Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo terça, 20 de agosto de 2024

LIBERTADORES: DIANTE DO GRÊMIO, FLUMINENSE PRECISA FAZER ALGO INÉDITO
Por 
Cayo Pereira
 — Rio de Janeiro, RJ

 

 
 

Atual campeão da Libertadores, o Fluminense entra em campo hoje contra o Grêmio, no Maracanã, às 19h, pelo jogo de volta das oitavas de final da competição, buscando manter vivo o sonho do bicampeonato continental. E terá um desafio pela frente. Para garantir a vaga no tempo normal, precisará de uma vitória por uma diferença de gols que o técnico Mano Menezes ainda não conseguiu na atual temporada.

Após perder por 2 a 1 no jogo de ida na semana passada, no Couto Pereira, o Flu precisa vencer por dois gols de vantagem. Uma vitória simples leva a definição para a disputa de pênaltis, enquanto um empate dá a vaga aos gaúchos.

Infográfico: as vitórias de Mano Menezes em 2024 — Foto: Editoria de Arte
Infográfico: as vitórias de Mano Menezes em 2024 — Foto: Editoria de Arte

 

As vitórias na conta do chá, porém, não são exclusividade do atual técnico. Com Fernando Diniz, a equipe tricolor já mostrava dificuldades para criar e marcar gols nesta temporada, o que culminou na má fase e na consequente demissão do treinador. Dos outros 14 triunfos no ano, apenas cinco foram por mais de um gol de diferença. Dois deles pelo Campeonato Carioca (3 a 0 no Nova Iguaçu e 4 a 1 no Bangu), dois pela Copa do Brasil (ambos por 2 a 0 sobre o Sampaio Corrêa) e um 2 a 0 que garantiu o título da Recopa Sul-Americana sobre a LDU.

— No atual momento, o problema é a pontaria. Olhando somente os jogos contra Vasco, Grêmio e Corinthians, são 41 finalizações, sendo apenas três grandes chances. O time não está aproveitando as oportunidades que estão sendo criadas, mesmo com tantas dificuldades que enfrenta. Até porque o Ganso segue em boa fase com Mano e oferecendo oportunidades de finalização para os companheiros — analisa Ana Thaís Matos, jornalista do Grupo Globo.

O que pode animar o torcedor do Flu é o retrospecto positivo em jogos de Libertadores no Maracanã. Em casa, o tricolor não perde na competição desde 2021. São 11 jogos invicto, com oito vitórias e três empates. E com Ganso e Arias em campo (a dupla não jogou no sábado pelo Brasileirão por estar suspensa), o time ganhará mais poder de fogo para buscar o placar necessário. O problema fica por conta da lateral-esquerda. Marcelo e Diogo Barbosa estão machucados e Esquerdinha falhou nos gols no jogo de ida. Com isso, Mano tende a optar por Guga improvisado. No meio, Martinelli é dúvida e pode dar lugar a Nonato, enquanto Serna deve voltar ao time.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros