Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Saúde e Qualidade de Vida quarta, 19 de fevereiro de 2025

GUIA ALIMENTAR PARA O CARNAVAL (POSTAGEM DA LEITORA FERNANDA FERNANDES DA CRUZ)
Guia alimentar para o Carnaval


Nutrólogo explica o que fazer para evitar intoxicações alimentares e viroses


Com a chegada do carnaval, muitas pessoas viajam para a praia e até frequentam festas, cenário propício para casos de viroses gastrointestinais, afinal, o consumo de alimentos fora de casa aumenta.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 600 mil pessoas morrem anualmente por gastroenterite aguda - intoxicação alimentar -, nesse cenário, o clima quente, com a aglomeração de pessoas, seja em festas ou praias, pode aumentar a incidência do quadro.

“No período do carnaval é comum coexistir temperatura quente, alimentação fora de casa e ingestão inadequada de líquidos. A melhor regra para evitar problemas de saúde relacionados a esse coquetel de risco é o bom senso em todos os aspectos”, explica Daniel Magnoni, nutrólogo na Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo e presidente do Instituto de Metabolismo e Nutrição (Imen).

Por isso, Magnoni elaborou dez dicas de sobrevivência para aproveitar o período e evitar intoxicações alimentares. 

Evite alimentos muito salgados, açucarados ou gordurosos: O excesso de sal pode causar retenção de líquidos, enquanto o açúcar em excesso sobrecarrega o metabolismo. Gorduras em grande quantidade são difíceis de digerir, podendo causar desconforto gástrico. Priorize refeições leves e balanceadas.

Não fique por longos períodos em jejum: O ideal é fazer pequenas refeições ao longo do dia, mantendo o corpo sempre abastecido de nutrientes. Jejuns prolongados podem levar a quedas de energia e escolhas alimentares impulsivas.

Reduza o consumo de massas e tenha cuidado com os molhos: Prefira massas integrais, que contêm mais fibras. Molhos à base de creme de leite e queijos, além de altamente calóricos, podem deteriorar com o calor. Opte por versões leves, como molho de tomate fresco.

Evite alimentos embutidos e enlatados: Produtos como salsichas, presuntos e outros embutidos são ricos em conservantes e sódio, podendo causar inchaços e desconfortos. Prefira alimentos naturais sempre que possível.

Cuidado com molhos suscetíveis ao calor: Molhos como maionese, molhos brancos ou à base de creme podem deteriorar rapidamente em altas temperaturas, aumentando o risco de contaminação e infecções alimentares. 

Modere o consumo de carnes gordurosas e cruas: Carnes mal cozidas ou cruas — como sashimis e tartares — se tornam mais perigosas em climas quentes. Dê preferência a carnes magras e bem cozidas para evitar intoxicações.

Evite excessos no consumo de álcool: O álcool desidrata o corpo, especialmente em dias quentes. Se consumir, intercale com água e fique atento aos limites do seu organismo.

Inclua frutas, legumes e saladas no cardápio: Alimentos de origem vegetal são ricos em vitaminas e minerais, além de ajudarem na hidratação. Opte por frutas frescas e saladas bem higienizadas.

Beba bastante água, sucos naturais e chás: Priorize a ingestão de água filtrada. Sucos naturais e chás gelados são ótimas opções, mas evite adicionar muito açúcar.

Coma com moderação: Por mais tentador que seja, esse não é momento para abusos alimentares. Controle as porções e foque em refeições leves para aproveitar a festa sem desconforto.

 

Sobre a Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo

A Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo conta com 3 Unidades de hospital geral (Pompeia, Santana e Ipiranga) que prestam atendimentos em mais de 60 especialidades, cirurgias de alta complexidade em neurologia, cardiologia e cirurgia robótica. As Unidades possuem Centro de Oncologia e de Hematologia habilitada para realizar o Transplantes de Medula Óssea.

É a primeira Rede de Hospitais fora do Canadá a obter a Certificação em nível Diamante da Qmentum Internacional. Além do Selo Amigo do Idoso, a Rede tem os serviços laboratoriais certificados pela PALC e ainda a Certificação Internacional da ABHH nos serviços de Hematologia e Transplante de Medula Óssea.

As Unidades Pompeia, Santana e Ipiranga prestam atendimentos privados que subsidiam as atividades de várias unidades administradas pela São Camilo no país e que atendem pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde). No Brasil desde 1922, a São Camilo, que pertence à Ordem dos Ministros dos Enfermos, foi fundada por Camilo de Lellis e conta, ainda, com centros de educação, colégios e centros universitários.



Imagens relacionadas


Unidade Ipiranga da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo
ACS Hospital São Camilo

Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros