Um dos lugares mais concorridos do Rio Gastronomia desde a edição passada, o bar Rio Coquetelaria oferece drinques preparados com Amázzoni Gin, produzido artesanalmente no interior do estado. No Auditório Santander lotado, os sócios Alexandre Mazza e Arturo Isola receberam as bartenders Jessica Sanchez, do Vizinho Gastrobar, e Adriana Pino (SP), para preparar drinques, degustar gim e falar sobre o mercado nacional.
- Nos últimos seis anos tivemos um aumento de marcas chegando ao Brasil, somado ao boom de destilarias nacionais produzindo em larga escala -, analisou Jessica - Quanto mais bebidas de qualidade, melhores drinques e, consequentemente, mais exigente os consumidores ficam. Isso é bom pra todo mundo, todos passam a produzir melhor.
Segundo Arturo, o Brasil hoje conta com 74 marcas de gim registradas, o que impulsionou a coquetelaria e até o mercado de tônicas artesanais, por exemplo. Prova de que o público brasileiro está ávido por novidades é que eles acabam de lançar seu segundo rótulo, o Amázzoni Rio Negro, com com 51% de graduação alcoólica (o primeiro tem 42%).
- A receita só leva botânicos frescos. Tem muito zimbro, semente de coentro e casca de limão siciliano. Usamos a oleosidade da castanha-do-pará para amaciar a potência da bebida na boca -, explica Mazza.
No mercado desde junho, o novo rótulo já conquistou o almejado Double Gold Medal, da San Francisco Spirit Awards. Ano passado, a marca foi laureada com o Word’s Best Craft Producer of The Year, pelo World Gin Awards, em 2018, em Londres. “Brasileiro acha que importado é melhor, mas estamos mudando isso”, comemorou Mazza.
O encontro da coquetelaria com a comida continua na a partir de quinta-feira, quando começa a segunda semana do evento. Destaque para a aula “A importância dos ingredientes”, no sábado, 22. Na ocasião, os sócios do Amázzoni Gin dividem o Auditório Santander com o chef Thomas Troisgros, do Olympe, vencedor na categoria de melhor francês.
- Vamos dar spoiler: Thomas Troisgros vai usar na comida os mesmos botânicos que usamos no gim. É a prova de que a união da comida com a gastronomia dá certo - disse Arturo.
Realizado pelo GLOBO com apresentação do Sesc RJ e do Senac RJ, o evento tem patrocínio master de Santander e patrocínio de Stella Artois, Pão de Açúcar, Coca-Cola e Vivo. O Rio Gastronomia tem ainda o apoio de Azeite Andorinha, Naturgy, Gosto da Amazônia, Unimed-Rio, Amázzoni Gin, Magnésia de Phillips Tabs e Água Pouso Alto, Orfeu Cafés Especiais como Café Oficial e parceria com Sindicato de Bares e Restaurantes (SindRio).