Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo sexta, 06 de setembro de 2024

ELIMINATÓRIAS DA COPA: BRASIL X EQUADOR - POR ONDE SAI O GOLO

 

Por 
Cayo Pereira
 — Rio de Janeiro, RJ

 

 
 

De olho em uma recuperação nas Eliminatórias, o Brasil tem um duelo adversário pela frente nesta sexta-feira. No Couto Pereira, a seleção brasileira recebe o Equador, às 22h, em um jogo importante para recuperar a confiança e buscar as primeiras colocações da classificação sul-americana.

Na última rodada das Eliminatórias, o Brasil - ainda sob o comando de Fernando Diniz - perdeu para a Argentina por 1 a 0, no Maracanã, em novembro de 2023. Por outro lado, o Equador venceu o Chile por 1 a 0, em casa.

O duelo desta sexta-feira também é um confronto direto, já que o Equador está na 5ª colocação das Eliminatórias, com oito pontos, enquanto o Brasil está em sexto, com sete pontos. Logo, a partida vale demais para a seleção brasileira, que pode aproveitar certos pontos fracos da seleção equatoriana. O GLOBO analisou os gols sofridos pelo Equador desde a Copa de 2022 em busca de um padrão de fragilidades a serem exploradas pelo Brasil na noite desta sexta. Veja:

Infográfico: por onde saem os gols sofridos pelo Equador desde a Copa de 2022 — Foto: Editoria de Arte
Infográfico: por onde saem os gols sofridos pelo Equador desde a Copa de 2022 — Foto: Editoria de Arte

O Equador sofreu 17 gols em 19 jogos desde a Copa do Mundo de 2022 - entre amistosos e Eliminatórias - com uma média de 0,89 gols sofridos por partida. Os principais pontos fracos detectados pela análise do GLOBO foram três aspectos: a bola aérea, a pequena área e os minutos finais de cada tempo.

A bola aérea pode ser uma fraqueza a ser explorada pela seleção brasileira no Couto Pereira. Dos 17 gols sofridos pela defesa equatoriana, 29,41% foram no jogo pelo alto - seja em cruzamentos, escanteios ou laterais para a área.

A pequena área é a zona da defesa que pode ser aproveitada pelo jovem e rápido ataque do Brasil nesta sexta. 29,41% dos gols sofridos pelo Equador foram em finalizações próximas ao gol defendido pelo Equador. Ou seja, Endrick - provavel titular - pode tirar proveito de um posicionamento mais próximo do gol para balançar as redes.

Por fim, ao que indicam os números, os momentos finais de cada tempo podem ser cruciais para o Brasil no Couto Pereira. Contando o primeiro e o segundo tempo, são 10 gols sofridos pelo Equador a partir dos 30 minutos - cerca de 58,82% dos gols. Ou seja, a seleção brasileira pode aproveitar um momento de pressão nos momentos decisivos para marcar e abrir vantagem no placar para garantir uma vitória importante nestas Eliminatórias para a Copa de 2026.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros