Sra. Maria do Socorro Melo Simões
Há pouco mais de 10 anos, quando mantive contrato de jornalismo como Profissional Liberal vinculado ao Departamento de Projetos Especiais do Diário de Pernambuco, vivi momentos emocionantes ao percorrer terras distantes do meu lar. Na qualidade de repórter, juntamente com Sanelvo Cabral e Arijaldo Carvalho, percorri muitas estradas dos sertões e acabei escrevendo histórias, sobre personalidades notáveis, como Dr. Francisco Simões.
O rincão que me trouxe as melhores lembranças foi Petrolândia, considerada “a Brasília do Nordeste”, um verdadeiro oásis pela tranquilidade que nos inspirou os melhores momentos de vida nos instantes memoráveis que passei em sua orla fluvial.
Tivemos a sorte de cobrir o planejamento para as festas do Centenário da Emancipação Política daquele município, com a finalidade de produzir um jornal inteiro, ali permanecendo durante mais de 10 dias. Isto nos permitiu maior integração com a sociedade local; um encantador estilo de pessoas.
Criaturas distintas com as quais firmamos amizade para sempre, dentre elas o lojista Antônio Moura, o escritor Antônio da Costa Granja, o automobilista “Pinguim”, D. Socorro Simões e mais 88 personalidades que tive o cuidado de citar nas primeiras páginas da biografia de Dr. Francisco Simões, que assinei em setembro de 2011.
Os contatos com as pessoas – das mais importantes às mais simples – nos deram mostra de que a cidade parecia ser um mundo diferente. Um lugar tranquilo, habitado por pessoas de fino trato.
Concluídas as reportagens que foram objeto de nossa viagem permaneci muitos dias mais, indo e voltando, à medida das necessidades do trabalho com as entrevistas para o livro: “Dr. Simões – Um líder de Petrolândia”.
Todavia, uma das criaturas que mais me chamou a atenção foi D. Maria do Socorro Melo Simões, sua viúva, não só pela impressão geral de como é identificada pelas gentes que ali vivem – porque foi a Primeira Dama de Petrolândia, nas várias gestões do marido – mas pelo seu trabalho incessante na ação social de ajuda aos mais necessitados.
Não obstante haver publicado o livro, continuo frustrado por não haver documentado, em termos de biografia, a vida de uma grande estrela do Sertão do São Francisco.
A História exige que se registre um pouco do que aquela ilustre dama tem feito pelo município e sua gente. Que os historiadores de Petrolândia atentem para esta sugestão: Maria do Socorro Melo Simões é uma das damas mais notáveis da região sanfranciscana.
Livro biográfico do Dr. Francisco Simões