Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Correio Braziliense segunda, 19 de novembro de 2018

UMA CELEBRAÇÃO PELO PATRIMÔNIO DE BRASÍLIA

Uma celebração pelo patrimônio de Brasília
 
No fim de semana, o CCBB receberá o Festival Brasília Patrimônio Vivo. O evento marca o fim da série homônima publicada pelo Correio entre junho e setembro. As matérias mostraram histórias de pessoas que fizeram e fazem da capital um lugar de renovação constante

 

JÉSSICA EUFRÁSIO

Publicação: 19/11/2018 04:00

 (Minervino Junior/CB/D.A Press)  


 (Minervino Junior/CB/D.A Press)  


 (Ana Rayssa/Esp. CB/D.A Press)  


 (Luis Nova/Esp. CB/D.A Press)  
 
 
 
Entre junho e setembro, o Correio, em parceria com o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), publicou uma série de cadernos especiais intitulada Brasília Patrimônio Vivo: os protagonistas da história da capital. Durante 16 semanas, jornalistas contaram histórias de pessoas que fizeram e fazem da capital federal um lugar de renovação constante. Os protagonistas das matérias do projeto incluíram desde arquitetos e professores a cineastas, artistas e designers. São pessoas que desenvolveram um olhar único sobre Brasília e que ainda atuam com o intuito de manter o patrimônio cultural da humanidade vivo, tal como o nome da série destaca.
 
Para comemorar o encerramento desse projeto editorial e promover a divulgação dos trabalhos de mais artistas e empreendedores da cidade, o CCBB receberá o Festival Brasília Patrimônio Vivo no próximo fim de semana. A programação será gratuita e contará com atividades para toda a família. O evento ocorre no sábado e no domingo, das 9h às 21h, e terá oficinas, apresentações de dança, palestras, aulas de ioga, atrações para as crianças, além de oficinas.
 
Uma delas é a de jardim orgânico, na qual será possível aprender técnicas de cultivo de ervas medicinais, flores e minihortas em vasos. Os participantes receberão os materiais e descobrirão formas de associar as plantas à genética. “Cada um plantará com base no próprio tipo sanguíneo”, conta a paisagista responsável pela oficina, Cláudia Dorneles Mukti. Ela acrescenta que apresentará exemplos de flores comestíveis com base no organismo de cada pessoa. “Falarei da parte terapêutica de cada erva e pontuarei quais são as flores comestíveis ideais para determinado tipo sanguíneo. Na Europa, isso é muito usado para curar pessoas em hospitais, asilos. E, para quem mora em apartamento, é ideal ter uma hortinha de acordo com o próprio organismo”, recomenda Cláudia.
 
Design
 
A programação dos dois dias contará com uma feira de design promovida pela loja de produtos autorais Natural de Brasília. Os visitantes do museu poderão apreciar o trabalho de cerca de 20 expositores do segmento da economia criativa, que colocarão à venda itens como joias artesanais, acessórios de moda, além de comidas orgânicas. Para a curadora e diretora criativa da Natural de Brasília, Patricia Herzog, o evento vai ao encontro da proposta de manter a cidade viva. “Além de patrimônio, Brasília conquistou o título de cidade criativa do design pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). A capital é modernista, icônica e o design é uma das coisas que mais comunica a nossa identidade”, ressalta.
 
No segundo dia, o evento ainda terá atividades realizadas por professores do método Supera, que desenvolvem trabalhos com foco na melhora do raciocínio lógico, da concentração, da capacidade de resolver problemas e cálculos e no aperfeiçoamento da memória. “Teremos quebra-cabeças como o Tangram, cujas sete peças permitem a montagem de mais de 2,5 mil figuras, ensinaremos como funciona o ábaco, além de outras ferramentas. Todos os jogos que levaremos são para as áreas cognitivas”, conta Sheila Voos, diretora comercial da unidade do Jardim Botânico. A oficina é indicada para pessoas a partir dos 6 anos.

Roberta Campos, uma das vozes da nova MPB, é a estrela do domingo e vai apresentar repertório de quatro álbuns (Izabelita Marchedano/Divulgação)  
Roberta Campos, uma das vozes da nova MPB, é a estrela do domingo e vai apresentar repertório de quatro álbuns
O cantor baiano Lucas Santtana é uma das atrações. Ele se apresenta no sábado (Daryan Dornelles/Divulgação)  
O cantor baiano Lucas Santtana é uma das atrações. Ele se apresenta no sábado



Shows 
 
Para completar as atrações do festival, haverá shows do cantor baiano Lucas Santtana, no sábado, e da mineira Roberta Campos, no domingo. A apresentação de Roberta incluirá repertório dos quatro álbuns da artista, como os sucessos De Janeiro a Janeiro, Abrigo e Minha Felicidade, além de duas canções inéditas.
 
“Também farei algumas releituras de músicas de que gosto, da Marisa Monte e do Paul McCartney. As novas canções estão no meu DVD, que será lançado em janeiro. Uma delas começou a tocar nas rádios nesta semana”, conta a cantora. Este será o quinto show da mineira em Brasília.
 
Jornal Impresso

Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros