/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2022/8/t/MbcuVBRKW9qaBUcaSOZQ/crisantemo-flores-rancho-raizes-jul18-1-1-.jpg)
Flores na estufa do Rancho Raízes, produtor de crisântemos em Holambra, no interior de São Paulo — Foto: Divulgação
A primavera é a alta estação do turismo em Holambra, no interior de São Paulo. Mas é possível admirar as cores da maior produtora e exportadora de flores do Brasil o ano todo. Em abril, por exemplo, o passeio Estufas Abertas levará visitante aos bastidores dos locais onde as flores são plantadas e desenvolvidas.
- Primavera: três destinos no estado de São Paulo para visitar na estação das flores
- Território nacional: o casal que caiu na estrada para visitar todos os parques nacionais do país
- Férias em tempos de Covid: conheça 15 passos para viajar sem sustos
O evento, que acontecerá nos dias 2 e 3 de abril, é inspirado no “Kom in de kas!” (“Entre na estufa!”), uma tradição em diversas regiões da Holanda desde a década de 1970. Nele, os produtores de Holambra voltarão a abrir suas fazendas e ranchos para os visitantes interessados no cultivo de flores e plantas ornamentais.
A partir de três roteiros diferentes, os visitantes poderão conhecer todo o processo produtivo – do plantio à colheita – de seis propriedades e também as instalações da Faculdade de Agronegócios de Holambra (Faagroh), do Grupo Unieduk. O passeio será feito a bordo de um ônibus especial, que passará por duas fazendas por circuito. Os visitantes poderão escolher o tempo de permanência em cada parada, e também alterar a programação, se quiserem, já que os veículos passarão de tempos em tempos.
Interior de São Paulo: parques aquáticos, resorts gigantes e até dinossauros em Olímpia, a 'Orlando brasileira'
As fazendas escolhidas para esta edição cultivam plantas ornamentais (Brumado e Giardino de Cozi), kalanchoes e calandivas (Joost van Oene), crisântemos (Rancho Raízes), azaleias (Sleutjes) e antúrios (Symphony). Os visitantes poderão passear entre os canteiros para observar, fotografar ou filmar de perto as flores e plantas em todas as fases de suas vidas. Os grupos serão acompanhados pelos próprios produtores, que explicarão sobre as técnicas de cultivo e sua evolução ao longo dos anos, desde a chegada dos primeiros colonos holandeses à região.
As saídas acontecerão nos dias 2 e 3 de abril de 2022, das 9h às 17h. O embarque será feito no estacionamento do Parque da Expoflora (Rodovia SP 107), em frente ao Moinho Povos Unidos, onde os visitantes poderão deixar seus veículos até o final do passeio.
Os ingressos custam R$ 100 (ou R$ 80, se comprados até 31 de março), com meia entrada garantida por lei e . As vendas acontecem pelo site ingressorapido.com.br e mais informações podem ser obtidas pelo e-mail estufasabertasholambra@gmail.com.