Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Correio Braziliense quarta, 21 de outubro de 2020

UnB RECEBE NOTA MÁXIMA DO ENADE EM 10 CURSOS

Jornal Impresso

UnB recebe nota máxima do Enade em 10 cursos
 
Resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) apontam que 10 graduações da Universidade de Brasília e uma da Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs) tiveram a mais alta pontuação. Entre as da UnB, está arquitetura, onde estuda Karen Mendes (foto).  (Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
 
Distrito Federal teve 11 graduações com maior pontuação no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Reitora Márcia Abrahão destaca a inovação científica e o comprometimento de estudantes e professores
 

 

» ALAN RIOS

Publicação: 21/10/2020 04:00

Estudante de arquitetura, Karen Mendes fez a prova em 2019 e acredita que os resultados dão visibilidade à UnB (Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)  

Estudante de arquitetura, Karen Mendes fez a prova em 2019 e acredita que os resultados dão visibilidade à UnB

 



Resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) divulgados, ontem, mostram que 11 cursos de ensino superior no Distrito Federal atingiram nota máxima na avaliação de 2019. A análise é um dos processos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), e foi detalhada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao Ministério da Educação (MEC). Ao todo, 150 cursos da capital foram observados, de 29 áreas (veja Lista de cursos). A Universidade de Brasília (UnB) teve destaque na pesquisa com 10 graduações entre as 11 que alcançaram a maior pontuação. A 11ª da lista é enfermagem, da Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs), instituição que também é pública. Os índices variam de 1 a 5, sendo que as notas 1 e 2 são consideradas insatisfatórias. Outras instituições de ensino privadas e públicas do DF tiveram 48 notas 4, outras 48 notas 3, mais 39 notas 2 e três cursos avaliados no conceito 1, além de um sem classificação.

A prova é realizada a cada três anos com as mesmas áreas, o que significa que os cursos avaliados em 2019 voltam a ser analisados em 2022. O exame tem 40 questões, sendo 10 de formação geral — que aferem aspectos da formação profissional — e 30 de componente específico — com perguntas sobre a área na qual o aluno está se formando. Assim como foi verificado no DF, de maneira geral, nas outras unidades da Federação, o desempenho dos estudantes de instituições públicas foi melhor que o de alunos de universidades e faculdades particulares. Um dos motivos que pode explicar isso é o conceito de aplicações em atividades universitárias além do campo do ensino, como pontua a reitora da UnB, Márcia Abrahão Moura.

Ensino público

“O Enade avalia também a qualidade da nossa pesquisa e extensão. Grande parte da formação do estudante é influenciada também por inovações científicas, pela relação com a sociedade. Temos quase 100% dos docentes com doutorado, formados nas melhores universidades do mundo, mostrando em conjunto com os alunos a capacidade de uma pesquisa de excelência. Nesta pandemia mesmo estamos atuando no combate à covid-19 com pesquisas para a população, como o teste da vacina chinesa, por exemplo, que a UnB está participando”, lembra Márcia. Para a reitora, as conclusões divulgadas ontem são satisfatórias também por mostrarem que o investimento público nas instituições de ensino superior acabam sendo recompensados.

“O financiamento público da UnB vem da população brasileira. Ou seja, um resultado positivo como esse significa retornar à sociedade o investimento que ela prestou no ensino. Temos de comemorar nossa capacidade de estar sempre à frente, mesmo com situações adversas. As notas da UnB são expressivas e vêm como presente para Brasília nos 60 anos da cidade”, diz. Os cursos com conceito 5 da Universidade de Brasília foram arquitetura e urbanismo (integral e noturno), engenharia ambiental, engenharia civil, engenharia de produção, engenharia mecânica, farmácia (integral), nutrição e odontologia (esses nove do Campus Darcy Ribeiro) e enfermagem do Campus Ceilândia. Ainda houve 17 notas 4 na UnB e uma nota 3. Nenhum curso de graduação da instituição foi considerado insatisfatório, com as duas piores pontuações.

Estudante de arquitetura e urbanismo na UnB, Karen Mendes, 24 anos, fez a prova do ano passado. Prestes a se formar, ela considera que os bons resultados contribuem para a visibilidade da universidade. "Mesmo que o Enade não valha ponto para a faculdade em si, ele é muito importante para mostrar o nível do ensino. A parte da prova sobre conhecimentos específicos foi o que a gente aprendeu, não tinha nada que não tivesséssemos visto", avalia a jovem.

Catarina de Almeida Santos, integrante do comitê do DF da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, avalia que observar a educação como um processo, não um produto, é o melhor caminho para alcançar bons índices. “Os dados divulgados refletem a seriedade das universidades públicas, que olham a educação como um bem, um direito, não como um serviço a ser comercializado. Tudo isso é importante no processo de formação e mostra muito que a instituição pública olha a questão geral, não só o ensino”, opina.

A especialista destaca que a dedicação de alunos e professores nesse sistema pedagógico, para o desenvolvimento da instituição e da sociedade que a cerca, provocam boas notas. “Grande parte dos cursos com melhores avaliações estão vinculados às instituições públicas, porque elas não são simplesmente de ensino. Têm alunos que se dedicam à universidade, desenvolvem ciência, integração, pensam as questões dos estágios. Muitos cursos bem avaliados são das áreas de saúde, que têm muito contato com a comunidade, por exemplo. Os professores também são dedicados, participam de pesquisas, publicações, não são só ‘aulistas’”, afirma Catarina Santos.

Rafael Vilela, 25, cursa o 11º semestre de engenharia de produção na UnB, outro curso que teve nota máxima no Enade. Para o jovem, o resultado, além de assegurar aos estudantes a qualidade do ensino prestado, abre portas para qualificações posteriores. "Caso eu queira fazer algum mestrado ou doutorado, (isso) pode ajudar muito se eu precisar de uma bolsa de estudos”, diz o estudante.

Reitora Márcia Abrahão:  

Reitora Márcia Abrahão: "O financiamento público da UnB vem da população brasileira"

 



Desempenho


Outro índice divulgado ontem foi o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD). Ele faz um paralelo com o desempenho do aluno no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para calcular o quanto os estudantes que estão terminando o curso se desenvolveram ao longo do percurso acadêmico. Apenas três cursos obtiveram nota máxima no IDD 2019: enfermagem do Centro Universitário de Brasília (UniCeub), engenharia da computação do Centro Universitário do Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb) e agronomia no Centro Universitário Icesp (Unicesp). Cinco cursos do DF tiveram nota 1 no IDD: medicina no Uniceplac, enfermagem no Centro Universitário Estácio de Brasília, enfermagem e farmácia no Uniplan e arquitetura e urbanismo no Iesplan.

Simone Maria Espinosa, diretora institucional de Regulação e Avaliação do UniCeub, explica que “o IDD mostra o quanto o aluno agregou de conhecimento”. “Essa nota de enfermagem mostra que o curso agregou muito em relação tanto aos conhecimentos gerais, quanto aos assuntos específicos do curso. Atingimos um grau de maturidade interessante nesse sentido”, diz. Simone pondera que as instituições privadas têm como desafio realizar a conscientização dos estudantes quanto à importância da prova. “A luta que nós temos em relação ao Enade é para fazer com que o aluno faça a prova com interesse e com responsabilidade, porque a nota não é só para a instituição. Os professores fizeram o trabalho de conscientização e mostraram que eles evoluíram durante a jornada acadêmica que participaram. Para a instituição, esse é um instrumento de gestão, que permite saber o que foi feito de forma assertiva, olhar fragilidades dos nossos cursos e apresentar planos de ações”, considera.

Colaborou Tainá Seixas

  • Saiba mais

    Avaliação do MEC

    O Enade é um dos processos que integram o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e busca aferir o desempenho dos estudantes em relação a conhecimentos, competências e habilidades desenvolvidas ao longo do curso. Cada área é avaliada a cada três anos. O teste permite que o MEC produza dois indicadores de qualidade: o conceito Enade e o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Esperado e Observado (IDD). O conceito Enade é calculado a partir do desempenho dos alunos na prova. Já o IDD leva em conta também o desempenho do aluno no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para medir o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes.



  • Lista de cursos

    » Bacharelado:  
    agronomia, arquitetura e urbanismo, biomedicina, educação física, enfermagem, engenharia ambiental, engenharia civil, engenharia de alimentos, engenharia de computação, engenharia de controle e automação, engenharia de produção, engenharia elétrica, engenharia florestal, engenharia mecânica, engenharia química, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária

    » Superiores de tecnologia:  tecnologia em agronegócio, tecnologia em estética e cosmética, tecnologia em gestão ambiental, tecnologia em gestão hospitalar, tecnologia em radiologia, tecnologia em segurança do trabalho
 
 

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