Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo sexta, 13 de dezembro de 2024

VINI JR. LEVA PRÊMIO DE MELHOR JOGADOR DA TEMPORADA

Por O Globo — Madri

 

 
 

Uma votação de 122 jornalistas, ex-jogadores e ex-técnicos de todo o mundo elegeu Vinícius Júnior o melhor jogador da temporada 2023-24, no ranking Marca 100, que lista os 100 atletas de melhor desempenho no período. Com 5.473 pontos, o craque do Real Madrid superou o colega de time Jude Bellingham, que ficou em segundo (5.164) e o meia do Manchester City Rodri (4.802), cuja vitória na Bola de Ouro gerou polêmica, em outubro.

Vinícius Júnior sucede Karim Benzema e Erling Haaland, que ficaram no topo do ranking nas temporadas passadas. O jornal ressaltou que, diferentemente desses dois jogadores, o brasileiro não é um 9 clássico, mas "tem alma de atacante".

"O [Marca] 100 reconhece Vini como o melhor depois de uma temporada espetacular em que conquistou a Liga e a Liga dos Campeões, sendo o jogador mais decisivo em ambas as competições", destaca a publicação, que relembrou os 24 gols e as 11 assistências nos 39 jogos que disputou com a camisa merengue na temporada.

Veja o top 20 da classificação:

 

  1. Vinícius Jr (Real Madrid)
  2. Jude Bellingham (Real Madrid)
  3. Rodri (Manchester City)
  4. Lamine Yamal (Barcelona)
  5. Dani Carvajal (Real Madrid)
  6. Erling Haaland (Manchester City)
  7. Toni Kroos (Real Madrid)
  8. Kylian Mbappé (PSG --- Real Madrid)
  9. Florian Wirtz (Bayern Leverkusen)
  10. Harry Kane (Bayern de Munique)
  11. Lautaro Martínez (Inter de Milão)
  12. Nico Williams (Atletico de Bilbao)
  13. Phil Foden (Manchester City)
  14. Federico Valverde (Real Madrid)
  15. Dani Olmo (Barcelona)
  16. Rudiger (Real Madrid)
  17. Fábian Ruiz (PSG)
  18. Musiala (Bayern de Munique)
  19. Kevin De Bruyne (Manchester City)
  20. Cole Palmer (Chelsea)

 

O jornal ressaltou como Vini Jr subiu de produção na reta final da Liga dos Campeões. Marcou o gol decisivo contra o Leipzig nas oitavas, deu duas assistências contra o City nas quartas, marcou dois contra o Bayern nas semifinais e também marcou um gol na final, contra o Borussia Dortmund. "Uma Liga dos Campeões superlativa para dar ao Real Madrid a sua décima quinta Taça dos Campeões Europeus", diz o texto.

O "Marca 100" é o primeiro prêmio que reconhece a superioridade da temporada de Vinícius Júnior. Em outubro, a France Football deu a Bola de Ouro ao espanhol Rodri, numa decisão que gerou um boicote do Real Madrid à premiação, em solidariedade ao brasileiro e ao espanhol Dani Carnaval. Houve debates se o brasileiro, considerado favorito, perdeu para o meia do City pelo seu posicionamento antirracista em campo e ou na comparação das atuações por seleções nacionais.

O prêmio The Best, da Fifa, será entregue em janeiro.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros