Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Correio Braziliense quinta, 08 de agosto de 2019

WILSON SIMONAL: UMA HISTÓRIA PARA SER ENTENDIDA

 

Uma história para ser entendida
 
Cinebiografia de Wilson Simonal chega às telonas para contar a trajetória do polêmico cantor de um suingue sem igual

 

Ricardo Daehn

Publicação: 08/08/2019 04:00

Fabríco Boliveira e Ísis Valverde: nova parceria em Simonal
 (Paprica Fotografia/Divulgação)  

Fabríco Boliveira e Ísis Valverde: nova parceria em Simonal

 

 
O filme de estreia do diretor Leonardo Domingues é sobre a carreira — desde a ascensão até a queda — do cantor Wilson Simonal, mas impressiona o quanto a produção está ligada à capital. Para viver os papéis centrais do cantor e da mulher dele, Tereza, está um repeteco de casal visto no longa Faroeste caboclo (vinculado, claro, a Renato Russo): Fabrício Boliveira e Ísis Valverde. Roteirista do longa Simonal, ao lado de Domingues, Victor Atherino assinou não apenas o roteiro de Faroeste caboclo, como ainda esteve na escrita do filme Somos tão jovens (2013), dedicado à juventude de Russo.
 
Simonal, enriquecido por músicas como Terezinha, Lobo bobo e País tropical, chega às telas exumando o momento mais notório e público do cantor, que entrou para o ostracismo diante das supostas atitudes junto ao Departamento de Ordem Política e Social (Dops), órgão de repressão durante a ditadura setentista.
 
Trazendo o ator Leandro Hassum na pele do produtor e compositor Carlos Imperial, Simonal concentra parte do desenvolvimento da trama para mostrar como o cantor teria enredado seu ex-contador Raphael Viviani (chamado Taviani, no filme, e interpretado por Bruce Gomlevsky), numa situação de sequestro e extorsão.
 
O personagem de Caco Ciocler, Santana, um agente do Dops, teria papel forte na contravenção de Simonal. Para além da polêmica, a magnitude e a excelência de Simonal ocupam tevê, palco e peças de publicidade recriados no filme. Codiretor de A pessoa é para o que nasce e editor de Nise — O coração da loucura, Leonardo Domingues explorou no filme, que tem ótimos figurinos da veterana Kika Lopes e irrepreensível direção de arte de Yurica Yamasaki, cenas com personalidades como Ronaldo Bôscoli (Rafael Sieg), a socialite Laura Figueiredo (Mariana Lima), os cantores Erasmo Carlos (João Sabiá) e Elis Regina (Lilian Menezes).
 
 
 
Três perguntas/ Leonardo Domingues
 
 (Paprica Fotografia/Divulgação)  
 
De onde vem sua ligação com música e por que recontar a trajetória de Simonal?
Minha história com a música popular vem desde a infância. Ouvia muito a coleção de discos em LP dos meus pais. Eles tinham, por exemplo, só numa coleção de músicas, mais de 50 volumes. Pesquisando, cheguei ao disco do Simonal, e meu pai dizia: “Ele era dedo-duro, teve envolvimento com os militares”; como criança, não tinha entendimento disso. Participei, há 10 anos, do documentário Simonal — Ninguém sabe o duro que dei, na pós-produção, e entendi melhor a confusão. Um documentário fazia, à época, no máximo, 300 mil espectadores de público; como gosto de contar histórias, fazer uma construção boa de narrativa, que já usava em videoclipes, optei pela ficção juntando polícia, música, ditadura, medo e racismo.
 
 
Há julgamento distinto para o cidadão e o artista Simonal? 
Ele foi um injustiçado pelo sistema, num país dividido. Aliás, não há a cena do Simonal delator, no filme. Não achei bases, e acho que ele lutou até o fim contra a ideia. Acho, sim, que ele errou. Já, como artista, pelo suing e pela voz, não tinha igual. Artista fantástico memorável. Como cidadão, não sei. Não passei pelo que ele passou. Sou branco, classe média. Fica claro que ele se envolveu, e a sociedade o crucificou de uma forma... A história, aliás, é muito cíclica: há 10 anos, o Brasil era outro, né? Delação era coisa ruim. Agora, é premiada! Ainda pesou a arrogância do Simonal, do negro, pobre de favela que, aos trinta e poucos anos, tinha cobertura, Mercedes.
 
 
Como a família recebeu a ideia do filme?
Tinha contato com a família do Simonal, por causa do documentário. Eles até estavam negociando para fazer um musical, quando fui procurá-los. Ouvi deles: faça a sua versão, a sua história. Tive liberdade total. Liam o roteiro, e diziam ok. A biografia Nem vem que não tem — A vida e o veneno de Wilson Simonal, de Ricardo Alexandre, trouxe muitos dados históricos para o filme. Ficamos confortáveis de trazer Max de Castro e Wilson Simoninha para a trilha sonora, pois eles têm a carreira inteira das músicas do pai e todos os arquivos de músicas.
 
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