoado que cresce e para onde vêm os sertanejos em busca de trabalho e fazendeiros para a criação de gado. Sim, a criação de gados, centro de expansão da pecuária do Piauí.  Estava em franco avanço o projeto da Colônia Rural, em cuja frente se encontrava Francisco Parentes, primeiro agrônomo do Piauí, formado na França, para estudar, minuciosamente, em trabalho solicitado pelo Ministério da Agricultura do Brasil, as condições de criação de gado bovino no Piauí. O município de Floriano situa-se por entre os primeiros lugares da criação de gado no referido Estado. Neste árduo e profícuo trabalho , na Fazenda do Brejo, de onde todos nós viemos, Cap Pedro José da Silva também se empenhou neste labor no qual tão bem se desenvolveu. Criou e educou seus filhos, dezenove!!! Dois do primeiro casamento e dezessete do segundo. Parabéns! Um viva, Isaura ! Ainda assim , não deixou de ter sua casa na cidade de Floriano para que os filhos estudassem. Um homem de vanguarda! E ainda hoje Floriano se destaca como polo Educacional significativo e atividades comerciais. As Escolas das Colônias, do princípio de sua emancipação, atendiam aos filhos dos escravos libertos, de ambos os sexos . Nelas se aprendia , além dos ensinos tradicionais das letras, música, ofícios de mecânico e curtume, dentre outros trabalhos para estes jovens. A Fazenda do Brejo tinha um campo experimental agrícola. Bem! Voltemos à criação de gado. Bovinos vindos de Cabo Verde! Era nesta sistemática vida que nossos “florianenses da gema" puderam estudar e se aperfeiçoar nos trabalhos que realizariam . Raimundo Floriano faz especial referência à ONDINA. Casada, com três filhos de seu casamento e uma sobrinha Flory, filha de sua irmã Evarista, que tão jovem deixou este mundo. Flory Educadora ! Grande pessoa ! Ondina seguiu seu rumo, também permeado pela tristeza de perder um filho tão jovem vítima de afogamento. MARIA ISAURA, outra filha de Cap Pedro que, ao lado da mãe, após a morte de seu pai, foi incansável no ajudar a criar os irmãos mais novos, receber os sobrinhos que tanto amou e dela guardam excelentes lembranças. Funcionária dos Correios até se aposentar, não se descuidava de um atento olhar ao comportamento de irmãos e sobrinhos. Era rígida e de posturas definidas, o que não lhe retirou a afeição e o contínuo amor por todos eles. Inesquecível! Pitoresco é saber que, pelo fato de não haver se casado, não queria ser chamada de tia!! Ótimo!! Adorei! Soube, sem “fonte científica” que me possa confirmar, primo Raimundo Floriano, que houve um pretendente mais significativo e que mexeu com o coração dela. Não sei se por alguma discordância de seu irmão com o escolhido por ela, decidiu-se então não se casar com ninguém. Considero bonita esta atenção que os irmãos prestavam no zelar pelo melhor para suas irmãs. Ao que soube, também o Cap Pedro teria concordado com a postura de seu filho, fiel e cuidadoso no tratar seus irmãos. Devia ter suas razões! Criou dois filhos de sua irmã Evarista (uma estava com Ondina). Pedro Maranhense Costa (esse eu conheci e com ele convivi bastante. Adorável pessoa assim como sua esposa (Diquinha) e Albertina, uma menina doente e tratada com extremado carinho por Marisaura, a Maria Isaura. Nobres valores! JÚLIA, outra florianense da gema. Casada, teve filhos, e três deles se criaram: Antônio, Magnólia e Nilton. Criados com a mãe na Fazenda do Brejo ao lado dos pais de Júlia. Florista, prendada nas artes, mulher trabalhadeira! Soube que seus filhos, Magnólia e Antônio, são um capítulo à parte quando se fala em bondade, desprendimento, amor ao próximo, generosidade com os menos favorecidos! Uma vida de ternura e olhar as pessoas com carinho e nunca repreensão ou julgamento. Histórias que me fazem saudosa só por conhecê-las  primo Raimundo! JOÃO CLÍMACO, o mais novo dos filhos do Cap Pedro. Também participou da educação e cuidado aos irmãos mais novos quando da morte do pai. Casado, teve quatro filhos. Um homem com paixão e domínio das águas fluviais. Além de seu Vapor e Barco, deslizava pelos rios Parnaíba e Balsas, todos os navegáveis, com a sabedoria de Poseidon ou Netuno, tamanha a alegria em desvendar e transitar como atividade profissional de que tanto gostava. Pensei até no filme, primo Raimundo Floriano, FITZCARRALDO! Que bravio o desejo de fazer uma Sinfonia das Águas, olhar o pôr do sol ou os arrebóis das manhãs, no timão, a conduzir sua embarcação e trazer, prover às cidades, dos gêneros de necessidade, além de outros quereres das pessoas. Penso nele e vejo a figura calma de quem enfrentou bravias procelas mas das águas não se amedrontou. Primo Raimundo Floriano, meu comentário sobre meus tios-avôs e tias avós! Peço desculpas por trabalhar apenas com memórias de outros para mim. Escrever não é fácil. Ousar escrever vivências por lembranças, é para ser perdoada!!! O que acha o Cardeal da Igreja Sertaneja, aquele que tanto se implica com celular e que, ao ganhar um de presente, esqueceu na Academia onde malha?! Não registrou, em sua prodigiosa memória, o aparelho, dispositivo móvel tão bom!!! FLORIANO: Labor Signum Nostrum Est. O Trabalho é o Nosso Lema! Salve São Pedro de Alcântar , Padroeiro da cidade. Que abençoe seus filhos que já partiram e os seus descendentes que lá vivem e os que se dispersaram pelo mundo. Teresa Cristina da Silva Néto. 22 de agosto de 2020


Comentários Selecionados terça, 18 de agosto de 2020

CAZUZA RIBEIRO (JOSÉ DE SOUSA E SILVA), PIONEIRO NA COLONIZAÇÃO DE BALSAS

COMENTÁRIO DA MADRE SUPERIORA TERESA CRISTINA DA SILVA NÉTO SOBRE A MATÉRIA EM EPÍGRAFE, ACESSÁVEL CLIANDO-SE NESTRE LINK:

http://www.raimundofloriano.com.br/views/Comentar_Post/cazuza-ribeiro-jose-de-sousa-e-silva-pioneiro-na-colonizacao-de-balsas-PfZIvu67zFv11i872Qsx

Madre Superiora Teresa Cristina

 

Muito interessante, primo Raimundo Floriano, conhecer a cidade de Santo Antônio do Balsas, hoje Balsas, através de seus fundadores. Reconhecidamente, desde nossos cidadãos empreendedores, homens visionários, inteligentes, que abraçaram a causa de, ao sul do Maranhão, trazer o desenvolvimento e progresso, destaco aqui nosso primo Thucydides Barbosa, duplamente primo, em casamento com outra prima nossa, de apelido Mariquinha, uma sequência que se deu também porque uma das filhas de Thucydides Barbosa, Jacyra, se casou com seu primo, filho do primogênito de João Ribeiro da Silva (irmão de José de Sousa e Silva, o Cazuza e Emígdio Rosa Sousa e Silva, o Rosa Ribeiro) e de Maria Ribeiro da Silva. Clarificando: a filha de Thucydides, com o doutor , farmacêutico e médico, Antônio Ribeiro da Silva, o Ribeirinho. Um outra história e biografia para você recontar, caríssimo Raimundo Floriano, desta enorme família advinda de Cap Pedro José da Silva e da primeira e segunda esposa, conforme você já mencionou, Otilia Raimundina da Silva e Isaura de Sousa e Silva. Que magnífica prole! Ficaria difícil a mim, falar apenas do querido tio Cazuza Ribeiro, sem me situar nos ascendentes. Também me sinto um pouco extensa no comentário, mas se faz mister mencionar a coragem e o desbravar do Balsas, por meu avô João Ribeiro da Silva, acompanhado de sua jovem esposa. Gosto de elogia , ao mesmo tempo que emoção e muito orgulho se apoderam de mim, ao constatar o espírito de união entre os familiares. Assim que João Ribeiro se estabelece financeiramente bem nos negócios, chama seus irmãos para com ele compartilhar de seu progresso. Incrível! A primeira casa de tijolo “mesmo “ a ser construída no Balsas foi o enorme casarão em verde e branco, por João Ribeiro da Silva. Há muito e muito a relatar, meu caro primo Raimundo Floriano! Não serei eu esta pessoa que no Balsas nunca pisou e jamais molhou seus pés nas cristalinas e azuis águas do antológico rio. Sobre a família de José de Sousa e Silva, o Cazuza , muito antes de sua precoce morte aos 52 anos, este grande homem, casado com sua cunhada Ritinha, já teria investido e expandido a cidade num bem sucedido leque de negócios. Exploração do petróle , incentivo à navegação fluvial, todos os espécimes de gêneros alimentícios e básicos, fundamentais e até com certa variedade do não material de primeira necessidade. O Balsas pôde conhecer inúmeras vaidades e desfrutar de belas festas e recepções na belíssima casa que para sua família construiu. Tio Cazuza constituiu uma belíssima família, conforme você apresentou e, desta imensa admirável família, outras belas famílias, de pessoas dignas e de ilibados caráter e comportamento se fizeram. Um tradição de honestidade e excelentes profissionais. Meus parabéns! Ritinha, a jovem viúva, com união e o apoio dos filhos mais velhos, não deixou o barco afundar. Seguiu adiante e, na família, profissionais e grandes pessoas. Sei de cada um dos filhos bem como de muitos netos, noras e genros. Meu carinho a todos e obrigada por conhecer, mesmo que por relatos e prosas, tantas histórias de minha família, dos primos e tios de meu pai querido, Pedro José da Silva Néto, que da família só se referia com muita estima e admiração . Faço meus os elogios dele. Teresa Cristina da Silva Néto. 17 de agosto de 2020.

 


Comentários Selecionados segunda, 17 de agosto de 2020

DIA DA ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA - 15 DE AGOSTO

 

COMENTÁRIO DA MADRE SUPERIORA TERESA CRISTINA DA SILVA NÉTO SOBRE A MATÉRIA EM EPÍGRAFE, ACESSÁVEL CLICANDO-SE NESTE LINK:

http://www.raimundofloriano.com.br/views/Comentar_Post/dia-da-assuncao-de-nossa-senhora-15-de-agosto-mcFzxzQWDxglqxxSgh3D

Madre Superiora Teresa Cristina

 

Falar da Assunção de Nossa Senhora nos coloca, não apenas diante do instante em que é levada ao Céu pelos anjos, pelos méritos de seu Filho Jesus Cristo, mas aclamar aquela que, no silêncio, soube ouvir e obedecer a vontade do Pai. A Assunção da Virgem Maria, ao final de sua vida terrestre, é reconhecida pela tradição da Igreja Católica Apostólica Romana, pelas Igrejas Ortodoxas Orientais e partes do Anglicanismo. Assunta em corpo e alma à glória celestial, conforme mencionado no tão belo texto do Almanaque Floriano, pela Constituição Apostólica “Munificentissimus Deus” (O Generoso), em Decreto do Papa Pio XII em novembro de 1950. Assunção, que divino! Uma glorificação! Não subiu ao Céu , como Jesus Cristo, mas erguida por graça e merecimento. Nossa Senhora, MARIA DE NAZARÉ, que grandiosidade! Nada deixou escrito ou nos ensinou com palavras ou livros. Seus ensinamentos foram sua própria vida; sua conduta, sua pureza, seu sofrimento sem reclamar, sua Fé, sua dor, seu Amor! Maria que nos acolhe! Maria que deu a luz e à luz, o Salvador do Mundo. Maria, nós a contemplamos com seu exemplo. Obrigada, primo Raimundo Floriano, por fazer referência a tão especial data. Obrigada por fazer um comentário Àquela que alimenta, é Luz e acolhe a Palavra com fé. Nossa Senhora da Assunção, rogai por nós. Teresa Cristina da Silva Néto. 15 de agosto de 2020

 


Comentários Selecionados segunda, 17 de agosto de 2020

BERGONSIL: AMOROSIDADE E GENTILEZA EM PESSOA

COMENTÁRIO DO SACRISTÃO JOÂO RIBEIRO DA SILVA NETO, O BIERÓ,  SOBRE A MATÉRIA EM EMPIGRAFE, ACESSÁVEL CLICANDO-SE NESTE LINK:

http://www.raimundofloriano.com.br/views/Comentar_Post/bergonsil-amorosidade-e-gentileza-em-pessoa-Wp32QZJ28GUNraI1nnOM

Sacristão João Ribeiro (Beiró)

 

Raimundo Floriano, li mais uma vez seu belíssimo texto sobre o primo Bergonsil, agora com a Aliete a meu lado. São detalhes de uma vida riquíssima e quisera eu ter participado também de seu convívio. Parabéns. Um abraço para a Izaura de Souza e Silva, com quem temos contato frequente graças à tecnologia nas comunicações. Um grande abraço em todos. João Ribeiro e Aliete Lima, em 16 de agosto de 2020

 


Comentários Selecionados domingo, 16 de agosto de 2020

ROSA RIBEIRO (EMIGDIO ROSA E SILVA), PIONEIRO NA COLONIZAÇÃO DE BALSAS

 

COMENTÁRIO DA MADRE SUPERIORA TERESA CRISTINA DA SILVA NÉTO SOBRE A MATÉRIA EM EPÍGRAFE, ACESSÁVEL NESTE LINK:

http://www.raimundofloriano.com.br/views/Comentar_Post/rosa-ribeiro-emigdio-rosa-e-silva-pioneiro-na-colonizacao-de-balsas-o1xNUoZcTdo8yGRryeuS

Madre Superiora Teresa Cristina

 

Prezado primo Raimundo Floriano, como gosto das histórias de nossa família ! Aprecio o modo como descreve os fatos. Sem perder um detalhe, não se torna prolixo e enjoativo. Uma saborosa leitura. Que original e criativo o nome de seu pai! Emigdio Rosa e Silva, o menino corado e rosadinho, o meu tio-avô, Rosa Ribeiro! Genial! Que dignos traços de personalidade e discrição em que, apesar de crítico e observador, preferia o silêncio a falar mal de alguém ou se envolver em fofocas ou algo que magoasse o outro. Show! Parabéns! Meticuloso e organizado, anotava fatos que talvez nem imaginasse o quão úteis seriam para a continuidade da história desta enorme família construída por Cap Pedro e sua esposa Otília Raimundina e, após a morte da primeira, uma significativa prole com sua segunda esposa, Isaura Maria de Sousa e Silva. Que terna e generosa mulher a sua mãe, meu primo, Maria Bezerra! Não bastasse o cuidado da casa e dos dez filhos, distribuía suas qualidades de artesã, corte-costura, culinária, saberes escolares, além do levar alento aos que sofriam. Generosa mulher. Dedicou-se aos menos favorecidos. Que legado maravilhoso! Conheci mais um pouco de cada irmão de meu tio-avô paterno e de sua descendência. Quanto orgulho sinto nas palavras de Eloy Coelho quanto aos pioneiros de Santo Antônio do Balsas, o Balsas. João Ribeiro e os irmãos Cazuza e Rosa Ribeiro. Mais adiante, o irmão mais novo, na “trilha” fluvial que ao Balsas só levou o desenvolvimento e progresso. Bela profissão de seu pai, Tabelião, Chefe de Cartório! Os filhos, netos e bisnetos, que admiração devem sentir pelo casal, Rosa Ribeiro e Maria Bezerra, no formar filhos, muitos, sempre no caminho do bem e da honestidade. Profissionais excelentes. Agradeço eu por ler, através de seus livros e palavras ditas, e por poder me apropriar da história de conquistas. Conquistas nada fáceis, imagino! Há muitas virtudes, percebo, nos primos e tios que venho conhecendo através das “ pesquisas familiares “. (Risos).  Sem falar na inteligência e o espírito de solidariedade e união, o dom da música. Dom bem marcante em todas as famílias às quais sou “apresentada" . Obrigada! Que venham mais histórias! Se você não gosta de celular ou outros dispositivos móveis e ainda assim escreve bastante, o que aconteceria se não ficasse “restrito“ ao computador ? Um grande abraço . Em outra oportunidade, vou lhe pedir, caríssimo Cardeal da Igreja Sertaneja, que crie o cargo de Cardeal feminina. Está muito complicado lidar com estas meninas danadinhas e “regateiras “ de nosso tempo . Perco vocações! Ou não existem? Teresa Cristina da Silva Néto. 15 de agosto de 2020

 

Nota do Editor: Embora a Igreja Sertaneja tenha o caráter estritamente cultural, seu quadro hierárquico é formado seguindo as mesmas normas da Igreja Católica Apostóloca Romana, da qual sou fiel seguidor. Tão logo ali seja criado o título de Cadeala, farei a ordenação solicitada pela comentarista, que muito a merece, tendo em vista a forma como vem apoiando e divulgando a Igreja Sertaneja e o Alomanaque Raimundo Floriano.

 


Comentários Selecionados sexta, 07 de agosto de 2020

WALDICK SORIANO, O ÍCONE DO BREGA

 

Comentário do leitor Carlos Pereira Costa Filho sobre a matéria em epígrafe, acessável nete link:

http://raimundofloriano.com.br/views/Comentar_Post/waldick-soriano-o-icone-do-brega-QF3bOY3hGmgJKSsIz1JL

Foto do perfil de Carlos Pereira Costa Filho, A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé e atividades ao ar livre

Carlos Pereira Costa Filho

Waldick Soriano foi a Balsas e ficou hospedade no hotel da D. Emília.  Lá, eu tive um pequeno contato com o cantor. Durante sua estada, foi acompado de perto pelo fã número um na cidade: Pedro Pirulito. Mas eu confesso que me surprendi quando soube que o cantor manejava uma 8 baixos. Parabéns pela matéria, nobre balsense.


Comentários Selecionados segunda, 20 de julho de 2020

MAGNÓLIA BAPTISTA, PRIMA QUERIDA, SE ENCANTOU – FOI REENCONTRAR-SE COM O MARIDO, RAIMUNDO BAPTISTA

 

COMENTÁRIOS SOBRE A MATÉRIA EM EPÍGRAFE, ACESSÁVEL NESTE LINK:

http://www.raimundofloriano.com.br/views/Comentar_Post/magnolia-baptista-prima-querida-se-encantou-foi-reencontrar-se-com-o-marido-raimundo-baptista-sah9v3gIGND9RHcV1BNR

DA PRIMA E MADRE SUPERIORA TERESA CRISTINA

Madre Superiora Teresa Cristina

 

Primo Raimundo Floriano, que bela homenagem à prima que partiu ao encontro do marido amado, três meses após a ida dele para o reino celestial. Penso em Magnólia e faço a bondade se personificar. Conversei algumas preciosas vezes com ela e pude ler, mais de uma vez, o livro que escreveu e enviou a mim, com carinhosa dedicatória . O olhar que ela tinha para o mundo, os fatos e as pessoas, era amorosidade e aceitação incondicional do outro. Incrível! Não deixava de falar dos defeitos de alguém, por gentileza . Simplesmente, ela não os via . O que, para mim, era inusitado e quase inconcebível, logo se tornava aprendizado e gratidão a Deus e à vida, na percepção de Magnólia. Magnólia e Raimundo, um conto de amor. Sim! Um conto de amor sem ponto final. O prefácio do seu livro, por seu esposo, é uma declaração de amor após mais de seis décadas de união, com mais admiração e ternura. Magnólia é nome de flor, escreveu seu filho Ernesto. Magnólia deixa o mais belo legado de bondade e educação. Magnólia é flor da simpatia. Compreensiva e a pensar nos filhos e netos, ainda esperou para alçar seu voo aos céus, para que cada um pudesse se estabilizar emocionalmente com a despedida de seu amado. Os filhos e netos ficam sem chão mas a terão no coração para sempre. Uma lição de amor. Magnólia, bela flor, flor da simpatia. Flor de fevereiro, como disse o botânico francês, Pierre Magnol, que a descobriu. Mas para nós e um universo de pessoas que com ela conviveu , MAGNÓLIA não é a flor de fevereiro . NOSSA Magnólia é de todos os meses e de todas as estações . COLHEREMOS Magnólias sempre que a bondade e a ternura nos motivarem as ações . Magnólia é de todos nós ! Magnólia, menina florista, em seu primeiro raminho de aprendiz, já encantou quem com flores quis enfeitar. E com o dinheiro recebido, à mãe comprou presentes . Muito obrigada por sua passagem tão linda e de devoção ao Criador. Teresa Cristina

 

DA FILHA ROSÂNGELA MARIA CAMPOS

Foto do perfil de Rosangela Maria Campos, A imagem pode conter: 2 pessoas, incluindo Rosangela Maria Campos

 

Rosângela Campos, com marido

Maravilhoso! Se mamãe pudesse ver ficaria encantada. Mostrarei para meus irmãos. Respondendo a pergunta feita acima mamãe faleceu ontem dia 18/07/2020 às 21:30hs.

 

 

DA NETA INGRID BAPTISTA

Foto do perfil de Ingrid Baptista, A imagem pode conter: 1 pessoa

Ingrid Baptista

Vovó Mag era cativante, agregava e nos fazia sentir especial!! Já estamos morrendo de saudades!! Obrigada pela homenagem!

 


Comentários Selecionados segunda, 20 de julho de 2020

MAGNÓLIA BAPTISTA, PRIMA QUERIDA, SE ENCANTOU – FOI REENCONTRAR-SE COM O MARIDO, RAIMUNDO BAPTISTA

 

COMENTÁRIOS RECEBIDOS SOBRE A MATÉRIA EM EPÍGRAFE, ACESSÁVEL NESTE LINK:

http://www.raimundofloriano.com.br/views/Comentar_Post/magnolia-baptista-prima-querida-se-encantou-foi-reencontrar-se-com-o-marido-raimundo-baptista-sah9v3gIGND9RHcV1BNR

 

 

 


Comentários Selecionados quinta, 16 de julho de 2020

ECOS DE MEU 84º ANIVERSÁRIO - AGRADECIMENTO PELAS MENSAGENS AO VIVO

 

COMENTÁRIOS SOBRE A MATÉRIA EM EPÍGRAVE, ACESSÁVEL CLICANDO-SE NESTE LINK:

http://www.raimundofloriano.com.br/views/Comentar_Post/ecos-de-meu-84-aniversario-agradecimentos-pelas-mensagens-ao-vivo-lpy2BVFOaBi7MaiWUEhc

Elba Albuquerque

DE MINHA FILHA ELBA, RESIDENTE EM RONDÔNIA - Pai, amei o seu agradecimento alusivo aos vídeos recebidos por ocasião do seu aniversário! Para mim é motivo de honra e orgulho ouvi-lo declamar “Orgulhosa”, do seu conterrâneo Gonçalves Dias. Eu só tenho a agradecer por nos prestigiar com tão preciosos e emocionantes versos! Um dia, ainda chego lá. Parabéns pela demonstração de gratidão e viva a sua fabulosa memória!

Foto do perfil de Monica Silva Salter, A imagem pode conter: Monica Silva Salter, sorrindo, close-up

Mônica Salter

DE MINHA SOBRINHA MÔNICA SALTER, RESIDENTE EM BRAÍLIA - Tio Raimundo, foi uma emoção assistir a seu video de agradecimento e desfrutar do lindo poema. Admiro muito todo o seu conhecimento e sensibilidade pela nossa rica Cultura Brasileira e fico muito feliz de lhe ver tão bem!😍

Madre Superiora Teresa Cristina

DA PRIMA E MADRE SUPERIORA TERESA CRISTINA, RESIDENTE EM ARARAS (SP) - Pois então chore, menino! Este choro alegre e de emoções por tanto carinho, homenagem e amizade, primo Raimundo Floriano. Foram muitos os que celebraram seu aniversário! Se lhes deixam mensagens, tenha a certeza de que semeou e semeia o solo do afeto. Ora, o que colheria senão a gratidão e o amor dos que convivem com você? E as páginas espalhadas em significativas histórias no Almanaque? Sua emoção é nossa! Obrigada pelas belas e sensíveis palavras de agradecimento . Obrigada por trazer nosso “conterrâneo “ Gonçalves Dias! Um viva à vida! Sempre sua admiradora, Teresa Cristina

 

Comentários Selecionados quarta, 15 de julho de 2020

FLORIANO SAMPAIO - HOMENAGEM PÓSTUMA DO XXXIII CONGRESSO BRASILEIRO DE REUMATOLOGIA

Madre Superiora Teresa Cristina

 

COMENTÁRIO DA PRIMA E MADRE SUPERIORA TERESA CRISTINA DA SILVA NÉTO, SOBRE A MATÉRIA EM EPÍGRAFE, ACESSÁVEl NESTE LINK:

http://raimundofloriano.com.br/views/Comentar_Post/floriano-sampaio-homenagem-postuma-do-xxxiii-congresso-brasileiro-de-reumatologia-MNtDHgm82UoVNqL3u2L2

 

Floriano Sampaio, meu primo que tão jovem se foi, em uma serena pedalada de bike mas atingido por um irresponsável no trânsito. Unida à família, em especial Raimundo Floriano, seu pai, a seus irmãos, mãe e amigos, presto minha homenagem e admiração por seu trabalho. Um grande Artista! Um magnífico Artista Plástico. Você se eterniza em suas obras e seu reconhecimento, hoje, na homenagem da Sociedade de Reumatologia. Continue suas obras, Floriano Sampaio, nesse planeta superior em que “somente cegos e artistas sabem ver na escuridão". Escuridão celestial a nós, mortais, que pouco sabemos desse mundo que você habita. Deus um dia nos dirá de tantas dúvidas e incertezas preenchidas pela Fé invisível. Meu tributo e eterno carinho. Você continua entre nós. Sua ausência é nossa companhia. Teresa Cristina


Comentários Selecionados domingo, 12 de julho de 2020

DECRETO CARDINALÍCIO Nº 012-RF - NOMEIA TERESA CRISTINA DA SILVA NETO MADRE SUPERIORA DO CONVENTO DE ARARAS (SP), E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS

Madre Superiora Teresa Cristina

 

COMENTÁRIO DA  MADRE SUERIORA TERESA CRISTINA SOBRE A MATÉRIA EM EPÍGRAFE, ACESSÁVAL LICANDO-SE NESTE LINK:

http://raimundofloriano.com.br/views/Comentar_Post/decreto-cardinalicio-n-012-rf-nomeia-teresa-cristina-da-silva-neto-madre-superiora-do-convento-de-araras-sp-e-da-outras-providencias-Mz5fgYD3rKVy4Jd4JNjX

 

 

 


Comentários Selecionados sexta, 10 de julho de 2020

HISTÓRIA DE BALSAS EM LIVROS DE RAIMUNDO FLORIANO - VÍDEO

Elba Albuquerque

 

COMENTÁRIO DA LEITORA ELBA ALBUQUERQUE SOBRE A MATÉRIA EM EPÍGRAFE, ACESSÁVEL NESTE LINK:

 

http://raimundofloriano.com.br/views/Comentar_Post/historia-de-balsas-em-livros-de-raimundo-floriano-video-iPzgn730D8rJAGYTK1so

 

Primeiramente, meus parabéns, pai! É excelente o trabalho que você faz para imortalizar a história de Balsas! Desejo que todos os seus habitantes reconheçam a sua dedicação e esmero e transmitam para as gerações futuras o seu legado! Viva os seus 84 anos! Que venham muitos mais! Beijos e abraços da sua filha Elba.


Comentários Selecionados quinta, 09 de julho de 2020

DECRETO CARDINALÍCIO Nº 020-RF - PROMOVE O PADRE JOÁO PECEGUEIRO, ELEVANDO-O AO GRAU DE BISPO, COM ATUAÇÃO NA DIOCESE DE SÃO LUÍS (MA), E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS

Dom João Pecegueiro

COMENTÁRIO DO BISPO DOM JOÃO PECEGUEIRO SOBRE A MATÉRIA EM EPÍGRAFE, ACESSÁVEL NESTE LINK:

http://raimundofloriano.com.br/views/Comentar_Post/decreto-cardinalicio-n-020-rf-promove-o-padre-joao-pecegueiro-elevando-o-ao-grau-de-bispo-com-atuacao-na-diocese-de-sao-luis-ma-e-da-outras-providencias-8WcsIBYTCBuHsK8R9flr

 

Eminência, parabéns pelo Natalício. Estou muito feliz com o episcopado. Procurarei honrar está promoção. Um abraço pleno de chaleirismo!


Comentários Selecionados quarta, 08 de julho de 2020

DECRETO CARDINALÍCIO Nº 017-RF - NOMEIA WADY COELHO MADRE SUPERIORA DO CONVENTO DE BELO HORIZONTE (MG) E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS

Madre Superiora Wady Coelho

 

COMENTÁRIOS DA MADRE SUPERIORA WADY COELHO SOBRE A MATÉRIA EM EPÍGRAFE, DISPNÍVEL NESTE LINK:

http://raimundofloriano.com.br/views/Comentar_Post/decreto-cardinalicio-n-017-rf-nomeia-wady-coelho-madre-superiora-do-convento-de-belo-horizonte-mg-e-da-outras-providencias-EQKmBkm5FOm9sZJ1C1oG

 

Caro e querido amigo, Sou admiradora de quantos estímulos você empenha no bem fazer para destacar Balsas, em elevado lugar na difusão. Estamos juntos e fortes! Obrigada e meu abraço com muito afeto. Wady

Meu querido e amigo Raimundo Floriano, sinto-me muito honrada e feliz por ocupar este lugar a mim outorgado por você, Estarei sempre atenta para merecer suas elevadas avaliações! Receba meu afeto com um abraço virtual Até breve ! Wady


Comentários Selecionados terça, 07 de julho de 2020

DECRETO CARDINALÍCIO Nº 018-RF - NOMEIA PAULO AUGUSTO SOARES BANDEIRA PARA O GRAU DE SACRISTÃO DA PARÓQUIA DA VILA PLANALTO (DF), E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS

Sacristão Paulo Bandeira

 

COMENTÁRIO DO SACRISTÃO PAULO BANDEIRA SOBRE A MATÉRIA EM EPÍGRAFE, QUE PODE SER AcESSADA NETE LINK:

 

http://www.raimundofloriano.com.br/views/Comentar_Post/decreto-cardinalicio-n-018-rf-nomeia-paulo-augusto-soares-bandeira-para-o-grau-de-sacristao-da-paroquia-da-vila-planalto-df-e-da-outras-providencias-Xhkx620B60BQq2jNGaNB

 

"Muita gentileza para tão pouca nobreza"   
 
É com o coração traspassado pelas flechas da emoção que recebo em contrita gratidão  minha nomeação, ordenação e batismo a Sacristão da Paróquia da Vila Planalto, ato chancelado por Sua Eminência Cardinalícia
Doutor Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva. 
 
Agradeço, com o coração aquecido, as referências biográficas. Pura emoção.
 
No ensejo, nossos efusivos PARABÉNS por mais esse ano de plena vida, muitos mais hão de vir, a esse grande amigo que sabe brincar com o saber das letras e inteligência em benefício dos seus admiradores.
 
 "Onde há paz, tudo é harmonia e felicidade. Lao - Tsé" 
 
 Abraços mil.

Comentários Selecionados segunda, 06 de julho de 2020

MALHAÇÃO NA QUARENTENA - MINHA ACADEMIA CASEIRA

 

Comentários de três Professoras da Acaemia VitalRecor sobre a matéria em epígrafe, disponivel neste link:

http://raimundofloriano.com.br/views/Comentar_Post/malhacao-na-quarentena-minha-academia-caseira-AHJ1m4cUQkkleqtMlE7A

 

Weslayne Guaraná

Encantada com seu sincero relato! Minha saudade é ainda maior, pois ao sair para dar a luz ao pequeno Ruan, jamais imaginei que iria encontrar dificuldade em rever toda essa turma... A saudade não cabe no peito e a vontade de dar um abraço beeeem forte e um cheiro é muito grande. Senhor Raimundo Floriano, o pai, o palhaço, um menino de alma boa... Jajá tudo vai passar e vamos confraternizar como antigamente!! Com carinho, Weslayne Guaraná 🥰

Cleide Ana

Linda história! Eu jamais imaginei que iríamos passar por tudo isso!! Sinto saudades todos os dias, o coração fica apertado. Vocês são incríveis! Vocês fazem parte da minha vida! Raimundo Floriano você sempre foi a alegria da turma. Um Grande abraço !!!!!!

Maria Luciene da Silva

Poucos são fiéis aos que o ajudam, minoria ainda são os que contam com amigos de verdade. Rezando pra isso tudo passar e encontrar com todos vcs e dar meus abraços demorados. Que saudades, amigo @Raimundo Floriano. A verdadeira gratidão está no eterno respeito e carinho que tenho por você. Esse carinho e respeito que tenho por você é uma constante viu. A vital Recor é uma família, que logo mais estará junta novamente,  comemorando em dobro todas essas datas. Continue com suas atividades em casa, quero que volte ainda melhor, e qualquer dúvida é só gritar.💪🏼🤜🏼

Não existe coisa mas gratificante  que o reconhecimento pelo trabalho realizado com tanto amor e dedicação. 🤣🤣🤣.

 


Comentários Selecionados segunda, 29 de junho de 2020

A IGREJA SERTANEJA - COMENTÁRIO DA LEITORA TERESA CRISTINA DE ARARAS (SP)

 

A IGREJA SERTANEJA - CULTURAL, SEM FINS RELIGIOSOS, COMERCIAIS, LUCRATIVOS OU FINANCEIROS

Comentário da leitora Teresa Cristina, sobre a matéria acima, que pode lser lida clicando neste link:

http://www.raimundofloriano.com.br/views/Comentar_Post/a-igreja-sertaneja-cultural-sem-fins-religiosos-comerciais-lucrativos-ou-financeiros-ORi2lBwazcJdmryVF0Ij

Prezado primo, Bispo e Delegado, Raimundo Floriano , quão diversificada e intensa é sua vida . Parabéns ! Adoro Ariano Suassuna. Em sua Igreja Sertaneja , mulheres podem celebrar os rituais de intensa religiosidade ? Quero ser cardeal ! Pode agraciar-me com esta promoção ?A Igreja somos todos nós. Já pensou em colocar as mulheres para esta fantástica Igreja Sertaneja? “ To dentro “ . Sou ótima para aconselhar padres , seminaristas , diáconos e Bispos . Amei o texto e a mitra com a Cruz de Cristo . Viva o Vasco da Gama! Abraços, Teresa Cristina .

********

Nota do Editor - Querida prima Teresa Cristina, é com imensa alegria que recebo seu comentário e, mais ainda, jubilo, por saber que você aprova a Igreja Sertaneja e quer fazer parte de seu Clero. Mas a prima pediu muito alto, pois nela existe apenas um posto de Cardeal, que é o meu. Afortunadamente, eu já havia reservado para  você, mesmo antes dessa sua postagem, destacado lugar em nossa hierarquia, o que será dado a público na próxima sexta-feira, dia 3 de julho.

 


Comentários Selecionados sábado, 27 de junho de 2020

A FESTA JUNINA QUE NÃO HOUVE - COMENTÁRIO DA LEITORA TERESA CRISTINA DA SILVA NÉTO

 

 A FESTA JUNINA QUE NÃO HOUVE

Comentário da leitora Teresa Cristina da Silva Néto sobre a matéiria acima, que pode ser lida clicando-se neste link:

http://www.raimundofloriano.com.br/views/Comentar_Post/a-festa-junina-que-nao-houve-ONcpbfi9miuAvPbNlEOo

 

Caríssimo primo Raimundo Floriano, a Festa Junina também houve este ano de 2020. Enquanto nossas memórias trouxerem lembranças queridas de afeto e muita alegria, a comemoração terá se realizado. Parabéns a todos vocês unidos aos festejos dos Padroeiros de Junho, em especial o nosso Santo Antônio . Santo Antônio do Balsas, Santo Antônio de Guaratinguetá , Santo Antônio de Lisboa e Pádua. Nosso amado a proteger seus filhos onde quer que estejam. Mas primo, que danado de pai da noiva que não a deixa se casar com ninguém ? Delegado de muita exigência. A filha dele vai dar os três tiros na macaca se, para marido , escolher um político honesto que seja de seu agrado . “Bora” usar a espingarda ? Obrigada pela indicação . Gosto demais de suas histórias , de seu jeito alegre de conduzir a vida , do ambiente unido da Academia ! Um abraço amigo, Teresa Cristina.


Comentários Selecionados terça, 26 de maio de 2020

DIA DA INFANTARIA - 24 DE MAIO

 

 

 

Comentário da leitora Teresa Cristina, de Araras (SP), sobre a matéria acima, que pode ser lida clidando neste link:

http://www.raimundofloriano.com.br/views/Comentar_Post/dia-da-infantaria-24-de-maio-jHZVDv33NKt2Ayx2eoNc

 

Querido primo Raimundo Floriano, quero aqui expressar minha admiração por tão belo texto sobre a história da Infantaria Brasileira. Escrito com muita sabedoria , parabenizo pela pujança e veracidade dos fatos . Nossos heróis ! “A Infantaria é tão antiga quanto a guerra, desde que o homem decidiu lutar contra seu semelhante ... “ Onde estariam os nossos heróis de hoje, num país espoliado e corrompido há décadas? Onde, se uma esquerda insana, aliada a uma mídia sórdida, se unem para a desestabilização da Pátria ? Nosso Presidente não conseguirá governar, porque ideologias manipuladoras e contrárias à nossa tradição de Ordem e Progresso em tudo atrapalham pada que sigamos em frente? Obrigada por me brindar com o belo presente, musicado pela Canção da Infantaria? Infantes que nunca temem lutar por nossa Pátria . A eles, minha homenagem ! 💚💛💚💛🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷Teresa Cristina


Comentários Selecionados quarta, 29 de abril de 2020

COMENTÁRIO SELECIONADO - ORAÇÃO DE AVE MARIA DA PRA 8, RÁDIO CLUBE DE PERNAMBUCO

Sobre a matéria acima, do colunista leonardo Dantas, que pode ser lida neste link:

http://raimundofloriano.com.br/views/Comentar_Post/oracao-de-ave-maria-da-pra-8-radio-clube-de-pernambuco-0qbNGAIBbFUeJjw5ODAb

Boa noite! Fiquei e continuo parado no tempo a ouvir soar, na lembrança auditiva, a AVE MARIA, na voz que orava e ecoava em todos os lares da pernambuco. Diante o contexto epidêmico que passamos, onde "O homem dobra os joelhos e abranda a sua ira, esquece os seus sofrimentos e abre o seu coração, nesta hora terna de piedade e de recolhimento", estou a procurar no google, o áudio dessa oração para espalhar em todos os grupos possíveis para encher o mundo de vibrações de fé e devoção a nossa Santíssima Virgem Maria. Por gentileza, se vocês tiverem, viabilizem para mim. meu zap é 81 9. 96551845. desde já. agradeço a atenção!

Nota do Editor: Espero que algum dos leitores deste Almanaque possa atender o essa colicitação.

 


Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros