Que bons encontros acontecem em torno de uma garrafa de vinho não é surpresa para ninguém. Por isso mesmo a décima edição do Vinhos de Portugal prepara a vinda ao Brasil de nomes incontornáveis da viticultura portuguesa. Produtores como Luís Pato, Domingos Alves de Sousa, Anselmo Mendes, Dirk Niepoort e Fernando Guedes estarão no evento para conversar e brindar com os enófilos brasileiros. Não falamos que seriam grandes encontros?
Então anote aí: o Vinhos de Portugal será realizado no Jockey Club do Rio, de 9 a 11 de junho, e no Shopping JK Iguatemi, em São Paulo, de 15 a 17 de junho. Os ingressos, com preços a partir de R$ 143, estão à venda no site: vinhosdeportugal2023
Os enólogos citados acima participarão de uma série de provas especiais comemorativas aos dez anos do evento realizado pelos jornais O GLOBO, Público e Valor Econômico em parceria com a Vini Portugal. Luís Pato e Domingos Alves de Sousa estarão juntos, no Rio e em São Paulo, em provas comandadas por Dirceu Vianna Júnior, o único lusófono a obter o título de Master of Wine.
Dirceu também estará ao lado de Fernando Guedes, presidente da Sogrape, a maior empresa de vinhos portugueses, em uma prova no Rio. Neste encontro, aliás, será aberto o célebre Barca Velha.Também no Rio, Jorge Lucki, colunista do Valor Econômico e da CBN, estará em uma prova com Anselmo Mendes, conhecido como o “rei da Alvarinho”, a casta mais famosa da região dos Vinhos Verdes. Lucki também comandará uma prova com os vinhos de Celso Pereira, enólogo da Quanta Terra e da Vértice.
Salão de degustação
Já em São Paulo, Lucki vai mediar dois grandes encontros de produtores portugueses com o público brasileiro: o primeiro deles será com Dirk Niepoort, que comandou a revolução de vinhos de mesa nos anos 90 no Douro e agora faz o mesmo com os vinhos naturais. O outro será com João Roquette, CEO da Esporão, em uma prova em que serão apresentados vinhos da família Roquette, o que inclui também a Quinta do Crasto.
No Salão de Degustação, o público pode encontrar com todos os mais de 80 produtores e seus vinhos — serão mais de 600 garrafas! Os ingressos para esta área do evento garantem uma sessão de duas horas dentro do Salão. Por fim, os talk shows, que têm entrada gratuita e duração de 20 minutos, receberão o time de especialistas do evento e convidados especiais que serão divulgados em breve.
É ou não é uma edição recheada de grandes encontros?
A 10ª edição dos Vinhos de Portugal é uma realização dos Jornais Público, O Globo e Valor Econômico, em parceria com a ViniPortugal, com a participação do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, com o apoio das Comissões Vitivinícolas do Alentejo, Lisboa, Dão, Tejo, Vinhos Verdes e Península de Setúbal, Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal e TAP Air Portugal, água oficial Águas Prata, hotel oficial Fairmont Rio (RJ), local oficial Jockey Club Brasileiro (RJ), rádio oficial CBN e curadoria Out of Paper.