Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo segunda, 19 de agosto de 2019

VALORIZAÇÃO DO ARTESANAL

 

‘Valorizar o artesanal ao invés do industrial é uma revolução’, diz produtor de gim

Criadores do premiado Amázzoni Gin falaram sobre a crescente qualidade das bebidas e da coquetelaria brasileira
 
 
 
 

Um dos lugares mais concorridos do Rio Gastronomia desde a edição passada, o bar Rio Coquetelaria oferece drinques preparados com Amázzoni Gin, produzido artesanalmente no interior do estado. No Auditório Santander lotado, os sócios Alexandre Mazza e Arturo Isola receberam as bartenders Jessica Sanchez, do Vizinho Gastrobar, e Adriana Pino (SP), para preparar drinques, degustar gim e falar sobre o mercado nacional. 

- Nos últimos seis anos tivemos um aumento de marcas chegando ao Brasil, somado ao boom de destilarias nacionais produzindo em larga escala -, analisou Jessica - Quanto  mais bebidas de qualidade, melhores drinques e, consequentemente, mais exigente os consumidores ficam. Isso é bom pra todo mundo, todos passam a produzir melhor. 

Segundo Arturo, o Brasil hoje conta com 74 marcas de gim registradas, o que impulsionou a coquetelaria e até o mercado de tônicas artesanais, por exemplo. Prova de que o público brasileiro está ávido por novidades é que eles acabam de lançar seu segundo rótulo, o Amázzoni Rio Negro, com com 51% de graduação alcoólica (o primeiro tem 42%). 

- A receita só leva botânicos frescos. Tem muito zimbro, semente de coentro e casca de limão siciliano. Usamos a oleosidade da castanha-do-pará para amaciar a potência da bebida na boca -, explica Mazza. 

No mercado desde junho, o novo rótulo já conquistou o almejado Double Gold Medal, da San Francisco Spirit Awards. Ano passado, a marca foi laureada com o Word’s Best Craft Producer of The Year, pelo World Gin Awards, em 2018, em Londres. “Brasileiro acha que importado é melhor, mas estamos mudando isso”, comemorou Mazza. 

 

O encontro da coquetelaria com a comida continua na a partir de quinta-feira, quando começa a segunda semana do evento. Destaque para a aula “A importância dos ingredientes”, no sábado, 22. Na ocasião, os sócios do Amázzoni Gin dividem o Auditório Santander com o chef Thomas Troisgros, do Olympe, vencedor na categoria de melhor francês. 

- Vamos dar spoiler: Thomas Troisgros vai usar na comida os mesmos botânicos que usamos no gim. É a prova de que a união da comida com a gastronomia dá certo - disse Arturo.

Realizado pelo GLOBO com apresentação do Sesc RJ e do Senac RJ, o evento tem patrocínio master de Santander e patrocínio de Stella Artois, Pão de Açúcar, Coca-Cola e Vivo. O Rio Gastronomia tem ainda o apoio de Azeite Andorinha, Naturgy, Gosto da Amazônia, Unimed-Rio, Amázzoni Gin, Magnésia de Phillips Tabs e Água Pouso Alto, Orfeu Cafés Especiais como Café Oficial e parceria com Sindicato de Bares e Restaurantes (SindRio).


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros