O Rock In Rio, maior festival de música do mundo, começou na última sexta-feira (13). Os primeiros dias dessa edição ocorrem em meio a uma onda de calor atípica para a época do ano e baixa umidade do ar. Diante dessas condições extremas, é importante tomar alguns cuidados para curtir os shows sem colocar a saúde em risco. Confira abaixo as principais.
Hidrate-se
Durante o dia de shows, é fundamental que você tome cuidado com a desidratação e consumir bastante água.
— Não vale a pena ficar horas sem beber água para evitar ir ao banheiro e perder lugar perto do palco. Ainda mais com o calor dos últimos dias. Já que suamos mais, o risco de desidratação é alto — alerta a endocrinologista Deborah Beranger, com pós-graduação em Endocrinologia e Metabologia pela Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro (SCMRJ).
A recomendação é ter uma garrafinha de água - cheia e fresca. Levar frutas como maçã, pera e melão, também ajudam na hidratação do corpo. Isotônicos também podem ser uma boa ideia, pois ajudam a repor sais minerais.
— A perda de sais minerais no suor, a exemplo do sódio, magnésio e do potássio podem desencadear doenças como as arritmias cardíacas, já que o coração depende desses sais minerais para ter um ritmo normal. Para evitar esses problemas, o uso de isotônicos, especialmente nas pessoas mais sensíveis a esse clima, é uma boa recomendação — orienta Daniel Setta, coordenador do protocolo de dor torácica do Hospital Pró-Cardíaco.
Se alimente bem
Cuidar da alimentação é um fator fundamental. O corpo precisa de nutrientes para enfrentar a maratona. Dietas restritivas não são recomendadas, mas o ideal é evitar comidas mais gordurosas. Consumir bons carboidratos, de preferência os integrais, ajudam a fornecer a energia necessária.
— Antes do evento, preferencialmente não pular nenhuma das grandes refeições, pois isso faz com que a rotina se perca. Um café da manhã reforçado, com frutas, ovos ou iogurte, cereais, aveia etc., vai ajudar a aguentar o dia — explica a médica nutróloga Marcella Garcez, diretora e professora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).
Levar alimentos leves na mochila, como barrinhas proteicas, castanhas, frutas frescas ou secas e lanches naturais garante lanches leves e saudáveis e ainda ajuda gastar menos dinheiro.
Evite o consumo de álcool
Tome muito cuidado com o consumo excessivo de álcool.
— O calor intenso e o consumo de bebidas alcoólicas em excesso podem aumentar a incidência de câimbras, dores musculares e a retenção de líquidos — explica a cirurgiã vascular Aline Lamaita, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular e do American College of LifeStyle Medicine.
Além da desidratação, outro fator importante causado pelo álcool é a sobrecarga do rim.
— O etanol atrapalha a função do hormônio antidiurético, que garante que o corpo não perca muita água, fazendo com que o rim deixe de concentrar a urina, perdendo mais água que o habitual — explica a Beranger.
Use roupas leves
Os looks usados costumam ser uma atração à parte. Porém, é importante priorizar o conforto e, se possível, a proteção da pele. Nestes dias de calor, vale apostar em peças leves, de tecido respirável e em cores claras que ajudam a regular a temperatura do corpo.
A utilização de óculos de sol, chapéus e roupa com tecnologias capazes de proteger contra os raios solares são bem-vindos.
— É importante também utilizar roupas, chapéus, bonés, óculos escuros, sombrinhas e guarda-sóis. Toda medida que evite a exposição solar da região acometida deve ser estimulada — explica a dermatologista Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Curtir um festival de música também envolve passar muitas horas em pé e usar um calçado confortável é fundamental.
— Para quem vai passar muitas horas em pé, é recomendável o uso de calçados confortáveis, mas que tenham um solado com uma espessura mais ou menos de dois centímetros. Ou seja, não utilizar rasteirinha, sapatos ou sapatilhas que não tenham solado, porque isso dá muito problema em relação ao pé (fascite plantar e dor). E também não usar saltos muito altos, pois eles sobrecarregam muito a parte anterior do joelho, o que também causa dor — diz o ortopedista Marcos Cortelazo, especialista em joelho e traumatologia esportiva.
São indicados calçados com solado tipo anabela ou tênis de caminhada e corrida.
Use protetor solar
É muito comum que as pessoas se esqueçam de proteger a pele contra a radiação solar durante festivais de música e outros eventos ao ar livre. Porém, a exposição a luz solar durante esses eventos tende a ser prolongada e intensa.
— Devemos sempre usar filtros solares com no mínimo FPS 30 para UVB e proteção de 15 para UVA que, apesar de não ser tão responsável pelas formações cancerígenas, envelhece muito a pele por degenerar o colágeno — diz a dermatologista Mônica Aribi, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Também é preciso lembrar de utilizar o fotoprotetor durante toda a duração do festival.
— Até mesmo se o produto for à prova d’água ou resistente ao suor é importante reaplicá-lo a cada duas horas, pois os filtros solares tendem a perder sua eficácia quando não são reaplicados após sudorese intensa — destaca Mônica.
E lembre-se de procurar sombra e áreas ventiladas, sempre que possível.
Descanse
Festivais de música geralmente envolve muito esforço físico, mas os especialistas recomendam evitar os mais intensos, em especial durante as horas de calor intenso. Vale reservar as energias para a hora das apresentações musicais.
Após o evento, uma boa noite de sono é fundamental para se recuperar. O ideal é dormir de sete a oito horas por noite. Outra dica, principalmente para quem tem tendência à retenção de líquidos e inchaço, é dormir com as pernas elevadas, colocando um travesseiro sob elas, e realizar compressas frias no final do dia.
— Nunca escalde os pés ou realize qualquer tipo de compressa quente, pois essas podem causar dilatação dos vasos sanguíneos e agravar o quadro. E, se você já possui predisposição para retenção hídrica, consulte um cirurgião vascular, pois existem medicações, meias e até cremes que podem deixar suas pernas bem mais leves e saudáveis para curtir o show — completa.