Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo quinta, 07 de março de 2024

COPA DO BRASIL: VASCO X ÁGUA SANTA - CRUZ-MALTINO VOLTA A SÃO JANUÁRIO EM CLIMA TRANSFORMADO

 

 

Em poucas horas, a torcida do Vasco esgotou os ingressos para o confronto com o Água Santa-SP, hoje, às 20h, em São Januário. Os jogos com casa cheia não são novidade na Colina, mas o confronto pela segunda fase da Copa do Brasil é especial, num clima transformado em relação ao da última vez em que o cruz-maltino disputou um mata-mata nacional em seu estádio.

Em março do ano passado, também pela segunda fase, o Vasco viveu uma noite para esquecer em casa. O time de Maurício Barbieri foi eliminado nos pênaltis para o ABC-RN — Pedro Raul e Orellano, hoje em outros clubes, desperdiçaram as cobranças.

Vasco foi eliminado pelo ABC em São Januário em 2023 — Foto: Daniel RAMALHO/VASCO
Vasco foi eliminado pelo ABC em São Januário em 2023 — Foto: Daniel RAMALHO/VASCO

Além do jogo ruim em campo, o clima da noite não era o dos melhores. Houve aumento significativo no preço dos ingressos justamente para aquela partida, uma decisão contestada do comando da SAF na época, e a Colina viveu um dos raros jogos sem ingressos esgotados daquele ano. Foram emitidos 15 mil ingressos e estiveram presentes cerca de 13 mil torcedores.

Agora, é diferente: o Vasco vive uma lua de mel com sua torcida pelo bom início de ano e a partida deve ser de intensa pressão sobre a equipe de Diadema, atual vice-campeã paulista. É o segundo jogo no estádio em mais de um mês. Com vários compromissos fora do estado, o cruz-maltino ficou sem jogar em São Januário do dia 25 de janeiro, quando enfrentou o Madureira, até o último domingo, quando recebeu a Portuguesa, pelo Campeonato Carioca.

 

Sem desfalques

 

O técnico Ramón Díaz não tem desfalques ou suspensos para a partida, e escalará força máxima. As dúvidas ficam nas possíveis manutenções do volante Sforza e do meia-atacante Adson, que ganharam as vagas de Zé Gabriel e David.

Para chegar à segunda fase, o Água Santa eliminou a Jacuipense-BA, mas não vive momento tão especial no Campeonato Paulista. A uma rodada do fim da fase de grupos, é terceiro colocado no Grupo B, a três pontos da Ponte Preta, que está garantindo a vaga nas quartas, no momento.

Vasco terá força máxima em São Januário — Foto: Leandro Amorim/Vasco
Vasco terá força máxima em São Januário — Foto: Leandro Amorim/Vasco

Na segunda fase, o jogo é único e não há mais vantagem de empate. Em caso de igualdade, a partida vai para os pênaltis. Quem se classificar só conhecerá seu adversário por sorteio. Vale lembrar que a participação na terceira fase, a próxima, garantirá R$ 2,205 milhões para Vasco ou Água Santa.

Ontem, o atacante Clayton Silva chegou ao Rio, e se disse pronto para ser relacionado para as semifinais do Carioca. Ele passará por exames médicos e será anunciado em breve. O Vasco pretende encerrar os investimentos nesta janela, mas segue de olho em oportunidades de mercado. O cruz-maltino chegou a fazer uma proposta de empréstimo pelo meia Marlon Freitas, do Botafogo. Por enquanto, o alvinegro não se anima com a negociação.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros