(Publicada no dia 01.12.2014)
Raimundo Floriano
Na vida, com 78 nos couros, pensam que nada mais é novidade? Pois bem!
Entrei para o Orkut no ano de 2005 e logo procurei inscrever-me como membro das Comunidades relacionadas às pesquisas fonográficas a que venho me dedicando desde há muito: a Música Militar, o Carnaval, o Forró e a Velha Guarda da MPB. De cara, e auxiliado por minhas filhas, que me orientaram nos passos iniciais, aderi às seguintes: SÓ DOBRADOS, MÚSICA MILITAR, SAMBA DE RAIZ, com mais de cem mil membros, MARCHINHAS DE CARNAVAL e JACKSON DO PANDEIRO.
A Só Dobrados ainda engatinhava, e seus membros não perfaziam uma centena. Chegamos a atingir a casa de 3.000! Qualidade era sua maior característica!
A Música Militar, com um milheiro membros, vinha crescendo aos poucos, em razão de que a Só Dobrados se tornou mais conhecida, talvez por causa da sua inspirada denominação, fazendo-a mais fácil de ser localizada.
Na Samba de Raiz, onde comecei postando meu vasto repertório de Noel Rosa, Pixinguinha, Sinhô, Donga, Ary Barroso e outros cobras, recebi esta premiação: fui expulso! Não era isso o que eles queriam.
Não foi diferente na Marchinhas de Carnaval. Meu estoque de mais de 12 mil músicas carnavalescas do passado não agradou àquela gente. Resultado: cartão vermelho! Depois, ela passou a ser administrada pela pesquisadora Patrícia Rodrigues, que extinguiu, de vez, o regime de expulsão.
Na Comunidade Jackson do Pandeiro, não havia interação. Apenas eu postava músicas, literatura referente ao Rei do Ritmo, homenagens, mas não obtinha qualquer tipo de retorno, crítica alguma, quer positiva, quer negativa. Saí por conta própria!
À vista disso, resolvi formar minha própria Comunidade, onde pudesse divulgar meu acervo sem qualquer perigo de exclusão ou interferência deletéria. Assim, nasceu a Comunidade DOBRADOS, CARNAVAL E FORRÓ, que chegou a contar com mais de 900 seletos membros. Era este seu ícone:
E foi em decorrência de meu trabalho de divulgação nessas Comunidades que me vieram os honrosos reconhecimentos sobre os quais adiante me estenderei.
NO CARNAVAL - Todas as manhãs de sábado, na Rádio Nacional do Rio de Janeiro FM, o veteraníssimo radialista Gerdal dos Santos apresenta, no programa Onde Canta o Sabiá, o quadro intitulado Alguém Muito Especial, assessorado pela Pesquisadora Patrícia Rodrigues, a das Marchinhas, enaltecendo vultos da Velha Guarda. Sempre que necessitam de alguma peça musical rara, difícil de se conseguir, é de meu acervo que se valem.
No período carnavalesco, fico lotado de pedidos de partituras de marchinhas, sambas e frevos, a maioria solicitada por jovens músicos que assinaram contrato com algum clube, mas não conhecem os sucessos mais tocados e cantados pelos foliões de todo os tempos. Tais pedidos têm chegado também do Exterior, de países como Alemanha, França, Japão, Estados Unidos, Portugal, Uruguai, Finlândia, Argentina e muitos outros.
NO FORRÓ - Minha dedicação a esse gênero, abarcando todos seus compositores e intérpretes, me levaram a tomar posse, no Recife, na Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, tendo como Patrona a cantora Elba Ramalho. Não preciso dizer mais nada!
NO DOBRADO - Ao formar a Comunidade Dobrados, Carnaval e Forró, além de permanecer fiel à Só Dobrados, disponibilizei nesta grande parte de meu acervo de dobrados, hinos e canções, atendendo às constantes solicitações que me chegavam. Uma delas, os Hinos Estaduais, pesquisa que me tomara mais de três anos de persistência e teimosia. Outra, os Toques de Corneta. Existiam apenas 72 na Internet. Fui à luta. Coadjuvado por dois Cabos Corneteiros do BGP, gravei mais 218 e postei o total de 290 nas duas Comunidades. O Toque de Alarme Aéreo, hoje, contabiliza 15.433 downloads! Confiram aqui:
http://www.4shared.com/account/home.jsp#dir=TUxSzUyM
O que eu não sabia, nem desconfiava, era que olhos atentos observavam esse meu prazeroso trabalho. E laboravam na surdina, preparando-me uma homenagem que jamais imaginei merecer, mas que comoveu não só a mim, mas a toda minha família.
Essa deferência partiu do jovem que, na foto abaixo, está tocando seu bombardino. Chama-se ele Filipe Fonseca, reside no Rio de Janeiro e, na época do sucedido, tinha apenas 18 anos de idade!
Filipe Fonseca
Pois esse moleque, sem me conhecer pessoalmente, sem ao menos ser meu amigo no Orkut, surpreendeu a todos, a mim e à totalidade da Só Dobrados, no dia 14 de dezembro de 2009, com inspirada composição sua, um belíssimo dobrado, ao qual deu o título de Tenente Raimundo Floriano. Surpreendeu-nos, não só pelo impacto da urdidura, feita em segredo, como pela beleza da linha melódica de sua criação, enriquecida pelos arranjos para 21 instrumentos, todos de sua lavra.
Minhas camaradas, meus camaradas, eu já me meti a compositor. Sentava-me num boteco com alguns amigos do ramo e danávamo-nos a fazer marchinhas, sambas, o escambau. Mas no caso em tela, o buraco é muito mais embaixo.
Pasmem! Um jovem de apenas 18 anos, tendo à disposição o vigor da idade e as maravilhosas e infindáveis alternativas de diversão da vida carioca, deixa tudo isso de lado para queimar as pestanas e elaborar uma peça musical dedicada a quem só conhece virtualmente! E o resultado taí: 4:31 de talento e criatividade! Sublime invenção!
É ou não é para sensibilizar qualquer coração empedernido?
A Fanfarra do 1º RCG - Regimento da Cavalaria de Guarda, da qual fui nomeado
AMIGO, esmerou-se na gravação desse tesouro musical, que coloco à disposição de meus queridos leitores.
Fanfarra do Primeiro Regimento da Cavalaria de Guarda
Ouçam-no aqui:
Muito do que foi dito acima está hoje ultrapassado, com a extinção do Orkut. Venho compensando essa lacuna, postando as partituras em meu álbum de fotos do Facebook, onde já se encontram estes títulos: Marchinhas e Sambas Carnavalescos para os dois naipes – trombone e sax alto; e pistom, clarineta e sax tenor –, Chorinhos, Toques de Corneta e Toques de Clarim.
MAIS EMOÇÕES:
Há poucos dias, o amigo Jorge Rocha, meu Assessor Tecnológico, ex-baterista do Gera Samba, capturou, no Google, imagens diversas postadas por mim nas diversas matérias que venho publicando, e youtubou-me, ou seja, brindou-me com este vídeo, que tenho o prazer de colocar à disposição de todos vocês: