Almanaque Raimundo Floriano
Fundado em 24.09.2016
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)
Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, dois genros e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.
O Globo sábado, 27 de abril de 2024
BRASILEIRÃO 2024: FLAMENGO E BOTAFOGO FAZEM CLÁSSICO NESTE SÁBADO
Bola de Cristal: quem é favorito em Flamengo x Botafogo? Veja probabilidades de resultados da 4ª rodada do Brasileirão
Cariocas fazem um dos clássicos dessa quarta rodada do Brasileirão neste sábado
Presentear matéria
A quarta rodada do Campeonato Brasileiro 2024 reserva um jogo entre dois gigantes. No Maracanã, Flamengo e Botafogo, que já decidiram um título brasileiro, em 1992, se enfrentam na manhã de domingo, às 11h da manhã (de Brasília).
O Flamengo chega para o duelo deste domingo com uma derrota no último jogo. Pela Libertadores, na altitude de La Paz, o Fla perdeu para o Bolívar por 2 a 1, com uma escalação alternativa. Já pelo Brasileirão, o último jogo foi contra o Palmeiras, no Allianz Parque, com um empate sem gols.
Por outro lado, o Botafogo chega com moral, mas sem seu artilheiro. O Alvinegro venceu o Universtario, do Peru, por 3 a 1, na Libertadores, mas teve a baixa de Tiquinho Soares, que deixou o gramado por lesão e deve ficar um mês fora dos gramados. Já no Brasileiro, o Botafogo vem de uma goleada sobre o Juventude por 5 a 1, no Nilton Santos.
Mas quais são as probabilidades para o duelo deste domingo? Veja as chances de vitória para cada lado, calculadas pela Bola de Cristal do GLOBO (ferramenta em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais), além de estatísticas, campanhas e pontos-chave da partida.
Flamengo na temporada 2024: 21 jogos, 15 vitórias, 6 empates e 1 derrotas
Botafogo na temporada 2024: 25 jogos, 15 vitórias, 4 empates e 6 derrotas
Flamengo (últimos 10 jogos): Bolívar❌, Palmeiras ⏺️, São Paulo ✅, Atlético-GO ✅️, Palestino ✅, Nova Iguaçu ✅, Millonarios ⏺️, Nova Iguaçu ✅, Fluminense ⏺️, Fluminense ✅; Aproveitamento: 70%.
Triunfo glorioso: No jogo do primeiro turno do Brasileirão 2023, também no Maracanã, o Botafogo venceu o Flamengo por 3 a 2, com dois gols de Tiquinho Soares e um de Danilo Barbosa. Léo Pereira fez os dois do Fla
Revanche: No jogo do segundo turno, no entanto, o Flamengo deu o troco e venceu o Botafogo, no Nilton Santos, por 2 a 1. Foi a primeira derrota do Alvinegro em casa no Brasileirão 2023, e um ponto de alerta antes da fase ruim que fez o Botafogo perder o título do campeonato.
Baixa importante: Botafogo não terá a presença de Tiquinho Soares, que se lesionou na partida da Libertadores contra o Universitario, e ficará fora dos gramados por, pelo menos, um mês
Força total: Tite, técnico do Flamengo, garantiu que não vai poupar nenhum jogador para o clássico deste domingo
Flamengo: Everton Cebolinha (lesão) e Gabriel Barbosa (suspenso tentativa de fraude em exame antidoping)
Botafogo: Tiquinho Soares, Marçal, Rafael e Matheus Nascimento
Flamengo como mandante (últimos 5 jogos): São Paulo ✅, Palestino ✅, Nova Iguaçu ✅, Fluminense ⏺️, Madureira ✅; Aproveitamento: 86,67%.
Campanha geral como mandante em 2024: 10 jogos, 9 vitórias e 1 empate Aproveitamento: 93,33%
Campanha geral como visitante em 2024:11 jogos, 5 vitórias, 2 empate e 4 derrotas; Aproveitamento: 37,50%
FLAMENGO
Cartões vermelhos por partida: 0,04
Cartões amarelos por partida: 1,76
Gols marcados por partida: 1,76
Gols sofridos por partida: 0,28
Gols marcados por partida como mandante: 2,20
Gols sofridos por partida como mandante: 0,10
Escanteios na partida (apenas no Brasileiro): média de 9.67 escanteios por jogos (6,0 a favor e 3.67 contra)
BOTAFOGO
Cartões vermelhos por partida: 0,12
Cartões amarelos por partida: 2,84
Gols marcados por partida: 2,04
Gols sofridos por partida: 1,00
Gols marcados por partida como visitante: 1,72
Gols sofridos por partida como visitante: 1,00
Escanteios por partida (apenas no Brasileiro): 11,33 de média por jogo (5,33 a favor e 6,0 contra)
AS PROBABILIDADES DOS JOGOS DA 4ª RODADA DO BRASILEIRÃO:
Vasco x Criciúma - sábado, 27/04, às 16h Depois de perder o clássico para o Fluminense, o Vasco conta com a força de São Januário para superar o Criciúma. Por outro lado, o time catarinense não entrou em campo na última rodada por conta de um jogo adiado, mas segue sem perder no Brasileiro, com dois empates em dois jogos.
Vasco 36.29% - empate 33.41% - Criciúma 30.29%
Cuiabá x Atlético-MG - sábado, 27/04, às 18h30 Sem entrar em campo desde a segunda rodada por conta de um jogo adiado, o Cuiabá é o laterna do Brasileirão, com duas derrotas em dois jogos. Já o Atlético-MG chega com a moral em alta após vencer o clássico contra o Cruzeiro por 3 a 0, na Arena MRV.
Cuiabá 36% - empate 37% - Atlético-MG 27%
Bahia x Grêmio, sábado, 27/04, às 21h Depois de buscar o empate em 2 a 2 no clássico contra o Vitória, o Bahia chega com moral para receber o Grêmio, na noite deste sábado. Do outro lado, o Tricolor Gaúcho quer a terceira vitória consecutiva no Brasileirão depois de perder na estreia.
Bahia 41.84% - empate 34.02% - Grêmio 24.14%
Cruzeiro x Vitória, domingo, 28/04, às 16h Derrotado no clássico mineiro frente ao Atlético, a Raposa quer fazer o dever de casa e conquistar a segunda vitória neste Brasileirão. Já o Vitória, que teve os três pontos na mão mas cedeu o empate para o rival Bahia no último domingo, quer a primeira vitória no Brasileirão.
Cruzeiro 40.28% - empate 26.90% - Vitória 32.82%
Corinthians x Fluminense, domingo, 28/04, às 16h Ainda sem vencer no Brasileirão, o Corinthians quer espantar a fase ruim e fazer valer o fator casa para superar o Fluminense. O time carioca, que sofreu o baque de perder André lesionado, busca a primeira vitória fora de casa na competição.
Fortaleza x Red Bull Bragantino, domingo, 28/04, às 18h30 Após vencer o Boca Juniors por 4 a 2 na Sul-Americana, o Fortaleza chega em alta para receber o Red Bull Bragantino no Castelão. O time paulista é o líder do Brasileirão, com sete pontos em três jogos, e uma vitória garante a ponta da tabela por mais uma rodada.
Fortaleza 32.00% - empate 43.50% - Red Bull Bragantino 24.50%
Juventude x Athletico-PR, domingo, 28/04, às 18h30 Em casa, o Juventude busca sua segunda vitória como mandante neste Brasileirão e, de quebra, se reabilitar da goleada sofrida frente ao Botafogo por 5 a 1. Já o Furacão, que venceu o Internacional na última rodada, quer engatar mais um triunfo para brigar na parte de cima da tabela.
Internacional x Atlético-GO, domingo, 28/04, às 20h No Beira-Rio, o Inter quer buscar sua segunda vitória dentro de casa neste Brasileirão, e quem sabe, sonhar em brigar pela parte de cima da tabela de classificação. Do outro lado, o Dragão ainda não venceu no Brasileirão e almeja sua primeira vitória.
Internacional 46.33% - empate 26.83% - Atlético-GO 26.83%
São Paulo x Palmeiras, segunda-feira, 29/04, às 20h No clássico que encerra a quarta rodada do Brasileirão, o São Paulo recebe o atual campeão Palmeiras, no Morumbis, na noite de segunda-feira. O Tricolor chega com moral após a primeira vitória de Luis Zubeldía no comando da equipe, frente ao Barcelona-EQU, pela Libertadores, e o Verdão também não fica atrás, já que venceu o Independiente Del Valle com um virada espetacular, nos acréscimos, também pela Libertadores.
São Paulo 33.21% - empate 33.47% - Palmeiras 33.32%
O Globo sexta, 26 de abril de 2024
MARTA: CRAQUE CONFIRMA APOSENTADORIA DA SELEÇÃO BRASILEIRA AO FINAL DE 2024
Marta confirma aposentadoria da seleção brasileira ao final de 2024
Camisa 10 do Brasil também demonstrou interesse em participar dos Jogos Olímpicos
Por O Globo
25/04/2024 10h00 Atualizado há 23 horas
Presentear matéria
Eleita seis vezes a melhor jogadora do mundo, a atacante Marta está vivendo os seus últimos momentos na seleção brasileira. Em entrevista à CNN Esportes, a atleta do Orlando Pride, dos Estados Unidos, revelou que este será o seu último ano jogando com a camisa amarelinha e se mostrou confiante com a "passagem de bastão".
— Este é o meu último ano, e eu já posso confirmar aqui. Tem um momento em que a gente tem que entender que chegou a hora. Eu estou muito tranquila com relação a isso, porque eu vejo com muito otimismo esse desenvolvimento que a gente está tendo com relação às atletas jovens — afirmou Marta em entrevista à CNN Esportes.
Embora já tenha definido a aposentadoria da seleção brasileira no final do ano, Marta demonstrou o desejo em disputar mais uma Olimpíada — ela participou de cinco Jogos Olímpicos durante toda a sua carreira e conquistou duas medalhas de prata (2004 e 2008).
— Se eu for para a Olimpíada, vou curtir cada momento, porque, independentemente de ir para Olimpíada ou não, este é meu último ano com a Seleção. Não tem mais Marta a partir de 2025 na Seleção como atleta, não tem — finalizou.
Apesar da seleção brasileira estar vivendo um período de renovação, Marta esteve presente nas convocações de Arthur Elias para a Copa Ouro da Concacaf e para o SheBelieves. Agora, a atacante de 38 anos vive a expectativa de estar na lista para a próxima Data Fifa, no fim de maio, que será a última oportunidade do treinador observar jogadoras antes dos Jogos Olímpicos de Paris-2024.
Marta é a maior artilheira da história da Seleção Brasileira, além de maior goleadora das Copas do Mundo — considerando futebol feminino e masculino — com 17 gols marcados. Com a seleção canarinha, ela conquistou duas vezes os Jogos Pan-Americanos (2003 e 2007) e três vezes a Copa América (2003, 2010 e 2018).
O Globo quinta, 25 de abril de 2024
LIBERTADORES: FLAMENGO PERDE PARA O BOLÍVAR PELO PLACAR DE 2 X 1
Algoz do Flamengo, Bolívar só perdeu três jogos para brasileiros em casa na história da Libertadores
Atuando no estádio Hernando Siles, em La Paz, time boliviano tem 70,5% de aproveitamento contra equipes do Brasil
Por O Globo
25/04/2024 11h11 Atualizado há 5 minutos
Presentear matéria
Algoz do Flamengo no jogo de ontem, pela terceira rodada da Copa Libertadores, o Bolívar está acostumado a ganhar de time brasileiros na temida altitude de 3.600 metros de La Paz. Na história da competição internacional, o clube boliviano, atuando em casa, possui 70,5% de aproveitamento contra equipes do Brasil.
Ao todo, são 17 confrontos entre times brasileiros e o Bolívar no Estádio Hernando Siles, em La Paz, com 11 vitórias dos bolivianos, três empates e apenas três triunfos das equipes do Brasil. O Flamengo, que perdeu ontem por 2 a 1, foi quem mais sofreu na altitude, com três derrotas (em 1983, 2014 e 2024).
Além do clube rubro-negro, Palmeiras (2x), Santos (2x), São Paulo, Athletico, Atlético-MG e Grêmio também foram derrotados pelo Bolívar na altitude.
Por outro lado, apenas Grêmio, em 1983, Palmeiras, em 2020, e Internacional, em 2023, conseguiram vencer o Bolívar em La Paz na história da Libertadores, todos com a diferença de apenas um gol. Criciúma (1992), São Paulo (1992) e Athletico (2002) conseguiram sair da Bolívia com um ponto na bagagem.
Veja lista dos jogos do Bolívar em casa contra brasileiros
1x2 Grêmio - Libertadores 1983
3x1 Flamengo - Libertadores 1983
1x1 São Paulo - Libertadores 1992
1x1 Criciúma - Libertadores 1992
1x0 Palmeiras - Libertadores 1995
4x0 Atlético-MG - Libertadores 2000
5x5 Athletico-PR - Libertadores 2002
1x0 Grêmio - Libertadores 2003
4x3 Santos - Libertadores 2005
2x1 Santos - Libertadores 2012
4x3 São Paulo - Libertadores 2013
1x0 Flamengo - Libertadores 2014
1x2 Palmeiras - Libertadores 2020
3x1 Palmeiras - Libertadores 2023
3x1 Athletico-PR - Libertadores 2023
0x1 Internacional - Libertadores 2023
2x1 Flamengo - Libertadores 2024
O Globo quarta, 24 de abril de 2024
LIBERTADORES: FLAMENGO X BOLÍVAR, HOJE, ÀS 21h30
Por razões físicas ou ligadas à altitude, Flamengo enfrentará o Bolívar com sete novos desfalques
Partida será em La Paz, a 3.600m acima do nível do mar
O duelo entre Flamengo e Bolívar, hoje, às 21h30, pela terceira rodada da Copa Libertadores, já parecia suficientemente complicado. Afinal, o Estádio Hernando Siles, em La Paz, fica localizado a 3.600m acima do nível do mar. Além disso, com quatro pontos, o rubro-negro ocupa a segunda posição do grupo E, atrás justamente do adversário de logo mais. No entanto, depois do empate com o Palmeiras, a comissão técnica ganhou mais uma dor de cabeça. Ou melhor, sete. É esse o número de desfalques do time para encarar os bolivianos.
As baixas atingem todos os setores de linha. Na zaga, Léo Pereira tem uma virose. Nas laterais, Varela e Ayrton Lucas serão poupados por questões físicas, “de acordo com o planejamento da comissão técnica, sempre guiado pela ciência na busca da mais alta performance”, conforme explicado em comunicado do clube. Essa mesma razão afastará os meio-campistas Pulgar e Arrascaeta e o atacante Pedro. Por fim, o volante Allan possui “traços falcêmicos que podem prejudicar a alta performance em altitude”.
Ontem, a delegação chegou a Santa Cruz de La Sierra, onde ficará até horas antes da partida. A cidade foi escolhida para amenizar os efeitos colaterais da altitude, já que fica apenas 400m acima do nível do mar.
— Nossa estratégia de chegar na hora do jogo é para evitar o que chamamos de mal agudo da montanha. Quando você põe o pé nessa alta altitude, você começa a ficar ofegante, a hiperventilar na hora. Com o tempo passando, os efeitos dessa exposição começam a vir: dor de cabeça intensa, náusea, ânsia de vômito... — explicou o preparador físico rubro-negro Fabio Mahseradjian. — Isso não vai aumentar a performance. A performance da equipe já vai estar comprometida.
Este será o jogo em que o Flamengo mais poupará atletas desde a estreia na Libertadores — antes, o recorde fora de quatro nomes de uma só vez: Léo Pereira, Ayrton Lucas, De La Cruz e Luiz Araújo contra o Millonarios, também na altitude. Além dos sete, o rubro-negro seguirá hoje sem o atacante Cebolinha, com lesão na panturrilha direita.
Assim, a expectativa é a de que o time tenha diversos atletas que não vinham jogando como titulares, casos de Wesley, Viña, Igor Jesus, Gerson e Lorran.
O movimento da comissão rubro-negra não é uma surpresa. Há duas semanas, o técnico Tite afirmou que “era humanamente impossível” brigar em todas as frentes usando os mesmos titulares em sequência. Desde o início da Libertadores e em meio às finais do Carioca, o treinador tem rodado o elenco de forma gradual, a “conta-gotas”, para não desnivelar as conexões da equipe. No entanto, contra o Bolívar, optará por um revezamento mais radical.
O Globo terça, 23 de abril de 2024
COPA DO BRASIL: CBF DIVULGA DATAS E HORÁRIOS DOS JOGOS DA TERCEIRA FASE
CBF divulga datas e horários dos jogos da terceira fase da Copa do Brasil; confira
Partidas de ida começam a ser disputadas no dia 30 de abril
Por Redação do GLOBO — Rio de Janeiro
22/04/2024 21h39 Atualizado há 12 horas
Presentear matéria
A CBF divulgou na noite desta segunda-feira a tabela detalhada da terceira fase da Copa do Brasil, com as datas e os horários dos jogos. As partidas de ida serão realizadas no dias 30 de abril (terça-feira), e 1º e 2 de maio (quarta e quinta). A abertura ficará por conta de Bahia e Criciúma, às 19h (horário de Brasília) da terça, na Fonte Nova, em Salvador. Todos os confrontos de volta acontecerão entre os dias 21 e 23 do próximo mês.
Na tarde de hoje, o Sampaio Corrêa (MA) anunciou que levou a partida de ida contra o Fluminense para o estádio Kleber Andrade, na cidade de Cariacica, no Espírito Santo. A partida acontece às 16h da quarta. O dia 1º é feriado (Dia do Trabalhador), e concentrará metade dos jogos (8 de 16).
Já na quinta, às 19h30, o São Paulo visita o Águia de Marabá (PA), no Mangueirão, em Belém. No entanto, a CBF alerta que pode alterar o local da partida, em caso de não apresentação dos laudos técnicos exigidos pela entidade. O mesmo vale para o encontro entre Sousa (PB) e Bragantino, no Marizão, em Sousa, às 18h da quarta.
Além disso, nesta fase, todos os participantes passam a receber a mesma cota: R$ 2,2 milhões. Já os que avançarem de fase para as oitavas de final, ganharão uma cota de R$ 3,4 milhões.
O Globo segunda, 22 de abril de 2024
BRASILEIRÃO 2024: BOTAFOGO GOLEIA O JUVENTUDE - 5 X 1
Análise: Goleada sobre o Juventude eleva moral do Botafogo antes da primeira sequência difícil de Artur Jorge
Alvinegro encara Universitario, Flamengo, Vitória, Bahia e LDU em um espaço de 14 dias
No futebol, uma goleada traz confiança para um time que ainda não apresentava a sua melhor versão no Campeonato Brasileiro e tranquilidade para Artur Jorge, que chegou recentemente ao clube. O Botafogo, ontem, fez exatamente isso e saiu do Estádio Nilton Santos com a moral elevada antes da primeira sequência complicada do treinador português.
Forte ofensivamente e com uma defesa sólida, o Botafogo goleou o Juventude por 5 a 1, gols de Tiquinho Soares, Júnior Santos, Danilo Barbosa, Savarino e Jacob Montes (seu primeiro com a camisa alvinegra), quebrou um tabu de 17 anos sem vencer a equipe gaúcha e pulou para terceiro do Brasileirão, com seis pontos — atrás de Flamengo e Bragantino, que têm sete. A última vez que o alvinegro marcou cinco gols ou mais em um jogo da Série A foi em 2014 (6 a 0 sobre o Criciúma).
A goleada também trouxe um ânimo renovado para conseguir a arrancada na Libertadores. Lanterna do Grupo D, ainda sem pontuar, o alvinegro encara o Universitário, na quarta-feira, às 19h, também no Estádio Nilton Santos. Vencer é fundamental para ainda sonhar com uma vaga nas oitavas da competição sul-americana.
É bem verdade que a fragilidade do adversário, somada com a expulsão no primeiro tempo de Lucas Freitas, facilitou a vida do Botafogo, que ficou à vontade na partida e não teve maiores adversidades no confronto, principalmente na segunda etapa. O resultado foi positivo também para dar moral ao ataque, que ainda está se adaptando ao esquema com quatro atacantes imposta pelo treinador, e ao sistema defensivo, bastante criticado nos jogos anteriores.
— Vitória obtida de forma muito competente. Estou muito satisfeito pelo que fizemos. Serve também para motivar os atletas, porque construir um processo em cima de vitórias torna tudo mais fácil — destacou Artur Jorge.
Equipe dominante
Pela primeira vez desde que Artur Jorge assumiu, o Botafogo foi o que ele sempre pregou: um time dominante, que tenha coragem para jogar e não pare de atacar. Sufocando o Juventude desde o início, o time alvinegro mostrou exatamente isso e antes dos 10 minutos do primeiro tempo já tinha 2 a 0 no placar. A situação ficou mais tranquila quando o zagueiro Lucas Freitas foi expulso.
Artur Jorge aproveitou o cenário construído pelo Botafogo no primeiro tempo para dar ritmo a quem precisa — Eduardo, Jacob e Damián Suárez entraram pela primeira vez após suas lesões — e testar peças novas para conhecer o elenco. Diego Hernández, que até teve chances no Campeonato Carioca, mas parecia preterido no clube, por exemplo, voltou a ser utilizado após mais de um mês e abraçou a oportunidade.
O zagueiro Pablo era outro que poderia começar a ganhar, mas o zagueiro, na sua estreia com a camisa alvinegra, se lesionou no segundo tempo.
Golaço de falta
Mesmo com as alterações, o time não caiu de produção e fez mais três gols no segundo tempo. Dois em belas jogadas coletivas, com infiltrações e trocas de passes, e um em uma pintura marcada por Savarino, em cobrança de falta. O venezuelano, que fez uma ótima partida atuando como segundo atacante, ao lado de Tiquinho Soares, também foi destaque do jogo e destacou a importância do jogo de quarta-feira.
— Agradecer a Deus pelo gol. É muito importante para mim. A vitória foi boa para dar confiança para quarta-feira — disse Savarino.
Assim como Savarino, os pouco mais de 13 mil torcedores ontem no Estádio Nilton Santos saíram satisfeitos com o desempenho da equipe, mas com a cabeça no jogo da Libertadores contra o Universitario.
Se o trabalho de Artur Jorge começa a dar seus primeiros passos no Botafogo, a segunda vitória seguida no Brasileirão chega para dar tranquilidade tanto para o treinador, quanto para o time que vai encarar uma sequência difícil nas próximas duas semanas — o alvinegro encara Universitário (PER), Flamengo, Vitória (pela Copa do Brasil), Bahia e LDU (EQU) no espaço de 14 dias.
O Globo domingo, 21 de abril de 2024
BRASILEIRÃO 2024: FLUMINENSE BATE O VASCO - 2 X 1
Vitória em clássico dá nova energia ao Fluminense, mas time precisa melhorar defensivamente
Tricolor voltou a tomar gol de bola aérea, como foi shortcoming o Colo Colo e Bragantino
A vitória do Fluminense por 2 a 1 no clássico contra o Vasco encerrou o jejum histórico vivido pelo tricolor que já durava 13 partidas sem vencer os rivais do Rio de Janeiro. Além de celebrado pelos torcedores, o fato também foi comemorado pelo técnico Fernando Diniz, que não escondeu a insatisfação com os comentários em relação à marca. De acordo com o treinador, algumas pessoas de fora do clube reverberavam esse fato para "criar caos".
— É sempre bom ganhar, quebrou os 13 clássicos sem vencer. Essa notícia não dava pra ficar. Muita gente vai ficar triste, não vai dar pra criar caos. Até recapitulando, muito clássico que a gente deixou de ganhar na conta foi por causa da Libertadores, da Recopa. Se tivesse um outro jogo, a gente teria que poupar e poderia ser que não ganhasse. As pessoas gostam de colocar tudo na mesma conta. Vamos ver qual vai ser o próximo assunto para polemizar — disse Diniz após a partida.
Além de encerrar o jejum, a vitória contra o Vasco também foi a primeira do tricolor no Campeonato Brasileiro, depois de um empate em casa e a derrota de virada para o Bahia. Mesmo com o título da Recopa, o tricolor vive fase instável na temporada, com algumas críticas ao time pelas recentes atuações ruins e ao técnico Fernando Diniz pelas escolhas e improvisações. Dessa maneira, o resultado e principalmente a boa atuação de diversos jogadores foram importantes para dar uma reenergizada na equipe.
Segundo Diniz, muitos jogadores do time, principalmente os mais jovens, acabam sendo afetados pelos comentários e críticas externas. Dessa forma, o treinador não esconde o alívio em conquistar uma importante vitória no clássico e também com uma boa atuação.
— Acredito que a gente não é nunca impermeável às coisas de fora, do nosso torcedor, com o advento dos últimos 20 anos das redes sociais, o tanto de gente que omite a opinião. Os jogadores, principalmente os mais jovens, consomem muito esse estardalhaço que é feito fora do nosso ambiente interno. E nunca é positivo. Até quando elogia muito, tem uma negativa. Acho que o time soube trabalhar em relação a isso. A coisa melhor desse clássico é a alegria que traz pro torcedor, além de ganhar e subir na tabela de classificação, que é o objetivo principal — falou o treinador.
— Em termos de ambiente, é a alegria do torcedor e, como você disse, de ganhar jogando bem. A gente cometeu erros, tem que melhorar, muita coisa para ajustar. Mas a equipe fez uma boa partida, principalmente no que diz respeito à criação — detalhou.
Mas apesar do Fluminense ter tido uma boa atuação, alguns pontos ligam o sinal de alerta na equipe. Entre eles, o principal é o fato do time ter sofrido mais um gol de bola parada, como foi contra o Colo Colo e contra o Bragantino. Diniz, por sua vez, admitiu que a equipe vem pecando nesse quesito.
— O sistema defensivo precisa melhorar. Algumas coisas estamos fazendo bem, especialmente na marcação mais alta. Mas quando a gente baixa o bloco, permitimos cruzamento com muita facilidade. Quando pegamos um time especialista nesse tipo de jogada, que é o caso do Vasco, a primeira coisa é evitar que o cruzamento seja feito — concluiu o técnico.
Além da bola parada, o Fluminense enfrenta nítida dificuldade na zaga. Sem Nino, vendido na intertemporada, o tricolor só tem Felipe Melo como titular absoluto. Ainda assim, aos 40 anos, o defensor convive com uma série de problemas físicos que o impossibilitam de ter uma sequência de jogos e de atuar ao longo dos 90 minutos da partida.
Outro fator que preocupa é o escolhido para ser a dupla de Felipe Melo. Outrora Martinelli foi improvisado. No clássico, Manoel foi o escolhido e foi bem. No entanto, Felipe Melo precisou ser substituído no intervalo e Antônio Carlos, que entrou, teve péssima atuação. Sem confiança, o zagueiro acumulou erros que quase geraram o empate do Vasco. Num deles, Rayan perdeu de cara para Fábio. No outro, Vegetti marcou, mas o gol foi anulado por milímetros.
O Globo sábado, 20 de abril de 2024
BRASILEIRÃO 2024: FLUMINENSE E VASCO FAZEM CLÁSSICO
Veteranos e jovens: com elencos de médias de idade opostas, Fluminense e Vasco fazem clássico pelo Brasileirão
Últimas janelas de transferências evidenciam estratégias de mercado. Já as primeiras rodadas do campeonato trazem rivais em estados anímicos diferentes
Fluminense e Vasco fazem, a partir das 16h, o primeiro clássico carioca deste Brasileirão. Além de confrontar duas equipes em estados anímicos opostos neste início de campeonato, ou ter o tricolor à beira de bater o recorde de jogos sem vencer seus rivais (são 13), a partida chama atenção pela diferença entre a idade média dos prováveis times que devem entrar em campo hoje no Maracanã, um resultado da estratégia de mercado que cada clube adotou nos últimos tempos.
De um lado, Fernando Diniz nunca considerou a idade como fator para reprovar nomes que têm qualidade para contribuir com suas ideias. Após o título da Libertadores, ganhou aval para redobrar a aposta em 2024. Do outro, Ramón Díaz tem recebido alguns jovens talentos, principalmente com o objetivo da SAF, sob comando da 777 Partners, de fazer revendas.Segundo dados do Observatório do Futebol CIES, o Fluminense tem o terceiro elenco mais velho da Série A, com média de 28 anos. O Vasco aparece com o oitavo mais jovem (25,6). A lacuna será ainda maior nesta tarde. Puxada por veteranos como Felipe Melo, Fábio, Cano e Marcelo — os dois primeiros têm mais de 40 anos —, a média do tricolor será de 32 anos, oito meses e 29 dias. O cruz-maltino terá apenas três jogadores acima dos 30 — Vegetti, Rossi e Maicon — e entrará em campo com média de 28 anos, dois meses e 28 dias.
Riscos
Desde que chegou às Laranjeiras, em 2022, Felipe Melo foi um dos líderes da construção de um grupo que revolucionou a História do Fluminense, com a ideia do futebol de intensa movimentação proposto por Diniz. Nesta temporada, porém, não é raro alguns apontarem o mercado tricolor como fator para o desempenho inferior.
O Flu contratou cinco jogadores na faixa dos 30 anos: Renato Augusto, Douglas Costa, Felipe Alves, Gabriel Pires e Antonio Carlos. Entre nomes badalados e outros que prometiam se encaixar facilmente em um time pronto, na prática, a sequência tem custado cada vez mais para alguns.
Herdeiro da braçadeira de capitão de Nino, Felipe Melo convive com a necessidade de sair nos intervalos ou inícios de segundo tempo. Como o clube não contratou um zagueiro à altura e tem como plano a repatriação de Thiago Silva (39 anos), precisa improvisar jogadores como André e Martinelli, desencadeando uma improvisação no esquema, o que vem sendo o principal problema do ano.
Evolução
No elenco do Vasco, as grandes referências são os mais experientes, como Vegetti, Payet e Medel, mas é uma equipe que busca rejuvenescer. Com 23 anos, Lucas Piton foi o único representante cruz-maltino na seleção do Carioca. Além disso, é um dos jogadores mais regulares desde a temporada passada.
O Vasco demonstrou evolução e atuações animadoras, explicadas também por seu meio-campo. Ao lado de Mateus Carvalho (22), os recém-chegados Sforza (22) e Galdames (27) vêm se adaptando ao clube.
A chegada do volante Hugo Moura (26) confirmou a tendência de um setor com mais fôlego e munido de diferentes habilidades. Ramón ainda busca dar uma cara definitiva ao time, mas a mescla de veteranos com jovens está sendo a receita adotada.
O Globo sexta, 19 de abril de 2024
BRASILEIRÃO 2024: BOTAFOGO VENCE O ATLÉTICO-GO POR 1 X 0
Fim do jejum: Botafogo volta a vencer no Brasileiro após 6 meses e 12 jogos
Triunfo sobre o Atlético-GO foi o primeiro desde o início da sequência negativa que marcou a reta final do time no Brasileiro de 2023
Por Redação do GLOBO — Rio de Janeiro
18/04/2024 23h50 Atualizado há 10 horas
Mesmo sem ter apresentado uma grande atuação, o Botafogo conseguiu um feito importante ao derrotar o Atlético-GO por 1 a 0, pela 2ª rodada do Brasileiro-24. O resultado marcou o fim do jejum alvinegro de vitórias na competição. Uma escrita que durou exatos seis meses.
A última vitória fora em 18 de outubro do ano passado: um 2 a 1 sobre o América-MG, fora de casa. A partir de então, o time não venceu mais e viu a vantagem na liderança da tabela desidratar até a perda da posição para o Palmeiras, que acabou campeão.
- No vestiário eu disse aos meus atletas que hoje era dia de ganhar. E ponto. Não sabia dessa estatística. Estamos na segunda rodada e vencer em casa era muito importante - afirmou o técnico Artur Jorge.
Este ano, o time iniciou sua caminhada do mesmo jeito: sem vencer. Foi derrotado pelo Cruzeiro por 3 a 2, em Belo Horizonte. Uma sina que, enfim, terminou.
Neste período, foram 12 jogos sem vitórias. O time empatou seis e perdeu os outros seis. Confira a lista abaixo:
Cruzeiro 3 x 2 Botafogo (18/04/2024) - 2ª rodada do Brasileiro-24
Internacional 3 x 1 Botafogo (06/12/2023) - 38ª rodada do Brasileiro-23
Botafogo 0 x 0 Cruzeiro (03/12/2023) - 37ª rodada do Brasileiro-23
Coritiba 1 x 1 Botafogo (29/11/2023) - 36ª rodada do Brasileiro-23
Botafogo 1 x 1 Santos (26/11/2023) - 35ª rodada do Brasileiro-23
Fortaleza 2 x 2 Botafogo (23/11/2023) - 29ª rodada do Brasileiro-23
Bragantino 2 x 2 Botafogo (12/11/2023) - 34ª rodada do Brasileiro-23
Botafogo 3 x 4 Grêmio (09/11/2023) - 33ª rodada do Brasileiro-23
Vasco 1 x 0 Botafogo (06/11/2023) - 32ª rodada do Brasileiro-23
Botafogo 3 x 4 Palmeiras (01/11/2023) - 31ª rodada do Brasileiro-23
Botafogo 0 x 1 Cuiabá (29/10/2023) - 30ª rodada do Brasileiro-23
Botafogo 1 x 1 Athletico (22/10/2023) - 28ª rodada do Brasileiro-23
Jogando no Nilton Santos, o jejum pelo Brasileiro era ainda maior. A última vitória no estádio havia sido os 3 a 0 sobre o Bahia, em 27 de agosto, pela 21ª rodada da edição do ano passado.
O resultado desta quinta representou os primeiros três pontos do Botafogo na edição deste ano. Com eles, o clube subiu para a 11º colocação na tabela do Brasileiro. No domingo, vai atrás de mais uma vitória diante do Juventude, novamente no Nilton Santos.
O Globo quinta, 18 de abril de 2024
LIGA DE CAMPEÕES DA EUROPA: REAL MADRID ELIMINA O MANCHESTER CITY E FARÁ SEMIFINAL DA CHAMPIONS CONTRA O BAYERN
Nos pênaltis, Real Madrid elimina o Manchester City e fará a semifinal da Champions contra o Bayern
Goleiro Lunin defende duas cobranças e garante classificação dos espanhóis
Por Redação do GLOBO — Rio de Janeiro
17/04/2024 18h51 Atualizado há 16 horas
Presentear matéria
Não teve a disputa lá e cá e os muitos gols do primeiro confronto, mas sobrou tensão no duelo decisivo entre Manchester City e Real Madrid, pelas quartas da Liga dos Campeões da Europa. Com direito à vaga para a semifinal sendo decidida nos pênaltis, onde a experiência do clube espanhol no torneio parece ter pesado. O goleiro Lunin defendeu duas cobranças (de Bernardo Silva e de Kovacic). Já Ederson só pegou uma penalidade (de Modric). E a disputa terminou em 4 a 3 para os madridistas.
No tempo normal, empate em 1 a 1. Os gols foram de Rodrygo, que abriu o placar para o Real aos 12 minutos de jogo, e de De Bruyne, aos 31.
A semifinal será com o Bayern de Munique, que no mesmo dia bateu o Arsenal por 1 a 0. O gol foi de Kimmich, aos 18 da etapa final. No placar agregado, 3 a 2 para os alemães.
O outro finalista virá do duelo entre PSG e Borussia Dortmund. Os confrontos pelas semifinais serão nos dias 30 de abril e 1º de maio (ida) e em 7 e 8 de maio (volta).
O Globo quarta, 17 de abril de 2024
COPA DO BRASIL - SORTEIO: VEJA ONDE ASSISTIR AO VIVO, HORÁRIO E OS POTES
Sorteio da Copa do Brasil: Veja onde assistir ao vivo, horário e os potes
Evento realizado na sede da CBF definirá os confrontos e os mandos de campo da terceira fase da Copa do Brasil
Por O Globo
17/04/2024 08h39 Atualizado há 2 horas
Presentear matéria
Os times que ainda estão vivos na Copa do Brasil conhecem hoje os seus adversários na terceira fase da competição. O sorteio que definirá os confrontos e os mandos de campo será realizado nesta quarta-feira, às 14h30, na sede da CBF, no Rio de Janeiro, vai ser transmitido ao vivo na CBF TV, no Youtube, e pelo Sportv.
Os 32 times classificados foram separados em dois potes, levando a consideração a colocação de cada um no Ranking Nacional de Clubes. As equipes de um pote enfrentarão as do outro, desta forma Vasco, Juventude e Vitória — times da Série A — podem enfrentar outros times da primeira divisão nesta fase da Copa do Brasil.
A partir da terceira fase, os confrontos passam a ser de ida e volta. As datas reservadas pela CBF para a terceira fase da Copa do Brasil são os dias 1º e 22 de maio.
Sorteio da Copa do Brasil
Data: 17/04, quarta-feira
Horário: 14h30 (de Brasília)
Onde assistir: Sportv e Youtube da CBF
Relembre classificados e veja os potes
Pote 1: Flamengo, Palmeiras, São Paulo, Athletico-PR, Atlético-MG, Corinthians, Fluminense, Grêmio, Fortaleza, Internacional, Bahia, Botafogo, Red Bull Bragantino, Atlético-GO, Ceará e Cuiabá.
Na terceira fase, todos os clubes passam a receber a mesma cota de participação: R$ 2,2 milhões. Já a classificação para as oitavas de finais vale uma cota de R$ 3,4 milhões.
O Globo terça, 16 de abril de 2024
OLIMPÍADAS 2024: CHAMA OLÍMPICA É ACESA EM TEMPLO HISTÓRICO DA GRÉCIA
Chama olímpica de Paris é acesa em histórico da Grécia
Ritual é ponto de partida para revezamento da tocha
Por O Globo — Rio der Janeiro
16/04/2024 08h31 Atualizado há 31 minutos
Presentear matéria
A chama olímpica foi acesa, nesta terça-feira, no Templo de Hera, em Olímpia, na Grécia, onde aconteciam os Jogos da Antiguidade. O fogo gerado por raios solares é uma tradição do evento, mas, por conta do tempo fechado, uma chama reserva foi utilizada para alimentar a tocha que representa as Olimpíadas.
Após permanecer 11 dias em território grego, a chama seguirá para a França, com previsão de chegada em Marselha no dia 8 de maio. O símbolo dos Jogos Olímpicos percorrerá todo o país.
Ele passará por mais de 10 mil condutores até iluminar a pira das Olimpíadas de Paris na cerimônia de abertura, no dia 26 de julho. A primeira francesa a revezar a tocha foi a ex-nadadora Laure Manaudou, que conquistou três medalhas nos Jogos de Atenas, em 2004.
A surpresa desta cerimônia foi a troca na vestimenta das atrizes que interpretaram as sacerdotisas do Templo de Hera. Em vez do clássico branco, os vestidos receberam tons cinzas inspirados nas colunas gregas.
O Globo segunda, 15 de abril de 2024
BRASILEIRÃO 2024: VASCO BATE O GRÊMIO POR 2 X 1
Ramón Diáz elogia atuação do Vasco em vitória sobre o Grêmio: 'Fizemos um grande primeiro tempo'
Técnico do Vasco analisou o desempenho da equipe o triunfo sobre o time gaúcho em São Januário
Ramón Diáz, técnico do Vasco, celebrou boa atuação da equipe, que foi bastante eficiente para aproveitar as chances que teve para marcar e conquistar três pontos importantes para dar início na campanha do Brasileirão.
- O Campeonato Brasileiro é muito difícil. Completamente distinto a todos os outros. Tenho que dizer que a equipe no primeiro tempo teve um bom ritmo, bom dinamismo. Fizemos um grande primeiro tempo. Tivemos um desgaste gigante devido a uma partida com muita pressão, muita intensidade. Grêmio é uma grande equipe e tem um grande treinador. Em respeito ao segundo tempo, eles saíram para jogar e tiveram algumas chances, mas estamos felizes porque tivemos um bom começo - disse Ramón Diáz, que complementou com elogios ao atacante David, que marcou um belo gol para abrir o placar neste domingo.
- Fiquei contente pelo David. Está crescendo. Hoje foi uma boa prova para ele. Tem que seguir trabalhando e melhorando. Me parece que teve um grande rendimento. Estamos trabalhando muito para que ele se aprofunde, que participe dos jogos. Hoje ele teve a sorte de converter a chance em um gol - afirmou.
O técnico do Vasco também falou sobre como foi escalar o time com o desfalque de Dimitri Payet. O francês sofreu um entorse no ligamento colateral medial do joelho direito e está em tratamento no departamento médico.
- Tivemos que fazer alguma mudanças. Tivemos que jogar com uma linha de três atrás, como no ano passado. No último campeonato, tivemos muito trabalho para armar essa equipe. Voltamos ao nosso estilo. Isso afeta na parte da mobilidade, para que a equipe tenha um bom posicionamento dentro de campo. Mas ainda falta mais e vamos seguir trabalhando. Estamos muitos satisfeitos com o esquema de três meias. São novos no time, mas souberam dominar o meio. Galdames caiu um pouco no segundo tempo, mas está voltando de uma recuperação. Estamos muito contentes pelo jogo, temos uma partida importante dentro de três dias e vamos seguir trabalhando - finalizou.
O Vasco volta a entrar em campo na próxima quarta-feira, dia 17 de abril, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Cruzmaltino visita o Red Bull Bragantino, no Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, às 19h (horário de Brasília)
O Globo domingo, 14 de abril de 2024
BRASILEIRÃO 2024: FLUMINENSE EMPATA COM BRAGANTINO - 2 X 2
Análise: Gols sofridos mostram que Fluminense precisa reforçar o sistema defensivo
Tricolor sofreu dois gols em bolas alçadas na área contra o Bragantino
Por Cayo Pereira — Rio de Janeiro, RJ
Presentear matéria
A estreia do Fluminense no Campeonato Brasileiro foi cercada de pontos altos e pontos baixos. No empate em 2 a 2 no Maracanã, frente ao Red Bull Bragantino, o Tricolor mostrou valências em relação aos últimos jogos ao ter um volume de jogo ofensivo bem maior, no entanto, os gols sofridos evidenciaram o ponto fraco desta temporada: a defesa.
Desde a saída de Nino para o Zenit, da Rússia, o Fluminense perdeu o seu melhor zagueiro. O Tricolor até trouxe um reforço para o sistema defensivo, Antônio Carlos, que teve minutos na equipe alternativa durante o Estadual, mas que, no time titular, não desempenhou em um nível que o alçasse ao posto de substituto de Nino.
Manoel, que estava suspenso por doping, retornou e fez dois bons jogos, mas lesionou o tornozelo e está no departamento médico. Marlon, que vinha sendo a primeira opção de Fernando Diniz para o lugar de Nino, fez uma cirurgia no joelho e deve ficar um bom tempo sem entrar em campo. Com isso, Fernando Diniz passou a escalar Martinelli, volante de origem, como zagueiro ao lado de Felipe Melo, também volante de origem, mas que tem um pouco mais de experiência na posição.
No entanto, com ou sem Martinelli na linha de zaga, o sistema defensivo do Fluminense tem se mostrado bastante vulnerável nesta temporada. Em 10 jogos da equipe titular nesta temporada, o Flu sofreu sete gols. Desses sete, seis gols foram em jogadas de bola aérea.
A mesma dupla de zaga, com Martinelli e Felipe Melo, também sofreu com a bola aérea contra o Colo-Colo, pela Libertadores, na última terça-feira. O gol do time chileno saiu justamente em uma cobrança de escanteio na área tricolor.
O fato é que, desde a saída de Nino, o Fluminense tem a sua defesa como posição carente. No entanto, Fernando Diniz terá que buscar soluções dentro do próprio elenco, já que a janela de transferências abre apenas no mês de julho. O retorno de Manoel parece estar próximo de acontecer e pode ser um trunfo do técnico para voltar a ter um zagueiro, de fato, na posição, já na próxima rodada, contra o Bahia, fora de casa, na terça-feira, dia 16.
Na janela de julho, o Fluminense precisará atacar o mercado para buscar a contratação de, pelo menos, um zagueiro para preencher a lacuna deixada por Nino e que nenhum jogador conseguiu suprir de forma que traga segurança para equipe, principalmente se o objetivo do clube é brigar por todas as competições até dezembro.
O Globo sábado, 13 de abril de 2024
BRASILEIRÃO 2024: FLUMINENSE X RED BULL BRAGANTINO - ONDE ASSISTIR AO VIVO
Fluminense x Red Bull Bragantino: onde assistir ao vivo ao jogo do Brasileirão
Saiba tudo da estreia do Tricolor no Campeonato Brasileiro13/04/2024 04h00 Atualizado há 6 horas
Presentear matéria
O Fluminense abre sua participação no Campeonato Brasileiro neste sábado. O Tricolor, que terminou na sétima colocação do Brasileirão de 2023, recebe o Red Bull Bragantino, no Maracanã, às 21h (horário de Brasília). O jogo será transmitido ao vivo pelo canal Premiere.
O time de Fernando Diniz entra em campo com uma certa pressão para mostrar resultado. Depois de ficar quatro jogos sem vencer, o Fluminense bateu o Colo-Colo pela Libertadores na última terça, e uma vitória frente ao Bragantino, neste sábado, aumenta ainda mais a confiança do Flu para os próximos jogos do Brasileiro e da Libertadores.
Por outro lado, o Bragantino chega para o duelo deste sábado com a cabeça inchada. Pela Sul-Americana, o time de Bragança Paulista foi goleado pelo Racing, na Argentina, em jogo marcado por uma atuação bem abaixo do potencial esperado da equipe treinada pelo português Pedro Caixinha.
Onde assistir ao jogo Fluminense x Red Bull Bragantino ao vivo
O jogo entre Fluminense e Bragantino será transmitido pelo Premiere.
Horário do jogo Fluminense x Red Bull Bragantino
O Fluminense recebe o Red Bull Bragantino pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro, às 21h (horário de Brasília), no Estádio do Maracanã.
Escalação do Fluminense
Provável escalação do Fluminense: Fábio; Samuel Xavier, Felipe Melo, Martinelli e Marcelo; André, Lima, Ganso; Marquinhos, Jhon Arias e Germán Cano. Técnico: Fernando Diniz
Escalação do Red Bull Bragantino
Provável escalação do Bragantino: Cleiton; Nathan Mendes, Douglas, Luan Cândido e Juninho Capixaba; Eric Ramires, Jadsom, Raul; Laquintana, Eduardo Sasha e Thiago Borbas Técnico: Pedro Caixinha
Arbitragem de Fluminense x Red Bull Bragantino
Árbitro: Maguielson Lima Barbosa (DF) Assistentes: Bruno Raphale Pires (FIFA-GO) e Lehi Sousa Silva (DF) VAR: Gilberto Rodrigues Castro Junior (PE)
O Globo sexta, 12 de abril de 2024
LIBERTADORES: BOTAFOGO PERDE PARA O LDU POR 1 X 0
Artur Jorge critica erro da defesa do Botafogo contra a LDU: 'Sofrer gol em um lateral não é aceitável'
Treinador português também explicou seus motivos para escalar quatro atacantes em Quito
Por Redação do GLOBO
11/04/2024 22h56 Atualizado há 12 horas
Presentear matéria
A derrota do Botafogo para a LDU (Equador), por 1 a 0, pela 2ª rodada da fase de grupos da Libertadores, poderia ter acontecido com um placar até mais largo. Porém, acabou sendo decretada pelo gol marcado por Lisando Azulgaray, com apenas três minutos de partida em Quito, em uma jogada originada em lateral pelo lado direito da defesa. O treinador Artur Jorge apontou as falhas apresentadas pela equipe no primeiro tempo como fatores essenciais para o resultado.
— Acho que foi mesmo na questão do critério que nós falhamos no primeiro tempo. Fomos uma equipe que cometeu muitos erros. Uma equipe que sofre um gol em um arremesso lateral, nesse nível de competição, desta forma, não é aceitável — declarou o português. — Melhoramos bastante no segundo tempo, é verdade, a equipe foi mais capaz, os jogadores procuraram tentar fazer aquilo que tinha sido pedido.
Artur fez sua estreia pelo alvinegro nesta quinta-feira, após ter menos de uma semana para treinar os novos comandados. Sua grande novidade foi escalar a equipe com quatro atacantes (Tiquinho, Júnior Santos, Luiz Henrique e Jeffinho), mas a estratégia não surtiu tanto efeito. Mesmo assim, ele defendeu que faz parte de seu plano para o futuro da equipe.
— Nós procuramos, depois de algum tempo de trabalho, que não foi muito, trazer uma ideia de jogo que trouxesse uma característica que nós, enquanto comissão técnica, pretendemos implementar no Botafogo. Jogando com dois atacantes mais fixos. e dois atacantes mais nos corredores, procuramos criar condições de ter uma equipe mais ofensiva e que possa procurar, com mais critério, o gol adversário — disse o treinador.
O português disse que os primeiros dias no Botafogo têm sido positivos, mas que as condições do jogo, especialmente a altitude, não permitiram buscar a vitória.
— A experiência tem sido muito positiva para mim. Naturalmente, eu queria fechar essa primeira semana com uma vitória hoje. Eu e os atletas. É um contexto muito difícil para a equipe jogar nessas condições, já sabíamos.
Lanterna do grupo D, ainda sem pontos, o Botafogo volta a campo na Libertadores apenas no dia 24, quando recebe o Universitario (Peru) no Nilton Santos. Artur terá tempo para entender melhor como dar sua cara à equipe. Neste domingo, às 17h, a equipe visita o Cruzeiro, na primeira rodada do Brasileirão.
O Globo quinta, 11 de abril de 2024
LIBERTADORES: PALMEIRAS X LIVERPOOL - ONDE ASSISTIR AO VIVO
Palmeiras x Liverpool: Onde assistir ao vivo ao jogo da Libertadores
Brasileiros e uruguaios buscam a primeira vitória na competição
Por O Globo — Rio de Janeiro
11/04/2024 00h01 Atualizado há 11 horas
O Palmeiras enfrenta o Liverpool-URU, nesta quinta-feira, às 21h, no Allianz Parque, pela segunda rodada do grupo F da Libertadores. Ambos os times empataram na estreia da competição. Enquanto o alviverde ficou no 1 a 1, fora de casa, com o San Lorenzo-ARG, o uruguaio teve o mesmo placar, só que, em casa, diante do Independiente del Valle-EQU.
A recente conquista do Campeonato Paulista de 2024 pode trazer mais confiança para o Palmeiras ir atrás do primeiro triunfo nesta Libertadores. É provável que o técnico Abel Ferreira não tenha força máxima neste jogo. Além dos atacantes Dudu e Bruno Rodrigues, que se recuperam de cirurgias no joelho direito, o atacante Endrick e o meia Zé Rafael devem ficar fora da partida por desgate físico.
Do outro lado, o Liverpool-URU não poderá contar com o zagueiro Enzo Martínez, que foi expulso na primeira rodada. O time do treinador Emiliano Alfaro venceu o último jogo do Campenato Uruguaio por 3 a 1 sobre o Fênix-URU.
Onde assistir ao jogo Palmeiras x Liverpool ao vivo
O jogo entre Palmeiras e Liverpool será transmitido pela ESPN e pelo Star +, às 21h desta quinta-feira, 11.
Horário do jogo Palmeiras x Liverpool
O Palmeiras recebe o Liverpool pelo jogo da 2ª rodada da fase de grupos da Libertadores, no Allianz Parque, às 21h (de Brasília).
Escalação do Palmeiras
Provável escalação do Palmeiras: Weverton, Mayke (Marcos Rocha), Gustavo Gómez (Luan), Murilo e Piquerez; Aníbal Moreno, Richard Ríos e Raphael Veiga; Lázaro (Luis Guilherme), Rony e Flaco López. Técnico: Abel Ferreira.
Escalação do Liverpool
Provável escalação do Liverpool-URU: Lentinelly, Amaro, Matías de los Santos, Rosso, Cayetano e Samudio; Barrios, Lucas Lemos e Wasilewsky; Ocampo e Luciano Rodríguez. Técnico: Emiliano Alfaro.
Arbitragem de Palmeiras x Liverpool
Árbitro: Angel Artega (VEN)
Auxiliares: Antoni García (VEN) e Tulio Moreno (VEN)
VAR: Benjamin Saravia (CHI)
O Globo quarta, 10 de abril de 2024
LIBERTADORES: FLUMINENSE BATE O COLO-COLO - 2 X 1
Cano e Ganso: dupla retorna e conduz Fluminense de volta ao caminho das vitórias
Dupla foi ausência na estreia da Libertadores, contra o Alianza Lima, fora de casa
Por Cayo Pereira — Rio de Janeiro, RJ
10/04/2024 07h00 Atualizado há 3 horas
Presentear matéria
O Fluminense voltou a vencer sob o comando de Fernando Diniz. Depois de quatro partidas sem vitórias, o Tricolor bateu o Colo-Colo por 2 a 1, no Maracanã, em jogo que marcou os retornos de Germán Cano e Paulo Henrique Ganso, desfalques no jogo de volta da semifinal do Campeonato Carioca, contra o Flamengo, e na estreia na Libertadores, frente ao Alianza Lima, no Peru.
O atacante, que não marcava há cinco jogos, voltou a balançar as redes contra o time chileno e, de quebra, ainda garantiu a vitória para o Fluminense. Já o meio-campista, teve uma atuação digna de um maestro ao orquestrar a equipe tricolor no Maracanã.
De acordo com o portal de estatísticas SofaScore, Paulo Henrique Ganso teve 55 ações com a bola durante os 80 minutos em que esteve em campo contra o Colo-Colo. O camisa 10 do Flu acertou 39 de 42 passes (93% de aproveitamento), venceu 4 divididas, teve três interceptações, dois desarmes e um corte providencial. A atuação de Ganso recebeu a segunda nota mais alta da equpe do Fluminense, atrás apenas de Marquinhos, que marcou um gol e deu uma assistência.
Germán Cano, por sua vez, fez o que sabe fazer de melhor: aproveitar as oportunidades para balançar as redes. No caso desta partida contra o Colo-Colo, a única chance que teve para marcar, o Rei da América cravou. Curiosamente, um gol de cabeça, o que não acontecia há pouco menos de um ano, quando o camisa 14 marcou com uma cabeçada contra o Cruzeiro, no Mineirão, no dia 10 de maio de 2023, pelo Campeonato Brasileiro.
Durante a coletiva de imprensa, após a partida, o técnico Fernando Diniz celebrou os retornos de Ganso e Cano, e afirmou que a dupla é uma engrenagem fundamental para o estilo de jogo do Fluminense.
- É importante tê-los de volta. São jogadores que são peças fundamentais. Conhecem o nosso jeito de jogar. Ficam muito à vontade. É sempre muito bom pode contar com os dois. A qualidade técnica e característica de cada é exímia. Temos um dos maiores goleadores do mundo e um jogador que tem uma qualidade técnica que dispensa comentários - disse Diniz.
Com Germán Cano e Paulo Henrique Ganso, o Fluminense volta a entrar em campo no próximo sábado, dessa vez pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro. Novamente no Maracanã, o Flu recebe o Red Bull Bragantino, às 21h (de Brasília).
O Globo terça, 09 de abril de 2024
LIBERTADORES: FLUMINENSE X COLO-COLO - ONDEASSISTIR AO VIVO
Fluminense x Colo-Colo: onde assistir ao vivo ao jogo da Libertadores
Escalação de Fluminense e Colo-Colo para jogo desta terça-feira pela Copa Libertadores; veja onde assistir partida ao vivo
Por O GLOBO — Rio de Janeiro, RJ
09/04/2024 07h00 Atualizado há 2 horas
Presentear matéria
Atual campeão, o Fluminense fará sua primeira partida em casa na Libertadores. Nesta terça-feira, o Tricolor recebe o Colo-Colo, do Chile, às 21h (horário de Brasília), em jogo válido pela segunda rodada do Grupo A. A partida será transmitida ao vivo apenas no Paramount +.
Onde assistir ao jogo Fluminense x Colo-Colo ao vivo
O jogo entre Fluminense e Colo-Colo será transmitido pelo Paramount +, às 21h desta terça-feira, 09.
Horário do jogo Fluminense x Colo-Colo
O Fluminense recebe o Colo-Colo no jogo da 2ª rodada da fase de grupos da Libertadores, no Maracanã, às 21h (de Brasília).
Escalação do Fluminense
Provável escalação do Fluminense: Fábio; Samuel Xavier, Felipe Melo, Martinelli, Marcelo; André, Lima, Ganso; Marquinhos, Arias, Cano.
Escalação do Colo-Colo
Provável escalação do Colo-Colo: Cortés; Opazo, Saldivia, Falcón e Wiemberg; Pavez, Leonardo Gil e Vidal; Palacios, Guillermo Paiva e Cristián Zavala.
Arbitragem de Fluminense x Colo-Colo
Árbitro: Jesus Valenzuela (VEN) Auxiliares: Antoni Garcia e Tulio Moreno (VEN) VAR: Juan Soto (VEN)
O Globo segunda, 08 de abril de 2024
CARIOCÃO 2024: FLAMENGO CONFIRMA MERECIDO TÍTULO
Análise: Absoluto, Flamengo confirma merecido título do Carioca em noite de desempenho abaixo
Rubro-negro bateu recorde de menos gols sofridos na competição, teve a melhor defesa e o melhor ataque
Por conta da declaração de Tite na última terça de que alguns jogadores estavam com problemas físicos, e pela larga vantagem construída no jogo de ida, havia a impressão, ainda durante a semana, de que o Flamengo pudesse entrar em campo com uma escalação alternativa ontem contra o Nova Iguaçu. No entanto, o treinador cumpriu o que havia dito anteriormente e escalou o rubro-negro com todos titulares. Assim, mesmo sem fazer muita força, a equipe venceu o time da Baixada Fluminense por 1 a 0, com um golaço de Bruno Henrique, e garantiu mais uma taça do Campeonato Carioca, a 38ª na história.
Da mesma forma que na partida do último sábado, o Flamengo voltou a vencer o Nova Iguaçu sem apresentar um futebol vistoso. Em noite abaixo dos homens de criação e com pouca ajuda dos zagueiros, que costumam ir bem no início da construção, a equipe de Tite foi previsível e esteve pouco inspirada ofensivamente. O time até tentou pressionar a saída de bola da Laranja Mecânica, mas não conseguiu apresentar o mesmo jogo de aproximações, triangulações e velocidade nas pontas. Por outro lado, o time de Carlos Vitor manteve a identidade e tentou atacar o rubro-negro, mas sem duas de suas principais peças, pouco levou perigo.
Minutos antes da bola rolar, Carlinhos, que agora já é jogador do Flamengo, foi cortado da escalação após reclamar de um incômodo na posterior da coxa direita durante o aquecimento. Com apresentação no rubro-negro prevista para esta semana, o centroavante se despediu do time sem poder entrar em campo. Além dele, o camisa 10 Bill, destaque no estadual, foi substituído logo aos 15 minutos com dores musculares.
— Acho que o resultado está sendo justo pelo que as duas equipes demonstraram. Temos que jogar um pouco mais perto. Estamos lançando demais a bola. Se jogar mais perto o gol vai sair. Criamos oportunidades para isso — falou o zagueiro Léo Pereira na saída para o intervalo.
De fato o Flamengo teve oportunidades de abrir o placar na primeira etapa. Em destaque, duas levaram mais perigo, já nos minutos finais. Como bem falou Léo Pereira, o rubro-negro tentou muitas bolas longas, já que contava com noite abaixo dos meias. Numa delas, Rossi deu chutão que chegou em Ayrton Lucas, já dentro da área. O lateral-esquerdo tocou para Cebolinha, que chegava mais atrás. O camisa 11 dominou, tirou bem do goleiro, mas acertou o travessão.
Na sequência, em nova trama pela esquerda, Cebolinha acionou Arrascaeta na frente. Na frente do gol, o uruguaio finalizou em cima de Fabrício, que defendeu para escanteio.
Brilho do ídolo
Na volta para o intervalo, o cenário da partida não foi diferente. Pouco criativo, o Flamengo pouco construiu ofensivamente, com exceção de novo chute na trave de Cebolinha, dessa vez fora da área, e atacou na base da bola longa. Insatisfeita com o desempenho da equipe, a torcida rubro-negra começou a pedir a entrada do ídolo Bruno Henrique. O técnico Tite atendeu aos pedidos e foi presenteado.
Com apenas cinco minutos em jogo, Bruno Henrique, ovacionado pela torcida no momento da entrada em campo, recebeu passe de Ayrton Lucas pela esquerda e finalizou de primeira, de canhota, para marcar um golaço. O camisa 27, que marcou pela segunda vez na temporada, reencontrou as redes depois de dois meses e meio. A partir daí, o Maracanã explodiu. Com a vitória e o título confirmados — o 12º de Bruno Henrique pelo Flamengo, os torcedores comemoraram este que eles esperam que seja apenas o primeiro de muitos em 2024.
— O time merecia a vitória. Saiu num belíssimo gol, pra consagrar o Maracanã lotado. 65 mil pessoas nos empurrando e ajudando. A nação é fantástica, outro patamar — disse Bruno Henrique no gramado do estádio.
Foram 15 jogos, 11 vitórias, quatro empates, nenhuma derrota, 29 gols marcados e só um sofrido. Depois de passar em branco em 2023, o clube conquistou logo de cara a primeira taça que disputou na temporada. Inquestionável, este também foi o primeiro título da era Tite no rubro-negro, de maneira invicta e com a melhor defesa da história da competição — a única vez que o time foi vazado foi com os jogadores do sub-20. Um campeão absoluto. E com fome de mais.
O Globo domingo, 07 de abril de 2024
ZIRALDO SE ENCANTOU: JORNALISTA, CARTUNISTA E ESCRITOR MORREU NESTE SÁBADO, AS 91 ANOS, EM CASA
Corpo de Ziraldo é velado no Museu de Arte Moderna do Rio
Jornalista, cartunista e escritor morreu neste sábado, aos 91 anos, em casa
O velório do cartunista e desenhista Ziraldo Alves Pinto acontece, das 10h às 15h deste domingo, no Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio. A cerimônia é aberta ao público. Ziraldo, como é conhecido, morreu neste sábado, aos 91 anos, em casa, em consequência de uma falência múltipla de órgãos. O sepultamento será Às 16h30 no Cemitério São João Batista, em Botafogo, na Zona Sul do Rio.
A irmã de Ziraldo, Santinha Alves Teixeira, acompanha o velório ao lado do caixão. Também estão no local as filhas Daniela Thomas e Fabrizia Pinto. O jornalista Zuenir Ventura chegou acompanhado da mulher e dos filhos, aparentando estar emocionado.
'Pai' do Menino Maluquinho
Criador de personagens famosos, Ziraldo é autor de alguns dos principais clássicos da literatura infantojuvenil brasileira, vendendo milhões de cópias. Também é o "pai" do Menino Maluquinho, o maior sucesso da história da literatura infantil no país. Um dos fundadores do jornal O Pasquim, símbolo da resistência cultural às arbitrariedades do regime militar no fim dos anos 1960. E uma das figuras mais ativas da cultura nacional dos últimos 70 anos.
Cartunista Ziraldo morre aos 91 anos
10 fotos
Artista nasceu em Caratinga, Minas Gerais, e começou a desenhar ainda criança
Infância em Minas Gerais
Ziraldo Alves Pinto nasceu em Caratinga, Minas Gerais, em 24 de outubro de 1932. Começou a desenhar ainda criança, fazendo caricaturas de personalidades como Getúlio Vargas e Adolf Hitler. Com apenas 6 anos, publicou um desenho no jornal Folha de Minas. Logo desenvolveu uma fascinação por histórias em quadrinhos como “Flash Gordon” e “O Fantasma”, que iriam inspirá-lo para criar as HQs “Teleco e Tim”, “Capitão Tex” e, em 1960, a “Turma do Pererê”, primeira revista em quadrinhos feita por um só autor — e totalmente em cores — produzida no Brasil. Ziraldo se dizia um filho dos comics americanos.
— Eles e o cinema, que têm em comum a narrativa, são as duas grandes artes americanas — disse, em 2002, ao GLOBO.
O Globo sábado, 06 de abril de 2024
FINAIS DOS ESTADUAIS: VEJA DATAS, HORÁRIOS E ONDE ASSISTIR
Finais dos Estaduais: veja datas, horários, onde assistir e a situação em cada estado
Fora o Carioca, as decisões estão em aberto em vários cantos do Brasil
Por O Globo — Rio de Janeiro
06/04/2024 10h46 Atualizado há 11 minutos
Presentear matéria
Este final de semana será marcado por gritos de 'É campeão' no segundo jogo das finais de Estadual. São pelo menos 15 decisões de norte a sul do país neste sábado e domingo. Enquanto o Flamengo já está praticamente com uma mão na taça do Carioca, o resto dos principais estaduais tem tudo para ser decidido em mínimos detalhes.
Carioca
Com o título encaminhado, o rubro-negro encara novamente, neste domingo, às 17h, o Nova Iguaçu, que é a sensação deste Campeonato Carioca. O time do técnico Tite pode perder até por dois gols de diferença, já que venceu o primeiro jogo por 3 a 0. Enquanto a Laranja da Baixada precisa de quatro gols de diferença para alcançar a conquista inédita.
Onde assistir: Band na TV aberta, Bandsports na TV fechada e o canal GOAT no YouTube.
Paulista
Por ter vencido o jogo de ida por 1 a 0, o Santos tem uma leve vantagem no agregado sobre o Palmeiras, que se apega ao fato de decidir o título, em casa, no Allianz Parque, neste domingo, às 18h. Para ganhar o tricampeonato consecutivo, o Alviverde tem que vencer por pelo menos dois gols de diferença. Já se fizer o mesmo placar do primeiro jogo, a decisão vai aos pênaltis. O empate é do peixe.
Onde assistir: Record na TV aberta, TNT e Max na TV fechada, canal CazéTV no YouTube e plataforma de streaming Paulistão Play
Mineiro
Atlético-MG e Cruzeiro duelam, neste domingo, às 15h30, no Mineirão, pelo segundo jogo da final do Campeonato Mineiro. O confronto está totalmente aberto com o empate por 2 a 2, na Arena MRV. O galo chegou a abrir 2 a 0, mas a raposa reagiu na segunda etapa, o que assegurou a invencibilidade no novo estádio do rival. No jogo de volta, quem vencer conquista o título, enquanto a igualdade no placar leva a decisão aos pênaltis.
Onde assistir: TV Globo (Minas Gerais), Sportv e Premiere.
Gaúcho
Após empate sem gols no jogo de ida, no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, Grêmio e Juventude se enfrentam, neste sábado, às 16h30, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, pela final do Campeonato Gaúcho. Não existe vantagem do empate. Ou seja, a vitória no tempo normal garante o título, caso contrário, vai aos pênaltis. O tricolor briga pelo heptacampeonato seguido.
Onde assistir: TV Globo (Rio Grande do Sul), Premiere e SporTV2.
Cearense
Fortaleza e Ceará ficaram no 0 a 0, na Arena Castelão, pela partida de ida do Campeonato Cearense. O confronto segue em aberto para o segundo jogo, que acontece no mesmo palco, neste sábado, às 16h40. Outro empate leva aos pênaltis, já quem ganhar no tempo regulamentar levanta o troféu. O alvinegro buscar frear o domínio do leão, que foi campeão estadual nos últimos cinco anos.
Onde assistir: TV Globo (Ceará), TV Ceará e no streaming Canal GOAT (YouTube).
Baiano
O Vitória vai cheio de confiança para o segundo jogo da final do Campeonato Baiano, contra o Bahia, neste domingo, às 16h, na Arena Fonte Nova. Isso porque o leão virou um placar adverso de 2 a 0, no Barradão, sendo que o terceiro gol saiu nos acréscimos. Além disso, o vencedor do primeiro duelo tem a vantagem do empate e, com isso, o tricolor tem que ganhar o jogo de volta por dois ou mais gols de diferença para conquistar o título no tempo normal. Enquanto o triunfo pelo placar magro leva aos pênaltis.
Onde assistir: TVE Bahia na TV aberta e no YouTube.
Pernambucano
Sport e Náutico se enfrentam novamente, neste sábado, às 16h30, pelo jogo de volta do Campeonato Pernambucano. O leão encaminhou o título ao vencer a primeira partida por 2 a 0, nos Aflitos, o que resultou na demissão do então técnico do timbu Allan Aal. Sendo assim, o Sport pode até perder por um gol de diferença que ainda será campeão. Já o Náutico precisa vencer por três gols ou mais de diferença para levantar a taça no tempo normal, e dois gols de vantagem leva aos pênaltis.
Onde assistir: TV Globo (Pernambuco)
Paranaense
O Athletico-PR bateu o Maringá, fora de casa, por 1 a 0 no primeiro jogo da final do Campeonato Paranaense. A partida de volta será neste sábado, às 17h, na Ligga Arena, em Curitiba. O empate é do Furacão, enquanto o Maringá tem que vencer por dois ou mais gols de diferença, sendo que apenas um gol de vantagem vai aos pênaltis.
Onde assistir: TV Paraná Turismo, na TV aberta, para o Paraná, e NSports e Rede Furacão, na internet.
Goiano
Atlético-GO e Vila Nova se enfrentam, neste domingo, às 16h, no Estádio Antônio Accioly, pelo segundo jogo do Campeonato Goiano. Na ida, o dragão de Jair Ventura levou a melhor por 2 a 0, no Onésio Brasileiro Alvarenga. Para reverter a desvantagem no agregado, o Vila Nova tem que fazer pelo menos três gols de diferença para levar no tempo normal ou dois para decidir nos pênaltis.
Onde assistir: TV Cultura e a afiliada TV Brasil Central.
Catarinense
Criciúma e Brusque disputam o título catarinense, neste sábado, às 16h30, no Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma. O tigre ganhou por 2 a 1 o jogo de ida, no Gigantão das Avenidas, em Itajaí. A vitória do Criciúma na primeira partida garante a vantagem do empate no jogo de volta. O Brusque precisa fazer pelo menos dois gols de diferença para vencer o título, já só um gol leva aos pênaltis.
Onde assistir: NSC TV e CBN Floripa.
Alagoano
CRB e ASA brigam pelo título alagoano neste sábado, às 17h (de Brasília), no Rei Pelé, em Maceió. Por ter ganhado o primeiro jogo por 1 a 0, no Estádio Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca, o galo tem a vantagem do empate, enquanto o ASA tem que ganhar por pelo menos dois para ser campeão ou somente um para decidir nos pênaltis.
Onde assistir: Band (Alagoas), na TV Aberta, no canal oficial da Federação Alagoana de Futebol, a FAFTV, no Youtube, e pelo Nosso Futebol, na TV fechada.
Brasiliense
Capital e Ceilândia se enfrentam, neste sábado, às 15h, pelo segundo jogo da decisão do Campeonato Brasiliense. A partida de ida terminou em 1 a 1, no mesmo estádio. Enquanto o Capital vai em busca da conquista inédita, o Ceilândia quer o tricampeonato. Quem vencer é campeão, já o empate leva aos pênaltis.
Onde assistir: canal da Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF TV) no Youtube.
Mato-Grossense
O Cuiabá saiu na frente por 1 a 0, contra o União Rondonópolis, na Arena Pantanal, pelo primeiro jogo da final do Campeonato Mato-Grossense. A partida de volta será neste sábado, às 15h30, no Estádio Luthero Lopes, em Rondonópolis. O dourado busca o tetracampeonato consecutivo e pode levar o título apenas com o empate. Já o União Rondonópolis tem que vencer por dois ou mais gols de diferença no tempo normal ou leva às penalidades se fizer apenas um gol.
Onde assistir: TV Globo (Mato Grosso) e canal da Federação Mato-Grossense de Futebol, no YouTube.
Piauiense
Altos e Parnahyba empataram em 1 a 1 o primeiro jogo do Campeonato Piauiense, no Estádio Pedro Alelaf, em Parnahyba. A partida de volta será, neste sábado, às 16h, no Estádio Albertão, em Teresina. Quem vencer é campeão. Outro empate leva aos pênaltis.
Onde assistir: TV Cidade Verde.
Tocantinense
O jogo de volta da final do Campeonato Tocantinense será neste sábado, às 18h30, no Estádio Mirandão, em Araguaína. No primeiro jogo, o União levou o confronto por 2 a 1, no Ribeirão, em Tocantinópolis. Como o União tem a vantagem do empate, o Tocantinópolis precisa ganhar por pelo menos dois gols ou pode levar aos pênaltis com apenas um gol.
Onde assistir: TV Assembleia.
O Globo sexta, 05 de abril de 2024
RONDA ROUSEY: EX-ESTRELA DO UFC REVELA QUE SOFRIA DE CONCUSSÃO QUANDO FOI NOCAUTEADA E PERDEU O CINTURÃO
Ex-estrela do UFC, Ronda Rousey revela que sofria de concussão quando foi nocauteada e perdeu cinturão: 'Cérebro não estava funcionando'
Lutadora diz ser difícil assistir a imagens da luta de 2015 com Holly Holm e detalha histórico de lesões neurológicas durante a carreira
Por O Globo — Londres
05/04/2024 07h48 Atualizado há 31 minutos
Presentear matéria
Ronda Rousey defendeu o cinturão do UFC seis vezes até que, em 2015, foi nocauteada por Holly Holm. A luta marcou o que a imprensa especializada, à época, chamou de "início do fim" da trajetória da lutadora, campeã pioneira da categoria peso-galo (até 61,2kg). Em entrevista à BBC, a ex-atleta afirma que o episódio foi mais um dos tantos em que ela escondeu, por anos, ter sofrido "concussões e lesões neurológicas".
Rousey foi a primeira mulher a ingressar no UFC, em 2012. A lutadora disse à rede britânica que reavaliou a carreira depois de perder para Holm e decidiu priorizar a própria saúde.
— É difícil ver as imagens dessa partida — disse Rousey à BBC Sport. — Porque posso literalmente ver em meus olhos que estou sofrendo de uma lesão neurológica que está se formando há décadas. Fico irritada quando as pessoas veem isso e dizem: 'Esta é Ronda sendo superada'. Essa sou eu com meu cérebro não funcionando corretamente.
A lutadora detalhou o histórico de lesões neurológicas em sua biografia "Our Fight" (Nossa luta, em tradução livre). Ronda afirmou que os impactos no cérebro afetaram seu desempenho, inclusive no embate contra Holly Holm.
— Tive uma concussão antes daquela luta. Caí da escada e desmaiei duas semanas antes — recorda ela. — Mas eu estava escondendo concussões e lesões neurológicas por tanto tempo que isso simplesmente se tornou uma parte disso [do trabalho]. E foi nesse ponto que fui forçada a realmente me autoavaliar e dizer: 'Seu cérebro sofreu muitos danos por muitos anos'.
Depois de perder para Holm, Ronda Rousey também foi nocauteada pela brasileira Amanda Nunes. Só então se aposentou do UFC e ingressou na WWE, de lutas coreografadas. A lutadora disse que os problemas neurológicos começaram quando ela ainda atuava como judoca e a fizeram desenvolver um estilo de luta com o menor impacto possível.
— Quando entrei no MMA, não aguentava nenhum golpe, então tive que desenvolver um estilo de luta que acredito ser o mais eficiente que já foi feito com o objetivo expresso de evitar danos — destacou à BBC. — Isso me forçou a ser muito rápida e a tentar nocautear as pessoas muito rapidamente. Não foi um acidente ou sorte, foi algo que eu estava fazendo de propósito.
O Globo quinta, 04 de abril de 2024
LIBERTADORES: FLUMINENSE EMPATA COM O ALIANZA LIMA - 1 X 1
Fernando Diniz analisa empate do Fluminense com o Alianza Lima na Libertadores: 'Resultado justo'
Tricolor ficou apenas no empate com o Alianza Lima
Após a partida, o técnico Fernando Diniz analisou o resultado e o desempenho do Fluminense dentro de campo. Para o treinador, o Tricolor errou bastante e esse fator culminou nas chances criadas pelo Alianza Lima.
- Eu acho que a gente cometeu muitos erros de passes, que não é algo comum do time. A partida ia ser difícil da forma que eles jogaram. Eles não jogaram quase partida nenhuma com essa formação com uma linha de cinco, sendo quatro zagueiros de origem. E o que eles estavam esperando era erros na primeira parte de construção. Erramos mais do que costumamos errar - analisou.
Os erros tricolores foram preponderantes para o resultado. Na primeira etapa, o Fluminense deu ao Alianza Lima, pelo menos, três oportunidades de gols. Nas duas primeiras, Fábio parou Serna. Na terceira, o time peruano abriu o placar com o mesmo Serna. Por isso, Fernando Diniz classificou o empate como 'justo' ao apito final.
- Ele (Serna) não apareceu solto porque deixamos ele solto. A origem dele aparecer com chances de finalizar foram os erros que a equipe não costuma ter. A equipe não erra passes. Oferecemos muitos contra-ataques. Sabíamos que poderiam jogar dessa forma. Nessa hora que erramos o passe na primeira linha de construção eles tiveram chances. Acho que eles tiveram mais chances de fazer o gol que a gente. Todavia, fomos um time que tomamos mais riscos na partida. Somando as duas coisas, acho que o resultado do jogo foi justo - disse.
Fernando Diniz também fez questão de falar sobre como o jogo se desenhou depois do gol do Alianza Lima, e do estado do gramado do Estádio Alejandro Villanueva, e que isso pode ter sido um fator que contribuiu para os erros do Fluminense.
- Fizeram o gol e ficaram mais fortes no que que diz respeito a fechar espaços. O campo também prejudica muito. Campo muito irregular e seco. O campo tem a ver com os passes que erramos. Demora a nos adaptar. No segundo tempo tivemos uma postura mais agressiva. Colocamos o time para frente, mas não ficamos desorganizados. Tinha dificuldade para penetrar, mas estivemos perto de empatar o jogo e empatamos merecidamente - frisou.
O Fluminense de Fernando Diniz volta a entrar em campo pela Libertadores na próxima semana. Na terça-feira, dia 9 de abril, o Tricolor recebe o Colo-Colo, do Chile, no Maracanã, às 21h (de Brasília), pela segunda rodada do Grupo A.
O Globo quarta, 03 de abril de 2024
LIBERTADORES: FLAMENGO EMPATA COM MILLONARIOS - 1 X 1
Zico avalia estreia do Flamengo na Libertadores: 'Só ia sofrer gol se tivesse uma falha mesmo'
Após empate com Millonarios, na Colômbia, ídolo rubro-negro avalia que é importante pontuar fora de casa, e vencer todas no Maracanã
Maior ídolo da História do Flamengo, Zico avaliou que o empate com o Millonarios, — por 1 a 1, na noite desta terça-feira — na estreia da Libertadores, não foi um resultado ruim. Para o eterno camisa 10 da Gávea, o placar se explica pela existência de uma falha individual no gol colombiano. Após Pedro abrir o placar já no segundo tempo, Pulgar falhou em uma saída de bola, na marca dos 38 minutos, e Daniel Ruiz fez o gol que decretou um ponto para cada lado.
— O Flamengo estava bem e, na hora que teve a maior chance de ter uma vantagem, tanto no placar quanto numérica, só ia sofrer gol se tivesse uma falha mesmo. Foi o que aconteceu. É uma coisa rara você pegar o Flamengo desprotegido. E o Millonarios aproveitou bem — disse Zico, em contato com a reportagem do GLOBO.
Naquele momento, o rubro-negro tinha um a mais em campo, pois o volante Larry Vásquez havia sido expulso ao fazer o pênalti em Arrascaeta. Mesmo assim, os cariocas sofreram o gol de empate e desperdiçaram os três pontos.
Para Zico, o mais importante é vencer os três jogos como mandante, e conseguir somar os pontos possíveis longe dos seus domínios. Na próxima quarta-feira, às 21h30, o Flamengo volta a campo contra o Palestino, no Maracanã, pela 2ª rodada do Grupo D.
— No primeiro tempo, o Flamengo começou muito bem. Teve uma chance claríssima. O time deles também, mas teve uma dificuldade muito grande de entrar na área. Em certo momento, o Flamengo deu uma queda na parte física, mas voltou melhor no segundo tempo. Fez o gol, mas, em um erro... O resultado não foi ruim, pela circunstância. Na fase de grupos, é tentar qualquer ponto fora, e ganhar em casa — concluiu o ídolo.
O Globo terça, 02 de abril de 2024
LIBERTADORES: MILIONARIOS X FLAMENGO - ONDE ASSISTIR AO VIVO
Millonarios x Flamengo: onde assistir ao vivo ao jogo da Libertadores o Carioca
Escalação de Millonarios e Flamengo para jogo desta terça-feira pela Copa Libertadores; veja onde assistir partida ao vivo
Por O Globo
02/04/2024 09h53 Atualizado há uma hora
Na estreia da Copa Libertadores, o Millonarios, da Colômbia, recebe o Flamengo, nesta terça-feira, às 19h (de Brasília), no Estádio Nemesio Camacho, popularmente conhecido como El Campín, em Bogotá. O jogo Millonarios x Flamengo, confronto da 1ª rodada da fase de grupos, será transmitido ao vivo na TV fechada pela ESPN e no Streaming pelo Star+.
Onde assistir ao jogo Millonarios x Flamengo ao vivo
O jogo entre Millonarios e Flamengo será transmitido pela ESPN (TV fechada) e Star+ (Streaming) às 19h desta terça-feira, 02.
Horário do jogo Millonarios x Flamengo
O Millonarios recebe o Flamengo no jogo da 1ª rodada da fase de grupos da Libertadores, no Estádio Nemesio Camacho, popularmente conhecido como El Campín, em Bogotá, às 19h (de Brasília).
Escalação do Millonarios
Provável escalação do Millonarios: Álvaro Montero; Delvin Alfonzo, Moreno Paz (Óscar Vanegas), Juan Pablo Vargas e Jhoan Hernández; Larry Vásquez e Daniel Giraldo; Daniel Cataño, David Mackalister Silva e Daniel Ruiz; Santiago Giordana. Técnico: Alberto Gamero
Escalação da Flamengo
Provável escalação do Flamengo: Rossi, Varela, David Luiz, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Erick Pulgar, Igor Jesus (De La Cruz) e Arrascaeta; Luiz Araújo (Bruno Henrique), Everton Cebolinha e Pedro. Técnico: Tite.
Arbitragem de Millonarios x Flamengo
Árbitro: Dario Herrera (ARG)
Assistente 1: Ezequiel Brailovsky (ARG)
Assistente 2: Facundo Rodríguez (ARG)
VAR: Silvio Trucco (ARG)
O Globo segunda, 01 de abril de 2024
TAÇA RIO: BOTAFOGO GARANTE TÍTULO PELO 2º ANO SEGUIDO
Botafogo garante título da Taça Rio pelo 2º ano seguido e confirma presença na Copa do Brasil 2025
Após golearem por 4 a 0 no primeiro jogo, alvinegros voltaram a vencer o Boavista, desta vez por 2 a 0, no Nilton Santos
Por Redação do GLOBO — Rio de Janeiro
31/03/2024 20h26 Atualizado há 12 horas
Presentear matéria
Com a vitória por 4 a 0 no primeiro jogo, o Botafogo já estava com o título da Taça Rio 2024 praticamente assegurado. Mas nem por isso deixou de fazer sua parte. Mesmo com uma equipe reserva, foi superior ao Boavista e premiou os torcedores que foram ao Nilton Santos com um novo triunfo por 2 a 0.
Este é o segundo ano consecutivo que o Botafogo levanta o troféu da Taça Rio. Mais do que esta conquista, em si, o que vale é a confirmação da presença na Copa do Brasil do próximo ano. Com o alvinegro carioca garantido, apenas um clube da Série A ainda não está classificado: o Corinthians, eliminado de forma precoce do Campeonato Paulista.
Agora, o Botafogo volta suas atenções de vez para a Libertadores. Serão dois jogos pela fase de grupos do torneio antes da estreia no Brasileiro. O primeiro, na próxima quarta, contra o Junior Barranquilla, novamente no Nilton Santos. O duelo, inclusive, deve contar com a presença do técnico Artur Jorge, contratado para comandar o time.
O português, que estava no comando do Braga-POR, é esperado no Rio na terça-feira. Com isso, deve apenas assistir ao jogo contra os colombianos. Sua estreia no cargo será apenas na segunda rodada, dia 11, contra a LDU, em Quito.
O jogo contra o Junior, portanto, deve marcar a despedida de Fábio Matias do posto. O título da Taça Rio, de certa forma, acaba sendo um prêmio simbólico ao período em que esteve à frente do time. Em nove jogos sob seu comando, o Botafogo venceu oito e empatou um, classificando-se para a fase de grupos da Libertadores.
Contra o Boavista, os destaques foram os retornos de Luiz Henrique e de Patrick de Paula, que se recuperaram de lesões. O atacante não jogava desde o duelo com o Volta Redonda, em 14 de fevereiro. Já o meio-campista voltou após 1 ano e 1 mês. Ambos tiveram boas movimentações e deixaram a torcida empolgada para quando estiverem com ritmo de jogo.
Os gols foram marcados no segundo tempo. Tchê Tchê, de pênalti, abriu o placar para os alvinegros aos 3 minutos. Kauê marcou o segundo, aos 11.
O Globo domingo, 31 de março de 2024
CARIOCA 2024: FLAMENGO VENCE O NOVA IGUAÇU POR 3 X 0
Análise: Título encaminhado de forma fácil pelo Flamengo derruba tese de 'Estadual mais forte', mas mérito é de Tite
Rubro-negro envolveu Nova Iguaçu na decisão sem precisar se desgastar a três dias da estreia na Libertadores
Por Rafael Oliveira — Rio de Janeiro
31/03/2024 02h00 Atualizado há 9 horas
Presentear matéria
Chega a ser irônico olhar para trás e lembrar que, na estreia do Flamengo no Carioca, Tite chamou o Estadual do Rio de “mais forte do país”. Pouco mais de dois meses depois, seu time praticamente garantiu a taça ao vencer o Nova Iguaçu por 3 a 0 no primeiro jogo da final. O rubro-negro atravessou o campeonato sem encontrar essa dificuldade. O técnico exagerou naquela declaração? Sim. Mas claro que também teve méritos. Se alguém foi forte na competição, foi justamente o seu time.
Uma força liderada por Pedro. O camisa 9 infernizou zagas ao longo do campeonato. Neste sábado, com mais dois gols e participação no terceiro, não foi diferente. Chegou aos 11, abriu três para seu futuro companheiro de time Carlinhos — que assinou por três temporadas com o rubro-negro— e caminha para a segunda artilharia do Carioca na carreira (já fora em 2018, pelo Flu).
O placar magro a favor do Flamengo na descida para o intervalo não reflete o que foi o começo do jogo. O rubro-negro ditou o ritmo da partida e controlou todas as ações. O Nova Iguaçu que surpreendeu com a segunda melhor campanha do Carioca e que não se intimidou diante dos grandes — principalmente nas semifinais contra o Vasco — não deu as caras. Foi facilmente neutralizado.
O curioso é que a descrição acima dá a impressão de que o Flamengo massacrou o adversário. Mas não foi assim (ao menos não no primeiro tempo). A equipe de Tite optou por jogar num ritmo não tão intenso. Provavelmente porque tem uma viagem para Bogotá, na Colômbia, já hoje à tarde. Como precisava de força máxima tanto na decisão do Carioca quanto na estreia na Libertadores (terça, contra o Millonarios), dosar as energias era o melhor caminho. E deu certo.
O Flamengo nem usou tanto a sua marcação alta. Já com a bola nos pés, procurou explorar a largura do campo para não deixar o Nova Iguaçu se fechar e girou a bola com paciência atrás dos espaços. De La Cruz e Arrascaeta foram fundamentais nesta função. Um pouco mais à frente, Cebolinha esteve imparável fazendo o facão. Só não teve a companhia de Luiz Araújo, que não estava tão inspirado pela direita. Mas tinha Pedro, atento a todas as bolas que chegavam até ele.
Em grande começo de temporada, o camisa 9 foi premiado com o gol de número 13 mil do Flamengo. Mas antes, aos 19 minutos, marcou o de número 2.999 convertendo pênalti sofrido por Ayrton Lucas.
O gol 13 mil poderia ter saído ainda no primeiro tempo. Quando o goleiro Fabrício salvou com os pés a conclusão de Pedro, aos 41, e quando o VAR apontou impedimento milimétrico do centroavante, anulando o que seria o seu segundo na partida, já no minuto final da etapa.
Com Luiz Araújo mais atento na volta do intervalo, o time ganhou mais força ofensiva. E o novo gol não demorou. Aos 7, Cebolinha recebeu ótima inversão do ponta-direita e serviu para Pedro, livre, empurrar.
O Nova Iguaçu, que no primeiro tempo só conseguiu levar perigo em chutes de fora da área, foi ainda menos ameaçador no segundo. Diante de um jogo tão controlado e com a vantagem já construída, Tite tratou de promover as substituições para pôr jogadores para descansar. E ainda assim achou mais um gol. Na tentativa de cortar a jogada de Pedro, Ronald marcou contra, liquidando sem querer a disputa aos 31 minutos.
Domingo que vem, o Flamengo que só levou um gol no campeonato (com time reserva) vai poder perder por até dois de diferença para levantar o troféu pela 38ª vez em sua história. Cenário melhor, impossível.
O Globo sábado, 30 de março de 2024
MIKE TYSON X JAKE PAUL: REVELADAS AS REGRAS PARA O COMBATE EM DALLAS
Mike Tyson x Jake Paul: reveladas as regras para o combate em Dallas
Luta será no AT&T Stadium, no dia 20 de julho, e contará com transmissão ao vivo; confira como vai ser
Por O GLOBO — Dallas
30/03/2024 09h25 Atualizado há uma hora
Presentear matéria
As regras para a luta de Mike Tyson x Jake Paul no Texas foram anunciadas neste sábado. Paul e Tyson anunciaram que lutarão em Dallas ao vivo no que está sendo chamado, com certo exagero, de ‘a maior luta do século 21’. É um retorno sensacional ao ringue para Tyson, que completará 58 anos quando lutar contra o YouTuber de 27 anos que virou boxeador, apelidado de 'Garoto problema'. O combate será no AT&T Stadium, em Dallas, no dia 20 de julho e contará com transmissão ao vivo.
De acordo com as regras, Paul e Tyson usarão luvas de boxe de 16 onças em vez das tradicionais luvas de 10 onças usadas em lutas profissionais. Serão implementados rounds de dois minutos em vez dos habituais rounds de três minutos e não haverá juízes oficiais ao lado do ringue para marcar a luta.
A maioria das regras – exceto o peso da luva – são as mesmas de quando Tyson enfrentou Roy Jones Jr em uma luta de exibição em novembro de 2020. Do jeito que está, a eliminatória da luta entre Paul e Tyson ainda não foi discutida.
Falando sobre a eliminatória, Tela Mange, gerente de comunicações do Departamento de Licenciamento e Regulamentações do Texas, disse que não é “incomum” garantir uma data e local antes de propor os lutadores.
-
Mike Tyson x Jake Paul: pugilista confirma combate contra youtuber, em Dallas
O Globo sexta, 29 de março de 2024
ENDRICK: VALOR DE MERCADO DO CRAQUE AUMENTA 10 MILHÕES DE EUROS APÓS JOGOS DA SELEÇÃO
Valor de mercado de Endrick aumenta 10 milhões de euros após jogos pela seleção
Jovem de 17 é avaliado agora em 55 milhões de euros, algo próximo dos R$ 300 milhões
Aqui alguns números do site Transfermarket, especializado no mercado de transferência do futebol mundial, sobre a valorização do passe do atacante Endrick, do Palmeiras , nos últimos três meses.
Segundo relatório de 28 de março - ou seja, após os amistosos pela seleção brasileira, em que Endrick marcou dois gols -, o atacante de 17 anos ficou 10 milhões de euros mais caro.
O jovem de 17 anos vale, hoje, 55 milhões de euros, equivalente a R$ 296 milhões, seguindo a conversão com as cotações de ontem.
Não custa lembrar que o jovem de Taguatinga, no DF, já está vendido ao Real Madrid, algo que fora acertado em 2023. A transferência pode valor mais de R$ 250 milhões ao Palmeiras.
O Globo quinta, 28 de março de 2024
BOTAFOGO: COM DOIS GOLS DE TIQUINHO, ALVINEGRO GOLEIA O BOAVISTA E ENCAMINHA VAGA NA COPA DO BRASIL)
Com dois de Tiquinho, Botafogo goleia o Boavista e encaminha vaga na Copa do Brasil
Júnior Santos e Yarlen marcaram os outros dois da goleada por 4 a 0
Presentear matéria
No penúltimo compromisso antes da estreia na fase de grupos na Libertadores, o Botafogo teve noite de domínio quase total e construiu uma goleada sobre o Boavista em Bacaxá, nesta quarta-feira, no primeiro jogo da final da Taça Rio. Tiquinho Soares marcou dois gols na vitória por 4 a 0, que deu larga vantagem ao alvinegro na decisão da competição simbólica, mas que vale vaga para a Copa do Brasil de 2025.
O camisa 9 marcou uma vez em cada tempo. No primeiro, Júnior Santos recebeu grande lançamento de Alexander Barboza do campo de defesa, driblou os defensores e deixou com Tiquinho, na entrada da área.
Ainda sem Luiz Henrique, Jeffinho e John, que voltaram a treinar com o grupo na última sexta-feira, e Danilo Barbosa, que não foi relacionado, o time de Fábio Matias teve os titulares em campo. Quando aumentava a intensidade da marcação, o Botafogo dominava em posse em criatividade, sem muitas dificuldades. Júnior Santos chegou a fazer o segundo, mas a jogada acabou invalidada por impedimento de Marlon Freitas.
Na maior parte da segunda etapa, o ritmo caiu. Se era frágil na defesa, o time da casa incomodou em algumas oportunidades no ataque, principalmente pela direita, setor em que o Botafogo perdeu Marçal por lesão (Hugo entrou).
Virou goleada
Tiquinho logo acabou com qualquer chance de sustos. Em rápida reposição de bola, o goleiro Gatito Fernández encontrou Júnior Santos em velocidade, que afunilou e rolou para o camisa 9 completar para o gol.
O Botafogo acelerou nos últimos minutos e buscou mais. O próprio Júnior Santos não passou em branco: marcou o terceiro invadindo a área do Boavista pela direita. Pelo mesmo setor, em lance parecido, o jovem Yarlen fez o seu e transformou em goleada, após desarme de Rafael.
O lateral não atuava desde julho do ano passado, quando rompeu o tendão patelar do joelho esquerdo:
— Foi difícil. Agradeço a Deus, minha família, o psicólogo do clube e meu terapeuta, os médicos, funcionários. Não foi fácil. Espero ajudar no máximo de minutos possível o Botafogo neste ano, para conquistar um título e chegar o mais longe possível — disse ele após o fim da partida.
Agora, o Botafogo tem tranquilidade tanto para o jogo da volta, no próximo domingo, no Nilton Santos, quando pode perder por até três gols de diferença para ficar com a taça e a vaga. Depois, tem os dois compromissos seguidos pela Libertadores, contra Júnior Barranquilla-COL e LDU.
O Globo quarta, 27 de março de 2024
SELEÇÃO BRASILEIRA: BRASIL EMPATA COM ESPANHA, EM JOGO ELETRIZANTE
Análise: Com Brasil bem testado por Espanha e Inglaterra, Dorival estreia em data Fifa com cara de Copa
Em jogo eletrizante com a Fúria, seleção sofreu com marcação intensa no segundo tempo, mas encontrou soluções para a partida e para o futuro
Foram raras as oportunidades nos últimos anos em que o Brasil conseguiu disputar amistosos contra seleções europeias. Mas uma dessas grandes chances caiu nas mãos de Dorival Júnior, ainda que logo no seu início de ciclo, na reta final de testes antes da Copa América. Ontem, a seleção fez jogo eletrizante e empatou em 3 a 3 com a Espanha no Santiago Bernabéu, em Madri, jogo que testou ao máximo a equipe brasileira.
Em que pese as controvérsias envolvendo os pênaltis marcados para a Espanha, dois dos três numa partida sem a presença de VAR — acordado entre as federações —, a Fúria tirou muito mais o Brasil da zona de conforto do que a Inglaterra fizera no primeiro amistoso, no último sábado.
A pressão sufocante com linhas altas no campo da defesa brasileira mostrou que o meio-campo e a zaga de Dorival precisam, naturalmente, de mais tempo de trabalho para construção de consistência e entrosamento. Mas também que há opções.
Cercado no próprio campo, o Brasil saiu atrás logo no começo, em pênalti cometido por João Gomes e convertido por Rodri. Dani Olmo fez o segundo, driblando Beraldo e Bruno Guimarães para marcar um golaço.
Na mesma base de talento, Rodrygo aproveitou uma entregada do goleiro Unai Simón para diminuir com uma linda finalização de cobertura. O atacante do Real Madrid foi o grande nome do ataque, o único com soluções ofensivas em noite apagada de Raphinha e Vinícius Júnior. A seleção terminou a primeira etapa com apenas duas finalizações.
As opções apareceram bem na segunda etapa. André e Andreas Pereira melhoraram o posicionamento defensivo nos contra-ataques e a saída de bola na segunda etapa, dificuldades significativas na primeira etapa. Praticamente acabaram as tentativas de ligação direta e diminuíram os erros no último passe.
O brilho de Endrick
Quando o Brasil ensaiava uma maior facilidade de sair da pressão espanhola, apareceu a estrela de Endrick. O atacante de 17 anos, que já havia marcado o gol da vitória sobre os ingleses, saiu do banco no intervalo e precisou de apenas cinco minutos para empatar o jogo, com chute de primeira após sobra na área. Foi seu segundo com a camisa da seleção, desta vez no estádio que será sua casa quando deixar o Palmeiras e se juntar o Real Madrid, ainda este ano.
A ascensão do jovem atacante é uma das grandes notícias para Dorival. Se de um lado, ontem, o técnico Luis de La Fuente tinha Lamine Yamal, de apenas 16 anos, infernizando a defesa brasileira com seus dribles, o Brasil tem em casa um prodígio versátil, com capacidade de atuar em mais de uma função — chegou a recuperar bolas e iniciar bons ataques nas duas partidas — e, acima de tudo, decisivo em jogos grandes. Partidas com clima de Copa do Mundo, como estes dois amistosos contra ingleses e espanhóis.
Que o diga o fim de jogo no Bernabéu, decidido em dois pênaltis. Mais um controverso para a Espanha, de Beraldo em Carvajal — convertido novamente por Rodri — e outro nos acréscimos, quando o mesmo Carvajal, deitado, puxou a perna de Galeno com as mãos. Lucas Paquetá bateu e definir o placar.
Há outros bons sinais. Sem Alisson e Ederson, Bento fez grande partida, com intervenções essenciais. Andreas Pereira entrou bem nas duas oportunidades e se qualificou como jogador importante para o grupo. Paquetá, de volta após ausência com Fernando Diniz, agregou qualidade e versatilidade para o meio brasileiro, ainda que tenha ido melhor contra a Inglaterra. Mesmo caso dos zagueiros Beraldo e Fabrício Bruno, que foram mal no primeiro tempo, expostos contra os dribles de Yamal e Nico Williams, mas mostraram qualidades, principalmente em Wembley, para seguir na equipe.
A seleção brasileira retorna em junho, em amistosos contra México (dia 8) e Estados Unidos (12), últimos antes da Copa América.
O Globo terça, 26 de março de 2024
SELEÇÃO BRASILEIRA: AMISTOSO, HOJE, CONTRA A ESPANHA, ÀS 17h30
De choro e tristeza a figura internacional de luta: Vini Jr. é o protagonista de Espanha x Brasil
Atacante encabeça campanha de CBF e RFEF contra o racismo no futebol, motivadora do amistoso
Presentear matéria
O gramado em que Vinícius Júnior pisará hoje não é novo. Depois de boa atuação na vitória sobre a Inglaterra, sábado, o jogador volta a campo pela seleção brasileira num segundo amistoso, contra a Espanha, às 17h30, no Santiago Bernabéu. Se o estádio é sua casa quando veste a camisa do Real Madrid, a Espanha, pelo menos em suas arquibancadas, não tem sido um grande lar para Vini, alvo de uma série de ataques racistas desde que virou protagonista em Madri.
Ontem, em entrevista coletiva antes da partida, o camisa 7 da seleção brasileira chorou ao comentar o que tem vivido nos últimos anos. Perguntado sobre a luta antirracista, ele disse brigar por um futuro de igualdade e respeito.
— Se fosse por mim, eu já teria desistido. Fico dentro de casa, ninguém vai me xingar, fazer nada comigo. Vou com a cabeça centrada nos jogos, para que eu possa fazer o melhor para minha equipe. Nem sempre é possível, tenho que me concentrar muito, todos os dias... (choro) Eu só quero jogar futebol, fazer de tudo pelo meu clube e pela minha família — desabafou, sob aplausos.
Em outro momento da entrevista, Vini fez críticas à imprensa da Espanha e se disse “cada dia mais triste”.
— Não podem ver o que realmente está acontecendo, que cada vez estou mais triste, tenho menos vontade de jogar. Mas vou seguir lutando.
O amistoso de hoje é uma iniciativa conjunta da CBF e da RFEF, a federação espanhola, no combate ao racismo no futebol. A partida foi anunciada em junho do ano passado, sob o lema “uma só pele”. Ontem, Vini e Rodrygo, companheiros de Real Madrid, posaram ao lado dos atacantes Lamine Yamal (Barcelona) e Nico Williams (Athletic Bilbao), jogadores da seleção da Espanha, com as camisas das duas equipes. Dirigentes de ambas as seleções também se encontraram, e a CBF fala em campanha de impacto global de combate ao racismo.
Vini também posou para vídeos com agasalho especial da seleção, na cor preta, com o escudo da CBF transformado em uma impressão digital. "Uma só identidade", diz a peça.
— Não há mais espaço para racistas no futebol. Esse será o recado claro que vamos dar nesta terça-feira para todo mundo — destacou Ednaldo Rodrigues, presidente da confederação brasileira, primeiro negro a ocupar o cargo.
Pelos vários ataques racistas que Vinícius sofreu, La Liga já ultrapassou dez denúncias, mas, até aqui, não houve punições esportivas às equipes envolvidas. Em maio do ano passado, a polícia do país chegou a prender sete suspeitos de injúria racial contra o atleta, mas liberou três deles após depoimento. Sempre que é alvo de racismo, o atacante se posiciona publicamente e cobra providências das autoridades.
— A cada denúncia, cada vez mais as pessoas me insultam. Eles pensam que estou contra a Espanha, mas não estou contra a Espanha, estou contra os racistas do mundo, de toda parte. Quero igualdade. Depois de um ano, tive muitos contatos, reuniões, conversas com pessoas que querem fazer as coisas evoluírem e outras que só querem escutar o que eu tenho para falar, mas não querem colocar nada para frente. Todo dia tenho que botar minha cara aqui, quem gosta de mim vai falar bem, quem não gosta vai falar mal — relata o jogador, que diz pedir sempre ajuda a confederações e instituições do futebol mundial. — LaLiga está evoluindo, tentando melhorar, mas as coisas (leis) da Espanha não deixam eles fazerem tanta coisa. Às vezes é complicado, não posso falar da Liga, eles tiveram reuniões comigo, querem evoluir, mas aqui o racismo não é crime. É meio complicado para eles. Os jogadores também estão me ajudando.
Endrick no banco
Em outubro, Vini foi condecorado com o prêmio Sócrates, na cerimônia da Bola de Ouro, pela luta antirracista. O atacante, que afirmou não pensar em deixar a Espanha — “Se saio daqui, dou aos racistas o que eles querem”, disse — também tem ganhado força do Real Madrid, que inclusive o recebeu, no mesmo Bernabéu, com homenagem após o caso de ataques mais pesados que sofreu, em Valencia, em maio do ano passado. Agora, pisa pela primeira vez no estádio vestindo a Amarelinha, com toda a importância que merece, como figura e atleta.
Ontem, o técnico Dorival Júnior descartou iniciar a partida com Endrick como titular, mas sinalizou que o jovem de 17 anos, já negociado com o Real e autor do gol da vitória sobre a Inglaterra, terá minutos na partida.
O Globo segunda, 25 de março de 2024
SELEÇÃO BRASILEIRA: JOGADORES TREINAM APÓS VITÓRIA SOBRE A INGLATERRA
Jogadores treinam após vitória da seleção sobre a Inglaterra
Participaram da atividades jogadores reservas ou que entraram em campo no decorrer da partida
Por O Globo — Rio de Janeiro
24/03/2024 11h40 Atualizado 24/03/2024
Presentear matéria
Os jogadores da seleção brasileira treinaram na manhã deste domingo no Centro de Treinamento do Arsenal, em Londres. Os atletas que entraram no decorrer do amistoso ou ficaram no banco de reservas realizaram atividades na academia e no campo do clube inglês. Já os titulares ficaram no hotel.
Na noite anterior, o Brasil quebrou um tabu de 29 anos sem vencer da Inglaterra em Wembley. Com um gol de Endrick, a seleção venceu por 1 a 0 diante de mais de 80 mil torcedores. Antes, a última vitória brasileira foi em 1995, quando o Brasil conquistou a Copa Umbro por 3 a 1.
No início da noite deste domingo (no horário local) a delegação embarca para a Espanha. Na terça-feira, a seleção enfrenta a Espanha, em Madrid, encerrando a série de confrontos contra adversários europeus.
— A gente está focado no próximo objetivo, que é a Espanha. Fizemos um trabalho pela manhã e agora vamos encarar essa viagem — disse Andreas Pereira, que foi decisivo para a vitória brasileira em Wembley.
O Globo domingo, 24 de março de 2024
SELEÇÃO BRASILEIRA: ENDRICK É A CEREJA DO BOLO EM ESTREIA DE DORIVAL COM OUSADIS E ALEGRIA DE VOLTA
Análise: Endrick é cereja do bolo em estreia de Dorival com ousadia e alegria
Técnico imprimiu logo de cara as suas ideias, que passam por uma equipe solidária taticamente, mas com liberdade para criar situações
O começo da era Dorival Júnior na seleção brasileira será lembrado por uma bela atuação coletiva diante da Inglaterra em Wembley, com vitória por 1 a 0 e Endrick, herói da noite, como a cereja do bolo. O atacante do Palmeiras marcou seu primeiro gol pela equipe principal do Brasil, que voltou a vencer em sua apresentação de estreia no ano.
— Ainda estou raciocinando. É uma sensação única. Eu jogava vídeo-game no modo jogador, e no primeiro jogo pela seleção eu também fiz um gol em Wembley. Memória única — afirmou a joia brasileira, que se tornou o jogador mais jovem a marcar no estádio.
Muito além de Endrick, personagem obrigatório no roteiro da partida, os 11 titulares de Dorival e também os que entraram no segundo tempo tiveram uma atuação de alto nível técnico, recuperando o que, com Neymar, se anunciava como um futebol de ousadia e alegria.
Apesar da falta de entrosamento geral, Dorival imprimiu logo de cara as suas ideias, que passam por uma equipe solidária taticamente, mas com liberdade para criar situações. Isso passa por um meio-campo e um ataque de mobilidade, com ótimas combinações entre Vini Jr, Rodrygo e Paquetá, que voltou a ser convocado e fez toda a diferença no jogo.
Curiosamente, o gol do Brasil sai no segundo tempo, quando Andreas Pereira substituiu Paquetá e estica bola para Vini Jr finalizar. No rebote, Endrick só empurrou para o gol. A superioridade inicial, porém, foi da Inglaterra. Com um começo de jogo nervoso, o Brasil demorou a finalizar. Mas quando destravou, o talento falou mais alto. Foram quatro chances claras no primeiro tempo, como um gol cara a cara perdido por Vini Jr e uma bola na trave de Paquetá.
A defesa brasileira com caras novas, a exceção de Danilo, também deu conta do recado, contra um ataque que não tinha Harry Kane, mas deu trabalho sobretudo nas bolas aéreas. Danilo, Fabricio Bruno, Beraldo e Wendel fecharam os espaços, um pouco maiores pelo lado direito do setor.
— Vitória que dá confiança ao começo de trabalho. Para tirar a imagem do último ano, mas precisamos vencer muito mais — disse o capitão Danilo após o jogo.
Como ponto alto, esteve justamente a sede de vitória do Brasil. O espírito cobrado pela nova comissão técnica foi atendido. Mesmo com poucos dias de treino, os jogadores do Brasil se dedicaram o tempo inteiro. Respeitaram o pouco tempo de preparação com uma postura tática pouco ousada, com uma linha defensiva estruturada, protegida por João Gomes.
O Globo sábado, 23 de março de 2024
INGLATERRA X BRASIL: ERA DORIVAL JUNIOR INICIA COM MISSÃO DE CORRER ATRÁS DO TEMPO PERDIDO
Inglaterra x Brasil: Era Dorival Junior inicia com missão de correr atrás do tempo perdido
Treinador estreia 364 dias após primeiro amistoso pós-Copa do Catar
Por Redação do GLOBO — Rio de Janeiro
23/03/2024 04h00 Atualizado há 7 horas
Presentear matéria
O ciclo para a Copa de 2026 deveria ter sido iniciado há 364 dias, quando a seleção disputou amistoso contra Marrocos. Mas, a partir daí, foram pouco mais de três meses com Ramon Menezes, técnico da sub-20 e da sub-23 que acumulou o comando interino da principal. Depois, mais seis meses sob a gestão provisória de Fernando Diniz. Só agora, quase um ano depois, é que se pode dizer que a largada será dada. A Era Dorival Júnior tem seu primeiro capítulo, contra a Inglaterra, às 16h, em Wembley, com cara de começo tardio. E a missão de encontrar um time e uma forma de jogar para alcançar os rivais que saíram na frente, como os próprios britânicos.
O clima de começo de ciclo está presente no próprio grupo. Ao todo, são oito convocados pela primeira vez: os goleiros Léo Jardim e Rafael, os zagueiros Fabrício Bruno, Murilo e Beraldo, o meia Pablo Maia e os atacantes Savinho e Galeno. Destes, a dupla de defensores do Flamengo e do PSG deve ser titular.
A escalação deve contar ainda com três que, embora já tenham sido chamados, jogarão pela primeira vez com a Amarelinha: Bento, Wendell e João Gomes. Isso significa que, dos atletas defensivos, o lateral-direito Danilo é o único mais rodado.
—É natural que o futebol seja um conjunto e, neste sentido, teremos muitos jogadores que estarão vestindo a camisa da seleção pela primeira vez. Como comandante, tenho que entender que, mesmo percebendo qualidades em todo o processo, você tem que conviver com o lado que, em 90 minutos, possamos ter momentos importantes e de equilíbrio. E, em outros, podemos ter dificuldades, por esse quesito (inexperiência) e também pela qualidade da equipe adversária — reconheceu Dorival, que sofreu com baixas por lesões em sua lista inicial.
Para além dos novatos e estreantes, há também recomeços. Afastado das convocações desde o ano passado, em decorrência da investigação na Inglaterra por suposto envolvimento em manipulação de apostas (que até agora não avançou), Lucas Paquetá retorna para dar sequência a sua história na seleção. E para retomar um lugar que ninguém conseguiu ocupar.
Até o fim da Copa América, disputada entre junho e julho, Dorival não poderá contar com Neymar, que se recupera da cirurgia no joelho direito. Por isso, este período também será vital para Vinícius Junior e Rodrygo. As idas e vindas no comando da seleção os atrapalharam a buscar o protagonismo que se espera deles neste ciclo — dado o histórico de lesões do camisa 10 do Al-Hilal.
Por isso, os jogos contra Inglaterra e Espanha, terça-feira, também simbolizam uma espécie de recomeço nesta missão à parte da dupla do Real Madrid. Mas Dorival já avisou que não quer a responsabilidade toda sobre eles.
— Não vejo problemas em que assumam protagonismo maior, o que eu quero é uma divisão em tudo isso. Não quero que se concentre em dois ou três nomes o protagonismo ou as obrigações de uma equipe.
Como será a liderança de Vini e Rodrygo, o que acontecerá quando Neymar voltar, como os jogadores reagirão às ideias de Dorival... Não faltam dúvidas sobre o ciclo que se inicia. A única certeza é que não há mais margem para recomeços.
O Globo sexta, 22 de março de 2024
SELEÇÃO BRASILEIRA: DANILO SERÁ O PRIMEIRO CAPITÃO COM DORIVAL
Danilo será o primeiro capitão da seleção brasileira com Dorival
Jogador de 33 anos cai nas graças da nova comissão
O lateral-direito Danilo, de 33 anos, será o primeiro capitão da era Dorival Júnior na Seleção. O jogador é o mais experiente da primeira convocação e ganhou a confiança do técnico.
Danilo herda a braçadeira nas ausências de Casemiro, Marquinhos e Neymar, lesionados. O perfil calmo e a maturidade de Danilo foram muito elogiadas pela nova comissão técnica.
O jogador caiu nas graças de Dorival, do gerente Juan e do diretor Rodrigo Caetano. E vai ser a principal referência nos amistosos contra Inglaterra e Espanha, sábado e terça-feira.
Danilo já foi capitão com Tite e, mesmo sem a braçadeira, exerceu papel de liderança no grupo que foi à última Copa do Mundo.
O Globo quinta, 21 de março de 2024
PREMIAÇÃO DE ATLETAS: PREFEITURA DO RIO PAGARÁ R$ 40 MIL A ATLETAS DO TIME RIO QUE GANHAREM MEDALHAS EM PARIS, NOS JOGOS OLÍMPICOS OU PARALÍMPICOS
Prefeitura pagará R$ 40 mil a atletas do Time Rio que ganharem medalhas em Paris
Premiação é válida tanto para os jogos Olímpicos quanto Paralímpicos
A prefeitura irá pagar um prêmio de R$ 40 mil aos atletas do Time Rio que ganharem medalhas nas Olimpíadas e Paralimpíadas de Paris. O anúncio será feito nesta quinta-feira pela manhã pelo prefeito Eduardo Paes e pelo secretário de Esportes Guilherme Schleder.
O Time Rio é composto por 60 atletas (36 olímpicos e 24 paralímpicos), a maioria deles oriundos de projetos nas vilas olímpicas. Cada um deles recebe uma bolsa de R$ 8 mil na prefeitura.
Ainda nesta quinta-feira, os 29 atletas do time que ganharam medalhas no Pan-americano de Santiago, entre outubro e novembro o ano passado, vão receber o prêmio de R$ 16 mil. A promessa do pagamento foi feita poucos dias antes da competição.
Na ocasião, Paes já havia sinalizado que iria pagar uma bonificação para os medalhistas olímpicos, mas a promessa ainda não havia sido oficializada. O dinheiro sairá do orçamento da secretaria de Esportes.
O Globo quarta, 20 de março de 2024
SELEÇÃO BRASILEIRA: QUEM É MARISA SANTIAGO, NOVA PSICÓLOGA DO TIME
'Emprestada' do Bahia, especialista em TCC: quem é Marisa Santiago, nova psicóloga da seleção brasileira
Após hiato de dez anos, CBF contratou profissional para cuidar da saúde mental dos jogadores
Por O Globo com AFP — Rio de Janeiro
20/03/2024 06h56 Atualizado há 3 horas
Presentear matéria
Após dez anos sem um psicólogo na seleção masculina, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou a contratação de uma especialista para cuidar da saúde mental dos jogadores que vão lutar pelo hexacampeonato. A missão será de Marisa Santiago, apresentada esta semana pela entidade.
Assim como os demais integrantes da comissão técnica, Marisa trabalhará quando a equipe se reunir, segundo a CBF, que deu a ela a incumbência de "ajudar os atletas a lidar com questões emocionais, para que tenham o melhor desempenho dentro de campo".
— Todos nós, seres humanos, somos pessoas que buscamos procurar estratégias para superar as nossas dificuldades, e isso não é diferente com atletas — disse Marisa Santiago em um vídeo divulgado nesta terça-feira pela CBF.
Marisa Santiago é contratada do Esporte Clube Bahia e será "convocada" em cada Data Fifa. A profissional é especialista em terapia cognitivo comportamental (linha conhecida como TCC) e mestre em Ciências do Esporte, na área de Psicologia do Esporte, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Sua dissertação foi uma análise do desenvolvimento da síndrome de burnout em treinador de vôlei da Superliga, no período de 2010-2011.
A psicóloga atende atletas desde 2007. Ela atuou no Minas Tênis Clube, entre 2015 e 2019, e na base do Atlético Mineiro, entre 2019 e 2022. Marisa também participou do Projeto Medalha Rio 2016 da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, com a natação feminina, em 2013.
Sem psicólogo desde 2014
O Brasil se prepara na capital inglesa para os amistosos que disputará contra a Inglaterra, em Wembley, no sábado, e contra a Espanha, na terça-feira, em Madri, na estreia de Dorival Júnior como treinador.
A seleção brasileira não tem um psicólogo desde 2014, em meio à pressão crescente devido a um jejum de mais de duas décadas sem conquistar o título mundial e a um 2023 decepcionante.
O último técnico a contar com um especialista na área foi Luiz Felipe Scolari, que integrou a especialista Regina Brandão ao seu grupo de trabalho visando à Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Mas ambos deixaram suas funções após a eliminação histórica diante da Alemanha (7-1) nas semifinais.
Ao contrário de inúmeras seleções e clubes de elite, seus sucessores, Dunga (2014-16), Tite (2016-22) e Fernando Diniz (2023), este formado em Psicologia, não contavam com especialistas na área.
A chegada de Marisa Santiago foi celebrada nesta terça-feira pelo atacante Richarlison. Ele afirmou que a terapia salvou a sua vida depois de uma crise, no ano passado, decorrente de problemas pessoais e críticas a seu desempenho.
— Salvou minha vida de uma hora para a outra, estava no fundo do poço mesmo, sabe? É importante a seleção ter um psicólogo para ajudar os atletas. Só a gente sabe a pressão que sofre, não só dentro, mas também fora de campo — disse o atacante do Tottenham durante entrevista coletiva em Londres.
O cuidado com a saúde mental dos atletas ganhou espaço nos últimos anos, principalmente depois que grandes nomes do esporte, como a ginasta norte-americana Simone Biles, a tenista japonesa Naomi Osaka e o ciclista holandês Tom Dumoulin, chamaram atenção para o assunto.
Frequentemente questionado sobre suas atitudes dentro e fora de campo, o craque Neymar colocou em dúvida seu futuro esportivo em 2021, explicando que não sabia se, após o fracasso na Copa do Mundo de 2022 no Catar, teria "força mental para continuar jogando futebol".
Devido a uma lesão séria, o maior artilheiro da História da Seleção vai ficar de fora dos amistosos contra Inglaterra e Espanha, preparatórios para a Copa América que será disputada nos Estados Unidos entre 20 de junho e 14 de julho.
O Globo terça, 19 de março de 2024
SELEÇÃ BRASILEIRA: GRUPO DE 26 ESTÁ COMPLETO, COM A CHEGADA DE BREMER
Bremer é o último a chegar no hotel, e seleção brasileira fica com o grupo completo
Defensor de Juventus foi convocado pelo técnico Dorival Júnior na última segunda-feira
Por O Globo
19/03/2024 08h36 Atualizado há uma hora
Presentear matéria
O zagueiro Bremer, da Juventus, foi o último a desembarcar no hotel, localizado nos arredores de Londres. O jogador de 27 anos chegou na manhã desta terça-feira e foi recepcionado por alguns jogadores e pela comissão técnica. Agora, o grupo de 26 jogadores está completo e com a seleção brasileira.
Bremer foi convocado ontem pelo técnico Dorival Júnior para os amistosos contra Inglaterra (dia 23), em Londres, e Espanha (dia 26), em Madri. Ele entrou na vaga do lesionado Gabriel Magalhães que está com uma inflamação no tendão de Aquiles, sofrida durante jogo do Arsenal.
Com a chegada do defensor, Dorival Júnior poderá comandar pela primeira vez um treinamento com todos os seus 26 convocados. Ontem, o treinador comandou o primeiro treino para o amistoso contra a Inglaterra, no sábado, em Wembley. A atividade foi realizada no centro de treinamento do Arsenal, nos arredores de Londres.
A chegada dos atletas começou na noite do último domingo, com Lucas Paquetá, Douglas Luiz e Andreas Pereira, e os demais foram chegando aos poucos durante a manhã da última segunda-feira, assim como o técnico Dorival Júnior, que desembarcou durante a madrugada de domingo para segunda.
A seleção brasileira chega para os amistosos em um de seus piores momentos na história do futebol brasileiro. O time vem de três derrotas seguidas — o que não acontecia há mais de 20 anos —, não vence há quatro jogos e está em sexto nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.
O Globo segunda, 18 de março de 2024
CARIOCA 2024: NOVA IGUAÇU VENCE O VASCO E VAI À FINAL
Herói do Nova Iguaçu, Bill foi parceiro de Vini Jr no Flamengo e fugiu da guerra na Ucrânia
Atacante de 24 anos atuou nas categorias de headquarters do clube rubro-negro e estreou nos profissionais em 2019
Por O Globo
18/03/2024 08h46 Atualizado há uma hora
Presentear matéria
Autor do gol da vitória sobre o Vasco, no último domingo, o atacante Bill, do Nova Iguaçu, apesar de ter apenas 24 anos, é um velho conhecido do futebol carioca. O herói do time da Baixada já fez parte do elenco do Flamengo e, inclusive, era companheiro de ataque de Vinícius Júnior, que atualmente está no Real Madrid.
Bill foi comprado pelo Flamengo ainda no juvenil do Nova Iguaçu e atuava na ponta oposta a Vinicius Junior, ainda no sub-17. O atacante recebeu sua primeira chance entre os profissionais, na final da Taça Rio, contra o Vasco, em 2019, e a aproveitou com uma assistência para o gol de Arrascaeta, aos 48 minutos da decisão.
Apesar de toda a expectativa criada, Bill acumulou alguns empréstismos e dois anos depois se transferiu para o Dnipro-1, da Ucrânia. Por lá, o atacante viveu um dos momentos mais difíceis de sua vida: estava no país quando a guerra entre Rússia e Ucrânia estorou, em fevereiro de 2022. Em um relato para o jornal O GLOBO, ele revelou que tinha medo de morrer durante o período.
— A cidade em que eu estava não foi atacada. Então, ouvia barulho. Depois descobrimos que era a 200km de onde estávamos. Presenciei corre-corre, gente tentando fugir. Nunca passei por nada parecido. Situação assustadora. Todo mundo correndo, mãe com filha — disse Bill, em depoimento ao jornal O GLOBO em março de 2022.
Depois de fazer um apelo às autoridades e relatar o seu drama para deixar a Ucrânia, Bill conseguiu sair do país em guerra por meio da fronteira com a Romênia e seguiu sua vida no futebol. Ele ainda atuou no Sport, FK RFS, de Riga, Inter de Limeira e Sampaio Corrêa, antes de chegar no Nova Iguaçu, neste ano.
Bill é um dos destaques do Nova Iguaçu na temporada com seis gols e cinco assistências. O atacante foi o autor do gol que classificou a "Laranja Mecânica" para a primeira decisão do Campeonato Carioca de sua história e, após a partida, foi às lágrimas ao lembrar do que passou até virar herói da Baixada Fluminense.
— Eu cheguei no Nova Iguaçu disposto a trabalhar, ser feliz, e ninguém acreditou em mim. Muita gente me criticou e falou que eu era só mais um. Entrei aqui, assumi a responsabilidade. Assumi a responsabilidade do nosso município e da nossa cidade de Nova Iguaçu, e hoje a gente está fazendo história — disse Bill após a partida contra o Vasco, no último domingo.
O Globo domingo, 17 de março de 2024
CARIOCA 2024: FLAMENGO SE CLASSIFICA NO MELHOR ESTILO
Análise: Em clássico que dá boas notícias aos dois times, Flamengo se classifica no melhor estilo Tite
Com o regulamento de baixo do braço, rubro-negro provou mais uma vez que será uma equipe dificílima de ser batida ao longo do ano; tricolor apresentou melhora considerável em relação ao jogo de ida
Por mais que o Flamengo tenha ficado com a vaga na final do Carioca — a sexta seguida — após o empate em 0 a 0 com o Fluminense, ontem, no Maracanã, pode-se dizer que o clássico, bem disputado, deixa sinais positivos para as duas equipes.
Para o rubro-negro, a partida confirma que o time já tem a cara de Tite: uma equipe que não vai apresentar um futebol encantador sempre, a exemplo do jogo de ontem, mas tem certeza que é extremamente competitiva e muito difícil de ser batida ou sequer vazada.
Flu com boa postura
Mesmo com as tentativas de Fernando Diniz de lançar seu time para cima, o tricolor teve poucas chances de perigo efetivo. Ainda assim, vale destacar a melhora de postura com a bola no pé do tricolor. Ao contrário do que aconteceu no jogo de ida, o Fluminense, com uma escalação ousada desde o pontapé inicial, foi para cima do Flamengo e conseguiu trocar passes e triangular. Embora o rubro-negro tenha jogado com o “regulamento embaixo do braço”, pela larga vantagem que construiu (2 a 0), o time de Diniz fez o que se espera dele e encerrou sua participação no estadual sem o sonhado tricampeonato — e o 13º clássico seguido sem vencer—, mas otimista com a longa temporada que está por vir.
Por conta da pausa para a data Fifa, que durará duas semanas, o jogo de ida da final do Carioca só será realizado no dia 31 de março contra o vencedor de Nova Iguaçu x Vasco, que jogam hoje.
Como precisava de uma vitória larga para ir à final, o Fluminense começou o jogo com a proposta de empurrar o Flamengo para trás, o que talvez justifique a escolha de Diniz por Marquinhos, que é ponta e canhoto, na lateral direita, e André na zaga. Além disso, o tricolor também esteve mais ativo na marcação, com a iniciativa de dar botes no campo de ataque e pressionar o rubro-negro. Quase deu certo com John Arias, que roubou a bola de Ayrton Lucas quase dentro da área, mas não teve ângulo para finalizar.
Já Tite escalou um Flamengo menos propositivo do que o normal. Bem postado, o time esperou que o Fluminense errasse para contra-atacar. Assim, teve ótima chance após roubada de Pulgar já no campo de ataque, que terminou nos pés de Pedro. O centroavante finalizou rasteiro para boa defesa de Fábio.
Com o zero no placar, o destaque da primeira etapa ficou por conta do gol anulado de Pedro. Keno foi desarmado na entrada da grande área do rubro-negro, Arrascaeta saiu no contra-ataque e deu lindo passe de trivela para o camisa 9 marcar. No entanto, com auxílio do VAR, Wagner do Nascimento Magalhães assinalou falta no camisa 11 tricolor no começo da jogada.
— O juiz estava em cima, não entendi muito bem. Em câmera lenta a maioria dos lances vão ser falta. Mas não temos que reclamar, e sim focar no nosso jogo — disse Pedro na saída para o intervalo.
De maneira geral, o segundo tempo teve o mesmo script do primeiro. Apesar do Fluminense ter tido volume no campo ofensivo, a verdade é que o Flamengo pouco sofreu com chances concretas de gol do adversário. A melhor oportunidade do tricolor foi com Renato Augusto, que carimbou o travessão de Rossi em belo chute de longa distância. O camisa 20, aliás, foi um dos melhores jogadores na partida, junto de Marquinhos e do zagueiro Manoel, que foram seguros defensivamente e ajudaram na construção ofensiva.
O Globo sábado, 16 de março de 2024
CARIOCA 2024: FLA X FLU - ONDE ASSISTIR PELA SEMIFINAL
Onde assistir Flamengo x Fluminense pela semifinal do Campeonato Carioca
Rubro-negro venceu a primeira partida e tem a vantagem; tricolor precisa de três gols de diferença neste sábado no Maracanã
16/03/2024 01h00 Atualizado há 9 horas
Presentear matéria
Flamengo e Fluminense fazem o jogo da volta da semifinal do Carioca, neste sábado, às 21h, no Maracanã. O rubro-negro venceu a primeira partida por 2 a 0, com gols de Pedro e Everton Cebolinha e, por ter a vantagem do empate, pode até perder por dois gols de diferença. O tricolor só chegará à final do Estadual se vencer por três gols ou mais.
O técnico Tite vai repetir a escalação da vitória do último fim de semana. Ele conta com praticamente todos os jogadores à disposição, com exceção de Gerson, que ainda se recupera de cirurgia. O jogo também pode entrar para a história do Flamengo. O rubro-negro está a apenas dois gols da marca de 13.000 gols.
No Fluminense, Germán Cano e Paulo Henrique Ganso serão desfalques. Precisando buscar a virada na semifinal do Carioca, o tricolor não terá duas de suas referências no setor ofensivo. Enquanto o artilheiro apresenta um problema no joelho, o camisa 10 sofre com dores na panturrilha.
Eles não serão os únicos desfalques. Expulso no primeiro jogo, o zagueiro Thiago Santos cumpre suspensão. Samuel Xavier, com lesão na panturrilha, Douglas Costa, com lesão na coxa, e Marlon, com dores no joelho, também estão fora. O volante André volta de suspensão.
Transmissão
Os canais Band, Bandsports e o Goat (no YouTube) vão mostrar a partida ao vivo.
Prováveis escalações
Fluminense: Fábio; Guga, André, Felipe Melo (Manoel) e Marcelo; Martinelli, Lima e Renato Augusto; Keno, Arias e John Kennedy.
Flamengo: Rossi, Varela, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Pulgar, De la Cruz e Arrascaeta; Luiz Araújo, Everton Cebolinha e Pedro.
Arbitragem
Árbitro: Wagner Nascimento Magalhães
Assistente 1: Thiago Henrique Neto Corrêa
Assistente 2: Luiz Claudio Regazone
4º árbitro: Tarcizo Pinheiro Caetano
VAR: Rodrigo Nunes de Sá
O Globo sexta, 15 de março de 2024
OLIMPÍADAS 2024: COB COLOCARÁ À VENDA UNIFORMES QUE SERÃO USADOS NA ABERTURA DOSJ OGOS
COB colocará à venda uniformes que serão usados na abertura dos jogos de Paris
Modelos das roupas foram divulgados nesta semana e fizeram sucesso nas redes
As roupas que serão usadas pela delegação do Brasil na abertura dos Jogos Olímpicos de Paris fizeram sucesso após o Jornal Nacional revelar com exclusividade como serão os modelos. As peças repercutiram nas redes sociais.
O Comitê Olímpico do Brasil (COB) em parceria com a Riachuelo, marca patrocinadora e que produz as roupas, colocará algumas peças a venda para o público. Os itens que serão disponibilizados ainda vão ser escolhidos.
A ideia é que os itens fiquem à venda em lojas da rede e também em ações pontuais do próprio COB.
O Globo quinta, 14 de março de 2024
LIBERTADORES: BOTAFOGO EMPATA COM O BRAGANTINO E SEGUE NA COMPETIÇÃO
Botafogo pode cair no grupo de Flamengo ou Fluminense na fase de grupos da Libertadores; veja potes
Alvinegro garantiu classificação na última quarta-feira, com empate contra o Bragantino
Os gols de Júnior Santos colocaram o Botafogo na fase de grupos da Libertadores 2024. Como chega das fases preliminares, o alvinegro entrará no pote quatro no sorteio que será realizado na próxima segunda-feira, na sede da Conmebol, no Paraguai. Com isso, o alvinegro poderá cair no grupo de algum dos outros seis brasileiros classificados, incluindo os dos rivais Flamengo e Fluminense.
Essa é a única possibilidade de dois brasileiros se enfrentarem nesta fase, afinal, o regulamento da competição não permite que dois clubes do mesmo país sejam sorteados para o mesmo grupo, a não ser que venham da pré-Libertadores.
No sorteio, um time de cada pote será sorteado para grupos que vão da letra A até H. Os dois melhores de cada um se classifica para as oitavas de final, e por aí vai.
Veja os potes que serão sorteados:
Pote 1: Fluminense, Palmeiras, River Plate, Flamengo, Grêmio, Peñarol, São Paulo e LDU
Pote 2: Atlético-MG, Independiente del Valle, Libertad, Cerro Porteño, Estudiantes, Barcelona-EQU, Bolívar e Junior Barranquilla
Pote 3: San Lorenzo, The Strongest, Universitario, Deportivo Táchira, Rosario Central, Alianza Lima, Millonarios e Talleres
Pote 4: Caracas, Liverpool-URU, Huachipato, Cobresal, Palestino, Botafogo, Colo-Colo e Nacional-URU ou Always Ready
O Globo quarta, 13 de março de 2024
LÉO JARDIM: GOLEIRO DO VASCO SERÁ HOMENAGEADO COM MEDALHA TIRADENTES
Léo Jardim, do Vasco, será homenageado com Medalha Tiradentes
Honraria foi aprovada pelos deputados da Alerj e será entregue em abril
O goleiro do Vasco Léo Jardim será homenageado pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) com a Medalha Tiradentes. A proposta foi aprovada nesta terça-feira pelos deputados da Casa.
A proposta foi feita pelo deputado Alan Lopes (PL/RJ), que alegou que o goleiro gaúcho, convocado recentemente para a seleção brasileira, “é a personificação de um atleta completo”. E que ele é “exemplo de dedicação, trabalho e determinação inspira crianças e jovens jogadores ao alcançar seus sonhos”.
A medalha concedida a pessoas e entidades que prestam serviços relevantes ao estado do Rio de Janeiro. A entrega é feita uma vez por ano, sempre no dia 21 de abril, dia de Tiradentes, que também dá nome ao Palácio que é sede da Assembleia Legislativa.
O Globo terça, 12 de março de 2024
SELEÇÃO BRASIEIRA: LÉO JARDIM FABRÍCIO BRUNO E GALENO SÃO CONVOCADOS
Seleção brasileira: Léo Jardim, Fabrício Bruno e Galeno são convocados
Trio foi chamado para substituir Ederson, Marquinhos e Gabriel Martinelli — cortados por lesão
11/03/2024 19h13 Atualizado 11/03/2024
Presentear matériaLEO
A seleção brasileira tem três mudanças em relação a lista inicial de Dorival Júnior. O treinador anunciou — nesta segunda-feira (11) — as convocações do goleiro Léo Jardim, do Vasco, do zagueiro Fabrício Bruno, do Flamengo, e do atacante Galeno, e do Porto-POR.
O trio entra no lugar de três atletas, cortados por lesão: Ederson, goleiro do Manchester City (ING), Marquinhos, zagueiro do PSG (FRA), e o atacante Gabriel Martinelli, do Arsenal (ING), foram cortados da lista para os primeiros desafios de Dorival à frente da seleção.
Em vídeo publicado pela CBF, Dorival afirmou que os três novos jogadores da lista já estavam sendo observados e que "chegam em condições de brigarem diretamente por uma posição" para os dois primeiros jogos do treinador no comando da seleção.
A convocação vale para os dois amistosos que a seleção terá no continente europeu. O Brasil enfrenta a Inglaterra, no dia 23, no estádio de Wembley — em Londres, a Espanha, no dia 26, no Santiago Bernabéu — em Madrid.
O Globo segunda, 11 de março de 2024
CARIOCA 2024: VASCO EMPATA COM O NOVA IGUAÇU NO PRIMEIRO JOGO - 1 X 1
Análise: Nova Iguaçu explora fraquezas conhecidas para segurar o Vasco na semifinal
Cruz-maltino tem dificuldades em defender pelo meio, mas melhora após gol sofrido. Ramón fala de cansaço
Há algumas semanas, o Nova Iguaçu já não é mais exatamente uma surpresa do Campeonato Carioca. Organizado e com recursos ofensivos, o time de Carlos Vitor chegou à semifinal como vice-campeão da Taça Guanabara com muitos méritos. Ontem, mostrou isso ao Vasco: num Maracanã lotado, a equipe da Baixada teve chances de sair com a vitória ao explorar bem fraquezas conhecidas do cruz-maltino. Mas o time de Ramón Díaz, vindo de classificação suada na Copa do Brasil há três dias, reagiu e manteve o duelo aberto com o empate em 1 a 1.
O cruz-maltino definitivamente vive seu momento de maior queda na temporada até aqui. Já havia sofrido contra o Água Santa, quando levou a virada pautada numa série de desatenções e erros individuais. Ontem, viu a principal — e longamente debatida durante a semana — fraqueza ser explorada à exaustão: a dificuldade de marcar pelo meio. O jogo ruim de Zé Gabriel e Galdames, dupla de volantes que iniciou a partida, foi prontamente percebido por Ramón Díaz, que lançou Mateus Carvalho e Sforza na segunda etapa.
O técnico vascaíno já havia surpreendido na escalação, começando com o recém-contratado centroavante Clayton ao lado de Vegetti no ataque. Mas o mau momento do meio-campo — até Payet fez um primeiro tempo ruim — só ajudou a intensificar as dificuldades dos dois atacantes, que acabaram isolados. Quando teve chances, Clayton buscou o gol e levou perigo.
A história da primeira etapa, porém, era do Nova Iguaçu. Com os buracos deixados por passes errados e botes precipitados do Vasco, o time da Baixada era rápido para chegar ao último passe e à finalização. Só não abriu o placar ainda antes do intervalo porque Léo Jardim viveu mais uma grande noite. O goleiro chegou a parar o ataque do Laranjão duas vezes em uma blitz na reta final.
Ramón alega cansaço
A dobradinha Bill e Carlinhos também deu muito certo para os comandados de Carlos Vitor. Foi o próprio Carlinhos, vice-artilheiro do Carioca, o protagonista do gol que abriu o placar, no início da segunda etapa. O centroavante recebeu em profundidade e colocou na trave de Jardim. No rebote, Xandinho insistiu muito e acabou balançando as redes com força, de calcanhar. Ajustado, o lance chegou a ficar alguns minutos sendo analisado por possível impedimento na cabine do VAR.
O gol sofrido claramente impactou o time do Vasco, que aumentou o ritmo para tentar o empate. A partir dali, o jogo ficou mais equilibrado em chances. Com o Nova Iguaçu mais desgastado, Payet teve espaço para jogar e quase empatou num belo chute de primeira dentro da área, que parou em Fabrício e no travessão.
Retomando o domínio pelo meio, o cruz-maltino conseguiu acionar mais seus laterais, Piton e Puma Rodríguez, que entrou na segunda etapa. Foi o primeiro que marcou, mas não em jogada pelos flancos — novamente em trama de bola parada, assim como no gol salvador de empate com o Água Santa, balançando as redes após desvio de Sforza.
Após a partida, Ramón voltou a conceder entrevista coletiva (o filho e auxiliar Emiliano vinha exercendo essa função) e repetiu um gesto que fez na temporada passada, batendo na mesa e cravando que o Vasco vai à final. Ele também atribuiu as dificuldades na marcação ao cansaço do compromisso pela Copa do Brasil.
— Estou muito orgulhoso da equipe, e os torcedores também têm que estar orgulhosos. Primeiro que jogamos há três dias uma partida importante onde necessitamos da classificação. Passamos, com sofrimento, com muita pressão. Mas também temos que entender que a equipe hoje poderia ter ganho por dois ou três, mas também perdido. O Nova Iguaçu teve a semana de descanso, o que vai ser a nossa situação agora, já que eles vão jogar contra o Internacional (pela Copa do Brasil), e nós vamos preparar tudo para o domingo. O Vasco vai chegar à final. Porque tem espírito e compromisso. É o espírito de sair perdendo e se recuperar.
Durante uma confusão no fim do jogo no Maracanã, Mateus Carvalho e Fernandinho foram expulsos. Como resultado, a igualdade foi melhor para o Nova Iguaçu, que tem a vantagem do empate. Os times voltam a se enfrentar no domingo, às 16h, em local a ser definido pelo time da Baixada.
O Globo domingo, 10 de março de 2024
VASCO X NOVA IGUAÇU - DE CARA NOVA E MAIS OTIMISTA, VASCO TENTA VOLTAR À FINAL
De cara nova e mais otimista, Vasco tenta voltar à final do Carioca após cinco anos
Sem decidir o campeonato desde 2019, Cruz-maltino faz a primeira semifinal, contra o Nova Iguaçu, em um cenário bem mais animador
Campeão estadual em 24 oportunidades, o Vasco não sabe o que é decidir o Campeonato Carioca desde 2019. São cinco anos de altos, baixos e problemas no futebol que tornaram o insucesso local um fato até pequeno diante do panorama geral. Mas a situação, que agora é completamente diferente no cruz-maltino, pode seguir mudando a partir de hoje: com mais de 60 mil ingressos vendidos, o Vasco enfrenta o Nova Iguaçu, às 18h30, no primeiro jogo da semifinal, no Maracanã, em meio a uma dose significativa de otimismo.
Segundo colocado na Taça Guanabara e vivendo uma das melhores temporadas de sua história, o Laranjão da Baixada tem a vantagem do empate e venceu o Vasco (2 a 0) no primeiro encontro entre as equipes — único revés cruz-maltino no Estadual. Mas deve enfrentar um cenário duríssimo hoje.
O Vasco vem de um susto na Copa do Brasil, num jogo em que chegou a levar a virada do Água Santa-SP, empatou e arrastou a decisão para a disputa de pênaltis. O auxiliar técnico Emiliano Díaz já avisou que essa não pode ser a regra na equipe.
— Em outro Vasco, com outra mentalidade, poderíamos comemorar. Mas não gostamos de ganhar assim. Fizemos muito para ganhar de outra forma — analisou na quinta-feira.
Veja fotos do desembarque do jogador Payet, novo reforço do Vasco
8 fotos
O meia francês foi recebido por milhares de torcedores no Aeroporto do Galeão
Na última vez em que foi à final do Estadual, o cruz-maltino vivia um cenário de fragilidade financeira. Comandada por Alberto Valentim, a equipe tinha como destaques Maxi López, Yago Pikachu, Marrony, Fernando Miguel, Bruno César e Leandro Castan.
Na decisão, encarou um Flamengo que viveria um ano de conquistas do Brasileiro e da Libertadores. Não fez frente e levou 2 a 0 nas duas partidas da decisão. Valentim foi demitido logo após o fim do campeonato. Naquela temporada, o Vasco chegou a ficar ameaçado de rebaixamento, mas Vanderlei Luxemburgo ajudou o time a engatar uma campanha de recuperação.
Entre 2019 e 2024, o cruz-maltino esteve por duas vezes na Série B e amargou crises financeira e estrutural. No Estadual, ficou fora das semis em 2020 e 2021 e foi eliminado pelo rubro-negro nessa fase em 2022 e 2023.
Esse “outro Vasco”, como citou Emiliano, parece ter ficado para trás. Agora uma SAF, o clube aliviou as questões financeiras e ganhou poder de investimento. Na comissão técnica liderada por Ramón Díaz, encontrou um ponto de virada, não só técnico e tático, mas competitivo. Mesmo que o elenco ainda tenha fragilidades, a dupla trouxe ao cruz-maltino, nos bastidores e em campo, a mentalidade vencedora com a qual construíram suas carreiras.
Hoje, não há barreiras para dizer que o Vasco entra nos campeonatos, especialmente o Carioca, olhando para o título. E ciente do trabalho que precisa ser feito. No elenco estão atletas que já mostraram que sabem lidar com o peso de decisões, como Medel, Vegetti, Payet, Léo Jardim e Lucas Piton. O otimismo é bem mais presente que há cinco anos.
A principal arma do Nova Iguaçu na semifinal — a melhor campanha de sua história — não poderia ser outra: é o atacante Carlinhos, de 27 anos, que divide a artilharia do Carioca com Pedro, do Flamengo (oito gols).
O Globo domingo, 10 de março de 2024
COPA OURO: BRAIL X ESTADOS UNIDOS - SAIBA ONDE ASSISTIR À FINAL
Brasil x Estados Unidos: saiba onde assistir à final da Copa Ouro feminina
O técnico Arthur Elias terá sua primeira final à frente da seleção brasileira feminina; Brasil chega à decisão invicto
10/03/2024 08h47 Atualizado há uma hora
Presentear matéria
A seleção brasileira encara os Estados Unidos, neste domingo, às 21h15 (de Brasília), no Snapdragon Stadium, pela final da Copa Ouro de futebol feminino. O Brasil tem 100% de aproveitamento e 15 gols marcados. A seleção avançou para a final após vitória sobre o México.
Já os Estados Unidos avançaram nos pênaltis contra o Canadá. Elas também tropeçaram contra as mexicanas pela última rodada da fase de grupos.
Seleção brasileira tenta o primeiro título, e as norte-americanas, o décimo. Os EUA são os maiores vencedores do torneio.
O último confronto entre as equipes foi ano passado, pela SheBelieves Cup. Os Estados Unidos venceram por 2 a 1, e o Brasil marcou com Ludmila.
Pela primeira vez, a Copa Ouro Feminina contou com participantes da Conmebol - as quatro melhores seleções da última Copa América foram convidadas para a competição.
Transmissão
A partida terá transmissão da ESPN (TV fechada) e Star+ (streaming)
Prováveis escalações
Brasil: Luciana, Antônia, Lauren e Rafaelle; Adriana, Duda Santos, Duda Sampaio, Ary Borges e Yasmin; Bia Zaneratto e Debinha.
EUA: Alyssa Naeher, Emily Fox, Naomi Girma, Tierna Davidson e Jenna Nighswonger; Lindsey Horan, Samantha Coffey e Korbin Albert; Alex Morgan, Trinity Rodman e Jaedyn Shaw.
O Globo sábado, 09 de março de 2024
CARIOCA 2024: FLAMENGO E FLUMINENSE FAZEM PRIMEIRO JOGO DA SEMIFINAL
Com zagueiros nos holofotes por boa fase, Fla-Flu fazem primeiro jogo da semifinal
No melhor momento da carreira, Léo Pereira lidera melhor defesa da competição e sonha com seleção; Feliz com a nova posição, Thiago Santos deu a volta por cima e conseguiu renovação
Em meio aos badalados e estrelados elencos de Fluminense e Flamengo, que se enfrentam hoje, às 18h30, no Maracanã, na partida de ida da semifinal do Campeonato Estadual, dois jogadores, de uma posição que não costuma ter tantos hofolotes, têm se destacado: os zagueiros Thiago Santos, do tricolor, e Léo Pereira, do rubro-negro. Com trajetórias parecidas nos clubes e diferentes em relação ao setor do campo, os dois dão uma sustentação importante ao seus respectivos times.
No melhor momento da carreira, como tem confidenciado a pessoas próximas, Léo Pereira é um dos grandes destaques não só do sistema defensivo do Flamengo em 2024, mas do time como um todo. Ele é o líder da defesa que só sofreu um gol em todo o Estadual, ainda quando utilizava os garotos da base como titulares — o elenco principal do rubro-negro ainda não foi vazado. O zagueiro também tem tido bom desempenho na frente. Já são três gols no ano — 50% dos seis marcados em 2018, pelo Athletico, a sua temporada mais artilheira —, sendo um deles decisivo para vitória sobre o Botafogo, e outro de falta, contra o Madureira.
Seleção brasileira
Contratado pelo Flamengo em 2020, após muitos títulos pelo Athletico, Léo Pereira esteve abaixo nas duas primeiras temporadas no clube, onde sofreu com a desconfiança da torcida. Em 2022, com Dorival Júnior, subiu de produção e garantiu a titularidade. Desde então, evoluiu em diversos fundamentos, e tem se destacado por um ponto que sempre foi seu forte: a saída de bola. Com bom passe de longa e média distância, o zagueiro é peça fundamental na construção ofensiva do time de Tite.
Tudo isso faz com que Léo Pereira sonhe com uma convocação para a seleção brasileira, treinada pelo mesmo Dorival Júnior. Sob o comando do ex-comandante rubro-negro, o zagueiro foi campeão da Libertadores e da Copa do Brasil, em 2022. Com passagem pela seleção nas categorias de base, ele tem a expectativa agora se ser convocado pela primeira vez na carreira para a principal.
‘Karolino’
Segundo a torcida do Flamengo, um dos segredos por trás desse sucesso de Léo Pereira não tem ligação com treinos ou questões táticas, mas sim com o amor. Na virada do ano, o zagueiro engatou um relacionamento com a influenciadora digital Karoline Lima. O namoro rendeu ao defensor o apelido de “Karolino”.
É comum ver Léo Pereira comemorando os gols que marca com um coração em homenagem à namorada. Além disso, ela é presença garantida nos jogos do Flamengo, no Maracanã. De acordo com pessoas próximas, o casal ainda não pensa em dar o próximo passo na relação, mas está feliz e curtindo o momento.
‘Posição errada’
No lado tricolor, Thiago Santos, titular absoluto da zaga desde a saída de Nino para o Zenit, da Rússia, foi levado para a posição por Fernando Diniz. O treinador costuma brincar que o ex-volante atuou na posição errada durante toda a carreira. Ao que tudo indica, o camisa 29 concorda. Feliz, ele entendeu que neste setor pode render mais. Assim, não se considera mais um improvisado ali, mas um zagueiro de ofício.
Mas o clima do defensor no clube nem sempre foi dos melhores nas Laranjeiras. Contratado em baixa do Grêmio, onde saiu muito criticado pela torcida, Thiago Santos precisou encarar a desconfiança da torcida do Fluminense. Em diversos momentos de 2023, na época atuando como volante, o atleta chegou a ser vaiado. O cenário mudou com a transformação tática.
Nesta temporada, Thiago Santos tem seis partidas como zagueiro, sendo três vitórias, dois empates, uma derrota e apenas dois gols sofridos. Ao todo, o defensor fez 14 jogos na posição — sendo oito em 2023, quando atuava com o time reserva. Os números e o bom desempenho, com atuações seguras e importante papel na já tradicional saída de bola de Diniz, fizeram o contrato com o Fluminense, que terminaria em dezembro , ser ampliado até o fim de 2025.
Ausências nas equipes
Thiago Santos está confirmado no clássico, mas o Fluminense tem alguns problemas. André, suspenso pela expulsão contra o Botafogo, está fora, assim como Samuel Xavier e Douglas Costa, ambos lesionados. Lima e Renato Augusto disputam a vaga do volante, enquanto Guga será o titular na lateral direita.
No Flamengo, Gerson, que passou por cirurgia renal, Gabigol e Wesley, que ainda se recuperam de problemas musculares, são desfalques de Tite. Por outro lado, o zagueiro Léo Ortiz foi relacionado e pode estrear com a camisa rubro-negra.
O Globo sexta, 08 de março de 2024
COPA DO BRASIL: VASCO DERROTA O ÁGUA SANTA NOS PÊNALTIS
Análise: Vasco vai de arrasador a muito exposto em classificação suada sobre o Água Santa na Copa do Brasil
Empate heroico e fim de sina no torneio não podem esconder queda de rendimento e desequilíbrio da equipe cruz-maltina
A Copa do Brasil é traiçoeira e exige regularidade nos 90 minutos, especialmente das grandes equipes, que entram como favoritas. O Vasco provou um pouco desse veneno, mas arrancou uma classificação heróica sobre o Água Santa, pela segunda fase da competição, ao empatar em 3 a 3 no tempo regulamentar e vencer por 4 a 1 nos pênaltis.
Tudo parecia tranquilo e encaminhado com menos de 20 minutos de jogo, quando o cruz-maltino já vencia por 2 a 0, dominando a partida. Mas uma brusca queda de rendimento trouxe à noite em São Januário drama, nervosismo e uma boa dose de alívio, com vitória nos pênaltis após um empate "espírita" no fim da partida.
Léo Jardim pegou a cobrança de Robles e Bruno Mezenga acertou a trave. No fim, coube a Vegetti, grande nome do ano no Vasco até aqui, converter a cobrança decisiva. O cruz-maltino espantou o fantasma de 2022 e de 2023, quando caiu nos pênaltis (para Juazeirense e ABC), e vai à terceira fase da rentável Copa do Brasil, garantindo mais 2,2 milhões de reais de cota de participação. O próximo adversário será definido por sorteio.
20 minutos intensos e drama
Nos primeiros minutos, o time de Ramón Diaz mostrou o que tem de melhor: muitas trocas de passe, um ritmo altíssimo e soluções ofensivas para massacrar a equipe de Diadema no ataque. No primeiro gol, em jogada bem construída, Payet chutou da entrada da área e Ygor Vinhas defendeu. No rebote, Galdames, em mais uma presença na frente do gol, abriu o placar.
No segundo gol, a noite parecia ainda mais encaminhada. Uma belíssima troca de passes de 1 minuto e 46 segundos, com 50 toques na bola, terminou em cruzamento perfeito de Paulo Henrique para Vegetti fazer o segundo.
A tranquilidade no placar trouxe até chances de ampliar, mas logo coincidiria, também, com minutos de queda de rendimento, erros técnicos e de passe que chamaram o Água Santa para a partida. Um momento que também expôs a falta de proteção na entrada da área, um problema crônico do Vasco nesta temporada.
Com o atual vice-campeão paulista mais solto, sobraram chances na entrada da área, algumas bem evitadas em defesas de Léo Jardim. Mas o pior cenário possível, um gol na saída para o intervalo, aconteceu. Neílton aproveitou lançamento de Luan Dias, em grande noite, para diminuir.
O cruz-maltino chegou a voltar do intervalo sem mexidas. A queda de rendimento continuou, e também baixou o clima de festa em São Januário. Foi questão de tempo para o Água Santa voltar a pressionar e empatar com o zagueiro Robles, novamente em jogada de Luan Dias.
Ramón Díaz tentou mexer na estrutura da equipe do Vasco. Tirou João Victor e reforçou o meio com Cocão, além de apostar na entrada de David no lugar de Adson. Mais tarde, Zé Gabriel, que também vivia noite ruim, foi sacado para a entrada de Sforza.
Com o empate, o Água Santa adotou a estratégia de parar o jogo com faltas. Foi um segundo tempo nervoso, com várias confusões dentro de campo e nas áreas técnicas. Enquanto isso, em campo, numa das primeiras vezes na temporada o Vasco não conseguiu impor sua proposta de jogo de forma alguma. O clima, dentro e fora das quatro linhas, era de apreensão.
Enquanto se lançava ao ataque, no fim do tempo regulamentar, o cruz-maltino acabou sofrendo o terceiro, justamente de Luan Dias. Mas, quando alguns torcedores já deixavam a Colina, Lucas Piton apareceu para o grito de esperança, reempatando a partida em cobrança de falta de Payet. Um gol na raça, que evitou o que tinha tudo para ser mais uma noite de Copa para se esquecer na Colina.
O que se seguiu foi uma intensa confusão nos bancos de reservas, que terminou com João Victor e Neílton, ambos já substituídos da partida, expulsos. O segundo tempo, com paralisação e acréscimos, durou 62 minutos. Houve pressão vascaína - Igor Henrique ainda deixou os paulistas com um a menos, em jogo que terminou com 19 cartões aplicados -, mas a definição ficou para as penalidades.
Passada a euforia, o susto e a nova dose de euforia, o Vasco vira suas atenções para a semifinal do Carioca. No domingo, faz o primeiro jogo com o Nova Iguaçu, novamente um duelo em que entra como favorito. A noite de teste cardíaco para o torcedor cruz-maltino na Colina não deixa lição mais clara: no mata-mata, não basta dominar ocasionalmente.
O Globo quinta, 07 de março de 2024
COPA DO BRASIL: VASCO X ÁGUA SANTA - CRUZ-MALTINO VOLTA A SÃO JANUÁRIO EM CLIMA TRANSFORMADO
Vasco x Água Santa: Cruz-maltino volta a São Januário pela Copa do Brasil em clima transformado
Último jogo da competição na Colina foi uma melancólica eliminação para o ABC. Agora, time de Ramón Díaz entra com força máxima
Em poucas horas, a torcida do Vasco esgotou os ingressos para o confronto com o Água Santa-SP, hoje, às 20h, em São Januário. Os jogos com casa cheia não são novidade na Colina, mas o confronto pela segunda fase da Copa do Brasil é especial, num clima transformado em relação ao da última vez em que o cruz-maltino disputou um mata-mata nacional em seu estádio.
Em março do ano passado, também pela segunda fase, o Vasco viveu uma noite para esquecer em casa. O time de Maurício Barbieri foi eliminado nos pênaltis para o ABC-RN — Pedro Raul e Orellano, hoje em outros clubes, desperdiçaram as cobranças.
Além do jogo ruim em campo, o clima da noite não era o dos melhores. Houve aumento significativo no preço dos ingressos justamente para aquela partida, uma decisão contestada do comando da SAF na época, e a Colina viveu um dos raros jogos sem ingressos esgotados daquele ano. Foram emitidos 15 mil ingressos e estiveram presentes cerca de 13 mil torcedores.
Agora, é diferente: o Vasco vive uma lua de mel com sua torcida pelo bom início de ano e a partida deve ser de intensa pressão sobre a equipe de Diadema, atual vice-campeã paulista. É o segundo jogo no estádio em mais de um mês. Com vários compromissos fora do estado, o cruz-maltino ficou sem jogar em São Januário do dia 25 de janeiro, quando enfrentou o Madureira, até o último domingo, quando recebeu a Portuguesa, pelo Campeonato Carioca.
Sem desfalques
O técnico Ramón Díaz não tem desfalques ou suspensos para a partida, e escalará força máxima. As dúvidas ficam nas possíveis manutenções do volante Sforza e do meia-atacante Adson, que ganharam as vagas de Zé Gabriel e David.
Para chegar à segunda fase, o Água Santa eliminou a Jacuipense-BA, mas não vive momento tão especial no Campeonato Paulista. A uma rodada do fim da fase de grupos, é terceiro colocado no Grupo B, a três pontos da Ponte Preta, que está garantindo a vaga nas quartas, no momento.
O time de Bruno Pivetti chegou a iniciar o ano com vitória sobre o Bragantino, mas faz campanha irregular: são 4 vitórias, 2 empates e 5 derrotas em 11 jogos no Paulista, com 8 gols marcados e 11 sofridos. O atacante Júnior Todinho e o meia Luan Dias são destaques, com dois gols cada. A equipe tem também os atacantes Neílton e Bruno Mezenga, além de Walber, zagueiro com passagem pelo Vasco.
Na segunda fase, o jogo é único e não há mais vantagem de empate. Em caso de igualdade, a partida vai para os pênaltis. Quem se classificar só conhecerá seu adversário por sorteio. Vale lembrar que a participação na terceira fase, a próxima, garantirá R$ 2,205 milhões para Vasco ou Água Santa.
Ontem, o atacante Clayton Silva chegou ao Rio, e se disse pronto para ser relacionado para as semifinais do Carioca. Ele passará por exames médicos e será anunciado em breve. O Vasco pretende encerrar os investimentos nesta janela, mas segue de olho em oportunidades de mercado. O cruz-maltino chegou a fazer uma proposta de empréstimo pelo meia Marlon Freitas, do Botafogo. Por enquanto, o alvinegro não se anima com a negociação.
O Globo quarta, 06 de março de 2024
COPA DO MUNDO DE GINÁSTICA: JÚLIA SOARES LEVA RAÇA NEGRA PARA O TORNEIO EM BAKU
]
Júlia Soares leva Raça Negra para Copa do Mundo de ginástica em Baku e vai brigar por mais um ouro no solo
Atleta volta ao torneio em que foi campeã em 2022; ela está confirmada na equipe que disputará Paris-2024
O calendário internacional da ginástica artística começa nesta quarta-feira, com a disputa da Copa do Mundo de Baku, no Azerbaijão. O treino de pódio acontece nesta manhã. E três atletas do Brasil estão na competição: Júlia Soares, Andreza Lima e Carolyne Pedro. Júlia volta a Baku, onde em 2022 foi medalha de ouro no solo, em sua estreia neste circuito. Desta vez ela terá apresentação nova, que juntou Raça Negra, samba e Milord, de Edith Piaf. Segundo Francisco Porath Neto, treinador da seleção feminina, ela deverá ir aos Jogos de Paris com a seleção feminina. Será a estreia dela em Jogos Olímpicos.
— Comecei na ginástica muito nova, com quatro anos, e achava que poderia chegar longe. Ficava observando as ginastas nas competições e botei isso na cabeça: quero fazer parte de uma equipe em Olimpíada. E estou tão perto disso... não quero deixar passar — disse Júlia, de 18 anos, que subiu para a equipe adulta em 2020, mas a pandemia adiou sua estreia em competições da categoria. — Vi no Mundial do ano passado (em que o Brasil foi prata por equipes) que sou capaz e consegui mostrar todo o meu trabalho. Não tem nada certo ainda, mas trabalho muito para isso. Estou aumentando a dificuldade das minhas séries para que eu possa chegar da melhor forma possível em Paris.
Conheça a nova coreografia de Júlia Soares: Conexão Brasil/França
Júlia estreou no adulto em 2021, depois de ter sido destaque juvenil. Em 2021, ela foi campeã sul-americana individual geral, do solo e da trave, e ainda conquistou o bronze no Pan-Americano de Ginástica (trave) com direito a homologação de elemento na trave (que consiste na adição de uma meia pirueta à entrada em vela na trave; quando a ginasta usa um trampolim para subir pela lateral da trave em posição esticada).
Em 2022, além do ouro em Baku, ela voltou a ser bronze no Pan-americano (trave) e campeã geral, do solo, trave e por equipes do Sul-americano. No ano passado, foi ouro no solo na Copa do Mundo de Stuttgart, e prata com a equipe do Brasil no Mundial da Antuérpia.
— Desde pequena ela tem esse carisma e uma parte artística ótima. Essa coisa do sorriso, do olhar, do interpretar... Identificamos logo que ela tinha futuro. — lembra Chico. — Ela encanta, tem um brilho especial.
Para Baku, Júlia apresentará nova série no solo, a "Conexão Brasil/França", em substituição a "Aladin". Ela manteve as passadas acrobáticas mas mudou o artístico. Junto com o coreógrafo Rohny Ferreira, escolheram o pagode "Cheia de Manias" e a clássica Milord.
— Quisemos fazer uma parte bem brasileira e uma parte francesa, por causa do local dos Jogos. Começamos com o Raça Negra e depois Milord, com a voz original da Piaf, de 1920. E para a conexão entre elas, usamos instrumentos do samba, como cuíca, pandeiro, tamborim, apito — explicou Rhony.
Segundo Chico, a apresentação ficou a "cara dela". Disse que ela viajou para Baku confiante porque conseguiu executar a série com perfeição nos treinos.
— Queríamos mostrar mais, queríamos mostrar uma nova Julia. Não tenho molejo, mas esse solo já está dentro do meu coração. Espero que as pessoas gostem — disse a ginasta.
Rumo a Paris
Júlia foi confirmada como integrante da seleção que vai a Paris-2024. Chico explicou que a equipe do Mundial, com Rebeca Andrade, Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Júlia Soares e Lorrane Oliveira, já está azeitada, tem experiência e sequência para exibição nos aparelhos e, por isso, não pretende mudar o esquema.
— A Júlia é a atleta que abriu a sequência de trave e do solo no Mundial da Antuérpia, quando o Brasil foi prata e conquistou vaga para Paris. Essa é uma tarefa bem difícil. Imagine em uma Olimpíada. Ela precisa estar pronta para solo e trave e por isso inicia o ano em Baku — explica Chico. — A princípio vamos a Paris com a mesma equipe do Mundial. A nossa última aclimatação, já em Paris, levaremos oito ginastas. E essas três meninas 'extras' têm de estar prontas para substituir uma das cinco, se necessário.
A ideia, segundo ele, é levar o grupo principal apenas para a Copa do Mudo de Antália, em abril, na Turquia, para que elas possam competir nos aparelhos novos da marca francesa Gymnova. O Brasil já tem a aparelhagem em seu Centro de Treinamento e por isso recebeu o time da Alemanha, em fevereiro, para treinamento em conjunto. Já há uma solicitação da seleção holandesa da modalidade para o mesmo.
Júlia se mostrou confiante com a volta a Baku, onde brilhou em 2022, e com a possibilidade de realizar o sonho olímpico. Mas, por via das dúvidas, contou que para o Azerbaijão levou um amuleto na mala. Uma chave.
— É uma chave perdida, mas com a qual rezei. Levo para todos os lugares. Chave abre portas e para mim, abrir portas, é algo muito significativo. Abrindo portas eu posso ir por vários caminhos, ir mais longe, posso abrir uma porta aqui ou ali e ir segundo os meus sonhos.
O Globo terça, 05 de março de 2024
CARIOCA 2024: MARACANÃ É LIBERADO PARA JOGO ENTRE VASCO E NOVA IGUAÇU
Maracanã é liberado para partida entre Vasco e Nova Iguaçu
Jogo da semifinal do Carioca será no domingo, a partir das 18h30. Flamengo e Fluminense se enfrentam às 21h do sábado
O Maracanã foi liberado para a partida entre Vasco e Nova Iguaçu, pela ida das semifinais do Campeonato Carioca, que acontecerá no próximo domingo, às 18h30. O pedido feito pelo cruz-maltino foi atendido pela Ferj, que divulgou a tabela detalhada no início da noite desta segunda-feira.
Além disso, a outra semifinal, entre Fluminense e Flamengo, foi confirmada para às 21h do sábado, também no Maracanã. A própria dupla concordou em deixar o rival jogar no local no dia seguinte, para evitar mais desgastes na relação.
A federação ainda não detalhou as informações sobre as partidas de volta, que acontecem no fim de semana seguinte. Flamengo e Nova Iguaçu serão mandantes, por conta da melhor campanha na Taça Guanabara, e terão a vantagem de dois resultados iguais.
Entenda o trâmite
O pedido do Vasco já havia chegado às mãos de Fla-Flu desde cedo, e ambos avaliariam se diriam "sim" através do consórcio que administra o estádio.
A análise sobre a resposta se debruçou no regulamento da competição, que diz que a semifinal precisa acontecer em um estádio com condições de ter torcida dividida meio a meio.
Além do Maracanã, o estádio Nilton Santos e Volta Redonda foram considerados como alternativas. A Ferj determina em regulamento que o Maracanã é o palco obrigatório para a final do Estadual.
Flamengo e Fluminense, de um lado, e Vasco do outro, concorrem na licitação para administração do estádio a longo prazo. Na semana passada, o Vasco foi à Justiça para tentar cancelar a licitação.
O Globo segunda, 04 de março de 2024
CARIOCA 2024: COM SHOW DE PAYET EM GOLEADA, VASCO SE CLASSIFICA E PEGA O NOVA IGUAÇU
Com show de Payet em goleada, Vasco se classifica e pega o Nova Iguaçu
Na volta a São Januário, time vence a Portuguesa com Adson como a outa boa notícia e vai jogar a semifinal do Estadual sem a vantagem do empate
O Vasco confirmou a recuperação no Estadual e vai jogar as semifinais contra o Nova Iguaçu. Em vitória sobre a Portuguesa no retorno a São Januário, Payet voltou em grande estilo e comandou o 4 a 0. O francês abriu o placar em gol relâmpago e iniciou a jogada dos demais gols, como de Adson, a outra boa notícia da noite, com uma atuação destacada.
Dessa vez, Vegetti começou com papel de coadjuvante, deu passe para Payet, e funcionou bem como garçom. Mas no segundo tempo, deixou sua marca, após assistência do camisa 10, que deu show e também serviu David no fim da partida.
Como o Nova Iguaçu venceu o Volta Redonda, jogará pelo empate nas semifinais. Com o resultado, o Vasco terminou a Taça Guanabara em terceiro lugar, atrás da equipe da Baixada. Contra uma equipe que não jogou atrás, o time soube explorar os espaços e ser fatal. A formação com três zagueiros e dois alas foi mais uma vez compacta, e teve em um Payet esbelto o motor criativo das principais ações.
Uma vitória bem construída
De cara, Vegetti foi lançado, e o camisa 10 marcou aos 3 minutos de jogo. O gol fez a Portuguesa sair de seu campo e obrigar o Vasco a se defender bem. A dupla Galdames e Sforza funcionou, com bom combate e transição em velocidade.
Seja com Paulo Henrique, seja com Piton, o Vasco soube progredir ao ataque com passes rápidos de seus meias e atacantes, e criou mais situações.
O segundo gol aconteceu com Payet caindo pela esquerda, clareando a jogada para Galdames, que rolou para trás e contou com belo arremate de Adson.
O atacante, que fez apenas sua segunda partida como titular, marcou pela primeira vez com a camisa do Vasco, e acirrou concorrência com David ao lado de Vegetti.
No segundo tempo, Ramon Díaz preservou Adson, Sforza e Léo. Rodou o time e o Vasco cadenciou o jogo para não se desgastar mais do que o necessário, sem deixar de ser competitivo.
Em jogada de Payet, veio a retribuição para Vegetti. Após passe na medida, o atacante saiu livre dentro da área e tocou na diagonal para fazer o terceiro.
Com novas trocas no ataque, entraram Rossi e David, e Vegetti e Adson saíram. Mas Payet permaneceu como maestro os 90 minutos, indicando a sua boa forma e sua importância.
Houve tempo para mais uma linda jogada, desta vez para deixar David na cara do gol para confirmar a goleada em São Januário.
O Globo domingo, 03 de março de 2024
CARIOCA 2024: FLAMENGO, CAMPEÃO DA TAÇA GUANABARA
Análise: primeiro título de Tite pelo Flamengo não tem peso, mas indica volta da supremacia
Até aqui, é possível dizer que time de Tite joga o futebol mais competitivo e vistoso do Brasil
Se a conquista da Taça Guanabara não é parâmetro para os anseios do Flamengo na temporada 2024, é possível dizer que a soma das estatísticas dos jogos com a parte física e técnica de um elenco em reconstrução dá sinais de que o clube pode retomar o caminho da supremacia.
Essa trajetória foi recalculada a partir da chegada de Tite no fim do segundo semestre de 2023, quando os títulos mais importantes já haviam ficado pelo caminho. E a partir daí, o planejamento e o profissionalismo voltaram a pautar as ações no Ninho do Urubu.
Não surpreende que o mesmo Flamengo que terminou a temporada em frangalhos esteja na ponta dos cascos em poucos meses na atual temporada. A ciência voltou a ganhar protagonismo em um misto de profissionais qualificados que já estavam no clube a uma comissão numerosa e estudiosa trazida por Tite.
A partir de então, a chegada de novos elementos, como De La Cruz, Viña e agora Léo Ortiz, parecem a cereja de um bolo feito a muitas mãos, entre elas a dos prórios jogadores. É difícil não reconhecer o bom momento de muitos deles, especialmente os da defesa, a menos vazada do campeonato.
No esquema de Tite, Varela cresceu, Fabricio Bruno e Léo Pereira se estabeleceram, Pulgar reina no meio-campo, De La Cruz ocupou lacuna deixada por Gerson e enfim se sentiu mais confortável, e Arrascaeta dá o toque mágico com uma capacidade física que sofria para atingir nas temporadas anteriores.
E o que falar de Cebolinha, Luiz Araújo, até Bruno Henrique, velocistas comprometidos, operários de um time de estrelas. Talvez na posição final ainda falte o brilho de Gabigol, mas Pedro dá conta do recado. Mais do que isso, comanda um ataque com 10 gols em 10 partidas, muitos com plástica que chama atenção.
O equilíbrio tático da equipe ainda esconde a carência de mais opções de meio-campo. Tite não tem Gerson e Allan, e durante a Copa América ficará sem Arrascaeta, De La Cruz e Pulgar. É algo preocupante para os embates nas competições mais importantes da temporada. Mas o Flamengo se dá por satisfeito com seus reforços.
As finais contra os rivais do Rio serão uma nova régua para medir a capacidade dessa equipe comandada por Tite decidir. Se estabelecer de forma compacta, ser superior, e ao mesmo tempo fatal. É esse Flamengo que chega para a decisão do Estadual, com margem para crescimento ao longo da temporada. Até aqui, é possível dizer que é esse Flamengo também que joga o futebol mais competitivo e vistoso do Brasil.
O Globo sábado, 02 de março de 2024
SELEÇÃO BRASILEIRA: CONVOCAÇÃO - VEJA NOMES ANUNCIADOS POR DORIVAL JÚNIOR
Lista da Convocação da Seleção Brasileira: veja nomes anunciados por Dorival Júnior
Dorival Júnior anunciou 26 nomes durante Convocação da Seleção Brasileira para os amistosos contra Inglaterra e Espanha
Por O Globo
01/03/2024 14h23 Atualizado há 19 horas
Presentear matéria
O técnico Dorival Júnior fez a sua primeira convocação à frente da seleção brasileira, para os amistosos contra Inglaterra (23 de março, em Londres) e Espanha (26 do mesmo mês, em Madri). A lista conta com 26 jogadores e possui muitas surpresas em relação à última lista de Fernando Diniz, demitido em janeiro.
Lista dos convocados da Seleção Brasileira
Goleiros: Ederson (Manchester City), Rafael (São Paulo) e Bento (Athletico)
Laterais: Danilo (Juventus), Yan Couto (Girona), Wendell (Porto) e Ayrton Lucas (Flamengo)
Zagueiros: Gabriel Magalhães (Arsenal), Marquinhos (PSG), Beraldo (PSG) e Murilo (Palmeiras)
Meias: André (Fluminense), Bruno Guimarães (Newcastle), Casemiro (Manchester United), João Gomes (Wolverhampton), Lucas Paquetá (West Ham), Douglas Luiz (Aston Villa), Pablo Maia (São Paulo) e Andreas Pereira (Fulham)
Atacantes: Gabriel Martinelli (Arsenal), Endrick (Palmeiras), Rodrygo (Real Madrid), Vini Jr. (Real Madrid), Richarlison (Tottenham), Raphinha (Barcelona) e Savinho (Girona).
O Globo sexta, 01 de março de 2024
RECOPA: FLUMINENSE CAPEÃO!
Imprensa internacional repercute título da Recopa do Fluminense: 'Vingança completa'
Tricolor venceu a LDU e conquistou o segundo título internacional em quatro meses
Por O Globo
01/03/2024 07h46 Atualizado há 2 horas
Presentear matéria
O título da Recopa Sul-Americana do Fluminense, conquistado na última quinta-feira após vencer a LDU por 2 a 0 no Maracanã, virou notícia nos principais veículos de comunicação ao redor do mundo. Na Espanha, por exemplo, o jornal Mundo Deportivo afirmou que o Tricolor carioca completou a sua vingança contra o time equatoriano.
O portal espanhol relembrou que o Fluminense perdeu dois títulos internacionais — a Libertadores de 2008 e a Sul-Americana de 2009 — para a LDU, mas disse que a vitória por 2 a 0 desta quinta-feira, que culminou no título da Reopca, vingou as duras derrotas.
Ainda na Espanha, os jornais Marca e As exaltaram o lateral-esquerdo Marcelo, que teve passagem marcante pelo Real Madrid. Ambos os portais ressaltaram que o defensor de 35 anos foi importante na decisão e, de quebra, conquistou mais um título na sua carreira vitoriosa.
Na Argentina, o jornal Olé publicou que, com a conquista da Recopa, o Flumiennse se consolidou como dominador do futebol Sul-Americano e questionou se o clube carioca é o principal candidato para ser campeão da Libertadores em 2024.
O Globo quinta, 29 de fevereiro de 2024
LIBERTADORES: BOTAFOGO BARTE O URORA POR 6 X 0 - JÚNIOR SANTOS FEZ 4
Maior artilheiro do Botafogo na Libertadores, Júnior Santos não fez base e virou profissional aos 23 anos
Com cinco gols em duas partidas, atacante igualou Jairzinho, Dirceu e Pimpão
Histórica para o Botafogo, que teve sua maior goleada na história da Libertadores, com o 6 a 0 contra o Aurora, a noite da última quarta-feira também ficará para sempre na memória de Júnior Santos. O atacante marcou quatro gols na partida e se tornou não só o artilheiro da atuação edição da competição, como o maior do Botafogo na história do torneio internacional. Com cinco bolas na rede em dois jogos, Júnior igualou Jairzinho, Dirceu e Pimpão. Um feito e tanto para um atleta que, há pouco tempo, não acreditava que conseguiria sequer virar jogador profissional.
Natural de Conceição de Jacuípe, na Bahia, Júnior migrou para Salvador aos 20 anos para tentar mudar de vida. Apesar de já ser próximo da bola, foi como ajudante de pedreiro do tio que o atual atacante do Botafogo pensou em melhorar sua situação financeira. No entanto, sua história estava interligada co o futebol. Tanto que, mesmo com o emprego, seguiu brilhando nos campos de várzea pela Bahia, o que fez com que ele recebesse propostas para se tornar profissional.
Na época, foram duas, uma do Bahia de Feira, e outra do Fluminense de Feira. No entanto, as ofertas financeiras não compensavam. Enquanto recebia cerca de R$ 3.000 por mês como amador, os clubes ofereceram R$ 800 de salário, além do compromisso de não poder mais atuar na várzea. Júnior, que não acreditava que poderia se tornar de fato um atleta profissional, preferiu seguir nos campos alternativos. Ainda assim, um grande incentivador sempre esteve por perto para não deixar esse sonho adormecido morrer de vez.
— Me emociono muito ao falar do meu pai, porque ele acreditou mais em mim do que eu mesmo. Desde a infância, quando comecei a jogar, ele sempre apoiou muito. Aos 16, eu não queria mais saber de futebol, não queria acreditar, fui uma criança muito rebelde, e ele sempre acreditou. Quando fui para São Paulo, com 23 anos, tive algumas dificuldades e queria voltar. Ele disse que se voltasse, não falaria mais comigo. Eramos do interior, então São Paulo era um mundo. Meu pai nunca tinha ido, nunca tinha saído da Bahia. Então ele foi um guerreiro, acreditou em mim e se estou aqui, ele tem grande contribuição — disse Júnior, emocionado, após marcar os quatro gols contra o Aurora.
Para ir para a capital paulista, Júnior mergulhou no sonho de cabeça. Vendeu fogão, geladeira e todo o pouco que tinha na Bahia para correr atrás do sonho. Em 2017, mesmo sem ter feito divisões de base, aceitou proposta do Osvaldo Cruz, que figurava na quarta divisão do Campeonato Paulista, para receber apenas um bicho de R$ 200 quando a equipe vencia suas partidas. Posteriormente, a situação financeira apertou muito por conta dos dois filhos, que continuaram na Bahia. Foi quando Júnior, que não tinha dinheiro para ajudar a família, ligou para o pai, seu José Antonio, afirmando que ia parar. Voltou atrás na decisão após a jura do patriarca.
No fim das contas, foi um dos destaques de toda a competição e conheceu seu atual empresário, Edivaldo Ferraz. O agente conseguiu um teste para Júnior no Ituano. O atacante foi aprovado , a partir daí, começou a receber um salário fixo que o possibilitou ajudar a família. No entanto, logo depois, um baque. Seu José, pai de Júnior, sofreu um AVC e começou a enfrentar graves problemas de saúde. A morte do patriarca foi em 2021.
Posteriormente, Júnior passou por Ponte Preta, duas vezes no Fortaleza, e no Yokohama Marinos e o Sanfrecce Hiroshima, ambos do Japão, até chegar no Botafogo. Contratado, a princípio, para ser uma alternativa de Tiquinho Soares no comando do ataque, foi levado para a ponta por Luís Castro, que tinha em Júnior um homem de confiança, e não saiu mais dali. Se firmou como uma das principais armas ofensivas do alvinegro.
Um dos destaques do alvinegro em 2023, Júnior foi bastante assediado ao longo da janela de transferências, tendo sido alvo de clubes como Corinthians e Grêmio. O Botafogo, por sua vez, rechaçou a possibilidade de negocia-lo. Nos bastidores, o atacante sempre deixou claro como está feliz no clube.
Na temporada atual, Júnior Santos tem sido o principal jogador do alvinegro. São oito gols em 12 partidas.
— Lembro que quando cheguei, falei que quem esperava algo de mim, veria a resposta dentro de campo. Desacreditei de mim por muito tempo. Acreditei que nunca seria jogador profissional, até que falaram na várzea que eu tinha potencial. A chave do sucesso é o trabalho e a confiança em si mesmo. Não ligo pra quem fala de mim ou diz que não vou conseguir. Vou errar, tentar, fazer novamente porque aos 23 anos fui pra São Paulo e ouvi dizer que estava muito velho para o futebol. Mas eu acreditei e cheguei até aqui. Quando a gente acredita e dá o nosso melhor, uma hora as coisas vão acontecer — falou depois da vitória do Botafogo nesta quarta.
O Globo quarta, 28 de fevereiro de 2024
COPA DO BRASIL: VASCO VENCE O MARCÍLIO DIAS POR 3 X 1
Análise: Vasco leva sustos do Marcílio, mas se reajusta bem na 'estreia' de Ramón no mata-mata
Cruz-maltino agora aguarda o vencedor de Água Santa x Jacuipense-BA, que se enfrentam hoje em Barueri
Eliminado da Copa do Brasil do ano passado sob a comissão técnica anterior, o Vasco de Ramón Díaz ainda não havia passado por um mata-mata. Ontem, viveu uma primeira experiência e tanto na estreia pela competição: jogando em Itajaí, num estádio lotado, encarou um perigoso Marcílio Dias e passou por alguns momentos de aflição, mas trouxe de volta uma classificação suada e justa.
Vegetti, Adson e David marcaram os gols da vitória por 3 a 1. Agora, o cruz-maltino aguarda o vencedor de Jacuipense-BA e Água Santa-SP, que jogam hoje.
Foi uma das primeiras vezes, para além dos três clássicos que disputou no estadual, que o time do Vasco teve os pontos fracos, além da capacidade de concentração, testados, especialmente no primeiro tempo. A equipe catarinense aproveitou os espaços deixados num meio-campo sem Payet, focado em fazer a bola chegar em Rossi e Adson, mais abertos.
Entre o gol de empate catarinense e o segundo gol do cruz-maltino, foram vários os ataques do Marcílio por dentro, muitas vezes chegando nas pontas para o último passe. Uma estratégia clara do time de Waguinho Dias, que tentava explorar as costas dos três zagueiros em meio à movimentação. Assim nasceu o gol dos donos da casa, em bola que encontrou Araújo antes do rebote sobrar para Airton, que cruzou para Zé Eduardo igualar a partida.
O Vasco contava com a presença de seu torcedor no estádio e com sua superioridade técnica. Foi assim que havia aberto o placar, com bola esticada em Vegetti, raspada de cabeça para Rossi, que a fez parar nos pés do centroavante argentino.
No segundo gol, contou com a bola aérea, que foi importante no triunfo sobre o Volta Redonda no Carioca, para tranquilizar, na medida do possível, o primeiro tempo. Adson, que já havia feito grande jogada minutos antes, marcou seu primeiro gol com a camisa do Vasco aproveitando sobra de escanteio, após toque em Vegetti — os jogadores do Marcílio chegaram a pedir mão.
Mexidas importantes
Precisando da vitória para avançar, os donos da casa tentaram reagir. Enquanto Ramón Díaz buscava fechar o meio-campo, aproveitando a versatilidade de Rojas para cobrir o corredor direito, o vice-líder do Catarinense ia à frente sem medo: chegou a colocar bola na trave e quase empatar novamente.
Na segunda etapa, a comissão técnica promoveu as entradas de Sforza e Mateus Carvalho, para ocupar o meio. O Vasco perdeu menos campo por ali, mas teve alguma dificuldade pelas pontas. Téssio fazia bom jogo e parou em Léo Jardim em chute de fora da área.
O cruz-maltino ainda perdeu Adson e Rojas, que pediram para sair por problemas físicos. João Victor, que entrou como lateral-direito, ajudou a criar as melhores oportunidades em transição no ataque.
Foi David, que também não começou entre os titulares, quem marcou o gol da tranquilidade após belo passe de Galdames, resolvendo um jogo suado, cansativo e complicado, com a cara de um mata-mata.
O Globo terça, 27 de fevereiro de 2024
COPA DO BRASIL: VASCO, SEM PAYET, DIVULGA A LISTA DOS RELACIONADOS PARA O JOGO DE HOJE, CONTRA O MARCÍLIO DIAS
Sem Payet, Vasco divulga a lista de relacionados para o jogo da Copa do Brasil
Meio-campista francês está com "quadro gripal" e desfalcará o cruz-maltino amanhã
Por O Globo
26/02/2024 14h22 Atualizado há 19 hora
O Vasco terá um desfalque importante para o confronto da primeira fase da Copa do Brasil, contra o Marcílio Dias, nesta terça-feira, às 21h30 (de Brasília). O meio-campista Dimitri Payet apresentou um quadro gripal, não viajou com o elenco para Santa Catarina e ficou de fora da lista de relacionados para o jogo.
De acordo com o ge, a suspeita é de que o francês esteja com Covid ou dengue. Em contrapartida, o Vasco terá todos os outros titulares à disposição para enfrentar o Marcílio Dias, em jogo único realizado no Estádio Doutor Hercílio Luz. O time de Ramón Díaz tem a vantagem do empate.
O Vasco encerrou a preparação na manhã desta segunda-feira, em atividade realizada no CT Moacyr Barbosa. O time tem chegada em Santa Catarina prevista por volta de 17h30 (de Brasília).
O Globo segunda, 26 de fevereiro de 2024
CARIOCA 2024: FLAMENGO DERROTA O FLUMINENSE POR 2 X 0
Análise: Fluminense sente cansaço e desfalques, e Flamengo combina solidez atrás com eficiência em ataques verticais
Na etapa final, rubro-negro sobrou diante do tricolor, que sentiu os efeitos da decisão contra a LDU
Por Rafael Oliveira — Rio de Janeiro
26/02/2024 00h30 Atualizado há 9 horas
Presentear matéria
Após a derrota para o Flamengo por 2 a 0, o volante André garantiu que o tropeço não afetaria o Fluminense na disputa da Recopa Sul-americana, contra a LDU, cujo segundo jogo será na próxima quinta-feira, no Maracanã. Pode ser verdade, mas é inegável que a influência ocorreu no sentido contrário. O cansaço pela viagem a Quito e os desfalques pesaram demais no clássico. E o Flamengo, que não tem nada a ver com os problemas do rival, aproveitou. Superior, fez sua parte e deixou a conquista da Taça Guanabara muito bem encaminhada.
Os rubro-negros agora só precisam de um empate para confirmar o título. Líderes isolados, chegaram aos 24 pontos com a vitória no clássico e abriram três de distância para o Fluminense, segundo colocado, e o Nova Iguaçu, terceiro.
Restando apenas uma rodada pela frente, o título pode vir até em caso de derrota. Isso porque os dois perseguidores podem apenas igualar o Flamengo no número de vitórias. E no saldo de gols, o segundo critério de desempate, a vantagem rubro-negra é enorme: 19 contra oito dos tricolores e quatro do clube da Baixada.
Na rodada derradeira, no próximo fim de semana, o Flamengo enfrenta o Madureira. Já o Fluminense fará mais um clássico, agora contra o Botafogo, que ainda briga com o Vasco pela última vaga nas semifinais do Campeonato Carioca. Por fim, o Nova Iguaçu vai visitar o Volta Redonda.
Importante lembrar, contudo, que o título da Taça Guanabara tem efeito apenas simbólico. A vantagem do empate no saldo de gols nos confrontos semifinais também vale para o segundo colocado. Já na grande decisão, ela não existe.
Com isso, para o Flamengo o que fica de mais importante é a atuação no clássico contra o atual campeão carioca e da Libertadores. Principalmente no setor defensivo. O time se compactou bem e ofereceu poucos espaços para o rival. Foram apenas quatro finalizações para os tricolores em toda a partida contra 13 da equipe de Tite.
Esta discrepância só ficou evidente na etapa final. Os primeiros 45 minutos foram de uma disputa mais parelha, com o Flamengo impondo muita dificuldade para o Fluminense sair com a bola devido à marcação alta. Os tricolores, apesar desta dificuldade, ameaçaram mais — ainda que poucas vezes. Douglas Costa e Renato Augusto não encaixaram na proposta de Fernando Diniz, o que deixou Cano sem função e Arias como único a levar perigo.
Na volta do intervalo, as mudanças promovidas pelo técnico na defesa desestruturaram a marcação tricolor e abriram espaço. Principalmente do lado esquerdo. O Fluminense até tentou ser mais contundente na frente, mas parou na mudança de postura do rival.
O Flamengo abriu mão da marcação alta e recuou um pouco suas linhas. Apostou em jogadas mais rápidas e verticais. A nova estratégia surtiu efeito. O time, que no primeiro tempo se defendia bem, mas não conseguia ameaçar na frente, reforçou a solidez e ainda se tornou mais eficiente nas investidas, aproveitando os muitos espaços que surgiram.
Os dois gols nascem em lances semelhantes. Aos 7, em ataque rápido, a bola ficou com Cebolinha, que cruzou para Pedro, livre entre André e Diogo Barbosa, concluir. Na comemoração, o centroavante revelou que será pai.
Aos 29, novo golpe letal. E desta vez com um golaço. Após dois toques de calcanhar, de Arrascaeta e de Pedro, Cebolinha aproveitou o espaço livre diante de si e arriscou chute forte. Fábio chegou a tocar na bola, mas não o suficiente.
— Preparamos esse time em um dia só, falando com a fisiologia para saber aqueles que tinham condições. No primeiro tempo ocorreu tudo dentro do esperado. E tivemos três alterações. Mas dois deles, Guga e Marlon, pediram pra sair. Depois que Flamengo fez o primeiro gol, tínhamos mais necessidade de avançar, e o Flamengo soube aproveitar — reconheceu Fernando Diniz.
O Globo domingo, 25 de fevereiro de 2024
FUTEBOL DE AREIA: BRASIL E ITÁLIA DECIDEM O MUNDIAL - SAIBA O HORÁRIO E ONDE ASSISTIR
Brasil e Itália decidem o Mundial de Futebol de Areia: saiba o horário e onde assistir
A seleção nacional não disputa a final desde 2017
Por O Globo — Rio de Janeiro
25/02/2024 09h22 Atualizado há 33 minuto
O Brasil pode conquistar neste domingo o seu sexto título da Copa do Mundo de futebol de areia, disputada em Dubai, nos Emirados Árabes. A grande decisão será contra a Itália. O jogo começa às 12h30. A transmissão será feita pelo Sportv.
A classificação à final foi conquistada com muito drama. Depois de sair perdendo por 2 a 0 para o Irã, na semifinal, a seleção brasileira buscou a virada por 3 a 2.
Os italianos também encontraram dificuldade para avançar. Depois de um empate em 3 a 3 com Belarus no tempo normal, buscaram a vaga nos pênaltis ao vencerem a disputa por 5 a 4.
Esta será a segunda vez que Brasil e Itália decidem o Mundial. Na primeira, em 2008, os brasileiros levaram a melhor e ficaram com o título.
Agora, o favoritismo está do lado verde e amarelo, que chega invicto com cinco vitórias em cinco jogos. A seleção nacional não disputa a final desde 2017.
O Globo sábado, 24 de fevereiro de 2024
WILSON FITTIPALDI SE ENCANTOU: PIONEIRO DO AUTOMOBILISMO BRASILEIRO MORRE AOS 80 ANOS
Obituário: Wilson Fittipaldi, pioneiro idealizador do primeiro carro de Fórmula 1 brasileiro
Ex-piloto foi o idealizador da Copersucar-Fittipaldi, única equipe de maioria do país e independente a competir na categoria
23/02/2024 12h29 Atualizado há 18 horas
Presentear matéria
Os resultados modestos dentro do cockpit não traduzem o tamanho de Wilson Fittipaldi Júnior, o Wilsinho, para o automobilismo brasileiro. Morto nesta sexta-feira, aos 80 anos, por complicações de uma parada cardiorrespiratória sofrida em dezembro, o ex-piloto e empreendedor foi o idealizador do primeiro carro de Fórmula 1 brasileiro, uma ideia ousada numa época frutífera de surgimento de grandes nomes e equipes independentes na categoria.
Wilson e o irmão Emerson já eram nomes de referência na construção de karts na década de 1960, mas foi de Wilsinho a iniciativa de deixar a Brabham, pela qual correu entre 1972 e 1973, e montar a sua própria equipe: a Copersucar-Fittipaldi. A exportadora e dona de usinas de açúcar foi a primeira parceira do projeto, que culminou com a apresentação do primeiro modelo, o FD01, ao então presidente Ernesto Geisel, em 1974.
As dificuldades e desafios de Wilsinho foram muitas: a ideia era ter uma equipe formada por maioria de brasileiros, peças nacionais e sede no Brasil, próximo ao Autódromo de Interlagos, em São Paulo (de 1975 a 1977). Tudo isso com as dificuldades alfandegárias da época, em plena ditadura militar. Contou até com parcerias da Embraer no túnel de vento do carro.
O engenheiro Ricardo Divila, um parceiro antigo dos irmãos Fittipaldi, foi o responsável pelo primeiro projeto, ainda com um chassi prateado — que se tornaria amarelo. Entre altos e baixos da equipe, que também teve os nomes de Fittipaldi Automotive e Skol Fittipaldi Team, foram 103 corridas e três pódios (incluindo um segundo lugar no Brasil) em oito anos competitivos na categoria.
— Acho que o que conseguimos mostrar ao país que um carro de F1 construído no Brasil tinha a possibilidade de ser o mais competitivo e foi o que aconteceu [...] Enquanto tivemos a equipe competindo durante oito anos, tivemos outros resultados considerados bons. Tivemos um terceiro lugar em Long Beach (em 1980 com Emerson Fittipaldi) e na Argentina (1980 com Keke Rosberg), então isso mostrou que a construção do carro era viável e que o país tinha condições de construir um carro desses, com a tecnologia que existia naquela época — contou Wilson em entrevista ao site Motorsport em 2018.
Foi Wilson o primeiro condutor do carro, em 1975, mas o grande momento da equipe foi a chegada do irmão Emerson no ano seguinte. Já bicampeão mundial, ele trocou a McLaren pela equipe brasileira, em mais uma parceria icônica com o irmão e em um dos movimentos mais marcantes da história da categoria.
— Se olharmos para o nosso passado, desde o kart, o nosso DNA é também de construtores, de paixão por carros de corrida. Isso ajudou muito. Por que não fazer uma equipe brasileira de Fórmula 1? — disse Emerson em minidocumentário sobre a história da equipe, de Rafael Lopes e Reginaldo Leme, em 2015.
Além de Emerson, passaram pela equipe nomes como os brasileiros Alex Ribeiro, Ingo Hoffmann, Chico Serra e o finlandês Keke Rosberg (que seria campeão mundial em 1982 com a Williams). Entre engenheiros e construtores, nomes como Adrian Newey, Ralph Bellamy, Harvey Postlethwaite e Jo Ramírez também trabalharam com a equipe dos irmãos, que em 1977 se mudou para Reading, na Inglaterra.
No melhor ano, em 1978, a equipe terminou em sétimo no mundial de construtores, com 17 pontos, apenas com Emerson como piloto. Ficou à frente de McLaren, Williams e Renault. Em 1980, fez 11 pontos como Emerson e Rosberg e superou Ferrari e McLaren entre os construtores. Em toda sua história, a equipe dos Fittipaldi somou 44 pontos.
— Foi a melhor coisa que eu fiz na minha história, longe de qualquer outra coisa. Tenho a certeza que fiz o melhor possível da melhor forma possível. Se tivesse outra chance, faria — resumiu Wilson ao documentário.
O Globo sexta, 23 de fevereiro de 2024
RECOP: FLUMINENSE SOFRE GOL DA LDU NOS ACRÉSCIMOS E É DERROTADO
Fluminense sofre gol da LDU nos acréscimos e é derrotado na primeira partida da Recopa
Atuação de enorme pressão dos equatorianos foi premiada com gol de Arce aos 46 minutos do segundo tempo e a vitória por 1 a 0
Diante de todos os desafios impostos pela altitude de 2.850 metros em Quito, o Fluminense ficou a poucos minutos de poder comemorar que sairia ileso do jogo contra a LDU. A derrota por 1 a 0 na partida de ida da Recopa Sul-Americana veio já nos acréscimos do segundo tempo, e premiou uma atuação de muita insistência da equipe equatoriana.
Na próxima quinta-feira, às 21h30, a equipe de Fernando Diniz precisará de uma vitória por dois gols de diferenças para conquistar o inédito título continental no Maracanã. Do outro lado, estará um carrasco conhecido de outras decisões, e que terá a vantagem do empate no Brasil.
A enorme pressão dos donos da casa foi provocada por uma equipe ciente de que suas melhores chances passavam por uma vitória no estádio Casa Blanca. Os 24 chutes na meta de Fábio, contra seis do tricolor ao longo dos 90 minutos, esbarraram na grande atuação do goleiro — acompanhada de boa dose de sorte — até os 46 minutos da etapa final.
Talvez tenha faltado sorte para Marcelo, que saiu machucado com apenas 12 minutos, ou para os vários jogadores que sentiram problemas de respiração, como Keno, Thiago Santos e André. Ganso também não conseguiu atuar tão bem na criação diante das condições adversas, o que dificultou a criação do tricolor.
Logo nos primeiros minutos, Thiago assustou ao recuar uma bola para Fábio, que demorou a reagir e quase sofreu gol contra. Tendo que lidar até com duas faltas de luz, a equipe estava com a entrada da área exposta. Jhon Arias foi um dos que se apresentou mais inteiro e teve a melhor chance da primeira etapa, uma cavadinha defendida por Rodríguez na área.
Os tricolores também saíram reclamando muito por um pênalti não marcado em Germán Cano, quando ele foi derrubado na área, mas, nem após revisão do árbitro de vídeo, a penalidade foi apontada.
No segundo tempo, Fernando Diniz precisou apelar para substituições para manter a equipe viva. A LDU, em seu primeiro jogo oficial no ano, também diminuiu um pouco ímpeto e o confronto se igualou. Lima entrou no segundo tempo e carimbou uma bola na trave, no momento em que o Flu vislumbrava alguns contra-ataques para sair com a vitória.
Ainda assim, o final foi marcado por mais pressão da LDU e um tricolor que torcia fortemente pelo apito final. Porém, com 46 minutos, o atacante Alex Arce conseguiu completar para o gol uma falta alçada na área. O bandeirinha marcou impedimento, mas a revisão do VAR confirmou o gol. A vitória foi justa diante das condições, mas, no Brasil, o Fluminense tem todas as condições de reverter a situação e faturar o título.
O Globo quinta, 22 de fevereiro de 2024
LIBERTADORES: BOTAFOGO CEDE EMPATE AO AURORA NO FINALZINHO - 1 X 1
Análise: Botafogo segue normalizando o 'inacreditável' e sucumbe em mais um final de jogo
Empate cedido ao Aurora aos 50 minutos do segundo tempo se junta a episódios que vêm se repetindo desde do Brasileirão do ano passado
O roteiro parece inacreditável, mas o Botafogo, desde o Campeonato Brasileiro do ano passado, quando deixou o título escapar, "se acostumou" a ver vitórias irem embora nos minutos finais das partidas. Ontem, parecia que a história seria diferente. Nada disso. Em seu primeiro jogo na Libertadores desde 2017, foi a Cochabamba e sofreu o gol de empate do Aurora — 1 a 1 — aos 50 minutos do segundo tempo. Em um gramado ruim, com altitude de 2.558 metros e até uma expulsão de Tiago Nunes, a equipe sucumbiu de novo.
Na verdade, grande parte dos torcedores alvinegros talvez já aceitasse o gol sofrido no final, levando em conta o passado recente. Foi assim contra times como Palmeiras, Coritiba e Santos no Brasileirão do ano passado, e até contra Nova Iguaçu e Flamengo no atual Carioca. O que assusta é o time continuar desperdiçando vitórias contra equipes de qualquer qualidade. Além de ter um elenco envelhecido e de baixa estatura, o Aurora tinha muitos desfalques e pouca condição de competir.
Porém, assustou, especialmente nos primeiros dez minutos, e na pressão exercida ao final da partida, quando o Botafogo pareceu fazer questão de chamar o adversário. O "complexo" de viradas ou empates segue sendo ativado e deixa jogadores totalmente expostos e apáticos.
Botafogo tem derrotas consecutivas e vê chances de título despencarem; relembre os jogos
500
8 fotos
...
Tiquinho perde pênalti
No entanto, no decorrer dos 90 minutos, Júnior Santos poderia ter saído como herói. Foi dele o gol alvinegro, no primeiro tempo, que dava aparente alívio para a volta, na próxima quarta-feira, às 21h30, no Estádio Nilton Santos. Em uma chance "no susto", também mandou uma bola na trave no início da segunda etapa.
Já quem segue devendo é Tiquinho Soares, que desperdiçou um pênalti quando o placar estava 0 a 0. Não é a primeira vez que o camisa 9 falha na marca da cal. Substituído na segunda etapa, saiu demonstrando insatisfação, mas não vem justificando em campo. Na sequência, as mexidas promovidas por Tiago Nunes causaram mais desordem do que soluções.
O exemplo mais claro foi a permanência de Janderson por 20 minutos em campo, precisando sair porque estava passando mal na altitude. Nunes também confundiu posições em campo e fez o time recuar. Para completar, provocou o treinador adversário, Mauricio Soria, com um "chororô", e o juiz acabou expulsando os dois. Quem assistiu ao empate do Aurora à beira do campo foi o auxiliar Evandro Fornari.
Mateo Ponte erra o gol
O goleiro Gatito Fernández não começou bem a partida, "batendo roupa" em alguns lances por conta das condições adversas. Ao mesmo tempo, redimiu-se aparecendo em uma defesa chave na reta final. Porém, nada pôde fazer ao ver Dario Torrico costurar o lado direito de uma apática defesa e chutar cruzado.
— A altitude dificultou bastante. Vencemos um grande desafio. Agora, vamos para o Rio de Janeiro, nossa casa e, mais do que nunca, precisamos estar atentos. Temos que aproveitar a oportunidade para fazer uma partida mais tranquila. Com a força do Nilton Santos, com certeza, conseguiremos passar de fase — disse Gatito, em coletiva.
O lateral Mateo Ponte foi outro a não contribuir, mandando por cima do travessão a última chance de retomar a frente do placar. Em uma atuação tão caótica e marcada pela recorrente apatia, o Botafogo manteve a escrita de não vencer na altitude desde 1963.
Para avançar à terceira fase da pré-Libertadores, precisará de uma vitória. Em caso de empate, a vaga será decidida nos pênaltis. O classificado vai enfrentar Águilas Doradas, da Colômbia, ou Bragantino. Em condições normais, não é difícil vislumbrar que o alvinegro vá conseguir a vaga, mas nada tem sido normal nos últimos meses em General Severiano. Antes, no sábado, pelo Estadual, o compromisso é contra o Audax.
O Globo quarta, 21 de fevereiro de 2024
LIBERTADORES: AURORA X BOTAFOGO - ONDE ASSISTOR AO VIVO
Aurora x Botafogo: onde assistir ao vivo ao jogo da Libertadores
Escalação de Aurora e Botafogo para jogo desta quarta-feira pela Libertadores; veja onde assistir partida ao vivo
Por O Globo
21/02/2024 08h52 Atualizado há uma hora
Presentear matéria
Botafogo e Aurora começam, nesta quarta-feira, às 21h30, no Estádio Félix Capriles, em Cochabamba, na Bolívia, a decidir uma vaga na terceira fase da Libertadores de 2024. O jogo Aurora x Botafogo, confronto de ida da segunda fase da Pré-Libertadores, será transmitido ao vivo na TV fechada ESPN e nos streamings Globoplay e Star+.
Aurora e Botafogo se enfrentam nesta quarta-feira
O time alvinegro, que não começou muito bem a temporada e periga ficar de fora das semifinais do Campeonato Carioca, estreia na competição internacional. Enquanto o Aurora, da Bolívia, passou pelo Melgar, do Peru, na primeira fase de forma heróica, com dois jogadores a menos.
Onde assistir ao jogo Aurora x Botafogo ao vivo
O jogo entre Aurora e Botafogo será transmitido pela ESPN (TV fechada), pela Globoplay (Streaming) e pela Star+ (Streaming) às 21h30 desta quarta-feira, 21.
Horário do jogo Aurora x Botafogo
O Aurora recebe o Botafogo no jogo de ida da segunda fase da Pré-Libertadores, no Estádio Félix Capriles, em Cochabamba, na Bolívia, às 21h30 (de Brasília).
Escalação do Aurora
Provável escalação do Aurora: David Akologo, Ramiro Ballivián, Luis René Barbosa, Nelson Amarilla, Ezequiel Michelli e Jair Torrico; Carlos Sejas, Darío Torrico, Serginho e Martín Alaniz; Jair Reinoso. Técnico: Mauricio Soria.
Escalação do Botafogo
Provável escalação do Botafogo: Gatito; Damián Suárez, Lucas Halter, Barboza e Hugo; Marlon Freitas (Danilo Barbosa), Tchê Tchê e Eduardo; Savarino, Victor Sá e Tiquinho Soares. Técnico: Tiago Nunes.
Arbitragem de Aurora x Botafogo
Árbitro: Cristián Garay (CHI)
Assistente 1: Alan Sandoval (CHI)
Assistente 2: Gabriel Ureta (CHI)
VAR: Fernando Vejar (CHI)
Quarto árbitro: Juan Lara (CHI)
Próximos jogos de Aurora e Botafogo
O Aurora volta a campo no próximo domingo (25/02) contra o Jorge Wilstermann, pelo Campeonato Boliviano, às 16h, no Estádio Félix Capriles. Por sua vez, o Botafogo joga no sábado (24/02) contra o Audax, pelo Campeonato Carioca, às 16h, no Estádio Nilton Santos.
O Globo terça, 20 de fevereiro de 2024
RECOPA: FLUMINENSE VIAJA AO EQUADOR PARA DISPUTA DO TORNEIO
Com Keno e retornos de Manoel e Marlon, Fluminense viaja ao Equador para disputar Recopa
Suspenso, John Kennedy é ausência na lista de relacionados para o jogo de ida contra a LDU, em Quito
Por Redação do GLOBO — Rio de Janeiro
19/02/2024 15h34 Atualizado há 18 horas
Presentear matéria
Na tarde desta segunda-feira, o Fluminense embarca para Quito (Equador), onde disputará na quinta-feira, às 21h30, o jogo de ida da Recopa Sul-Americana, contra a LDU. Dúvida nos últimos dias por conta de um problema no calcanhar esquerdo, Keno está entre os 26 jogadores relacionados por Fernando Diniz. Na lista, também estão dois retornos importantes para a defesa: os zagueiros Marlon e Manoel.
Manoel está liberado para voltar a jogar após ficar longe do campo por oito meses, em função de um doping pela substância ostarina. Após provar que o resultado positivo foi acidental, ele conseguiu uma redução da pena e poderá defender a camisa tricolor novamente. Marlon estava se recuperando de um problema físico e também poderá estrear nesta temporada.
De volta do Pré-Olímpico, o volante Alexsander também embarca com a delegação. No entanto, o atacante John Kennedy, que foi expulso após fazer o gol do título da última Libertadores, está fora. Samuel Xavier também continuará sendo desfalque. Último contratado pelo Fluminense, Marquinhos está inscrito.
A equipe realiza, na terça e na quarta, os últimos treinos antes da decisão. As atividades acontecem no Centro de Alto Rendimento do Independiente Del Valle, clube também do Equador.
Relacionados pelo Fluminense para o jogo de ida da Recopa:
Goleiros: Fábio, Felipe Alves e Vitor Eudes;
Defensores: Antonio Carlos, Diogo Barbosa, Felipe Andrade, Felipe Melo, Guga, Manoel, Marcelo, Marlon e Thiago Santos;
Meias: Alexsander, André, David Terans, Gabriel Pires, Lima, Martinelli, PH Ganso e Renato Augusto;
Atacantes: Douglas Costa, Germán Cano, Jhon Arias, Keno, Lelê e Marquinhos.
O Globo segunda, 19 de fevereiro de 2024
CARIOCA 2024: VASCO BATE O BOTAFOGO POR 4 X 2
Análise: Vitória do Vasco em clássico reflete superioridade psicológica e tática em relação ao Botafogo
Coletivas após a partida dão boa dimensão do que é o vestiário de cada equipe
Melhor clássico disputado no Carioca até aqui, a partida entre Botafogo e Vasco, no Nilton Santos, ontem, deixou alguns recados em relação às equipes. O mais nítido deles é que o cruz-maltino de Ramón Diáz é, a esta altura da temporada, o time do Rio mais sólido no aspecto tático, embora não tenha a mesma qualidade técnica dos três rivais. Apesar de contar com dois zagueiros reservas no já tradicional trio defensivo, o cruz-maltino foi melhor ao longo de quase toda a partida, a exceção dos primeiros 25 minutos. Assim, com ótima atuação de Payet e o reencontro de Vegetti com as redes, o time de São Januário venceu por 4 a 2 e tomou do rival o lugar na zona de classificação às semifinais do Estadual.
Para o Botafogo, o diagnóstico é o oposto. Por mais que tenha tido bons momentos ao longo do ano e um ótimo início de clássico, a equipe segue inconstante e apresentando os mesmos erros. Os dois primeiros gols do Vasco — Galdames, após passe de Payet, na etapa inicial, e Piton, em assistência de David, no primeiro lance da fase final — saíram depois de jogadas em que o cruz-maltino teve um atleta na entrada da área com enorme liberdade para encaixar o melhor passe.
Essa já era uma deficiência notória do alvinegro de Tiago Nunes em jogos anteriores. Há um buraco sistemático entre a linha de defesa e os meio-campistas que o time tem dificuldade crônica para corrigir. Além disso, o gol marcado por Vegetti, de pênalti, o terceiro do Vasco, saiu após falha de Hugo, prejudicado com o péssimo passe de Gatito Fernández, que tem sido destaque negativo neste início de temporada.
Início movimentado
Ao contrário do que o placar indica, o Botafogo começou o clássico melhor que o Vasco. Tanto é que marcou com Victor Sá aos 2 minutos, em lance que foi anulado por impedimento com auxílio do árbitro de vídeo, e depois com Eduardo, aos 21, para valer, em golaço de fora da área. No entanto, o alvinegro começou a dar espaços demais atrás, sofreu o empate e perdeu o controle da partida.
Há um outro fator que parece ser oposto entre os dois times: a questão mental. Durante todo o Carioca, o Botafogo tem dado indícios de que ainda sofre com as feridas que a derrocada no Brasileiro de 2023 deixou.
— Nós vamos evoluir através de uma sequência de resultados positivos e de reforços que vão encorpar o grupo. Porque muitos jogadores estão pedindo para ter sequência fora da equipe para parar de carregar essa carga tão forte. Então, você tem que ter mais jogadores de nível compatível para manter o Botafogo competindo em alto nível — afirmou o treinador Tiago Nunes.
O Vasco, por outro lado, sempre esteve bem psicologicamente sob o comando de Ramón Díaz, mesmo em momentos mais duros da última temporada. Firme, o cruz-maltino ainda chegou ao 4 a 1 no clássico depois de Vegetti acertar o travessão e a bola bater nas costas de Gatito. Por fim, Eduardo, em mais um golaço, dessa vez de bicicleta, fechou o placar.
— Sempre falamos o mesmo tanto com Ramón quanto o grupo: clássico é vida ou morte. Pode não jogar tão bem, mas sabe que tem que lutar. Viemos de uma escola de River x Boca, onde perde e morre. Essa é a mentalidade que o grupo está adquirindo. E seguimos lutando, vamos seguir até o final — declarou o auxiliar cruz-maltino Emiliano Díaz.
No sábado, o Vasco encara o Volta Redonda. Já o Botafogo enfrenta o Audax. Antes, nesta quarta, duela com o Aurora pela Libertadores.
O Globo domingo, 18 de fevereiro de 2024
CARIOCA 2024: VASCO PROTOCOLA PEDIDO NO TJD PAFA QAE CLÁSSICO COM O FLUMINENSE SEJA IMPUGNADO
Vasco protocola pedido no TJD para que clássico com o Fluminense seja impugnado
Cruz-maltino tem como objetivo a anulação do efeito dos cartões aplicados pelo árbitro Bruno Mota Correia
Por Redação do GLOBO — Rio de Janeiro
16/02/2024 17h14 Atualizado há um dia
Presentear matéria
O Vasco anunciou na tarde desta sexta-feira que foi ao Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-RJ) para pedir a impugnação do clássico contra o Fluminense, realizado na última quarta-feira. De acordo com o cruz-maltino, o objetivo por trás da ação está na anulação dos efeitos dos cartões aplicados pelo árbitro Bruno Mota Correia, que, entre outras ações, expulsou o zagueiro chileno Medel, do Vasco, o volante Thiago Santos, do Fluminense, assim como o técnico Fernando Diniz.
Em nota publicada nas redes sociais, o Vasco afirmou que vem sofrendo com erros graves e sistêmicos da arbitragem do Campeonato Carioca. O cruz-maltino afirmou que eles "dão conta de um desconhecimento dos protocolos e regras do futebol por parte dos árbitros e contaminam a integridade dos resultados".
Veja a nota completa do Vasco
O Vasco da Gama reitera seu compromisso de trabalhar em parceria com clubes e federações na melhoria da qualidade da arbitragem de forma perene e sustentável pelo bem do futebol e campeonato carioca.
No sentido de corrigir equívocos de forma transparente e justa, informa que protocolou no TJD pedido de impugnação da partida contra o Fluminense a fim, prioritariamente, de anular os efeitos dos cartões aplicados, em desacordo com as regras, que geraram consequências danosas ao clube.
Os erros de direito que vem sendo praticados de forma sistêmica pela arbitragem são graves, dão conta de um desconhecimento dos protocolos e regras do futebol por parte dos árbitros e contaminam a integridade dos resultados e o potencial do campeonato em si.
O Globo sábado, 17 de fevereiro de 2024
CARIOCA 2024: FLUMINENSE ENFRENTA O MADUREIRA
Com voltas de John Kennedy e Alexsander, Fluminense enfrenta o Madureira
Com uma equipe alternativa, tricolor faz última partida wagers da Recopa Sul-Americana, contra a LDU
Por André Zajdenweber O Globo — Rio de Janeiro
17/02/2024 03h20 Atualizado há 6 horas
Presentear matéria
O Fluminense terá o seu último desafio antes da partida de ida da Recopa Sul-Americana contra o LDU — que acontece em Quito. Mantendo o planejamento do início de temporada, Fernando Diniz vai iniciar o confronto contra o Madureira, neste sábado, às 16h, no Maracanã, com o time considerado reserva. A grande novidade é a volta de John Kennedy e Alexsander. Os "moleques de Xerém" retornaram da seleção olímpica e vão estrear pelo tricolor carioca na temporada.
O Fluminense não poderá contar com Fernando Diniz à beira do campo. O treinador cumpre suspensão, após ser expulso com vermelho direto no empate sem gols contra o Vasco. Ele será substituído por Eduardo Barros.
A partida contra o Madureira é um bom teste para os novos reforços do Fluminense. Neste início de temporada, Fernando Diniz vem indicando a permanência da base do time titular campeão da Libertadores — em 2023. Para conquistar uma vaga, os atletas recém chegados ao clube vão precisar mostrar serviço nas oportunidades que tiverem.
A três jogos do fim da Taça Guanabara, o tricolor precisa vencer para tentar recuperar a liderança da tabela. O empate sem gols com o Vasco fez com que a equipe de Diniz fosse ultrapassada pelo Flamengo — no critério de saldo de gols. Apesar de muito próxima, a classificação para a semifinal do Campeonato Carioca ainda não está garantida.
Este será o seu último jogo contra times considerados pequenos nesta fase da competição. Nas duas últimas rodadas, o tricolor terá dois clássicos pela frente — contra Flamengo e Botafogo.
O Globo sexta, 16 de fevereiro de 2024
LUXOS DE NEYMAR: DE HELICÓPTERO PERSONALIZADO A IATE COM 3 SUÍTES
Luxos de Neymar: de helicóptero personalizado de R$ 50 milhões a iate com 3 suítes; veja fotos
Um dos jogadores mais bem pagos do mundo, brasileiro também tem garagem de carros de dar inveja
Por Patrícia Dias — Rio de Janeiro
16/02/2024 04h01 Atualizado há 43 minutos
Presentear matéria
Neymar Jr. sabe viver muito bem e usa a sua fortuna para mostrar isso. Um dos atletas mais bem pagos do mundo, o jogador de futebol divide os momentos de extravagância com os seguidores. O craque se presenteou com um Rolls-Royce milionário e exibiu a frente do automóvel mais novo de sua coleção no Instagram. Em meio a tantos veículos, fica difícil saber quais estão na garagem do atacante.
Entre roupas de grife, joias e relógios caríssimos, Neymar é diferenciado por ainda ter helicóptero, avião, jatinho particular e iate. Ao todo, a coleção do jogador é avaliada em pelo menos R$ 197 milhões.
Neymar é dono de um helicóptero modelo BK-117 D2 da Airbus, que custa aproximadamente R$ 50 milhões. A aeronave conta com as iniciais do craque, pintadas em branco, em sua cauda e possui bancos de couro com o símbolo do Batman, super-herói dos quadrinhos, TV e cinema idolatrado pelo atacante.
Neymar também aumentou a sua frota de avião e passou a voar em um Falcon 900LX, que custa R$ 235 milhões.
Neymar possui outro exemplar: um jato executivo Cessna Citation Sovereign, avaliado em cerca de R$ 80 milhões.
Em 2012, Neymar comprou a própria embarcação: um luxuoso barco, modelo Azimut 78, que custa cerca de R$ 15 milhões. O iate tem três suítes, uma sala de jantar, sofás para oito pessoas, cozinha, quarto com cama de casal e isolamento acústico.
A coleção de joias de Neymar Jr. é puro luxo
12 fotos
Jogador ostenta acessórios de milhares de reais em fotos
O Globo quinta, 15 de fevereiro de 2024
CARIOCA 2024: PÉSSIMA ARBITRABEM ROUBA A CENA - VASCO FOI SUPERIOR AO FLUMINENSE
Análise: péssima arbitragem rouba cena e inviabiliza clássico em que Vasco foi superior a Fluminense
Poucos momentos de futebol mostraram um cruz-maltino mais agressivo e objetivo, e que saiu se sentindo mais prejudicado
Qualquer tentativa de tirar avaliações do empate sem gols entre Fluminense e Vasco ficou prejudicada em uma partida que ganhou contornos de luta livre, debaixo de chuva no segundo tempo e recheada de cartões. Uma arbitragem questionável desagradou os dois lados e conduziu um encontro no qual o cruz-maltino foi mais agressivo e objetivo, contra um tricolor que teve múltiplas faces ao longo dos 90 minutos, mas sequer terminou com Fernando Diniz — expulso — à beira do campo. O clima quente deu o tom de um clássico com três expulsões e sem muitos momentos inspiradores.
A ausência de última hora de Keno, por conta de um problema no calcanhar esquerdo, sugeriu um aperitivo promissor para o arranjo no campo: observar como Renato Augusto e Ganso atuariam juntos desde o começo, em um desafio de mais peso. Porém, como é natural na passagem ainda recente do camisa 20 pelo Fluminense, faltou coordenação com os companheiros ao redor.
Jhon Arias foi lúcido em campo e chegou a levar perigo ao gol de Léo Jardim, mas pareceu isolado pela direita, e sentiu a ausência do camisa 11. Ao mesmo tempo, Renato começou jogando mais pela esquerda, o que não fez muito efeito e o fez passar em branco durante o jogo. Ritmo de jogo ainda será necessário para as novas peças desta temporada se encaixarem.
Expulsões mudam jogo
Explorando essa fraqueza e uma defesa que oferece espaços pelo modelo de controle de bola em linha alta, o Vasco foi para cima e teve um começo bem agressivo, contando com o ímpeto de seus alas no esquema de cinco defensores montado por Ramón Díaz. O atacante David logo mostrou que incomodaria bastante em transições.
Quem mais impediu os lances de perigo cruz-maltino foi Thiago Santos, que sofreu um pouco com Vegetti nos primeiros enfrentamentos, mas depois acertou sua cobertura e fez partida elogiável. O Flu tampouco parou de criar, e obrigou Léo Jardim a fazer boas defesas, mostrando sua consistência, mas o Vasco foi mais perigoso. O zagueiro Léo chegou a acertar uma bola no travessão.
A mudança promovida por Diniz na volta do intervalo, tirando Felipe Melo e colocando Lima, é comum em vários jogos. O treinador não se inibiu na hora de tentar melhorar sua criação. Porém, em menos de cinco minutos, ofereceu campo aberto para o Vasco e um prato cheio para David. Em uma dessas chances, só não marcou porque André foi absolutamente perfeito na recuperação. Na outra, o gol foi anulado por impedimento, após uma revisão imprecisa e que causou revolta na equipe vascaína.
— Acho que o nosso time fez um bom primeiro tempo. Ainda estamos entrando na melhor forma possível. Demos alguns contra-ataques para a equipe deles. No segundo tempo, tentamos manter o ritmo, mas praticamente não teve jogo, não teve bola rolando. Acho que a arbitragem de hoje não foi muito feliz. Depois dos 20 minutos, não teve mais jogo. Estava tendo um contato normal na área, acho que tinha que mandar o jogo seguir — avaliou André.
O volante tricolor se referia ao momento que o árbitro Burno Mota Correia roubou a cena e causou muita confusão no Maracanã. Em lance de falta a ser cobrada na área aconteceu uma sequência de cartões, com André derrubando o zagueiro João Victor e expulsões de Thiago Santos e Medel. Ainda no fim do primeiro tempo, o VAR havia parado momentaneamente de funcionar, o que provocou um atraso na ida para os vestiários.
O Globo quarta, 14 de fevereiro de 2024
CARIOCA 2024: BOTAFOGO ENFRENTA O VOLTA REDONDA HOJE
Botafogo enfrenta o Volta Redonda pelo Carioca com pensamento na Libertadores
A uma semana do confronto pelo torneio continental, Tiago Nunes ainda possui dilemas no time titular para resolver
O Botafogo entra em campo hoje à noite pelo Campeonato Carioca, contra o Volta Redonda, às 19h, no Raulino de Oliveira, dividido. Apesar de precisar da vitória para seguir vivo por uma vaga na semifinal, o time alvinegro tem como foco principal a segunda fase da Pré-Libertadores, na próxima semana.
Para o confronto contra o Voltaço, o técnico Tiago Nunes só terá uma dúvida na escalação: o substituto do zagueiro Lucas Halter, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. O treinador tem Bastos, Jefferson Maciel e o volante Danilo Barbosa como opções para o sistema defensivo. Contudo, para o jogo da Libertadores, que ainda não possui adversário definido (Melgar-PER e Aurora-BOL se enfrentam hoje à noite), o técnico ainda vive com alguns dilemas para resolver.
A começar pela lateral-direita, principal problema neste início de temporada. Tiago Nunes tem duas opções para a posição, mas terá que escolher entre o jovem Mateo Ponte, que estreou como titular no alvinegro na quarta-feira passada, e o experiente Damián Suárez, que chegou recentemente e só deve estrear no domingo, três dias antes da partida da Libertadores.
Outro setor que é uma dor de cabeça para Tiago é o meio-campo. Com a má fase de Eduardo, o treinador optou por usar um sistema com três volantes na partida contra o Flamengo — Tchê Tchê, Marlon Freitas e Danilo Barbosa foram os escolhidos —, mas a falta de ímpeto ofensivo do trio foi um ponto negativo e o setor ainda é uma incerteza.
Antes da estreia na Libertadores, o Botafogo ainda entra em campo no clássico contra o Vasco, no domingo, e Tiago Nunes terá mais dois testes para definir o time para a principal partida do início de temporada.
O Globo terça, 13 de fevereiro de 2024
OLIMPÍADAS 2024: SAIBA QUAIS SELEÇÕES DO BRASIL JÁ TEM VAGA GARANTDA
Olimpíadas: saiba quais seleções do Brasil já têm vaga garantida e qual ainda pode se classificar
Equipes masculina de futebol e de basquete feminino estão fora dos Jogos
Por O Globo — Rio de Janeiro
13/02/2024 09h41 Atualizado há 21 minutos
Presentear matéria
O domingo foi de péssimas notícias para o espore coletivo brasileiro. O futebol masculino e o basquete feminino não conseguiram vagas para os jogos olímpicos de Paris, que começam em julho. Porém, dentro dos principais esportes coletivos, há quem já se classificou e quem ainda busca uma vaga.
Com a derrota da seleção para a Argentina, no pré-olímpico, o Brasil esgotou as suas chances de ser representado no futebol masculino. Já a seleção feminina de basquete perdeu para a Alemanha, em Belém, e também não tem mais chances de se classificar.
No basquete masculino, o pré-olímpico acontece entre os dias 2 e 7 de julho, em Riga, na Letônia. Os brasileiros vão jogar contra as equipes de Camarões e Montenegro na primeira fase. Caso seja a primeira do grupo, a seleção brasileira vai enfrentar o melhor colocado entre Letônia, Geórgia ou Filipinas. Quem vencer essa partida irá para Paris.
Quem já tem vaga garantida é a seleção feminina de futebol. A equipe conseguiu a vaga ao se classificar para a final da Copa América do ano passado. Quem também conseguiu a vaga foi a Colômbia, que perdeu para o Brasil na decisão.
No vôlei, ambas as seleções estão classificadas. A feminina conseguiu a vaga em setembro de 2023 diante o pré-olímpico, no Japão. A equipe foi a 2ª do grupo ficando atrás apenas da Turquia.
Os homens também se classificaram no ano passado durante o pré-olímpico no Rio de Janeiro. A vaga, contudo, só veio no último jogo. A seleção precisava vencer a Itália para carimbar o passaporte. E a vitória só veio no tie-break.
O Globo segunda, 12 de fevereiro de 2024
COPA AFRICANA DE NAÇÕES: DE VIRADA,COSTA DO MARFIM BATE A NIGÉRIA E É CAMPEÃ
De virada, Costa do Marfim bate a Nigéria e é campeã da Copa Africana de Nações
Sebastién Haller marcou o gol da virada no fim da partida e foi o herói do título
Por O Globo
11/02/2024 18h59 Atualizado há 11 horas
Presentear matéria
A Costa do Marfim fez valer o fator casa, bateu a Nigéria de virada e se sagrou campeã da Copa Africana de Nações. Em uma final emocionante, os visitantes abriram o placar no Estádio Olímpico de Ebimpé, com um gol do zagueiro William Troost-Ekong, mas viram os donos da casa virarem com gols de Kessié e Haller, na segunda etapa.
A Nigéria entrou em campo com uma proposta de jogo bem definida: se fechar na defesa e sair no contra-ataque. No primeiro tempo, a estratégia deu certo e o time nigeriano abriu o placar aos 37 minutos, após cobrança de escanteio pela esquerda. A defesa da Costa do Marfim tentou rebater no primeiro pau, mas Troost-Ekong pegou a sobra e balançou as redes.
O Globo segunda, 12 de fevereiro de 2024
PRÉ-OLÍMPICO DE FUTEBOL MASCULINO: BRASIL PERDE PARA A ARGENTINA ED FICA FORA DOS JOGOS DE PARIS
Brasil perde para a Argentina e fica de fora dos Jogos Olímpicos de Paris
Seleção brasileira fica de fora das Olimpíadas pela primeira vez desde 2004
Por O Globo
11/02/2024 19h25 Atualizado há 15 horas
Presentear matéria
Pela primeira vez desde 2004, a seleção brasileira masculina de futebol não terá a oportunidade de disputar uma medalha nos Jogos Olímpicos. O time comandado por Ramon Menezes perdeu para a Argentina, neste domingo, por 1 a 0, no estádio Brígido Iriarte, em Caracas, pela última rodada do quadrangular final do Pré-Olímpico e ficou de fora das Olimpíadas de 2024.
O clássico entre Brasil e Argentina tinha uma alta expectativa, mas o primeiro tempo deixou a desejar. Os dois times pouco criaram e o único lance de perigo foi uma falta cobrada por Thiago Almada, que carimbou a trave. O atacante argentino não conseguiu se criar na defesa brasileira, que foi o único ponto positivo dos primeiros 45 minutos.
Por outro lado, o ataque da seleção brasileira pouco produziu. Principalmente pelo fato de Endrick, principal arma ofensiva do setor, ter ficado muito isolado. Maurício, Pirani e Andrey, que formaram o meio-campo brasileiro, quase não tocaram na bola.
Na segunda etapa, a Argentina, que precisava do resultado, foi para cima e o jogo ficou aberto para os dois lados. O Brasil teve algumas oportunidades de abrir o placar, principalmente após a entrada de John Kennedy, que melhorou o sistema ofensivo brasileiro, mas viu o atacante Gondou balançar as redes aos 32 minutos.
O Globo domingo, 11 de fevereiro de 2024
MESSI: CHINA DESISTE DE RECEBER AMISTOSOS DA ARGENTINA APÓS POLÊMICA ENVOLVENDO O JOGADOR
China desiste de receber amistosos da Argentina após polêmica envolvendo Messi
Jogador foi criticado por aparecer em campo, e ainda por cima 'sorridente', contra o Japão, poucos dias depois de alegar problemas físicos e não enfrentar Hong Kong
Por O Globo — Rio de Janeiro
11/02/2024 04h01 Atualizado há 6 horas
Presentear matéria
As autoridades chinesas desistiram de realizar dois amistosos envolvendo a seleção argentina em março, após a indignação gerada entre os torcedores locais pela ausência de Lionel Messi em um amistoso recente do Inter Miami em Hong Kong. A albiceleste havia anunciado uma turnê pela China de 18 a 26 de março com partidas contra a Nigéria, em Hangzhou, no leste, e contra a Costa do Marfim, em Pequim, na última fase de preparação antes da Copa América nos Estados Unidos, no meio deste ano.
Mas o clima ficou tenso em torno do capitão argentino depois que ele não participou do jogo contra Hong Kong devido a uma lesão sofrida em um amistoso no último domingo, pelo qual os torcedores chegaram a pagar mais de US$ 500 (quase R$ 2.500). Na noite de sexta-feira, o Hangzhou Sports Bureau anunciou em comunicado o cancelamento da partida entre Argentina e Nigéria.
“Considerando as razões que todos conhecem, segundo as autoridades competentes, não estão reunidas as condições para a realização do evento e foi decidido o seu cancelamento”, afirmaram.
Lionel Messi no banco durante amistoso em Hong Kong faz torcida vaiar craque
Ingressos chegavam a R$ 3 mil, e estádio ficou lotado, com 38 mil pessoas
Poucas horas depois, na manhã deste sábado, a Associação de Futebol de Pequim afirmou que a capital “não prevê, por enquanto, organizar o jogo em que Lionel Messi iria participar”. O astro argentino e o coproprietário do Inter Miami, David Beckham, deixaram o estádio de Hong Kong, onde muitos torcedores da China continental compareceram, sob vaias.
O '10' mal interagiu com o público, que lotou o estádio com as camisas albiceleste da Argentina e rosa do Inter Miami, e ainda evitou cumprimentar as autoridades no final da partida. A raiva entre os torcedores chineses aumentou três dias depois, quando viram um Messi "sorridente" jogar 30 minutos em outro amistoso no Japão.
O Globo sábado, 10 de fevereiro de 2024
COPA DO BRASIL 2024: PRIMEIRA FASE TEM VASCO E OUTROS CINCO TIMES DO RIO
Primeira fase da Copa do Brasil tem Vasco e outros cinco times do Rio; veja os confrontos
Na segunda fase, clubes do estado podem pegar adversários como Corinthians e Internacional
Por O Globo — Rio de Janeiro
10/02/2024 10h29 Atualizado 10/02/2024
Presentear matéria
A CBF divulgou na noite desta sexta-feira a tabela da primeira fase da Copa do Brasil. No início da competição, seis times do estado do Rio de Janeiro irão participar, o de maior destaque é o Vasco da Gama, que fez um mau Campeonato Brasileiro no ano passado.
O cruzmaltino terá a companhia de Volta Redonda, Olaria, Audax, Nova Iguaçu e Portuguesa. Já Flamengo, Fluminense e Botafogo só passam a jogar a Copa do Brasil na terceira fase, cuja as datas dos jogos ainda não foram divulgadas.
A primeira fase da Copa do Brasil é em jogo único. E, principalmente para os clubes pequenos, vencer não é apenas se manter vivo na competição, mas como conseguir orçamento para quitar as contas criadas pelo Campeonato Estadual.
Neste ano, a CBF pagará, a quem passar da primeira fase, a quantida de R$ 1,47 milhão para os clubes da Série A; R$ 1,31 milhão par aos da Série B; e R$ 787,5 mil para os demais. Na segunda fase os valores aumento para R$ 1,7 milhão (Série A), R$ 1,4 milhão (Série B), R$ 900 mil (demais clubes).
Veja os Confrontos
Audax e Portuguesa se enfrentam, em Saquarema, no dia 21 de fevereiro. O vencedor deste confronto irá jogar com Corinthians ou Cianorte, na segunda fase.
No dia 27 o Volta Redonda vai até São João Del Rei jogar contra o Athletic. O próximo adversário do vencer desta partida será ou Rio Branco (AC) ou CRB.
Na mesma data do Vasco viaja até Itajaí, Santa Catarina, para enfrentar o Marcílio Dias. Se vencer, pega ou Água Santa (SP) ou Jacuipense (BA).
No dia 28 também há dois jogos. Olaria recebe o São Bernardo e o Nova Iguaçu vai à Bahia jogar contra o Itabuna. O vencedor do primeiro jogo irá enfrentar ou Cianorte ou Corinthians e o do segundo jogará contra Asa ou Internacional.
O Globo sexta, 09 de fevereiro de 2024
LEITURA: QUEM LÊ, VIVE MAIS
Estudo aponta: quem lê, vive mais
Especialistas indicam 30 minutos diários de leitura para uma vida mais longeva. E mais: sete títulos que não podem faltar na sua prateleira
Por Bradesco Seguros
22/01/2024 10h25 Atualizado há 2 semanas
Presentear matéria
Ninguém duvida que a leitura estimula o raciocínio, ativa o cérebro, aumenta a imaginação e desenvolve a capacidade de concentração. Mas o que poucos sabem é que, com apenas 30 minutos de prática diária, a vida pode se prolongar por até dois anos. Resultado de uma pesquisa realizada pela Universidade de Yale, nos Estados Unidos, batizada de Um capítulo por dia, que acompanhou 3.635 pessoas 50+ durante 12 anos, foi provado que o exercício cerebral diário faz toda diferença quando o assunto é longevidade.
A explicação para isso está na reorganização neurológica que o hábito promove.
— A leitura reforma as funções cognitivas mais complexas do cérebro —, afirma a neuropsicanalista Priscila Gasparini Fernandes, que completa: — Quando a gente lê, estimula o córtex, que está diretamente ligado a pensamentos, memórias e à consciência.
É como se ela consertasse os neurônios que estão funcionando mal, compara Priscila.
E não são só os livros que têm esse poder.
— Qualquer tipo de exercício mental atua na plasticidade do cérebro”, afirma a expert.
Pode ser um jogo de tabuleiro com estratégias, uma reportagem que desperte o interesse do leitor e até uma série escolhida para maratonar. O importante aqui é que a atividade leve no mínimo 30 minutos e que estimule o raciocínio.
— Nosso poder de absorção de informação dura em média 45 minutos — Por isso, as aulas, em geral, têm esse tempo de duração e são seguidas de intervalos — pontua Priscila, acrescentando que essas pausas são fundamentais para resetar o cérebro e prepará-lo para mais um período de aprendizado.
Mas atenção: a leitura de notícias não entra nessa conta.
— Essa é uma função prática, do dia a dia, que não tem efeito profundo. Portanto, não atinge o córtex e não age em funções cognitivas.
De nada adianta também se prostrar em frente à televisão sem prestar atenção direito em nada. O importante, garante a neuropsicanalista, é o raciocínio estar presente na atividade:
— Ler coisas de seu interesse faz com que você aumente o vocabulário, trabalhe as memórias recentes, a remota e a operacional
NA ESTANTE
Datado de 2016, o estudo coordenado pela Universidade de Yale dividiu os participantes em três grupos — os que não tinham o hábito da leitura, os que liam três horas e meia semanais e os acostumados a ler mais de 30 minutos por dia. Doze anos depois, concluiu-se que o grupo intermediário apresentou 17% menos chance de morrer antes do que os avessos à leitura — número que chegou a 23% entre os devoradores de obras literárias.
Segundo Priscila, qualquer assunto que desperte o interesse do leitor vale para prolongar a existência aqui na Terra. A exceção são os contos muito curtos que, a menos que promovam conexões com a vida do leitor, gerem pensamentos lógicos ou associativos, não preenchem os 30 minutos de exercício diário.
Pensando nisso, selecionamos sete obras recentes de sucesso que fizeram a cabeça de muita gente — e podem fazer a sua.
As viúvas passam bem (ed. Folhas de Relva, 121 págs., 2013) Marta Barbosa conta a história de duas viúvas, vizinhas e inimigas, cujos maridos mataram um ao outro em um grotesco duelo sem sentido, no Recife de 1990. O livro — finalista do Prémio Leya, de Portugal — é um romance sobre a beleza frágil do amor. Trata também dos movimentos da vida e do sempre possível recomeço.
A Arte de Gozar: Amor, sexo e tesão na maturidade (ed. Record, 166 págs, 2013) A partir do desejo de compartilhar as lições que aprendeu com grandes mulheres, Mirian Goldenberg escreve sobre amor, sexo, tesão, (in)fidelidade, intimidade, amizade, casamento, borogodó, corpo, envelhecimento e, sobretudo, liberdade. Com base em pesquisas feitas com mais de 5 mil mulheres e homens, a autora nos faz pensar em melhores maneiras de se gozar.
Salvar o fogo (ed. Todavia, 320 págs, 2023) Em Salvar o fogo, Itamar Vieira Junior constrói uma narrativa em que nos tornamos íntimos de seus personagens e nos comovemos com suas trajetórias tão particulares. Épico e lírico, com o poder de emocionar, encantar e indignar o leitor, o romance nos mostra que os fantasmas do passado de uma família muitas vezes não se distinguem das sombras do próprio país.
Rita Lee: Outra autobiografia (ed.Globo Livros, 192 págs., 2023) Um dos maiores nomes da música brasileira, Rita Lee foi diagnosticada com câncer no pulmão, ao mesmo tempo que o mundo passava por uma pandemia. Em um texto franco, ora cru e chocante, ora cheio de ironias, ora sutil e amoroso, Rita não poupa detalhes de seu tratamento. Fala também da rotina, dos avisos do Universo, de seres de luz e dos caminhos que a vida tomou.
As pequenas chances (ed. Todavia, 208 págs. 2023) Inspirada na experiência de Natalia Timerman com a morte do pai, Artur. Se o fim é inevitável, à narradora cabe reconstruir todo esse caminho que, embora dramático, vem carregado de ternura. Em meio à tristeza, ela traz à luz os pequenos gestos, os acontecimentos insignificantes que, vistos pela lente do tempo, formam um retrato belo e doloroso da relação de uma filha com o pai.
Nunca vi a chuva cair (ed. Galera, 224 págs., 2023) A obra de Stefano Volp convida o leitor a entrar no diário e na mente de Lucas, um jovem em busca do próprio caminho em um mundo ao qual parece não pertencer, não importa o quanto tente. Escrito em forma de diário, é um relato intimista e profundo de um jovem descobrindo seu caminho e seu lugar no mundo.
Oração para Desaparecer (ed. Companhia das Letras, 224 págs., 2023) No livro mais vendido da Flip 2023, Socorro Acioli conta a história de uma mulher que, sem lembrança nenhuma de seu passado, precisa reconstruir a vida em um lugar completamente desconhecido, apenas com a língua portuguesa como porto seguro. A obra é uma das histórias possíveis sobre o amor e seu poder de dissolver as barreiras do imponderável.
O Globo quinta, 08 de fevereiro de 2024
COPAS DA ÁFRICA E DA ÁSIA: ANFITRIÃS, COSTA DO MAERFIM E CATAR TÊM FAVORITA E SURPESA PELA FRENTENAS FINAIS
Anfitriãs, Costa do Marfim e Catar têm favorita e surpresa pela frente em finais na África e na Ásia
Com gol de Haller, Elefantes operam milagre e decidem rival a Nigéria após flertarem com eliminação; no Catar, seleção da casa enfrenta a surpreendente Jordânia
Há 17 dias, a seleção da Costa do Marfim sofria uma goleada humilhante por 4 a 0 para a Guiné Equatorial — que derrubou o treinador Jean-Louis Gasset— e flertava com a possibilidade vexatória de ser eliminada da Copa Africana de nações, que sedia, ainda na fase de grupos. Hoje, a equipe de Haller, Kessié e companhia é finalista da competição, após bater a surpreendente República Democrática do Congo na semifinal, ontem, por 1 a 0. Decidirá o título domingo, contra a forte Nigéria de Victor Osimhen.
— É um sonho para a gente. Duas semanas atrás estávamos longe de pensar em uma final — comemorou Emerse Faé, ex-meia que assumiu como técnico interino dos anfitriões.
Em campo, Haller fez o gol da vitória completando cruzamento de Singo de forma até desajeitada. Contou com o quique da bola, que tirou as chances do goleiro M’Pasi na jogada e entrou no ângulo.
O milagre marfinense na competição coincide com o pessoal do jogador, que em julho de 2022 foi afastado do futebol por um câncer no testículo. Em janeiro do ano seguinte, venceu a batalha contra a doença e voltou a atuar pelo Borussia Dortmund. Na sua primeira grande competição pela seleção após o afastamento, enfrentou lesão na fase de grupos e pouco tempo de jogo no mata-mata.
Seu primeiro gol no torneio foi justamente o de ontem. O momento simbólico enche os Elefantes de esperança na busca pelo terceiro título da competição, conquistada também em 1992 e 2015. Classificados na última vaga dos melhores terceiros colocados, eliminaram Senegal e Mali para ir às semis.
Do outro lado, enfrentarão a Nigéria, que fez semifinal dramática contra a África do Sul, decidida nos pênaltis. As Super Águias buscam o quarto título da competição (venceram em 1980, 1994 e 2013). Osimhen, do Napoli, é o grande nome, mas o atacante Ademola Lookman, da Atalanta, é o destaque até aqui: marcou dois contra Camarões nas oitavas e o da vitória sobre Angola nas quartas.
Catar quer o bicampeonato
Pouco mais de um ano depois da histórica final de Copa do Mundo, o Lusail Stadium será palco de um possível novo sonho catari, desta vez com sua própria seleção: o bicampeonato da Copa da Ásia, conquistado pela última vez pelo Japão em 2000 e 2004. Os cataris, campeões pela primeira vez em 2019, contaram com grande jogo do ponta Akram Afif, ícone local, para bater o Irã por 3 a 2 em jogaço, ontem. Além de Afif, vice-artilheiro da competição com cinco gols, Gaber abriu o placar e Almoez Ali marcou o gol da vitória.
Os comandados de Tintín Márquez, substituto de Carlos Queiroz, despacharam Palestina, Uzbequistão e Irã. Na final, encaram a surpresa Jordânia, que chega pela primeira vez à decisão. Comandados pelo camisa 10 Moussa Tamari, autor de um dos gols, os jordanianos surpreenderam a favorita Coreia do Sul, de Son, na semifinal: 2 a 0.
O Globo quarta, 07 de fevereiro de 2024
KAKÁ: CRAQUE ESCALA MELHORES COM QUEM JOGOU OU ENFRENTOU
Kaká escala melhores com quem jogou ou enfrentou, põe Cristiano Ronaldo na lista e deixa Messi de fora
Embora não ter se escalado para o time, ele escolheu outros cinco brasileiros
Por O Globo — Rio de Janeiro
07/02/2024 04h38 Atualizado há 51 minutos
Presentear matéria
Pentacampeão mundial com a seleção, campeão mundial com o Milan e eleito o melhor jogador do mundo em 2007, Kaká elegeu um time com onze jogadores com os quais atuou ou que tenha jogado contra, mas o que chamou mesmo a atenção foi uma ausência na lista.
As atuações marcantes e a carreira vitoriosa não foram suficientes para que Lionel Messi entrasse na lista do brasileiro, segundo o jornal espanhol As. Do meio de campo para frente, Kaká optou por: Iniesta, Zidane e Pirlo (o próprio ex-jogador também não se colocou na lista).
Para completar a polêmica, Kaká escolheu para o ataque, ao lado de Ronaldo e Ronaldinho, o português Cristiano Ronaldo. Vale lembrar que os dois jogaram juntos no Real Madrid, antes do brasileiro deixar a equipe, quando voltaria ao Milan.
Além desses, completam o time o goleiro Dida, os laterais Cafu e Roberto Carlos e os zagueiros Paolo Maldini e Alessandro Nesta. Ao longo da sua carreira, Kaká, aposentado dos gramados desde 2017, enfrentou Messi tanto pelo Milan, quando encarou o Barcelona, quanto pela seleção, em duelos contra os argentinos.
Em um desses confrontos, inclusive, há um registro clássico de quando, no início da carreira de Messi, em amistoso realizado em Londres, em 2006, Kaká ganhou na velocidade do argentino, atravessou quase todo o gramado de Wembley e marcou o gol que fechou a vitória de 3 a 0 do Brasil sobre a Argentina.
O Globo terça, 06 de fevereiro de 2024
PRÉ-OLÍMPICO DE FUTEBOL MASCULINO: BRASIL PERDE PARA MO PARAGUAI POR 1 X 0
Análise: Brasil segue mal coletivamente e já vive situação dramática no Pré-Olímpico
Time de Ramon Menezes teve mais péssima atuação e, sem brilho de dupla de ataque, que não foi bem, perdeu na primeira partida do quadrangular; Endrick perdeu pênalti
A exemplo do que aconteceu durante toda a primeira fase, o Brasil teve mais uma péssima atuação coletiva no confronto com o Paraguai, pela primeira partida do quadrangular final que dará vaga para as Olimpíadas de Paris. Envolvida desde o pontapé inicial da partida, a seleção brasileira não foi capaz de colocar a bola no chão e tentar equilibrar o jogo de alguma forma. Dessa maneira, em dia ruim de John Kennedy e Endrick — o atacante perdeu pênalti quando o placar estava empatado —, que costumavam decidir para o time com o brilho individual, a equipe de Ramon Menezes foi derrotada por 1 a 0.
Com a derrota, o Brasil já se encontra em situação difícil no quadrangular. Para não depender de outros resultados, a seleção brasileira precisará vencer os dois próximos jogos, contra a Venezuela, na próxima quinta, às 20h — na última rodada da primeira fase, com os reservas, o time canarinho foi derrotado por 3 a 1 pelo mesmo adversário —, e Argentina, no domingo.
Sem projeção por alguma alteração tática por parte de Ramon Menezes, que não tem conseguido liderar a equipe a um jogo minimamente consistente, o Brasil precisará do brilho de algumas peças individuais para conseguir a classificação. Sem Marlon Gomes — com fratura na tíbula esquerda, o meia foi cortado do Pré-Olímpico —, que teve boas atuações no meio junto de Andrey, praticamente toda responsabilidade ofensiva fica em cima de John Kennedy e Endrick.
Contra o Paraguai, a dupla criou duas grandes chances de gol na etapa inicial, primeiro quando Endrick foi derrubado dentro da área após passe de Kennedy. Na cobrança, o centroavante palmeirense parou no goleiro paraguaio. Minutos depois, foi a vez de Endrick deixar o atacante do Fluminense em boas condições após jogada pela direita, mas o xodó tricolor finalizou para fora praticamente sem goleiro.
Para piorar, nos acréscimos do primeiro tempo, o Paraguai conseguiu a vitória após gol de Fabrizio Peralta em saída errada de Mycael.
O Globo segunda, 05 de fevereiro de 2024
CARIOCA 2024: VASCO E FLAMENGO FICAM NO EMPATE DE 0 X 0
Análise: falhas de artilheiros marcam empate de lampejos pontuais entre Vasco e Flamengo
Gabigol e Vegetti desperdiçam chances capitais, e Léo Jardim surge como herói no apagar das luzes no Maracanã
O primeiro clássico na temporada do Campeonato Carioca terminou sem gols no Maracanã. Porém, mesmo em um jogo disputado, marcado por lampejos pontuais, as duas torcidas saíram com a certeza de que poderiam ter levado os três pontos para casa. Do lado do Vasco, por causa das bolas inacreditáveis que Pablo Vegetti perdeu. No Flamengo, pelo pênalti batido por Gabigol e defendido por Léo Jardim no apagar das luzes.
O panorama geral da partida, como a própria força dos elencos ditaria, mostrou um rubro-negro tentando dominar as ações no meio, controlado inicialmente por Arrascaeta e De La Cruz, dupla que ainda não conversa da melhor forma em campo. Já o cruz-maltino entrou com uma linha de cinco defensores para povoar a frente do gol e apostar em saídas pelas laterais.
Dois principais jogadores sob o comando de Tite, os atacantes Pedro e Everton Cebolinha — que quase marcou um gol do meio de campo — não encontraram muito espaço. Tanto que o destaque do time foi o zagueiro Léo Pereira, responsável não apenas por salvar o Flamengo nas duas vezes em que Vegetti esteve de cara para o gol, como também por cabeçadas que levaram perigo ao gol do adversário.
Gabigol entrou no segundo tempo, junto de Bruno Henrique, e teve em seus pés a chance de dar a vitória ao rubro-negro, em um lugar onde costumava oferecer garantias de gols à sua torcida. Mas o atacante cobrou mal o pênalti, e Léo Jardim, que foi um dos melhores jogadores vascaínos na temporada passada e responsável por manter a equipe de Ramón Díaz na Série A, pulou seguro no seu canto esquerdo para virar o herói da noite.
— Com a ajuda dos nossos preparadores de goleiro, a gente busca sempre estudar e tentar ter alguma base do que eles podem fazer. Mas entra muito como está o andamento do jogo — disse o goleiro. — Fico feliz de poder ter defendido o pênalti e ajudado a equipe a sair com um ponto. Foi um jogo muito difícil, disputado, mas eu acho que vale o empate.
Aposta no contra-ataque
Apesar de permanecer em sétimo na tabela, agora com nove pontos, o Vasco pode se sentir satisfeito, pois o prejuízo poderia ter sido maior. Não era um dia de muita sorte, por exemplo, para o volante Jair. Após retornar de uma suspensão contra o Bangu, na rodada retrasada, quando foi expulso no começo da partida, ele sentiu uma lesão logo no início do clássico e precisou sair de campo.
Sem o volante, a equipe seguiu com a estratégia de explorar contra-ataques. A falta de efetividade do adversário, que dominava a posse de bola, também ajudou a equilibrar as ações. Numa boa chegada de Lucas Piton pela esquerda, Vegetti teve a grande chance do primeiro tempo, cabeceando sem chances para Rossi, mas vendo Léo Pereira se esticar todo para tirar a bola de dentro do gol.
Na segunda etapa — em que o rubro-negro trocou a camisa vermelha e preta pela branca —, a oportunidade foi ainda mais clara após um bate-rebate, onde ele parou uma vez na trave, e duas vezes no zagueiro rubro-negro, novamente.
Payet não conseguiu ser tão decisivo quanto em outros momentos, também se envolvendo em algumas batalhas com De La Cruz no meio. Vale destacar a estreia do atacante Adson, que mandou uma finalização próxima ao gol e mostrou as primeiras credenciais aos cruz-maltinos.
Pouca efetividade
Do outro lado, os problemas do Flamengo começaram antes mesmo de a bola rolar. Ayrton Lucas sentiu uma gastroenterite, e Tite improvisou Varela na lateral esquerda — Viña ainda não está regularizado —, deixando Wesley na direita. O jovem deixou muito espaço pelo seu lado durante a partida, justamente o setor onde o Vasco levou mais perigo. Rossi também não passou tanta segurança, saindo mal do gol em algumas oportunidades.
A cartada final de Tite foi lançar a dupla que marcou época no Flamengo, mas o campo mostrou porque Gabriel e Bruno estão no banco de reservas atualmente. Além do pênalti, o camisa 10 perdeu uma chance de cara para Léo Jardim. No fim do jogo, porém, manteve-se com o discurso otimista.
— Podia ter batido (o pênalti) um pouco mais forte. Foi um lance que ele (Léo) pôde ir muito bem. Fiquei feliz por ter jogado mais tempo. Temos muito pela frente — disse Gabi, antes de completar: — Estou muito bem, muito feliz. Tenho melhorado bastante das dores que vinha sentido desde o ano passado. Estou me sentindo 100% (fisicamente).
O rubro-negro também chegou aos nove pontos, e está na 6ª colocação, mas com um jogo a menos. Na próxima rodada, faz clássico contra o Botafogo, enquanto o Vasco encara o Audax.
O Globo domingo, 04 de fevereiro de 2024
CARIOCA 2024: VASCO E FLAMENGO FAZEM O PRIMEIRO CLÁSSICO DO TORNEIO
Com Payet e De La Cruz sob os holofotes, Vasco e Flamengo fazem primeiro clássico do Carioca
Experientes em clássicos nos seu países, o francês e o uruguaio vivem diferentes fases de adaptação às suas equipes
O primeiro clássico do Rio de Janeiro e do Maracanã em 2024 tem protagonistas que falam francês e espanhol. Hoje, às 19h, Vasco e Flamengo se enfrentam pelo Campeonato Estadual com atenções voltadas a dois craques de seleções que escolheram o futebol carioca para seguir suas carreiras: os meias Dimitri Payet e De La Cruz.
O francês e o uruguaio vivem diferentes fases de adaptação às equipes. Payet, que foi reforço importante na campanha de salvação do Vasco na temporada passada, iniciou o ano como titular e vem de boa pré-temporada e grande atuação recente contra o Bangu.
O volante jogou compondo o meio-campo pela direita, fazendo as funções do corredor e aparecendo em vários setores do ataque. Criou boas chances e mostrou que a versatilidade tem tudo para deixar o Flamengo ainda mais perigoso nas transições e na armação.
Veja fotos do desembarque do jogador Payet, novo reforço do Vasco
8 fotos
O meia francês foi recebido por milhares de torcedores no Aeroporto do Galeão
No duelo contra o Philadelphia Union (vitória rubro-negra por 2 a 0), quando fez sua estreia não oficial, o camisa 18 já havia ressaltado o "coletivo espetacular" do time de Tite. Em seu primeiro clássico, e primeiro grande jogo pelo Fla, tem chance de mostrar que pode ser um diferencial numa temporada em que o rubro-negro quer voltar a levantar taças de qualquer maneira.
— (A alta exigência) apressa o processo das ideias, do que a gente pensa em termos táticos de futebol, de ter quatro jogadores no meio campo de construção ou dois externos de velocidade agudos — explicou Tite após a partida, uma alternância tática que pode mexer com o papel do uruguaio.
O posicionamento em campo também é parte importante da história de Payet desde que chegou ao Vasco. Apresentado como o camisa 10 que o clube buscava em 2023, o francês precisou se adaptar a um estilo intenso de jogo sem essa exata figura de um articulador centralizado. Caiu pelas pontas, jogou pelo meio quando possível, mas ainda não tinha um papel fixo definido. O que mudou em 2024.
Payet renovado
Empolgado com o desafio no futebol brasileiro, o francês se dedicou muito nas férias, foi acompanhado de perto pelo estafe do Vasco e perdeu oito quilos. Está mais leve, rápido e com energia para atuar em qualquer posição para a qual seja solicitado. Contra o Bangu, jogou os 90 minutos, chegou a fechar a linha como segundo volante após a expulsão de Jair e ainda marcou um golaço que, por pouco, não foi o da vitória cruz-maltina, já nos acréscimos. Agora, faz seu segundo clássico com o rival rubro-negro podendo se consolidar como grande referência do Vasco na temporada.
— É um grande profissional, dá peso ao time, que o está entendendo. Faz diferença, afinal, é um jogador de classe — disse o técnico Ramón Díaz sobre seu camisa 10.
Atletas de gerações diferentes, ambos têm passado complicado em clássicos. De La Cruz vem do River Plate com 12 "Superclásicos" disputados contra o maior rival, o Boca Juniors. Foram quatro vitórias do atleta de 26 anos, quatro empates e quatro derrotas para os xeneizes. O uruguaio, que começou atuando mais longe do gol, registra uma assistência.
O Globo sábado, 03 de fevereiro de 2024
CARIOCA 2024: FLAMENGO E VASCO ESCOLHEM ÁRBITRO QUE APITARÁ O CLÁSSICO DE DOMINGO
Flamengo e Vasco escolhem árbitro que apitará o clássico de domingo
Em reunião realizada na Ferj, os clubes definiram juntos o nome de Wagner do Nascimento Magalhães
Por Redação do GLOBO — Rio de Janeiro
02/02/2024 17h17 Atualizado há 18 horas
Presentear matéria
Diante das polêmicas de arbitragem que vêm acontecendo neste Campeonato Carioca, principalmente nas últimas duas partidas do Vasco, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) convocou o Flamengo e o cruz-maltino para decidir quem apitará o clássico do fim de semana. Os clubes decidiram, em conjunto, por Wagner do Nascimento Magalhães, em reunião realizada na sede da entidade nesta sexta-feira.
Quatro nomes não revelados estiveram entre as possibilidades apresentadas para os rivais. A decisão final foi consensual. Além disso, ficou definido que o árbitro de vídeo (VAR) ficará sob a responsabilidade de Rodrigo Nunes de Sá, enquanto Bruno Arleu de Araújo será seu auxiliar.
O Departamento de Arbitragem (DEAF-RJ) apresentou os currículos dos árbitros para os representantes dos clubes, que analisaram e indicaram os nomes aptos. Caso não houvesse consenso entre as equipes em torno de um só árbitro, haveria um sorteio para definir o escalado.
O Flamengo foi representado por Rodolfo Landim (presidente), Bruno Spindel (diretor executivo do futebol) e Cacau Cotta (diretor de relações externas), enquanto o Vasco levou Alexandre Mattos (diretor executivo de futebol) e Clauber Rocha (supervisor).
Outras medidas
Além desta forma diferente de definição de arbitragem, que já tinha sido tomada nas semifinais do Estadual do ano passado, a Ferj definiu que haverá o VAR em todos os jogos envolvendo os quatro grandes. Após o empate entre Vasco e Bangu, o cruz-maltino fez esta solicitação por meio de seu CEO Lucio Barbosa.
O clube tem reclamado bastante da arbitragem neste início de temporada. O time cruz-maltino já fez reclamação formal à Ferj após o duelo com o Bangu e pediu que Tarcizo Pinheiro Caetano não volte a atuar em partidas do time — o árbitro foi enviado à "reciclagem". Já João Marcos Gonçalves Fernandes foi afastado da competição depois da entidade verificar falhas em Nova Iguaçu x Vasco.
A intenção da federação, de acordo com nota divulgada nesta semana, é ter o equipamento "sempre que for possível operacionalizar", a partir da 6ª rodada, em jogos dos quatro grandes contra as demais equipes. Nos clássicos e a partir das semifinais, o árbitro de vídeo já seria utilizado.
O Globo sexta, 02 de fevereiro de 2024
FUTEBOL: FIM DE JEJUM PODR DAR CONFIANÇA A GABIGOL E TIQUINHO SOARES)
Fim de jejum pode dar confiança a Gabigol e Tiquinho Soares?
Psicólogos e jogadores avaliam o impacto do encerramento da seca no futuro de Tiquinho Soares e Gabigol
Se não ficaram marcadas por grande nível técnico, as atuações mais recentes de Tiquinho Soares e Gabigol serviram ao menos para que os atacantes mais badalados de Botafogo e Flamengo fizessem as pazes com as redes. A expectativa daqui para frente é que a máxima do gol que dá confiança se torne realidade e permita o retorno definitivo de ambos a seus melhores dias. Mas será que há verdade nesse clichê do futebol?
Barrado do time titular do Flamengo por Tite, que tem preferência por Pedro, Gabigol convivia com um incômodo jejum que ultrapassava os seis meses sem marcar com a bola rolando. Após deixar o dele contra o Sampaio Corrêa, anteontem, postou nas redes sociais uma foto de sua comemoração habitual com uma música que diz: “Vou me vingar de todos que riram de mim”.
Já Tiquinho não marcava há menos tempo: desde 29 de novembro, no empate com o Coritiba pelo Brasileirão. Mas seu declínio técnico no segundo semestre de 2023 e as falhas em momentos decisivos o deixaram sob uma forte pressão que se refletiu em atuações inseguras. Não à toa, ele comemorou efusivamente ao abrir o placar no empate em 1 a 1 com a Portuguesa, na terça-feira, pelo Carioca.
Henrique Almeida, atacante com passagens por seleções de base, diversos clubes da Série A e que atualmente está no Vila Nova-GO, defende que o gol “aumenta a confiança 100%”.
— Nessa fase, as pessoas começam a falar, e o jejum entra na cabeça. Quando o jogador faz gol, a confiança vai lá para cima. Tanto é que, às vezes, o cara faz um e, no jogo seguinte, faz outro. Até que as pessoas começam a brincar: “A bola bate nele e entra”. Tudo isso é a confiança alta. Quando ela está baixa, você não chuta de certa distância, opta por um passe ou algo do tipo... Agora, quando ela está elevada, você automaticamente arrisca mais, e as coisas fluem melhor — argumenta.
Eduardo Cillo, coordenador de Psicologia Esportiva do Comitê Olímpico do Brasil (COB), vai além da percepção de campo e aponta um viés científico:
— O golpe da confiança existe. Se a seca se prolongar, a tendência é que se crie um estado de tensão. Então, o jogador muitas vezes tenta responder colocando mais energia, o que, em excesso, está associado à tensão muscular. O efeito disso é a possibilidade de modificação do gesto técnico do jogador, perdendo a precisão fina para tirar do goleiro, tomar uma decisão, dar um drible por vezes necessário...
Segundo Cillo, esse excesso de tensão é capaz de afetar o nível do atleta de modo que ele sequer perceba com refino as movimentações em torno dele, seja de companheiros ou adversários.
Tiquinho e Gabigol voltaram a marcar diante de rivais modestos do Estadual, o que pode levantar dúvidas sobre o efeito do fim da seca a longo prazo. Raphael Zaremba, professor de Psicologia do Esporte da PUC-Rio, porém, minimiza essa particularidade:
— Claro que fazer gols em clássicos ou partidas decisivas é diferente e importante para qualquer atleta. Mas, pensando especificamente na confiança, é ainda mais importante marcar constantemente.
O Globo quinta, 01 de fevereiro de 2024
CARIOCA 2024: VASCO PERDE PARA O NOVA IGUAÇU POR 2X 0
Análise: Sob arbitragem confusa, reservas do Vasco mostram pouco poder ofensivo contra o Nova Iguaçu
Com Vegetti e Payet apenas no segundo tempo, time sente dificuldades na parte ofensiva, alvo de pedidos de Ramón
O técnico Ramón Díaz não esconde que deseja reforçar o elenco do Vasco com jogadores ofensivos, uma necessidade que ficou evidente ontem, quando o time reserva do cruz-maltino perdeu por 2 a 0 para Nova Iguaçu, no Parque do Sabiá, em Uberlândia-MG, pelo Carioca. Foi a primeira derrota vascaína no ano.
Jogando com um time quase inteiro de suplentes — apenas David e Léo Jardim foram mantidos — visando ao clássico contra o Flamengo, neste domingo, o cruz-maltino mostrou muitas dificuldades no ataque. Problemas de entrosamento, de precisão e no último passe ficaram nítidos na partida. Sem Lucas Piton, contumaz escape criativo pela lateral (entrou só no segundo tempo), o time ficou com ainda menos opções.
Rossi era o mais acionado, em velocidade. Mas, caçado em campo, criou pouco. No comando do ataque, David e Rayan se alternavam como figura de referência, mas viveram noite ruim. O gramado problemático do Parque do Sabiá tampouco ajudava.
Vegetti, que seria titular na partida no lugar ocupado por Rossi, sentiu uma indisposição no aquecimento e acabou ficando no banco. Foi um dos acionados na segunda etapa, mas passou em branco novamente.
O mais perigoso nos 45 minutos finais foi Payet. Destaque contra o Bangu, o francês acertou a trave de Fabrício em cruzamento pela esquerda e finalizou perigosamente duas vezes, mas sem sucesso.
Quando o camisa 10 entrou em campo, o Vasco já era batido por 1 a 0, com um gol de Carlinhos em falha de Maicon, que perdeu a bola na defesa para Yago.
O time da Baixada Fluminense fez sua parte e se defendeu de forma dedicada, suportando a pressão desorganizada do cruz-maltino. No fim, ampliou com Lucas Campos, em bonita jogada de Bill pela esquerda, que desmontou a defesa cruz-maltina.
— Um dia em que saiu tudo ruim. Pedir desculpas ao torcedor, porque ele não merece isso. Venho aqui botar a cara, mas é um jogo em que deu tudo errado. Temos que continuar trabalhando, melhorando — afirmou o auxiliar técnico Emiliano Díaz na entrevista coletiva.
Depois das fortes críticas do clube à arbitragem do empate em 2 a 2 com o Bangu, na rodada passada, o time voltou a se deparar com lance polêmico: uma entrada de sola do lateral Cayo Tenório na canela de Rossi.
O lance deixou um corte na perna do atacante, exibido por ele na parada técnica. O árbitro João Marcos Gonçalves Fernandes não marcou falta no lance. Tenório, ex-Vasco, já tinha cartão amarelo àquela altura.
Pouco após a partida, a Ferj anunciou, em nota, o afastamento do árbitro por falhas na parte disciplinar.
O Globo quarta, 31 de janeiro de 2024
CARIOCA 2024: SAMPAIO CORRÊA X FLAMENGO - ONDE ASSISTIR AO VIVO
Sampaio Corrêa x Flamengo: onde assistir ao vivo ao jogo do Carioca
Escalação de Sampaio Corrêa e Flamengo para jogo desta quarta-feira pelo Campeonato Carioca; veja onde assistir partida ao vivo
Por O Globo
31/01/2024 02h00 Atualizado há 8 horas
Presentear matéria
Em oitavo na competição, o Flamengo enfrenta o Sampaio Corrêa, nesta quarta-feira, às 21h30, no Estádio Mangueirão, em Belém, do Pará, para se recuperar no Campeonato Carioca. O jogo Sampaio Corrêa x Flamengo, confronto da 5ª rodada, será transmitido ao vivo na TV aberta pela Band, na TV fechada pelo BandSports e no YouTube pelo Canal GOAT.
Sampaio Corrêa enfrenta a Flamengo nesta quarta-feira
Com uma vitória e dois empates nas três primeiras rodadas do Campeonato Carioca, o Flamengo, que vai contar com a volta do time titular, quer voltar a vencer na competição. Já o Sampaio Corrêa, em penúltimo com um ponto, busca a primeira vitória no torneio.
Onde assistir ao jogo Sampaio Corrêa x Flamengo ao vivo
O jogo entre Sampaio Corrêa e Flamengo será transmitido pela Band (TV aberta), pelo BandSports (TV fechada) e pelo Canal GOAT (YouTube) às 21h30 desta quarta-feira, 31.
Horário do jogo Sampaio Corrêa x Flamengo
O Sampaio Corrêa recebe o Flamengo no jogo da 5ª rodada, no Estádio Mangueirão, em Belém, do Pará, às 21h30.
Escalação do Sampaio Corrêa
Provável escalação do Sampaio Corrêa: Leandro Matheus; Yago Rocha, Índio e Eduardo Thuram; Paulo Vitor, Octávio, Gabriel Agú, Marcelo Oliveira e Eduardo Rosado; Hugo Cabral e Max. Técnico: Silvestre dos Anjos
Escalação da Flamengo
Provável escalação da Flamengo: Rossi; Varela, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Pulgar, Gerson, De Arrascaeta e De la Cruz (Luiz Araújo); Everton Cebolinha e Pedro. Técnico: Tite
Arbitragem de Sampaio Corrêa x Flamengo
Árbitro: Carlos Tadeu Ferreira de Castro
Assistente 1: Gustavo Mota Correia
Assistente 2: Raphael Carlos de Almeida Tavares dos Reis
Quarto árbitro: Lucas de Melo Maciel Barcelos
Próximos jogos de Sampaio Corrêa e Flamengo
O Flamengo volta a campo no próximo domingo (04/02) contra o Vasco, às 19h, no Estádio Maracanã. Por sua vez, o Sampaio Corrêa vai jogar contra o Volta Redonda, também no domingo, às 15h45, no Lourivaldão.
O Globo terça, 30 de janeiro de 2024
CARIOCA 2024: BOTAFOGO X PORTUGUESA - ONDE ASSISTIR AO VIVO
Botafogo x Portuguesa: onde assistir ao vivo ao jogo do Carioca
Escalação de Botafogo e Portuguesa para jogo desta terça-feira pelo Campeonato Carioca; veja onde assistir partida ao vivo
Por O Globo
30/01/2024 02h00 Atualizado há 7 horas
Presentear matéria
Vice-líder da competição, o Botafogo enfrenta a Portuguesa, nesta terça-feira, às 16h, no Estádio Nilton Santos, para reassumir a liderança do Campeonato Carioca. O jogo Botafogo x Portuguesa, confronto da 5ª rodada, será transmitido ao vivo na TV fechada pelo BandSports, e no YouTube pelo Canal GOAT.
Botafogo enfrenta a Portuguesa nesta terça-feira
Com três vitórias e uma derrota, o Botafogo quer continuar a boa fase no Campeonato Carioca e, com o fim do "período de testes", já deve ter a equipe considerada titular em campo. Já a Portuguesa, em quarto, quer se manter no G4 e busca um triunfo após empatar com o Flamengo na Arena das Dunas, no último sábado.
Onde assistir ao jogo Botafogo x Portuguesa ao vivo
O jogo entre Botafogo e Portuguesa será transmitido pelo BandSports (TV fechada) e pelo Canal GOAT (YouTube) às 16h desta terça-feira, 30.
Horário do jogo Botafogo x Portuguesa
O Botafogo recebe a Portuguesa no jogo da 5ª rodada, no Estádio Nilton Santos, às 16h.
Escalação do Botafogo
Provável escalação do Botafogo: Gatito, Lucas Halter, Alexander Barboza e Danilo Barbosa; Júnior Santos, Marlon Freitas, Tchê Tchê, Eduardo e Hugo; Jeffinho e Tiquinho Soares. Técnico: Tiago Nunes
Escalação da Portuguesa
Provável escalação da Portuguesa: Dida, Ronaldo, Guerra, Filemon e Pará; Wellington, João Paulo (Coppetti), Rosa e Romarinho; Bonilha e Breno. Técnico: João Carlos Ângelo.
Arbitragem de Botafogo x Portuguesa
Árbitro: Bruno Mota Correia
Assistente 1: Luiz Claudio Regazone
Assistente 2: Thayse Marques Fonseca
Quarto árbitro: Pierry Dias dos Santos
Próximos jogos de Botafogo e Portuguesa
O Botafogo volta a campo no próximo sábado (03/02) contra o Nova Iguaçu, às 16h, no Estádio Nilton Santos. Por sua vez, a Portuguesa vai jogar contra o Madureira, na segunda-feira (05/02), às 15h45, no Conselheiro Galvão.
O Globo segunda, 29 de janeiro de 2024
CARIOCA 2024: FLUMINENSE VENCE O NOVA IGUAÇU E ASSUME A LIDERANÇA
Fluminense vence o Nova Iguaçu e assume a liderança do Campeonato Carioca
Partida marcou a estreia de Renato Augusto e de Gabriel Pires com a camisa tricolor
Por Redação do GLOBO — Rio de Janeiro
28/01/2024 20h12 Atualizado 28/01/2024
Presentear matéria
O Fluminense vem fazendo sua parte enquanto o time campeão da Libertadores não estreia no Campeonato Carioca. Já com alguns dos reforços contratados para esta temporada e com os garotos de Xerém, o tricolor venceu o Nova Iguaçu por 3 a 0 no Luso-Brasileiro e assumiu a ponta da tabela.
Com 10 pontos, o Fluminense deixou o próprio Nova Iguaçu e o Vasco para trás para se tornar o novo líder. Na quinta-feira, o time volta a campo contra o Bangu, de novo no Luso e ainda sem seus principais jogadores, que retornaram de férias esta semana e fazem pré-temporada.
A partida marcou a estreia de dois reforços: Gabriel Pires e Renato Augusto. Mas os gols foram todos das revelações de Xerém. Isaac abriu o placar, com um belo chute, aos 30 do primeiro tempo. Luan Freitas ampliou, aos 7 da etapa final. Já João Neto deu contornos finais ao placar, aos 44 da etapa final.
Mas os reforços não passaram em branco. Titular, Gabriel Pires deu início à jogada do primeiro gol. Renato Augusto, por sua vez, entrou na volta do intervalo e cobrou o escanteio que deu origem ao lance do segundo gol.
O Globo domingo, 28 de janeiro de 2024
CARIOCA 2024: BANGU X VASCO - ONDE ASSISTIR
Bangu x Vasco: onde assistir ao vivo ao jogo do Carioca
Escalação de Bangu e Vasco para jogo deste domingo pelo Campeonato Carioca; veja onde assistir partida ao vivo
Por Redação do GLOBO — Rio de Janeiro
28/01/2024 01h30 Atualizado há 8 horas
Presentear matéria
O Vasco joga pela liderança contra o Bangu, neste domingo, às 16h, no Estádio Mané Garrincha (DF). O jogo Bangu x Vasco, confronto da 4ª rodada do Campeonato Carioca, será transmitido ao vivo na TV aberta pela Band, na TV fechada pelo BandSports, e no YouTube pelo Canal GOAT.
Bangu enfrenta o Vasco neste domingo
Invicto no Carioca, com duas vitórias e um empate, o Vasco quer manter o bom início de temporada. Com o retorno do elenco principal do Uruguai, o técnico Ramón Díaz deve fazer um rodízio no time titular. Já o Bangu busca o primeiro triunfo no campeonato. O time perdeu as três primeiras partidas e se encontra na vice-lanterna da Taça Guanabara.
Onde assistir ao jogo Bangu x Vasco Corrêa ao vivo
O jogo entre Bangu e Vasco será transmitido pela Band (TV aberta), pelo BandSports (TV fechada) e pelo Canal GOAT (YouTube) às 16h deste domingo, 28.
Horário do jogo Bangu x Vasco
O Bangu recebe o Vasco no jogo da 4ª rodada, no Estádio Mané Garrinha, em Brasília, às 16h.
Escalação do Bangu
Provável escalação do Bangu: Gabriel Leite; Ricardo Cerqueira, Ruan, Adsson e Luiz Felipe; Victor Oliveira, Cleyton, Walney e Egar Serafim; João Victor e Gabriel Chaves. Técnico: França
Escalação do Vasco
Provável escalação do Vasco: Léo Jardim; Paulo Henrique, Maicon, Léo e Lucas Piton; Jair, Praxedes, Paulinho e Dimitri Payet; David e Vegetti. Técnico: Ramón Díaz.
Arbitragem de Bangu x Vasco
Árbitro: Tarcizo Pinheiro Caetano
Assistente 1: Daniel de Oliveira
Assistente 2: Victor Augusto Camões de Abreu
Quarto árbitro: Ewerton Marques Ribeiro
Próximos jogos de Botafogo e Sampaio Corrêa
O Botafogo volta a campo na próxima terça-feira (30/01) contra a Portuguesa, às 21h30, no Estádio Nilton Santos. Por sua vez, o Sampaio Corrêa vai jogar contra o Flamengo, na quarta-feira (31/01), às 21h30, no Mangueirão, em Belém (PA).
O Globo sábado, 27 de janeiro de 2024
LEITURA: QUEM LÊ, VIVE MAIS
Estudo aponta: quem lê vive mais
Especialistas indicam 30 minutos diários de leitura para uma vida mais longeva. E mais: sete títulos que não podem faltar na sua prateleira
Por Bradesco Seguros
22/01/2024 10h25 Atualizado há 4 dias
Presentear matéria
Ninguém duvida que a leitura estimula o raciocínio, ativa o cérebro, aumenta a imaginação e desenvolve a capacidade de concentração. Mas o que poucos sabem é que, com apenas 30 minutos de prática diária, a vida pode se prolongar por até dois anos. Resultado de uma pesquisa realizada pela Universidade de Yale, nos Estados Unidos, batizada de Um capítulo por dia, que acompanhou 3.635 pessoas 50+ durante 12 anos, foi provado que o exercício cerebral diário faz toda diferença quando o assunto é longevidade.
A explicação para isso está na reorganização neurológica que o hábito promove.
— A leitura reforma as funções cognitivas mais complexas do cérebro —, afirma a neuropsicanalista Priscila Gasparini Fernandes, que completa: — Quando a gente lê, estimula o córtex, que está diretamente ligado a pensamentos, memórias e à consciência.
É como se ela consertasse os neurônios que estão funcionando mal, compara Priscila.
E não são só os livros que têm esse poder.
— Qualquer tipo de exercício mental atua na plasticidade do cérebro”, afirma a expert.
Pode ser um jogo de tabuleiro com estratégias, uma reportagem que desperte o interesse do leitor e até uma série escolhida para maratonar. O importante aqui é que a atividade leve no mínimo 30 minutos e que estimule o raciocínio.
— Nosso poder de absorção de informação dura em média 45 minutos — Por isso, as aulas, em geral, têm esse tempo de duração e são seguidas de intervalos — pontua Priscila, acrescentando que essas pausas são fundamentais para resetar o cérebro e prepará-lo para mais um período de aprendizado.
Mas atenção: a leitura de notícias não entra nessa conta.
— Essa é uma função prática, do dia a dia, que não tem efeito profundo. Portanto, não atinge o córtex e não age em funções cognitivas.
De nada adianta também se prostrar em frente à televisão sem prestar atenção direito em nada. O importante, garante a neuropsicanalista, é o raciocínio estar presente na atividade:
— Ler coisas de seu interesse faz com que você aumente o vocabulário, trabalhe as memórias recentes, a remota e a operacional
NA ESTANTE
Datado de 2016, o estudo coordenado pela Universidade de Yale dividiu os participantes em três grupos — os que não tinham o hábito da leitura, os que liam três horas e meia semanais e os acostumados a ler mais de 30 minutos por dia. Doze anos depois, concluiu-se que o grupo intermediário apresentou 17% menos chance de morrer antes do que os avessos à leitura — número que chegou a 23% entre os devoradores de obras literárias.
Segundo Priscila, qualquer assunto que desperte o interesse do leitor vale para prolongar a existência aqui na Terra. A exceção são os contos muito curtos que, a menos que promovam conexões com a vida do leitor, gerem pensamentos lógicos ou associativos, não preenchem os 30 minutos de exercício diário.
Pensando nisso, selecionamos sete obras recentes de sucesso que fizeram a cabeça de muita gente — e podem fazer a sua.
As viúvas passam bem (ed. Folhas de Relva, 121 págs., 2013) Marta Barbosa conta a história de duas viúvas, vizinhas e inimigas, cujos maridos mataram um ao outro em um grotesco duelo sem sentido, no Recife de 1990. O livro — finalista do Prémio Leya, de Portugal — é um romance sobre a beleza frágil do amor. Trata também dos movimentos da vida e do sempre possível recomeço.
A Arte de Gozar: Amor, sexo e tesão na maturidade (ed. Record, 166 págs, 2013) A partir do desejo de compartilhar as lições que aprendeu com grandes mulheres, Mirian Goldenberg escreve sobre amor, sexo, tesão, (in)fidelidade, intimidade, amizade, casamento, borogodó, corpo, envelhecimento e, sobretudo, liberdade. Com base em pesquisas feitas com mais de 5 mil mulheres e homens, a autora nos faz pensar em melhores maneiras de se gozar.
Salvar o fogo (ed. Todavia, 320 págs, 2023) Em Salvar o fogo, Itamar Vieira Junior constrói uma narrativa em que nos tornamos íntimos de seus personagens e nos comovemos com suas trajetórias tão particulares. Épico e lírico, com o poder de emocionar, encantar e indignar o leitor, o romance nos mostra que os fantasmas do passado de uma família muitas vezes não se distinguem das sombras do próprio país.
Rita Lee: Outra autobiografia (ed.Globo Livros, 192 págs., 2023) Um dos maiores nomes da música brasileira, Rita Lee foi diagnosticada com câncer no pulmão, ao mesmo tempo que o mundo passava por uma pandemia. Em um texto franco, ora cru e chocante, ora cheio de ironias, ora sutil e amoroso, Rita não poupa detalhes de seu tratamento. Fala também da rotina, dos avisos do Universo, de seres de luz e dos caminhos que a vida tomou.
As pequenas chances (ed. Todavia, 208 págs. 2023) Inspirada na experiência de Natalia Timerman com a morte do pai, Artur. Se o fim é inevitável, à narradora cabe reconstruir todo esse caminho que, embora dramático, vem carregado de ternura. Em meio à tristeza, ela traz à luz os pequenos gestos, os acontecimentos insignificantes que, vistos pela lente do tempo, formam um retrato belo e doloroso da relação de uma filha com o pai.
Nunca vi a chuva cair (ed. Galera, 224 págs., 2023) A obra de Stefano Volp convida o leitor a entrar no diário e na mente de Lucas, um jovem em busca do próprio caminho em um mundo ao qual parece não pertencer, não importa o quanto tente. Escrito em forma de diário, é um relato intimista e profundo de um jovem descobrindo seu caminho e seu lugar no mundo.
Oração para Desaparecer (ed. Companhia das Letras, 224 págs., 2023) No livro mais vendido da Flip 2023, Socorro Acioli conta a história de uma mulher que, sem lembrança nenhuma de seu passado, precisa reconstruir a vida em um lugar completamente desconhecido, apenas com a língua portuguesa como porto seguro. A obra é uma das histórias possíveis sobre o amor e seu poder de dissolver as barreiras do
O Globo sexta, 26 de janeiro de 2024
VASCO DA GAMA: CRESCIMENTO COM PAYET E PAULINHO DÁ ESPERANÇA PARA 2023
Análise: Crescimento com Payet e Paulinho dá esperança ao Vasco para 2024, mas 1º tempo ruim mostra falta de opções no elenco
Vitória sobre o Madureira foi marcada por atuações opostas em cada etapa
Por Rafael Oliveira — Rio de Janeiro
26/01/2024 03h00 Atualizado há 7 horas
Presentear matéria
Copo meio cheio ou meio vazio. A primeira partida do Vasco no Campeonato Carioca com seu elenco principal permite as duas leituras. A atuação no segundo tempo, com as entradas de Payet e Paulinho, garantiu a vitória sobre o Madureira, agradou a torcida e deu esperança de uma boa campanha ao menos no Estadual. Mas o rendimento na etapa inicial, com equipe quase reserva, não só irritou os presentes em São Januário como deu motivos para preocupação.
O lado positivo da vitória, claro, foi a sintonia exibida por Paulinho e Payet com os demais jogadores. A entrada dos dois fez com que jogadores que participaram do péssimo primeiro tempo do time crescessem. Principalmente Serginho, Paulo Henrique e Rayan.
É verdade que o Madureira deu espaços que o Vasco não deve encontrar nos clássicos e no Campeonato Brasileiro. Mas Payet e Paulinho souberam aproveitá-los. O francês destilou bons passes, como a assistência de letra para o gol de Rayan. Já o camisa 18, um pouco mais atrás, fez a distribuição do jogo. Importante destacar também a boa entrada de Jair, dando esperanças de que pode apresentar o futebol esperado pela torcida desde quando foi contratado.
No entanto, o segundo tempo não apaga o que foi a primeira etapa do Vasco. Por ser a primeira vez do elenco principal em São Januário em 2024 (o grupo retornou de período de pré-temporada no Uruguai), a expectativa do torcedor era grande. Mas, na primeira etapa, o técnico Ramón Díaz mandou a campo muitos reservas. E o futebol apresentado foi tão insosso que a torcida não perdoou e vaiou os jogadores.
Sem poder de criação, o Vasco não conseguiu levar perigo ao tricolor suburbano. A bola parava na intermediária e de lá não saia. A falta de criatividade, de velocidade e de mais precisão nos passes implodiu qualquer estratégia elaborada antes.
Se a boa atuação na volta do intervalo gera esperança, a apatia e os erros do primeiro tempo preocupam porque mostram um elenco sem opções. E, para as pretensões do clube para a temporada como um todo, elas serão necessárias.
O Globo quinta, 25 de janeiro de 2024
COPINHA: CORINTHIANS E CRUZEIRO DECIDEM, LIDERADOS POR JOVENS QUE PODEM SUPRIR CARÊNCIAS NO PROFISSIONAL
Corinthians e Cruzeiro decidem Copinha liderados por jovens que podem suprir carências no profissional
Contando com talentos que buscam lugar nos profissionais, times tentam coroar boas campanhas com a taça
No futebol de base, o mais importante é revelar jogadores para que eles alcancem o profissional. Mas resultados e títulos, claro, ajudam a legitimar clubes com melhores trabalhos. Hoje, Corinthians e Cruzeiro disputam a final da Copa São Paulo, maior torneio de base do país.
A partir das 15h30, na Neo Química Arena, os paulistas buscam ampliar o posto de maior campeão e chegar ao 11º troféu, enquanto os mineiros querem o bicampeonato. Os dois chegam liderados por alguns jovens que já alimentam expectativas nas equipes principais.
Dos 24 gols corintianos nesta edição, seis vieram dos pés de Pedrinho, meia que completa 21 anos no próximo mês de janeiro, e espera por uma renovação de contrato para se firmar no profissional, já que seu atual vínculo dura até fevereiro de 2025.
Marcelinho Carioca é ídolo e o quinto maior artilheiro da história do Corinthians
Ex-jogador de futebol desapareceu após evento na Zona Leste da Capital paulista
Porém, o grande destaque da equipe é o companheiro de setor, Breno Bidon. Autor de belo gol nas quartas de final, contra o América-MG, a joia de 18 anos chama atenção desde 2022, quando até treinou entre os profissionais e ganhou elogios do então treinador Vítor Pereira. Desde o sub-17, já despertava interesse, inclusive do futebol europeu.
A situação contratual de Bidon é bem parecida, e o Corinthians deve valorizar estes nomes, principalmente depois da boa Copinha. Eles podem ter lugar diante da renovação promovida sob a nova gestão presidencial, que liberou nomes como os experientes Renato Augusto e Giuliano.
Outra posição que ficou em evidência foi a lateral direita, ainda mais com o imbróglio envolvendo Matheuzinho, do Flamengo, que não será mais contratado. Buscando um sucessor para Fagner, a resposta pode estar em Léo Mana, que também já treinou entre os profissionais e tem sido destaque na Copinha. Titular absoluto, o jogador de 19 anos anotou quatro gols nesta edição, três deles de pênalti, já que é um cobrador qualificado.
Melhor defesa
Os mineiros chegaram com um elenco bem jovem, de idade média de 17,5 anos, e vêm fazendo grande campanha. No entanto, não terão seu artilheiro no momento mais importante. O atacante Fernando, de 18 anos, autor de quatro gols e quatro assistências, recebeu o terceiro cartão amarelo na semifinal contra o Flamengo.
Sem ele, a responsabilidade recairá sobre o meia Gui Meira, que também tem quatro gols e garantiu a classificação à final, e Jhosefer, grande destaque da equipe nessa Copinha, já com experiência em partidas pelo profissional, em 2022. Na meta, o goleiro Otávio Costa protege de uma das melhores defesas da competição, com dois gols sofridos.
O Globo quarta, 24 de janeiro de 2024
PRÉ-OLÍMPICO DE FUTEBOL MASCULINO: BRASIL JOGA MAL E FICA DEPENDENDO DE DUPLA EM VITÓRIA CONTRA A BOLÍVIA
Análise: Brasil joga mal e fica dependente de brilho de dupla em vitória contra a Bolívia no Pré-Olímpico
Com gol de Endrick e assistência de John Kennedy, seleção brasileira estreou na competição com triunfo e atuação ruim
Apesar da questão dos cortes pela falta de liberação — foram sete, ao todo —, a seleção brasileira sub-23 que venceu ontem a Bolívia por 1 a 0 em sua estreia no Torneio Pré-Olímpico tem diversos nomes de qualidade e que já são conhecidos do torcedor brasileiro. Entre eles, Endrick, já negociado com o Real Madrid e no Palmeiras até julho, e John Kennedy, talismã do Fluminense com direito à gol na final da Libertadores, são as peças principais. Ainda assim, nada disso foi o bastante para que o técnico Ramon Menezes conseguisse levar a campo uma equipe que conseguisse apresentar um bom desempenho contra o frágil time boliviano treinado pelo brasileiro Antônio Carlos Zago.
Muito abaixo coletivamente, o Brasil não conseguiu se impor em praticamente nenhuma fase do jogo contra a Bolívia. Defensivamente, a seleção canarinho cedeu espaços demais e não conseguiu pressionar o ataque boliviano, que também não teve forças para levar perigo. Já ofensivamente, não conseguiu manter a posse de bola — os bolivianos tiveram 54% de posse contra 46% dos brasileiros —, trocou menos passes e se viu obrigado a apostar nos contra-ataques. Mesmo assim, os comandados de Ramon Menezes finalizaram mais, 12 a 8, e conquistaram a vitória com o brilho de uma dupla que enche os olhos do torcedor de para o presente e para o futuro.
Logo aos quatro minutos, após bola afastada da defesa, John Kennedy conseguiu ganhar disputa aérea no meio-campo e cabeceou para Endrick. O camisa 9 dominou bem, disparou e, frente a frente com o goleiro, finalizou com categoria para abrir o placar.
O gol no começo do jogo criou a expectativa de que o Brasil fosse deslanchar, o que não aconteceu. Num 4-3-3, o time esteve estático em campo e, com algumas peças fora de suas posições habituais — o meio-campista Marlon Gomes, do Vasco, por exemplo, atuou na lateral-direita —, a seleção não conseguiu furar mais a defesa da Bolívia e manteve o placar de 1 a 0.
— Todos os jogos são muito difíceis, sabíamos que a Bolívia competiria muito. Acho que faltou matarmos a partida. Tivemos chance, criamos e não matamos. Acho que (temos que) finalizar mais. Agora é descansar e seguir em frente — falou o capitão Andrey após a partida.
O Globo terça, 23 de janeiro de 2024
PRÉ-OLÍMPICO DE FUTEBOL MASCULINO: BRASIL COMEÇA HOJE CAMINHADA
Brasil começa hoje caminhada rumo a Paris-2024 no futebol
Seleção volta a enfrentar problemas com liberações, mas vai para a competição com nomes sólidos em suas equipes
Foram semanas de preparação desde a convocação em dezembro, e o Brasil abre hoje, às 17h (transmissão do SporTV), sua participação no Pré-Olímpico, na Venezuela. A estreia contra a Bolívia marca a primeira partida de um grupo montado sob as sempre presentes dificuldades de liberação, contornadas por uma forte aposta em figuras importantes do Brasileirão.
Foram sete cortes por falta de liberação: o goleiro Andrew (Gil Vicente-POR), os laterais Vinícius Tobias (Real Madrid-ESP), Luan Cândido (Bragantino) e Patryck Lanza (São Paulo), os zagueiros Kaiky Fernandes (Almería-ESP) e Robert Renan (Internacional) e o volante Danilo (Nottingham Forest-ING). O Pré-Olímpico vale duas vagas nos Jogos de Paris.
Por outro lado, ganharam espaço nomes como os meias Bruno Gomes — que deve ser titular — e Maurício, peças importantes de Coritiba e Internacional. Além deles, a dupla Endrick e John Kennedy representa, no ataque, o poder de fogo dos atuais campeões brasileiro e da Libertadores.
Por não se tratar de uma competição Fifa, os clubes têm a prerrogativa de liberar (ou não) seus atletas para o Pré-Olímpico. De qualquer forma, mesmo com as dificuldades, a comissão técnica conseguiu montar uma equipe valorizada. Em relação à edição anterior do torneio, o grupo tem um atleta a mais atuando em solo brasileiro. Em 2020, na Colômbia, o então treinador André Jardine lidou com oito cortes por não liberação.
O Globo segunda, 22 de janeiro de 2024
VASCO: TIME ENCERRA PRÉ-TEMPORADA COM PAYET E ORELLANO PROTAGONISTAS
Análise: Vasco encerra pré-temporada com Payet e Orellano protagonistas, sinais positivos e lacunas no elenco
Francês brilha e deixa o Uruguai eleito homem do jogo nas duas partidas. No Rio, vitória e empate projetam bons nomes e levantam questão sobre o argentino
O martelo ainda não está batido a respeito do time que enfrentará o Madureira, nesta quinta-feira. Mas ontem o Vasco encerrou o período de pré-temporada, após dois dias de jogos em dose dupla, com sinais positivos. Em Bacaxá, o cruz-maltino empatou com seu time alternativo em 3 a 3 diante do Sampaio Corrêa em noite de Orellano. No Uruguai, os comandados de Ramón Díaz garantiram a vitória sobre o Maldonado por 1 a 0, gol de Payet.
Se o empate no Brasil for “despedida” da garotada e do time alternativo do cruz-maltino, há uma herança significativa para Ramón Díaz. Nomes como Paixão, De Lucca, Leandrinho e até Orellano (por ora, de saída) deixaram boas impressões numa briga por espaço que deve ser acirrada com a volta do grupo principal ao Rio de Janeiro, ainda hoje.
O caso mais complexo é justamente o de Orellano. O argentino, que ficou para o Carioca precisamente por ter pedido para sair, foi destaque nas duas partidas. Ontem, era o jogador mais perigoso e criativo do cruz-maltino. Ainda marcou o golaço de empate (2 a 2), chutando da entrada da área.
É um caso que o Vasco trata corretamente como ativo valioso que precisa de valorização. Mas que merece, nos bastidores, uma nova tentativa de convencimento. Trata-se, também, de um jogador com características em falta no time principal, principalmente após a saída de Gabriel Pec: um ponta com soluções de jogo e poder de drible e criação.
Ontem, o time de William Batista não teve o mesmo brilho da vitória sobre o Boavista, na primeira rodada. Pelo contrário: o zagueiro Capasso, autor do primeiro gol em São Januário, viveu noite desastrosa em Bacaxá. Colocou o goleiro Halls — que também se complicou ao tentar o drible — na fogueira no gol de Max. No segundo tento do Sampaio, foi driblado facilmente antes de a bola chegar a Marcelo.
Payet comanda vitória no Uruguai
O volante Barros, que havia perdido boas oportunidades na primeira rodada, deu a volta por cima mantendo o time vivo no fim do primeiro tempo, concluindo bonito de cabeça uma falta levantada na área por De Lucca. Ainda ficou perto de marcar um golaço de bicicleta. Na segunda etapa, vieram os gols de Orellano e de Paixão, seu primeiro como profissional — o atacante de 19 anos é outro que deve ganhar mais chances em 2024. Mas o Sampaio empataria num golaço de Gabriel Agú.
No Uruguai, Ramón Díaz fez novos testes. Jair e Payet iniciaram entre os titulares, em esquema com três defensores. O francês, que foi eleito homem do jogo, como já havia acontecido contra o San Lorenzo, atuou os 90 minutos e foi o grande destaque em partida de bons momentos coletivos do cruz-maltino.
O gol do francês já no segundo tempo, em chute da entrada da área após boa jogada de David e toque de Praxedes. A partida terminou em confusão. O clima já estava quente quando, nos minutos finais, Alfaro acertou Rossi violentamente. Com a confusão instalada, o uruguaio acabou expulso.
O Vasco retorna do Uruguai com duas vitórias e com o time claramente entrosado e afinado. E com Payet mostrando que pode ser o protagonista da equipe. Mas ainda tem lacunas claras, como nas pontas e na posição de volante. No Rio, Adson se juntará à equipe e reforçará a primeira. Quanto à segunda, o cruz-maltino segue no mercado.
— O Vasco sempre briga por títulos. Espero que chegue reforços, porque precisamos de reforços. Temos que seguir melhorando. Espero que o mais rapidamente possível — explicitou Medel ao ge após a partida.
O Globo domingo, 21 de janeiro de 2024
CARIOCA 2024: FLUMINENSE ENFRENTA A PORTUGUESA E BUSCA A PRIMEIRAS VITÓRIA NO TORNEIO
Fluminense enfrenta a Portuguesa e busca a primeira vitória no Carioca
Com um time alternativo, tricolor não deverá ter mudanças em relação ao jogo de estreia contra o Volta Redonda
Por O GLOBO — Rio de Janeiro
21/01/2024 03h05 Atualizado há 7 horas
Presentear matéria
Sem os titulares, ainda de férias após a disputa do Mundial de Clubes, o Fluminense mantém a aposta em um time alternativo para o Campeonato Carioca. É ele que neste domingo, às 16h, encara a Portuguesa, em Moça Bonita, pela segunda rodada. Enquanto isso, o tricolor segue sua movimentação em busca de reforços para a sequência da temporada: no sábado, anunciou o meia Gabriel Pires, de 30 anos.
O jogador atuou na temporada passada pelo Botafogo, mas não permaneceu no elenco porque John Textor, dono da SAF alvinegra, desejava mudar o perfil do grupo. Ele tinha contrato com o Benfica, de Portugal, que foi encerrado justamente para viabilizar o acerto com o tricolor. Pires assinou até o fim de 2025 com o clube e vestirá a camisa 22.
O meia é o quarto reforço para 2024 do Fluminense, que já acertou com o zagueiro Antonio Carlos, o goleiro Felipe Alves e o também meia Renato Augusto. Este, aliás, decidiu mudar de número: trocou a 88 pela 20 antes mesmo da estreia. E segue fazendo um trabalho especial de preparação física, sem previsão de jogo.
“A expectativa é a melhor possível, a mais positiva. Sempre, antes de começar, penso nas coisas mais altas possíveis, venho para dar o meu melhor. Feliz em poder voltar a atuar no Brasil, estou há pouco tempo aqui, e pouca gente me conhece. Então, estou aqui para dar o meu melhor”, disse Pires ao site oficial do tricolor.
Pires disputou 48 jogos e marcou quatro gols pelo Botafogo na passagem por empréstimo de 2022 a 2023. O rival do Fluminense foi o primeiro clube brasileiro do atleta.
Com a confirmação de Pires, o tricolor parte para concretizar a chegada de outro reforço: há negociações com o Pachuca, do México, pelo meia-atacante uruguaio Terans, que brilhou no Athletico.
Marcão repete o time
O técnico interino Marcão dificilmente fará alterações na escalação, e o tricolor enfrentará a Portuguesa hoje com o mesmo time que empatou em 1 a 1 com o Volta Redonda na estreia, incluindo Felipe Andrade na posição de volante.
A partida terá casa cheia, com ingressos esgotados pela torcida do Fluminense. Ela será a primeira do tricolor na cidade do Rio de Janeiro nesta temporada. Na rodada de abertura, a Portuguesa derrotou o Bangu por 1 a 0.