COMENTÁRIO DA MADRE SUPERIORA TERESA CRISTINA, COLUNISTA DO ALMANAQUE RAIMUNDO FLORIANO,
SOBRE A MATÉRIA EM EPÍGRAFE, ACESSÁVEL CLICANDO-SE NESTE LINK:
http://www.raimundofloriano.com.br/views/Comentar_Post/hoje-e-dia-de-santo-reis-kNO9ET4bo9VdmVjMVGQv
Madre Superiora Teresa Cristina
Querido primo Raimundo Floriano, cá estou a participar dos festejos de Reis em nossa Santo Antônio do Balsas.
A tradição não pode se ir ou nos perdemos sem esta identidade. Benfazejas lembranças de canções e histórias tais vivas e vividas por sua memória e as memórias ajudantes e preciosas de nossas queridas primas. Fiquei emocionada com as cantigas e letras entoadas no dia!
“A diferença consistia no fato de que, enquanto nos Reis do Velho Andrelino e do Antõe Velho os brincantes provinham de faixas mais desapercebidas e carentes da periferia, o Reis da Dona Antônia compunha-se de moças e meninas da fina flor da elite balsense. Esvaíram-se no decorrer do tempo as canções desse Reis. Seu formato era uma combinação de Auto de Natal, pois contava até com soldados romanos, e Pastoril, tendo, inclusive, uma Velha em seu elenco”
Se não levamos ouro, incenso e mirra, levamos o amor e a devoção que o nascimento do Menino sempre nos traz. Buscamos a Estrela a seguir.
Obrigada ! Quero ser integrante dessas lembranças e viver os festejos e as visitas de nosso Jesus Cristo que nasce e vive (deveria viver) a brincar, reinar e nos ensinar a fazer o Bem. Teresa Cristina