Uma votação de 122 jornalistas, ex-jogadores e ex-técnicos de todo o mundo elegeu Vinícius Júnior o melhor jogador da temporada 2023-24, no ranking Marca 100, que lista os 100 atletas de melhor desempenho no período. Com 5.473 pontos, o craque do Real Madrid superou o colega de time Jude Bellingham, que ficou em segundo (5.164) e o meia do Manchester City Rodri (4.802), cuja vitória na Bola de Ouro gerou polêmica, em outubro.
Vinícius Júnior sucede Karim Benzema e Erling Haaland, que ficaram no topo do ranking nas temporadas passadas. O jornal ressaltou que, diferentemente desses dois jogadores, o brasileiro não é um 9 clássico, mas "tem alma de atacante".
"O [Marca] 100 reconhece Vini como o melhor depois de uma temporada espetacular em que conquistou a Liga e a Liga dos Campeões, sendo o jogador mais decisivo em ambas as competições", destaca a publicação, que relembrou os 24 gols e as 11 assistências nos 39 jogos que disputou com a camisa merengue na temporada.
Veja o top 20 da classificação:
- Vinícius Jr (Real Madrid)
- Jude Bellingham (Real Madrid)
- Rodri (Manchester City)
- Lamine Yamal (Barcelona)
- Dani Carvajal (Real Madrid)
- Erling Haaland (Manchester City)
- Toni Kroos (Real Madrid)
- Kylian Mbappé (PSG --- Real Madrid)
- Florian Wirtz (Bayern Leverkusen)
- Harry Kane (Bayern de Munique)
- Lautaro Martínez (Inter de Milão)
- Nico Williams (Atletico de Bilbao)
- Phil Foden (Manchester City)
- Federico Valverde (Real Madrid)
- Dani Olmo (Barcelona)
- Rudiger (Real Madrid)
- Fábian Ruiz (PSG)
- Musiala (Bayern de Munique)
- Kevin De Bruyne (Manchester City)
- Cole Palmer (Chelsea)
O jornal ressaltou como Vini Jr subiu de produção na reta final da Liga dos Campeões. Marcou o gol decisivo contra o Leipzig nas oitavas, deu duas assistências contra o City nas quartas, marcou dois contra o Bayern nas semifinais e também marcou um gol na final, contra o Borussia Dortmund. "Uma Liga dos Campeões superlativa para dar ao Real Madrid a sua décima quinta Taça dos Campeões Europeus", diz o texto.
O "Marca 100" é o primeiro prêmio que reconhece a superioridade da temporada de Vinícius Júnior. Em outubro, a France Football deu a Bola de Ouro ao espanhol Rodri, numa decisão que gerou um boicote do Real Madrid à premiação, em solidariedade ao brasileiro e ao espanhol Dani Carnaval. Houve debates se o brasileiro, considerado favorito, perdeu para o meia do City pelo seu posicionamento antirracista em campo e ou na comparação das atuações por seleções nacionais.
O prêmio The Best, da Fifa, será entregue em janeiro.