Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo quarta, 23 de março de 2022

VIAGEM: PASSEIO ESPECIAL EM HOLAMBRA MOSTRARÁ OS BASTIDORES DA PRODUÇÃO DE FLORES

Por Eduardo Maia

 


Flores na estufa do Rancho Raízes,  produtor de crisântemos em Holambra, no interior de São Paulo — Foto: Divulgação

Flores na estufa do Rancho Raízes, produtor de crisântemos em Holambra, no interior de São Paulo — Foto: Divulgação

primavera é a alta estação do turismo em Holambra, no interior de São Paulo. Mas é possível admirar as cores da maior produtora e exportadora de flores do Brasil o ano todo. Em abril, por exemplo, o passeio Estufas Abertas levará visitante aos bastidores dos locais onde as flores são plantadas e desenvolvidas.

O evento, que acontecerá nos dias 2 e 3 de abril, é inspirado no “Kom in de kas!” (“Entre na estufa!”), uma tradição em diversas regiões da Holanda desde a década de 1970. Nele, os produtores de Holambra voltarão a abrir suas fazendas e ranchos para os visitantes interessados no cultivo de flores e plantas ornamentais.

A partir de três roteiros diferentes, os visitantes poderão conhecer todo o processo produtivo – do plantio à colheita – de seis propriedades e também as instalações da Faculdade de Agronegócios de Holambra (Faagroh), do Grupo Unieduk. O passeio será feito a bordo de um ônibus especial, que passará por duas fazendas por circuito. Os visitantes poderão escolher o tempo de permanência em cada parada, e também alterar a programação, se quiserem, já que os veículos passarão de tempos em tempos.

As fazendas escolhidas para esta edição cultivam plantas ornamentais (Brumado e Giardino de Cozi), kalanchoes e calandivas (Joost van Oene), crisântemos (Rancho Raízes), azaleias (Sleutjes) e antúrios (Symphony). Os visitantes poderão passear entre os canteiros para observar, fotografar ou filmar de perto as flores e plantas em todas as fases de suas vidas. Os grupos serão acompanhados pelos próprios produtores, que explicarão sobre as técnicas de cultivo e sua evolução ao longo dos anos, desde a chegada dos primeiros colonos holandeses à região.

As saídas acontecerão nos dias 2 e 3 de abril de 2022, das 9h às 17h. O embarque será feito no estacionamento do Parque da Expoflora (Rodovia SP 107), em frente ao Moinho Povos Unidos, onde os visitantes poderão deixar seus veículos até o final do passeio.

Os ingressos custam R$ 100 (ou R$ 80, se comprados até 31 de março), com meia entrada garantida por lei e . As vendas acontecem pelo site ingressorapido.com.br e mais informações podem ser obtidas pelo e-mail estufasabertasholambra@gmail.com.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros