Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Dad Squarisi - Dicas de Português sábado, 30 de março de 2019

VÍRGULA: ORAÇÕES COORDENADAS

 

Vírgula: orações coordenadas

Publicado em português

As orações coordenadas podem ser separadas por vírgula ou por conjunção coordenativa. No primeiro caso, chamam-se assindéticas:

Cheguei, / vi, / venci.

Acordei, / liguei a máquina, /comecei a escrever.

 

No segundo, sindéticas:

Trabalhamos / e estudamos.

Não trabalhamos / nem estudamos.

Paulo fez campanha durante quatro anos, / mas perdeu a eleição.

Não fale alto, / pois estamos em uma biblioteca.

Fez competente campanha publicitária, / logo ganhou pontos na avaliação.

Ora chove, / ora faz sol.

 

Vírgula antes do e

Ao separar orações, a conjunção e só é antecedida de vírgula se preencher duas condições: ligar orações com sujeitos diferentes e haver o risco de ambiguidade:

Os Estados Unidos atacaram o Iraque, e a Rússia reagiu. ( Sem a vírgula, a primeira leitura dá a impressão de que os Estados Unidos atacaram o Iraque e a Rússia. Não é o caso.)

As orações coordenativas recebem o nome da conjunção coordenada que a introduz. São cinco:

 

Conjunções coordenativas

aditiva: e, nem

adversativa: mas, porém, todavia, contudo, no entanto, entretanto

alternativa: ou…ou, ora…ora, já…já

explicativa: que, porque, pois

conclusiva: logo, portanto, pois.

 

Superdica

Como distinguir o pois explicativo do conclusivo?

  1. O explicativo vem depois de ordem ou pedido: Feche a janela, / pois venta forte. Por favor, não façam barulho, / pois o bebê está dormindo.
  2. O conclusivo nunca introduz a oração. Aparece no meio: Tirei nota baixa na prova, / não consegui, pois, classificação. Não trabalha nos fins de semana; / pode, pois, sair com os filhos.

Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros