Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo domingo, 02 de fevereiro de 2020

ZECA PAGODINHO APRESENTA RODA DE SAMBA NA GÁVEA

 

Zeca Pagodinho apresenta roda de samba na Gávea

Cantor recebe Monarco, Adriano Ribeiro, Mingo Silva, Renato da Rocinha e Thiago Martins
 
 
O cantor Zeca Pagodinho Foto: Hermes de Paula / Agência O Globo
O cantor Zeca Pagodinho Foto: Hermes de Paula / Agência O Globo
 
 

No último ano, quando completou 60 primaveras, Zeca Pagodinho prometeu que ia pegar mais leve. Mas o bamba segue em plena atividade e leva hoje ao Jockey Club a 5ª edição do Samba do Zeca, roda de samba que terá Monarco, Adriano Ribeiro, Mingo Silva, Renato da Rocinha e Thiago Martins como convidados especiais.

— Em 2019 tive esse projeto, o show com a Maria Bethânia e a turnê “Ser humano”. Não diminuí o ritmo ainda, mas vou conseguir. Esses trabalhos estavam marcados. Depois vou viajar com meus filhos e netos, curtir a vida — garante Zeca, que se diz cansado da rotina da estrada. — O show é mole, o negócio difícil é a viagem. Até chegar no palco tem que ficar trancado no quarto do hotel.

rdas (direção musical e violão), Jorge Gomes (bateria), Alessandro Cardoso (cavaquinho), Dudu Oliveira (sopros), Waltis Zacarias, Rodrigo Jesus e Paulino Dias (percussões), o bamba canta sucessos da carreira, como “Vai vadiar” e “Deixa a vida me levar”, além de sambas de Cartola, Nelson Cavaquinho e Elton Medeiros, entre outros.

— A roda é legal, tem convidados, meus amigos. Vai todo mundo, não é um show, que tem figurino, essas coisas. Eu só vou. E eu vou beber — brinca Zeca, que usa um teleprompter para lembrar das letras. — É só para dar um toque, ajuda.

'Eu também sou difícil'

Segundo Paulão, que trabalha com o amigo há 36 anos, o recurso caiu nas graças do cantor:

— Rola até na roda, as pessoas se acostumam, é um vício — gargalha. — Mas é um esquema bacana, uma configuração do espaço que nos aproxima do público, é quase uma roda suspensa de samba, com um palco retangular elevado. A banda é muito cascuda, tem uma sonoridade muito legal. E o formato da roda eu tiro de letra, fiz isso a vida inteira.

Com cerca de três horas, a roda tem quase o dobro de duração de um show normal do artista, como “De Santo Amaro a Xerém”, com Maria Bethânia, que tem fama de ser muito exigente.

— Eu também sou difícil. Todo o tempo que tivemos juntos foi maravilhoso. A gente ria, cantava e contava histórias antigas — afirma Zeca, que lembra da amiga Beth Carvalho, morta em abril do ano passado. — Foi ela quem me lançou, é minha madrinha do samba, minha querida. A vida é assim mesmo.

Onde: Jockey Club. Praça Santos Dumont 31, Gávea (3534-9061). Quando: Sáb, às 16h.Quanto: De R$ 180 a R$ 320. Classificação: 18 anos.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros