Almanaque Raimundo Floriano
Fundado em 24.09.2016
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)
Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, dois genros e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.
O Globo sábado, 20 de janeiro de 2024
FUTEBOL PRÉ-OLÍMPICO: COMEÇA HOJE - VEJA DESTAQUES
Com Argentina forte e futebol do Brasil influente, Pré-Olímpico começa neste sábado; veja destaques
Competição, que vale duas vagas para Paris-2024, será disputado na Venezuela. Seleção de Ramon estreia na terça-feira
A menos de seis meses dos Jogos Olímpicos de Paris, o caminho do futebol sul-americano começa hoje, na Venezuela. Equador e Colômbia abrem o Torneio Pré-Olímpico, às 17h (horário de Brasília), em partida pelo grupo A, o mesmo do Brasil, que só estreia na segunda rodada. O Sportv transmite a competição.
Além dos estreantes e da seleção, Bolívia e a anfitriã Venezula compõem o grupo. Os bolivianos serão os rivais na estreia, na terça-feira, às 17h. Do outro lado, no grupo B, estão Argentina, Uruguai, Chile, Paraguai e Peru. Os dois melhores de cada chave se classificam para um quadrangular final, também em pontos corridos, com os dois primeiros garantindo vagas em Paris-2024. O Brasil tenta chegar aos Jogos para brigar pelo tricampeonato olímpico.
Nomes como Endrick (Palmeiras), John Kennedy (Fluminense), Maurício (Internacional) e Gabriel Pec (Vasco) chamam a atenção do lado brasileiro, comandado por Ramon Menezes. Mas o torneio também é uma chance de acompanhar de perto talentos ainda em ascensão no futebol do país, mesmo em seleções que não a Amarelinha.
O Athletico, por exemplo, colocou três atletas em equipes vizinhas: o lateral-esquerdo argentino Lucas Esquivel, o atacante chileno Luciano Arriagada e o ponta chileno Fernando Nava. Já o Botafogo viu o lateral-direito uruguaio Mateo Ponte ser chamado para o torneio.
Esquivel, de 22 anos, chegou até a treinar junto com o grupo da seleção principal da Argentina em data Fifa. Na temporada passada, atuou em 23 partidas pelo Athletico. Do quarteto, é quem mais tem espaço no clube, uma disputa fruto da crescente atratividade do futebol brasileiro para os jovens do continente.
Nava, por exemplo, ainda atua no sub-20 da equipe paranaense. Arriagada e Ponte brigam por espaço e minutos nos times titulares.
A competição também é palco de talentos que emergem do continente e chamam a atenção dos mercados brasileiro e europeu. Os meias Cristian Medina e Juan Sforza, que estão com a seleção argentina, foram alvos de Botafogo e Vasco. O segundo tem negociações suspensas com o cruz-maltino, que também mantém interesse em Luciano Rodríguez, principal nome do ataque do Uruguai. Ele é observado ainda pelo holandês Feyenoord, que chegou a fazer uma proposta.
A seleção da Argentina também vem com nomes fortes. Entre eles, os meias Valentín Barco, finalista da Libertadores com o Boca Juniors e acertado com o Brighton-ING, e Echeverri, carrasco da seleção brasileira no Mundial sub-17 (fez todos os gols nos 3 a 0 pelas quartas). Federico Redondo, filho do ex-volante Fernando Redondo, também está na equipe comandada por Javier Mascherano.
John Kennedy titular
Os treinos na Granja Comary mostraram um esboço do que Ramon pode testar como time titular na seleção. Em vitória por 2 a 1 sobre o Boavista em jogo-treino, o treinador escalou o ataque com Endrick, John Kennedy e Marquinhos e um meio-campo com Bruno Gomes (autor de um dos gols), Andrey Santos e Maurício. Marlon Gomes, que entrou na segunda etapa, fez o outro. Mas o time ainda não está fechado.
— Treinamos variações. Todos têm que estar preparados. Aqui não tem titular, não tem reserva. Tem o prazer de vestir a camisa da seleção. O importante é dar oportunidade para o jogador entender as movimentações, e todo mundo se sentir importante, como tem que ser — declarou Ramon à TV Globo.
O Globo sexta, 19 de janeiro de 2024
FUTEBOL: CONHEÇA O IRMÃO DE VINI JR. QUE É UMA DAS ATRAÇÕES CO CAMPEONATO CARIOCA
Conheça o irmão de Vini Jr. que é uma das atrações do Campeonato Carioca
Netinho, de 17 anos, está no elenco profissional do Boavista
19/01/2024 08h42 Atualizado 19/01/2024
Presentear matéria
Enquanto Vini Jr. já é uma estrela internacional no Real Madrid, seu irmão mais novo está na expectativa de estrear como profissional no Campeonato Carioca. Aos 17 anos, José Oliveira Neto, o Netinho, faz parte do elenco principal do Boavista, que estreou na quinta-feira contra o Vasco (derrota por 2 a 0), tendo sido promovido da base do clube nesta temporada.
Netinho não foi aproveitado pelo técnico Filipe Cândido no primeiro jogo do ano, mas, em entrevista ao UOL, admitiu a ansiedade para entrar em campo e tentar repetir o sucesso do irmão famoso.
"A ansiedade está grande. É o sonho de todo jogador atuar no campeonato mais charmoso do Brasil. Meu irmão disputou em 2018 e ganhou a Taça Guanabara. Quem sabe o Boavista não surpreende?" disse Netinho, que quer evitar comparações com o irmão. "Somos bem diferentes dentro de campo. Sou centroavante, gosto do jogo físico e aéreo, mas tenho um pouco da velocidade dele”.
O jovem buscou caminho parecido ao de Vini Jr. no início da carreira. Ele começou, anos atrás, na base do Flamengo, mas como goleiro. Também acompanhou o irmão na Espanha quando ele foi vendido ao Real Madrid e iniciou no Real Madrid B, em 2018.
Agora, Netinho joga na mesma faixa de campo do irmão mais velho e aproveita as dicas do craque, que estreou no Carioca pelo Flamengo aos 16 anos:
"Ele me disse para ter calma e tranquilidade, que sou muito jovem ainda. Disse para ter cabeça e o único pedido que me fez para que eu seja feliz dentro de campo”.
Nas redes sociais, Vini Jr. acompanha a carreira do irmão e sempre comenta em suas publicações.
O Globo quinta, 18 de janeiro de 2024
CARIOCA 2024: VOLTA REDONDA X FLUMINENSE - ONDE ASSISTIR AO VIVO
Volta Redonda x Fluminense: onde assistir ao vivo ao jogo do Carioca
Escalação de Volta Redonda e Fluminense para jogo desta quinta-feira pelo Campeonato Carioca; veja onde assistir partida ao vivo
Por Redação do GLOBO — Rio de Janeiro
18/01/2024 02h00 Atualizado há 8 horas
Presentear matéria
Atual bicampeão carioca, o Fluminense começa a briga pelo tricampeonato diante do Volta Redonda, nesta quinta-feira, às 21h30, no Estádio Raulino de Oliveira. O jogo Volta Redonda x Fluminense, confronto da 1ª rodada do Campeonato Carioca, será transmitido ao vivo na TV aberta pela Band, na TV fechada pelo BandSports, e no YouTube pelo Canal GOAT.
Fluminense enfrenta o Volta Redonda nesta quinta-feira
Para a estreia na temporada, o Fluminense vai jogar com time sub-20, pois o elenco principal só retorna das férias na próxima quinta-feira. Já o Volta Redonda, tenta fazer frente aos grandes novamente. Ano passado, o time terminou na quarta colocação e teve o melhor ataque da fase inicial, com destaque para Lelê, que hoje reforça o tricolor carioca.
Onde assistir ao jogo Volta Redonda x Fluminense ao vivo
O jogo entre Volta Redonda e Fluminense será transmitido pela Band (TV aberta), pelo BandSports (TV fechada) e pelo Canal GOAT (YouTube) às 21h30 desta quinta-feira, 18.
Horário do jogo Volta Redonda x Fluminense
O Fluminense visita o Volta Redonda no jogo da 1ª rodada no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, às 21h30.
Escalação do Volta Redonda
Provável escalação do Volta Redonda: Paulo Henrique; Wellington Silva, Augusto, Luan e Juninho; Bruno Barra, Danrley, Thiago Alagoano e Riquelmo; Italo e Erik. Técnico: Felipe Loureiro.
Escalação do Fluminense
Provável escalação do Fluminense: Felipe Alves; Jhonny, Antônio Carlos, Felipe Andrade e Marcos Pedro; Edinho, Wallace, Arthur; Isaac, João Neto e Lelê. Técnico: Marcão.
Arbitragem de Volta Redonda x Fluminense
Árbitro: Tarcizo Pinheiro Caetano
Assistente 1: Daniel de Oliveira Alves Pereira
Assistente 2: Thayse Marques Fonseca
Quarto árbitro: Lucas Coelho Santos
Próximos jogos de Volta Redonda e Fluminense
O Fluminense volta a campo no próximo domingo (21/01) contra a Portuguesa, às 16h, em Moça Bonita (o Maracanã está fechado para reparos no gramado). Por sua vez, o Volta Redonda vai jogar contra o Boavista, também no domingo (21/01), às 18h16, no Raulino de Oliveira.
O Globo quarta, 17 de janeiro de 2024
MARTA: JOGADORA BRASILEIRA RECEBE HOMENAGEM DA FIFA E DARÁ NOME A PRÊMIO NO FUTEBOL FEMININO
Marta recebe homenagem da Fifa e dará nome a prêmio no futebol feminino
Ainda em atividade, craque brasileira será homenageada com o Prêmio Marta, dado para a autora do gol mais bonito do ano na modalidade
Por Redação do GLOBO — Rio de Janeiro
15/01/2024 18h17 Atualizado há um dia
Presentear matéria
Seis vezes eleita a melhor jogadora do mundo, Marta protagonizou um dos momentos mais especiais da premiação da Fifa The Best. Logo após Lionel Messi ser anunciado como melhor jogador pela oitava vez, a brasileira recebeu uma homenagem especial pelos seus feitos para o futebol feminino, seja dentro de campo, como também fora, com a luta pela igualdade para as mulheres no esporte e fora dele.
— É sempre difícil subir nesse palco e não se emocionar. Tive a oportunidade de ganhar o prêmio de melhor jogadora algumas vezes e é mais fácil de falar, porque você pode se basear no que fez na temporada. Sem dúvidas nenhuma isso aqui é mais especial e difícil de encontrar palavaras — introduziu Marta.
Aos 37 anos, Marta teve orgulho de dizer que, ainda em vida, pôde ser homenageada desta maneira — esta foi a primeira vez que isto aconteceu. A partir do ano que vem, a Fifa entregará o 'Prêmio Marta', dada a autora do gol mais bonito da temporada. Será, assim, a versão feminina do Puskás.
— Isso sem dúvida é uma grande motivação para que continuemos buscando evoluir, porque sempre há o que aprender, e num ano de Olimpíada, quem sabe jogar mais uma e depois ter as respostas se continuo ou não? Muito obrigado, meu coração é só gratidão — falou ela, que foi convocada recentemente para a seleção brasileira de Arthur Elias.
Além de agradecer pela homenagem, Marta também aproveitou a oportunidade para propagar uma mensagem no sentido de diminuir a desigualdade no futebol feminino e no mundo como um todo. Minutos antes, a seleção brasileira, representada por lendas que vestiram a amarelinha, venceu o prêmio de Fair Play por conta da camisa preta utilizada em homenagem a Vini Jr. e contra o racismo sofrido pelo atacante no futebol espanhol.
— Quero que, assim como estou enxergando essa homenagem, quero que todas as mulheres possam enxergar um futuro promissor, onde não sejam direcionado somente ao futebol, ao esporte, mas a qualquer atividade. Porque o que buscamos diariamente, através do que Deus nos direcionou a fazer, é buscar que o mundo seja melhor para todos, sem distinção. Buscar igualdade e respeito. Deixo aqui essa mensagem para todos que tem esse poder, de transmitir essa mensagem através daquilo que você faz: faça. Porque as próximas gerações vão agradecer — disse Marta.
O Globo segunda, 15 de janeiro de 2024
VINI JR.: BRASILEIRO COMANDOU A GOLEADA DO REAL MADRID SOBRE O BARCELONA NA FINAL DA SUPERCOPA DA ESPANHA
Veja marcas históricas que Vini Jr. alcançou ao marcar três gols no 'El Clásico'
Brasileiro comandou a goleada do Real Madrid sobre o Barcelona, na final da Supercopa da Espanha
15/01/2024 04h00 Atualizado há 46 minutos
Presentear matéria
Vinícius Júnior marcou um hat-trick histórico ontem, na final da Supercopa da Espanha, vencida pelo Real Madrid contra o Barcelona, pelo placar de 4 a 1. Desde que fez seus dois primeiros gols, logo nos primeiros instantes de bola rolando, o brasileiro tinha dado o recado que havia entrado em campo para fazer história. Afinal, tornou-se o primeiro jogador do século XXI a marcar duas vezes nos primeiros dez minutos de um "El Clásico". Só que havia tempo de sobra para mais.
Ao fazer o terceiro, de pênalti, na marca dos 38, o camisa 7 entrou para uma lista seleta de brasileiros que marcaram três vezes em uma mesma partida do maior confronto do futebol espanhol. Ele se juntou a Evaristo de Macedo (temporada 1957/58) e Romário (1993/94), dois nomes históricos que defenderam o Barcelona. Portanto, Vini se tornou o primeiro brasileiro a fazê-lo pelo lado do Real.
Vini Jr pelo Real Madrid
11 fotos
Vini Jr. ainda virou ainda o primeiro jogador a fazer três gols nos primeiros 38 minutos de um "El Clásico", considerando partidas de todas as competições.
Além disso, foi o quinto jogador em toda a história do confronto a alcançar um hat-trick no primeiro tempo. Antes dele, somente três jogadores do Real — Sabino Barinaga (1942), Jesús Narro ( 1951) e Iván Zamorano (1995) — e um do Barcelona — José Samitier (1926).
Ter Vinícius de volta aos grandes dias é muito importante para a equipe de Carlo Ancelotti, que vem sofrendo bastante com lesões nesta temporada. Mesmo com o primeiro título do ano, o foco segue sendo a disputa do Espanhol e da Liga dos Campeões da Europa.
O Globo domingo, 14 de janeiro de 2024
MUNDO FITNESS: CONHEÇA OITO TENDÊNCIAS PARA ADERIR EM 2024 E ENTRAR EM FORMA
Mundo fitness: conheça oito tendências para aderir em 2024 e entrar em forma
Entre as práticas, destaca-se a preocupação com a saúde mental, o sono e a hidratação, além de fortalecimento das mãos e contato com a natureza
Por Karelia Vázquez Em El País
14/01/2024 04h30 Atualizado há uma hora
Presentear matéria
Todos os anos, os especialistas em fitness respondem a diversas pesquisas e preveem os padrões e tendências que guiarão as academias e os personal trainers em todo o mundo. As apostas do American College of Sports Medicine são um dos mais esperados, mas não são os únicos. Este é um resumo das novidades das atividades físicas que podemos ver este ano.
‘Rucking’
A tendência é bem básica: caminhar em bom ritmo carregando um peso nas costas, por exemplo, uma mochila com dois dicionários dentro. Se você quer ser mais profissional, pode investir em uma mochila de rucking. É difícil encontrar um treino mais eficaz para aumentar a força muscular e cardiovascular sem sobrecarregar as articulações. É um treino social e não competitivo, que não exclui ninguém porque o peso pode ser adaptado a todas as idades e formas físicas.
Leva o nome de ruck march, um conhecido treinamento militar. Um dos testes que os recrutas do Exército dos Estados Unidos devem passar para se tornarem soldados de infantaria é o chamado “ruck de 12 milhas”, um percurso de 20 quilômetros que deve ser concluído em três horas, carregando uma mochila de pelo menos 15 quilos.
No momento existem poucos estudos dedicados a avaliar esta prática, mas alguns pequenos artigos sugerem que caminhar com peso nas costas melhora a resistência e a força muscular. Uma pessoa com peso corporal de 70 quilos consumiria cerca de 240 calorias por hora caminhando em ritmo moderado, mas queimaria 100 calorias a mais se carregasse uma mochila de 10 quilos durante essa caminhada, apontam alguns estudos.
Você poderia praticar rucking em uma esteira, mas os especialistas acreditam que isso limitaria muito os benefícios desse treinamento vinculado à prática ao ar livre, entre eles, a estimulação da atividade cerebral e do desempenho cognitivo, o controle da pressão arterial e a melhora da saúde mental e qualidade do sono.
O rucking tornou-se inesperadamente popular nos Estados Unidos, onde é praticado em grupos e clubes.
Atividade ao ar livre
Tudo melhora, também no território do fitness, se o ar fluir. O American College of Sports Medicine, oráculo das tendências do fitness, acaba de publicar o seu veredito para 2024, e insiste nas vantagens para o cérebro, a saúde mental e o desempenho cognitivo do exercício ao ar livre e, se possível, em contato com a natureza. Uma tendência que se repete tanto nos treinos regulamentados e orientados por um personal trainer, como nos passeios de bicicleta, caminhadas ou corridas.
Os treinos ao ar livre aumentam a atividade física com um menor nível de esforço percebido, reduzem o estresse e a fadiga mental, aguçam a atenção e a concentração e melhoram a autoestima e o humor. Um estudo canadense publicado em 2023, na revista Nature, encontrou benefícios neurológicos no que chamaram de exercício verde (que é praticado em contato com a natureza). Entre eles, uma melhora significativa na memória de trabalho e na concentração quando comparado à mesma quantidade de exercício praticado em ambientes fechados.
Banhos de água gelada
2023 foi o ano de debate sobre se alongar ou não imediatamente após o treino, sem que se chegasse a um acordo definitivo sobre o assunto. Em 2024 veremos se consolidar uma tendência difícil e um tanto extravagante: a imersão em água gelada para fins terapêuticos e especificamente para recuperar músculos fatigados pelo treinamento físico. A imersão em água gelada, muito elogiada no Instagram e no TikTok, se conecta com a filosofia estoica, que hoje tem excelente reputação.
O maior sacrifício é combinar a redução da temperatura da água e o aumento do tempo de imersão. Algumas pesquisas mostraram a eficácia desta terapia na redução da inflamação e no ganho de força muscular em atletas profissionais, mas este ano ficarão prontos os resultados de outros estudos que investigam os efeitos da imersão em água gelada para tratar a depressão e o transtorno de ansiedade.
Treino para as mãos
Melhorar a pegada das mãos e amortecer as quedas são os objetivos de uma tendência marcada por rotinas de fortalecimento muscular e flexibilidade dos dedos e punhos. Vários estudos demonstraram que mãos fortes estão intimamente relacionadas com a longevidade, entre outras coisas, porque pessoas com mãos tonificadas tendem a ser mais ativas fisicamente. Quando as mãos começam a enfraquecer, algumas tarefas rotineiras como abrir uma lata ficam mais difíceis, mas o mais importante é que se perde a capacidade de sustentar o corpo e amortecer as quedas.
Até agora as mãos não estiveram na meta de fitness, mas 2024 será o ano em que as evidências científicas começarão a virar o jogo. Alguns estudos mostram que horas de interação com telas sensíveis ao toque do telefone enfraquecem alguns pequenos músculos das mãos e recomendam neutralizar isso com exercícios que envolvam não apenas as mãos, mas também os ombros e antebraços. Melhorar a aderência prolonga a vida tanto quanto o treinamento cardiovascular.
Esporte para ‘a cabeça’
O American College of Sports Medicine relata que pela primeira vez o uso de atividade física com a intenção explícita de melhorar a saúde mental entrou no Top 10 tendências, não apenas para perder peso ou para alcançar uma determinada estética corporal. Esta tendência aparece em outros rankings sob o nome de “Holistic Fitness” e abrange tanto a prática espontânea de atividade física como a prescrição médica de rotinas de exercício físico para tratamento de questões de saúde mental.
A conexão entre corpo e mente deu uma nova dimensão ao fitness, que se tornou uma disciplina que vai além dos músculos e envolve autoestima e humor. As sessões de treinamento começam a permitir tempo para meditação e atenção plena , e até planejam sessões de aconselhamento com psicólogos. Trata-se de construir um corpo e uma mente igualmente equilibrados, fortes e tonificados.
Pilates Reformer
O Pilates Reformer está de volta. Fascinado pelos rumores de que Harry Styles é viciado em pilates com a cama Reformer, a geração Z descobriu este aparelho criado por Joseph Hubertus Pilates no início do século XX para exercitar seus pacientes acamados. O Reformer tem todas as virtudes do pilates de solo com alguns benefícios adicionais, incluindo fortalecimento da região do tronco, rápida estabilização dos músculos das costas, maior amplitude de movimento e melhor postura e coordenação.
A resistência proporcionada pela polia da cama reformadora traduz-se na rápida definição do abdômen, braços e pernas. Algumas academias de Los Angeles deram um passo além e implementaram o Rowformer, uma rotina que mistura pilates com intensas rajadas de remo e outras rotinas de HIIT (Treino Intervalado de Alta Intensidade).
Dormir
Dormir será uma grande tendência em 2024, também para o fitness. A geração Z não pede desculpas pelo estresse e exaustão devido ao trabalho. De acordo com as tendências que se tornaram virais neste Natal no TikTok, descansar e dormir foram as suas duas maiores atividades neste feriado. Eles estabelecem rotinas e rituais para dormir e falam sobre higiene do sono. O Pinterest relata um aumento de 60% nas pesquisas relacionadas à desaceleração do estilo de vida, 80% mais interesse em desafios de desintoxicação digital e 65% de crescimento no conteúdo relacionado aos sons do sono ASMR. Qualquer rotina de exercícios será praticada antes e depois de dormir o suficiente. E isso será inegociável.
A revolução da hidratação
A hidratação será uma atividade que envolverá decisões cada vez mais sofisticadas em 2024. Além da água, que continua sendo a forma de hidratação mais recomendada pelos nutricionistas, o mercado estará repleto de bebidas estranhas, como elixires com infusão de colágeno, misturas de fibras e água salgada. A hidratação visa a multitarefa, esperando-se agora garantir uma pele radiante e elástica, uma digestão eficaz e rápida e uma ingestão equilibrada de eletrólitos em todas as áreas do corpo.
O Globo sábado, 13 de janeiro de 2024
SUPERCOPA DO BRASIL: CBF OFICIALIZA MINEIRÃO COMO SEDE DO RORNEIO
CBF oficializa Mineirão como sede da Supercopa do Brasil
Palmeiras e São Paulo disputam o primeiro título nacional da temporada do futebol brasileiro
12/01/2024 16h32 Atualizado há 16 horas
Presentear matéria
A CBF encerrou nesta sexta-feira a indefinição sobre a sede da Supercopa do Brasil em 2024. Como já estava previsto, o Mineirão receberá a partida entre Palmeiras e São Paulo, campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil, respectivamente.
Segundo a entidade, o estádio em Belo Horizonte "atendeu os pré-requisitos" e sediará o clássico, marcado para o dia 4 de fevereiro. No mesmo dia, Cruzeiro e Atlético-MG se enfrentam em clássico na Arena MRV.
Em meio a outras questões, a entidade viveu um impasse ao longo das últimas semanas para definir o local. A cidade de São Paulo foi cogitada mas logo descartada pelo veto do Ministério Público a clássicos com mais de uma torcida, em vigor desde 2016. O Mané Garrincha, sede de três edições do torneio, teria conflito de agenda por conta de um evento e não poderia receber a competição.
Outra opção era o Maracanã, mas que também perdeu força por conta do processo de manutenção do gramado. O Mineirão, então, passou a ser o favorito. De volta à presidência da CBF desde o dia 4, Ednaldo Rodrigues sacramentou o acordo.
O Globo sexta, 12 de janeiro de 2024
COPINHA: MATA-MATA COMEÇOA HOJE, COM BOTAFOGO E FLUMINENSE EM CAMPO
Mata-mata da Copinha começa hoje com Botafogo e Fluminense em campo
Flamengo e Vasco venceram ontem e também estão na segunda fase
12/01/2024 03h00 Atualizado há 7 horas
Presentear matéria
Após 192 jogos, que reuniram 128 times na primeira fase, a Copa São Paulo de Futebol Júnior entra hoje no mata-mata, com 64 clubes ainda sonhando com o título da principal competição de base do futebol brasileiro.
Os quatro grandes do Rio se classificaram, e Botafogo e Fluminense entram em campo já hoje. O alvinegro, que liderou o Grupo 5 com três vitórias em três jogos, enfrenta o Novorizontino às 19h30. O tricolor, primeiro no Grupo 13, com duas vitórias e uma derrota, joga contra o Ituano, às 16h30 (SporTV transmite).
Flamengo e Vasco jogam apenas amanhã. Ontem, o rubro-negro fez 2 a 0 no Audax Osaso, com gols de Werton e Weliton. Primeiro do Grupo 19, com três vitórias, o Fla vai encarar o Náutico, amanhã, às 21h30 (SporTV transmite).
O cruz-maltino, que ontem bateu o Flamengo de Guarulhos-SP por 1 a 0, com gol de Paulinho, terminou o Grupo 29 com sete pontos, em primeiro, e vai pegar o Vitória, às 15h (SporTV). O Madureira também avançou, e pega o Cruzeiro amanhã, 21h30.
Dono da melhor campanha da primeira fase, com três vitórias, 18 gols marcados e 16 de saldo, o Grêmio joga hoje, 19h15, contra o Mirassol.
Atual campeão, o Palmeiras também chega ao mata-mata com 100% de aproveitamento, e um saldo de 14 gols. Amanhã, o time paulista enfrenta o Sport, às 17h15.
O Globo quinta, 11 de janeiro de 2024
MERCADO DA BOLA: VENDA DE GABRIEL PEC SERÁ A QUANTIA MAIOR DA HISTÓRIA DO VASCO
Venda de Gabriel Pec será a quarta maior da história do Vasco; veja lista
Atacante está deixando o cruz-maltino rumo ao Los Angeles Galaxy, que pagará R$ 48,9 milhões
10/01/2024 14h35 Atualizado há 20 horas
Presentear matéria
O Vasco está perto de concluir sua primeira venda na temporada 2024, com a ida de Gabriel Pec para o Los Angeles Galaxy, da MLS. Uma negociação que tem tudo para fechar como a quarta maior da história do clube, empatando tecnicamente com a terceira.
O clube americano pagara US$ 10 milhões (R$ 48,9 milhões) ao cruz-maltino para ter Pec. Segundo o ge, o valor pode chegar a até US$ 11,5 milhões (R$ 56,5 milhões) com metas.
São quantias que superam, por exemplo, as vendas de Talles Magno e Alex Teixeira, que renderam R$ R$ 42 milhões e R$ 23 milhões. Veja a lista das maiores vendas do Vasco, já com Pec:
Paulinho - Bayer Leverkusen - R$ 85 milhões - 2018
Andrey Santos - Chelsea - R$ 82 milhões - 2022
Douglas Luiz - Manchester City - R$ 49 milhões - 2017
Gabriel Pec - Vasco - R$ 48,9 milhões - 2023
Talles Magno - New York City - R$ 42 milhões - 2021
Alex Teixeira - Shakhtar Donetsk - R$ 23 milhões - 2009
Valores fixos, sem aditivos contratuais, e convertidos para o real na cotação da época.
O Globo quarta, 10 de janeiro de 2024
COPINHA: ERIK, GUSTAGOL, TORÓ - VEJA QUEM VINGOU E QUEM NÃO VINGOU ENTRE OS ARTILHEIROS DAS ÚLTIMAS 10 COPINHAS
Erik, Gustagol, Toró: veja quem vingou e quem não vingou entre os artilheiros das últimas 10 Copinhas
Ser o melhor marcador do torneio é um bom sinal para o futuro, mas não garante sucesso na carreira
Por Redação do GLOBO — Rio de Janeiro
10/01/2024 05h02 Atualizado há 5 horas
Presentear matéria
Maior vitrine de talentos do futebol brasileiro, a Copa São Paulo de Futebol Júnior já se encaminha para o fim da fase de grupos e o começo do mata-mata. Passou-se tempo suficiente para alguns nomes se mostrarem como artilheiros logo na largada. No momento, os jogadores com mais gols são Jardiel (Grêmio), Nycollas (Oeste) e Walace (Athletico), todos com cinco gols.
Ser o melhor marcador do torneio é um bom sinal para o futuro, mas não garante sucesso na carreira. Ao longo dos últimos dez anos, jogadores conseguiram sair da Copinha e alçar voos nacionais e até internacionais, como os casos dos atacantes Erik e Gustagol.
Jovens como Ruan Ribeiro, que contribuiu bastante para o título do Palmeiras, no ano passado, ainda carregam expectativas. No entanto, muitos também foram sendo esquecidos com o tempo, e ainda buscam grande projeção no profissional.
2013: Erik (Goiás), Caio Dantas (Audax) e Diego Ceará (Mogi Mirim)
Há 11 anos, a artilharia foi dividida por três garotos (oito gols), dos quais Erik é quem mais brilhou. O atacante se destacou no time principal do Goiás, eleito revelação do Brasileirão de 2014, e comprado pelo Palmeiras, em 2016. Apesar de ter pertencido ao alviverde por cinco anos, com quem foi campeão nacional, nunca engrenou grande sequência, e foi emprestado para Atlético-MG, Botafogo e Yokohama Marinos (Japão).
Vendido para o Chanchun (China) logo depois, o jogador de 29 anos se encontra atualmente no Machida Zelvia (Japão). No ano passado, registrou 18 gols e sete assistências em 30 jogos.
Já Caio Dantas passou por times de divisões inferiores no Brasil, como América-MG, Botafogo-SP, Náutico e Sampaio Corrêa. No Maranhão, viveu a melhor temporada de sua carreira em 2020, ao ser artilheiro da Série B. Com 30 anos, fez bom 2023 no Vila Nova, onde estava emprestado pelo Água Santa, e se transferiu para o Vitória, campeão da segunda divisão e que volta à Série A neste ano.
Por fim, Diego Ceará ainda não decolou e segue em busca de sucesso. No Afogados da Ingazeira (PE), teve sua melhor temporada em 2023, aos 30 anos: vice-artilheiro da Série A2 do Pernambucano, com dez gols em 11 jogos. Por isso, foi contratado pelo Sousa (PB).
2014: Gustagol (Taboão), Diego Cardoso (Santos) e Stéfano Yuri (Santos)
Em mais uma edição que teve artilharia tripla (nove gols cada), Gustavo foi quem ganhou maior projeção, defendendo Corinthians, Internacional, Bahia, Fortaleza, Goiás e Criciúma. Entre grandes títulos conquistados, uma Série B (2018), uma Copa do Nordeste (2017) e um Paulista (2019).
Desde julho de 2020, o atacante de 29 anos, que passou pelo Nacional (Portugal), está no Jeonbuk Motors (Coreia do Sul). No país, onde atua há quatro temporadas, venceu o campeonato e a copa no ano de chegada. Em 2021, marcou 23 gols e deu oito assistências em 42 jogos.
Diego Cardoso pertenceu ao Santos até 2020, mas depois saiu para rodar por várias equipes do país, como Volta Redonda, Sampaio Corrêa e São Caetano. Desde julho do ano passado, ele está no futebol de Malta, defendendo o Valletta. Já Stéfano saiu do alvinegro em 2018 e viveu dois anos atuando na Tailândia, entre 2020 e 2021. O último time que o contratou foi o Goiânia.
2015: Isaac Prado (Botafogo-SP), Gabriel Vasconcelos (Corinthians) e Santiago (São Caetano)
O trio que fez oito gols naquela edição não vingou no futebol. Santiago, que recebeu oportunidades na base do Cruzeiro e do Vasco, se limitou a passagens por equipes pequenas do Brasil e nem está mais em atividade.
Isaac, que foi contratado pelo Corinthians, mas nunca jogou, passou por vários times do interior paulista até ir para a Itália, país onde está desde meados de 2022. Porém, atualmente, joga na quarta divisão local, no FC Matera.
Já Vasconcelos foi emprestado inúmeras vezes, indo até para o futebol do Canadá. Há dois anos, joga no Bahrein, defendendo atualmente o Bahrain SC.
2016: Geovane Itinga (Bahia)
Mesmo marcando oito gols naquela Copinha, o atacante foi emprestado pelo Bahia várias vezes, até sair no início de 2022. Os clubes que passou incluem Figueirense, São Bento (SP), Jacuipense (BA), Pelotas (RS) e Caldense (MG). Após jogar no Fluminense de Feira de Santana (BA) no ano passado, Itinga foi anunciado pelo Nação Esportes (SC).
2017: Carlinhos (Corinthians)
O autor de 11 gols naquela edição foi mais um a não vingar no clube que o formou. Em 2024, o atacante de 26 anos foi anunciado como reforço do Nova Iguaçu (RJ), após marcar oito gols em 15 jogos na última temporada, a melhor de sua carreira, com o Camboriú (SC). Também passou por clubes como Oeste, Vila Nova, São Caetano, Santo André, Audax Rio e Juventus (SP).
2018: Jonas Toró (São Paulo), Brenner (Inter), Luis Henrique (Ferroviária), Miullen (Londrina) e Luan Silva (Vitória)
Todos estes jogadores, que marcaram oito gols cada naquela Copinha, ainda buscam uma grande oportunidade profissional. Toró foi emprestado pelo São Paulo e até passou pelo futebol grego, mas está atualmente no Botafogo-SP, onde jogou a última Série B. Brenner não vingou no Inter e está no Khoen Khaen, da Tailândia, após atuar também em times da Dinamarca e do Japão.
Luis Henrique passou por times do interior de São Paulo e está no Barretos, enquanto Miullen se transferiu recentemente para o Azuriz (PR). Luan chegou a se transferir para o Palmeiras, mas foi aconselhado a se aposentar, mesmo com apenas 24 anos, por causa de problemas no joelho.
2019: Gabriel Novaes (São Paulo)
O melhor marcador da edição de 2019, com dez gols, parecia ser uma estrela em ascensão, quando foi emprestado para o time B do Barcelona. Mesmo assim, não atendeu às expectativas. De volta ao Brasil, foi cedido para Juventude e Bahia, até ser contratado pelo Bragantino. Em 2023, estava emprestado ao Goiás, onde marcou apenas dois gols em dez jogos.
2020: Felipe Micael (Mirassol)
O atacante de 22 anos fez dez gols naquela Copinha, mas ainda não encontrou grandes oportunidades na carreira. Mesmo tendo sido vendido para o futebol belga, voltou para o Brasil, atuando por Ceará, Cascavel (PR), Athletic (MG) e Boa Esporte (MG). Em novembro, foi anunciado como reforço do União Suzano (SP), que vai disputar a Série A3 do Paulista.
2021: não disputada
Naquele ano, a Copinha foi cancelada, por causa da pandemia do coronavírus.
2022: Figueiredo (Vasco) e Werik Popó (Oeste)
Autor de oito gols naquela edição do torneio, Figueiredo teve impacto importante no time cruz-maltino que conseguiu acesso à Série A no mesmo ano. Porém, o nível de suas atuações caiu na temporada passada e, ontem, o clube anunciou que emprestou o atacante de 22 anos para o Coritiba.
Já Werik foi comprado pelo Bragantino em agosto de 2022, mas perdeu espaço com o treinador Pedro Caixinha, no ano passado. Assim, foi emprestado ao Suwon Bluewings, da Coreia do Sul, onde tem vínculo até o fim de junho. Em sete jogos feitos, porém, ainda não marcou nenhum gol.
2023: Ruan Ribeiro (Palmeiras)
Autor de nove gols no título palmeirense, na última edição, o atacante de 20 anos ainda é tratado como prodígio no clube e foi emprestado ao Valmiera, da Letônia, onde marcou sete gols em 34 jogos. Para esta temporada, foi novamente emprestado, desta vez para o Paysandu, que disputará a Série B.
O Globo terça, 09 de janeiro de 2024
ENDRICK: CRAQUE SE TORNA PRIMEIRO JOGADOR ENTRE OS CEM MASIS VALIOSOS DO MUNDO ATUANDO EM UM CLUBE BRASILEIRO
Endrick se torna primeiro jogador entre os cem mais valiosos do mundo atuando em um clube brasileiro
Atacante já está negociado com o Real Madrid, mas só viaja à Espanha quando fizer 18 anos
Por O Globo — Rio de Janeiro
09/01/2024 05h01 Atualizado há 5 horas
Presentear matéria
De férias, mas já pensando na próxima temporada — que começará pelo Palmeiras mas terminará já no Real Madrid —, o atacante Endrick alcançou uma marca inédita para o futebol brasileiro. O jovem atacante se tornou o primeiro atleta atuando no país a ser listado entre os 100 mais valiosos do futebol mundial, segundo levantamento feito pela CIES Football Observatory.
O jogador aparece na 65ª posição (avaliado em 82,7 milhões de euros), à frente de nomes já consagrados no futebol europeu, como Alphonso Davies (Bayern de Munique), Jack Grealish (Manchester City) e Trent Alexander-Arnold (Liverpool), e também de nomes que protagonizaram transferências de altos valores recentemente, como o equatoriano Moisés Caicedo, vendido pelo Brighton ao Chelsea por 116 milhões de euros.
A lista ainda conta com os também brasileiros Vinícius Júnior (3°), Rodrygo (4°) e Éder Militão (68°) (Real Madrid), Gabriel Martinelli (11°) e Gabriel Magalhães (44°) (Arsenal), Bruno Guimarães (25°) (Newcastle), Antony (72°) (Manchester United), Raphinha (76°) (Barcelona), Gabriel Jesus (81°) (Arsenal), Douglas Luiz (94°) (Aston Villa) e João Pedro (97°) (Brighton e Hove).
A lista é liderada pelo inglês Jude Bellingham, do Real Madrid, avaliado em cerca de 267,5 milhões de euros, seguido pelo norueguês Erling Haaland, do Manchester City, avaliado 251,2 milhões.
Endrick, no entanto, lidera entre os jogadores sub-19, à frente de nomes como seu compatriota Vitor Roque e Lamine Yamal, ambos do Barcelona, e Mathys Tel, do Bayern de Munique.
O Globo segunda, 08 de janeiro de 2024
COPINHA: BOTAFOGO, VASCO E FLAMENGO TERÃO DIA DECISIVO NA COPINHA
Em situações diferentes, Botafogo, Vasco e Flamengo terão dia decisivo na Copinha
Times cariocas entram em campo nesta segunda-feira em busca da classificação
Por O Globo
08/01/2024 02h00 Atualizado há 2 horas
Presentear matéria
A segunda-feira será decisiva para três times cariocas na Copa São Paulo de Futebol Júnior. O Botafogo, que venceu os dois primeiros jogos, quer carimbar a classificação para a segunda-fase, enquanto o Flamengo, já com uma vitória, busca encaminhar a vaga e o Vasco, que ficou no empate na estreia, se manter vivo na disputa.
O primeiro a entrar em campo é o Vasco, que joga às 15h15, em Guarulhos, contra o Potyguar Seridoense, que foi goleado pelo Flamengo-SP na estreia. Depois de empatar com o Macapá na primeira rodada, o time cruz-maltino busca recuperação na competição e entra em campo pressionado para sair com a vitória.
O Botafogo, líder do grupo 5, entra em campo logo na sequência, às 18h30, em Franca, contra o Francana. Com duas vitórias em dois jogos, o time alvinegro depende apenas de um empate para garantir matematicamente a classificação e a liderança. Se perder, os crias de General Severiano ainda podem se classificar pelo critério de desempate ou se o Tiradentes perder ou empatar com o São José.
Para fechar o dia dos cariocas, o Flamengo enfrenta o São Bento, em Osasco, às 20h30. O time carioca pode encaminhar a classificação à segunda fase, em caso de vitória. A equipe paulista chega para essa partida com 3 vitórias e 2 derrotas nos últimos cinco jogos, enquanto os rubro-negros vêm de uma série de 5 vitórias.
Além dos três grandes, a Portuguesa-RJ também entra em campo para representar o Rio de Janeiro, nesta segunda-feira, e precisa vencer e torcer por uma vitória do Athletico para sonhar com a classificação. O Madureira já está classificado, enquanto Fluminense, já classificado, e Bangu entram em campo amanhã.
O Globo domingo, 07 de janeiro de 2024
HOMENAGEM: ZAGALLO EM TRÊS GERAÇÕES
Zagallo em três gerações
Por seis décadas, três gerações e muitas mudanças táticas no futebol, os brasileiros torceram por ele e o criticaram, amaram-no e discordaram dele
“ Este deve ser o primeiro momento da história em que as distâncias entre gerações são tão grandes”, questiona a polonesa Olga Tokarczuk em "Ognosia", texto de abertura de seu livro “Escrever é muito perigoso”. Partindo do princípio de que temos em média 70 ancestrais até os tempos de Cristo, a ganhadora do Nobel de Literatura de 2018 conclui: “Hoje, a diferença entre netos e avós é maior do que a que havia antigamente entre os habitantes de Nova York e Sandomierz. Para comparar bisnetos com bisavós, seria necessário pensar em distâncias interplanetárias”.
Partindo desse raciocínio, fica ainda mais impactante pensar que Mario Jorge Lobo Zagallo, homenageado hoje na sede da CBF, atravessou três gerações do futebol brasileiro —com papel relevante em todas. Foi o Formiguinha, um jogador que ajudou a reinventar o conceito tático da seleção bicampeã em 1958 e 62. Foi Zagallo, o treinador que acomodou os talentos que levaram o Brasil ao tri em 70. Foi o Velho Lobo, o coordenador técnico de declarações enfáticas que amparou Carlos Alberto Parreira na conquista do tetra em 94.
Descrita assim, fica parecendo uma trajetória linear, de uma vitória a outra. Não foi. Zagallo enfrentou críticas pesadas em 74, quando disse que a Holanda de Cruyff tinha de se preocupar com o Brasil e não o contrário, antes de entrar na roda do carrossel holandês. E a última passagem como treinador da seleção foi com a decepção e as polêmicas da Copa de 98 — do corte de Romário, antes da estreia, à escalação de Ronaldo na final. Como toda carreira, a que começou com o Formiguinha e terminou com o Velho Lobo teve de enfrentar as derrotas e aprender com elas para seguir em frente.
Vamos nos lembrar de Zagallo não apenas por seus trabalhos, mas pelas frases e imagens marcantes de um dos maiores personagens da história do futebol brasileiro. "Vocês vão ter que me engolir" é a primeira que vem à mente, mais ainda depois de ter sido repetida à exaustão nas reportagens exibidas desde a noite de sexta-feira, quando soubemos de sua partida, aos 92 anos. A minha preferida é a dos cabelos brancos esvoaçantes na semifinal de 98, sua revanche contra a Holanda, segurando o rosto de Taffarel para incentivá-lo na disputa de pênaltis. Poderia citar ainda o tombo para trás no Maracanã depois do gol de falta de Petkovic, mas seria injusto associar apenas ao Flamengo um profissional que teve passagens relevantes pelos quatro grandes clubes do Rio.
Até porque seu amor pela amarelinha, como gostava de chamar a camisa da seleção, era o maior de todos. Com ela, Zagallo foi jogador num 4-2-4 que se adaptou ao jeito brasileiro; treinador num 4-3-3 que encantou o mundo com seus camisas 10; e coordenador num 4-4-2 pragmático que reencontrou o caminho das vitórias. Por seis décadas, três gerações e muitas mudanças táticas no futebol, os brasileiros torceram por ele e o criticaram, amaram-no e discordaram dele. No trecho que me coube acompanhar dessa trajetória, aprendi sobretudo a respeitar e admirar o profissional com quem tive a honra de conviver.
Um ano depois do nosso tempo sem Pelé, começa o nosso tempo sem Zagallo. A distância entre gerações no futebol brasileiro nunca foi tão grande.
O Globo sábado, 06 de janeiro de 2024
ZAGALLO SE ENCANTOU: ÍDOLO DO FUTEBOL BRASIELRO E MUNDIAL MORRE AOS 92 ANOS
Causa da morte de Zagallo: entenda o que é a falência múltipla de órgãos
Único tetracampeão mundial estava internado desde o dia 26 de dezembro e acabou não resistindo à 'progressão de múltiplas comorbidades previamente existentes'
Por O Globo — Rio de Janeiro
06/01/2024 07h22 Atualizado há 27 minutos
Presentear matéria
O ex-jogador e treinador Mário Jorge Lobo Zagallo morreu, nesta sexta-feira, aos 92 anos, no Hospital Barra D'Or, no Rio, em decorrência de falência múltipla dos órgãos. A condição ocorre quando dois ou mais órgãos têm suas funções comprometidas. Em situações como essa, é necessário realizar intervenções médicas, para manter o equilíbrio do organismo.
Segundo uma nota enviada pela Rede D'Or, Zagallo estava internado desde o dia 26 de dezembro e acabou não resistindo à "progressão de múltiplas comorbidades previamente existentes".
O que é a falência múltipla de órgãos
No Brasil, cerca de 25% dos pacientes internados em UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) apresentam falência múltipla de órgãos. Além disso, de acordo com o Instituto Latino Americano de Sepse (ILAS), quanto maior o número de órgãos comprometidos, maior a chance de morte. Se dois órgãos são comprometidos, a mortalidade é de 60%. Se a falência é de três órgãos, a taxa sobe para 85% e no caso de quatro órgãos ou mais é de 100%.
Uma das causas mais comuns da síndrome da falência múltipla de órgãos é a sepse (choque séptico), mas ela também pode ser desencadeada por infecções generalizadas, traumas queimaduras, pancreatite, síndromes de aspiração, doenças autoimunes, eclampsia e envenenamento.
Morre o ex-jogador Zagallo, tetracampeão mundial pela seleção brasileira
12 fotos
Zagallo estava aposentado desde 2006, após a Copa do Mundo da Alemanha, e conviveu com inúmeros problemas de saúde
Principais características da falência múltipla de órgãos
A falência múltipla de órgãos normalmente desenvolve-se após um hiato variável de tempo em relação à sua causa original, durante o qual há aparente estabilidade do paciente. Logo em seguida, ela surge de maneira progressiva. A degradação gradativa dos diversos sistemas ocorre à medida que os vários órgãos entram em desequilíbrio funcional.
Os pulmões, os rins, o estômago e o fígado são os órgãos mais afetados, além de lesões cardíacas pós-traumáticas, cerebrais pós-traumáticas, glandulares e intestinais; também alterações do perfil de imunidade e de coagulação.
Há alguns sintomas clínicos que o médico deve observar para diagnosticar um caso de falência múltipla de órgãos, como a temperatura corporal estar acima de 38°C ou menor que 36°C, frequência cardíaca maior de 90 batimentos por minuto e o aumento ou redução significativos no número de leucócitos (células brancas) no sangue.
Adeus a uma lenda
Único tetracampeão mundial, Zagallo conquistou a taça da Copa do Mundo em 1958 e 1962, como jogador, em 1970, como técnico, e em 1994, como coordenador técnico. Com a morte de Zagallo, não há mais nenhum jogador vivo que tenha sido titular na final da Copa do Mundo de 1958, quando a seleção brasileira venceu a Suécia por 5 a 2, e se sagrou campeã mundial pela primeira vez na história. Zagallo e Pelé eram os últimos restantes.
Zagallo estava aposentado desde 2006, após a Copa do Mundo da Alemanha, e conviveu com inúmeros problemas de saúde. Nos últimos meses, as internações se tornaram mais recorrentes. A última havia sido em julho do ano passado por causa de uma infecção respiratória. Há dois anos, ele já havia ficado internado por quase duas semanas, mas recebeu alta às vésperas do seu aniversário de 90 anos.
Viúvo desde 2012 de Alcina de Castro, Zagallo deixa quatro filhos: Maria Emilia de Castro Zagallo, Paulo Jorge de Castro Zagallo, Mário César Zagallo, Maria Cristina de Castro Zagallo.
O Globo sexta, 05 de janeiro de 2024
COPINHA: VASCO ESTREIA NESTA SEXTA-FEIRA CONTRA O MACAPÁ
Vasco estreia nesta sexta na Copinha com espaço para campeões estaduais e destaques do sub-17
Cinco jogadores da base se reapresentarão ao profissional, abrindo vaga para jovens entre os inscritos. Cruz-maltino abre calendário contra o Macapá
05/01/2024 04h00 Atualizado 05/01/2024
Presentear matéria
Entre questões envolvendo a pré-temporada dos profissionais, idade e oportunidades, o Vasco terá um time misto em faixas etárias na Copinha. O time que estreia hoje, às 15h15, contra o Macapá-AP, pelo grupo 29, tem destaques da boa temporada do sub-20 e nomes promissores do sub-17 que pedem passagem. O cruz-maltino ainda enfrenta Portyguar-RN e Flamengo de Guarulhos-SP na fase de grupos.
Principal joia das categorias de base do cruz-maltino, o atacante Rayan, de 17 anos, se reapresentá no elenco profissional, assim como o goleiro Pablo, o lateral Julião e o meia Marlon Santos.
As ausências abrem espaço para nomes mais jovens, como o goleiro Phillipe Gabriel (17 anos), os meias Ramon Rique (16), Matheus Ferreira (17) e Lukas Zuccarello (17). Zuccarello, por exemplo, foi artilheiro do sub-17 em 2023, enquanto Ramon assinou em outubro seu primeiro contrato profissional com o clube, com multa de R$ 210 milhões.
O Vasco na Copinha 2023 — Foto: Editoria de Arte
Entre os mais experientes, estão atletas com bagagem no profissional e na própria competição, como o lateral Paulinho (18), o zagueiro Lyncon (18), o meia Lucas Eduardo (19) e o atacante Paixão (19). Destaque da conquista do Carioca sub-20, o meia JP (18) é outro nome de destaque, assim como o companheiro de posição Guilherme Estrella (18). A dupla também esteve no elenco de 2023 do torneio.
— A gente fez um grande ano. Espero que a gente consiga sair campeões e dar o o título que o Vasco tantos anos ficou sem— disse JP às redes do clube. Autor de gols nas finais contra o Flamengo, na conquista do título do estadual, ele teve o contrato profissional renovado até 2027.
O cruz-maltino conquistou o título pela primeira e última vez em 1992. William Batista, que viveu grande temporada à frente do sub-20 em 2023, comanda a o clube pela primeira vez no torneio. Na edição passada, o Vasco parou na primeira eliminatória.
O Globo quinta, 04 de janeiro de 2024
COPINHA: FLUMINENSE ESTREIA VENCENDO O SÃO RAIMUNDO-RR POR 3 A 0
Fluminense estreia na Copinha vencendo São Raimundo-RR por 3 a 0
Com dois gols de Agner e um de João Lourenço, moleques de Xerém largaram na liderança do grupo 13
Por Redação do GLOBO — Rio de Janeiro
03/01/2024 17h39 Atualizado há 14 horas
Presentear matéria
Sem grandes dificuldades, o Fluminense estreou na Copa São Paulo de Futebol Júnior com uma vitória tranquila, por 3 a 0, sobre o São Raimundo-RR. Com os três pontos, largou na liderança do grupo 13, já que São-Carlense e Lagarto-SE empataram sem gols mais cedo. O meia Agner, camisa 10, foi o destaque do jogo, marcando dois gols, um em cada tempo. Na etapa complementar, o atacante João Lourenço, que distribuiu ótimos passes, também fez o seu.
A partida foi marcada por pênaltis nos 45 minutos finais, quando o Flu já vencia por 1 a 0. Aos 18 minutos, Agner tabelou com Lourenço na intermediária e resolveu arriscar diante de três marcadores. Ele chutou rasteiro e contou com uma contribuição do goleiro Rafael para abrir o placar.
Já na segunda etapa, Lourenço lançou Kelwin, que foi derrubado na área pelo goleiro. O próprio João pegou a bola e ampliou o marcador.
Mais perto do final do jogo, outro pênalti. Enzo fez jogada individual e foi derrubado por um zagueiro. Desta vez, Agner foi para a cobrança. Apesar de Rafael defender, o meia aproveitou o rebote e empurrou a bola para o fundo das redes, dando números finais à partida.
O começo da caminhada rumo ao hexacampeonato da Copinha foi com uma vitória dominante e segura, contando com boas atuações individuais da dupla que balançou as redes. No final do jogo, ainda choveu na cidade de São Carlos, o que prejudicou a parte técnica.
— A gente começou bem o primeiro tempo. Achamos o gol, mas demos uma baixada no ritmo. Segundo tempo, voltamos melhor. Fui feliz com o gol. Quero parabenizar o time pela partida e focar no próximo jogo — disse João Lourenço.
Na próxima rodada, o Fluminense enfrenta o Lagarto. A partida acontece no sábado (6), a partir das 15h (horário de Brasília).
O Globo quarta, 03 de janeiro de 2024
COPINHA: FLUMINENSE INICIA BUSCA PELO HEXA AAPÓS ANO VITORIOSO NA BASE
Fluminense inicia busca pelo hexa da Copinha após ano vitorioso na base
Sem Kauã Elias, mas contando com elenco de talentos valiosos e um novo treinador, tricolor quer encerrar jejum de 35 anos
Em busca do hexacampeonato da Copa São Paulo de Futebol de Júnior, o Fluminense estreia hoje na maior competição de base do Brasil. Um dos clubes que mais revela talentos no país, o tricolor enfrenta o São Raimundo-RR, a partir das 15h15. No grupo 13, sediado na cidade de São Carlos, também terá São-Carlense-SP e Lagarto-SE como adversários.
Com cinco títulos conquistados, o Flu é o segundo maior campeão da Copinha, junto com o Internacional (o Corinthians é o maior, com 10). Porém, já se vão 35 anos desde o último troféu, em 1989.
Para encerrar o jejum, os moleques de Xerém chegam embalados após um ano em que a base tricolor, como um todo, conquistou um recorde de 24 taças. O sub-20 venceu a Copa Rio. No comando, estará o treinador Caio Couto, que retornou ao clube em novembro, após 11 anos fora.
No período, acumulou experiências no Audax e no Bonsucesso, e nas equipes femininas do Santos e sub-20 da seleção brasileira. O último trabalho do profissional de 47 anos foi na Portuguesa-RJ, quase conseguindo o acesso à Série C:
— Nosso tempo de trabalho foi curto, mas não vamos fugir à identidade do Fluminense. A torcida pode esperar um time de guerreiros — afirmou Couto.
Lateral experiente
Em campo, o destaque é João Lourenço, atacante de 18 anos que está em Xerém desde 2015 e é uma das joias da base. Em novembro, assinou contrato até 2026, com multa de 50 milhões de euros. Ele marcou quatro gols em 29 jogos em 2023, atuou com o time profissional no último título do Carioca, e acumula passagens pela base da seleção.
Outro jogador a integrar a equipe profissional na conquista estadual foi o volante Freitas, de 20 anos, líder em partidas disputadas (41) na última temporada do sub-20. O meia Agner, que usará a camisa 10, é outro nome forte, com multa rescisória de 80 milhões de euros.
As 11 joias de Xerém que renderam mais dinheiro ao Fluminense na última década
12 fotos
Wellington Nem, Pedro, Kayky e mais: veja as principais vendas do tricolor desde 2012
Na defesa, quem chama atenção é o lateral Esquerdinha, de 17 anos, que entrou em campo na Libertadores, atuando contra o The Strongest-BOL, na fase de grupos. Pela seleção da categoria, esteve presente na última Copa.
No grupo tricolor, não faltam nomes que vestiram a amarelinha, como o atacante Matheus Reis, campeão do Sul-Americano sub-17 em 2023.
No entanto, o Fluminense não estará com força máxima. O atacante Kauã Elias, tratado como um dos jogadores sub-17 mais promissores do mundo, estará com os profissionais para fazer a pré-temporada e disputar o Carioca. É o mesmo caso do meia Arthur.
O Globo terça, 02 de janeiro de 2024
COPINHA: COPA SÃO PAULO COMEÇA; JOIA DE 17 ANOS É DESTAQUE DO BOTAFOGO, QUE ESTREIA NESTA TERÇA
Copa São Paulo começa; joia de 17 anos é destaque do Botafogo, que estreia nesta terça
Bernardo Valim já treinou com elenco principal e tem contrato profissional até 2025; alvinegro estreia contra Tiradentes-PI
Os elencos profissionais estão de férias e 2024 ainda está dando seus primeiros passos, mas o início de ano é tradicionalmente agitado para as categorias de base. Começa já hoje a 54ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior, torneio mais importante do país para jogadores com menos de 21 anos. A decisão, como de costume, será no dia 25, aniversário da capital paulista.
Em 2024, a Copinha mantém seu formato das últimas temporadas, com 128 clubes participantes. Na primeira fase, elas se dividem em 32 grupos com quatro times, onde todos se enfrentam uma vez, e os dois primeiros avançam. A partir daí, o mata-mata vai se afunilando até a final. O campeão precisa superar seis jogos eliminatórios.
A Copinha é conhecida por colocar frente a frente os clubes mais tradicionais do país e equipes desconhecidas da maioria dos torcedores, como Serra Branca-PB, Santa Cruz de Riachuelo-SE, Sfera-SP e Ibrachina-SP, para citar apenas alguns.
O Rio de Janeiro será representado por sete times nesta edição. Além dos quatro grandes (Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco), também participarão Bangu, Madureira e Portuguesa, que será a primeira a entrar em campo, hoje, às 17h, contra o Catanduva-SP.
Entre os grandes, o Botafogo será o primeiro a estrear, também hoje, às 21h30, contra o Tiradentes-PI, em Franca-SP. O alvinegro ainda busca seu primeiro título da Copinha — o melhor desempenho foi o vice-campeonato em 1971.
Além dos piauienses, o Botafogo, que relacionou 30 jogadores, terá como adversários os paulistas Francana e Rio Claro.
O técnico será Eduardo Oliveira, de 41 anos e que estava no comando do sub-20 do Atlético-MG, mas iniciou sua carreira de treinador no Botafogo, entre 2012 e 2015, quando comandou a categoria sub-14. Após passar pela base do Fluminense e acumular uma experiência como auxiliar do profissional do Cuiabá, seu retorno foi anunciado em setembro passado.
Um dos destaques do time é o atacante Sapata, artilheiro da temporada passada, com nove gols em 26 jogos. Porém, o nome que mais chama atenção no elenco é Bernardo Valim.
Nascido em janeiro de 2006, o meia de 17 anos está no clube desde 2017, e treinou até com o elenco principal, quando Luís Castro era o treinador. Em agosto de 2022, ele assinou contrato profissional, válido até julho de 2025.
No último ano, a joia alvinegra deu o salto do sub-17 para o sub-20. Acumulando passagens pelas seleções brasileiras de base, fez parte do grupo que venceu o último Sul-Americano sub-17.
Outro nome de destaque é o atacante Kayke, que fez 26 gols em 30 jogos na temporada passada pelo sub-17.
Na linha de defesa, a dupla de zagueiros Kawan e Serafim é entrosada e esteve presente na conquista do Torneio Otávio Pinto Guimarães, em 2022.
O Globo segunda, 01 de janeiro de 2024
CORRIDA DE SÃO SILVESTRE: THIMOTHY KIPLAGAT E CATHERINE RELINE, DO QUÊNIA, SÃO OS VENCEDORES
Thimothy Kiplagat e Catherine Reline: dominada pelo Quênia, São Silvestre 2023 tem vencedor inédito e bicampeã
Brasil garante sexto lugar no feminino e no masculino, com Felismina Cavela e Johnatas de Oliveira
31/12/2023 09h04 Atualizado há 20 horas
Presentear matéria
Mais uma vez, o Quênia mostrou a força de seus corredores e faturou, em dobradinha no feminino e no masculino — que não acontecia desde 2019 —, a Corrida Internacional de São Silvestre, em São Paulo. O percurso de 15 quilômetros, que fecha o calendário esportivo brasileiro no ano, reuniu cerca de 35 mil inscritos, entre profissionais e amadores. Foi a 98ª edição da prova.
No feminino, Catherine Reline foi bicampeã da prova, com 49min54s. Não conseguiu superar o 49min39s que fez na edição passada, mas comemorou muito a nova vitória. O pódio foi completado pela também queniana Sheila Chelangat (51min35s) e pela etíope Wude Ayalew ( 51min46s).
Felismina Cavela, angolana naturalizada brasileira, terminou a corrida em sexto lugar, com Kleidiane Barbosa em sétimo.
— Acho que foi uma boa prova. Me senti mais tranquila do que o ano passado. Talvez por eu já conhecer o percurso. Mantive um ritmo forte, administrei a boa vantagem que construí no trajeto, contei com o apoio das pessoas nas ruas e, felizmente venci novamente. Estou bem contente por mais esta conquista — analisou Reline, de 21 anos.
Vencedor da Maratona de Roterdã (Holanda), Thimothy Kiplagat garantiu o título inédito da prova brasileira. O atleta queniano de 30 anos fez o percurso em 44min52s.
Emmanuel Bor e Reuben Longoshiwa, ambos do Quênia, terminaram em segundo em terceiro, com tempos de 45min28s e 45min44s, respectivamente. O melhor brasileiro foi Johnatas de Oliveira Cruz, que terminou na sexta colocação.
— Vim bem preparado e confiante para buscar o primeiro lugar. Foi muito importante esse resultado. A prova foi uma preparação para a Maratona de Tóquio que farei em março de 2024. Senti que estou bem preparado para meu próximo desafio. Todos saíram juntos, mas nos primeiros quilômetros eu tive a chance de abrir distância e foi o que fiz. Sabia que viriam trechos de subidas, então resolvi acelerar e administrar nas partes mais planas, para ter uma margem de segurança na subida. Estou feliz com o resultado na minha estreia — comemorou Kiplagat após a prova.
O Globo domingo, 31 de dezembro de 2023
FUTEGBOL: CRISTIANO RONALDO MARCA O 54º GOL EM 2023 E TERMIONA O ANO COMO ARTILHEIRO DO FUTEBOL MUNDIAL
Cristiano Ronaldo marca 54º gol em 2023 e termina o ano como artilheiro do futebol mundial
Craque português superou nomes como Kane, Mbappé e Haaland
30/12/2023 17h24 Atualizado há 16 horas
Presentear matéria
Há exatos 12 meses, Cristiano Ronaldo foi anunciado como reforço pelo Al-Nassr (Arábia Saudita). Hoje, o português celebrou essa marca marcando seu 54º gol em 2023 (fechou o placar da goleada por 4 a 1 sobre o Al-Taawoun), o que o fez ser o artilheiro do mundo no ano, superando nomes como Harry Kane, Kylian Mbappé e Erling Haaland.
Desde o início de janeiro, o astro português contabiliza 44 gols pelo Al-Nassr, e outros 10 pela seleção portuguesa. Além da Liga Saudita, também tem gols por torneios como a Liga dos Campeões da Ásia e as Eliminatórias para a Eurocopa de 2024.
O segundo lugar foi dividido entre Harry Kane (Tottenham, Bayern de Munique e Inglaterra) e Kylian Mbappé (PSG e França), que fizeram 52 gols em 2023, seguidos por Erling Haaland (Manchester City e Noruega), com 50. Germán Cano, do Fluminense, aparece no top 10, com 40 gols feitos.
Artilheiros do futebol mundial em 2023:
1º: Cristiano Ronaldo (54 gols/59 jogos);
2º: Kylian Mbappé (52 gols/53 jogos) e Harry Kane (52 gols/57 jogos);
4º: Erling Haaland (50 gols/60 jogos);
5º: Denis Bouanga (40 gols/53 jogos), Germán Cano (40 gols/61 jogos) e Romelu Lukaku (40 gols/61 jogos);
8º: Nemanja Bilbija (39 gols/55 jogos) e Santiago Giménez (39 gols/64 jogos);
10º: Barnabás Varga (38 gols/45 jogos).
O Al-Nassr, treinado pelo português Luis Castro, se manteve na vice-liderança da Liga Saudita, com 46 pontos, sete atrás do líder Al-Hilal. No confronto entre segundo e quarto colocados, o Al-Taawoun até abriu o placar, mas o time de Riade virou com gols de Marcel Brozovic, Aymeric Laporte, Otávio e CR7.
O Globo sábado, 30 de dezembro de 2023
SELEÇÃO BRASILEIRA: DINIZ, ABEL, JESUS - QUAM PODE ASSUMIR EM DEFINITIVO, APÓS RECUSA DE ANCELOTTI?
Diniz, Abel, Jesus: quem pode assumir em definitivo a seleção brasileira, após recusa de Ancelotti?
Renovação do italiano com o Real frustou os planos da CBF, que terá que recorrer ao plano B
Por O Globo
29/12/2023 10h03 Atualizado há 23 horas
Presentear matéria
Com a renovação de contrato do italiano Carlo Ancelotti com o Real Madrid, anunciada nesta sexta-feira, frustou os planos da CBF e fez a seleção brasileira voltar à estaca zero na procura por um técnico. O Brasil, que está sem treinador desde a saída do Tite após a Copa do Mundo do Catar, ainda não tem definido um próximo nome para assumir o comando.
Antes mesmo do Ancelotti, diversos nomes já foram cotados para suceder Tite, que hoje está comandando o Flamengo. Os portugueses Jorge Jesus, do Al-Hilal, e Abel Ferreira, do Palmeiras, assim como o brasileiro Fernando Diniz, do Fluminense, são opções que já foram bem avaliadas e com a recusa do italiano podem voltar à tona.
Abel Ferreira
O português Abel Ferreira é ídolo no Palmeiras. O treinador, que foi contratado em 2020 pelo Verdão, conquistou duas Copas Libertadores, uma Copa do Brasil, uma taça da Recopa e dois Brasileiro, além dos Campeonatos Paulista. Seu desempenho vitorioso no clube paulista chamou a atenção e o credenciou como candidato a técnico do Brasil.
Abel, inclusive, já teve seu nome ligado à seleção brasileira: em novembro do ano passado, quando Tite ainda estava no comando, foi questionado em entrevista coletiva no Bola de Prata, da ESPN, mas reafirmou o seu compromisso com o Palmeiras.
Jorge Jesus
Outro estrangeiro que aparece cotado é o português Jorge Jesus. O treinador de 69, que atualmente está no Al-Hilal, da Arábia Saudita, fez história no Flamengo em 2019, ao conquistar a Copa Libertadores e o Campeonato Brasileiro — este com a melhor campanha da história dos pontos corridos. Seu desempenho, mesmo quatro anos atrás, o fez ser cogitado como próximo treinador da seleção brasileira.
Na CBF, no entanto, o nome de Jorge Jesus é visto com ressalvas, mas ele nunca foi descartado. Em junho deste ano, a entidade definiu Ancelotti como sua primeira opção, mas entendeu que, caso o italiano desse uma resposta negativa, precisaria voltar as atenções para um plano B e Jesus está entre as opções, embora não seja "o nome".
Na entidade, o técnico que fez sucesso com o Flamengo não é tão badalado e nem alvo de comentários para suceder Tite. Mas pela escassez de nomes pode se tornar uma alternativa. Contudo, sua boa fase no Al-Hilal, onde tem o melhor aproveitamento entre os técnicos com mais vitórias no mundo, pode ser um enorme empecilho para sua chegada à seleção.
Fernando Diniz
Talvez, Fernando Diniz hoje seja o nome mais próximo de assumir a seleção brasileira. Principalmente pelo fato de ter sido cotratado, em julho deste ano, como técnico interino do Brasil, enquanto a CBF aguardava a saída de Ancelotti do Real Madrid. No entanto, o treinador do Fluminense, que conquistou a Libertadores nesta temporada, evitou falar sobre seu futuro no comando técnico da equipe canarinha.
— Vamos esperar a definição da política da CBF. Não tenho uma preocupação imediata com a seleção, mas temos dois compromissos agora em março — resumiu Diniz.
Embora seu começo na seleção não tenha sido animador, com uma sequência de quatro jogos sem vencer e aproveitamento de apenas 38,9%, Diniz já foi elogiado em público e em particular por jogadores importantes dentro da seleção, como Neymar, e outros personagens potentes do futebol brasileiro, como Luiz Felipe Scolari, campeão mundial em 2002.
O Globo sexta, 29 de dezembro de 2023
PELÉ: UM ANO APÓS MORTE E RECOMENDAÇÃO DA FIFA, PELÉ DÁ NOME A NOVFE ESTÁDIOS NO MUNDO
Um ano após morte e recomendação da Fifa, Pelé dá nome a nove estádios pelo mundo
Além das cidades brasileiras de Maceió e Três Corações, terra natal do Rei, sete países têm arenas batizadas em homenagem ao maior jogador de todos os tempos
Uma das maneiras encontradas pela Fifa para homenagear Pelé, maior jogador de futebol da História, que morreu há exatamente um ano, foi pedir que cada federação internacional batizasse um estádio de seu país com o nome do Rei. A sugestão foi feita pelo presidente da entidade, Gianni Infantino, no velório do ídolo do Santos e da seleção brasileira, no segundo dia de 2023. Um levantamento feito pelo GLOBO indica que, quase 12 meses depois, apenas sete dos 211 filiados à Fifa acataram a ideia.
Entre os que toparam a homenagem a Pelé, três ficam na Ásia, dois são da África, um é da América Central e outro, da América do Sul. Nenhuma federação europeia entrou para a lista. Há apenas um campo, sem arquibancada, na sede da Fifa. Também não há nos EUA, onde o Rei jogou por pouco mais de dois anos, no fim da carreira, entre 1975 e 1977.
No Brasil, a cidade de Maceió já tinha o estádio Rei Pelé desde 1970: popularmente conhecido como “Trapichão”, foi inaugurado no auge da carreira do craque, após o tricampeonato mundial do Brasil. Ele ganhou a companhia de outra arena em abril deste ano, quando o Elias Arbex, em Três Corações (MG), terra natal de Pelé, foi rebatizado: saiu o nome de um ex-presidente do Atlético de Três Corações, entrou o do filho mais ilustre da cidade. O clube também incluiu uma coroa em referência ao Rei em seu escudo.
Fora do território nacional, a primeira homenagem veio da Colômbia. No dia 5 de janeiro, o governador de Meta anunciou que o Estadio Bello Horizonte, em Villavicencio, a 120km da capital Bogotá, carregaria também o nome do eterno camisa 10. Construído em 1958, ano em que Pelé conquistou sua primeira Copa do Mundo, ele tem capacidade para 15 mil pessoas e sedia os jogos do Llaneros, clube da segunda divisão do país.
No dia seguinte, foi a vez de Guiné-Bissau comunicar que o Estádio da Rocha, em Bafatá, segunda maior cidade do país, seria rebatizado de Rei Pelé. Com 15 mil lugares, ele recebe as partidas do Sporting Clube de Bafatá.
No Panamá, o governo decidiu batizar com o nome completo do jogador brasileiro um estádio que estava em construção, na cidade de Changuinola, de pouco mais de 70 mil habitantes. Com capacidade para 1.200 pessoas, o Edson Arantes Nascimento foi inaugurado em 20 de janeiro.
Em março, o Kigali Stadium, em Ruanda, foi reaberto após uma reforma e passou a ser chamado oficialmente de Kigali Pelé Stadium. A cerimônia na arena para 22 mil pessoas contou com a presença de Infantino, que discursou ao lado do presidente do país, Paul Kagame, agradecendo o gesto.
Do outro lado do mundo
Vieram da Ásia mais três homenagens ao Rei, todas elas em maio. Primeiro, a Federação de Futebol do Cazaquistão (KFF) deu a um dos campos do centro nacional de treinamento de Talgar, no Sudeste do país, o nome de KFF Pelé Stadium. Nele, acontecem partidas oficiais das categorias de base.
Depois, o estádio da cidade de Al Khader, próximo a Belém, na Palestina, foi reaberto e batizado de Estádio Internacional Pelé Al-Khader. Construído em 2007, ele tem capacidade para seis mil torcedores e é a principal arena dos times da região.
Por último, o Estádio Pelé foi inaugurado já com este nome nas Maldivas. A seleção do país disputou um amistoso com uma equipe representando a ilha de Mahibadhoo, onde fica a arena, no dia 27 de março.
O Globo quinta, 28 de dezembro de 2023
FUTEBOL CARIOCA: VASCO ANUNCIA RENOVAÇÃO DE CONTRATO COM O TÉCNICO RAMON DÍAZ ATÉ 2025
Vasco anuncia renovação de contrato com o técnico Ramón Díaz até 2025
Acordo entre o cruz-maltino e o treinador argentino é renovável por mais duas temporadas
Por O Globo
28/12/2023 08h02 Atualizado há uma hora
Presentear matéria
A torcida vascaína ganhou um presente de natal na manhã desta quinta-feira. O Vasco anunciou a renovação de contrato com o técnico Ramón Díaz e toda sua comissão até 2025, renováveis por mais duas temporadas, de acordo com metas estipuladas em contrato. Assim, o casamento entre Vasco e Ramón pode durar até 2027.
Desta forma, Ramón Díaz manterá toda a sua comissão técnica. Ou seja, seguem no clube também os auxiliares Emiliano Díaz, filho do treinador, Osmar Ferreyra, Juan Romanazzi, o analista de desempenho Damian Paz e o preparador físico Diego Pereira.
Ramón Díaz chegou ao Vasco em julho deste ano, com o time carioca na penúltima colocação do Campeonato Brasileiro, com apenas nove pontos em 14 rodadas. O técnico comandou a equipe em 24 jogos, sendo 10 vitórias, seis empates e oito derrotas, obtendo 50% de aproveitamento e livrando o time do rebaixamento.
Ramón Díaz e seu filho Emiliano vêm trabalhando junto a Alexandre Mattos na reformulação do elenco. Eles participaram diretamente das renovações e demissões recentes no futebol. A intenção do Vasco é anunciar os primeiros reforços para a próxima temporada nos próximos dias.
A escolha do local da pré-temporada também teve participação de Ramón Díaz. Após se apresentar no dia 6 de janeiro no CT Moacyr Barbosa, localizado na Zona Oeste do Rio de Janeiro, para exames clínicos e testes físicos, o elenco viajará para Punta Del Leste, no Uruguai. A ideia é fazer uma preparação adequada longe do Rio de Janeiro.
O Globo quarta, 27 de dezembro de 2023
VASCO DA GAMA: COM RAYAN À DISPOSIÇÃO DO PROFISSIONAL, CLUBE FECHA LISTA PARA COPINHA 2024
Com Rayan à disposição do profissional, Vasco fecha lista para a Copinha 2024; veja
Atacante Ray se lesionou e ficou meetings
26/12/2023 17h52 Atualizado há 14 horas
Presentear matéria
O atacante Rayan é a principal ausência na lista do Vasco para a disputa da Copinha de 2024. O jogador fica à disposição do profissional para a pré-temporada do ano que vem. Convocado para seleção de base, Rayan chegou a ter chance no ano passado, mas depois não foi aproveitado no time de Ramón Díaz. Já o atacante Ray sofreu uma lesão no joelho e não vai participar do torneio da base.
A atual geração de 2004 a 2006 é uma das mais vitoriosas da história da base do clube, conquistando os Cariocas Sub-15 (2019), Sub-17 (2021 e 2022) e Sub-20 (2023) e chegando na final do Brasileiro Sub-17 (2021) e Copa do Brasil Sub-17 (2022).
Nesta temporada, o Sub-20 conquistou 5 dos 8 campeonatos disputados: Copa Xerem, Taça Guanabara (invicto), Campeonato Carioca, Recopa Carioca e Copa Atlântico.
Veja a lista:
Goleiros: Allan Vitor Lecce Phillipe Gabriel Victor Alemão
Zagueiros: João Gabriel Luiz Gustavo Lyncon Roger Victão Wanyson
Laterais: Breno Leandrinho Pablo Paulinho Vitor Manoel
Meias: Estrella Guga Maia Igor Toledo JP Kaio Santos Lucas Eduardo Matheus Ferreira Ramon
Atacantes: Alexandre Bruno Lopes Léo Jacó Lukas Zuccarello Paixão
O Globo terça, 26 de dezembro de 2023
RANKING DOS TÉCNICOS: ABEL FERRIRA É MELHOR DE 2023, E ESTRANGEIROS DMIMAM TOP 10
Ranking de técnicos: Abel Ferreira é melhor de 2023, e estrangeiros dominam top 10
Português conquistou Supercopa, Paulista e Brasileirão no comando do Palmeiras
Por Thales Machado O Globo — Rio de Janeiro
24/12/2023 02h00 Atualizado há 2 dias
Presentear matéria
Foi por um jogo. Exatamente o último da temporada. Se Fernando Diniz tivesse conseguido o extraordinário — vencido o Manchester City na final do Mundial de Clubes da Fifa —, teria sido o sexto treinador agraciado com o prêmio de melhor do ano nos seis de existência do Ranking de Técnicos do GLOBO/Extra. Como não conseguiu, o prêmio pela primeira vez tem um bicampeão: Abel Ferreira, do Palmeiras, volta ao topo em que esteve em 2020.
Abel nunca esteve muito longe do primeiro lugar. Em 2021 e 2022, anos entre suas duas lideranças, ficou em segundo para Cuca, na época no Atlético-MG, e Dorival Júnior, pelo trabalho no Flamengo no ano passado. Fato é que, desde sua chegada ao Brasil, Abel Ferreira, no máximo, divide os holofotes de melhor do país com um companheiro de profissão. Foram três taças em 2023 (Supercopa do Brasil, Paulista e Brasileiro), contra duas de Fernando Diniz (Carioca e Libertadores).
Com regras que valorizam tanto o treinador que está com um longo trabalho, quanto o que faz um retumbante trabalho curto, o ranking de 2023 acabou por prestigiar o longo prazo. A classificação trouxe, nos quatro primeiros lugares, os quatro técnicos há mais tempo no cargo entre os principais clubes no país: Abel (3 anos e 1 mês no Palmeiras), Diniz (1 ano e 7 meses no Fluminense), Vojvoda (2 anos e meio no Fortaleza) e Renato Gaúcho (1 ano e 3 meses no Grêmio).
Curiosamente, os quatro foram, também, campeões estaduais neste ano. Muitas vezes desvalorizados, os títulos de cada estado somaram pontos importantes para a posição de cada um no ranking. Abel não teria vencido Diniz se não fosse a virada sobre o Água Santa, e vice-versa. E Vojvoda e Renato superaram o campeão da Copa do Brasil, Dorival Júnior, graças a essa pontuação.
Diniz e Vojvoda, aliás, são estreantes no top 3. Ambos tinham conseguido, no máximo, um quinto lugar (em 2020 e 2021, respectivamente). Abel, além de se tornar o maior vencedor, isola-se também como o treinador com mais aparições no pódio, a quarta consecutiva, nas quatro temporadas à frente do Palmeiras. Renato Gaúcho, primeiro vencedor do ranking e que por três anos seguidos esteve no top 3, completa agora o mesmo período fora dele.
Com a vitória de Abel, somada a de Jorge Jesus em 2019, são três anos com um português como melhor técnico do ano no Brasil nos últimos seis. Mas a escalada da presença estrangeira se vê mesmo no top 10.
Quando o ranking foi criado, em 2018, nenhum estrangeiro apareceu entre os dez primeiros. No ano seguinte, já foram dois. Desde então, a presença gringa foi aumentando em um técnico por temporada, até que chegamos no ano passado, quando foram cinco técnicos de fora no top 10, contra cinco nacionais. Este ano, a virada. Já são mais estrangeiros que brasileiros entre os dez melhores no país: os portugueses Abel Ferreira, Pedro Caixinha e Luís Castro e os argentinos Juan Pablo Vojvoda, Eduardo Coudet e Jorge Sampaoli.
Como os pontos são calculados:
Entram no levantamento todos os treinadores efetivados no cargo em algum clube das séries A ou B do Brasileiro na temporada, e que tenham comandado o time em pelo menos seis meses. Para a pontuação, consideram-se todos os torneios oficiais da CBF, da Conmebol e da Fifa.
São atribuídas variáveis, de acordo com a dificuldade do torneio, para vitórias e empates nos jogos em que o treinador comandou a equipe. Também são atribuídos pontos para títulos e objetivos conquistados pelo treinador na temporada.
A soma total é calculada pelo total da pontuação (X) e a média de pontos por bimestre em que o treinador comandou o time (Y). O cálculo final de pontuação é feito na equação: X + 3Y, o que privilegia o técnico que trabalhou por mais tempo, mas não descarta os que fizeram bons trabalhos em curto período de tempo. Em caso de demissão ou quebra de contrato, o treinador perde 10% da pontuação total. Se passa uma temporada num só time, ganha 10%.
O Globo segunda, 25 de dezembro de 2023
CINEMA CONFORTO: POR QUE SEMPRE DESEJAMOS REVER OS MESMOS FILMES?
'Cinema conforto': Por que sempre desejamos rever os mesmos filmes, mesmo diante de tantas novidades
Excesso de ofertas no streaming e busca por conteúdos mais familiares transformam o ‘cinema conforto’ em um fenômeno entre os espectadores
"Olha! Saiu um filme com a Julia Roberts, vou assistir. Ah, mas e se eu visse de novo ‘O casamento do meu melhor amigo’ (1997) antes?” A situação é hipotética, mas quem nunca ligou a televisão ou acessou uma plataforma de streaming pensando em escolher um lançamento de filme ou série e acabou revisitando aquela obra correlata que já viu inúmeras vezes? Se você faz parte desse time, saiba que a troca de novas experiências pelo retorno a um lugar que lhe traz conforto está ganhando ares de tendência no mundo do audiovisual. E o que isso significa?
— Muitas vezes você quer uma coisa que já é um lugar confortável, que você já conhece — conta o ator e cinéfilo Plínio Meirelles, que está sempre dando play em uma comédia romântica quando precisa relaxar. — Eu prefiro ver “Assassinos da Lua das Flores” (2023) ou “Parasita” (2019), que são filmes que você não sabe para onde vai, mas nem todo dia você tem energia para isso. Nesse cinema conforto, você não precisa de tanto compromisso, ele é mais um travesseiro.
'Espírito do tempo'
Plínio lembra que, na última semana, acessou a Netflix para assistir a “Maestro” (2023), drama dirigido e estrelado por Bradley Cooper que está cotado para o Oscar, mas logo percebeu que não estava no clima para ver algo tão intenso. Então, nem pestanejou: simplesmente decidiu rever o já clássico “Meninas malvadas” (2004).
O ator acredita que o conforto muitas vezes passa pelo gênero da produção. Nos casos de comédias românticas e filmes de Natal, por exemplo, você nem precisa conhecer para experimentar essa sensação: muitas vezes já sabe o que esperar do final.
Marina Roale, gerente de pesquisa e insights no Grupo Consumoteca, destaca que a tendência de buscar conteúdos já conhecidos combina com o que se chama de “espírito do tempo”, algo mais em evidência com a pandemia da Covid-19.
— O principal ponto que notamos em conversas com os consumidores, é como a pandemia deixou para nós a lembrança de algo que sempre soubemos: não temos controle sobre nada — aponta. — A ansiedade virou a palavra da vez. Você não consegue viver o seu presente com medo do futuro. E um antídoto para o excesso de preocupação com o futuro é que, às vezes, nos nossos poucos momentos de lazer, queremos o passado, o que é conhecido.
Marina também cita “Meninas malvadas”, além do filme “O diabo veste Prada” (2006) e da série “Friends” (1994-2004) como exemplos de obras que você revê muitas vezes, mesmo que esteja “devendo’’ na atualização dos lançamentos. Segundo ela, o grande volume de ofertas também causa reflexos nessa realidade.
— Vivemos uma era de excesso nas plataformas de streaming. Temos muitos lançamentos chegando ao mesmo tempo, o que leva as pessoas à paralisia do paradoxo da escolha. Você fica horas ali procurando e não decide. Então você acaba se rendendo ao que já é familiar — reforça Marina.
Reprise de vídeos
“Familiar” também é a palavra da vez para a influenciadora Míriam Castro, conhecida como Mikannn. Ela cita “Esqueceram de mim” (1990), “O senhor dos anéis: A sociedade do anel” (2001) e as animações do Studio Ghibli (estúdio japonês de “A viagem de Chihiro”, de 2001, e “Meu amigo Totoro”, de 1988) como exemplos de obras às quais ela sempre volta, mostrando como o filme conforto pode se apresentar das mais diversas formas. Pode sim ser uma comédia natalina, mas também uma aventura repleta de violência e fantasia.
— Eu acho que o confortável é o que é familiar. É aquele filme que você vai assistir e sabe que vai sair com o coração quentinho — destaca a criadora de conteúdo, que tem notado no público um interesse maior por obras já antigas. — Com o streaming ficou mais fácil assistir a coisas que já conhecemos. É mais fácil do que pegar um DVD ou Blu-ray daquele filme que ama e colocar para ver. Noto que não só com filmes e séries, mas os próprios vídeos no YouTube, sempre vejo pessoas falando que viram o mesmo vídeo várias vezes.
Mikannn considera um “dilema existencial” do produtor de conteúdo decidir o tema dos vídeos, diante de tanta oferta de conteúdos novos e do interesse das pessoas em consumir informações sobre produções antigas. Assim, em seu canal, tem mesclado vídeos sobre lançamentos com outros sobre obras que admira.
Apresentadora do podcast “Traz a pipoca” e especialista de conteúdo do Telecine, Bruna Scot defende que filmes de ação também funcionam como filme conforto, como é o caso, para ela, da franquia “John Wick”, com Keanu Reeves. Ela lembra ainda da saga “Velozes & Furiosos”, um dos maiores sucessos do canal por assinatura, cujo acervo também está disponível em pacotes do Globoplay.
Dentre os 30 filmes mais vistos em 2023 no Telecine, metade não foram lançamentos do ano no canal, com destaque para obras como “Velozes & Furiosos 5: Operação Rio” (2011), “Minha mãe é uma peça 3” (2019) e “O auto da compadecida” (2000). “Minions” é outro exemplo de filme que segue sendo visto e revisto no canal. Uma mesma pessoa, inclusive, assistiu à animação de 2015 por 46 vezes ao longo do ano.
73% gostam de rever filmes
Uma pesquisa recente encomendada pelo Telecine sobre o consumo de filmes pelos brasileiros identificou que 73% das pessoas gostam de rever obras que já conhecem. O resultado, inclusive, impactou na estratégia comercial da empresa, que vem buscando valorizar mais os destaques de seu acervo do que eventuais lançamentos da semana.
— Por mais que eu trabalho cobrindo cinema e assista a muitos filmes atuais, no meu íntimo eu tenho muito esse lugar do filme conforto, até sendo meio reativa a algumas sugestões — destaca Bruna.
Ela cita “O auto da compadecida”, “Encontros e desencontros” (2003) e “O fabuloso destino de Amélie Poulain” (2001) como filmes que sabe de cor, que sempre vai parar para assistir se estiver passando e que faz questão de apresentar para outras pessoas.
— A expressão “filme conforto” traz muito para esse espaço da zona de conforto, não no mau sentido de você não querer testar coisas novas. Mas os filmes que procuramos revisitar sempre são aqueles que nos dão um abraço cinematográfico que muitas vezes estamos precisando. — conta a jornalista. — Precisamos apenas daquele lugar que já conhecemos, daquele companheirinho. Às vezes, você pode estar mais cansado e tristinho, e prefere não arriscar nas emoções que vai sentir. É sobre tentar controlar as emoções. E, ainda assim, como falamos de arte, aquele filme conforto pode bater diferente dependendo do momento em que assiste.
O Globo domingo, 24 de dezembro de 2023
NATAL: HUJE É DIA DE CELEBRAR AS VTÓRIAS
Hoje é dia de celebrar as vitórias
É preciso entender também que as derrotas fazem parte do esporte e da vida
Por Marcelo Barreto O Globo — Rio de Janeiro
24/12/2023 04h30 Atualizado há 6 horas
Presentear matéria
Eu sempre gostei do Natal. Quando era criança, tinha presente. Na sala da nossa casa da Avenida Brasília, flagrei Papai Noel saindo de fininho depois de deixar a Black Tiger, minha primeira bicicleta, com sua pintura preta de tarjas laranja e a roda dianteira pequena que nas pedaladas de aprendizado prenderia nos paralelepípedos da rua, me projetando no ar e deixando um buraco no dente da frente que até hoje precisa ser preenchido com resina. Debaixo da árvore a gente aprendia que alguns brinquedos, como o Autorama, não podiam chegar. Mas outros, como o Forte Apache, faziam a nossa alegria e a da molecada da vizinhança — porque a graça da diversão estava em compartilhar.
Sou o primeiro filho das linhagens paterna e materna, o que significa que cresci vendo o Natal se transformar de um evento em que era praticamente a única criança (a não ser por um tio e uma tia cinco anos mais velhos) numa reunião bem maior, cheia de irmãos e primos, depois sobrinhos e — o mais incrível — filhos. Virou a festa da família.
O Bom Velhinho, vestido a caráter e de barba branca, chegava à meia-noite e entregava os presentes dos menores, chamando um a um pelo nome — e, quando meu irmão mais novo virou tiozão, ouvindo-o perguntar “Papai Noel, você rói unha?” antes de sua tradicional risada, que soa como “Roo, roo, roo.” Tudo isso depois de um interminável amigo oculto, que envolvia todos os convidados, cada um ouvindo um discurso que ia do mais tímido ao incontrolavelmente emocionado.
Os Natais não eram iguais — ficaram divididos quando comecei a namorar e tinha outra festa para frequentar, por exemplo —, mas nunca parei para pensar se um tinha sido melhor do que o outro. Eles estavam lá, como parte do ciclo da vida. A tarefa de avaliar o ano, suas conquistas e frustrações, e projetar o que viria, com suas promessas e resoluções, ficava para a semana seguinte. Para finalmente chegar ao esporte, que deveria ser o tema desta coluna mesmo nesta época, festejar o Natal era como disputar um campeonato: não há resultado garantido, a graça está em participar.
Meu compadre Aydano André Motta gosta de brincar que o certo seria ter Copa do Mundo todo ano e Brasileirão de quatro em quatro, mas no fundo sabe que a troca estragaria as duas brincadeiras. O esporte, como a vida, separa aquilo com o que a gente tem de lidar todo dia do que é preciso esperar — e esperar não garante que vai valer a pena; é aí que está o segredo.
O torcedor do Fluminense esperou a vida inteira para ser campeão da Libertadores e agora não sabe quanto tempo vai esperar para ser campeão mundial? O torcedor do Botafogo esperou o ano inteiro para saber que não seria campeão brasileiro? O torcedor do Vasco teve de esperar até a última rodada para saber que “no va a bajar”? O torcedor do Flamengo vai ter de esperar pelo próximo ano para voltar a pensar nos títulos com que se acostumou? Em todos os casos, só há uma coisa em comum: o que vale é a viagem.
A vida, bem mais séria do que o esporte, nos impõe perdas, e não apenas derrotas, ao longo do caminho. Mas também nos dá, de vez quando, um tempinho para celebrar nossas vitórias. Hoje é dia de curtir a viagem.
Feliz Natal!
O Globo sábado, 23 de dezembro de 2023
MUNDIAL DE CLUBES: NOCAUTE TÉCNICO - MANCHESTER CITY X FLUMINENSE 0
Nocaute técnico
O Fluminense tentou. E amargou um placar talvez elástico demais, mas que retrata o abismo entre Europa e o resto do mundo da bola
Por Gustavo Poli
23/12/2023 03h30 Atualizado há 5 horas
Presentear matéria
Era uma luta de Mike Tyson no auge contra Anderson Silva já veterano. Se um soco de Mike Tyson achasse Anderson, a vaca afundaria de imediato no brejo. E esse soco não demorou 50 segundos. Antes do primeiro minuto, o Spider tricolor já beijou a lona. Corajoso, Anderson-Flu se levantou, brigou, passou boa parte do primeiro tempo dançando em volta do favorito, tentando encaixar seus golpes até que... pum... Mike Cityson encontrou outra brecha na guarda.
Esse segundo soco foi uma aula de Manchester City. A troca infinita de passes entre os jogadores inicialmente posicionados que se movem no tal último terço — até que um dos movimentos faz André hesitar por um segundo. A mísera dúvida permite que Foden se descole nas suas costas. Rodri, o volante-CEO, imediatamente encontra a fresta. A bola desvia em Nino — e babau.
(Parêntesis para falar de Rodri, o jogador-diretor. Que craque esse espanhol. Não joga, distribui. Não atua — comanda. É o executivo onipresente que delega as tarefas na máquina azul de Guardiola).
A jornada do Flu foi bela e improvável. O tricolor venceu uma Libertadores memorável, sofreu com os egípcios do Al Ahly e se credenciou para o sonho impossível. E o despertador chegou firme, precoce e e estridente. O Flu caiu de pé — como o Fla de Jorge Jesus, em 2019, e o Palmeiras de Abel, em 2012. Competiu, jogou seu futebol, correu riscos diante da pressão alta e quase incessante do City. A diferença é que não conseguiu estender o sonho. Fla e Palmeiras foram até a prorrogação. Mas talvez a derrota inapelável doa menos.
Não houve troféu de-igual-para-igual, porque 4 a 0 carimba qualquer testa. Mas ficam os “15 minutos fantásticos” citados por Guardiola — em que o Flu-Diniz teve a bola e criou dificuldade para o melhor time do mundo. É o consolo possível — meramente competir em alto nível contra o City por algum tempo. São times de galáxias diferentes. Nos últimos cinco anos, a máquina azul-clara disputa com o Real Madrid a coroa futebolística. O Fluminense acabou de botar o rosto no mundo outra vez.
O torcedor começou o ano sonhando em jogar a final do Mundial contra o City de Guardiola. E terminou jogando essa final. Claro que todo tricolor acalentava a vitória improvável — com aquela fé surda nos deuses misteriosos da bola que este ano tanto ajudaram o Fluminense. Mas ontem eles pareceram dizer: amigo, segura, porque aí já é forçar a amizade.
E olha que alguns jogadores do Flu tiveram ótimas atuações. Felipe Melo jogou muito. Jhon Arias foi espetacular. John Kennedy entrou bem. Mas contra esse City extra-dimensional, é pouco. Como atacar um time intenso que tem talento de sobra na frente, cavalos fortes e rápidos atrás (Aké, Stones, Dias, Walker), se posiciona quase sempre com perfeição aproximando linhas e se puder fica com a bola para sempre?
O Fluminense tentou. E amargou um placar talvez elástico demais, mas que retrata o abismo entre Europa e o resto do mundo da bola. Não há talento ou rapidez que faça um peso-galo veterano derrubar um peso pesado no auge. O nocaute técnico é quase uma boa notícia. Gentilmente, o juiz evitou acréscimos. Não havia nada mais a ver ou dizer.
O Globo sexta, 22 de dezembro de 2023
FLUMINENSE X MANCHESTER CITY: ONDE ASSISTIR AO VIVO AO JOGO DO MUNDIAL DE CLUBES
Fluminense x Manchester City: onde assistir ao vivo ao jogo do Mundial de Clubes
Escalação de Fluminense e Manchester City pela final do Mundial de Clubes desta sexta-feira
Por O Globo
22/12/2023 08h44 Atualizado há uma hora
Presentear matéria
Em busca do título, o Fluminense, campeão da Libertadores, vai enfrentar nesta sexta-feira o Manchester City, vencedor da Liga dos Campeões, às 15h (de Brasília), no estádio King Abdullah, em Jedá, na Arábia Saudita, pela final do Mundial de Clubes. O jogo Fluminense x Manchester City será transmitido ao vivo na TV aberta pela Globo e no streaming pela Cazé TV, no Youtube.
O Fluminense, que fará hoje o seu último jogo da temporada de 2023, chega na decisão após vencer o Al Ahly, do Egito, por 2 a 0, e no seu melhor momento. Por outro lado, o Manchester City, que venceu o Urawa Red Diamonds, do Japão, por 3 a 0, na semifinal, busca a vitória para recolocar a temporada de volta aos trilhos.
Onde assistir ao jogo Fluminense x Manchester City ao vivo
O jogo entre Fluminense e Manchester City será transmitido pela TV Globo e pelo streaming Cazé TV, no Youtube, às 15h desta sexta-feira, 22.
Horário do jogo Fluminense x Manchester City
O Fluminense enfrenta o Manchester City no estádio King Abdullah, em Jedá, na Arábia Saudita, para partida às 15h (de Brasília). O jogo da final do Mundial também pode ser acompanhado online e de graça pelo Globoplay.
Escalação do Fluminense
Provável escalação do Fluminense: Fábio; Samuel Xavier, Nino, Felipe Melo e Marcelo; André, Martinelli e Ganso; Arias, Keno e Cano. Técnico: Fernando Diniz.
Escalação do Manchester City
Provável escalação do Manchester City: Ederson, Walker, Stones, Rúben Dias e Aké (Gvardiol); Rodri, Kovacic e Foden; Bernardo Silva, Grealish e Julián Álvarez. Técnico: Pep Guardiola.
Arbitragem de Fluminense x Manchester City
Árbitro: Szymon Marciniak (Polônia)
Assistente 1: Tomasz Listkiewicz (Polônia)
Assistente 2: Adam Kupsik (Polônia)
Quatro árbitro: Jésus Valenzuela (Venezuela)
O Globo quinta, 21 de dezembro de 2023
LONGEVIDADE: 7 DICAS DE SAÚDE ELABORADAS POR MÉDICO SDE DIFERENTES ESPECIALIDADES
Longevidade: 7 dicas de saúde elaboradas por médicos de 10 diferentes especialidades
As orientações que foram mais presentes ao longo de dois meses de dicas médicas para uma vida longa e de qualidade
Por O Globo
21/11/2023 04h31 Atualizado há 4 semanas
Presentear matéria
Ao longo dos últimos três meses, o GLOBO trouxe orientações de como viver mais e com saúde dadas por um time de médicos brasileiros de 10 especialidades. Apresentadas em diversos formatos, como vídeos, textos, lives, as orientações fizeram parte do novo projeto do GLOBO Tem que Ler, exclusivo para assinantes do jornal.
Cada médico compartilhou com os leitores dez dicas relacionadas a sua especialidade. Participaram do projeto: o cardiologista Roberto Kalil, a ginecologista e obstetra Marianne Pinotti, o pediatra Daniel Becker, os oncologistas Fernando Maluf e Paulo Hoff, o cirurgião especialista em fígado e aparelho digestivo Ben-Hur Ferraz Neto, a endocrinologista Claudia Cozer, a dermatologista Adriana Vilarinho, o geneticista Salmo Raskin, o infectologista Júlio Croda e o urologista Gustavo Guimarães.
Mesmo com especializações variadas, algumas dicas estiveram presentes para a maioria deles. Para finalizar a 1ª edição do Tem que Ler, o GLOBO compilou os sete conselhos mais comuns entre os profissionais.
Descasque mais, desembale menos
A alimentação foi o principal tema abordado pelos médicos que participaram do Tem que Ler. E a recomendação é clara: devemos, desde a infância, optar por refeições in natura. Isso significa ter uma alimentação rica em vegetais, leguminosas, verduras, legumes, frutas, nozes, cereais integrais, comida pouco processada. E, se possível, livre de agrotóxicos. Deve-se evitar também produtos ultraprocessados, alimentos embutidos (como salsicha, presunto, bacon) e carne vermelha em excesso. A má alimentação contribui diretamente para o desenvolvimento de obesidade e variados tipos de câncer. Por isso, a orientação é a seguinte: descascar mais e desembalar menos.
Outro ponto importante é a hidratação. A maior parte do nosso corpo é composta por água e o líquido é vital para o bom funcionamento de todo o organismo — até mesmo a pele fica mais bonita quando estamos bem hidratados. O recomendado é ingerir 35ml de água por cada quilo de peso. Em dias muito quentes, essa quantidade deve aumentar, inclusive com a ingestão de água de coco — que ajuda a repor sais minerais perdidos pelo suor.
Mexa-se (não é preciso se acabar em maratona)
O segundo tema que mais apareceu nas dicas dos médicos foi a atividade física. O exercício traz inúmeros benefícios — não apenas para a saúde física, como a mental. Ser ativo ajuda a controlar o peso, diminui a chance de desenvolver hipertensão arterial, diabetes, doenças cardíacas, osteoporose, vários tipos de câncer, depressão e ansiedade. Além disso, a atividade física realizada ao longo da vida ajuda a preservar a mobilidade, a manter independência e a prevenir quedas. Não é preciso se acabar em uma maratona: bastam 150 minutos de atividade física moderada por semana, o que já contempla boas caminhadas.
Não é óbvio: fuja do cigarro (incluindo os vapes)
Pode parecer um pouco óbvio demais o cigarro aparecer em dicas de saúde, mas a maioria fez questão de bater nessa tecla e incluindo o cigarro eletrônico. O cigarro é responsável por quase metade das mortes dos doze tipos mais comuns de câncer no mundo, de acordo com uma publicação do JAMA Internal Medicine. O cigarro tem uma quantidade grande de elementos perigosos. O alcatrão, por exemplo, possui mais de 40 compostos cancerígenos, além do monóxido de carbono. A substância tragada pela boca (a fumaça e todos os seus componentes) passa por toda essa região, entra pelo pulmão e segue no organismo, afetando vários órgãos e sendo excretada pelo rim. Neste caminho, também causa danos ao aparelho digestivo, aumentando o risco de tumores desta região.
O hábito de fumar prejudica a capacidade de renovação celular, a circulação sanguínea e reduz a produção de colágeno em mais de 40%. Por isso, acelera diretamente o processo de envelhecimento da pele, provocando uma aparente diminuição da elasticidade e da hidratação.
As alterações nas células promovidas pelo cigarro convencional e pelo eletrônico são iguais. Pessoas que usam os famosos vapes também apresentam um risco aumentado de câncer e de ter a doença em idades mais precoces. Além das substâncias do cigarro normal, existem outras a mais no cigarro eletrônico, como as que envolvem o sabor e os químicos relacionados ao próprio vapor, como o formaldeído e os metais pesados.
Lide com o sono como se ele fosse um remédio
Dormir bem é importante para o crescimento, disposição, energia, controle do apetite e secreção hormonal. Os hormônios têm seu ritmo de secreção individual, que depende do ciclo do sono regular. O descanso é muito importante na manutenção da saúde geral do organismo, e o seu comprometimento está associado a diversas doenças crônicas como a obesidade, a hipertensão arterial, diabetes e depressão. Pessoas que têm problemas com o sono também têm pior qualidade de vida e estão mais sujeitas a se envolver em acidentes tanto em casa, como no trabalho e especialmente no trânsito.
Não subestime a hora certa do check-up
Todos os anos, procure por seu médico ou serviço de saúde para fazer o famoso check-up, que inclui exames laboratoriais, de imagem e avaliação clínica. Durante o atendimento médico existem ótimas oportunidades para se discutir os melhores hábitos associados a um estilo de vida mais saudável, controle dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças e para o diagnóstico precoce das doenças, quando as chances de cura e de tratamentos mais efetivos são muito melhores.
Mulheres devem ir regularmente ao ginecologista para acompanhar sua saúde íntima. Aos 40 anos, elas devem iniciar os exames de mamografia para uma detecção precoce de um possível caso de câncer de mama. Já os homens devem procurar um urologista aos 50 anos para começar o rastreamento para o câncer de próstata. Homens negros ou com parentes de primeiro grau com câncer de próstata devem começar aos 45 anos. O rastreamento deverá ser realizado após ampla discussão de riscos e potenciais benefícios, em decisão compartilhada do paciente com o médico.
Estresse crônico é ruim para tudo, até para a pele
O estresse crônico pode causar vários problemas para o corpo, como aumento do risco de doenças cardiovasculares e enfraquecimento do sistema imunológico, o que pode tornar a pessoa mais suscetível a infecções, inclusive de formas mais graves delas. O estresse também interfere na produção de hormônios, o que pode diminuir a imunidade do indivíduo em relação às células que combatem o câncer.
Os principais hormônios do estresse são o cortisol e a adrenalina. Quando seus níveis estão aumentados cronicamente podem ocorrer crises de hipertensão arterial, arritmias, infartos e acidentes vasculares cerebrais — além de fazer mal para pele.
Vacina evita inúmeras doenças, incluindo cânceres
As vacinas são uma das formas mais eficazes de prevenir doenças infecciosas. Certifique-se de que suas vacinas estão atualizadas, incluindo a vacina contra a Covid-19 e a vacina contra a gripe sazonal. Um dado pouco conhecido é que aproximadamente 10% das mortes por câncer no Brasil estão associadas a diferentes tipos de vírus. Por isso, é importantíssimo manter a caderneta de vacinação em dia. Temos a vacina para hepatite e a vacina para o HPV, o papiloma vírus humano. Essas duas vacinas reduzem de maneira significativa o risco de você ter câncer associado a esses vírus, que são muito relevantes. Tanto a hepatite B como a C estão associadas a tumores no fígado. O HPV ainda é uma causa bem frequente de câncer ginecológico, mas também de câncer de canal anal, pênis e cabeça e pescoço.
O Globo quarta, 20 de dezembro de 2023
MUNDIAL DE CLUBES: FLUMINENSE E MANCHESTER CITY SE ENFRENTAM NA FINAL
Duas décadas depois de disputarem a terceira divisão, Fluminense e Manchester City se enfrentam na final do Mundial
Decisão acontece 24 anos depois dos dois clubes viverem as piores fases de suas histórias
Por O Globo
20/12/2023 08h49 Atualizado há 2 horas
Presentear matéria
Campeões da Libertadores e da Champions League, respectivamente, Fluminense e Manchester City vão decidir o Mundial de Clubes da Fifa na próxima sexta-feira, às 15h (de Brasília). A decisão acontece 24 anos depois dos dois clubes viverem as piores fases de suas histórias e disputarem a terceira divisão de seus campeonatos nacionais.
Em 1998, tanto o tricolor como o time inglês foram rebaixados da segunda divisão nacional e tiveram que jogar a série C de suas ligas no ano seguinte, em 1999. Em ambos os casos, porém, a trajetória seria de ascensão desde então.
O Fluminense venceria a Série C daquele ano e já disputaria a Copa João Havelange — equivalente à primeira divisão do Brasil que reuniu uma série de clubes de todo o país em torneio organizado pelo Clube dos 13 — no ano seguinte.
Já o Manchester City, que também jogava a terceira divisão pela primeira vez, terminou a competição em segundo lugar, atrás apenas do campeão Charlton Athletic. Os citizens, porém, só voltariam a disputar a Premier League em 2002.
Depois de chegarem "no fundo do poço", os dois times se reergueram e empilharam títulos ao longo deste século. Além disso, ambas as equipes também já chegaram perto de conquistar o título continental em outras ocasiões.
O Fluminense, em 2008, foi derrotado nos pênaltis para a LDU no Maracanã e amargou o vice, enquanto que o Manchester City perdeu a decisão da Liga dos Campeões em 2021, ao ser derrotado pelo Chelsea por 1 a 0 na decisão.
Agora, 24 anos depois, os dois clubes confirmaram o favoritismo, venceram o Al-Ahly, do Egito, e o Urawa Red Diamonds, do Japão, e vão decidir o Mundial, realizado na Arábia Saudita. Dentro do atual formato, iniciado no ano de 2005, esta será a oitava vez que o torneio será decidido em um confronto entre um time brasileiro e um europeu.
O Globo terça, 19 de dezembro de 2023
MUNDIAL DE CLUBES: FLUMINENSE VENCE O AL-AHLY E VAI À FINAL
Fluminense vence o Al-Ahly e vai à final do Mundial de Clubes
Arias e John Kennedy marcam os gols do triunfo tricolor na Arábia Saudita
Destaques
Últimas atualizações
DESTAQUE
John Kennedy volta a brilhar no fim, Fluminense vence o Al Ahly e vai à final do Mundial de Clubes
O Fluminense suou, lutou e está na final do Mundial de Clubes. Nesta segunda-feira, o tricolor encarou um perigoso Al Ahly de frente e garantiu a passagem para a decisão contra Urawa Red Diamonds ou Manchester City. Arias abriu o placar de pênalti e John Kennedy, já no fim, brilhou novamente para garantir a vitória por 2 a 0 em Jidá, na Arábia Saudita. LEIA A CRÔNICA COMPLETA.
JK marcou o segundo gol do Fluminense (Foto: Giuseppe CACACE / AFP)
O Globo segunda, 18 de dezembro de 2023
CORAÇÃO DE FERIADO: CONHEÇA A SÍNDROME QUE PODE AFETAR SUA SAÚDE NESTE FIM DE ANO
Coração de feriado: conheça a síndrome que pode afetar sua saúde neste fim de ano
HHS é provocada por excessos vividos nas festas e pode provocar arritmia cardíaca; veja as causas
18/12/2023 04h30 Atualizado há 2 horas
Presentear matéria
Dezembro é um mês de festas e, para alguns, os excessos podem afetar a saúde do coração. Os médicos têm até um nome para o fenômeno, que altera o funcionamento cardíaco: síndrome do coração de feriado (“holiday heart syndrome”, ou HHS, em inglês).
O “coração festivo” foi identificado pela primeira vez em 1978, pelo pesquisador americano Philip Ettinger. Ele notou que durante as festas de fim de ano pacientes saudáveis podem apresentar arritmia cardíaca, sobretudo a mais comum delas, a fibrilação atrial. Um estudo de 2004 publicado no periódico Circulation apontou um aumento de 5% nas mortes por episódios relacionados ao sistema cardiovascular nesse período.
A principal causa da alteração cardíaca é o consumo de álcool, tanto entre pessoas que costumam beber quanto em quem abre uma exceção na época de Natal e Ano-Novo.
Em um estudo sobre o tema publicado em 2013 por pesquisadores portugueses, os autores recomendam a serviços de emergência que, em caso de arritmias durante as festas de fim de ano, médicos analisem a possibilidade de HHS se o paciente estiver embrigado.
Além do consumo de álcool, outros fatores influenciam o surgimento de arritmias durante o fim de ano: o consumo exagerado de cafeína, a ingestão excessiva de comidas gordurosas e salgadas e um aumento do estresse.
O café é conhecido por acelerar o batimento cardíaco e também causar desidratação, que também contribui para arritmias. Já as comidas típicas da época, se consumidas em excesso, podem sobrecarregar a digestão e dificultar o funcionamento do coração. Caso contenham altos teores de sal, podem aumentar a pressão sanguínea. Já o estresse leva à liberação do hormônio epinefrina, que contribui para batimentos rápidos ou irregulares.
Pessoas com problemas cardíacos prévios têm maiores riscos de complicação em caso de HHS, mas indivíduos saudáveis que experimentem episódios da síndrome podem ter a arritmia estabilizada com bloqueadores beta-adrenérgicos e outros medicamentos que reduzem os batimentos.
Cardiologistas recomendam a moderação no consumo de comida e bebida para evitar problemas durante o fim de ano. O alerta maior vai para pessoas que têm hipertensão, colesterol alto, diabetes e cardiopatias.
O Globo domingo, 17 de dezembro de 2023
MUNDIAL DE SKATE STREET 2023: RAYSSA LEAL CONQUISTA MEDALHA DE PRATA
Rayssa Leal conquista medalha de prata no Mundial de Skate Street 2023
Brasileira chegou a liderar, mas foi ultrapassada pela skatista da casa Yumeka Oda, que acabou campeã. Momiji Nishiya, também do Japão, levou bronze
Por O GLOBO — Rio de Janeiro
17/12/2023 06h53 Atualizado há 3 minutos
Presentear matéria
A maranhense de 15 anos , Rayssa Leal conquistou a medalha de prata no Mundial de Skate Street, na madrugada deste domingo, no Ariake Coliseum, em Tóquio, no Japão. Com 261.90 pontos, a Fadinha, como ficou conhecida, só ficou atrás da japonesa Yumeka Oda, com 265.75 pontos. Momoji Nishiya, também do Japão, ficou com o bronze.
Anos depois de brilhar com a medalha de prata no skate street em Tóquio 2020, Rayssa Leal voltou a repetir atuação na capital japonesa, na pista do Parque Esportivo Urbano de Ariake - mesmo local dos Jogos passados.
A brasileira vinha liderando até a quarta volta de manobras, mas a skatista Yumeka Oda ultrapassou na classificação geral e levou o primeiro lugar no pódio. Momiji Nishiya, que foi ouro na disputa dos Jogos da capital japonesa, foi a terceira colocada.
Com o resultado, Rayssa Leal atinge o quarto pódio em Mundiais sob organização da World Skate, tendo sido prata em 2019 (São Paulo), bronze em 2021 (Roma) e ouro na edição de 2022, realizada esse ano em Sharjah, nos Emirados Árabes.
Única brasileira a se classificar para a final
Nas semifinais, a maranhense avançou à decisão com a quarta melhor nota entre as oito classificadas - 241,82, sendo 72,43 na melhor volta e as duas melhores manobras em 85,15 e 84,24. A outra brasileira na pista foi Pâmela Rosa, que acabou eliminada ao ficar em 15° lugar, totalizando 171,30. A primeira colocada foi a australiana Chloe Covell, que terminou a competição em quarto lugar.
O campeonato também conta pontos para o ranking classificatório para as Olimpíadas de Paris 2024.
O Globo sábado, 16 de dezembro de 2023
PRETA GIL: ARTISTA FALA SOBRE A VIDA E OS PREPARATIVOS PARA VOLTA DO SEU BLOCO EM SHOW NA BARRA
Preta Gil fala sobre a vida e os preparativos para volta do seu bloco em show na Barra: 'Me mantive sã'
Dois dedos de prosa com a querida filha de Gilberto Gil
Por Nelson Lima Neto
16/12/2023 04h30 Atualizado há 3 horas
Presentear matéria
Abra alas, pois o sábado é de Preta Maria Gadelha Gil Moreira, a nossa querida Preta Gil, 49 anos, que esta semana deu duas grandes notícias. A primeira é que recebeu alta, viva!, após o longo tratamento de um câncer no intestino, enquanto a segunda diz respeito ao show mais do que especial programado para o carnaval de 2024.
Preta trocou dois dedos de prosa com a coluna para contar mais sobre a volta do Bloco da Preta, ainda em formato de show — por recomendação médica, não haverá desfile do bloco, como acontecia antes da pandemia de Covid-19. Ela conta aqui detalhes de como será sua preparação até a apresentação, marcada para 4 de fevereiro, na Jeunesse Arena, no Rio. Fala, também, sobre quem estará ao seu lado no palco e de onde veio tanta força para combater o câncer.
Será seu primeiro show “solo” desde a recuperação. Pretende ter convidados?
Sim, eu penso em chamar os meus meninos. Meu irmão, meu sobrinho e meu filho, que formam Os Gilsons. Eles estarão ao meu lado.
São quase dois meses até a apresentação. Como será sua preparação até lá?
Minha rotina de preparação vai ser, basicamente, a de reabilitação. Estou fazendo fisioterapia e, com o passar dos dias, vou poder intensificar os exercícios.
Quanto a alimentação e a parte física?
A alimentação vai continuar super saudável. Mas sim, eu preciso entrar num ritmo para retomar a forma na parte cardiorrespiratória, na parte de força e em outros aspectos. Por isso não vou sair com trio na rua. O show exige menos.
E a sua parte mental?
Eu trabalhei e sigo trabalhando a parte psicológica, porque acredito que a parte mental é a mais importante nessa jornada. A cabeça comanda todo o resto. Eu me mantive sã. Foram altos e baixos, obviamente. Tiveram momentos delicados, de muita tristeza, apreensão e muito medo. Mas eu sempre me mantive positiva e com muita fé. Acho que trabalhei a cabeça em muitas vertentes. Com psicólogos, terapeutas e com a fé. Isso tudo foi muito importante para não sucumbir a dor.
O Globo sexta, 15 de dezembro de 2023
ONDA DE CALOR INTENSO: ATÉ DOMINGO, VAI AFETAR 16 ESTADOS E 3,3 MIL CIDADE; VEJA COM FICAM AS CAPITAIS
Onda de calor intenso até domingo vai afetar 16 estados e 3,3 mil cidades; veja como ficam as capitais
Mapa mostra área onde deverá ser mais quente, segundo Inmet
Por O Globo — Rio de Janeiro
15/12/2023 00h00 Atualizado há 2 horas
Presentear matéria
A nova onda de calor, que fez o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitir um alerta de Perigo, vai atingir todas as regiões do Brasil até domingo. O alerta atinge ao menos 16 estados, de Norte a Sul, e promete não dar trégua em 3.352 municípios até domingo, segundo a previsão.
O motivo, de acordo com meteorologistas do Climatempo, é um sistema de alta pressão atmosférica que começa a se intensificar sobre o interior do Brasil. O fenômeno, além de elevar as temperaturas, reduz a umidade, a nebulosidade e as condições de chuva, sobretudo para as regiões Sudeste, Centro-Oeste e em parte do Sul.
Os estados afetados são Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins. A expectativa é que as temperaturas subam até 5 °C acima da média. Veja abaixo a temperatura mínima e máxima nas capitais nesta sexta-feira:
Salvador (BA), de 24°C até 32°C
Brasília (DF), de 19°C até 32°C
Vitória (ES), de 21°C até 32°C
Goiânia (GO), de 21°C até 36°C
São Luís (MA), de 26°C até 34°C
Cuiabá (MT), de 29°C até 39°C.
Campo Grande (MS), de 24°C até 37°C
Belo Horizonte (MG), de 16°C até 33°C
Curitiba (PR), de 17°C até 33°C
Teresina (PI), de 26°C até 36°C
Rio de Janeiro (RJ), de 22°C até 36°C
Porto Alegre (RS), de 24°C até 39°C
Florianópolis (SC), de 23°C até 30°C
São Paulo (SP), de 20°C até 34°C
Palmas (TO), de 22°C até 35°C
Boa Vista (RR), de 25°C até 38°C
O mapa abaixo mostra a área do país sob efeito do alerta do Inmet.
Região Norte
No Amazonas, Acre, Rondônia, Pará, nordeste do Amapá e Tocantins são previstas pancadas de chuva, que podem vir acompanhadas de raios, rajadas de vento e trovoadas. O motivo é o calor, associado a um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) e alta umidade.
Onda de calor pelo Brasil nesta quinta (21)
9 fotos
Região Nordeste
No Nordeste, a previsão é de tempo seco e sem chuva, além de baixos valores de umidade relativa. No entanto, no oeste do Maranhão, Piauí e Bahia, além do sul do Piauí, chuvas isoladas não são descartadas.
Região Centro-Oeste
Sol forte em Goiás e no Distrito Federal. Em Mato Grosso, além do Sol, algumas pancadas de chuva também poderão ocorrer à tarde. Já no Mato Grosso do Sul, tem condições de pancadas de chuva à tarde e durante a noite.
As capitais Cuiabá, Goiânia e Campo Grande estarão entre as mais quentes do Brasil, segundo o Climatempo.
Sudeste
O sistema de alta pressão deve se intensificar no Sudeste, reduzindo a umidade, a nebulosidade e as condições de chuva. No Rio de Janeiro, a máxima fica em 36º C e a mínima entre 22º C e 23º C. Já em São Paulo, os termômetros vão até 34º C e não abaixam de 19º C.
Sul
Com o aumento das temperaturas e a presença de umidade ao longo da atmosfera é comum a formação de áreas de instabilidade, que podem provocar temporais isolados, com rajadas de vento acima de 70km/h, granizo e chuva localmente forte, principalmente entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Essa condição já começou na última quarta-feira e deve se estender até o fim de semana.
A aproximação de uma frente fria deve provocar o pico de calor durante a tarde de domingo na maioria das regiões, com a influência do vento quente e úmido de noroeste, que vai favorecer a ocorrência de temporais em grande parte do Sul do Brasil. Essa frente fria se desloca a partir da próxima segunda e vai fazer com que as temperaturas sofram um grande declínio.
O Globo quinta, 14 de dezembro de 2023
COPINHA FEMININA: BOTAFOGO VENCE O INTERNACIONAL NOS PÊNALTIS E ESTÁ NA FINAL
Botafogo vence o Internacional nos pênaltis e está na final da Copinha feminina
Alvinegro saiu atrás no placar, buscou empate no fim do segundo tempo e conquistou classificação heroica na primeira edição da competição
O futebol feminino do Botafogo tem dado muito orgulho ao torcedor alvinegro em 2023. Depois do time profissional conquistar o acesso para a primeira divisão do futebol nacional e a equipe sub-20 ficar na quarta colocação do Campeonato Brasileiro da categoria, a equipe de base do alvinegro venceu o Internacional nos pênaltis e chegou a final da primeira edição da Copa São Paulo Feminina de Futebol Júnior.
A classificação foi conquistada com requintes de crueldade. Melhor ao longo de toda a primeira etapa, o Botafogo acumulou chances para sair na frente do placar, mas parou nas ótimas defesas da goleira Mari Ribeiro, do Inter. Para piorar, após a parada técnica, a defesa alvinegra bobeou e as gaúchas abriram o placar com Priscilla após boa jogada pela direita.
Ainda assim, o Botafogo manteve o ímpeto na reta final da primeira etapa e durante todo o segundo tempo, mas a goleira Mari Ribeiro, em grande tarde, não permitia que o alvinegro empatasse. Mas aos 35 minutos, a bola chegou até Bebê na entrada da área. A camisa 10 fez jogada individual e deu passe de cavadinha para a capitã Duda Basílio. Com calma, a meia chapou na marca do pênalti e deu números finais ao confronto.
Nas penalidades, o Botafogo saiu atrás na primeira cobrança, mas viu o Inter perder a última nas cobranças regulares. Nas alternadas, a lateral-esquerda Guima marcou e Zanella defendeu o pênalti decisivo.
-- Acho que bastante gente não consegue minha história, mas eu era do Inter. Fui campeão brasileira e formada no clube. Quero agradecer primeiramente a Deus, mas também ao Internacional pelo trabalho. Sou cria de lá e sou quem eu sou hoje pelo Inter. Me abriu muitas portas e a do Botafogo. Estar representando essa camisa tão pesada é muito importante. Levar o Rio e mostrar que o carioca tem vez em competições brasileiras é muito legal -- falou Zanella.
O Globo quarta, 13 de dezembro de 2023
PRAIA DO SOSSEGO: BELA E PREMIADA, RECANTO RECEBE PELA TERCEIRA VEZ SELO BANDEIRA AZUL
Bela e premiada: Praia do Sossego recebe pela terceira vez o selo Bandeira Azul
Ações estruturais para sustentabilidade também estimulam a prática de atividades físicas no mar
Por Prefeitura de Niterói
04/12/2023 18h46 Atualizado há uma semana
Presentear matéria
Emolduradas pela beleza singular da Baía de Guanabara e de sua orla oceânica, com águas enfeitadas pelo verde da Mata Atlântica, as praias de Niterói são, além de cartão-postal da cidade, a manifestação natural de um estilo de vida. O litoral niteroiense se beneficia da melhora no desenvolvimento em infraestrutura e das condições de balneabilidade, mas iniciativas locais que promovem programas de limpeza costeira e atividades educativas também são fundamentais.
Em setembro, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) divulgou que, pela primeira vez, todas as praias do Rio e de Niterói estavam próprias para banho. No mesmo mês, foi anunciado que, pela terceira vez consecutiva, a Praia do Sossego, na Região Oceânica, recebeu o selo Bandeira Azul, que representa o mais alto reconhecimento internacional na gestão de praias, marinas e embarcações.
O prêmio é concedido com base em uma série de critérios, como gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, turismo sustentável, entre outros itens, que devem ser atendidos, mantidos e comprovados anualmente. Trata-se de um reconhecimento pelo compromisso público com a sustentabilidade e a definição de políticas voltadas para o cuidado ambiental na cidade.
Segundo a coordenadora do Instituto Bandeira Azul, Leana Bernardi, para conquistar a certificação é necessário seguir e comprovar anualmente 34 critérios. São requisitos fundamentais que refletem o cumprimento das leis ambientais vigentes em cada país. Conforme os relatórios de balneabilidade da Praia do Sossego, realizados pelo Inea, a praia apresenta constantemente condições próprias para banho.
— Além do investimento financeiro, uma parceria efetiva entre usuários da praia, comerciantes, gestores, prefeituras e instituições privadas é fundamental para garantir o funcionamento eficaz e a qualidade das praias. É um esforço conjunto de diversos setores — ressalta a coordenadora do Instituto Bandeira Azul
A Praia do Sossego passou por obras de infraestrutura e investimentos, como instalação de ducha, banheiro e lava-pés, obras para acessibilidade e enriquecimento ambiental, como a escada de pedra (bioconstrução) de acesso à praia, além de sistema de infraestrutura verde com jardins de chuva como forma de manejo de águas pluviais.
— Essa premiação evidencia o cuidado e o olhar para a sustentabilidade que a gestão tem com a cidade e com a definição de suas políticas públicas. E vamos continuar avançando — destaca o secretário de Meio Ambiente de Niterói, Rafael Robertson.
Esportes aquáticos
A melhora na balneabilidade e a despoluição da orla fazem com que os moradores curtam mais passeios e esportes marítimos. Alessandro Amaral, morador de Niterói há 52 anos, viu de perto a transformação nos últimos anos.
— A infraestrutura de Niterói melhorou bastante com relação à limpeza das praias e à qualidade das águas. Com a mudança, houve uma maior procura pelos esportes de canoa e stand up paddle na região. Niterói hoje é conhecida como a capital brasileira de canoa havaiana — conta Amaral. Em maio deste ano, a Praia de São Francisco foi sede da Competição de Canoa Havaiana, que reuniu mais de 600 atletas. Em 2025, a cidade receberá o Campeonato Mundial de Canoa Polinésia.
O Globo terça, 12 de dezembro de 2023
MUNDIA DE CLUBES: DELEGAÇÃO DO FLUMINENSE EMBARCA , COMDIREITO A AEROFLU, NETA TERÇA-FEIRA
Delegação do Fluminense embarca para o Mundial de Clubes com direito a AeroFlu nesta terça-feira
Elenco faz último treino no CT pela manhã e, à tarde, assiste junto à partida que abre torneio
Na noite desta terça-feira, o Fluminense, enfim, embarca para a cidade de Jidá, na Arábia Saudita, onde disputará o Mundial de Clubes da Fifa. A delegação tricolor — incluindo os jogadores, o treinador Fernando Diniz e membros da diretoria — decolará por volta das 20h55 do Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, na Zona Norte do Rio, com chegada prevista para a manhã de quarta-feira na Ásia.
E o elenco não estará sozinho. Torcedores farão um AeroFlu na despedida do time rumo ao Oriente Médio. Isto já aconteceu antes dos confrontos contra Olimpia e Internacional, na Libertadores. A concentração no Galeão começará às 18h, e desta vez o embarque será pelo Terminal de Cargas.
Antes, o grupo— que viaja completo para a competição — fará seu treinamento final no Brasil, com as atividades no CT Carlos Castilho começando a partir das 9h, como nos últimos dois dias.
Antes da viagem, eles ainda assistirão ao duelo entre Al-Ittihad (Arábia Saudita) e Auckland City (Nova Zelândia), possíveis adversários na semifinal, no centro de treinamento, às 15h. Esta será a partida de abertura do Mundial de Clubes.
A estreia do Fluminense na competição será na segunda-feira, também às 15h, contra o vencedor da partida que colocará frente a frente o Al-Ahly (Egito) e o ganhador de Auckland City x Al-Ittihad — esse confronto acontece na sexta-feira.
Com a equipe trabalhada por Diniz na ponta da língua do torcedor, resta uma dúvida na lateral direita. É que Samuel Xavier, titular da posição, sofreu uma entorse no joelho esquerdo na reta final do Brasileiro e não atua desde então. Apesar de estar apto fisicamente, ele terá seu ritmo de jogo avaliado. Guga, que vem bem, é a alternativa para a estreia.
O Globo segunda, 11 de dezembro de 2023
MUNDIA DE CLUBES: CANO, DO FLUMINNSE, CHEGA 100% AO TORNEIO, ENUQNAO ALGUNS CONCORRNTES ENFRENTAM LESÕES
Cano, do Fluminense, chega 100% ao Mundial de Clubes, enquanto 'concorrentes' Haaland e Benzema enfrentam lesões
Atacantes europeus viram dúvidas para Manchester City e Al-Ittihad
Um dos trunfos do Fluminense para o Mundial de Clubes — e não poderia ser diferente — é o atacante Germán Cano, que viveu, em 2023, mais uma temporada recheada de gols. De bem com as redes e fisicamente, ele chegará “voando” ao torneio que acontece na Arábia Saudita. Por outro lado, seus principais pares estão machucados e viraram dúvidas de última hora.
Karim Benzema, do Al-Ittihad, possível adversário do tricolor na semi, não atua há duas rodadas por conta de um problema nas costas. Já Erling Haaland, do Manchester City, que pode encontrar o Flu na decisão, foi desfalque ontem na vitória dos citizens sobre o Luton Town por 2 a 1 devido a uma lesão no pé. O técnico Pep Guardiola disse não saber a gravidade do problema.
Os gringos podem até ser considerados mais técnicos que Cano, mas o camisa 14 argumenta ter um atributo a mais que os “concorrentes”.
— Eles são jogadores muito técnicos. Benzema tem muita qualidade. É um dos melhores do mundo na minha posição. Temos coisas semelhantes, sobretudo o gol, mas não muitas. A entrega que tenho em campo para ajudar meus companheiros não é todo mundo que pode fazer — disse Cano ao site ge.
O argentino balançou as redes 40 vezes em 2023, números superiores ao de Benzema, que fez 35 gols no mesmo período, e inferiores aos de Haaland, que marcou em 50 oportunidades.
Ainda há tempo para que tanto o francês quanto o norueguês se recuperem. Mas, caso seus problemas se intensifiquem, parece claro que o comando de ataque do City ficará a cargo do argentino Julián Álvarez. No caso da equipe saudita, a solução não é tão óbvia. Nas duas rodadas sem Benzema, o técnico Marcelo Gallardo mexeu na estrutura da equipe e reforçou o meio de campo.
O Fluminense embarcará rumo à Arábia Saudita nesta terça-feira, quando a torcida fará uma grande festa no aeroporto, para tentar o primeiro título mundial de sua história. O compromisso de estreia do tricolor, válido pela semifinal da competição, será no dia 18 de dezembro, ainda com adversário indefinido, que pode ser Al-Ahly (Egito), Al-Ittihad (Arábia Saudita) ou Auckland City (Nova Zelândia).
O Globo domingo, 10 de dezembro de 2023
BRASILEIRÃO 2023: CAMPEONATO BATE RECORDE DE PÚBLICO, DERRUBA MARCA DE 40 ANOS E PODE MAIS
Brasileirão bate recorde de público, derruba marca de 40 anos e pode mais
Especialistas destacam, além da competitividade, melhora no acesso aos estádios, ampliação dos programas de sócios e investimento na relação com a torcida
Emocionante até a última rodada, o Campeonato Brasileiro de 2023 bateu o recorde histórico de público da competição. Desde 1971, a maior média de uma edição da Série A havia sido em 1983, com 22.953 pagantes por jogo, de acordo com a CBF. Nesta temporada, foram 26.524 torcedores por partida.
Os números, além de representarem melhora de 15,5% em relação ao recorde, demonstram também crescimento de 22,5% sobre o Brasileirão de 2022, que teve 21.646 torcedores por confronto. Uma das razões para um aumento tão expressivo pode estar justamente no rumo que o campeonato tomou até a rodada derradeira, na última quarta-feira. Se, na parte de cima, o Palmeiras precisava apenas confirmar seu título, na outra ponta, três times com torcidas de massa brigavam contra o rebaixamento à Série B: Vasco, Bahia e Santos. Mas as razões para o sucesso são maiores.
— Além da competitividade, tivemos uma melhora no acesso aos estádios. Os programas de sócio-torcedor estão cada vez mais desenvolvidos, com ingressos eletrônicos, reconhecimento facial... — analisa Bruno Romeiro, gerente da agência de marketing esportivo Absolut Sport e com oito anos de experiência no marketing da CBF.
Fernando A. Fleury, PHD em Comportamento do Consumidor Esportivo e CEO da Armatore Market + Science, acrescenta que este foi o ano da “ascensão dos torcedores”.
— Questões relacionadas a engajamento com os fãs começam a se transformar num dos pontos importantes a serem tratados pelos clubes. Além disso, estamos saindo de uma questão de torcidas reprimidas pós-pandemia — diz Fleury, que ainda destaca um ajuste nos valores dos ingressos.
ESPAÇO PARA CRESCER
Ainda que os clubes da Série A tenham implementado uma série de melhorias, especialistas afirmam que há potencial para que a presença nos estádios cresça ainda mais. É também o que indicam os números. Com exceção de 2020 e 2021, quando, em razão da pandemia, muitos jogos aconteceram com portões fechados, em todos os Brasileiros desde 2017 a média de público aumentou em relação ao ano anterior.
Entre os aspectos a ser priorizados pelos clubes e entidades envolvidas, há desde a acessibilidade até a segurança, principalmente no entorno dos estádios.
Fleury volta a destacar a relação entre os clubes e seus torcedores, que deve ir além das arenas:
— Existe espaço para que os times aumentem suas taxas de ocupação, mas também para criarem outras formas de conteúdo e de relação com o torcedor. Nessa “briga” se o torcedor é torcedor ou consumidor, ressalto sempre que ele vai além disso: o torcedor é cocriador do espetáculo esporte. O caminho para potencializarmos o crescimento da audiência, em todos os canais, é entendermos como tratar o fã.
PARÂMETRO EUROPEU
Embora ainda menores, os números do Campeonato Brasileiro de 2023 estão próximos dos de algumas das principais ligas do futebol mundial. Por exemplo, a Ligue 1, da França, tem média de 27 mil torcedores por partida na temporada 2023/2024. Já La Liga, da Espanha, conta com 28,9 mil torcedores a cada jogo.
— A Ligue 1 e a La Liga ainda estão um patamar acima em alguns aspectos. Por exemplo, os jogos desses campeonatos são televisionados em todo o mundo, já os jogos do Brasileirão ainda carecem de um mercado maior. Precisamos trabalhar na internacionalização do nosso campeonato, investir mais no nosso produto, na experiência do torcedor. Quanto mais jogadores de alto nível jogarem no Brasil, como Suárez, melhor será para o nosso produto — analisa Romeiro.
Fábio Wolff, especialista em Marketing Esportivo, vê muito a prosperar em termos de produto, comunicação e comercial:
— Não somos benchmark (referência do mercado). Devemos nos espelhar nessas ligas mais evoluídas.
O Globo sábado, 09 de dezembro de 2023
RENATO AUGUSTO: APÓS SAÍDA DO CORINTHIANS, O CRAQUE ACERTA COM O FLUMINENSE
Após saída do Corinthians, Renato Augusto acerta com o Fluminense
Meia de 35 anos volta ao futebol carioca após 15 anos
08/12/2023 19h43 Atualizado há 11 horas
Presentear matéria
O Fluminense tem acerto com um reforço de peso para a temporada de 2024. O meia Renato Augusto, que deixa o Corinthians, com quem tem contrato até o fim do ano, será jogador do tricolor, segundo informado inicialmente pelo site ge.globo e confirmado pelo GLOBO. Na preparação para jogar o Mundial de Clubes da Fifa, o tricolor garantiu sua segunda contratação para o ano que vem.
Aos 35 anos, Renato não renovará com o clube paulista, que reformula seu elenco, e chegará sem custos de transferência. O interesse já vinha de alguns meses e havia esquentado durante a última semana.
O acordo com o Fluminense foi acertado na tarde de ontem, e o contrato de Renato vai valer por duas temporadas. Os valores não foram divulgados, mas ele terá uma redução salarial para se juntar ao elenco campeão da América.
Neste Brasileiro, o meia atuou em 24 jogos, marcou duas vezes e deu quatro assistências. Na temporada, foram 45 jogos, com seis gols e dez assistências, sua maior marca de passes para gol no Corinthians. Em duas passagens pelo alvinegro, conquistou Brasileirão (2015), quando foi eleito Craque do Campeonato, Recopa Sul-Americana (2013) e Paulista (2013).
A ida ao Fluminense marca um retorno de Renato ao futebol carioca depois de 15 anos. Revelado pelo rival Flamengo, ele deixou o Brasil rumo ao Bayer Leverkusen, da Alemanha, em 2008. Porém, ele começou ainda criança defendendo a camisa do futsal tricolor, e vê com bons olhos voltar para sua cidade natal. De férias no momento, e assinará o vínculo com o tricolor quando retornar de viagem.
Após atuar também por Bayer Leverkusen (ALE) e Beijing Guoan (CHI), o jogador terá o Fluminense como quinto clube de sua carreira. O que pesou para ele optar pelo tricolor foi a forma que encara Fernando Diniz.
Renato gosta muito da metodologia do treinador do Fluminense e da seleção brasileira, assim como Diniz também tem grande interesse pelo estilo de jogo do meia. Além disso, ele já pensa numa progressão de carreira e quer assumir a área técnica no futuro.
Enquanto planeja 2024, o Flu se prepara para disputar o Mundial de Clubes. O clube estreia na competição, na Arábia Saudita, no próximo dia 18.
A primeira contratação já confirmada era o zagueiro Antônio Carlos, que está no Orlando City (Estados Unidos), mas também terá seu contrato se encerrando no final deste ano e chegará sem custos. Ambos chegarão já em janeiro, para a disputa do Campeonato Carioca.
O Globo sexta, 08 de dezembro de 2023
ENDRICK: QUAM É GABRIELY MIRANDA, NAMORADA DO CRAQUE DO PALMEIRAS
Quem é Gabriely Miranda, namorada de Endrick, do Palmeiras, que surgiu ao lado do jogador pela primeira vez
Modelo de 20 anos acompanhou o atacante na premiação do Bola de Prata da ESPN
Por O Globo
08/12/2023 10h07 Atualizado há 3 minutos
Presentear matéria
Vencedor dos prêmios de revelação e de gol mais bonito do Brasileirão, entregues na premiação do Bola de Prata da ESPN, o atacante Endrick, do Palmeiras, surgiu pela primeira vez ao lado de sua namorada Gabriely Miranda. A presença da modelo de 20 anos ao lado dos pais do jogador de 17 chamou bastante a atenção nas redes sociais.
Gabriely usou suas redes sociais para parabenizar o atleta depois do título do clube no Campeonato Brasileiro de 2023 e pelos prêmios recebidos, na última quinta-feira. Na foto publicada pela modelo nas redes sociais, ela aparece segurando um troféu e Endrick outro.
"Parabéns amor, Deus abençoe todos teus caminhos. Você merece 🖤", escreveu na legenda da publicação.
O próprio futebol foi responsável por unir Gabriely e Endrick. A modelo, constantemente, demonstra sua paixão pelo Palmeiras nas redes e costuma publicar momentos acompanhando o clube de perto. Antes mesmo de conhecer o atacante, que já foi vendido ao Real Madrid, ela frequentava os jogos do Verdão, mas agora a jovem assiste às partidas ao lado da família do namorado.
Gabriely é modelo e costuma compartilhar seus trabalhos em uma de suas contas oficiais no Instagram, onde recebe uma enxurrada de elogios por conta de sua beleza. Ela não liga muito para os holofotes, tanto que possui dois perfis no Instagram: um para mostrar suas fotos profissionais, publis e dia a dia de ensaios, e um outro pessoal, trancado, apenas para os amigos e família.
A modelo já posou para diversas lojas de roupas, de óculos, marcas famosas de joias e de roupas esportivas. Além de outras com nome conhecido no mercado de cosméticos e produtos de cabelo, que são suas marcas registradas.
Apesar de só terem aparecidos juntos pela primeira vez na última quinta-feira, Endrick e Gabriely já haviam chamado a atenção no jogo entre Brasil e Argentina, no mês passado no Maracanã. Ela fez questão de vir para o Rio de Janeiro, mesmo sem saber se Endrick jogaria, e sua presença, junto de familiares e amidos do jogador, causou um alvoroço nas redes.
O casal estava mantendo o relacionamento em silêncio e não tinham divulgado nenhum registro juntos, até Gabriely publicar a foto em seu perfil, que atualmente possui 148 mil seguidores.
O Globo quinta, 07 de dezembro de 2023
ENDRICK: REAL MADRI PARABENIZA CRAQUE PELO TITULO DO BRASILEIRÃO
Real Madrid parabeniza Endrick pelo título brasileiro: 'Estamos orgulhosos de você'
Atacante tem transferência acertada com o time espanhol desde dezembro do ano passado
Por O Globo
07/12/2023 07h27 Atualizado há 2 horas
Futuro time do jovem Endrick, o Real Madrid parabenizou o garoto de 17 anos pela conquista do Campeonato Brasileiro pelo Palmeiras. Em um post nas redes sociais, o clube espanhol exaltou o gol marcado pelo atacante na partida contra o Cruzeiro e disse estar orgulhoso da promessa brasileira, que chegará em Madrid em julho de 2024.
"Parabéns Endrick pelo segundo Brasileirão consecutivo. Seu gol no último jogo ajudou seu time, Palmeiras, a conquistar um título merecido. Estamos muito orgulhosos de você.", escreveu o Real Madrid nas redes sociais.
O Palmeiras acertou a venda de Endrick para o Real Madrid em dezembro do ano passado, por 35 milhões de euros fixos e 25 milhões de euros em bônus de acordo com o desempenho do jogador. Ele vai se transferir para o clube espanhol em julho de 2024, depois de completar 18 anos de idade.
Na época, Leila Pereira, Presidente do Palmeiras, afirmou que o clube paulista concretizou a maior negociação da história do futebol brasileiro. Isso porque o Verdão se tornou o time que mais recebeu em uma única transferência, já que o Santos faturou cerca de R$ 62 milhões com a venda de Neymar, enquanto o Palmeiras receberá algo em torno de R$ 337 milhões.
— Concretizamos a maior negociação da história do futebol brasileiro. A proposta do Real Madrid é compatível com o enorme talento do Endrick e corresponde às metas esportivas e financeiras que estabelecemos desde o início das tratativas — disse Leila.
Endrick foi fundamental para a arrancada do Palmeiras na reta final do Campeonato Brasileiro. O jovem atacante marcou 11 gols na competição, em 31 rodadas, e foi o grande nome da histórica virada do clube paulista contra o Botafogo, por 4 a 3, no estádio Nilton Santos, com dois gols.
O Globo quarta, 06 de dezembro de 2023
BRASILEIRÃO 2023: FLAMENGO X SÃO PAULO - ONDE ASSISTIR AO VIVO AO JOGO
Flamengo x São Paulo: onde assistir ao vivo ao jogo do Brasileirão
Escalação de Flamengo e Cuiabá para jogo desta domingo pelo Campeonato Brasileiro
Presentear matéria
Com chances matemáticas irrisórias de conquistar o título do Brasileirão, e querendo garantir vaga no G4, o Flamengo, 3º colocado do campeonato, volta a campo nesta quarta-feira para enfrentar o São Paulo, às 21h30, no Morumbi, em São Paulo.
O jogo Flamengo x São Paulo, confronto da 38ª rodada do Campeonato Brasileiro, será transmitido ao vivo na TV aberta pela Globo, e na TV fechada pelo Premiere.
Na última rodada, o Flamengo venceu o Cuiabá, no Maracanã. Mas viu o Palmeiras ampliar a vantagem na liderança e as chances de título se reduzirem a quase zero. O principal objetivo do time de Tite é ficar no G4 ao fim do campeonato.
Onde assistir ao jogo Flamengo x São Paulo ao vivo
O jogo entre Flamengo e São Paulo será transmitido pelo SporTV e pelo Premiere às 21h30 desta quarta-feira, dia 6.
Horário do jogo Flamengo x São Paulo
O São Paulo é mandante no jogo da 38ª rodada e recebe o Flamengo no Morumbi, em São Paulo, para a partida às 21h30. O jogo do Brasileirão também pode ser acompanhado online pelos assinantes do Premiere ao vivo no Globoplay.
Escalação do Flamengo
Provável escalação do Flamengo: Rossi, Varela, Fabrício Bruno, Pablo e Ayrton; Erick Pulgar, Gerson e Arrascaeta; Everton Cebolinha, Luiz Araújo e Pedro. Técnico: Tite.
Escalação do São Paulo
Provável escalação do São Paulo: Rafael; Nathan (Rafinha), Beraldo, Arboleda e Caio Paulista; Pablo Maia, Alisson, Michel Araújo e James Rodríguez Wellington Rato); Luciano e Erison. Técnico: Dorival Jr.
Arbitragem de Flamengo x São Paulo
Árbitro: Caio Max Augusto Vieira (RN)
O Globo terça, 05 de dezembro de 2023
BRASILEIRÃO 2023: PALMEIRAS PRECISA SER GOLEADO PARA PERDER O TÍTULO
Precisando ser goleado para perder título, Palmeiras é quem mais goleou no Brasileiro; veja ranking
Alviverde só perde o título se for derrotado, e toda a diferença de saldo de gols em relação a Atlético-MG ou Flamengo for retirada
Por Redação do GLOBO — Rio de Janeiro
05/12/2023 06h30 Atualizado há 3 horas
Presentear matéria
A única forma possível para o Palmeiras deixar o título do Brasileirão escapar, na última rodada, é sendo derrotado pelo Cruzeiro, e ainda perdendo todo o saldo de gols em relação aos concorrentes. O alviverde (69 pontos) tem saldo de 31, o vice-líder Atlético (66 pontos), de 23, e o terceiro colocado Flamengo (66 pontos), de 15. Porém, se a equipe paulista precisa ser goleada, e um dos rivais precisa vencer por uma grande diferença, os resultados ao longo do campeonato mostram a tendência inversa: a equipe de Abel Ferreira é a que mais goleou nesta edição.
Em 37 rodadas, o Palmeiras é o que mais tem vitórias por placares de três ou mais gols. Foram seis goleadas ao todo. Abaixo dele, aparece o Flamengo e o Cuiabá, com cinco cada. O Galo só aparece na quinta colocação, com três goleadas, junto de São Paulo e Botafogo, que deu adeus ao título.
Veja lista com os 10 jogadores mais jovens a marcar um gol pelo Brasileirão
10 fotos
Nesta terça, Endrick marcou pelo Palmeiras e assumiu a segunda colocação no ranking
Clubes com mais goleadas no Brasileirão 2023:
Palmeiras: 6
Cuiabá e Flamengo: 5
Cruzeiro: 4
Atlético-MG, Botafogo e São Paulo: 3
Athletico, Bahia, Bragantino, Fluminense, Fortaleza, Grêmio e Santos: 2
Não à toa, o alviverde tem o melhor ataque da competição, com 63 gols marcados. Na arrancada recente, que permitiu ao clube tomar a liderança que ficou na mão do Botafogo por 31 rodadas, aplicou três dessas goleadas: no clássico contra o São Paulo (5 a 0), e nos jogos contra América-MG (4 a 0) e Internacional (3 a 0).
Todos estes foram em casa, assim como o 4 a 1 sobre o Grêmio, no primeiro turno. Longe de São Paulo, o líder do Brasileiro já havia goleado o mesmo América (4 a 1), assim como o Goiás (5 a 0).
Goleadas aplicadas pelo Palmeiras no Brasileirão:
Goiás 0 x 5 Palmeiras - 4ª rodada
Palmeiras 4 x 1 Grêmio - 5ª rodada
América-MG 1 x 4 Palmeiras - 17ª rodada
Palmeiras 5 x 0 São Paulo - 29ª rodada
Palmeiras 3 x 0 Internacional - 34ª rodada
Palmeiras 4 x 0 América-MG - 36ª rodada
Vendo pelo outro extremo, o maior revés sofrido pelo Palmeiras foi o 3 a 0 para o Flamengo, na 33ª rodada. Já o melhor placar construído pelo Galo foi a goleada de 4 a 0 sobre o Cuiabá, na 5ª rodada. Se esse resultados se repetissem, o líder continuaria na frente dos mineiros, com um de saldo (28 a 27).
Na comparação com o Flamengo, a situação é ainda mais confortável. Todas as goleadas do rubro-negro nesta edição foram por três gols de diferença. Além da citada vitória no confronto direito, fez 4 a 1 contra o Vasco, e aplicou 3 a 0 sobre Coritiba, Grêmio e América-MG.
É por essa razão que o alviverde está quase com as duas mãos na taça. Na quarta-feira (6), às 21h30, enfrenta o Cruzeiro, no Mineirão, podendo até mesmo perder para se sagrar campeão brasileiro mais uma vez.
O Globo segunda, 04 de dezembro de 2023
BRASILEIRÃO 2023: GUIA DO Z4 - DO QUE BAHIA, SANTOS E VASCO PRECISAM PARA ESCAPAF DO REBAIXAMENTO
Guia do Z4: do que Bahia, Santos e Vasco precisam para escapar do rebaixamento
Tricolor fica em situação complicada para a última rodada; cruz-maltino e peixe dependem apenas de si
04/12/2023 03h00 Atualizado 04/12/2023
Presentear matéria
As chances estão lançadas, e a última rodada do Campeonato Brasileiro, nesta quarta-feira, definirá o último time rebaixado à Série B de 2024. Estão na briga Bahia, Santos e Vasco. Os dois últimos dependem apenas de seus próprios resultados, enquanto o Bahia necessita de uma combinação para escapar.
O tricolor, que perdeu por 3 a 2 para o América neste domingo, abre a zona de rebaixamento. Vasco e Santos, que também perderam (1 a 0 para o Grêmio e 3 a 0 para o Athletico), vêm logo atrás.
Com pontuação apertada, a decisão pode ir para os critérios de desempate. Os dois primeiros são, na ordem, número de vitórias e saldo de gols.
A briga contra a queda
Posição
Time
Pontos
Vitórias
Saldo de gols
15º
Santos
43
11
-24
16º
Vasco
42
11
-11
17º
Bahia
41
11
-6
Vasco faz homenagem aos 100 anos dos 'Camisas Negras'
Veja o panorama, próximos jogos e o que cada time precisa para escapar do rebaixamento
Quarta-feira, 21h30:
Bahia x Atlético-MG (Arena Fonte Nova)
Santos x Fortaleza (Vila Belmiro)
Vasco x Bragantino (São Januário)
Bahia
Em caso de derrota, está rebaixado.
Em caso de empate, precisa de uma derrota do Vasco.
Em caso de vitória, precisa de um tropeço (derrota ou empate) de Santos ou Vasco.
Santos
Em caso de derrota, precisa de um tropeço do Bahia ou de uma derrota do Vasco.
Em caso de empate, precisa de um tropeço de Bahia ou Vasco.
Em caso de vitória, está salvo do rebaixamento.
Vasco
Em caso de derrota, precisa torcer por derrota do Bahia.
Em caso de empate, precisa de tropeço do Bahia ou derrota do Santos.
Em caso de vitória, está salvo do rebaixamento.
O Globo domingo, 03 de dezembro de 2023
GRÊMI X VASCO: ONDE ASSISTIR AO VIVO
Grêmio x Vasco: onde assistir ao vivo ao jogo do Brasileirão
Escalação de Grêmio e Vasco para jogo deste domingo pelo Campeonato Brasileiro
Por Redação do GLOBO — Rio de Janeiro
03/12/2023 08h00 Atualizado há 2 horas
Presentear matéria
Ainda sonhando em conquistar o título do Brasileirão e brigando por vaga no G4, o Grêmio, 5º colocado do campeonato, volta a campo neste domingo e vai enfrentar o Vasco, 16º colocado, às 18h30, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. O jogo Grêmio x Vasco, confronto da 37ª rodada do Campeonato Brasileiro, será transmitido ao vivo na TV fechada pelo SporTV e pelo Premiere.
Na última rodada, o Grêmio venceu o Goiás por 2 a 1, e rebaixou o adversário para a Série B. Encerrando uma sequência de duas derrotas, ganhou fôlego na briga por uma vaga direta na fase de grupos da próxima Libertadores. Com 62 pontos, está um abaixo de Botafogo e Flamengo, e a quatro do líder Palmeiras e do Atlético-MG. Já o Vasco ainda luta contra o rebaixamento, com 42 pontos, um acima do Bahia, primeiro time do Z4. A equipe cruz-maltina chega de derrota por 4 a 2 para o Corinthians, em São Januário, e está há três rodadas sem vencer — dois empates e uma derrota.
Onde assistir ao jogo Grêmio x Vasco ao vivo
O jogo entre Grêmio e Vasco será transmitido pelo SporTV e Premiere às 18h30 deste domingo, 3.
Horário do jogo Grêmio x Vasco
O Grêmio é mandante no jogo da 37ª rodada e recebe o Vasco na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, para a partida às 18h30. O jogo do Brasileirão também pode ser acompanhado online pelos assinantes do Premiere ao vivo no Globoplay.
Escalação do Grêmio
Provável escalação do Grêmio: Caíque, Fábio, Bruno Alves, Kannemann e Reinaldo; Pepê, Villasanti e Cristaldo; Everton Galdino, Luis Suárez e Nathan Fernandes. Técnico: Renato Gaúcho.
Escalação do Vasco
Provável escalação do Vasco: Léo Jardim, Puma Rodríguez, Maicon, Léo e Lucas Piton; Zé Gabriel, Jair, Paulinho e Payet (Marlon Gomes ou Rossi); Gabriel Pec e Vegetti. Técnico: Ramón Díaz.
Arbitragem de Grêmio x Vasco
Árbitro: Ramon Abatti Abel (Fifa/SC)
Assistente 1: Bruno Boschilia (Fifa/PR)
Assistente 2: Thiaggo Americano Labes (SC)
Quatro árbitro: Gustavo Ervino Bauermann (SC)
VAR: Wagner Reway (VAR-Fifa/PB)
Próximos jogos de Grêmio e Vasco
O Grêmio volta aos gramados na próxima quarta-feira (06/12), quando enfrenta o Fluminense, às 21h30 (de Brasília), no Maracanã, pela 38ª rodada. Já o Vasco vai jogar contra o Bragantino, no mesmo dia (06/12), e horário (21h30), em São Januário.
O Globo sábado, 02 de dezembro de 2023
BRASILEIRÃO 2023: BOLA DE CRISTÃL PREVÊ FLAMENGO E BOTAFOGO SEM CHANCES MATEMÁTIASD DE TÍTULO NA ÚLTIMA RODADA
Bola de Cristal prevê Flamengo e Botafogo sem chances matemáticas de título na última rodada
Ferramenta indica que Palmeiras terminará a 37ª rodada como virtual campeão Brasileiro
Por O Globo
02/12/2023 01h00 Atualizado há 6 horas
Presentear matéria
Postulantes ao título do Campeonato Brasileiro, Botafogo e Flamengo vão entrar em campo na última rodada, contra Internacional e São Paulo, respectivamente, sem chances matemáticas de levantar a taça. Isso porque, segundo a Bola de Cristal do Brasileirão, os dois times vão tropeçar nesta rodada, enquanto o líder Palmeiras irá derrotar o Fluminense.
De acordo com os cálculos matemáticos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Botafogo não deve somar pontos na rodada, já que, mesmo fora de casa, o Cruzeiro é favorito na partida, com 34,04% de chances de vencer o confronto, contra 33,04% do alvinegro. A probabilidade do empate é de 32,92%. Desta forma, o time de Tiago Nunes estagnaria nos 63 pontos.
O Flamengo, por sua vez, vai empatar seu confronto contra o Cuiabá, no Maracanã. Segundo a ferramenta, a probabilidade do time treinado por Tite sair com uma vitória é de 31,22%, contra 33,56% da equipe mato-grossense. As chances de empate são de 35,22%. Assim, o Flamengo chegaria aos 64 pontos e não alcançaria o Palmeiras.
Isso porque o Palmeiras deve vencer o Fluminense no Allianz Parque. A probabilidade de empate nesse confronto, de acordo com a Bola de Cristal, é de 26,76%. As chances de vitória da equipe paulista são de 54,36%, contra 18,89% dos cariocas. Com o resultado previsto, o time de Abel Ferreira chegaria aos 69 pontos e seria o virtual campeão, já que o Atlético-MG deve vencer sua partida.
Com 38,70%, o Atlético-MG é o favorito para vencer o São Paulo, que tem 23,19% de chances de sair com a vitória — a probabilidade do empate é de 38,11%. Se o resultado se confirmar, o Galo seria o único concorrente do Palmeiras pelo título, mas teria que ganhar do Bahia na última rodada, torcer para o time paulita perder e tirar uma diferença de nove gols de saldo.
O Globo sexta, 01 de dezembro de 2023
BRASLEIRÃO 2023: VASCO ENCARA O GRÊMIO EM ESTÁDIO DE PÉSSIMO RETROSPECTO
Vasco encara o Grêmio em estádio de péssimo retrospecto, mas se apega a jogo da virada
Cruz-maltino sequer empatou com o adversário de domingo na Arena, em Porto Alegre
A derrota do Bahia para o São Paulo deu novo ânimo ao Vasco na preparação para o jogo contra o Grêmio, domingo, pela penúltima rodada do Brasileiro, que vale a permanência na Série A.
A partida acontecerá na Arena em Porto Alegre, de onde a equipe carioca nunca saiu com pontos. Desde 2012, quando o estádio foi inaugurado, são sete derrotas em sete partidas, com 15 gols sofridos e apenas três marcados.
O Vasco vem de uma vitória e três empates nos últimos quatro jogos fora de casa.
A última vez que as equipes se encontraram na Arena foi pela Série B do ano passado. Na ocasião, o Grêmio venceu por 2 a 1, com gols de Bitello e Thaciano. Léo Matos marcou para o Cruzmaltino.
No duelo entre os times nesta temporada, há bons motivos para ter esperança. Foi contra o Grêmio, no primeiro turno, que o Vasco renasceu no Brasileiro sob o comando de Ramon Díaz.
Após 10 derrotas em 11 partidas, o clube ocupava a lanterna do Brasileirão com uma vitoria em São Januário, por 1 a 0, gol do então estreante Vegetti. O técnico Ramon Díaz virou meme com o mantra "no va a bajar" (Não vai cair).
Depois do Grêmio, o Vasco encara o Bragantino em casa para definir a vida na temporada. O clube carioca ocupa a 16ª colocação, com 42 pontos.
O Globo quinta, 30 de novembro de 2023
BRASILEIRÃO 2023: FLAMENGO VAI DO SONHO AO PESADELO EM DERROTA PARA O ATLÉTICO-MG POR 3 X 0
Análise: Flamengo vai do sonho ao pesadelo em derrota para o Atlético-MG
Tropeço no Maracanã foi dolorosa e derradeira dose de realidade em uma temporada recheada de fracassos
Um time não confiável como o Flamengo de 2023 conseguiu chegar na antepenúltima rodada do Brasileiro e, mesmo após de uma série de fracassos ao longo da temporada, alimentar esperanças no torcedor que lotou o Maracanã e cantou até o fim. O incontestável 3 a 0 aplicado pelo Atlético-MG foi a dolorosa e derradeira dose de realidade para encerrar de vez um sonho que só se justificava por ser sonho, nada mais. Foi a entregada final que se tornou a sina do clube este ano.
A arrancada recente, com cinco jogos invicto, deu a impressão de que a equipe estaria mobilizada para conseguir o único título do ano, mas do outro lado se viu um adversário muito mais disposto e organizado, com jogadores muito mais decisivos. A força e a velocidade de Hulk e Paulinho foram muito mais eficientes do que a soma de Pedro, Arrascaeta, Bruno Henrique, Cebolinha, Gerson. E depois mais Gabigol, Éverton Ribeiro, Luiz Araújo.
Com falhas táticas e técnicas do sistema defensivo do Flamengo, Paulinho abriu o placar, Edenilson ampliou em contra-ataque, e Rubens fez o terceiro gol, um atropelo que impediu que a equipe carioca assumisse a liderança, estacionado nos 63 pontos. Agora, é contar com possíveis tropeços dos rivais e vencer Cuiabá e São Paulo nas rodadas finais.
Em campo, o Flamengo assistiu ao Atlético-MG jogar nos primeiros minutos, e sentiu muito a ausência do volante Pulgar, suspenso. Com estratégia de se defender e acionar Paulinho, os visitantes conseguiram tocar melhor a bola e ficar mais com ela até a jogada fatal. Com passe perfeito de Hulk, o atacante saiu na cara de Rossi e tocou na diagonal, com contribuição de Matheuzinho e Fabricio Bruno, que não acompanharam a jogada. Thiago Maia, substituto de Pulgar, também assistiu ao lance e fez péssimo jogo, diga-se.
Depois de ter algumas chances com Cebolinha e Bruno Henrique, e exigir bom trabalho do goleiro Everton, o Flamengo voltou do intervalo desligado. E Edenilson ampliou logo de cara. Novamente em contra-ataque, desta vez com falha de Wesley, que havia entrado na vaga de Matheuzinho. Tite fez mais mexidas, mas não conseguiu controlar o jogo, pois não tinha meio-campistas para isso. No Atlético-MG, Igor Gomes, Edenilson e Otavio ditavam as ações..
Com a defesa agora mais exposta, Tite arriscou com Everton Ribeiro no lugar de Maia, isolando Gerson na marcação. O volante já estava sobrecarregado, mas passou a sofrer ainda mais com Hulk. Depois, Ribeiro teve um problema no braço, e Luiz Araújo entrou. Cebolinha, melhor opção no jogo, levou pancada no joelho, e também saiu. Gabigol foi o escolhido. Nesse momento, Bruno Henrique atuou por dentro ao lado de Pedro, mas a bola batia na parede da zaga e voltava.
Com Gabigol em campo, o camisa 10 assumiu o papel de meia, controlou a troca de passes, enquanto Arrascaeta tentava atuar como ponta de lança, mais agudo perto da área. Não deu certo. A equipe perdeu ainda mais em organização e entrosamento. O Atlético-MG também fez suas trocas, alternou pontas, e se posicionou de forma estratégica para sair no erro do Flamengo. E foi assim que construiu a vitória como um todo. Nos minutos finais, a bola esticada teve como destino Rubens, que apareceu nas costas da zaga, e recebeu pelo passe de Pavon. Um Flamengo entregue, como esteve em todo o ano de 2023.
O Globo quarta, 29 de novembro de 2023
BRASILEIRÃO 2023: VASCO DESMORONA CONTRA O CORINTHIANS E FLERTA COM O Z4
Análise: Vasco sente desfalques, desmorona contra o Corinthians e flerta com o Z4
Cruz-maltino faz bom jogo, mas falha muito na defesa e se complica no Brasileiro. Agora, encara Grêmio e Bragantino nas rodadas finais
Parte do inexplicável no futebol se faz pelas escritas. Ontem, em São Januário, o Vasco até fez bom jogo, mas parou numa delas. A dolorosa derrota por 4 a 2 para o Corinthians complicou o cruz-maltino na luta contra o rebaixamento e manteve o histórico de 13 anos sem vitória sobre os paulistas. São 22 jogos, com 14 vitórias do Corinthians e oito empates.
Puma e Vegetti marcaram para o Vasco, mas Romero (duas vezes), Gabriel Moscardo e Giovane fizeram os quatro da vitória do timão.
O Corinthians chegou a 47 pontos e se afastou de vez do rebaixamento. Já o Vasco estacionou nos 42, com 52,2% de risco de queda, e precisa torcer por um tropeço do Bahia, que recebe o São Paulo hoje, para não voltar ao Z4.
— É um momento complicado, mas restam duas partidas super importantes. Muita coisa não funcionou — lamentou o chileno Medel.
A missão do Vasco é dramática. Além de “secar” os rivais, tem dois jogos contra times do G6: Grêmio e Bragantino.
Desfalques pesam
O cruz-maltino passou boa parte do segundo turno com mais de dez pendurados. A profusão de desfalques veio no que era o jogo mais importante da temporada. Sem Maicon, Léo, Robson Bambu e Marlon Gomes, Ramón Díaz escalou um Vasco ofensivo em São Januário, com as entradas de Payet, Jair e Puma Rodríguez no time titular. Uma formação que funcionou na construção, mas precisava de muita aplicação física na recomposição.
Em meio ao volume de jogo já tradicional pela intensidade que coloca no início das partidas, o Vasco chegou ao gol, mais uma vez, com Puma Rodríguez. O lateral, que já havia feito um golaço contra o Cruzeiro, voltou a ser titular e apareceu nas costas da defesa, como um atacante, para conferir cruzamento de Lucas Piton.
O pesado grito de gol veio carregado de um alívio a toda a angústia que cercou a partida. Mas era só o começo da noite.
Do outro lado estava um time que precisava se recuperar de uma goleada sofrida em casa (5 a 1 para o Bahia), e que se não tinha conseguido se impor na técnica, encontrou o empate na vontade, pouco tempo depois. Em bola mal afastada, que ficou pingando pelo alto, Romero foi mais esperto que a defesa e empatou.
O clima em São Januário não esfriou e o Vasco voltou a ir para cima. Puma, em grande noite, teve oportunidade, assim como Gabriel Pec. O gol nasceria dos pés do uruguaio, mas com um toque final (de muita qualidade) argentino: um sem-pulo de Vegetti, que marcou seu 10º gol em 19 jogos com a camisa do Vasco.
Mas se havia um problema claro com o Vasco na noite, era defensivo. Capasso e Medel não formavam dupla de zaga das mais entrosadas. Mais um gol de cabeça de Romero mostrou isso, dessa vez em bola parada: o paraguaio apareceu novamente livre em meio aos zagueiros após desvio de Lucas Veríssimo. Foi o seu quinto gol sobre o Vasco com a camisa do Corinthians.
O segundo tempo começou com o Vasco melhor, em busca do desempate. Puma fez boa jogada e quase marcou. Mas foi o Corinthians, em momento morno do jogo, que encontraria o gol, com Gabriel Moscardo. Um lindo chute da entrada da área, no primeiro gol do volante como profissional.
Confusão no fim
Foi a partir desse momento que começaram a pesar os vários desfalques para a partida. Sem a opção de Marlon Gomes por mais dinâmica e criatividade pelo meio, Ramón Díaz mexeu nas laterais e no ataque. A entrada de Paulo Henrique deu novo fôlego ao corredor direito, mas faltava capricho no último passe. Enquanto isso, o Corinthians cozinhava o jogo.
Já sem qualquer inspiração, o Vasco tentava encontrar um gol em cruzamentos, mas o espírito, tanto em campo quanto nas arquibancadas, já havia se esvaído.
O Corinthians ainda chegou ao quarto gol, com o jovem Giovane, que apareceu para concluir bela jogada de Matheus Araújo, que passou como quis por Zé Vitor. O fim do jogo teve confusão em campo e nas arquibancadas, com direito a briga entre torcedores e gritos de “time sem vergonha”.
O Globo terça, 28 de novembro de 2023
LÉO JARDIM: LÍDER DO BRASIEIRO EM DEFESAS DIFÍCIES, GOLERO FAA DO VASCO UMA GUINADA EM SUA CARREIRA
Líder do Brasileiro em defesas difíceis, Léo Jardim faz do Vasco uma guinada em sua carreira
Goleiro bate recorde pessoal de jogos em uma temporada ao trocar passagem discreta pela Europa por retorno ao Brasil
Por Rafael Oliveira — Rio de Janeiro
28/11/2023 03h30 Atualizado há 6 horas
Quando foi apresentado pelo Vasco, em fevereiro, Léo Jardim chegou a responder uma pergunta sobre a disputa por espaço no time com Ivan, também recém-contratado para a posição e que, por ter chegado um pouco antes, iniciara a temporada titular. Não foi preciso muito tempo para ficar claro de quem seria a vaga. Mas os planos do goleiro para 2023 iam além. Depois de uma passagem discreta pelo futebol europeu, o retorno ao Brasil era um passo importante na carreira: a busca por um destaque que, enfim, parece ter chegado. Na reta final do Brasileiro, o camisa 1 se tornou um dos principais trunfos do cruz-maltino na luta contra o rebaixamento. E a vitória no confronto direto com o Corinthians, às 21h30, em São Januário, pode passar por suas mãos.
Assim como passou o importante empate com o Athletico, fora de casa, na última rodada — primeira partida neste Brasileirão em que o clube paranaense não fez gol na Arena da Baixada. Léo Jardim saiu de campo com quatro defesas, sendo uma delas difícil. O que se tornou uma cena comum nos jogos do Vasco.
O goleiro é o líder do campeonato em defesas difíceis. De acordo com a plataforma Footstats, foram 38, o que dá um pouco mais de uma por partida, já que Léo Jardim atuou em todas as 35 do Vasco na Série A.
Goleiros com mais defesas difíceis na Série A:
Léo Jardim (Vasco): 38
João Paulo (Santos): 36
Gabriel Vasconcelos (Coritiba): 35
Em números totais (ou seja: considerando todos os tipos de defesas), o camisa 1 cruz-maltino é o terceiro que mais afastou bolas. Ele defendeu 95 vezes. Só fica atrás de Lucas Perri, do Botafogo (com 100) e do corintiano Cássio (105), com quem ele travará uma espécie de duelo à parte hoje.
Goleiros com mais defesas na Série A:
Cássio (Corinthians): 105
Lucas Perri (Botafogo): 100
Léo Jardim (Vasco): 95
Embora tenha uma carreira mais consolidada e seja um ídolo da torcida do Corinthians, Cássio não faz um Brasileiro tão bom quanto o arqueiro de 28 anos. Enquanto Léo Jardim lidera em defesas difíceis, Cássio aparece numa posição bem mais modesta, com apenas 22. No total de jogos sem ser vazado, o goleiro cruz-maltino também leva vantagem, com nove contra oito do corintiano.
Até nos pênaltis, tradicionalmente uma especialidade de Cássio, a vantagem é de Léo Jardim. Ele impediu um, enquanto o rival desta noite ainda não conseguiu registrar nenhuma defesa neste Brasileiro.
O pênalti defendido por Léo Jardim, por sinal, aumenta a lista de pontos conquistados pelo Vasco graças a ele. Foi no empate em 0 a 0 com o São Paulo, em São Januário, em 7 de outubro. Não fosse este e o somado contra o Athletico, na última rodada, o clube estaria neste momento na zona do rebaixamento.
Claro que o brilho do goleiro acaba sendo uma resposta à má fase do sistema defensivo. Mas também coroa seu retorno ao futebol brasileiro.
Revelado pelo Grêmio em 2013, o goleiro faz, uma década depois, sua temporada com mais jogos disputados. Já são 44. Até então, seu recorde pessoal havia sido de 35, quando defendeu por empréstimo o Rio Ave, de Portugal, em 2018/19, na sua primeira experiência na Europa.
Titular absoluto em uma campanha que terminou com o 7º lugar no Campeonato Português, Léo Jardim chamou a atenção do Lille, da França (vem daí o conhecimento do idioma que fez dele um dos “tradutores” do francês Payet no Vasco).
No Lille, contudo, Léo Jardim não conseguiu uma boa sequência e teve dificuldades para se firmar na equipe. Ao longo de três temporadas, foram só 30 partidas disputadas. No meio disso, ainda foi emprestado por um ano para o Boavista, também de Portugal. O interesse do Vasco veio como uma nova oportunidade de voltar a ter seu nome em alta e se valorizar — que ele não desperdiçou.
O Globo segunda, 27 de novembro de 2023
BRASILEIRÃO 2023: BOTAFOGO CHEGA AO OITAVO JOGO SEM VENCER
Botafogo leva gol do Santos nos acréscimos, fica no empate e chega ao oitavo jogo sem vencer
Alvinegro saiu na frente com Danilo Barbosa, mas levou o empate de Messias após jogada individual de Soteldo
A fase ruim do Botafogo parece não ter fim. Mesmo tendo apresentado uma melhora considerável em relação aos últimos jogos e ter feito uma partida correta contra o Santos, o alvinegro não conseguiu converter a superioridade em vitória. Após sair na frente no primeiro tempo, o time permitiu o empate dos paulistas já nos acréscimos da etapa final e ficou com o 1 a 1.
O resultado faz com que o Botafogo chegue ao oitavo jogo consecutivo sem vitória. Agora o alvinegro tem 62 pontos na tabela do Campeonato Brasileiro.
A partida começou com surpresas do lado alvinegro. O técnico Tiago Nunes, que já havia indicado que faria mudanças no time titular, optou por uma formação com três zagueiros pouco vista no Botafogo. No 3-5-2, com Danilo Barbosa fechando o trio de zaga, o treinador optou por Victor Sá e Tchê Tchê nas alas, Marlon Freitas, Gabriel Pires e Eduardo no meio, e Júnior Santos e Tiquinho na frente. Assim, conseguiu ser superior ao Santos ao longo de toda a primeira etapa.
Com um time mais físico e compacto do que vinha jogando anteriormente, o Botafogo pouco sofreu defensivamente. Com exceção de algumas jogadas pela direita, onde Tchê Tchê teve um pouco de dificuldade para fazer as ações de defesa e ataque, o alvinegro pressionou o Santos, chegou ao gol cedo e teve oportunidade para ampliar.
Aos nove minutos, Eduardo cobrou bem falta pela esquerda e colocou a bola na cabeça de Danilo Barbosa. O volante improvisado na zaga ganhou disputa com Nonato e cabeceou para marcar pelo segundo jogo consecutivo. Foi a confirmação da boa fase de Danilo, que foi um dos jogadores mais celebrados pela torcida ao longo da partida.
Precisando pontuar por conta da briga contra o rebaixamento, o Santos se lançou mais ao ataque na segunda etapa. Em contrapartida, deu mais espaços atrás, o que deixou o jogo mais aberto. No entanto, de um lado, o time paulista não conseguia chegar com perigo, e do outro o alvinegro também não aproveitou as oportunidades que teve. Além de muitos erros nos passes decisivos, Eduardo, Tchê Tchê e Júnior Santos desperdiçaram boas oportunidades na área.
Assim, a partida caminhou para o final com requintes de crueldade. De um lado, o Botafogo se defendia como podia enquanto tentava achar um contra-ataque para matar a partida. Do outro, o Santos tentava o empate no abafa. Dessa forma, o que decidiu no fim foi a qualidade individual de Soteldo.
Após falta na entrada da área, o venezuelano tabelou com Mendoza e fez linda jogada individual pela esquerda. Ao driblar Segovinha, Soteldo cruzou e achou Messias na pequena área. O zagueiro cabeceou e empatou a partida.
O Globo domingo, 26 de novembro de 2023
BRASLEIRÃO 2023: BOTAFOGO X SANTOS - ONDE ASISTIR AO VIVO, HORÁRIO E PROVÁVEIS ESCALAÇÕES
Botafogo x Santos: onde assistir ao vivo, horário e prováveis escalações
Botafogo pode reassumir a liderança da competição e o Santos ainda flerta com a zona de rebaixamento.
26/11/2023 09h46 Atualizado há 28 minutos
Botafogo e Santos se enfrentam na tarde deste domingo em jogo válido pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. As equipes, em situações opostas na competição, se encontram no Estádio Nilton Santos às 16h. O Botafogo pode reassumir a liderança da competição e o Santos ainda flerta com a zona de rebaixamento.
O Botafogo teve campanha histórica no primeiro turno, mas na segunda metade da competição tem desempenho de clube do Z4. Já o Santos, apesar dos 42 pontos, vem de sequencia de seis jogos sem derrota na temporada e, nos últimos três compromissos na Série A, não sofreu gols.
Transmissão:
Premiere transmite a partida para todo Brasil, assim como a TV Globo (menos estados de MG - exceto Juiz de Fora- e Rio Grande do Sul).
Prováveis escalações:
Botafogo: Lucas Perri; Di Plácido (Tchê Tchê), Adryelson, Cuesta, Bastos; Danilo Barbosa (Marlon Freitas), Tchê Tchê, Eduardo (Gabriel Pires); Júnior Santos, Tiquinho Soares (Diego Costa), Victor Sá.
Santos: João Paulo; Lucas Braga, Messias, Joaquim e Kevyson; Rodrigo Fernández, Camacho (Nonato), Jean Lucas e Lucas Lima; Soteldo e Marcos Leonardo.
Arbitragem:
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (FIFA-GO)
Assistentes: Bruno Raphael Pires (FIFA-GO) e Leone Carvalho Rocha (GO)
Quarto árbitro: Grazianni Maciel Rocha (RJ)
VAR: Rodrigo D'Alonso Ferreira (SC)
Assistentes do VAR: Johnny Barros de Oliveira (SC) e Rodrigo Batista Raposo (DF)
O Globo sábado, 25 de novembro de 2023
BRASILEIRÃO 2023: VASCO DESAFIA TABU CONTRA ATHLETICO NA ARENA DA BAIXADA, ONDE NÃO VENDE DESDE 2007
Vasco desafia tabu contra o Athletico na Arena da Baixada, onde não vence desde 2007
Com Jair e Rossi suspensos, Marlon Gomes deve ganhar vaga entre os titulares. Paulo Henrique retorna
É praticamente unânime entre os torcedores vascaínos que um dos maiores desafios de cada temporada de Brasileirão, se não o maior, é enfrentar o Athletico na Ligga Arena, compromisso de hoje, às 19h30, pela 35ª rodada. Sem vencer no estádio desde 2007, o cruz-maltino desafia a forte escrita para se afastar da zona de rebaixamento no campeonato.
De lá para cá, foram dez jogos, com sete vitórias do time paranaense e três empates. Pelo Brasileiro, a última vitória vascaína contra o Furacão em Curitiba foi em 1998, ainda na Vila Capanema. A Arena da Baixada seria inaugurada no ano seguinte.
Um dos mais jovens do elenco cruz-maltino, o meia Marlon Gomes, de 19 anos, tinha apenas 3 no jogo de 2007, um confronto de ida pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana — o Vasco se classificou. Naquela ocasião, o Athletico, quando ainda era Atlético, abriu o placar com Dinei, mas viu o time carioca virar com Rubens Júnior, Abuda, Andrade e Conca. Alan Bahia diminuiu para 4 a 2.
Hoje, o próprio Marlon pode ganhar uma chance no time titular. Recuperado de lesão, o meia entrou no segundo tempo do empate em 2 a 2 contra o Cruzeiro. Sem Jair, cumprindo punição por expulsão em jogo contra o Bahia, em setembro, o jovem vira primeira opção como volante. Pode também ser utilizado para substituir Rossi, suspenso por expulsão contra o Cruzeiro.
Além dele, o técnico Ramón Díaz pode optar por Payet, tanto como meia com funções ofensivas, quanto como atacante. Há a possibilidade até dos dois iniciarem como titulares, caso Ramón queira mexer na estrutura de seu meio-campo padrão, como fez no Mineirão. Paulo Henrique volta para a lateral direita após cumprir suspensão.
— Temos claro com os jogadores e com a comissão que temos que ir jogo por jogo, porque tudo muda muito rápido — disse Ramón após o empate de quarta-feira.
O duelo com os paranaenses é o penúltimo do Vasco fora de casa neste Brasileiro — ainda visita o Grêmio na 37ª rodada —, oportunidade de melhorar o desempenho longe de São Januário. No segundo turno, o aproveitamento é de 28,5%.
O Athletico tem o retorno de suspensão do volante Erick, mas o principal reforço é o atacante Vitor Roque, recuperado de grave lesão no tornozelo direito após dois meses. Ele começa no banco.
O Globo sexta, 24 de novembro de 2023
BRASILEIRÃO 2023: FLAMENGO CHEGA À 34ª RODADA A DOIS PONTOS DO LÍDER
Flamengo chega à 34ª rodada do Brasileiro a dois pontos do líder, como em 2009 e 2020, anos em que foi campeão
Nos anos do hexa e do octacampeonatos, rubro-negro só assumiu a liderança na penúltima rodada
Mesmo os rubro-negros mais pessimistas veem agora a reta final do Brasileirão com uma pitada de esperança. A vitória sobre o Bragantino no Maracanã na quinta-feira, deixou o Flamengo a dois pontos do líder do campeonato faltando quatro rodadas para o fim. Assim também era a situação da equipe em 2009 e 2020, quando conquistou os títulos.
A situação mais parecida é a de 2020. A equipe comandada por Rogerio Ceni ficou no G4 durante bastante ao longo do campeonato, mas tomou fôlego mesmo na reta final. Enquanto Internacional, São Paulo e Atlético-MG se revezavam no topo — os times gaúcho e paulista ficaram 14 rodadas na liderança, cada um, e o time mineiro foi líder em sete —, o Flamengo "correu por fora", somando pontos preciosos em partidas decisivas.
Assim, na 30ª rodada, o Flamengo assumiu a vice-liderança, e ao fim da 34ª, somava 64 pontos contra os 66 do Internacional. Na penúltima rodada, venceu o Colorado por 2 a 1 no Maracanã em uma especial de final antecipada e pulou para o topo. Mesmo com a derrota para o São Paulo na última partida do campeonato, o empate do Internacional com o Corinthians garantiu o título do Flamengo, com 71 pontos.
Também com boa dose de emoção e decidido na última rodada, o Flamengo conquistou o hexacampeonato brasileiro em 2009. O gol de Ronaldo Angelim no escanteio que o Petkovic cobrou deu o Flamengo a vitória sobre o Grêmio na última rodada e quebrou o jejum de 17 sem vencer um Brasileirão. O jogo do título foi disputado em 6 de dezembro, data da última rodada da edição deste ano.
A trajetória até lá, no entanto, foi bem diferente. Depois de começar mal o campeonato sob o comando de Cuca, o auxiliar técnico Andrade assumiu a equipe até o final do campeonato. Ele chegou na 13ª rodada, quando a equipe estava na oitava posição, e terminou o turno em sétimo, com 27 pontos.
No returno, veio a arrancada rumo ao título. Ao final da 34ª rodada, o Flamengo ocupava a terceira posição com 57 pontos, superado por Palmeias (58) e São Paulo (59). Na rodada seguinte, assumiu a vice-liderança e só saiu dela na penúltima etapa, quando venceu o a Corinthians por 2 a 0 e assumiu a ponta, terminando o torneio com 66 pontos e mais uma taça na conta
O Globo quinta, 23 de novembro de 2023
BRASILEIRÃO 2023: FLAMENGO X BRAGANTINO - ONDE ASSISTOR AO VIVO
Flamengo x Bragantino: onde assistir ao vivo ao jogo do Brasileirão
Escalação de Flamengo e Bragantino que se enfrentam no Campeonato Brasileiro nesta quinta-feira
Por O Globo — Rio de Janeiro
23/11/2023 04h31 Atualizado há 5 horas
Em uma briga direta de postulantes ao título do Brasileirão, o Flamengo, 6º colocado na tabela, com 57 pontos, volta a campo nesta quinta-feira, para enfrentar o Bragantino, 4º colocado, com 59. O jogo é às 21h30, no Maracanã, no Rio de Janeiro. O jogo Flamengo x Bragantino, confronto atrasado da 30ª rodada do Campeonato Brasileiro, será transmitido ao vivo na TV fechada pelo Premiere.
Separados por apenas dois pontos, o confronto é de suma importância para duas equipes que almejam se aproximar do líder Palmeiras, com 62. O Flamengo, que teve uma sequência de duas vitórias interrompida, ao empatar com o Fluminense, enfrenta o Bragantino, que não vence há duas rodadas. Na última partida, buscou um empate com o Botafogo, nos últimos minutos.
Onde assistir ao jogo Flamengo x Bragantino ao vivo
O jogo entre Flamengo e Bragantino será transmitido pelo Premiere às 21h30 desta quinta-feira, 23.
Horário do jogo Flamengo x Bragantino
O Flamengo é mandante no jogo atrasado da 30ª rodada e recebe o Bragantino no Maracanã, no Rio de Janeiro, para partida às 21h30. O jogo do Brasileirão também pode ser acompanhado online pelos assinantes do Premiere no Globoplay.
Escalação do Flamengo
Provável escalação do Flamengo: Rossi; Matheuzinho, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Filipe Luís; Pulgar, Gerson, Arrascaeta e Luiz Araújo; Everton Cebolinha (Bruno Henrique) e Pedro. Técnico: Tite.
Escalação do Bragantino
Provável escalação do Bragantino: Cleiton; Aderlan, Lucas Cunha (Lucas Rafael), Léo Ortiz e Juninho Capixaba; Matheus Fernandes (Thiago Borbas), Jadsom e Lucas Evangelista; Mosquera, Helinho e Eduardo Sasha. Técnico: Pedro Caixinha.
Arbitragem de Flamengo x Bragantino
Árbitro: Braulio da Silva Machado (Fifa-SC)
Assistente 1: Bruno Boschilia (Fifa-PR)
Assistente 2: Eduardo Goncalves da Cruz (MS)
Quatro árbitro: Tarcizo Pinheiro Caetano (RJ)
VAR: Rodrigo D Alonso Ferreira (SC)
Próximos jogos de Flamengo e Bragantino
O Flamengo volta aos gramados no próximo domingo (26/11), quando visita o América-MG, às 18h30 (de Brasília), no Parque do Sabiá, pela 35ª rodada. Já o Bragantino vai jogar contra o Internacional, no mesmo dia (26/11) e horário (18h30), no estádio Beira-Rio.
O Globo quarta, 22 de novembro de 2023
CRUZEIRO X VASCO: ONDE ASSISTIR AO VIVO AO JOGO DO BRASLEIRÃO
Cruzeiro x Vasco: onde assistir ao vivo ao jogo do Brasileirão
Escalação de Cruzeiro e Vasco, equipes que brigam contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro, para jogo desta quarta-feira
Por O Globo
22/11/2023 08h06 Atualizado há 2 horas
Em confronto direto na luta contra o rebaixamento, o Cruzeiro, 16º colocado na tabela, volta a campo nesta quarta-feira e vai enfrentar o Vasco, 15º colocado, às 19h, no Mineirão, em Belo Horizonte. O jogo Cruzeiro x Vasco, confronto atrasado da 33ª rodada do Brasileirão, será transmitido ao vivo na TV fechada pelo Premiere.
Com os dois times com 40 pontos na tabela, quem vencer dará um passo enorma para se manter na primeira divisão do Brasileirão. O Cruzeiro vem de uma vitória fora de casa contra o Fortaleza, no último sábado, em confronto adiado da 30ª rodada, da mesma forma que o Vasco, que venceu o América-MG, em casa, na última rodada da competição.
Onde assistir ao jogo Cruzeiro x Vasco ao vivo
O jogo entre Cruzeiro e Vasco será transmitido pelo Premiere às 19h desta quarta-feira, 22.
Horário do jogo Cruzeiro x Vasco
O Cruzeiro é mandante no jogo atrasado da 33ª rodada e recebe o Vasco no Mineirão, em Belo Horizonte, para partida às 19h. O jogo do Brasileirão também pode ser acompanhado online pelos assinantes do Premiere no Globoplay.
Escalação do Cruzeiro
Provável escalação do Cruzeiro: Rafael Cabral; William, Lucas Oliveira, Luciano Castán e Marlon; Matheus Jussa, Filipe Machado (Ian Luccas) e Mateus Vital; Nikão, Bruno Rodrigues e Rafael Elias. Técnico: Paulo Autuori.
Escalação do Vasco
Provável escalação do Vasco: Léo Jardim, Pumita, Maicon, Medel, Piton, Zé Gabriel, Praxedes, Paulinho, Rossi, Gabriel Pec e Vegetti. Técnico: Ramón Díaz.
Arbitragem de Cruzeiro x Vasco
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistente 1: Michael Stanislau (RS)
Assistente 2: Mauricio Coelho Silva Penna (RS)
Quatro árbitro: Murilo Francisco Misson Junior (MG)
VAR: Daniel Nobre Bins (Fifa-RS)
Próximos jogos de Cruzeiro e Vasco
O Cruzeiro volta aos gramados na próxima segunda-feira (27/11), quando visita o Goiás, às 20h (de Brasília), no estádio da Serrinha, pela 35ª rodada. Já o Vasco vai jogar contra o Athletico, no sábado (25/11), às 19h30, na Ligga Arena.
O Globo terça, 21 de novembro de 2023
ELIMINATÓRIAS DA COPA: COMO BRASIL E ARGENTNA INVERTERAM FORÇAS NOS ÚLTIMOS ANOS
Como Brasil e Argentina inverteram forças nos últimos anos e chegam ao Maracanã com favoritismo trocado
Lesões de Neymar, regularidade física de Messi, fim do rodízio de técnicos na Argentina e falta de planejamento da CBF para a sucessão de Tite compõem cenário
Por Rafael Oliveira — Rio de Janeiro
21/11/2023 03h00 Atualizado 21/11/2023
Era para ter sido em setembro de 2021, em São Paulo. Mas agentes da Anvisa interromperam o jogo aos 6 minutos alegando descumprimento do protocolo de prevenção à Covid por parte dos visitantes, e o Brasil x Argentina foi anulado. Com isso, a última vez que os dois se enfrentaram em solo nacional pelas Eliminatórias segue sendo a vitória maiúscula por 3 a 0 dos donos da casa, no Mineirão, em 2016. O recorte de lá para cá é didático sobre a inversão de forças. O clássico das 21h30, no Maracanã, é o primeiro após o título mundial dos hermanos. E pode deixar a seleção verde e amarela — veja só — fora da zona de classificação direta à Copa.
Os momentos são totalmente opostos. Mesmo em lua de mel pela conquista da Copa do Catar, os argentinos lideram as Eliminatórias, veem Messi atuando ainda em alto nível e contam com um treinador que já conquistou seu espaço e sua autoridade.
Já a seleção brasileira, que chegará a 24 anos sem título mundial, atravessa sua fase mais turbulenta no século: perdeu metade dos oito jogos no ano, vem de três partidas sem vitória nas Eliminatórias (sendo duas derrotas seguidas) e é a quinta na tabela. Precisa conviver com as ausências de Neymar por lesão e, depois de passar o primeiro semestre sem treinador efetivo, conta com Fernando Diniz até junho de 2024 — sem a certeza de quem assume depois.
Uma análise na trajetória das duas seleções desde aquele 3 a 0 no Mineirão ajuda a entender a troca de papéis nestes sete anos. Como, em termos de organização, AFA e CBF não se diferenciam muito (ambas são conhecidas pelas decisões questionáveis que tomam), as razões se concentram, basicamente, no campo.
Após a Copa da Rússia, em que sua participação foi marcada pela falta de sintonia entre comissão técnica e elenco, a Argentina encontrou em Scaloni a figura que pôs fim ao longo rodízio de treinadores (oito entre 2004 e 2018). O trabalho começou questionado pelos resultados oscilantes (incluindo a campanha irregular na Copa América 2019, em que caiu nas semifinais para o Brasil). Mas a atuação já era promissora.
O título da Copa América 2021, na final contra o Brasil, representou o selo de confiança no treinador (que viria a ser peça importante do título mundial) e, mais importante, tirou o peso dos 28 anos sem conquistas das costas dos jogadores. Principalmente Messi.
A comparação entre o craque argentino e Neymar também é didática. Enquanto o oito vezes melhor do mundo passou longe das lesões graves, o principal jogador brasileiro virou uma ausência constante. Só neste período, foram cinco contusões sérias. Somados os tempos de recuperação, ele passou 16 meses sem atuar nos últimos sete anos.
Para completar, a CBF se mostrou despreparada para o fim do ciclo de Tite, com quem o Brasil parou nas quartas em 2018 e 2022. Depois de seis meses sem treinador, anunciou Fernando Diniz só por um ano, garantindo que Carlo Ancelotti assume em seguida.
Só que, enquanto o técnico do Real Madrid não confirma o acerto, a seleção patina no começo de Diniz. E a torcida sofre com a falta de confiança no presente e no futuro. Resta a esperança de que o encontro de hoje promova nova guinada. Desta vez, a favor dos brasileiros.
O Globo segunda, 20 de novembro de 2023
ELIMINATÓRIAS DA COPA: ENDRICK REVELA CONVERSA COM DINIZ PARA DEIXÁ-LO SOLTO NA SELEÇÃO
Endrick revela conversa com Diniz para deixá-lo solto na seleção: 'Falou pra eu ser feliz'
Atacante tem nova chance de atuar, contra a Argentina
19/11/2023 16h25 Atualizado 19/11/2023
Aos 17 anos, o atacante Endrick concedeu a sua primeira entrevista coletiva pela seleção brasileira principal, neste domingo, às vésperas do confronto contra a Argentina pelas Eliminatórias.
O jogador do Palmeiras demonstrou uma surpreendente tranquilidade e desenvoltura na conversa com os jornalistas na Granja Comary, mas revelou que também se soltou após um papo com o técnico Fernando Diniz.
- Sou um menino muito precoce. Meu sonho era jogar pela seleção, mas acredito que aconteceria mais pra frente. Diniz é um excelente treinador. Eu estava com receio de treinar, fazer as coisas, e ele falou pra eu ser feliz, driblar, isso descarregou um peso nas minhas costas. Achava que tinha que chegar mais leve, sem querer fazer muitas coisas. Agora estou mais tranquilo - afirmou Endrick.
O atacante entrou por alguns minutos contra a Colômbia e viu o Brasil sofrer a virada de 2 a 1. Agora, tem nova chance de atuar, contra a Argentina, no Maracanã. Diniz optou por Gabriel Jesus na vaga de Vini Jr, lesionado e cortado. Mas Endrick avisa que está pronto para a oportunidade. Seja agora, seja nas próximas convocações.
- O que estava maias perto era a Olimpíada. Agora o sarrafo subiu, vim para cá uma vez, então sei que tenho potencial para voltar. Preciso fazer uma boa reta final no Palmeiras, ajudar a equipe ser campeã. Só Deus sabe se estarei nas Olimpíadas ou na Copa América.
O Globo domingo, 19 de novembro de 2023
BRASILEIRÃO 2023: CRUZEIRO DIMINUI RISCO DE REBAIXAMENTO APÓS VITÓRIA SOBRE O FORTALEZA
Cruzeiro diminui risco de rebaixamento após vitória sobre o Fortaleza; veja como fica a briga no Z4
Mineiros estão fora da zona de queda, com estatística próxima a do Vasco
18/11/2023 21h16 Atualizado há 12 horas
A vitória do Cruzeiro sobre o Fortaleza, por 1 a 0, neste sábado, fez a equipe mineira respirar fora da zona de rebaixamento do Brasileiro, e de quebra reduzir as chances de queda.
Segundo dados dos matemáticos da UFGM, agora há 13,9% de probabilidade de o Cruzeiro cair. Bem próximo do Vasco, que tem 13,7% e está logo acima, na décima quinta posição. Ambos estão com um jogo a menos em relação aos quatro últimos colocados.
Com o América-MG matematicamente rebaixado, a disputa está entre Goiás, Bahia e Coritiba, este com mais de 99% de risco de cair para a Série B. O Goiás tem 94%.
Primeiro na zona de descenso, o Bahia ostenta 67% de chance e ainda agoniza para evitar a queda. Santos, Cruzeiro, Inter e Corinthians ainda possuem risco mínimo.
O Globo sábado, 18 de novembro de 2023
ELIMINATÓRIAS DA COPA: VINÍCIUS JÚNIOR TEM LESÃO CONFIRMADA E NÃO ENFRENTARÁ A ARGENTINA
Vinícius Júnior tem lesão confirmada e não enfrentará a Argentina pelas Eliminatórias
Camisa 7 da seleção brasileira deixou a partida contra a Colômbia no primeiro tempo
Por Redação do GLOBO — Rio de Janeiro
17/11/2023 13h40 Atualizado há 18 horas
O Brasil terá o desfalque de Vinícius Júnior no clássico contra a Argentina, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, que acontece às 21h30 da próxima terça-feira (21). O melhor jogador da equipe teve uma lesão muscular em sua coxa esquerda, que o forçou a deixar a partida contra a Colômbia — derrota por 2 a 1 — na noite de ontem. Exames de imagem confirmaram que ele não poderá jogar na semana que vem.
Aos 27 minutos do primeiro tempo, o camisa 7 se machucou e precisou ser substituído pelo atacante João Pedro, do Brighton (Inglaterra). Ele se junta a uma lista de jogadores importantes que estão fora de combate por problemas físicos, como Neymar, Casemiro, Richarlison, Ederson e Gabriel Jesus.
Vini deixará o grupo da seleção, que está de folga nesta sexta-feira, e irá para o Real Madrid para fazer tratamento. Segundo informado pelo site ge, o treinador Fernando Diniz não deverá chamar um substituto para o atacante, mas isso pode mudar, dependendo da situação de Jesus, que foi convocado mas ficou se tratando na Granja Comary, em Teresópolis.
Com a derrota para a Colômbia, o Brasil chegou a duas derrotas seguidas nas Eliminatórias, e a três partidas sem vencer. Agora, a seleção ocupa o quinto lugar, com sete pontos feitos após cinco rodadas. O jogo contra a Argentina será o último deste ano.
O Globo sexta, 17 de novembro de 2023
ELIMINATÓRIAS DA COPA: BRASIL PODE SAIR DA ZONA DE CLASSIFICAÇÃO SE PERDER PARA A ARGENTINA
Brasil pode sair da zona de classificação à Copa do Mundo se perder para a Argentina
Seleção brasileira não fica de fora do grupo classificado ao Mundial desde a sexta rodada das Eliminatórias de 2016
Por O Globo
17/11/2023 08h29 Atualizado há uma hor
O jogo contra a Argentina, na próxima terça-feira, às 21h30 (de Brasília), no Maracanã, ganhou ainda mais importância para o Brasil. Isso porque se a seleção brasileira sair derrotada, pode ficar de fora da zona de classificação à Copa do Mundo pela primeira vez desde 2016, caso aconteça a combinação de resultados necessária.
Uma derrota para a Argentina junto da vitória do Paraguai sobre a Colômbia e o triunfo de Chile ou Equador no confronto direto entre ambos deixaria a seleção brasileira, atualmente quinta colocada nas Eliminatórias, de fora da zona de classificação. Isso não acontece desde que o técnico do Brasil era o Dunga, há sete anos atrás.
Em 2016, o Brasil chegou a ficar fora da zona de classificação para o Mundial, na sexta posição após seis jogos, com nove pontos somados. O desempenho ruim, além da eliminação na fase de grupos na Copa América de 2016, custou o cargo do treinador, que foi substituído por Tite.
Sete anos depois, a seleção brasileira pode terminar a sexta rodada das Eliminatórias em sétimo, com apenas sete pontos. A diferença é que como a Copa do Mundo de 2026, disputada nos Estados Unidos, México e Canadá, terá 48 seleções, as vagas sul-americanas aumentaram e a sétima posição daria direito ao Brasil de disputar a repescagem mundial.
O Brasil — que perdeu Vinicius Jr. ainda no primeiro tempo por dores musculares —, mesmo jogando fora de casa, até saiu na frente da Colômbia, na última quinta-feira, com gol de Gabriel Martinelli, do Arsenal, mas viu o atacante do Liverpool Luis Díaz empatar e virar o jogo para 2 a 1 para os colombianos. Essa foi a segunda derrota seguida da seleção nas Eliminatórias.
Antes disso, a seleção comandada por Fernando Diniz havia perdido para o Uruguai, em Montevidéu, por 2 a 0, em outubro. No mesmo período, o Brasil também empatou com a Venezuela por 1 a 1. Desta forma, a última vez em que o time brasileiro venceu uma partida foi em setembro, quando derrotou o Peru no Estádio Nacional, em Lima.
O Globo quinta, 16 de novembro de 2023
BRASIL X ARGENTINA: PRIMERO LOTE DE INGRESSOS ACABA EM 30 MINUTOS
Primeiro lote de ingressos para Brasil x Argentina acaba em 30 minutos
Nova carga de entradas será colocada à venda na tarde desta quarta-feira
Depois de toda a indefinição para a venda de ingressos para a partida entre Brasil e Argentina, na terça-feira, no Maracanã, o primeiro lote de ingressos para o jogo se esgotou em aproximadamente 30 minutos. Nessa leva, a CBF colocou à venda cerca de 30 mil entradas.
A confederação colocará à disposição mais uma carga de ingressos na tarde desta quarta-feira, ás 14h30. Os valores serão os mesmos, com inteiras a R$ 200, R$ 400 e R$ 600. A venda será pelo site da Eleven Tickets e o pagamento deve ser feito por cartão de crédito ou pix. Cada CPF poderá adquirir três entradas.
Os ingressos são nominais e devem ser trocados por entradas físicas a partir de sábado nas bilheterias do Maracanã ou de São Januário. A CBF informou que ainda negocia outros pontos de troca.
A necessidade de que haja troca pela entrada física foi uma solicitação do Ministério Público. O órgão quer tentar evitar problemas com os ingressos digitais como os que aconteceram na final da Libertadores, também no Maracanã.
A partida, válida pela sexta rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo, é considerada de alta demanda, não só por ser uma partida contra a Argentina. Mas essa pode ser a última vez que Lionel Messi pode jogar no país, principalmente no Maracanã.
O Globo quarta, 15 de novembro de 2023
GABIGOL: JOGADOR PERDE PROTAGONISMO E VIVE CENÁRIO INÉDITO NO FLAMENGO
Gabigol perde protagonismo e vive cenário inédito no Flamengo
Reações do ídolo demonstram falta de confiança e dificuldade para lidar com fase ruim
Ídolo incontestável após os gols que deram uma Libertadores ao Flamengo após 38 anos, em 2019, e outra em 2022, Gabigol deixou de viver, desde o começo deste ano, a rotina de jogador intocável. E não soube lidar com a situação, segundo relatos do clube.
Reserva há nove partidas e há 12 sem marcar um gol — o último foi contra o Coritiba, no dia 20 de agosto —, o atacante viu sua má fase ter início com o técnico Dorival Júnior no ano passado e continuar com a chegada dos estrangeiros Vitor Pereira e Jorge Sampaoli. Com Tite, porém, não teve uma chance sequer como titular. A nova realidade se deu depois de, no fim de 2022, Gabigol receber a camisa 10 que já foi de Zico, e nutrir entre torcida e diretoria a expectativa de chegar a um novo status, com perspectiva de renovação contratual que o faria completar 10 anos de Flamengo. Agora, as tratativas estão congeladas.
10 jogos sem chute a gol
Internamente, a avaliação é que Gabigol não reagiu bem ao peso colocado sob seus ombros, dentro e fora de campo, e passou a esboçar falta de confiança ao ser preterido. A realidade começou a mudar em 2023, quando o atacante se transformou de vez em reserva de Pedro. O esperado papel de liderança foi visto em raras oportunidades. No período desde o último gol, colecionou duas expulsões, contra Athletico e no clássico Fla-Flu do último sábado.
Nas últimas dez partidas, o atacante nem chutou a bola no gol.
O jogador reconhece internamente que está em uma fase ruim e sem confiança. Nos treinos, ele mantém comportamento competitivo, prejudicado por uma sobrecarga no músculo adutor das coxas que o obriga a fazer complementos em casa, com uma equipe particular. Em meio à queda livre de desempenho, o atacante viu outros concorrentes pedirem passagem com Tite, casos de Luiz Araújo e Everton Cebolinha. Pedro também correspondeu nos últimos jogos.
Para o público, o ídolo ainda tenta passar a imagem de que não sentiu o golpe. Nos últimos dias, interagiu com a torcida na concentração do Ninho do Urubu, com fotos de seu quarto publicada nas redes. Nas saídas de jogos, vez por outra brinca com um jornalista, mas nunca para e dá explicações sobre o mau momento, minimizando-o. Ciente de que está devendo, prefere demonstrar força e indicar que a má fase não lhe abala. Entre os demais jogadores, a percepção é de maior isolamento. Há união e motivação entre si para que os que não estão jogando consigam se ajudar. Agora reserva, Gabriel tem que viver uma nova rotina no dia a dia.
A impressão no Ninho do Urubu é que o camisa 10 não tem sabido como lidar com essa situação no Flamengo. Depois da expulsão contra o Fluminense, publicou questionamentos à CBF pelo cartão vermelho. A diretoria encampou o protesto, mas reconhece que o momento é ruim. A quatro jogos para o fim do Brasileiro, a esperança é que haja uma evolução física e que Gabigol consiga ser decisivo em algum momento, mais pela mística que carrega com a camisa do Flamengo ao longo dos últimos anos, do que pelo que tem apresentado quando é acionado nas partidas.
O próximo compromisso é contra o Bragantino, dia 23, após a data Fifa, e sem Gabigol, suspenso. Ontem, o time se reapresentou para os treinos, e Allan e David Luiz estão integrados após se recuperarem de lesão.
O Globo terça, 14 de novembro de 2023
ELIMINATÓRIAS DA COPA: BENTO É CONVOCADO PARA SELAÇÃO BRASIEIRA, APÓS CORDE DE EDERSON
Bento é convocado para seleção brasileira por Diniz, após corte de Ederson
Goleiro do Athletico disputará vaga com Alisson e Lucas Perri no gol do Brasil
Por O Globo
13/11/2023 15h11 Atualizado há 18 horas
A seleção brasileira terá uma ausência importante para os jogos contra Colômbia e Argentina pelas eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2026. Com trauma no pé, goleiro Ederson, do Manchester City, que foi titular em todos os jogos da era Fernando Diniz no Brasil, foi cortado e Bento, do Athletico, foi convocado em seu lugar.
De acordo com o ge, Ederson sofreu um trauma no pé esquerdo durante o empate entre Manchester City e Chelsea por 4 a 4 no domingo, pela Premier League, e não vai se apresentar com o restante do grupo na Granja Comary, em Teresópolis.
Bento havia sido chamado na primeira convocação de Fernando Diniz na seleção brasileira, mas foi cortado após sofrer uma lesão muscular na coxa direira — Lucas Perri, do Botafogo, foi o seu substituto. Agora, Bento foi chamado novamente pelo treinador e se juntará ao Alisson e ao goleiro alvinegro nos treinamentos.
Titular absoluto do Furacão desde o ano passado, Bento foi um dos protagonistas na campanha do vice da Libertadores em 2022 e continua se destacando neste ano, onde conquistou o Campeonato Paranaense. Ele é uma das novidades de Fernando Diniz em sua terceira convocação na seleção brasileira.
O Globo segunda, 13 de novembro de 2023
BRASILEIRÃO 2023: VASCO VENCE AMÉRICA-MG E SE AFATA DO Z4
Com golaço de Payet de falta, Vasco vence América-MG nos acréscimos e se afasta do Z4
Francês cobrou perfeito de fora da área e garantiu os três pontos do cruz-maltino, decisivos nesta reta final de Brasileirão
Em noite de calor intenso em São Januário, o Vasco lutou até o final e fez o Caldeirão explodir com a vitória, conquistada nos acréscimos, por 2 a 1 sobre o América-MG. Com direito a um golaço de falta de Payet, o cruz-maltino ganhou um respiro de alívio no Brasileirão, depois de uma partida de grande intensidade dos dois lados. Agora, o time carioca chegou aos 40 pontos e aumentou em três pontos e duas posições a distância para o Cruzeiro, primeiro time do Z4.
Sem perder há quatro rodadas — encaminhou importantes vitórias sobre Cuiabá e Botafogo, além de um empate com o Goiás —, o Vasco demonstrou capacidade de reação na partida, com alterações cruciais de Ramón Diaz para levar o time ao resultado.
O cruz-maltino largou na frente logo aos 3 minutos com gol de Vegetti. Gabriel Pec levou a bola de um lado ao outro do campo, pela esquerda, e cruzou rasteiro para encontrar o argentino, que não hesitou e mandou para o fundo da rede de Jory.
O início da partida animou os mais de 19 mil torcedores presentes em São Januário, mas a festa foi logo freada. O América-MG não sentiu o gol, e continuou procurando espaços para infiltrar o campo adversário. Com bastante liberdade, principalmente pelo corredor esquerdo, o time maneiro impôs seu ritmo e não demorou para chegar ao gol. Daniel Borges cruzou para Mastriani, que subiu sozinho na área em vacilo de marcação de Maicon e Paulo Henrique e cabeceou rasteiro, sem chances para Leo Jardim defender.
A solução encontrada por Ramon Diaz para o meio, com Paulinho, Zé Gabriel e Praxedes não funcionou. Precisando buscar o resultado, o Vasco sentiu a pressão do lanterna e não conseguiu dar continuidade às jogadas ofensivas, tanto por falhas na pontaria no último passe quanto pela linha eficiente de defesa montada pelo treinador Diego Giacomini. O Coelho ainda teve boa chance da virada, já nos acréscimos, mas após bela jogada de Daniel Borges, a finalização de Martínez terminou bloqueada.
No intervalo, para melhorar a capacidade ofensiva na segunda etapa, Ramón sacou Alex Teixeira e Praxedes para a entrada de Rossi e Payet, alterações que se mostraram acertadas. O Vasco conseguiu levar perigo à meta de Jory, mas deixou escapar chances claras de gol.
A principal foi com Gabriel Pec, aos 8 minutos, que desperdiçou uma bola inacreditável, ao cabecear para fora sozinho, de cara para o gol, e com o goleiro fora do lance. Aos 32, Jory saiu bem para evitar uma finalização de Vegetti, e do outro lado do campo, Leo Jardim também teve atuação sólida e segurou o resultado para o cruz-maltino.
A entrada de Puma no lugar de Paulo Henrique, na lateral direita, já aos 40 minutos, trouxe maior qualidade ao setor, o que renovou a confiança do Vasco. Aos 48, Payet cobrou uma falta perfeita de fora da área e chegou ao seu segundo gol pelo cruz-maltino com uma cobrança indefensável. Na comemoração, apontou para a imagem de Roberto Dinamite na camisa, exímio cobrador de faltas do Vasco da Gama.
O Globo domingo, 12 de novembro de 2023
BRASILEIRÃO 2023: FLAMENGO BIPOLAR VOLTA À CENA, NO EMPATE COM O FLUMINENSE
Análise: Flamengo bipolar volta à cena e escancara necessidade de Tite insistir com novas soluções
Mudanças após empate do Fluminense não surtem efeito e reforçam falta de opções criativas
Um jogo de dois tempos distintos e um Flamengo bipolar de volta à cena. Nada muito novo para quem já se acostumou com as apresentações em 2023. Um momento de esperança, outro de frustração.
O empate com o Fluminense demonstrou de maneira escancarada a necessidade de o técnico Tite insistir com as novas soluções que têm proposta à equipe desde que chegou.
A queda de desempenho do primeiro para o segundo tempo, que se repetiu em jogos contra Santos e Grêmio, por exemplo, obrigou a mudanças, e as velhas soluções provaram de novo não ser confiáveis.
O jogo terminou com Gabigol expulso por, de maneira infantil, cair na provocação de Nino. E sem ações ofensivas relevantes de Bruno Henrique e Everton Ribeiro, que entraram depois do empate.
Sem Arrascaeta, que não tem condições físicas para atuar 90 minutos em alto nível, o Flamengo se tornou um time pouco criativo, e sem os pontas que vinham bem, muito pouco efetivo.
Depois das saídas de Cebolinha e Luiz Araújo, a competitividade despencou. E os espaços mínimos nas costas de Matheuzinho e Filipe Luis surgiram em profusão.
Tite reagiu de forma tardia às mexidas de Fernando Diniz para povoar o meio-campo e implementar outro ritmo no segundo tempo. Quando lançou Thiago Maia, o estrago já estava feito.
O Flamengo que conseguiu ser protagonista, ficar com bola, pressionar e retomar a posse na etapa inicial, deu lugar a um time acuado, inseguro, e covarde. As substituições de Tite sublinharam isso.
Mesmo com sangue novo em campo, a postura se manteve. E não houve força coletiva nem talento individual que pudesse gerar lances de perigo como no primeiro tempo. Pois não há opções criativas.
Ao menos não alguma que mantenha a competitividade. Logo, entre uma coisa e outra, o Flamengo não pode perder o que o primeiro tempo demonstrou, uma versão mais equilibrada e aguda.
A opção por recuar Gerson faz Tite perder essa alternativa mais adiantada. O meia se desdobrou, mas foi caçado. Mesmo assim, teve uma oportunidade de ampliar o placar quando estava 1 a 0.
No segundo tempo, precisou marcar mais e ficou sobrecarregado ao lado de Pulgar, por não ter exatamente essa característica. Com Thiago Maia, se adiantou, mas era tarde.
O Globo sábado, 11 de novembro de 2023
TITE CONTRA DINIZ: FLA X FLU DESTE SÁBADO CONECTA O PASSADO RECENTE E O FUTURO DA LIBERTADORES E DA SELEÇÃO
Tite contra Diniz: Fla x Flu deste sábado conecta o passado recente e o futuro da Libertadores e da seleção
Clássico pelo Brasileirão coloca frente a frente o rubro-negro, campeão da Libertadores de 2022, treinado por Tite, diante do tricolor de Fernando Diniz, o sucessor na seleção e novo vencedor da América
O último clássico entre Flamengo e Fluminense em 2023 acontece hoje, às 18h30, no Maracanã, e terá elementos especiais que orbitam em torno dos clubes e treinadores, Tite e Fernando Diniz. Ao olhar para a tabela do Brasileirão, as situações dos times não são próximas. O rubro-negro é o quinto colocado, com 56 pontos, a três do líder Botafogo, enquanto o tricolor tem 46, na oitava posição.
Contudo, o alimento deste confronto estará nas entrelinhas do que tem representado esta temporada para ambos os clubes. Voltando a outubro de 2022, o Flamengo acabara de vencer a Libertadores pela terceira vez, sob o comando de Dorival Júnior e o brilho de Gabigol, conquista que se somou à quarta Copa do Brasil.
Pouco mais de um ano depois, porém, predominam os resultados das escolhas que a diretoria rubro-negra fez, e que tem feito o 2023 um fracasso no Ninho do Urubu. No entanto, por maiores que sejam as irregularidades, o Flamengo tem chances de título brasileiro, por vários fatores: a qualidade do elenco, os tropeços dos concorrentes, e a chegada de Tite.
Técnicos do Flamengo: de Jorge Jesus a Sampaoli
8 fotos
A vitória por 3 a 0 sobre o Palmeiras, na quarta-feira passada, oxigenou de vez as esperanças do torcedor. Tendo seis jogos até o fim do campeonato, o treinador terá em seu primeiro Fla x Flu um confronto fundamental para o time afirmar se buscará a salvação da temporada, apesar do discurso de conseguir vaga na Libertadores.
— É um campeonato que se mexe a cada rodada. Não vou falar do sonho, nem do risco. Daqui a pouco não está nem no G4. A realidade é o grande jogo que fizemos e de pés no chão — disse Tite.
‘Passagem’ de bastão
Já o Fluminense chega para o clássico uma semana após vencer o inédito título da Libertadores, no mesmo Maracanã de hoje. O grande sonho para o resto do ano é o Mundial de Clubes, que será realizado em dezembro, na Arábia Saudita, mas o elenco já demonstrou que não vai ignorar o Campeonato Brasileiro.
Na rodada passada, quatro dias após derrotar o Boca Juniors, superou o “jogo da ressaca” e conseguiu sair com um ponto do Beira-Rio, no empate por 0 a 0 com o Internacional. Os 37 dias até a estreia tricolor no Mundial — semifinal em 18 de dezembro — serão de grande importância para o elenco manter o ritmo e o foco, algo que Diniz vem exigindo bastante de seus comandados.
Veja fotos oficiais do Fluminense campeão da Libertadores
— Temos que levar esse campeonato extremamente a sério. Tem muita coisa valendo. Não só pelo Fluminense, mas pelos princípios éticos. Tem muita gente disputando para não cair, por Libertadores, Sul-Americana e título. Nós temos que nos entregar de corpo e alma sempre que pudermos — afirmou Diniz.
Além disso, a torcida não vai querer facilitar a vida de um rival. Após destronar o Flamengo, indiretamente, este pode ser um jogo de validação para o novo campeão da América.
Elemento seleção
Há um ano, não só o Flamengo estava no topo, pois Tite ocupava o cargo mais prestigiado do futebol brasileiro, prestes a comandar a seleção em sua segunda Copa do Mundo. Após a queda para a Croácia nas quartas de final e um período sabático, em que não conseguiu uma oportunidade internacional, ele recomeça sua história no rubro-negro.
Na falta de um substituto definitivo na seleção brasileira, quem vem ocupando o cargo interinamente é o adversário desta noite. Fernando Diniz pretender chegar ainda mais prestigiado na Data Fifa deste mês — partidas contra Colômbia e Argentina pelas Eliminatórias à Copa de 2026 —, que começa na próxima semana.
Com uma convocação que conta com jogadores mais adaptados aos seus ideais, ele precisa conseguir resultados imediatos. Sua linha tênue de crédito ganhou fôlego quando venceu a Libertadores. Seria o melhor dos mundos partir também com uma vitória no Fla x Flu na bagagem, e ainda ganhar do antecessor.
Para isso, levará a campo o que tem de melhor. Poupados contra o Internacional, Germán Cano, Marcelo, Samuel Xavier e Martinelli retornam. Apenas Felipe Melo, fazendo tratamento na coxa, deve ser desfalque.
Pelo lado rubro-negro, a escalação que derrotou o Palmeiras deverá ser mantida, com Everton Cebolinha titular mesmo com Bruno Henrique à disposição (havia sido suspenso por dois jogos).
O Globo sexta, 10 de novembro de 2023
BRASILEIRÃO 2023: BOTAFOGO PERDE PARA O GRÊMIO E NOVO APAÇÃO, APÓS ESTAR VENCENDO POR 3 A 1
Análise: Novo apagão no segundo tempo joga luz em problemas táticos e mentais desse Botafogo
Equipe sofreu mais uma virada após estar vencendo por 3 a 1 com show de Suárez e se complicou de vez no Brasileirão
Mesmo com o time vindo em péssima fase, a torcida do Botafogo fez o que pôde para tentar empurrar a equipe para a vitória. Com o Nilton Santos alugado para shows da banda mexicana RBD, pouco mais de 17 mil alvinegros lotaram São Januário e fizeram linda festa. No entanto, dentro de campo, o espetáculo ficou por conta de Luis Suárez. Com três gols, o uruguaio levou o Grêmio a uma incrível virada(4 a 3) e escreveu mais um capítulo da história que o Botafogo dá todos os indícios de que vai protagonizar no Brasileirão, sendo o primeiro time a perder o título após abrir 13 pontos de vantagem na liderança.
Com mais um resultado negativo, a torcida alvinegra tentou invadir o gramado, mas a polícia conteve.
Cinco jogos sem vencer
O resultado é mais um baque forte nesta equipe, que, mesmo sem vencer há cinco jogos, segue líder do Brasileirão com os mesmos 59 pontos de Grêmio e Palmeiras. Por outro lado, além de fazer com que o pelotão do G6 entre definitivamente na briga pelo título, a partida de ontem foi mais uma demonstração do quão frágil técnica, tática e psicologicamente está o Botafogo de Lucio Flavio.
Modificado pelo treinador, sem as duas principais estrelas — Tiquinho estava suspenso pelo terceiro cartão amarelo, e Eduardo foi barrado —, o Botafogo entrou elétrico na partida. Com um meio-campo de força e combate, formado por Danilo, Marlon Freitas e Tchê Tchê, três volantes, o time conseguiu, ao longo da primeira etapa, ganhar batalhas e utilizar bem as jogadas em velocidade com Victor Sá e principalmente a dupla Júnior Santos e Diego Costa.
Além disso, Lucio Flavio também promoveu a merecida entrada do jovem Hugo na vaga de Marçal. As mudanças do treinador foram decisivas para o resultado parcial de 2 a 1 do alvinegro na primeira etapa.
Aos cinco minutos, após forte pressão inicial e de muita posse de bola alvinegra, Danilo achou passe em profundidade para Hugo na esquerda. O lateral viu bem Diego Costa e cruzou para o centroavante, que se livrou da marcação, dominou no peito e marcou na saída de Grando.
No entanto, quatro minutos depois, o Botafogo, que parecia ligado no jogo, bobeou. Após troca de passes do Grêmio no campo de defesa, a bola chegou até Villasanti sem marcação de nenhum dos três volantes do alvinegro. Livre, o paraguaio achou ótima bola para Galdino nas costas de Cuesta. No tradicional movimento do facão, o ponta canhoto contou com saída errada de Lucas Perri e empatou.
Vantagem no 1º tempo
O primeiro baque não desanimou a torcida alvinegra nas arquibancadas e nem o time dentro de campo. Bem na partida, o Botafogo continuou pressionando e foi recompensado com o gol. Aos 28, Adryelson ganhou disputa com Suárez e a bola ficou com Marlon Freitas. O volante lançou Diego Costa, que chutou e Grando defendeu. No rebote, Júnior Santos só empurrou para o fundo do gol.
Na segunda etapa, em cenário parecido com o que foi o jogo contra o Palmeiras, o Botafogo conseguiu chegar ao terceiro gol em linda jogada, indicando que dessa vez o final poderia ser diferente. Marlon Freitas começou o lance no meio ao tocar para Di Plácido em profundidade. Pela direita, o lateral argentino cruzou para trás e o próprio Marlon chegou na área como elemento surpresa para marcar.
Mas o que parecia ser o início de um final feliz, foi mais um capítulo do pesadelo alvinegro. Suárez, que no início de seu show particular, diminuiu a contagem. Logo depois, em novo lance entre Ferreira e Suárez, o uruguaio deixou tudo igual.
‘time sem vergonha’
Já aos 23 minutos, a consagração de Suárez. Com muita liberdade, o uruguaio tabelou fora da área e, no famoso “toca e passa”, recebeu na cara do gol pelo novamente lado esquerdo, onde saíram os três gols do tricolor gaúcho na segunda etapa. Frio, Suárez chutou na saída de Lucar Perri e marcou seu terceiro gol em 19 minutos. Foi o balde de água fria final para o time e para a torcida, que ao final jogo cantou “time sem vergonha”.
Após a derrota, os jogadores do Botafogo seguiram para São Paulo, onde ficarão concentrados até domingo, quando o time enfrentará o Bragantino num duelo direto pelo título. O drama do alvinegro só aumenta.
O Globo quinta, 09 de novembro de 2023
BRASLEIRÃO 2023: FLAMENGO VENCE PALMEIRAS POR 3 X 0
Análise: Competitivo e letal, Flamengo irretocável 'estreia' em 2023 e volta a sonhar com o Brasileiro
Vitória sobre o Palmeiras passa também por escolhas de Tite, que banca novo esquema para encontrar melhor equilíbrio
Em sua melhor atuação sob o comando de Tite, o Flamengo reverteu a maré de azar e depois de sofrer duas viradas seguidas, emplacou duas vitórias e voltou a sonhar com o título do Brasileirão. O 3 a 0 sobre o Palmeiras no Maracanã foi um raro momento de atuação coletiva quase irretocável da equipe em 2023. Após a bela apresentação, a diferença para o líder Botafogo é hoje de apenas três pontos, com um jogo a mais. No sábado, o Fla-Flu promete.
Com dois gols de Pedro e um de Arrascaeta, o Flamengo demonstrou estar enfim mobilizado e organizado para competir. O que ficou mais fácil no começo do segundo tempo, quando o zagueiro Gustavo Gomez foi expulso. Mas desde o começo a equipe rubro-negra soube respeitar o adversário, se defender desde o ataque, e sair em velocidade para surpreender na hora certa.
Muito desse resultado se deveu ao esquema com dois pontas — em noite muito feliz de Cebolinha e Luiz Araújo, que além de atacarem, defenderam bem e anularam os alas palmeirenses.
- Venho de boas partidas desde a chegada do Tite. Mas queria ressaltar o nível de concentração que a gente entrou. Fico feliz de ajudar a equipe, ter essa sequência, e agora é desfrutar, para eu voltar a ser um dos melhores pontas do futebol brasileiro como fui anos atrás - afirmou Everton Cebolinha.
Ou seja, o resultado passa também pelas escolhas de Tite, que bancou novo esquema para encontrar melhor equilíbrio. Para completar, Pedro voltou a exibir confiança nas conclusões, o que o tornou novamente letal. No meio-campo, o Flamengo parecia que teria menos atletas com capacidade de transição e criação por dentro, mas os volantes Pulgar e Gerson foram tão combativos como maestros, com uma assistência cada um. O índice de acerte de passes foi alto, do time todo.
Eficiente
No primeiro gol, o chileno avançou em passadas largas e esticou bola para Pedro entrar em velocidade e tocar com categoria na saída de Weverton. Se até então o Palmeiras era melhor e mais perigoso, o gol fez o Flamengo tomar conta da partida e ganhar ainda mais confiança. Tanto que a jogada do segundo gol parte do goleiro Rossi, em lançamento preciso para o campo de ataque. Depois de domínio perfeito, com as costas do pé, Cebolinha viu Arrascaeta entrar na área em velocidade e cruzou no ponto para o uruguaio desviar e superar o goleiro do Palmeiras.
A expectativa após o intervalo era se o Flamengo se manteria consistente ou se por acaso passaria por um novo apagão. Mas logo aos seis minutos, Arrascaeta foi puxado por Gomez, e o Palmeiras ficou com um a menos. Abel Ferreira precisou recompor a defesa já exposta com a saída de seus alas, e o time perdeu em criação, deixando Veiga sobrecarregado. Do outro lado, Arrascaeta podia jogar com mais liberdade diante da mobilidade dos seus companheiros. E a jogada do terceiro gol ilustra bem isso. Foi de pé em pé, da direita para a esquerda, com o uruguaio virando o jogo para Ayrton. Depois, o lateral levantou para Gerson escorar e Pedro tocar de primeira.
Com o resultado consolidado e sem correr riscos, Tite fez alterações interessantes, dando rodagem a Gabigol e Everton Ribeiro, testando Wesley como ponta direita, e retomando o meio com Rodrigo Caio de volante e Victor Hugo, o que deixou Gerson mais adiantado e livre para não se desgastar tanto como aconteceu enquanto esteve recuado, embora tenha desempenhado um ótimo papel. Embora ainda oscile, o Flamengo apresentou uma cara com o novo técnico. E deve apostar nela até o final.
O Globo quarta, 08 de novembro de 2023
BRASLEIRÃO 2023: INTERNACIONAL X FLUMINENSE - ONDE ASSISTIR AO VIVO
Internacional x Fluminense: onde assistir ao vivo ao jogo do Brasileirão
Escalação de Internacional e Fluminense para jogo desta quarta-feira pelo Campeonato Brasileiro
Por O Globo
08/11/2023 04h40 Atualizado há 5 horas
O campeão da Libertadores volta a campo nesta quarta-feira pela 33ª rodada do Brasileirão. O Internacional recebe o Fluminense no Beira-Rio, em Porto Alegre, às 19h, em reedição da semifinal do torneio continental. Com 42 pontos, o Colorado ocupa a 11ª posição da tabela, três colocações e três pontoos abaixo do tricolor carioca. A partida será transmitida ao vivo na TV fechada pelo SporTV e Premiere.
A vitória sobre o Cruzeiro no último final domingo, no Mineirão, fez o Internacional subir posições e aumentar a distância para a zona de rebaixamento, hoje em cinco pontos. O Colorado vem de uma sequência irregular: nas últimas cinco partidas, foram três vitórias — a goleada sobre o Santos por 7 a 1 e a vitória sobre o Vasco em São Januário por 2 a 1, além do Cruzeiro —, um empate com o Atlético-MG e uma derrota, em casa para o Coritiba.
Já o Fluminense tem sua primeira partida como campeão da América. Com um provável time reserva, o time de Fernando Diniz volta a campo apenas para cumprir tabela no Brasileirão, já que já está garantido na Libertadores de 2024 e usa a reta final do torneio como preparação para o Mundial de Clubes, em dezembro.
Onde assistir ao jogo Internacional x Fluminense ao vivo
O jogo entre Internacional e Fluminense será transmitido pelo SporTV e pelo Premiere às 19h desta quarta-feira, 08.
Horário do jogo Internacional x Fluminense
O Internacional é mandante nesta rodada e recebe o Fluminense, no Beira-Rio, em Porto Alegre, para partida às 19h. O jogo, da 33ª rodada do Brasileirão, também pode ser acompanhado online pelos assinantes do Premiere no Globoplay.
Escalação do Internacional
Provável escalação do Internacional: Rochet; Bustos, Vitão, Mercado e Dalbert (Nico); Johnny, Aránguiz, Mauricio e Wanderson; Alan Patrick e Enner Valencia. Técnico: Eduardo Coudet.
Escalação do Fluminense
Provável escalação do Fluminense: Fábio; Guga, David Braz, Nino e Diogo Barbosa; Thiago Santos, Daniel, Leo Fernández e Giovanni (Isaac); Yony González e Cano. Técnico: Fernando Diniz.
Arbitragem de Internacional x Fluminense
Árbitro: Caio Max Augusto Vieira (RN)
Assistente 1: Alessandro Alvaro Rocha de Matos (BA)
Assistente 2: Luis Carlos de Franca Costa (RN)
Quatro árbitro: Roger Goulart (RS)
VAR: Diego Pombo Lopez (BA)
Próximos jogos de Internacional e Fluminense
O Internacional volta aos gramados no próximo sábado (11/11) para enfrentar o Palmeiras, às 21h (de Brasília), na Arena Barueri, pela 33ª rodada. Já o Fluminense, que joga no mesmo dia, vai duelar contra o Flamengo, às 18h30 (de Brasília), no Maracanã.
O Globo terça, 07 de novembro de 2023
BRASILEIRÃO 2023: APÓS VITÓRIA SOBRE O BOTAFOGO, RISCO DE REBAIXAMENTO DO VASCO DESPENCA A VAI A 36%
Após vitória sobre o Botafogo, risco de rebaixamento do Vasco despenca e vai a 36%
Cruz-maltino vem de sequência positiva, com duas vitórias consecutivas, e quer aproveitar o momento na reta final do Brasileirão
Os três pontos conquistados na noite de segunda-veira, ao bater o Botafogo por 1 a 0 no Clássico da Amizade, o Vasco viu seu risco de rebaixamento cair mais de 22%. De 58,4%, índice em que estava após as vitórias de Santos e Goiás, concorrentes na briga para sair do Z4, o número agora está em 36,1%, de acordo com os dados da Bola de Cristal do Brasileirão. A ferramenta foi desenvolvida pelo GLOBO em parceria com a UFMG.
Agora fora da zona de rebaixamento, o Vasco volta a respirar um pouco mais aliviado na tabela, mas ainda terá desafios pela frente. Nas últimas seis rodadas, o cruz-maltino tem três duelos em casa (América-MG, Corinthians e Bragatino) e mais três como visitante (Cruzeiro, Athletico e Grêmio).
O Cruzeiro, que caiu para a 17ª posição, com 37 pontos, ficou com a vaga do Vasco na zona de rebaixamento, mas ainda vê seu risco da degola inferior ao do cruz-maltino. O time mineiro agora tem 24% de chance de voltar à Série B em 2024, enquanto o Bahia, 16º na tabela, tem 31,4%. No Z4, o lanterna América-MG já está matematicamente rebaixado, enquanto o Coritiba se aproxima desse número, com 99.98% de chance. Já o Goiás, 18º colocado, tem 69.1% de probabilidade.
O Globo segunda, 06 de novembro de 2023
BRASILEIRÃO 2023: VASCO X BOTAFOGO - ONDE ASSISTIR AO VIVO
Vasco x Botafogo: onde assistir ao vivo ao jogo do Brasileirão
Escalação de Vasco e Botafogo, que estão em situações distintas no Campeonato Brasileiro, para jogo desta segunda-feira
Por O Globo
06/11/2023 08h49 Atualizado há uma hora
Pressionado para sair do Z4 do Brasileirão, o Vasco, décimo oitavo colocado na tabela, volta a campo nesta segunda-feira e vai enfrentar o líder Botafogo, que busca voltar a vencer após três rodadas e se descolar do Palmeiras, às 19h, em São Januário, no Rio de Janeiro. O jogo Vasco x Botafogo, válido pela 32ª rodada, será transmitido ao vivo na TV fechada pelo Premiere.
O Vasco, que venceu o Cuiabá na rodada passada, viu alguns de seus adversários na luta contra o rebaixamento tropeçarem e depende apenas de uma vitória neste noite para sair do Z4. Já o Botafogo está pressionado com a vitória de todos os seus concorrentes e precisa voltar a vencer para renovar o ânimo e seguir firme na briga pelo título brasileiro.
Onde assistir ao jogo Vasco x Botafogo ao vivo
O jogo entre Vasco e Botafogo será transmitido exclusivamente pelo Premiere às 19h desta segunda-feira, 06.
Horário do jogo Vasco x Botafogo
O Vasco é mandante nesta rodada e recebe o Botafogo em São Januário, no Rio de Janeiro, para partida às 19h. O jogo, da 32ª rodada do Brasileirão, também pode ser acompanhado online pelos assinantes do Premiere no Globoplay.
Escalação do Vasco
Provável escalação do Vasco: Léo Jardim, Paulo Henrique, Maicon, Medel, Lucas Piton, Zé Gabriel, Paulinho, Praxedes, Gabriel Pec, Erick Marcus e Vegetti. Técnico: Ramón Díaz.
Escalação do Botafogo
Provável escalação do Botafogo: Lucas Perri, Di Plácido, Philipe Sampaio, Bastos e Marçal; Danilo Barbosa, Tchê Tchê e Eduardo; Júnior Santos, Victor Sá e Tiquinho Soares. Técnico: Lúcio Flávio.
Arbitragem de Vasco x Botafogo
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistente 1: Danilo Ricardo Simon Manis (Fifa-SP)
Assistente 2: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP)
Quatro árbitro: Bruno Mota Correia (RJ)
VAR: Wagner Reway (Fifa-PB)
Próximos jogos de Vasco e Botafogo
O Vasco só volta aos gramados no próximo domingo (12/11), quando enfrenta o América-MG, às 18h30 (de Brasília), em São Januário, pela 34ª rodada, já que o confronto contra o Cruzeiro, pela 33ª rodada, foi adiado. Já o Botafogo vai jogar contra o Grêmio, na quinta-feira (09/11), às 20h (de Brasília), também em São Januário.
O Globo domingo, 05 de novembro de 2023
DO MARACANÃ ÀS LARANJEIRAS: TORCEDORES DO FUMINENSE FESTEJAM TÍTULO DA LIBERTADORES PELAS RUAS DO RIO
Do Maracanã às Laranjeiras: torcedores do Fluminense festejam título da Libertadores pelas ruas do Rio
Enquanto o elenco comemorava em um restaurante no Jockey Club, os tricolores compartilhavam a euforia de vencer a América
Fogos, sinalizadores e bandeiras verdes, brancas e grenás — as três cores que traduzem tradição — pelas ruas do Rio de Janeiro. Após vencer a Libertadores, a festa dos torcedores do Fluminense não tem hora para acabar, e talvez nunca tenha. Horas após a final, centenas de tricolores eufóricos se reuniram para compartilhar a alegria de vencer a América. Um dos pontos lembrados nessa hora é o Baixo Gávea, na Zona Sul da cidade.
A história da decisão contribuiu para a alegria geral. Uma vitória por 2 a 1 sobre o Boca Juniors, na prorrogação, com o gol de John Kennedy. Tal qual diz uma das músicas que mais ecoam na arquibancada do Flu, ninguém nunca ficou tão "louco da cabeça" como ontem. É o caso do advogado Leonardo Crivano:
— Primeiro, passei nas Laranjeiras. Desculpa, Mário (Bittencourt). Tive que arrancar um tufo de grama de lá, botei no bolso. Vou juntar com os mosaicos e os balões que eu trouxe de Porto Alegre. É o memorial da Libertadores, e isso não tem preço — contou.
Ele também carregava uma réplica de um capacete medieval, em alusão ao time de guerreiros, comprado pela mãe em uma feira, e que ele nunca imaginou quando usaria. No Maracanã, o artefato não pôde entrar, mas Leonardo deixou em um bar próximo.
Além disso, a memória pessoal também foi carregada pelo advogado, com a camisa que o padrasto, falecido em 2019, que ia a todos os jogos do Fluminense com ele, sempre usava. Em punho, uma das bandeiras que inundaram o setor Sul, e não era nem um pouco difícil de se ver pelas ruas da cidade nessa madrugada.
Igualmente, a famosa máscara de urso de John Kennedy, herói da campanha e do título, estava pendurada na cabeça de muitos tricolores. Para Luisa Pitta, de 12 anos, o camisa 9 é seu nome mais querido no elenco, agora campeão da América.
— Foi meu primeiro (ídolo). Quando ele não era muito popular, estava na reserva, eu gostava. Falava: "Bota o John Kennedy. Bota o John Kennedy". Agora... nossa... — disse a menina.
A máscara foi comprada pelo pai, o empresário Pablo de Lima, no último Dia das Crianças. Luisa ainda nem era nascida em 2008, no vice-campeonato da Libertadores para a LDU, mas seu pai lembra até hoje do trauma.
— Quem viveu aquilo, agora vai dormir aliviado. Foram 15 anos sofridos, pensando como se fosse o pior dia da vida. Mas foi um momento importante para a torcida do Fluminense. Um movimento que cresceu e que veio de lá. Fechou a ferida — disse o pai.
— A ferida dele abriu há 15 anos. Eu não sei como foi o sentimento. A minha abriu às 17h e fechou às 19h! — brincou a filha.
A família toda estava junta para comemorar. A mãe, a professora Ana Paula Pitta, também se lembra daquele título perdido em 2008. O casal ainda estava namorando quando, no seu aniversário (25 de junho), assistiram juntos à derrota na partida de ida para os equatorianos. O resultado de ontem deixou a família em paz, como estão tantos outros tricolores.
Nesta madrugada, o elenco do Fluminense também teve seu momento de comemoração. Após sair do Maracanã com a taça da Libertadores na bagagem, no fim da noite, o grupo foi a uma festa no Jockey Club, ao lado do Baixo Gávea, festejar em um restaurante. O que importa é que o Flu conseguiu vencer a América, e a celebração será eterna.
O Globo sábado, 04 de novembro de 2023
FLUMINNSE X BOCA: O SONHO DE UNS E O PESADELO DE OUTROS
Fluminense x Boca: o sonho de uns é o pesadelo de outros
Nada nunca está seguro nem garantido; enquanto a bola rolar tem jogo, os exemplos são incontáveis e fazem parte da história do futebol
Por Nelson Motta
04/11/2023 03h40 Atualizado há 4 hora
Saudações tricolores! Já comecei a contagem regressiva movido a dopamina máxima do sonho ao alcance das mãos. Estou em modo TPL máxima (Tensão Pré-Libertadores), agora quando escrevo faltam exatamente 22 horas e 32 minutos para a bola rolar. O que fazer com todo esse tempo? Com sorte, oito horas de sono, talvez sonhos (ou pesadelos) já diminuem para 14 intermináveis horas até o juiz apitar e o coração disparar.
Meu coração tricolor deu grande prova de força e resistência quando, no dia seguinte de um infarto, assistiu no CTI do Copa Star o jogo contra o Inter, aos berros, sim, mas com ótima performance cardíaca, reforçada por dois stents. Está totalmente liberado para a final, à disposição do professor.
Falta-me, faltaria a qualquer um, a eloquência de um Nelson Rodrigues para a crônica da véspera da batalha final, épica, naturalmente, sujeita às surpresas e viradas e contra-viradas e absurdos que fazem a graça e a paixão do futebol. Não, não há piedade nem justiça no futebol. Nem sempre o melhor vence, nem sempre quem joga pior perde, nem sempre o resultado faz justiça ao jogo, aos erros de arbitragem, aos conflitos, uma expulsão, “tudo muda o tempo todo no mundo”, como diz a canção, e também no futebol.
Nada nunca está seguro nem garantido. Enquanto a bola rolar tem jogo, os exemplos são incontáveis e fazem parte da história do futebol. E de seus momentos épicos e gloriosos.
E tenebrosos. Sim, eu estava no Maracanã em 1976, na semi do Brasileirão contra o Corinthians, quando a torcida alvinegra invadiu o Rio de Janeiro e ocupou mais da metade do estádio antes da torcida do Fluminense chegar. Sob chuva torrencial, que nivelou o jogo por baixo, a fabulosa “Máquina Tricolor” sucumbiu diante de um time tecnicamente muito inferior, mas guerreiro e apoiado pela torcida, que tomou o primeiro gol mas empatou e levou o jogo aos pênaltis. E venceu. Eliminando a Máquina até então invencível com seu futebol-espetáculo de Rivellino, Paulo César Caju, Carlos Alberto Torres, Félix, Pintinho, Narciso Doval, Edinho, Dirceu, e outros craques da seleção, contra o Timão de Geraldão, Ruço, Vaguinho e Vladimir. Foi uma dura lição no orgulho e no excesso de auto confiança, talvez, ou apenas coisas do futebol e de sua caixinha de surpresas. O sonho de uns é o pesadelo de outros.
Também estava no Maracanã, já com meus netos, naquela noite trágica de 2008 contra a LDU quando perdemos nos pênaltis, depois de dominar o jogo, com a vitória ao alcance da mão, ou dos pés. No ano seguinte, Fred, o capitão, o goleador, foi expulso justo no momento decisivo. E o sonho virou pesadelo.
Basta um momento de distração, um passe errado, uma quebra da concentração, um apagão até, para o jogo virar. É por isso que amamos futebol, um jogo de arte, guerra e estratégia em que a única certeza é que não ha certezas. Vai Fluzão!
O Globo sexta, 03 de novembro de 2023
FINAL DA LIBERTADORES: A QUE HORAS E ONDE ASSISTR AO JOTGO BOCA JUNIORS X FLUMINENSE
Final da Libertadores: que horas e onde assistir ao jogo Boca Juniors x Fluminense
Escalação de Boca Juniors e Fluminense para a final da Libertadores, neste sábado
Por Redação do GLOBO — Rio de Janeiro
03/11/2023 04h00 Atualizado 03/11/2023
Pela grande decisão da Copa Libertadores da América, Boca Juniors e Fluminense se enfrentam neste sábado, às 17h, no Maracanã, no Rio de Janeiro. O jogo Boca Juniors x Fluminense, válido pela final da Libertadores, será transmitido ao vivo pela TV Globo e pelo canal de TV fechada ESPN.
O Boca Juniors chega para essa partida com uma vitória, dois empates e duas derrotas nos últimos cinco jogos. Por sua vez, o Fluminense vem de uma vitória, um empate e três derrotas nesta sequência, todas pelo Campeonato Brasileiro. Na Libertadores, enquanto os argentinos eliminaram o Palmeiras na semifinal, o tricolor eliminou o Internacional.
Onde assistir ao jogo Boca Juniors x Fluminense ao vivo
O jogo entre Boca Juniors e Fluminense será transmitido pela TV Globo e pela ESPN, às 17h deste sábado, 4.
Horário do jogo Boca Juniors x Fluminense
Boca Juniors e Fluminense jogam em campo neutro, no Maracanã, no Rio de Janeiro, para partida às 17h. O jogo, pela final da Libertadores, também pode ser acompanhado online pelo Globoplay.
Escalação do Boca Juniors
Provável escalação do Boca Juniors: Sergio Romero; Advíncula, Figal, Valentini e Fabra; Medina, Pol Fernández, Equi Fernández e Barco; Merentiel e Cavani. Técnico: Jorge Almirón.
Escalação do Fluminense
Provável escalação do Fluminense: Fábio; Samuel Xavier, Nino, Felipe Melo e Marcelo. André e Ganso; Jhon Arias, Keno, John Kennedy e Cano. Técnico: Fernando Diniz.
Arbitragem de Boca Juniors x Fluminense
Árbitro: Wilmar Roldán (Colômbia)
Assistente 1: Alexander Guzman (Colômbia)
Assistente 2: Dionisio Ruiz (Colômbia)
VAR: Juan Lara (Chile)
O Globo sexta, 03 de novembro de 2023
BRASILEIRÃO 2023: VASCO VENCE O CUIABÁ POR 2 A 0, MAS PARMANECE NA Z4
Análise: Orellano, rodada e confiança para o clássico são as boas notícias do Vasco após vitória sobre o Cuiabá
Time sofreu com pressão na Arena Pantanal, mas evitou nova frustração com ajuda de golaço do argentino. Agora, segue muito vivo na briga pela permanência
Os quase 30 minutos de pressão do Cuiabá no segundo tempo certamente gelaram a espinha do torcedor cruz-maltino que assistia ao que seria a vitória do Vasco por 2 a 0 sobre o time mato-grossense, em plena Arena Pantanal. Mas a tarde não seguiu o mesmo roteiro do empate contra o Goiás, na rodada passada — terminando ainda com um golaço de Orellano — e o cruz-maltino volta ao Rio vivo na briga contra o rebaixamento e com um pouco mais de confiança para o clássico contra o Botafogo, na próxima segunda-feira, em São Januário.
A rodada também ajudou muito. Agora, o time tem 34 pontos, a três dos primeiros clubes fora da zona de rebaixamento, Cruzeiro — que perdeu para o São Paulo — e Santos. O próprio Goiás, derrotado Bragantino, voltou a ser ultrapassado, com o Vasco assumindo a 17ª colocação. Independente das condições, o triunfo na Arena Pantanal foi vital para manter curta a distância para fora do Z4 a sete rodadas do fim do Brasileirão.
— Estamos lutando e vamos lutando até o final. Essa vitória vai dar confiança até o último jogo. Vai ser difícil para todos os adversários que nos enfrentarem, porque vamos dar a vida — afirmou o técnico Ramón Díaz após a partida.
Sem Vegetti, seu principal jogador de ataque, suspenso após expulsão contra o Goiás, o Vasco penou sem um atacante com perfil de referência no jogo aéreo. O também centroavante Sebastián Ferreira, escolhido como substituto, não fazia bom jogo até a participação no primeiro gol, que foi seu último ato na partida.
Ramón optou por iniciar sem Payet entre os titulares e com dois pontas de velocidade, Gabriel Pec e Erick Marcus. O que se viu foi um festival de cruzamentos sem muito perigo, que normalmente iam de um lado a outro. Nesse cenário, Ferreira pouco aparecia, com dificuldades para impor presença na área. O cruz-maltino também sentiu falta de Léo, barrado para a entrada de Maicon, e perdeu poder de saída de bola.
Foi um primeiro tempo muito ruim das duas equipes, que sofreram com o calor e pouco conseguiram criar ou aplicar intensidade.
O gol do Vasco, no início do segundo tempo, envolveu Praxedes e Sebas Ferreira. O meia chutou mascado uma rebatida da defesa do Cuiabá e acabou encontrando o atacante paraguaio, que acertou a trave. No rebote, Gabriel Pec encerrou um jejum que durava desde setembro para a abrir o placar. O lance ficou marcado por uma checagem confusa do VAR, que levou cinco minutos e exibiu ângulos pouco claros. A conclusão foi que Pitta dava condição a Sebastián na jogada.
Após o gol, mesmo com as entradas de Payet e de Alex Teixeira, o Vasco mostrou que a frustração em Goiânia ainda fazia eco e foi empurrado para trás pelo Cuiabá, que abusou das jogadas aéreas, enquanto o cruz-maltino tinha dificuldades para contra-atacar.
A outra boa notícia veio no último contra-golpe vascaíno. Orellano, contratação mais cara da temporada e que vinha em péssimo momento, de críticas e perda de espaço, deu a volta por cima. Fez um golaço, tirando três defensores do Cuiabá de uma vez da jogada e marcando seu primeiro gol pelo clube.
O Globo quinta, 02 de novembro de 2023
BRASILEIRÃO 2023: O MILAGRE DE ENDRICK - ATACANTE É DESTAQUE NA EUROPA AÓS VIRADA DO PALMEIRAS CONTRA O BOTAFOGO
'O milagre de Endrick': atacante é destaque na Europa após virada do Palmeiras contra o Botafogo
A imprensa europeia se rendeu ao talento do atacante Endrick na vitória do Palmeiras contra o Botafogo, na noite desta quarta-feira, pelo Brasileirão. O atleta de 17 anos foi o protagonista do alviverde na virada contra o líder do campeonato. A partida terminou 4x3 para a equipe paulista, após o verdão ter ido para o intervalo perdendo por 3x0.
Endrick marcou dois gols na partida. O jovem ainda participou da jogada que resultou no empate. Ele cruzou a bola para Gustavo Gomez escorar de cabeça e deixar Flaco Lopez livre para igualar o placar. Minutos depois, Murilo fez o gol da vitória para o Palmeiras.
O jornal Marca classificou a virada alviverde como o "milagre de Endrick". A publicação afirmou que o atacante palmeirense "eclipsou o líder Botafogo com dois gols na vitória do Palmeiras", em uma "noite de sonho".
"Endrick marcou os dois primeiros gols do Verdão em jogadas individuais que inspiraram o restante do time a conquistar a vitória heroica", afirma o Marca.
Outra publicação espanhola, o diário As, publicou matéria na qual afirma que o jovem atacante "desencadeou a loucura" entre os torcedores do Palmeiras. "Endrick marcou dois gols fantásticos e também criou o terceiro do seu time para empatar uma desvantagem de 3-0. Uma grande exibição no momento mais necessário para o Palmeiras, que acabou vencendo uma partida em que em alguns momentos foi derrotado", diz o texto.
No jornal Mundo Deportivo, a reportagem afirma que os "dois grandes gols Endrick que emocionam o Real Madrid". O brasileiro foi vendido ao clube espanhol por cerca de R$ 400 milhões e deve chegar ao clube de Madrid assim que completar 18 anos, em julho de 2024.
Na França, o site esportivo 90 min afirmou que o Real Madrid está "exultante após magnífica atuação de Endrick no Palmeiras". A reportagem narra que Endrick "foi um dos grandes arquitetos da reviravolta do seu time com uma dobradinha (de gols)" e um exibição que encantou os madrilenhos.
O jornal O Jogo, de Portugal, afirmou que "Endrick foi a figura de proa da equipa comandada por Abel Ferreira". E destacou o fato de o atacante ter assumindo a responsabilidade do momento em que o time tentava reverter o placar adverso. Dá a bola em mim, toca para mim", disse o jogador.
O Globo quarta, 01 de novembro de 2023
BRASILEIRÃO 2023: CORINTHIANS X ATHLETICO - ONDE ASSIAS AO VIVO, NESTA QUARTA-FEIRA
Corinthians x Athletico: onde assistir ao vivo ao jogo do Brasileirão
Escalação de Corinthians e Athletico para o jogo do Campeonato Brasileiro desta quarta-feira
Após o empate contra o Santos, o Corinthians, que busca se distanciar da zona de rebaixamento do Brasileirão, volta a campo nesta quarta-feira e vai enfrentar o Athletico, que está na briga pelo G6, às 19h, na Neo Química Arena, em São Paulo. O jogo Corinthians x Athletico, válido pela 31ª rodada, será transmitido ao vivo na TV fechada pelo Premiere.
O Corinthians está invicto desde a 25ª rodada do Brasileirão, mas de lá para cá são quatro empates e apenas uma vitória, ou seja, apenas sete pontos conquistados em 15 disputados. O Athletico também está sem perder há cinco jogos, mas ganhou uma partida a mais que o Timão, são nove pontos conquistados em 15 disputados.
Onde assistir ao jogo Corinthians x Athletico ao vivo
O jogo entre Corinthians e Athletico será transmitido exclusivamente pelo Premiere às 19h desta quarta-feira, 01.
Horário do jogo Corinthians x Athletico
O Corinthians é mandante nesta rodada e recebe o Athletico na Neo Química Arena, em São Paulo, para partida às 19h. O jogo, da 31ª rodada do Brasileirão, também pode ser acompanhado online pelos assinantes do Premiere no Globoplay.
JOGOS DE HOJE DA 31ª RODADA DO BRASILEIRÃO - QUARTA-FEIRA, 01/11:
Flamengo x Santos
Corinthians x Athletico
Internacional x América-MG
Coritiba x Grêmio
Botafogo x Palmeiras
Atlético-MG x Fortaleza
Escalação do Corinthians
Provável escalação do Corinthians: Cássio; Bruno Méndez (Fagner), Gil, Lucas Veríssimo e Matheus Bidu; Maycon, Roni, Renato Augusto e Giuliano (Ruan); Pedro e Yuri Alberto. Técnico: Mano Menezes.
Escalação do Athletico
Provável escalação do Athletico: Bento; Cacá, Thiago Heleno e Esquivel; Cuello, Fernandinho, Erick e Canobbio; Vitor Bueno, Zapelli e Pablo. Técnico: Wesley Carvalho
Na próxima rodada, o Corinthians vai encarar o Bragantino, no domingo (05/11), às 16h (de Brasília), no Nabi Abi Chedid. Já o Athletico visita o Palmeiras, no sábado (04/11), às 21h30 (de Brasília), no Allianz Parque.
O Globo terça, 31 de outubro de 2023
BRASILEIRÃO 2023: BAHIA X FLUMINENSE - ONDE ASISTIR AO VIVO
Bahia x Fluminense: onde assistir ao vivo ao jogo do Brasileirão
Escalação do Bahia, que quer fugir do rebaixamento, e do Fluminense, que busca vaga na Libertadores via Campeonato Brasileiro, para jogo desta terça-feira
Por O Globo
31/10/2023 04h00 Atualizado 31/10/2023
Querendo se afastar do Z4 do Brasileirão, o Bahia, 15º colocado, enfrenta o Fluminense, que atualmente ocupa a oitava posição na tabela, nesta terça-feira, às 19h, na Fonte Nova, em Salvador. O jogo Bahia x Fluminense válido pela 31ª rodada será transmitido ao vivo na TV fechada pelo canal Premiere.
O Bahia chega para essa partida com duas derrotas e três vitórias nos últimos cinco jogos. Por sua vez, o Fluminense vem de uma derrota para o Atlético-MG, uma vitória contra o Goiás, e duas derrotas e um empate anteriores.
Onde assistir ao jogo Bahia x Fluminense ao vivo
O jogo entre Bahia e Fluminense será transmitido pelo canal Premiere às 19h desta terça-feira, 31.
Horário do jogo Bahia x Fluminense
O Bahia é mandante nesta rodada e recebe o Fluminense na Fonte Nova, em Salvador, para partida às 19h. O jogo, da 31ª rodada do Brasileirão, também pode ser acompanhado online pelo Globoplay.
Escalação do Bahia
Provável escalação do Bahia: Marcos Felipe; Gilberto, Kanu, Gabriel Xavier (Vitor Hugo) e Camilo Cándido; Rezende, Yago Felipe e Thaciano; Cauly, Biel e Everaldo. Técnico: Rogério Ceni.
Escalação do Fluminense
Provável escalação do Fluminense: Vitor Eudes; Guga, David Braz, Felipe Andrade e Alexsander; Thiago Santos, Daniel, Leo Fernández e Giovanni (Isaac); Yony González e Lelê. Técnico: Fernando Diniz.
Arbitragem de Atlético-MG x Fluminense
Árbitra: Edina Alves Batista (Fifa-SP)
Assistente 1: Fabrini Bevilaqua Costa (Fifa-SP)
Assistente 2: Evandro de Melo Lima (SP)
VAR: Thiago Duarte Peixoto (SP)
O Globo segunda, 30 de outubro de 2023
BRASILEIRÃO 2023: BOTAFOGO PERDE PARA O CUIABÁ, E CHANVCE DE TÍTULO CAI 10 PONTOS PERCENTUAIS
Após perder para o Cuiabá, chance de título do Botafogo cai 10 pontos percentuais
Derrota na noite de domingo, no Nilton Santos, acendeu alerta para a reta final do Brasileirão
A oito rodadas do final da competição, o Botafogo, que lidera a tabela desde a 5ª rodada, ainda não consegue engatar uma sequência de vitórias para garantir um respiro na reta final do Brasileirão. A derrota para o Cuiabá por 1 a 0, sofrida na noite de domingo no Nilton Santos, fez as chances de título do alvinegro caírem para 80,2%. Os números são da Bola de Cristal do Brasileirão, ferramenta desenvolvida pelo GLOBO em parceria com a UFMG.
Com apenas três vitórias no segundo turno do Brasileirão — em 10 jogos, o Botafogo tem também três empates e quatro derrotas —, a vantagem de 13 pontos caiu para apenas seis ao final da 30ª rodada. O Botafogo tem ainda um jogo a menos do que o vice-líder, Palmeiras, com a partida contra o Fortaleza marcada para acontecer em novembro, durante a Data Fifa. Nesta quarta-feira, as equipes se enfrentam no Nilton Santos em confronto decisivo.
Apesar de estar em terceiro lugar, o Bragantino é o segundo clube com mais chances de conquistar o título, com 8,6%. O vicce-líder Palmeiras aparece na sequência, com 5,7% de probabilidade, seguido de Flamengo (2,6%) e Grêmio (1,7%). Na Libertadores, o Botafogo já está praticamente garantido, com 99,97% de chance de conseguir a pontuação necessária para conquistar a classificação.
O Globo domingo, 29 de outubro de 2023
TÊNIS: BIA HADDAD É CAMPEÃ NO WTA ELITE TROPHY
Bia Haddad é campeã do WTA Elite Trophy e subirá oito posições no ranking mundial
Brasileira também faturou R$ 3 milhões em premiação do torneio realizado na China
Por O Globo
29/10/2023 09h32 Atualizado há 14 minutos
Após se tornar a primeira brasileira semifinalista de Grand Slam desde Maria Esther Bueno, Bia Haddad Maia teve mais uma grande conquista em sua carreira. Na manhã deste domingo, a brasileira de 27 anos venceu a tenista chinesa Qinwen Zheng por 2 sets a 0 (com parciais de 7/6 e 7/6), em 2h50 de partida, e se sagrou campeão do WTA Elite Trophy, em Zhuhai, na China.
O WTA Elite Trophy é um torneio que reune as 11 jogadoras que não se classificaram para o WTA Finals — competição que abrange as oito melhores colocadas no ranking WTA — e mais uma convidada, em formato de grupos e finais. O torneio serve como uma oportunidade para a tenista se aproximar do top 10 no final da temporada.
Com o resultado, Bia Haddad somou 700 pontos no ranking mundial da WTA e subirá da 19ª para 11ª posição, apenas uma abaixo da melhor marca da carreira. Este é seu terceiro título de simples da WTA — a brasileira já conquistou os 250 em Nottingham e Birmingham em junho de 2022 —, o mais relevante de todos e o primeiro da temporada.
A brasileira fechou sua campanha no WTA Elite Trophy com quatro vitórias, todas em dois sets. Ela derrotou Madison Keys (11ª no ranking), Caroline Garcia (20ª), Daria Kasatkina (17ª) e Qinwen Zheng (18ª). Com o título, Bia Haddad faturou o valor de 605 mil dólares (cerca de R$ 3 milhões) em premiação.
No primeiro set da partida deste domingo, a brasileira correu atrás do placar e venceu um longo tie-break após 1h25 de parcial. Bia Haddad foi a primeira a ser quebrada e viu sua adversária abrir 4-2 no placar, mas, apesar da desvantagem, ela venceu os três games seguintes e, sem mais nenhuma quebra, a definição foi ao tie-break, onde terminou 13-11 para a brasileira.
Por outro lado, Bia Haddad, no set seguinte, saiu na frente e chegou a liderar o placar por 3/1, mas viu Zheng devolver uma quebra e ensaiar uma reação. Com as duas tenistas confirmando seus saques, o jogo novamente foi definido no tie-break, onde a paulistana saiu atrás perdendo por 2/0, mas aproveitou uma dupla falta e dois erros da rival para fazer quatro pontos seguidos e caminhar a passos largos para fechar em 7-4.
O Globo sábado, 28 de outubro de 2023
PAN-AMERICANO DE SANTIAGO-2023: BOXE, COM SELEÇÃO PERMANENTE, LEVA 12 MEDALHAS
Boxe, com seleção permanente, leva 12 medalhas em Santiago e técnico fala sobre reconhecimento: "Não seremos como a ginástica"
Mateus Alves comemora recorde de medalhas e de ouros em uma mesma edição de Jogos Pan-americanos, foram nove; ele porém acha que a visibilidade dada aos atletas não acompanha às conquistas
O boxe praticamente gabaritou nos Jogos Pan-americanos de Santiago-2023. De 13 categorias, entre os naipes feminino e masculino, foi ao pódio em 12. Bateu o recorde de medalhas e de ouros. Nas nove finais disputadas nesta sexta-feira, ganhou quatro. É a modalidade do Brasil com maior destaque da competição até aqui, ao lado da ginástica artística (14 medalhas, porém em mais disputas).
O boxe, no entanto, teve aproveitamento de 92,3%, classificou nove atletas para Paris-2024 e terminou em primeiro lugar no quadro de medalhas da modalidade (quatro ouros, cinco pratas e três bronzes), à frente dos EUA (seis no total, duas de cada cor) e Cuba (quatro, sendo duas de ouro, uma de prata e uma de bronze). Diferentemente da ginástica, as disputas do boxe se deram entre os melhore das Américas, sem times B ou desfalques. É uma façanha e tanto.
Em Tóquio-2020, o boxe já havia sido destaque para o país, com três medalhas, ao lado do skate e natação. Mas, Mateus Alves, treinador chefe da seleção permanente de boxe, não se ilude e diz que o reconhecimento não mudará.
— A mudança que gostaria é em relação ao reconhecimento e visibilidade para os atletas. Infelizmente temos de aceitar que não mudará, que não vamos ser como outros esportes como a ginástica— lamenta Mateus, que diz que não há milagre para a enxurrada de medalhas. — Isso aqui é esporte profissional e existe um processo. É preciso treinar, ter disciplina, rotina, constância, gastar dinheiro, investir. Ou não tem medalha. Não existe conto de fada, treino no quintal e pódio.
Ontem, teve show das mulheres: Beatriz Ferreira (60kg), Caroline Almeida (50kg), Jucielen Romeu (57kg) e Barbara Santos (66kg) conquistaram o ouro. Os medalhistas de prata foram: Tatiana Chagas, Keno Marley (92kg) e Wanderley Pereira (80kg). Contundidos, Michael Douglas (51kg) e Abner Teixeira (92kg) não fizeram suas lutas e ficaram em segundo. Os bronzes foram para Luiz Oliveira (57kg), Yuri Falcão (63,5kg) e Viviane Pereira (75kg).
— Nossa equipe feminina é monstruosa, fiquei muito satisfeito. Hoje, o Brasil e a Colômbia são as potências nas Américas no feminino. Os EUA, que tiveram três gerações que não tinha como ganhar, estão em entressafra. Mas faltou o ouro no masculino e isso está me mantando. Só me falta essa medalha como treinador — comenta Mateus, que, no entanto, não se arrepende de ter cortado os dois atletas contundidos de suas finais.
A marca anterior do boxe em Pans era de nove pódios, em São Paulo-1963, época em que era a modalidade era exclusiva masculina. Em Lima-2019, o Brasil havia conquistado cinco medalhas (um ouro, três pratas e um bronze).
Beatriz, a estrela da seleção feminina, afirma que além do trabalho, os atletas da seleção têm mentalidade vencedora, "querem chegar lá". Também chamou a atenção para a união do grupo. Nesta sexta-feira, a seleção inteira, incluindo a comissão técnica, comemorou o excelente desempenho em cima do ringue e com megafone. Ela disse que finaliza suas participações em Pan-americanos com chave de ouro:
— Estamos treinando muito, nos dedicando. Está todo mundo querendo ir para Paris e comer croissant. O segredo é esse: treino e dedicação — diz a atleta, que após Paris-2024 se dedicará aos boxe profissional. — A gente treina junto, mora junto. Por isso que eu falo que se um consegue, todos conseguirão.
Seleção permanente
Mateus lembra que desde 2009, com a introdução da seleção permanente, há três ciclos olímpicos, o Brasil já ganhou sete medalhas olímpicas e 12 em Mundiais. Londres-2012, com três, quebrou tabu de 44 anos. A última tinha sido em México-1968, com Servílio de Oliveira (bronze).
Os integrantes da seleção moram em São Paulo, em seis casas. Antes, a seleção se reunia para as competições internacionais por meio de convocação.
— Á época se criticou a introdução de equipe permanente. Mas é assim que se tem resultado, com atletas e comissão técnica fixos. Não tem boxe em clube, Sogipa, Flamengo, Minas ou Pinheiros. A modalidade não está no rol do Ministério da Educação, dos Jogos da Juventude. Quem está aqui é filho ou filha de boxeador ou treinador, de projetos sociais ou de algum programa de Prefeitura. Essa é a realidade e tudo bem.
Caroline disse que há dois anos, desde que entrou na seleção permanente, sua carreira deslanchou. Além do ouro em Santiago, obteve bronze mundial e prata no sul-americano.
— Estou em uma escada subindo e o topo será Paris — fala a campeã, que elogia o treinador: — O Mateus consegue unir toda a equipe e ao mesmo tempo tirar o atleta da zona de conforto.
Aos 31 anos, Tatiana disse que a seleção permanente mudou sua vida financeira e sua motivação. Ela quase parou de lutar quando duas academias em que treinava fecharam.
— Quando recebo um 'não' é que fico mais forte — diz a medalhista — Espero que depois deste Pan, a gente seja abraçado, reconhecido. É muito esforço, sabe? A seleção mudou minha vida financeira mas principalmente minha vontade. Eles acreditam no meu sonho. E Paris está aí.
Luiz Oliveira, o Bolinha, espera que o desempenho histórico do boxe em Santiago-2023 ajude a mudar essa dinâmica:
— Infelizmente o Brasil não olha muito para o boxe, mas não sei agora. Estamos fazendo o boxe crescer há alguns anos, então espero que olhem mais para a gente — sonha Bolinha, que mesmo neto de Servílio, não conheceu caminhos "encurtados" — O fato do meu avô ter sido medalhista olímpico não me facilitou em nada, apesar da história da minha família ser motivo de orgulho. O que me fez chegar até aqui foi trabalho, estrutura e disciplina. E o que nunca faltou foi amor ao que faço.
*A repórter viaja a convite da Panam Sports
O Globo sexta, 27 de outubro de 2023
BRASILEIRÃO 2023: VASCO PERDE PARA O INTER E PERMANECE NA ZONA DE REBAIXAMENTO
Em noite ruim contra o Inter, Vasco paga preço de poucas opções com permanência no Z4
Time de Eduardo Coudet explora bem as falhas e apunhala o cruz-maltino quando vivia bons momentos nos dois tempos
Oscilação é um fator natural no futebol, principalmente na situação do Vasco, com uma equipe reformulada no segundo semestre e que a cada rodada pisa em ovos na luta contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Mas a lição que a derrota por 2 a 1 para o Internacional, ontem, em São Januário, deixa é que a falta de opções para mudar o jogo cobra o seu preço.
O que fazer em uma partida em que Vegetti fica isolado no ataque? Que Paulinho, peça mais regular no meio-campo, tem atuação irregular? Que as pontas, em que se alternam Gabriel Pec e Payet, têm dificuldades para tornar claras as jogadas? O Vasco já tinha poucas respostas no banco de reservas, e a situação ficou ainda pior com as lesões de Rossi e Marlon Gomes, fora do clássico e do confronto de ontem diante dos gaúchos. Contra o Flamengo, o time compensou com uma ótima e intensa atuação. Ontem, pagou esse preço perdendo uma chance de sair do Z4.
Dois expulsos
Isso porque, o Goiás, adversário de domingo em confronto direto na Serrinha, havia perdido para o Fluminense. Bastava uma vitória para deixar a zona de rebaixamento, que não veio. E se a presença da dupla lesionada não é certeza em Goiânia, a expulsão de Paulinho no fim do jogo de ontem tornou a situação ainda pior. O segundo amarelo também aplicado a Erick Marcus, em decisão rigorosa de Luiz Flávio de Oliveira, também encerra uma opção de mudança antes mesmo dela ser cogitada para a próxima partida. De qualquer forma, Ramón Díaz sinalizou mexidas.
— Agora temos confrontos diretos, com o Goiás temos que duelar, temos que mostrar a hierarquia que tivemos nesses dois jogos. Temos que manter a tranquilidade, competir, prepara-se bem rapidamente e se recuperar rápido. É uma partida decisiva. Na próxima partida, nós vamos replanejar a equipe que vai jogar porque precisamos fazer os pontos — afirmou o técnico após a partida.
O jovem, que entrou na ponta esquerda, foi o grande destaque do fim do segundo tempo em que o Vasco pressionou o Inter, que optou em preservar seus melhores jogadores em campo e acabou acuado.
Foi de Erick, insinuante e afiado no drible, o cruzamento para encontrar Alex Teixeira, como um centroavante, dentro da área e diminuir o placar, já aos 39 minutos do segundo tempo. O jogador de 33 anos, pouco aproveitado desde a chegada de Ramón Díaz, foi a segunda boa aposta da noite do técnico. Havia entrado em apenas dois jogos (Palmeiras e Santos) desde agosto.
Esses minutos finais de pressão foram o melhor momento de um Vasco que até fez bom segundo tempo. Levou gol em falha defensiva quando vinha bem na partida. Léo perdeu dividia para Enner Valencia na defesa e viu a bola ir de Bustos para o equatoriano fazer 2 a 0.
Minutos antes, o time havia chegado muito perto de empatar com Vegetti, parado em grande defesa de Rochet.
Golaço e abalo
A primeira etapa teve um desenho muito claro. O Inter soube resistir aos primeiros minutos de intensidade e pressão do Vasco, jogou melhor e de forma mais inteligente para dar a punhalada certeira em um lindo gol: uma cavadinha de Alan Patrick na entrada da área que deixou Maurício na cara de Léo Jardim. A dupla já vinha infernizando a defesa vascaína nos contra-ataques. Especialmente Maurício, em grande noite no um contra um.
A equipe cruz-maltina, que normalmente reage bem a cenários complicados, claramente se abalou. A partir daquele momento, o time se perdeu: foram falhas técnicas e de posicionamento em profusão, que deixaram o Inter à feição de ampliar. Enner Valencia chegou a fazer no rebote em boa jogada de Maurício, mas estava impedido. O próprio equatoriano ainda botou Léo Jardim para trabalhar pouco antes do intervalo.
Agora, o cruz-maltino tem mais nove rodadas para seguir remando. O objetivo segue alcançável, mas depois de apenas quatro pontos conquistados em quatro jogos seguidos no Rio, tem pela frente uma sequência complicada: dois confrontos consecutivos longe de seus domínios, contra Goiás e Cuiabá, depois faz o clássico diante do Botafogo e pega o Cruzeiro em Belo Horizonte. A boa notícia é que deve enfrentar o alvinegro em São Januário, aguardando apenas autorização oficial.
O Globo quinta, 26 de outubro de 2023
BRASILEIRÃO 2023: FLAMENGO SOFRE TRÊS GOLS EDEZ MINUTOS,PERDE PARA O GRÊMIO E CAIPARA A QUARTA COLOCAÇÃO
Flamengo sofre três gols em dez minutos, perde para o Grêmio e cai para a quarta colocação
Alterações no segundo tempo foram fundamentais para a vitória de 3 a 2 do tricolor gaúcho
Por Redação do GLOBO — Rio de Janeiro
25/10/2023 23h38 Atualizado há 10 horas
A derrota do Bragantino fez o Flamengo entrar em campo com a consciência de que, caso vencesse o Grêmio no Sul, chegaria à segunda colocação e, a seis pontos do Botafogo, jogaria a pressão para cima do rival. Mas o que aconteceu foi o oposto. Com um apagão na segunda etapa, o rubro-negro sofreu três gols em dez minutos, foi derrotado por 3 a 2 e caiu para o quarto lugar.
Já o Grêmio, que vinha de jejum de quatro jogos sem vencer, voltou ao G6 com 47 pontos.
No melhor estilo Tite, o Flamengo fez uma primeira etapa sem sofrer grandes sustos. Com um meio campo técnico, de bom toque de bola, o rubro-negro começou a partida envolvendo o Grêmio.
Mas aos poucos Renato Gaucho conseguiu fazer com que o Grêmio melhorasse. Com um esquema de três zagueiros, o treinador deixava um fixo e outro na sobra de Pedro, e permitia que outro, geralmente Bruno Alves, subisse para apertar os meias. A estratégia até funcionou, mas a falta de poder ofensivo limitou o tricolor.
Com o jogo truncado, o Flamengo conseguiu chegar ao gol em contra-ataque. Cebolinha recebeu aberto pela esquerda, levou a melhor em duelo com Geromel e, com um pouco de sorte após bote de Villasanti, deu lindo corte em Grando e Kannemann e abriu o placar.
Mas o que parecia tranquilo ser um jogo tranquilo para o Flamengo se tornou uma enorme dificuldade com as alterações feitas pelos dois treinadores. Logo no intervalo, Tite sacou Pulgar para entrar com Éverton Ribeiro, e depois colocou Bruno Henrique e Gabigol em campo. Já Renato Gaúcho desfez o esquema de três zagueiros e colocou os jovens Ferreirinha, André e Nathan.
Em uma de suas primeiras jogadas em campo, Bruno Henrique errou passe no meio e deu nos pés de Villasanti. O meia tocou para Ferreirinha que, após tabelar com o paraguaio, saiu cara a cara com Rossi para empatar a partida.
Em seguida, após apagão rubro-negro, o Grêmio marcou duas vezes em cinco minutos e ampliou a vantagem. Primeiro Cristaldo venceu duelo com Gerson no pé de ferro e tocou para André Henrique virar a partida. Depois, Reinaldo cobrou lateral forte para Villasanti, que, em lindo passe de cabeça, achou Nathan para marcar o terceiro.
Já no fim, Luiz Araújo diminuiu e marcou o segundo do Flamengo de cabeça, mas já não havia tempo para mais nada. O rubro-negro sofreu a primeira derrota sob o comando de Tite.
O Globo quarta, 25 de outubro de 2023
PAN-AMERICANO DE SANTIAGO-2023: BRASILEIRO QUE JÁ FOI TRATADOR DE CAVALOS E LIMPADOR DE COCHEIRAS GARANTE VAGA EM PARIS-2024
Pan-americano: Brasileiro que já foi tratador de cavalos e limpador de cocheiras garante vaga em Paris-2024
Renderson de Oliveira era ao único preto no pódio do Adestramento no Pan-americano de Santiago-2023; Braisl foi prata por equipes e nesta quarta-feira tem a disputa individual no Freestyle
Aos 16 anos, Renderson de Oliveira, hoje com 31, limpava cocheiras. Chegou a viajar para duas edições de Jogos Pan-Americanos como tratador de cavalos. E na segunda-feira, subiu ao pódio como atleta do Time Brasil, em Santiago, no seu primeiro ano disputando grandes prêmios. Pode ainda deixar o Chile com mais uma conquista: hoje, ele disputa a prova individual no Freestyle (Top 20), na Escola de Equitação do Exército em Quillota, região de Valparaiso, sede do hipismo nos Jogos. O Brasil terá três conjuntos.
Após 48 anos da conquista do primeiro bronze por equipes no Pan de 1975, o Brasil arrematou a primeira prata por equipes. E teve além de Renderson, João Victor Oliva, filho de Hortência, Manuel Tavares de Almeida e Paulo Cesar dos Santos. Na prova, o vencedor foi os EUA com 450,670% e o Canadá, bronze (431,937%). O Brasil obteve 443,343%.
— Frequento esse ambiente do esporte como tratador de cavalos há tempos. Sonhava estar em um Pan, uma Olimpíada, em competições internacionais deste porte. E pude realizar em Santiago. E sabendo do cavalo especial que tenho nas mãos... é ainda mais gratificante. É mais do que um sonho — disse Renderson, sobre o garanhão Fogoso, que foi a Tóquio-2020 com o português Rodrigo Torres: — O nosso conjunto está preparado para Paris.
Com a prata, o Brasil garantiu vaga nos Jogos de Olímpicos-2024, mas precisa habilitar um terceiro cavaleiro. Renderson e João Victor têm pontuação suficiente, só que é preciso ter três conjuntos (alguns cavaleiros têm chance).
— A prata empolgará os cavaleiros. Tenho certeza que confirmaremos a vaga — acredita Renderson, que se emocionou por ter feito a melhor prova da vida, com 72% de aproveitamento.
Representatividade
Renderson diz que “sempre foi atleta” e que gosta de competir. Montando Fogoso, da Campline (em Portugal), o brasileiro pode quebrar um tabu: ser o primeiro cavaleiro preto a representar o Brasil em Jogos Olímpicos.
No pódio do Adestramento em Santiago, ele era o único cavaleiro preto. Renderson, que se diz orgulhoso com a façanha, afirma que a dificuldade de ter acesso ao mundo elitizado do hipismo se potencializa para pretos.
— É um esporte caro, de difícil acesso, independentemente da cor da pele. Tem muita gente com força de vontade e que poderia estar aqui. E o que falta para elas são oportunidades. Eu era o único preto ali, mas conheço vários com capacidade para estar no mesmo lugar — diz Rederson:
— No Brasil há muito preconceito. Eu limpei cocheira e comecei como tratador de cavalos. E o próprio tratador já é visto diferente. Depois olha a cor da pele, o cabelo, e já deixa de lado. É real e não posso mentir. A partir do momento que a pessoa passa por você e não te enxerga, já tá difícil de conseguir. Como a música dos Racionais: Por você ser preto, você tem que ser duas vezes melhor, mas como fazer duas vezes melhor, se você está pelo menos cem vezes atrasado?
Renderson teve como padrinho Rogério Clementino, que era cavaleiro no haras Ilha Verde, da família de João Victor. Foi lá que ele trabalhava.
Vida na Europa
Natural de Ituiutaba (MG), ele se mudou para Araçoiaba da Serra (SP), perto da capital paulista. Morava com os avós e limpava 30 cocheiras por dia. Depois passou a ser tratador de cavalos e chegou a montar pelo haras, estreando em competições nacionais.
Rogério Clementino, que ensinou Renderson a montar, poderia ter sido o primeiro brasileiro preto a disputar uma Olimpíada, em Pequim-2008, mas o cavalo dele não passou na inspeção veterinária e não competiu.
— Minha vontade de estar lá é grande. Não como o primeiro preto, mas como atleta brasileiro — afirma Renderson, que chegou a seu atual haras, em Portugal, após os Jogos de Tóquio, quando foi o tratador do cavalo de João Victor:
— O meu ciclo começou há cerca de dois anos e meio. Morar na Europa, estar perto dos melhores... Uma baita oportunidade. Mais uma. Quando se tem um bom cavalo, tudo é possível. E quero esse pódio inédito.
*A repórter viaja a convite da Panam
O Globo terça, 24 de outubro de 2023
VASCO DA GAMA: PAYET, APOVEITAMENTO E SURPRESA NA LATERAL, E MAIS
Payet, aproveitamento e surpresa na lateral: veja cinco motivos para permanência do Vasco na Série A
Cruz-maltino está a apenas um ponto de deixar a zona de rebaixamento a dez rodadas do fim do campeonato
Por Vitor Seta
24/10/2023 04h17 Atualizado há 5 horas
A derrota por 1 a 0 para o Flamengo, no domingo, doeu no Vasco, especialmente pelo número de chances criadas e oportunidades claras de abrir o placar antes do gol de Gerson. Mas também voltou a mostrar a tendência de crescimento do time de Ramón Díaz nesta segunda metade de Campeonato Brasileiro. O cruz-maltino pontua mais que seus rivais e dá sinais coletivos e individuais em campo de que é um dos grandes times deste segundo turno de Brasileiro, com boas chances de se livrar do rebaixamento.
A intensidade da equipe, que causou problemas ao Flamengo, contribui para o cenário de mais otimismo, citado pelo próprio técnico Ramón Díaz após o clássico. Entre os atletas, nomes como Payet e o lateral Paulo Henrique ganham espaço em momento decisivo entre os titulares.
— O otimismo que eu tenho, é o otimismo que os jogadores têm, a torcida tem. O Vasco está competindo muito bem. Contra as equipes grandes teve um bom nível. Não foi fácil para o Flamengo, criamos situações. Então, esse otimismo nos faz acreditar que vamos competir até o final e não vamos cair — afirmou Díaz.
O GLOBO aponta cinco motivos pelos quais a permanência do Vasco na Série A é factível:
1. Aproveitamento em relação aos rivais
Desde agosto, primeiro mês em que todas as partidas foram sob o comando do treinador argentino, o cruz-maltino pontuou em nova das 12 oportunidades — uma delas, no jogo atrasado do primeiro turno contra o América-MG. Só nessa sequência, foram 21 pontos conquistados dos 30 que o time tem hoje. Um desempenho animador quando comparado ao dos rivais diretos na luta contra a queda no recorte dos mesmos últimos 12 jogos pelo Brasileirão.
Só o Bahia, com 20 pontos, chegou perto do aproveitamento vascaíno. Com um primeiro turno melhor em relação aos cariocas, o time soteropolitano se desgarrou do pelotão de baixo. Hoje, tem 34 pontos, quatro a mais que o cruz-maltino.
É notável a diferença quando se comparam os turnos: o Vasco teve campanha de 18º colocado no primeiro, com apenas 16 pontos (contando o jogo com o América-MG). No segundo, estaria no G6, com 14 pontos em nove partidas até aqui.
2. Payet ambientado
Contratado como grande reforço da temporada, o meia Payet vem crescendo em rendimento e parece ter assumido de vez a vaga de titular. Autor do gol da vitória sobre o Fortaleza, teve bom desempenho no clássico. Foram três passes decisivos e uma grande chance criada em 75 minutos em campo, segundo o Sofascore.
A impressão é que francês pode ir ainda melhor à medida que ganhar confiança para conseguir aproveitar sua qualidade em lances mais individuais. Ainda será um desafio para o técnico encaixá-lo na função de armador, centralizado e vindo de trás, onde rendeu melhor. A tendência é que Paulinho passe a atuar mais aberto, quase como um ponta, como fez no clássico.
3. Paulo Henrique é surpresa na complicada lateral direita
Os dois últimos jogos também deram a Ramón e ao torcedor um alento quase inesperado na lateral direita, que vinha sendo um problema ao longo de toda a temporada com a queda de rendimento de Puma Rodríguez. Paulo Henrique, que vinha com pouco espaço, voltou a ganhar chance e rapidamente se mostrou a
melhor opção para o setor.
Mais confiante, o jogador sem impôs no físico e na velocidade. Se mantiver o nível, tem tudo para fechar o ano como solução inesperada.
4. Intensidade e criação
O fator físico também é outra boa notícia. O Vasco é um dos mais intensos do campeonato, uma característica de equipes que brigam na ponta de cima e que faz com que o cruz-maltino crie muito, especialmente na transição, quando rouba a bola pelo meio, seu setor mais forte.
O time de São Januário já aparece no top 10 de grandes chances criadas no Brasileirão, de acordo com o Sofascore, com as mesmas 53 do Fluminense (10º). Ao mesmo tempo, o lateral-esquerdo Lucas Piton também aparece entre os dez primeiros na métrica de “assistências esperadas”, que faz um comparativo analítico sobre momentos do jogo, com 4.24 esperadas e três concretizadas neste campeonato.
5. Boas atuações de reservas, ao menos no setor defensivo
Dois jogadores que vêm crescendo em produção desde a chegada de Ramón Díaz, o zagueiro Maicon e o volante Jair têm entrado bem na maioria das oportunidades que recebem — e não foram poucas neste segundo turno. O zagueiro, em especial, tem dado conta do recado nas ausências de Medel, jogador importantíssimo na defesa cruz-maltina.
O problema reside no setor ofensivo. O experiente Rossi e o jovem Marlon Gomes, muito utilizados, ficaram fora do clássico por lesões. Eram nomes que vinham atuando até mesmo como titulares. O técnico chegou a testar o jovem Erick Marcus (também retornando de lesão), Sebastián Ferreira e Orellano — outro que perdeu espaço —, mas não conseguiu mudar o panorama do jogo.
O Globo segunda, 23 de outubro de 2023
BRASILEIRÃO 2023: FLAMENGO VENCE VASCO EM JOGO EQUILIBRADO
Análise: Flamengo vence Vasco em clássico à altura dos 'milhões' que projeta otimismo para as equipes na reta final
Sob olhares de 64.524 pagantes, maior público do Brasileirão até aqui, rivais fizeram jogo equilibrado, movimentado e emocionante
Por Vitor Seta
23/10/2023 03h50 Atualizado há 6 horas
Há apenas quatro meses, o Flamengo goleava um combalido Vasco por 4 a 1 num Clássico dos Milhões que marcava a distância entre os rivais naquele momento. Ontem, no Maracanã, as coisas mudaram para quem gosta do futebol carioca bem jogado. Sob olhares de 64.524 pagantes — maior público do Brasileirão até aqui —, os dois voltaram a se enfrentar, agora em jogo equilibrado, movimentado e emocionante, à altura dos milhões de torcedores que dão nome à partida e que podem projetar futuros imediatos mais otimistas nesta reta final de campeonato. Melhor para o rubro-negro, que foi mais eficiente e voltou a vencer, desta vez por 1 a 0, com gol de Gerson.
No segundo jogo de Tite, a segunda vitória. O Flamengo voltou a mostrar o esboço de sua nova identidade: um time equilibrado, com ações mais cuidadosas e que sabe interpretar os espaços e transformá-los em lances de mais perigo no ataque.
Autor do gol, Gerson já vinha sendo nome importante. Seus combates no meio e sua verticalidade na saída de bola foram o ponto de origem de várias jogadas perigosas do rubro-negro.
Com a renovação por três anos encaminhada com o Flamengo, Bruno Henrique ajudou a tumultuar a defesa cruz-maltina na etapa inicial. Fez boa dupla com Arrascaeta, em seu primeiro jogo como titular sob Tite.
A gestão de peças do elenco também rende otimismo ao torcedor rubro-negro. Gabigol, que entrou na segunda etapa, iniciou a jogada que terminou no gol do Coringa, uma chegada em profundidade pela esquerda que virou cruzamento. Léo cortou, e Gerson apareceu para emendar cruzado na sobra, com desvio em Jair que matou Léo Jardim.
Chances cruz-maltinas
Com o resultado, o Flamengo chegou aos 50 pontos. Está firme na vaga direta na Libertadores, posta como objetivo por Tite. Mas, a nove pontos do líder Botafogo, ainda se permite sonhar com a chance de título. O time volta a campo na quarta-feira, contra o Grêmio, em Porto Alegre.
— A gente tem que ir a cada jogo como se fosse uma final. Neste clube, a gente não tem que brigar por Libertadores, tem que lutar pelo título. Nós sabemos que estamos em uma situação muito difícil. Mas temos que lutar até o fim — disse Arrascaeta.
Para o Vasco, o resultado é frustrante, uma vez que o cruz-maltino criou mais — foram 17 finalizações contra dez (sete a cinco nas que foram ao gol) — e chegou perto de abrir o placar em mais de uma oportunidade antes de ter as redes balançadas. Mas volta a mostrar que a competitividade desse time dá toda a condição para a fuga do rebaixamento.
Com 30 pontos, o cruz-maltino está a um do Goiás, primeiro fora do Z4. Ainda viu o Santos, rival na luta contra queda, ser atropelado pelo Internacional no Beira-Rio, num 7 a 1 histórico. O Colorado, inclusive, é o rival do Vasco na próxima rodada, em São Januário, nesta quinta-feira.
Ontem, o time teve outra boa partida de Payet, solto e criativo pelo meio, alternando com Paulinho, que por vezes caiu pelas pontas. O francês encontrou Vegetti em lance de perigo no primeiro tempo. Pec também perdeu boa oportunidade.
A preocupação da tarde ficou por conta do novo sufoco nos minutos finais do primeiro tempo, como ocorre em várias partidas. O Flamengo dominou aquele momento do jogo, e só não saiu na frente com Fabrício Bruno porque Léo Jardim fez dois milagres, um desviando cabeçada para o travessão e outro tirando chute rasteiro no cantinho.
No segundo tempo, o time cresceu e se mostrou mais inteiro fisicamente que o rival, criando várias oportunidades, mas sem conseguir concluir bem. Acabou sofrendo o gol. Vegetti voltou a ter chance, a melhor do Vasco no jogo, mas viu Rossi fazer grande defesa ao mergulhar para cabecear cruzamento de Lucas Piton.
—No melhor momento do Vasco, saiu o gol do Flamengo. E isso gera desgaste aos jogadores, porque não conseguimos concretizar as chances. Esperamos chegar até o fim com essa intensidade — resumiu após a partida o técnico cruz-maltino Ramón Díaz, confiante nos frutos do seu trabalho.
O Globo domingo, 22 de outubro de 2023
BOTAFOGO X ATHLETICO-PR: TIMES VOLTAM A SE ENFRENTAR NESTE DOMINGO, COM PORTÕES FECHADOS
CBF confirma que Botafogo e Athletico-PR voltam a se enfrentar neste domingo com portões fechados
Jogo entre as equipes foi interrompido no sábado por falta de energia no estádio; em consequência, partida do alvinegro contra o Fortaleza foi adiada por força do regulamento
Por O Globo — Rio de Janeiro
22/10/2023 08h36 Atualizado há uma hora
A CBF confirmou que o restante da partida entre Botafogo e Athletico-PR será neste domingo, às 15h, com os portões fechados, com a concordância dos clubes. O jogo, que começou neste sábado, foi interrompido aos seis minutos do segundo tempo após o estádio Nilton Santos apresentar problemas com a iluminação.
De acordo com a nota da confederação “por questões de segurança pública, em razão do jogo entre Flamengo e Vasco no Maracanã, também neste domingo, às 16h, ficou definido entre CBF, FERJ (Marcelo Vianna - Vice-Presidente de Competições) e o Secretário de Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, Coronel Luiz Henrique Marinho Pires, que os 39 minutos restantes da partida entre Botafogo e Athletico-PR serão realizados com portões fechados”.
Além disso, a CBF informou que a partida do Botafogo, previamente marcada para terça-feira contra o Fortaleza foi adiada. O regulamento Geral de Competições prevê um intervalo de 66 horas entre o término de um jogo e o início de outro. Uma nova data ainda será definida.
A partida entre Botafogo e Athletico, que começou a ser realizada neste sábado, foi paralisada no início do segundo tempo — com o placar em 1 a 1 — em decorrência de problemas de iluminação no Estádio Nilton Santos. Ao longo da primeira etapa, a arbitragem precisou paralisar o jogo três vezes por quedas de luz dos refletores. Por isso, os acréscimos fizeram o cronômetro da primeira parcial ultrapassar os 60 minutos.
Ainda assim, os jogadores desceram para o intervalo antes do tempo determinado e passaram 20 minutos nos vestiários. No entanto, assim que retornaram ao campo, outras duas paralisações forçaram uma pausa mais longa, em dois blocos de meia hora.
De acordo com a Light, empresa fornecedora de energia do Nilton Santos, foi detectado um “efeito interno de responsabilidade do estádio”. Após a primeira queda, o Botafogo chegou a acionar os geradores, mas a ação não surtiu efeito.
O Globo sábado, 21 de outubro de 2023
MARACANÃ: ESTÁDIO PODERÁ TER GRAMA ARTIFICIAL
Maracanã poderá ter grama artificial
De acordo com o governo, decisão será do administrador e não cabe ao estado se intrometer nesta questão
Por Athos Moura e Tatiana Furtado — Rio de Janeiro
20/10/2023 15h13 Atualizado há 15 horas
No edital de licitação do Maracanã, lançado nesta quinta-feira, o governo do estado falou sobre o uso ou não de grama sintética no estádio. O assunto é abordado no anexo que fala sobre as sugestões e contribuições dadas nas audiências públicas.
Rodrigo Gustavo Rotzsh, representante da Frente Flamengo Maior, questionou sobre “a previsão de utilização de gramado artificial e repasse do custo de manutenção aos inquilinos”.
Em resposta, o governo informou que “ambas são ações de gestão do futuro concessionário do Complexo e não cabe ao poder concedente impor ou se imiscuir (intrometer) nestes pontos”.
O Globo sexta, 20 de outubro de 2023
PAN-AMERICANO DE SANTIAGO-2023: CERIMÔNIA DE ABERTURA TEM TOQUE BRASILEIRO
Cerimônia de Abertura do Pan-americano de Santiago-2023 tem toque brasileiro
Uma das diretoras é Tamara Catharino, especialista em composição coreográfica, cujo estilo consiste em criar imagens e efeitos através dos movimentos de grupos em larga escala
Por Carol Knoploch — Santiago (Chile)*
20/10/2023 07h00 Atualizado há 3 horas
A frase lema dos Jogos Pan-Americanos Santiago-2023, “Nosso ponto de encontro”, será um dos fios condutores da Cerimônia de Abertura da competição, que acontece nesta sexta-feira às 20h30 (de Brasília) no Estádio Nacional Julio Martínez Prádanos. O evento contará com cerca de 5 mil artistas, 40 mil espectadores in loco e 200 milhões de pessoas de olho na TV ou internet, segundo a estimativa da Panam Sports. No Brasil, não haverá transmissão pela TV aberta, mas será transmitida pelo Canal Olímpico do Brasil, streaming oficial do COB, e pela CazéTV.
A festa foi elaborada pela Balich Wonder Studios uma empresa especializada e que foi responsável pelas cerimônias de Lima-2019, assim como da abertura da Copa do Mundo do Catar no ano passado. Em Santiago-2023 haverá apresentações de Movimiento Original, Ana Tijoux, Los Bunkers, Los Tres, Los Jaivas e do ícone colombiano Sebastián Yatra. A ideia, segundo os organizadores, é contar a rica história e cultura do Chile.
— É um sonho para qualquer pessoa fazer parte de um evento tão importante como os Jogos Pan-Americanos — disse Yatra, que ao chegar em Santigo fez questão de visitar um de seus ídolos do esporte, a compatriota Mariana Pajón, no Parque Peñalolén, onde será realizada a competição de BMX.
Entre as diretoras da festa, há uma brasileira, Tamara Catharino, especialista em composição coreográfica, cujo estilo performático consiste em criar imagens e efeitos através dos movimentos de grupos em larga escala. Ela já trabalhou nas cerimônias da Olimpíada do Rio-2016, Pan-Americano de Lima-2019, Copa do Mundo do Catar-2022 e a Copa Africana de Nações 2022, em Camarões. Em Santiago ela coordena toda a coreografia e movimentos do show.
— O que posso falar é que terão muitos elementos artísticos e surpresas para poder tornar esse momento único. Podem esperar um grande show que representará toda a gama cultural do Chile — garante a artista, que vive entre o Rio e Lisboa.
O Brasil está no Chile com a maior delegação da história, em eventos fora do Brasil. Ao todo são 621 atletas (342 homens e 279 mulheres) — até então, o recorde era do Pan de Toronto-2015, com 616 atletas. O Brasil tem como meta manter-se entre os três primeiros no quadro de medalhas e classificar o máximo de atletas para os Jogos Olímpicos de Paris-2024.
Na última edição, em Lima-2019, o Brasil terminou em segundo lugar no quadro geral, com recordes de medalhas de ouro (54) e do total de pódios (169). Além disso, foram conquistadas 29 vagas olímpicas. Na edição de 1963, em São Paulo, o Brasil também terminou em segundo lugar, atrás somente dos Estados Unidos.
Os Jogos Pan-americanos de Santiago são importante janela de classificação para Paris 2024, com 33 modalidades distribuindo vagas, pontos para o ranking olímpico ou valendo marcas. Serão 21 modalidades com classificações direta, além de outras 12 com pontuações importantes para o ranking. Atualmente, o Brasil já conta com 105 vagas para os Jogos Olímpicos do ano que vem.
O desfile da delegação do Brasil será comandado pelos medalhistas olímpicos em Tóquio, Fernando Scheffer, da natação, e Luisa Stefani, do tênis. Eles terão a honra de carregar a bandeira nacional.
— Fiquei muito feliz de ser o porta-bandeiras. Estive nos Jogos Pan-americanos em Lima, fui campeão, fui para Tóquio em 2021, conquistei a medalha de bronze, agora vou para meu segundo Jogos Pan-americanos e recebi essa honra de carregar a bandeira nesse desfile. É muita alegria muito grande — disse Scheffer.
O evento será disputado em quatro regiões do Chile, sendo a principal a do Parque Esportivo Estádio Nacional. Ao redor do histórico estádio, sede da final da Copa do Mundo de 1962, foi construído um complexo esportivo multidisciplinar, que reunirá 12 locais, recebendo 20 modalidades.
Aos pés da Cordilheira dos Andes está o Parque Peñalolén, espaço erguido para os Jogos Sul-Americanos de 2014 e que será sede de cinco disciplinas. O Parque O'Higgins, o Parque Metropolitano San Cristóbal, as praias de Viña del Mar e de Pichilemu também servirão como cenário dos Jogos.
O Globo quinta, 19 de outubro de 2023
BRASLEIRÃO 2023: VASCO VENCE FORTALEZA POR 1 A 0 E DORME FORA DA Z4
Payet faz primeiro gol, Vasco vence Fortaleza e dorme fora do Z4
Francês decretou a vitória cruz-maltina com gol no começo do segundo tempo
Por Vitor Seta — Rio de Janeiro
18/10/2023 23h30 Atualizado há 8 horas
Depois de dois jogos, o Vasco reencontrou o caminho das vitórias e se fortaleceu na missão de escapar da zona de rebaixamento. Em noite de momentos eletrizantes e muita intensidade, o cruz-maltino venceu um perigoso Fortaleza por 1 a 0 com o primeiro gol de Payet. Em seu sétimo jogo com a camisa do Vasco, o francês enfim desencantou e abriu o placar em bonito lance, no seu melhor estilo: recebeu na entrada da área, levou para a canhota e acertou chute no cantinho esquerdo, à direita de João Ricardo.
A vitória tirou o Vasco momentaneamente da zona de rebaixamento. Em 16º e com 30 pontos, o cruz-maltino agora seca o Santos, que recebe o Bragantino hoje, às 20h, e pode retomar o lugar fora do Z4.
Marcado pelo bandeirão em homenagem a Heitor, Gui e Manu, pequenos vascaínos xodós da torcida, o primeiro tempo foi de muito volume de jogo das duas equipes. Com o campo molhado pela chuva que caiu no início da partida, Vasco e Fortaleza demoraram alguns minutos até se ajustarem à trajetória da bola nos gramados. Depois disso, o cruz-maltino apostou na marcação alta e na recuperação rápida, enquanto o leão do Pici explorava os erros na saída de bola para construir e assustar.
Apesar do equilíbrio de momentos perigosos criados, foi o goleiro João Ricardo quem mais trabalhou na primeira etapa. Fez cinco defesas, contra apenas uma de Léo Jardim. Parou Praxedes duas vezes em grande intervenções e fez movimento plástico para tirar desvio de Marcelo Benevenuto para trás. O Fortaleza assustou com Lucero e viu Machuca ter bola roubada por Paulo Henrique de frente para o gol. O lateral-direito ganhou a vaga no setor e fez boa partida.
Na segunda etapa, o técnico Ramón Díaz ousou e apostou na entrada de Rossi no lugar de Marlon Gomes, que sentiu lesão no músculo posterior da coxa esquerda. Com a entrada do atacante, que vinha de dois jogos como desfalque por lesão — mas acabou sentindo o mesmo problema físico nos minutos finais —, Payet passou a atuar menos pelas pontas e mais por dentro, o que mudou completamente sua atuação: ganhou espaço para desenvolver dribles e jogadas e chegou ao gol que abriu o placar, numa das primeiras oportunidades em que buscou o gol após várias tentativas de servir os colegas de ataque.
A abertura do placar fez o jogo voltar a ganhar em intensidade. O Fortaleza se lançou à frente e quase empatou em seguida com Pochettino, parado em linda defesa de Léo Jardim, que ainda fez duas intervenções importantes no segundo tempo. O goleiro foi o grande nome do Vasco no segundo tempo e ajudou o time de Ramón Díaz a segurar e conquistar vitória importantíssima a 11 jogos do fim do campeonato. Além de ganhar moral para o próximo compromisso, o clássico contra o Flamengo, no domingo.
O Globo quarta, 18 de outubro de 2023
ELIMINATÓRIAS DA COPA: BRASIIL PERDE PARA O URUGUAI POR 2 X 0
Na pior apresentação com Diniz, Brasil perde para o Uruguai em jogo marcado por lesão de Neymar
Derrota por 2 a 0 joga luz em questões sobre a capacidade de adaptação ao estilo de jogo de Diniz para os próximos quatro jogos sobre o comando do treinador
Por João Pedro Fragoso — Rio de Janeiro
17/10/2023 23h03 Atualizado há 10 horas
Foi, de longe, a pior atuação da seleção brasileira com Fernando Diniz. Com apenas uma finalização a gol, o Brasil acumulou erros táticos, técnicos e individuais. Não à toa, os dois gols que sofreu na derrota por 2 a 0 para o Uruguai surgiram a partir de falhas individuais no sistema defensivo.
Mais do que preocupante para a sequência das Eliminatórias, competição que Brasil não deve ter dificuldades para conquistar seu objetivo, a derrota fortalece a dúvida se a seleção conseguirá, nos quatro jogos que restam com Fernando Diniz, assimilar e executar as ideias do treinador. Se não, corre-se o risco do legado do comandante no time canarinho ser resumido apenas aos resultados, que, até agora, são ruins.
— Claro que é curto prazo. E a gente tem que ser realista, temos que melhorar. O momento não é bom, temos que seguir tentando crescer e implementar o estilo de jogo o quanto antes — disse o capitão Casemiro após a partida.
Em relação à adaptação ao estilo do treinador, só o que foi feito de maneira razoável foi a saída de bola desde trás, com a participação do goleiro. Mas com a dinâmica mal executada no meio e no ataque, de nada adiantou essa tentativa de construção.
Casemiro, primeiro volante que enfrenta clara dificuldade em jogar com toques curtos e movimentações rápidas, mais uma vez não foi bem. Até por isso, o treinador avançou o camisa 5 e recuou Neymar para jogar entre os zagueiros. Mas de nada adiantou, já que Vini Jr., outro que demonstra dificuldades em se adaptar aos pedidos do treinador, ou Rodrygo, também não estiveram bem.
Para piorar, o time foi vazado na primeira finalização do Uruguai. Marquinhos falhou em marcação na direita e permitiu cruzamento baixo para Darwin Ñunez cabecear para o fundo do gol. Poucos minutos depois, Neymar sofreu lesão no joelho esquerdo e, em prantos, foi substituído nos acréscimos.
— Sabemos que com certeza é um momento muito sério, mas tomara que não seja nada, porque é um jogador importante para nós. Temos um carinho imenso por ele. Ele vem tendo essas lesões e, quando começa a pegar ritmo, tem outra lesão. Tomara que não seja nada — falou Casemiro.
Já na segunda etapa, o desempenho continuou mal. Desorganizada, a seleção seguiu sem criar chances e, com novas falhas individuais, sofreu o segundo gol.
Aos 30 minutos, Darwin Ñunez recebeu passe em cobrança de lateral dentro da área e, mesmo no chão e marcado por Gabriel Magalhães e Casemiro, conseguiu achar De la Cruz, que marcou o segundo do Uruguai. Com a atuação soberana da seleção celeste em campo, os uruguaios aproveitaram os últimos minutos para entoar gritos de "olé!".
Com a derrota, a seleção brasileira caiu para a terceira colocação nas Eliminatórias. O Uruguai, por sua vez, subiu para a segunda.
O Globo terça, 17 de outubro de 2023
ELIMINATÓRIAS DA EUROCOPA 2024: TRÊS SELEÇÕES PODEM GARANTIR VAGA HOJE
Eliminatórias da Eurocopa 2024: três seleções podem garantir vaga hoje; veja
Sete partidas fecham a Data Fifa na tarde desta terça-feira
Por Redação do GLOBO — Rio de Janeiro
17/10/2023 04h01 Atualizado há 6 horas
Com os resultados de ontem nas Eliminatórias para a Eurocopa de 2024, a Áustria se juntou ao grupo de seleções já classificadas para o torneio: Alemanha (anfitriã), França, Bélgica, Portugal, Espanha, Escócia e Turquia. Todas as equipes conseguiram a vaga com duas ou três rodadas de antecedência, e não precisarão buscá-la na última Data Fifa, que acontece em novembro.
Lembrando que há um total de 24 vagas. Das 16 que ainda restam, 13 serão conquistadas através destas eliminatórias, e as últimas três, pela repescagem. Hoje, mais três seleções poderão se garantir seu lugar: Inglaterra, Hungria e Dinamarca.
Os ingleses, que têm 13 pontos, recebem a Itália, em Londres, às 15h45, no principal jogo desta terça-feira. Caso não sejam derrotados em casa, estarão classificados, pois ainda haverá o confronto entre italianos e a Ucrânia, terceira colocada do grupo C, que visita Malta, no mesmo horário. Ambas as equipes têm dez pontos.
Já para a Hungria, líder do grupo G, com 13 pontos, o cenário é simples: basta vencer a Lituânia, fora de casa. A equipe é apenas a quarta colocada. Posicionadas entre as duas, Sérvia e Montenegro farão um confronto direto pela segunda vaga. Todos os jogos começam as 15h45.
Para os dinamarqueses, o cenário precisa de algumas combinações. Dividindo a liderança do grupo H com a Eslovênia, com 16 pontos, o país precisa vencer o lanterna San Marino, e torcer para os eslovenos pontuarem contra a Irlanda do Norte. Estas partidas acontecerão simultaneamente, às 15h45.
Mais cedo, às 13h, Finlândia e Cazaquistão abrem o dia de jogos. A Dinamarca precisará de um empate neste confronto, para sair classificada desta rodada.
O Globo segunda, 16 de outubro de 2023
LIBERTADORES FEMININA: PELA SEGUNDA VEZ, TEM TRÊS TIMES BRASILEIROS NA SEMIFINAL
Pela segunda vez, Libertadores Feminina tem três times brasileiros na semifinal
Corinthians, Palmeiras e Internacional tiveram campanha invicta na competição, com quatro vitórias e até goleadas
Por Laís Malek — Rio de Janeiro
16/10/2023 09h54 Atualizado há 24 minutos
Na Libertadores Feminina de 2023, sediada na Colômbia, os representantes brasileiros chegam à fase semifinal com uma campanha invicta. O Palmeiras, que conseguiu a vaga por ser atual campeão do torneio, enfrenta o Atlético Nacional brigando por uma vaga, e Corinthians e Internacional duelam na outra chave. Essa é a segunda vez que o Brasil tem três semifinalistas na competição, 11 anos após a edição de 2012.
Em 2012, o Brasil recebeu a competição, que foi disputada em três cidades de Pernambuco: a capital Recife, além de Caruaru e Vitória de Santo Antão. O time local, o Vitória das Tabocas, que no ano anterior havia sido vice-campeão brasileiro foi o escolhido para representar o país-sede. Além dele, o São José-SP, campeão da Libertadores de 2011, e o Foz Cataratas-PR, vencedor da Copa do Brasil de 2011, participaram do torneio.
As três equipes chegaram à semifinal, mas quem ficou com o título foi o Colo-Colo, do Chile, que derrotou nos pênaltis o Foz Cataratas na decisão. O São José ficou com o terceiro lugar, e o Vitória foi o quarto colocado. Cristiane, hoje no Santos, foi a artilheira da competição pelo São José com oito gols marcados.
Agora, a expectativa é de que o título mais uma vez seja de uma equipe do Brasil. E o retrospecto é positivo: o Palmeiras goleou o Olimpia por 6 a 0 na semifinal, e veio de três vitórias na fase de grupos. Depois de atropelar o Barcelona-COL por 5 a 0 e o Caracas-VEN por 6 a 0, enfrentou o Atlético Nacional-COL na última rodada e teve seu confronto mais difícil, na vitória por 4 a 3. É este adversário que o alviverde agora reencontra, em duelo marcado para a terça-feira, às 21h30.
O Corinthians também tem um histórico de goleadas, e vem da vitória sobre o anfitrião América de Cali por 5 a 0. Na fase de grupos, deixou para trás o Colo-Colo (1 a 0), o Always Ready-BOL (6 a 0) e o Libertad-Limpeño-PAR (5 a 0). Já o Internacional bateu o Nacional-URU (3 a 0), o América de Cali (4 a 2) e goleou o Boca Juniors por 5 a 0. Nas quartas, venceu o Colo-Colo por 4 a 2, com direito a hat-trick de Priscila, que chegou a seis gols e se tornou a artilheira da competição. As Gurias Coloradas enfrentam o time comandado por Arthur Elias na quarta-feira, às 23h30.
O Globo domingo, 15 de outubro de 2023
SELEÇÃO BRASIEIRA: NINO, DO FLUMINENSE, SOFRE LESÃO, E ADRYELSON, BOTAFOGO, É CONVOCADO
Nino, do Fluminense, sofre lesão, e Adryelson é convocado para a seleção brasileira
Zagueiro tricolor sofreu entorse em treinamento e será acompanhado pelo departamento médico. Com goleiro Lucas Perri, Botafogo agora tem dois jogadores na seleção
Por O Globo — Rio de Janeiro
14/10/2023 21h26 Atualizado há 11 horas
O zagueiro Adryelson, do Botafogo, foi convocado pela seleção brasileira para a partida contra o Uruguai, na próxima terça-feira, pela quarta rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. A convocação aconteceu após a lesão de Nino, do Fluminense
Nino sofreu uma entorse no joelho esquerdo durante um treino realizado neste sábado. Segundo a CBF, a recuperação do zagueiro será acompanhada nas próximas semanas. A chegada de Adryelson em Montevidéu está prevista para este domingo. Segundo a entidade, o departamento médico da seleção vai acompanhar a evolução do defensor do Fluminense.
Adaptação ao Rio, sonho de seleção e alto rendimento
Entre alguns destaques do Botafogo, um dos que sobressaem é o zagueiro Adryelson. “Xerife”, como é chamado, o defensor de 25 anos representa tudo que a diretoria da SAF idealiza num jogador e entrega exatamente o que o técnico Luís Castro precisa.
É com o alto nível técnico, tático e até mental do zagueiro que o Botafogo espera dar a volta por cima da eliminação na Copa do Brasil para o Athletico-PR, neste sábado, às 18h30, contra o mesmo adversário, na Arena da Baixada.
Natural de Barão de Grajaú, cidade com menos de 20 mil habitantes no interior do Maranhão, revelado pelo Sport e com passagem pelas divisões de base do Palmeiras e da seleção brasileira — conquistou um Sul-Americano sub-17 e um Torneio de Toulon —, Adryelson é mais um dos cases de sucesso do Botafogo na segunda janela de transferências do ano passado.
Até então desconhecido de boa parte dos torcedores da primeira divisão do futebol brasileiro, o zagueiro foi contratado pelo alvinegro à custo zero a partir de análise do departamento de scout. Antes considerado aposta, Adryelson estreou no início do segundo turno do Brasileirão de 2022, nunca mais deixou a equipe titular e agora está extremamente valorizado no cenário nacional e internacional.
O Globo sábado, 14 de outubro de 2023
SELEÇÃO BRASIEIRA: CONHEÇA YAN COUTO, LATERAL, DECISIVO NA COPA
Decisivo em Copa, admirado por Guardiola e destaque na La Liga: conheça Yan Couto, lateral da seleção brasileira
Defensor deve ser promovido ao time titular contra o Uruguai
Por Redação do GLOBO — Rio de Janeiro
13/10/2023 15h34 Atualizado há 18 horas
Com a lesão de Danilo ainda no primeiro tempo do jogo contra a Venezuela, Fernando Diniz promoveu a estreia do jovem Yan Couto, de apenas 21 anos, na seleção principal. Desconhecido do torcedor brasileiro, o lateral-direito foi revelado pelo Coritiba e, depois de apenas dois jogos no time principal do Coxa, migrou para o futebol europeu. A pouca experiência no cenário nacional explica o baixo reconhecimento em torno do jogador, mas também pode fazer com que o defensor represente uma grata surpresa da, até aqui, ruim data Fifa.
Natural do Paraná, Yan Couto teve os mesmos passos de muitos jogadores de futebol profissional no Brasil. Deu os primeiros passos no esporte no futsal, já no Coritiba, e depois migrou para o campo. Ao todo, foram 10 anos no clube paranaense. Por lá, o lateral brilhou nas divisões de base e foi figurinha carimbada no sub-15 e sub-17 da seleção brasileira. Assim, inclusive, ganhou reconhecimento de gigantes como o Barcelona, o Bayern de Munique e do Manchester City.
Isto é porque Yan foi um dos destaques do time sub-17 do Brasil que conquistou o tetra na Copa do Mundo da categoria, em 2019. Foi dele o passe para o gol decisivo de Lázaro na vitória por 2 a 1 contra o México, na final.
Depois das boas apresentações no Mundial, Yan acertou com o Barcelona, que compraria o lateral do Coritiba por 5 milhões de euros (cerca de R$ 23 milhões na época). No entanto, a entrada de um personagem especial mudou todo o circuito: Pep Guardiola.
— De última hora, o Pep (Guardiola) viu meus jogos, (disse que) gostou muito do meu estilo de jogo, do que fiz no Mundial. Disse que sou um grande jogador, muito promissor. Também falou que tenho que praticar meu inglês, que tem que ser melhor do que o do Gabriel Jesus quando ele chegou — falou Yan em entrevista na época.
Dessa maneira, o lateral-direito, aos 17 anos, cancelou o negócio com o Barcelona e fechou com o Manchester City, que pagou 6 milhões de euros (R$ 30 milhões) ao Coritiba antes mesmo de vê-lo atuar no futebol profissional — caso Yan faça cinco partidas na Premier League, o Coxa receberá um valor bônus.
Na temporada seguinte, em 2020, Yan Couto realizou seus dois únicos jogos no Coritiba, na época comandado por Eduardo Barroca, no campeonato estadual. Em seguida, rumou para a Inglaterra.
Mas quando chegou no futebol inglês, Yan teve talvez a primeira grande decepção da carreira. Após ter escolhido o Manchester City justamente pela promessa de que seria utilizado no time principal, o defensor não foi sequer para o banco de reservas em um jogo oficial, participando apenas de amistosos de pré-temporada. Dessa maneira, teve que aceitar ser emprestado para o Girona, da Espanha, que compõe o Grupo City. Por lá, fez 29 partidas, com cinco assistências e dois gols.
Na temporada seguinte, Yan se transferiu para o Braga, de Portugal. No país, deu quatro passes para gol e balançou as redes uma vez em 42 jogos. Seu desempenho agradou muito ao time português, mas o clube não conseguiu comprar os direitos do jogador, uma vez que o empréstimo foi fechado sem valor de compra fixado.
Assim, desde 2022 Yan Couto atua pelo Girona. Na temporada passada, fez 26 jogos, com um gol e duas assistências. Na atual, já soma também duas assistências e um gol em oito partidas. A boa fase do lateral é repetida pelo time como um todo. Com 22 pontos, o Girona ocupa a segunda colocação do campeonato espanhol, atrás somente do Real Madrid, com 24.
Convocado por Diniz após Vanderson, do Monaco, sofrer lesão no joelho, Yan vive um momento especial na carreira. Com a atuação segura contra a Venezuela, onde quase deu uma assistência para Neymar, é muito provável que o jogador seja mantido no time titular que enfrentará o Uruguai, na terça-feira. Mais do que isso, há a esperança de que, com continuidade no futebol europeu e na seleção brasileira, o jovem possa preencher a lacuna que naturalmente será deixada com a saída de Danilo, que, aos 32 anos, faz, provavelmente, seu último ciclo de Copa do Mundo.
O Globo sexta, 13 de outubro de 2023
ELIMINATÓRIAS DA COPA: BRASIIL DE DINIZ DÁ PASSOS ATRÁS
Análise: Brasil de Diniz dá passos atrás com fragilidade defensiva e ineficiência no ataque
Empate com a Venezuela é sinal de queda de desempenho progressiva e preocupante
Por Diogo Dantas
13/10/2023 02h07 Atualizado há 8 horas
O fim dos 100% de aproveitamento da seleção brasileira sob o comando do técnico Fernando Diniz veio atrelado a uma atuação que dá passos atrás no que a equipe apresentou do primeiro para o terceiro jogo.
Na Arena Pantanal, em Cuiabá, o Brasil cedeu o empate à Venezuela, sexta colocada nas Eliminatórias da Copa de 2026, e também perdeu o posto de líder da competição para a Argentina.
Em uma partida em que teve domínio, mas não qualidade para finalizar as jogadas, o gol do zagueiro Gabriel Magalhães em bola parada foi muito pouco para o volume ofensivo, pois faltou precisão.
Bello, no segundo tempo, marcou um golaço para os venezuelanos e interrompeu a sequência positiva brasileira no terceiro jogo da competição: 1 a 1. Na terça-feira, o adversário será o Uruguai, fora.
Em três jogos, a seleção já sofreu dois gols em seus domínios. O mesmo que em todos os dois ciclos sob o comando do técnico Tite, mostrando que o desequilíbrio ofensivo é o problema mais grave.
Depois de sofrer para vencer o Peru por 1 a 0 na última data Fifa, o Brasil se mostrou ineficiente e até certo ponto relaxado diante da Venezuela, e foi punido com uma reação do adversário no fim.
A partida marcou o retorno do atacante Vini Jr às convocações após se recuperar de uma lesão muscular de gravidade moderada. Mesmo bem no Real Madrid, o jovem não teve uma atuação destacada no time de Diniz e acabou substituído.
Neymar foi novamente o maestro da seleção e, além da assistência, esteve presente na criação das principais jogadas. Mas cansou e passou a se jogar em várias situações.
Coletivamente, o Brasil esteve longe de encantar. Segue em evolução gradativa do novo trabalho, mas a oscilação é uma preocupação para Diniz e para a CBF, que o colocou como interino.
— Tentamos propor o jogo. É um processo, a gente sabe que tem que melhorar. Temos pouco tempo de treinamento com o novo treinador — afirmou o capitão Casemiro.
O Brasil teve vários jogadores mal tecnicamente. Richarlison por mais uma vez não teve bom desempenho e deu lugar a Gabriel Jesus no segundo tempo, mas o nível não melhorou. Diniz também deu chance ao jovem lateral Yan Couto, novato na lista, e que por sua vez agradou.
Na lateral-esquerda, Guilherme Arana ocupou a vaga de Renan Lodi, machucado, e também jogou bem. A lista de observações na seleção foi completada com a oportunidade dada a Gerson e André no meio-campo, mas a dupla do futebol carioca também não conseguiu produzir o suficiente para a vitória.
Diante da dificuldade de penetrar na defesa adversária, Diniz aproveitou a mobilidade de Rodrygo e posicionou o atacante próximo a Vini e Neymar. Com isso, Danilo avançava como um ponta.
A postura ofensiva do lateral não bastou para o Brasil abrir o placar antes do intervalo. Depois do gol marcado no começo do segundo tempo, a situação até clareou.
Com mais espaço, o Brasil fez um jogo mais vertical, em que Vini Jr apareceu melhor. A entrada de Gabriel Jesus também potencializou as oportunidades. E a seleção por pouco não ampliou com Rodrygo em contragolpe. Mesmo assim, as tomada de decisão muitas vezes eram equivocadas.
A Venezuela tentou igualar o placar com mais ofensividade a partir da entrada de Soteldo. O jogo entre ataque e defesa do primeiro tempo se transformou em uma maior trocação. E evidenciou um problema defensivo quando o Brasil é atacado.
André ocupou a linha defensiva para fazer a transição quando o Brasil tinha a bola e mesmo assim não adiantou muito. O problema era conseguir soluções no terço final do campo. Sem Neymar inspirado e já desgastado, nenhum outro jogador conseguiu colocar os atacantes em situação de gol.
Como quem não faz, leva, o empate acabou punindo a ineficiência do Brasil.