Almanaque Raimundo Floriano
Fundado em 24.09.2016
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)
Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, dois genros e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.
Ópera sábado, 16 de novembro de 2024
THÉRÈSE - JULES MASSENET
Ópera sábado, 09 de novembro de 2024
CHÉRUBIN - JULES MASSENET
Ópera segunda, 04 de novembro de 2024
ORQUESTRA OURO PRETO ESTREIA HILDA FURACÃO EM SP (POSTAGEM DO LEITOR FÁBIO GOMIDES
Orquestra Ouro Preto estreia "Hilda Furacão, a Ópera", em SP
Uma das personagens mais icônicas da literatura e da teledramaturgia brasileira ganha uma versão operística inédita com adaptação e música original de Tim Rescala; a estreia acontece nos dias 5 e 6 de novembro no Theatro Municipal de São Paulo, e seguirá para apresentações em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro
A Orquestra Ouro Preto estreará nos dias 5 e 6 de novembro, em São Paulo, "Hilda Furacão, a Ópera", uma adaptação do aclamado romance de Roberto Drummond, imortalizado na célebre minissérie dos anos 90. Sob a regência do Maestro Rodrigo Toffolo, a montagem promete capturar a intensidade dos sentimentos e a complexidade dos dilemas da personagem que desafiou as convenções sociais de uma conservadora Belo Horizonte dos anos 60.
As apresentações na capital paulista serão realizadas no Theatro Municipal de São Paulo, e os ingressos já estão à venda no site e na bilheteria da casa. Na sequência, a produção será apresentada em Belo Horizonte, nos dias 21 e 22 de novembro, no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, e no Rio de Janeiro, nos dias 24 e 25 do mesmo mês.
Com música original de Tim Rescala e direção de cena de Julliano Mendes, "Hilda Furacão, a Ópera" celebra a riqueza da cultura brasileira em uma produção cantada em português. Dividido em dois atos, o espetáculo explora os dilemas éticos, sociais e religiosos da época.
O elenco conta com renomados cantores líricos brasileiros, prometendo emocionar o público com uma montagem impactante: Carla Rizzi interpreta Hilda, Jabez Lima é Frei Malthus, Marília Vargas é Loló Ventura, Marcelo Coutinho encarna Nelson Sarmento, Johnny França é Aramel, e Fernando Portari representa o narrador e autor Roberto Drummond.
Com uma sólida trajetória na cena operística brasileira, a mezzo-soprano Carla Rizzi possui vasta experiência como atriz, emprestando à personagem toda a força dramática que ela demanda. A cantora repete a parceria com a Orquestra Ouro Preto, cujo último trabalho foi a bem-sucedida montagem "Auto da Compadecida, a Ópera", assim como Jabez Lima, tenor que interpreta Frei Malthus.
Uma das vozes mais proeminentes da ópera nacional, Jabez Lima empresta seu talento ao jovem frei que vive os dilemas entre o desejo da santidade e a tentação de seus sentimentos. O tenor, que interpretou João Grilo na versão mineira da obra de Suassuna, mostra toda a sua versatilidade e excelência agora em uma faceta dramática.
O romance do escritor mineiro Roberto Drummond conta a história de Hilda, uma jovem bela e rebelde que rompe com as expectativas ao abandonar sua vida de prestígio e refugiar-se na zona boêmia da capital mineira. Sua jornada se entrelaça com a de Frei Malthus, um jovem religioso determinado a transformar a vida dos habitantes da região. Esse encontro desencadeia uma série de conflitos éticos e sociais, em um confronto entre desejo e dever, liberdade e moralidade. Uma narrativa que encontra na ópera a linguagem perfeita para seu desenvolvimento dramático, somando-se ao panteão de grandes heroínas do gênero, como Carmen e Aida, consolidando o caminho para a criação de uma ópera nacional que dialoga com nossa história, cores e sons.
“Hilda tem tudo que a gente procura em um libreto, sob o ponto de vista operístico, para levar uma história para o palco. É rica nos conflitos, nas reflexões, na dramaturgia e nesse equilíbrio entre o drama e os momentos cômicos. Além disso, Hilda é uma personagem feminina muito importante da nossa literatura, que carrega fortes reflexões sobre liberdade, imposições sociais e sobre traçar seu próprio destino. Tudo isso faz dela uma protagonista perfeita para esse ciclo de óperas que a Orquestra Ouro Preto vem desenvolvendo”, explica o maestro Rodrigo Toffolo.
Tim Rescala, que repete a parceria operística com a formação mineira após a bem-sucedida montagem de "Auto da Compadecida, a Ópera", reforça as qualidades da narrativa que agora chega aos palcos. “Hilda tem todos os elementos para se tornar uma ópera: uma trama instigante e trágica, talvez até tragicômica, personagens fortes, carismáticos e uma grande carga emocional”, enumera.
Para as composições originais, Tim Rescala incorporou elementos da música popular da época, sobretudo o que se ouvia pelo rádio, ao discurso operístico. “Não só a música brasileira, mas também a norte-americana, incluindo os boleros que tanto sucesso fizeram no mundo todo neste período. Esse cancioneiro marcou muito essa época e procurei incorporar esse universo sonoro à partitura para criar algo híbrido, em uma ópera com ares de musical”, avalia o compositor.
Com a estreia de “Hilda Furacão, a Ópera”, a Orquestra Ouro Preto reafirma sua busca pela criação de um repertório operístico brasileiro e convida o público a mergulhar em uma jornada de amor, fé e desafio às normas estabelecidas.
SERVIÇO
Orquestra Ouro Preto estreia “Hilda Furacão, a Ópera”
São Paulo
Data: 5 e 6 de novembro de 2024
Horário: Às 20 horas
Local: Theatro Municipal de São Paulo (praça Ramos de Azevedo, s/n, República. SP)
PARIS-2024: VÔLEI DE PRAIA - GEORGE E ANDRÉ PERDE PARA ALEMÃES E ESTÃO ALIMINADOS
Vôlei de praia: George e André perdem para alemães e estão eliminados da Olimpíada de Paris
Partida das oitavas de final termina em 2 a 0
Por O GLOBO — Paris
Presentear matéria
Os brasileiros George e André perderam para os alemães Nils Ehlers e Clemens Wickler, e estão eliminados da Olimpíada de Paris-2024. A partida do vôlei de praia, que aconteceu no início da manhã deste domingo, era válida pelas oitavas de final e terminou em 2 sets a 0 (21-16 e 21-17).
— Para nós, foi muito importante estar nos Jogos Olímpicos. Temos uma história de cinco anos de conquistas em etapas do Circuito Mundial, em Pan-Americanos, em várias competições grandes. Por isso, é um pouco frustrante sair tão cedo, e a avaliação que fica é que não conseguimos ser o George e o André que sempre somos — disse George, que afirmou que a dupla deixa Paris "com a consciência limpa". — Lutamos e brigamos muito, mas infelizmente não saiu como a gente queria.
Já André ressaltou que sabia que este seria "um jogo difícil" e que tentou "arriscar mais no saque" e "dar uma bola de segunda", o que não funcionou. Nesta edição dos Jogos, a dupla brasileira vinha de uma vitória (contra os marroquinos Abicha e Elgraoui) e duas derrotas na fase de grupos: contra Diaz e Alayo (Cuba) e Partain e Benesh (Estados Unidos). No entanto, não deu para passar dos alemães, e a partida de eliminação durou 40 minutos.
Ehlers e Wickler voltam à quadra nas quartas de final, partida marcada para a terça-feira (6). Pelo vôlei de praia, o Brasil ainda entra em quadra neste domingo: Evandro e Arthur enfrentam os holandeses Steven van de Velde e Maththew Immers, às 16h, pelas oitavas de final.
Ópera sábado, 03 de agosto de 2024
KOVANSHCHINA - MUSSORGSKY
Ópera sábado, 27 de julho de 2024
SALAMMBÔ - MUSSORGSKY
Ópera sábado, 20 de julho de 2024
BORIS GODUNOV - MUSSORGSKY
Ópera sábado, 13 de julho de 2024
CARMEN - BIZET
Ópera sábado, 06 de julho de 2024
DJAMILEH - BIZET
Ópera sábado, 29 de junho de 2024
NOÉ - GEORGES BIZET
Ópera sábado, 22 de junho de 2024
LA JOLIE FILLE DE PERTH - BIZET
Ópera sábado, 15 de junho de 2024
DON PROCOPIO - GEORGES BIZET
Ópera sábado, 08 de junho de 2024
LE DOCTEUR MIRACLE - GEORGES BIZET
Ópera quarta, 05 de junho de 2024
THIAGO SILVA: REFORÇO DO FLUMINENSE
Thiago Silva, reforço do Fluminense: 'Se Messi tivesse a cobrança que Neymar teve toda a carreira, teria parado'
Defensor rebateu as críticas que o atacante sofreu ao longo da carreira
Por O Globo — Rio de Janeiro
04/06/2024 08h29 Atualizado há um dia
Presentear matéria
O novo reforço do Fluminense Thiago Silva rasgou elogios a Neymar, com quem atuou junto inúmeras vezes na seleção brasileira. O defensor reforçou as qualidades dentro e fora de campo do colega de profissão e amigo, além de acreditar que as críticas em cima dele não fazem, muitas vezes, sentido. Ele chegou a afirmar que o Messi, por exemplo, "teria parado" se recebesse toda a pressão que o craque brasileiro teve durante a carreira.
Thiago disse que Neymar é "um jogador completo e que não tem nenhum jogador no mundo com as características dele". Por ainda não ter uma Copa do Mundo, ele ressaltou que as cobranças são excessivas, mas o atacante é "muito forte mentalmente".
— Se o Messi tivesse a cobrança que Neymar teve toda a carreira, teria parado. A pressão em cima dele é, por vezes, massacrante. O que ele só quer é ser feliz jogando futebol — afirmou, em entrevista à TNT Sports, Thiago Silva.
O jogador também destacou que a seleção sentiu dificuldade com a ausência de Neymar, o que, na visão dele, reforça a importância do atleta. O zagueiro jogou três Copas do Mundo ao lado do atacante.
Ópera sábado, 01 de junho de 2024
SALVADOR ROSA, ABERTURA - CARLOS GOMES
Ópera sábado, 25 de maio de 2024
ALVORADA DA ÓPERA LO SCHIAVO - CARLOS GOMES
Ópera sábado, 04 de maio de 2024
MARIA TUDOR 01 - CARLOS GOMES
Ópera sábado, 27 de abril de 2024
JOANNA DE FLANDRES - CARLOS GOMES
Ópera sábado, 20 de abril de 2024
IL GUARANY (O GUARANI), CARLOS GOMES
Ópera sábado, 13 de abril de 2024
FOSCA - CARLOS GOMES
Ópera sábado, 06 de abril de 2024
CONDOR - CARLOS GOMES
Ópera sábado, 30 de março de 2024
COLOMBO - CARLOS GOMES
Ópera sábado, 23 de março de 2024
LAKMÉ - DELIBES
Ópera sábado, 16 de março de 2024
A NOITE DO CASTELO - ANTONIO CARLOS GOMES
Ópera sábado, 09 de março de 2024
LA PRINCESSE JAUNE - CAMILLE SAINT-SAENS
Ópera sábado, 02 de março de 2024
SAMSON E DALILA - CAMILLE SAINT-SAENS
Ópera sábado, 24 de fevereiro de 2024
LA GIOCONDA - PONCHIELLI
Ópera sábado, 17 de fevereiro de 2024
PRINCE IGOR - BORODIN
Ópera sábado, 10 de fevereiro de 2024
DIE FLEDERMAUS - OVERTURE - JOHANN STRAUSS (FILHO)
Ópera sábado, 03 de fevereiro de 2024
PRODANÁ NEVESTA - BEDRICH SMETANA
Ópera sábado, 27 de janeiro de 2024
LES CONTES D*HOFFMANN - OFFENBACH
Ópera sábado, 20 de janeiro de 2024
LA JOLIEM PARFUMEUSE, OVERTURE - OFFENBACH
Ópera sábado, 13 de janeiro de 2024
LE ROI CARROTTE - OFFENBACH
Ópera sábado, 06 de janeiro de 2024
LA DIVA - OFFENBACH
Ópera sábado, 30 de dezembro de 2023
LA PRINCESSE DE TRÉBIZONDE - OFFENBACH
Ópera sábado, 23 de dezembro de 2023
LA PÉRICHOLE - OFFENBACH
Ópera sábado, 16 de dezembro de 2023
ROBINSON CRUSOÉ - OFFENBACH
Ópera sábado, 09 de dezembro de 2023
LA VIE PARISIENNE - ACTE III - OFFENBACH
Ópera sábado, 02 de dezembro de 2023
COSCOLETTO - OFENBACH
Ópera sábado, 25 de novembro de 2023
LA BELLE HÉLÈNE - OVERTURE - OFFENBACH
Ópera sábado, 18 de novembro de 2023
LE FIFRE ENCHANTÉ - OPÉRA DE MARSEILLE
Ópera sábado, 11 de novembro de 2023
LE MARI À LA PORTE - OFFENBACH
Ópera sábado, 04 de novembro de 2023
DRAGONETTE - OFFENBACH
Ópera sábado, 28 de outubro de 2023
BA-TA-CLAN - OFFENBACH
Ópera sábado, 21 de outubro de 2023
L*ALCÔVE, OVERTURE - OFFENBACH
Ópera sábado, 14 de outubro de 2023
ROMÉO ET JULIETTE - GOUNOD
Ópera sábado, 07 de outubro de 2023
PHILEMON ET BAUCIS - GOUNOD
Ópera sábado, 30 de setembro de 2023
FAUSTO - GOUNOD
Ópera sábado, 23 de setembro de 2023
SAPHO - GOUNOD
Ópera sábado, 16 de setembro de 2023
FALSTAFF - GIUSEPPE VERDI
Ópera sábado, 09 de setembro de 2023
OTELLO - GFIUSEPP VRDI - LIVERMORE VALLEY OPERA
Ópera sábado, 02 de setembro de 2023
AIDA - GIUSEPPE VERDI
Ópera sábado, 26 de agosto de 2023
MACBETH - GIUSEPE VERDI - COMPAÑÍA NACIONAL DE ÓPERA - MÉXICO
Ópera sábado, 19 de agosto de 2023
LA TRAVIATA - HARMONIA - VERD
Ópera sábado, 12 de agosto de 2023
IL TROVATORE (FULL) OPÉRA ROYAL DE WALLONIE-LIÉGI - VERDI