Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo domingo, 26 de maio de 2024

OLIMPÍADAS DE PARIS: A DOIS MESES DO TORNEIO, BRASIL TEM 212 ATLETAS GARANTIDOS; DELEGAÇÃO AINDA PODE CRESCER

 

Faltam dois meses para a Olimpíada de Paris e, até agora, o Brasil tem 212 atletas e 253 vagas asseguradas para a competição, cuja Cerimônia de Abertura será em 26 de julho. Segundo a agência de notícias AFP, o comitê organizador adiou pela segunda vez o ensaio desta festa por causa da elevada vazão do rio Sena, onde barcos conduzirão os atletas no desfile das delegações.

 Por enquanto, o Brasil mantém a equipe com mais mulheres (123) do que homens (82) — há ainda sete vagas sem gênero definido. Até o início de julho, o país ainda pode confirmar novos atletas, já que em 18 modalidades as vagas ainda não estão totalmente preenchidas.

A seleção masculina de basquete, por exemplo, disputa o Pré-Olímpico mundial de 2 a 7 julho e precisa ser campeã para se classificar para os Jogos. Já no atletismo, o prazo para conseguir índice olímpico termina em 30 de junho. Por enquanto, a modalidade tem 20 vagas confirmadas — em Tóquio-2020, foram 55 atletas.

A situação das vagas brasileiras em Paris-2024 — Foto: Editoria de Arte
A situação das vagas brasileiras em Paris-2024 — Foto: Editoria de Arte

Já a segunda etapa do Olympic Qualifying Series, em junho, na Hungria, definirá as equipes de skate e de breaking, modalidade que estreia no programa olímpico.

Além da Vila Olímpica, onde a maior parte da delegação ficará hospedada, e de Saint-Ouen, principal ponto de apoio para os atletas, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) montará estruturas próprias em Vaires-sur-Marne (canoagem e remo), Marseille (vela), Lille (handebol e basquete, caso classifique) e Chateauroux (tiro esportivo). Cada local terá serviços específicos de acordo com as características das modalidades.

O Taiti, sede das competições de surfe, a mais de 12 mil quilômetros da capital francesa, também terá base exclusiva de apoio aos atletas. O COB enviará a primeira equipe de logística e suporte em 1º de julho e as primeiras equipes brasileiras que devem entrar na Vila Olímpica, provavelmente em 19 de julho, serão a ginástica artística, tênis de mesa e vôlei feminino.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros