Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Palavra do Editor domingo, 25 de dezembro de 2016

XICO BIZERRA NO ALMANAQUE RAIMUNDO FLORIANO

XICO BIZERRA ESTÁ NESTE ALMANAQUE

Raimundo Floriano

 

 

                        Conheci Xico Bizerra na noite de 27de maio de 2009, na solenidade de minha pose na Cadeira Número 10, da Academia Passa Disco da Música Nordestina, no Recife, tendo como Patrona a cantora Elba Ramalho, à qual compareceu a nata do cenário musical recifense. Na época, eu, desconhecido pesquisador brasiliense, ainda não merecia uma foto ao lado de Xico, até ali também ilustre desconhecido para mim. Mas vejam um pouco de quem esteve por lá:

  

                        Naquela maravilhosa noite, Elba Ramalho, acompanhada por Cezinha e zabumbeiro, além de me honrar com sua presença, esmerou-se no palco durante hora e meia, em show inteiramente, grátis, e lançou o CD Balaio de Amor, cujo carro-chefe era o belíssimo xote Se Tu Quiser, de autoria de Xico Bizerra. E, aí, ele entrou em minha vida, para nunca mais sair.

  

                        Ouçamos essa preciosidade neste youtube:

SE TU QUISER

  

                        Xico Bizerra é compositor, poeta e escritor. Nasceu na serra do Crato, na fronteiro entre Ceará e Pernambuco, em época incerta e não sabida. Foi influenciado pela natureza agreste do sertão e pela obra de Luiz Gonzaga. Funcionário público aposentado, vem se dedicando à gostosa atividade de compor músicas e escrever livros.

 

                        Não há cantor atualmente no Nordeste que não tenha gravado uma de suas composições. Além do valor individual, ele vem dando chance a todos os intérpretes da área, famosos ou não tanto, com o Projeto Forroboxote, que já está no Volume 9.

 

                        Com todo esse acervo cultural, Xico Bizerra ainda encontra tempo para assinar uma coluna no Jornal da Besta Fubana, Xico com X, Bizerra com I, na qual conta a história de suas criações.

 

                        E agora, descendo humildemente de seu altíssimo pedestal, vem enriquecer as páginas deste Almanaque, com Coluna homônima, cujo cabeçalho aí está:

 

                        Muito agradeço a Deus, por tê-lo posto em meu caminho, e ao Xico, pela magnanimidade de seu gesto!

 


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros