O estado de 'sobrecarga' do corpo é causado pela intoxicação — a absorção e a metabolização — do álcool no organismo, gerando sintomas como dor de cabeça, tontura, náuseas, entre outros. Não há um remédio para o problema, mas existem formas de amenizar e combater seus sintomas, como explica a nutricionista Cristiane Kovacs, autora do livro "Manual de Sobrevivência - Ressaca".
Segundo Cristiane, a principal dica para evitar o problema é não fazeer jejum antes de iniciar o consumo de álcool. Esse jejum, explica, não é necessariamente de um dia, mas de algumas horas antes da ingestão.
— O jejum pode acelerar cada vez mais o processo de intoxicação pelo álcool e o processo de metabolização no organismo — conta. A dica para as horas anteriores à festa é focar em legumes e verduras, além da hidratação do corpo.
— Quanto mais hidratada, menos a pessoa vai sentir os efeitos. Quanto mais o rim trabalhar, melhor — indica a nutricionista. Ela elaborou um planejamento básico de alimentação ao longo do dia da festa. Nesse planejamento, o foco é uma alimentação leve com uma quantidade idal de macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras de fontes boas). Confira:
CAFÉ DA MANHÃ
Para o café da manhã, a dica é uma alimentação saudável e rica em líquidos. A especialista indica um cardápio com duas fatias de pão, geleia ou azeite (fonte boa de gordura), café com leite e uma fruta.
— Pode ser utilizado um suco de frutas natural, mas o ideal é a própria fruta — recomenda.
LANCHE DA MANHÃ
A recomendação é se hidratar. A nutricionista sugere um suco de mix de frutas.
ALMOÇO
A refeição deve conter arroz, feijão, salada verde, uma fonte de proteínas (carne de frango, peixe ou bovina). Alimentos excessivamente gordurosos, como feijoada, frituras de imersão e carnes gordas devem ser evitados para não sobrecarregar o fígado.
Cuidados durante as festas de fim de ano podem evitar a ressaca
Para além da alimentação nas horas anteriores, a nutricionista enumerou sete dicas que podem ajudar a fugir da ressaca no momento da festa. Conheça:
- Saber seu limite e beber com moderação
- Manter-se hidratado, ingerindo quantidade de água equivalente à de álcool
- Não misturar bebidas
- Manter-se alimentado, especialmente se beber durante algumas horas
- Consumir alimentos ricos em carboidratos e proteínas
- Beber sucos integrais, com concentração de carboidratos e frutose alta. Os recomendados são os sucos de uva, maçã, laranja e melancia
- Alimentar-se de forma saudável antes de começar a beber e incluir alimentos fontes de proteína e carboidratos, como iogurtes, frutas e cereais
A ressaca veio. E agora?
Se não houve jeito, e a ressaca chegar na manhã seguinte, não há motivo para desespero. A nutricionista Cristiane traz dicas e receitas que podem amenizar os sintomas. A primeira delas é beber muito líquido e evitar o consumo de café.
— Se você estiver acostumado a beber café, melhor evitar. A caféina é diurética — explica ela, que recomenda o consumo de água, água de coco, suco natural ou isotônicos.
A especialista conta que não há medicamentos que curem a ressaca ou acelerem o metabolismo do etanol no corpo. Não há, também, um tempo padrão para que o organismo elimine a substância, já que o processo pode ser influenciado pelo estado nutricional, por condições clínicas ou até por peso excessivo.
A respeito da alimentação no dia da ressaca, o recomendado é o consumo de frutas frescas ou secas, peito de frango, arroz, batata, abóbora e alimentos mais pastosos em geral, além de chá, frutas naturais e água de coco. Alimentos ricos em vitamina C também auxiliam na metabolização do etanol.
Algumas infusões podem ser consumidas para aliviar certos sintomas. Infusão de boldo auxilia na desintoxicação do fígado, enquanto a de gengibre diminui as náuseas e a de canela normaliza o ciclo de glicose.
Por fim, a nutricionista deixa três receitas de sucos desintoxicantes que podem ajudar no processo. Confira:
SUCO ANTIOXIDANTE
5 cenouras
1/2 maçã
1 colher de sopa de gengibre
Um punhado de salsa
300 ml de água
Modo de fazer: bater no liquidificador e coar
SUCO REVITALIZADOR
1 talo de agrião
1 talo de salsão
1 colher de chá de salsinha
1 maçã
300 ml de água
Modo de fazer: bater no liquidificador e coar
SUCO DIURÉTICO
250 ml de Água de coco
2 fatias de abacaxi
4 folhas de hortelã
1 fatia pequena de gengibre
gelo
Modo de fazer: bater no liquidificador e coar
*Estagiário, sob supervisão de Renata Izaal