Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Bebidas em Geral sexta, 17 de janeiro de 2025

VINHOS E MEMES (POSTAGEM DO LEITOR BRUNO COSTA)

Wine

Vinhos e memes: a harmonização ideal para o Dia do Riso

Sommelière da Wine destaca memes sobre vinhos com indicações de rótulos

No dia 18 de janeiro, comemora-se o Dia Internacional do Riso, uma data dedicada a destacar a importância do riso e do humor, comportamento humano associado ao bem-estar, saúde, redução do estresse e à melhora na qualidade do sono e fortalecimento do sistema imunológico.

Para celebrar com bom-humor, Thamirys Schneider, sommelière da Wine, o maior clube de assinatura de vinhos do mundo, aproveita memes do mundo dos vinhos para indicar bons exemplares de maneira descontraída. 

“O único rótulo que me define: Cabernet Sauvignon”

Esta frase brinca com a ideia de identidade e paixão por vinhos. Para os aficionados pela Cabernet Sauvignon, um rótulo pode, de fato, simbolizar uma parte da sua personalidade. O chileno Calyptra Gran Reserva D.O. Cachapoal Valley Cabernet Sauvignon 2020 é um exemplo de vinho que reflete o potencial desta uva em terroirs específicos. Com vinhos elegantes e complexos, de expressão autêntica, a linha da Calyptra pertence a uma vinícola boutique, com produção limitada, localizada no Alto Cachapoal, no Chile, região com altitude de 1000 metros acima no nível do mar, o que favorece o frescor natural das uvas. 

(https://www.wine.com.br/vinhos/calyptra-gran-reserva-d-o-cachapoal-valley-cabernet-sauvignon-2020/prod30586.html


“Um brinde ao vinho que ajuda a suportar o grupo da família”

Se há uma verdade que todo mundo concorda é que nem sempre o grupo da família é um mar de rosas. Tem toma lá, dá cá, confusão, piadas sem graça, correntes cansativas, informações duvidosas e, claro, aquelas mensagens de bom dia, boa tarde e boa noite que não levam a nenhuma conversa. Para não levar tudo a “ferro e fogo” e espairecer um pouco, que tal colocar aquela música tranquila e tomar uma taça de vinho?  

Para a ocasião, a sugestão é o tinto americano Dark Horse Big Red Blend. Com um estilo moderno e que agrada com facilidade, este rótulo mescla algumas das uvas tintas mais conhecidas do mundo do vinho com a Cabernet Sauvignon, uma das mais importantes variedades da Califórnia, e a Zinfandel, uva tinta que se tornou emblemática nos EUA. Aromático, macio e muito saboroso, é um ótimo companheiro para colocar as fofocas em dia e também silenciar o grupo que não para de receber mensagens.

(https://www.wine.com.br/vinhos/dark-horse-big-red-blend/prod24793.html

“Vinho é como eu: melhora com o tempo, mas continua precisando de atenção”

Nem todo ser humano aprende com o seu passado, mas esta é a ideia geral do amadurecimento. Assim como as pessoas, alguns tipos de vinhos, os chamados vinhos de guarda, também adquirem profundidade e complexidade ao longo do tempo.  A indicação para degustar este perfil de vinho é o chileno T.H. [Terroir Hunter] D.O. Valle de Leyda Pinot Noir 2021

Seu processo de amadurecimento é minucioso: 1/3 do vinho amadureceu em barricas de carvalho francês de terceiro uso, 1/3 em tanques de aço inox e 1/3 em ovos de concreto durante 12 meses. Depois, o vinho fica mais 12 meses em garrafa antes de ser comercializado. A intenção é trazer a máxima expressão da uva e do seu terroir de origem, exaltando o caráter primário da uva e todo seu frescor e mineralidade. 

É um vinho que se favorece com o envelhecimento em garrafa, apresentando agradáveis notas de evolução com o tempo. Mas atenção, para que isto aconteça, é preciso que o exemplar seja armazenado de forma adequada e degustado dentro do tempo orientado pelo enólogo, o que acontece numa média de até 8 anos, além do período de amadurecimento na vinícola. Exposição à luz, variação de temperatura e umidade e trepidações comprometem o processo. 

Vale a pena a espera para apreciar um rótulo cheio de personalidade como este, que recebeu 92 pontos Descorchados, 91 pontos James Suckling, 91 pontos Robert Parker e 93 pontos Mesa de Cata La CAV.

https://www.wine.com.br/vinhos/t-h-terroir-hunter-d-o-valle-de-leyda-pinot-noir-2021/prod28411.html?srsltid=AfmBOooDs3oY5gOXFY60bO6WQt3O6r_pnhVBVA0-oNoatZjU3wKVgX--

“Vinho branco gelado: porque eu sou chique e suada ao mesmo tempo.”

Durante o verão tropical, às vezes, a melhor alternativa é um vinho branco geladinho, com temperatura em torno dos 6ºC, para saborear sem derreter por dentro e sem perder a pose.  A indicação para esta proposta é um branco leve, jovem, sem passagem por barrica, refrescante e simples, assim, a temperatura mais refrescada não esconde as características da bebida. O também chileno 8 Ríos D.O. Región del Valle Central Sauvignon Blanc 2023 atende bem a estes requisitos, sendo leve, cítrico e refrescante, com toques herbáceos e florais. 

(https://www.wine.com.br/vinhos/8-rios-d-o-region-del-valle-central-sauvignon-blanc-2023/prod30338.html

“Vinho em lata? Aceito. No copo? Aceito. Na caneca? Também. Sou flex.”

Para quem ama experimentar e se aventurar, o importante é que tenha vinho! Independentemente do envase, vedante ou como será servido. Quem tem o gosto mais flexível, provavelmente irá apreciar os rótulos da linha Dadá - da vinícola Finca Las Moras - em especial, o Finca Las Moras Dadá Nº 1 Art Wine 2022, um blend macio e muito saboroso elaborado com as uvas Malbec, tinta emblemática da Argentina, e Bonarda, a uva queridinha dos argentinos. Envelhecido em barricas de carvalho americano de tosta média para acentuar as notas de baunilha, sem perder as características de frutas vermelhas maduras, é um exemplar que traz um delicado toque floral. O resultado é um vinho equilibrado, agradável e  com boa intensidade. 

(https://www.wine.com.br/vinhos/finca-las-moras-dada-n-1-art-wine-2022/prod29302.html


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros