XICO BIZERRA ESTÁ NESTE ALMANAQUE
Raimundo Floriano
Conheci Xico Bizerra na noite de 27de maio de 2009, na solenidade de minha pose na Cadeira Número 10, da Academia Passa Disco da Música Nordestina, no Recife, tendo como Patrona a cantora Elba Ramalho, à qual compareceu a nata do cenário musical recifense. Na época, eu, desconhecido pesquisador brasiliense, ainda não merecia uma foto ao lado de Xico, até ali também ilustre desconhecido para mim. Mas vejam um pouco de quem esteve por lá:
Naquela maravilhosa noite, Elba Ramalho, acompanhada por Cezinha e zabumbeiro, além de me honrar com sua presença, esmerou-se no palco durante hora e meia, em show inteiramente, grátis, e lançou o CD Balaio de Amor, cujo carro-chefe era o belíssimo xote Se Tu Quiser, de autoria de Xico Bizerra. E, aí, ele entrou em minha vida, para nunca mais sair.
Ouçamos essa preciosidade neste youtube:
SE TU QUISER
Xico Bizerra é compositor, poeta e escritor. Nasceu na serra do Crato, na fronteiro entre Ceará e Pernambuco, em época incerta e não sabida. Foi influenciado pela natureza agreste do sertão e pela obra de Luiz Gonzaga. Funcionário público aposentado, vem se dedicando à gostosa atividade de compor músicas e escrever livros.
Não há cantor atualmente no Nordeste que não tenha gravado uma de suas composições. Além do valor individual, ele vem dando chance a todos os intérpretes da área, famosos ou não tanto, com o Projeto Forroboxote, que já está no Volume 9.
Com todo esse acervo cultural, Xico Bizerra ainda encontra tempo para assinar uma coluna no Jornal da Besta Fubana, Xico com X, Bizerra com I, na qual conta a história de suas criações.
E agora, descendo humildemente de seu altíssimo pedestal, vem enriquecer as páginas deste Almanaque, com Coluna homônima, cujo cabeçalho aí está:
Muito agradeço a Deus, por tê-lo posto em meu caminho, e ao Xico, pela magnanimidade de seu gesto!