VINHO MOELLEUX
Robson José Calixto
Foto: RJC
Vinho Moelleux significa "vinho mole", quer dizer suave, adocicado, em contraste a outros vinhos mais encorpados. Outro dia experimentei um vinho Moelleux, do tipo branco, um Baron D'Arignac, com as letras “BA” em alto relevo. Dizem que o Barão morava nos Montes Pirineus, em propriedade da família e começou a produzir vinhos ainda jovem, tendo nascido em 1649.
As uvas principais que compõem esse vinho são a Grenache Blanc e Ugni Blanc (Trebbiano na Itália). É um vinho refrescante, suavemente doce, não licoroso, frutado (notas de melão, de maçã), também é floral, de acidez equilibrada, agrada à língua, ao nariz e desce bem pela garganta, com 10,5 GL, dando uma sensação jovial, de conquista, de amantes sensíveis.
Na taça sua cor é amarelo-dourado, vibrante, lembrando champanhe. Na garrafa sua cor também muda assumindo um tom de amarelo um dado castanho que traz à memória pêssego.
Foto: RJC
Na noite que experimentei o vinho Moelleux, ele combinou muito bem com atum, vinagre de maça e o queijo de muçarela de búfala. Ao me deitar naquela noite persistia no meu paladar o sabor da baunilha que compõe os melhores sorvetes de creme, quer dizer agradabilíssimo (eu nada comera que tivesse baunilha naquela noite para ter em mim aquele sabor tão resiliente).
É vinho bem acessível o qual recomendo aos amigos e amigas experimentarem e valorizarem. Alguns poderiam dizer que é um vinho de mulher, como alguns bobos dizem, mas as mulheres sabem apreciar o que é bom, não?