Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo domingo, 02 de junho de 2024

CHAMPIONS LEAGUE: REAL MADRID, CAMPEÃO

 

Por 
Redação O GLOBO

 

Real Madrid derrotou o Borussia Dortmund por 2 a 0, no último sábado, e conquistou a Liga dos Campeões, pela 15ª vez. Com o título, o clube merengue se classificou para a Copa Intercontinental de 2024, antigo Mundial de Clubes. A vaga para o novo formato da competição já estava garantida antes mesmo da final.

 O torneio que foi criado pela Fifa para substituir a edição anual do Mundial de Clubes e vai reunir os seis vencedores dos torneios continentais, em Dezembro. Além do Real Madrid, outras três equipes já garantiram uma vaga no torneio: Al-Ain-UAE, Al-Ahly-EGI e Auckland City-NZE. A definição da equipe sul-americana classificada só acontecerá em Novembro, após a final da Libertadores.

No Intercontinental deste ano, o campeão da Libertadores fará dois jogos antes de uma possível final com o Real Madrid. O primeiro será contra o campeão Concacaf, ainda não definido, em confronto único e em sede a ser definida em sorteio. O representante sul-americano pode ter que viajar para algum país das Américas Central e do Norte para disputá-lo.

Caso avance de fase, o campeão da Libertadores viajará para outra sede, ainda a ser definida, para disputar a final dos play-offs contra a equipe que avançar na disputa entre os vencedores da Oceania, Ásia e África.

 

 

NOVO MUNDIAL DE CLUBES

 

O novo Mundial de Clubes da Fifa já foi anunciado há algum tempo. Ele será realizado nos Estados Unidos entre 15 de junho e 13 de julho. Com 32 equipes, a competição terá praticamente o mesmo formato da Copa do Mundo: Oito grupos com quatro times cada e turno único; os dois melhores se classificam para o mata-mata, que começa nas oitavas de final, disputados em jogo único. A única diferença em relação ao torneio de seleções é que não haverá uma disputa de terceiro lugar.

Até o momento, 28 das 32 equipes já garantiram uma vaga na competição. As que restam serão ocupadas da seguinte maneira: um time do país sede, Estados Unidos, o campeão da Concacaf, representante da América do Norte, e dois representantes sul-americanos, um via ranking da Conmebol e o vencedor da Libertadores.

 

VEJA OS TIMES GARANTIDOS

 

  1. Palmeiras (Brasil): campeão da Libertadores 2021
  2. Flamengo (Brasil): campeão da Libertadores 2022
  3. Fluminense (Brasil): campeões da Libertadores 2023
  4. Chelsea (Inglaterra): campeão da Champions League 2020/2021
  5. Real Madrid (Espanha): campeão da Champions League 2021/2022
  6. Manchester City (Inglaterra): campeão da Champions League 2022/2023
  7. Bayern de Munique (Alemanha): via ranking da Europa
  8. Borussia Dortmund (Alemanha): via ranking da Europa
  9. Paris Saint-Germain (França): via ranking da Europa
  10. Inter de Milão (Itália): via ranking da Europa
  11. Juventus (Itália): via ranking da Europa
  12. Porto (Portugal): via ranking da Europa
  13. Benfica (Portugal): via ranking da Europa
  14. Atlético de Madrid (Espanha): via ranking da Europa
  15. RB Salzburg (Áustria): via ranking da Europa
  16. Al-Hilal (Arábia Saudita): campeão da Champions League da Ásia de 2021
  17. Urawa Red Diamonds (Japão): campeão da Champions League da Ásia de 2022/23
  18. Al Ahly (Egito): campeão da Liga dos Campeões da África de 2020/2021
  19. Wydad Casablanca (Marrocos): campeão da Liga dos Campeões da África de 2021/2022
  20. Monterrey (México): campeão da Concachampions de 2021
  21. Seattle Sounders (Estados Unidos): campeão da Concachampions de 2022
  22. León (México): campeão da Concachampions de 2023
  23. Auckland City (Nova Zelândia): campeão da Champions League da Oceania mais bem ranqueado
  24. Mamelodi Sundowns (África do Sul): via ranking da África
  25. Espérance (Tunísia): via ranking da África
  26. Ulsan (Coreia do Sul): via ranking da Ásia
  27. River Plate (Argentina): via ranking da Conmebol
  28. Al Ain (Emirados Árabes): campeão da Champions League da Ásia de 2023/24

Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros