Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo terça, 16 de maio de 2023

VINHOS DE PORTUGAL: CONHEÇA A PROGRAMAÇÃO DAS PROVAS QUE VÃO REUNIR O MAIORES ENÓLOGOS PORTUGUESES

 

Por O GLOBO — Rio de Janeiro

 

Vinhos de Portugal 2022: sala de provas
Vinhos de Portugal 2022: sala de provas Rebecca Alves

Que bons encontros acontecem em torno de uma garrafa de vinho não é surpresa para ninguém. Por isso mesmo a décima edição do Vinhos de Portugal prepara a vinda ao Brasil de nomes incontornáveis da viticultura portuguesa. Produtores como Luís Pato, Domingos Alves de Sousa, Anselmo Mendes, Dirk Niepoort e Fernando Guedes estarão no evento para conversar e brindar com os enófilos brasileiros. Não falamos que seriam grandes encontros?

Então anote aí: o Vinhos de Portugal será realizado no Jockey Club do Rio, de 9 a 11 de junho, e no Shopping JK Iguatemi, em São Paulo, de 15 a 17 de junho. Os ingressos, com preços a partir de R$ 143, estão à venda no site: vinhosdeportugal2023

Os enólogos citados acima participarão de uma série de provas especiais comemorativas aos dez anos do evento realizado pelos jornais O GLOBO, Público e Valor Econômico em parceria com a Vini Portugal. Luís Pato e Domingos Alves de Sousa estarão juntos, no Rio e em São Paulo, em provas comandadas por Dirceu Vianna Júnior, o único lusófono a obter o título de Master of Wine.

Dirceu também estará ao lado de Fernando Guedes, presidente da Sogrape, a maior empresa de vinhos portugueses, em uma prova no Rio. Neste encontro, aliás, será aberto o célebre Barca Velha.Também no Rio, Jorge Lucki, colunista do Valor Econômico e da CBN, estará em uma prova com Anselmo Mendes, conhecido como o “rei da Alvarinho”, a casta mais famosa da região dos Vinhos Verdes. Lucki também comandará uma prova com os vinhos de Celso Pereira, enólogo da Quanta Terra e da Vértice.

 

Salão de degustação

 

Já em São Paulo, Lucki vai mediar dois grandes encontros de produtores portugueses com o público brasileiro: o primeiro deles será com Dirk Niepoort, que comandou a revolução de vinhos de mesa nos anos 90 no Douro e agora faz o mesmo com os vinhos naturais. O outro será com João Roquette, CEO da Esporão, em uma prova em que serão apresentados vinhos da família Roquette, o que inclui também a Quinta do Crasto.

No Salão de Degustação, o público pode encontrar com todos os mais de 80 produtores e seus vinhos — serão mais de 600 garrafas! Os ingressos para esta área do evento garantem uma sessão de duas horas dentro do Salão. Por fim, os talk shows, que têm entrada gratuita e duração de 20 minutos, receberão o time de especialistas do evento e convidados especiais que serão divulgados em breve.

É ou não é uma edição recheada de grandes encontros?

A 10ª edição dos Vinhos de Portugal é uma realização dos Jornais Público, O Globo e Valor Econômico, em parceria com a ViniPortugal, com a participação do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, com o apoio das Comissões Vitivinícolas do Alentejo, Lisboa, Dão, Tejo, Vinhos Verdes e Península de Setúbal, Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal e TAP Air Portugal, água oficial Águas Prata, hotel oficial Fairmont Rio (RJ), local oficial Jockey Club Brasileiro (RJ), rádio oficial CBN e curadoria Out of Paper.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros