Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Literatura - Contos e Crônicas quinta, 05 de setembro de 2024

WESLEY MERCÊS, O CRIADOR POR TRÁS DE SUCESSOS NA INTERNET (POSTAGEM DO INTERNAUTA FELIPE ALMEIDA)

O criador por trás de sucessos na internet

 

Wesley Mercês é o artista que assina duas páginas de webcomics consideradas verdadeiros fenômenos da internet: "As Crônicas de Wesley" e "Sandubinha do Bem". O ilustrador já conta com 5 livros lançados e, recentemente, bateu recordes de venda com seu novo livro, faturando mais de 500 mil reais.

 

 

São Paulo, setembro de 2024 - Em 2013, um jovem de 16 anos que adorava desenhar e escrever decidiu unir as duas paixões e criar um perfil no Instagram. Wesley Mercês iniciava ali o As Crônicas de Wesley, com tirinhas de webcomics postadas periodicamente que, em menos de um ano, colecionavam um milhão de seguidores. O que havia de mais especial? O jovem baiano, que ainda pensava em qual curso prestar no vestibular, usava um senso de humor cotidiano para falar de situações comuns a muitos de nós. 

Em uma determinada tirinha, um casal de namorados comenta sobre o quanto a pizza fica mais saborosa na manhã seguinte ao dia em que pediram. A dupla decide, então, fazer um teste e esperar uma semana para ver se fica ainda melhor. Eles descobrem que “tem até champignon” depois desse período. Claro que a experiência não dá certo e eles não passam nada bem. Em outra, Wesley homenageia o saudoso Ziraldo, inspiração para muitos brasileiros, que nos deixou em abril de 2024. 

Crônicas e Sandubinha

Foi com esse perfil descontraído que o ilustrador chegou aonde está, com cinco livros publicados e um sexto a caminho, cujo título não poderia ser mais divertido: “O apocalipse das capivaras”. Para quem encontrou certa familiaridade nas traços das Crônicas, não é coincidência: Mercês é o ilustrador à frente do perfil Sandubinha do Bem, que desde 2022  engaja os mais variados perfis de usuários do Instagram com um senso de humor ingênuo e, ao mesmo tempo, divertido.. 

A “Sandubolândia”, como ele próprio define, é uma das suas frentes de trabalho e tem rendido projetos de Branded Content com diversas marcas, como Sony Pictures, Americanas, Ticket, Dr. Peanut e Heinz.. Mas a essência, assegura o artista, se mantém a mesma: entretenimento. "O motivo é diversão pura e simples. O propósito é sempre causar uma risada em quem lê. Em alguns casos, trazemos informação também de tabela. Mas o espaço nasceu para entreter o público", destaca o criador. 

Criador e empreendedor 

Atualmente, Wesley é um dos sócios do Sandubinha, o qual gerencia em paralelo com as Crônicas. Desde muito jovem, ele sempre se aventurou em duas frentes: a criatividade com empreendedorismo. “Os projetos foram acontecendo com naturalidade e tive a sorte de encontrar bons parceiros de trabalho em minha jornada”, afirma. 

Logo após ingressar em Design Gráfico pela UFBA, em Salvador (BA), ele passou a se dedicar ao trabalho como ilustrador e designer gráfico. “Pouco tempo depois de iniciar as Crônicas de Wesley, fui convidado pela HBO Max (hoje, apenas Max) para desenvolver algumas tirinhas e, logo depois, tive a oportunidade de trabalhar com a Warner e com a TNT Sports, criando tirinhas para os dias de jogos da Liga dos Campeões, relembra, pontuando ainda que fez ilustrações inspiradas na Liga da Justiça e na saga Harry Potter com essas marcas que o contrataram para outros trabalhos.. 

Sobre o Sandubinha do Bem:
A página do Instagram foi criada em 2022 e orquestrada pelo artista visual Wesley Mercês. A bio do perfil dá o tom do bom humor que o público encontra: “ao entrar na Sandubolândia, dificilmente você conseguirá sair”. Atualmente com 195 mil seguidores. 

Atualmente, a “Sandubolândia” - universo criado por um time, no mínimo, com muita imaginação - tem uma audiência equilibrada: 55% são homens e 45% são mulheres. A faixa etária oscila entre 18 e 44 anos, com a maioria no intervalo entre 25 e 34 anos. Ou seja, é um público adulto que consome diversão nas horas vagas. No entanto, as tirinhas foram além do Instagram e já ganharam até as salas de aulas dos Ensinos Fundamental e Médio, justo por um viés neutro e democrático do conteúdo proposto. 

Informações para a imprensa:
RPMA Comunicação - Sebastião Rinaldi

sebastiao.rinaldi@rpmacomunicacao.com.br
(11) 98984-5775

 


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros