Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo segunda, 15 de julho de 2024

COPA AMÉRICA: ARGENTINA CAMPEÃ
Por 
João Pedro Fragoso
 — Rio de Janeiro

 

 

Numa final marcada por confusão antes da bola rolar, que originou um atraso de mais de uma hora no início em Miami, pelo choro copioso de Messi ao deixar o campo machucado e por uma partida tensa e bastante disputada fisicamente, a Argentina bateu a Colômbia por 1 a 0. Lautaro Martínez fez o gol, já no segundo tempo da prorrogação, que deu o título e isolou os argentinos como maiores vencedores da Copa América, com 16 taças. 

A Argentina de Lionel Scaloni, por sua vez, tentou cadenciar mais a partida e apostar na conexão entre Messi e Di María na frente. Mesmo com boa movimentação, a dupla não teve muito sucesso. Aos 20 minutos do segundo tempo, Messi teve que ser substituído por um problema na coxa e no tornozelo da perna direita. Ele deixou o campo ovacionado e não segurou a emoção no banco de reservas, chorando copiosamente. Di María teve boa atuação no jogo que marcou seu adeus da seleção argentina e foi eleito o melhor em campo.

 Mesmo sem seu principal jogador, a Argentina conseguiu igualar a partida e teve boas chances para marcar. Na prorrogação, Lautaro Martínez recebeu passe na medida de Lo Celso e chutou forte para marcar o gol do título.

 

Caos antes do jogo

 

O pontapé inicial da final sofreu um atraso de 1h20 por causa das tentativas de invasões de torcedores colombianos e argentinos no acesso ao Hard Rock Stadium. Programada para começar às 21h, a partida começou às 22h20 (horário de Brasília).

 

Policia de Miami fechou os portões do Hard Rock Stadium com o objetivo de controlar tentativas de invasão de torcedores argentinos e colombianos — Foto: Maddie Meyer / Getty Images via AFP
Policia de Miami fechou os portões do Hard Rock Stadium com o objetivo de controlar tentativas de invasão

 


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros