A Liga dos Campeões sempre foi determinante para definir o vencedor da Bola de Ouro. E nesta temporada não será diferente. Com quatro postulantes — Harry Kane, Vini Jr., Bellingham e Mbappé — ao prêmio de melhor jogador do mundo, a reta final da competição europeia inicia nesta terça-feira com Bayern de Munique contra Real Madrid, às 16h (de Brasília, transmissão do SBT e do canal TNT), na Alemanha
No momento, Harry Kane, do Bayern, é quem possui o melhor número na temporada europeia e precisa conquistar uma competição tão pesada como a Champions para se credenciar ao posto de melhor do mundo. O atacante inglês tem uma média de 1,3 participação em gols por jogo, mas a falta de títulos pode pesar contra na eleição da revista francesa France Football.
Individualmente, Kane vive uma temporada mágica: com 42 gols, esta já é a melhor dele em número de gols em toda a carreira — superando 2017/18 pelo Tottenham, quando marcou 41. No entanto, o artilheiro segue com o fardo de nunca ter conquistado um título na carreira, e viu o Bayer Leverkusen interromper uma hegemonia do Bayern de Munique que durava 11 anos.
Sair em grande estilo
Outro que vive a temporada mais artilheira da carreira é Kylian Mbappé. Campeão francês e da Supercopa do país, o atacante quer conquistar a tríplice coroa para se despedir em grande estilo do Paris Saint-Germain — não chegou a um acordo para renovar o seu contrato — e se tornar o favorito à Bola de Ouro.
Em outros tempos, vencer um título nacional e chegar tão longe na Europa seria o suficiente para conquistar a Bola de Ouro. Mas, com o sarrafo elevado por Cristiano Ronaldo e Messi e o nível dos concorrentes atuais, Mbappé terá que fazer algo a mais, como conquistar a inédita Champions pelo PSG, para ser o novo melhor jogador do mundo.
Dupla do Real Madrid
Vinicius Júnior e Jude Bellingham também são fortes concorrentes, principalmente pela iminente conquista do Espanhol. A dupla, que tem bons números, mas não iguais aos de Kane e Mbappé, se destaca pelo poder de decisão nos jogos dos merengues e na grande performance em partidas importantes.
A outra semifinal da Liga dos Campeões será realizada amanhã, também às 16h (de Brasília), entre Borussia Dortmund e Paris Saint-Germain, na Alemanha. Os dois confrontos de volta acontecem nos dias 7 e 8 de maio, com a grande decisão em 1º de junho, no estádio de Wembley, em Londres.