Autor do gol da vitória sobre o Vasco, no último domingo, o atacante Bill, do Nova Iguaçu, apesar de ter apenas 24 anos, é um velho conhecido do futebol carioca. O herói do time da Baixada já fez parte do elenco do Flamengo e, inclusive, era companheiro de ataque de Vinícius Júnior, que atualmente está no Real Madrid.
Bill foi comprado pelo Flamengo ainda no juvenil do Nova Iguaçu e atuava na ponta oposta a Vinicius Junior, ainda no sub-17. O atacante recebeu sua primeira chance entre os profissionais, na final da Taça Rio, contra o Vasco, em 2019, e a aproveitou com uma assistência para o gol de Arrascaeta, aos 48 minutos da decisão.
— A cidade em que eu estava não foi atacada. Então, ouvia barulho. Depois descobrimos que era a 200km de onde estávamos. Presenciei corre-corre, gente tentando fugir. Nunca passei por nada parecido. Situação assustadora. Todo mundo correndo, mãe com filha — disse Bill, em depoimento ao jornal O GLOBO em março de 2022.
Depois de fazer um apelo às autoridades e relatar o seu drama para deixar a Ucrânia, Bill conseguiu sair do país em guerra por meio da fronteira com a Romênia e seguiu sua vida no futebol. Ele ainda atuou no Sport, FK RFS, de Riga, Inter de Limeira e Sampaio Corrêa, antes de chegar no Nova Iguaçu, neste ano.
Bill é um dos destaques do Nova Iguaçu na temporada com seis gols e cinco assistências. O atacante foi o autor do gol que classificou a "Laranja Mecânica" para a primeira decisão do Campeonato Carioca de sua história e, após a partida, foi às lágrimas ao lembrar do que passou até virar herói da Baixada Fluminense.
— Eu cheguei no Nova Iguaçu disposto a trabalhar, ser feliz, e ninguém acreditou em mim. Muita gente me criticou e falou que eu era só mais um. Entrei aqui, assumi a responsabilidade. Assumi a responsabilidade do nosso município e da nossa cidade de Nova Iguaçu, e hoje a gente está fazendo história — disse Bill após a partida contra o Vasco, no último domingo.