Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Correio Braziliense quarta, 01 de dezembro de 2021

UM NOVO ENSINO MÉDIO NO IDEAL

Um novo Ensino Médio no Ideal

Empresa que completou duas décadas de atuação em 2021 se prepara para o futuro com a implementação do novo Ensino Médio no ano que vem

Apresentado por  
 
postado em 22/10/2021 14:39 / atualizado em 29/11/2021 10:48
 
 (crédito: Acervo Ideal)
(crédito: Acervo Ideal)

Muita coisa mudou no panorama da educação em vinte anos. Se pegarmos apenas os dois últimos como exemplo: quem diria que os estudantes aprenderiam em casa, por causa de uma circunstância excepcional como a pandemia, em modo virtual? Mas essa é apenas uma das transformações. Desde que surgiu em 2001, ainda como um pré-vestibular, a escola vem crescendo sem deixar de lado suas raízes.

A principal novidade para o próximo ano letivo, que praticamente bate à nossa porta, é a implementação do novo Ensino Médio, devido a uma alteração na Lei de Diretrizes da Educação Nacional. A partir do primeiro ano do ensino médio o estudante terá uma organização curricular que contemple uma formação comum: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Isso significa a oferta de diferentes possibilidades de escolha, os itinerários formativos, com foco nas áreas de conhecimento e na formação técnica e profissional.

 

"Queremos que o novo ensino médio traga um pouco de protagonismo e autonomia para o aluno. Em sala de aula, sempre escutamos ‘por que tenho que estudar essa matéria se não vou trabalhar com isso?’. Claro que a gente precisa dar a formação completa, mas o estudante vai poder escolher, à parte, o que ele quer estudar. E quando ele escolhe o que gosta, o que quer, ele se engaja muito mais"Rani Cocenza, coordenadora do fundamental anos finais, do ensino médio do Colégio Ideal e professora de biologia.


 

Os objetivos dessa mudança são garantir a oferta de educação de qualidade a todos e aproximar as escolas da realidade das novas demandas e complexidades do mundo de trabalho e da vida em sociedade. “É como se a gente trouxesse um pouco do gostinho do futuro para mais cedo na escola. O novo ensino médio permite a vivência, estudar matérias diferentes do que estava acostumado na grade e experimentar”, completa Rani.

Aluno do nono ano do ensino fundamental, Arthur Vieira, de 14 anos, tem boas expectativas para a mudança. “Vai ser muito bom poder se aprofundar nas áreas que a gente não tem muito contato, como investigação criminal, educação financeira e empreendedorismo. Os itinerários vão ajudar a decidir qual pode ser minha profissão”, avalia.

Além dessa novidade, o aluno do Ideal continuará com uma preparação exclusiva para as provas desta fase, com foco no ENEM e do PAS, bem como no vestibular da Universidade de Brasília (UnB). Destacando-se as monitorias, os simulados, os plantões de dúvidas e aulas com objetivo de fixar os conteúdos estudados.

A experiência fica completa com a participação em projetos socioculturais com foco no senso crítico, na solidariedade, na amizade e em valores muito importantes aos adolescentes, como propõe o Laboratório Inteligência de Vida, uma aula semanal para aprender habilidades socioemocionais.

Por falar em atividades extracurriculares que complementam o que é aprendido em sala de aula, o Colégio Ideal tem um cardápio recheado. São pelo menos 30 iniciativas diferentes. Por exemplo, o projeto de voluntariado Na Real, a Liga do Esporte, clube de xadrez, ciclo de palestras e muito mais.

O Ideal contava com sete unidades no Distrito Federal e, este ano, abriu uma nova unidade na Asa Norte. As matrículas para 2022 já estão abertas. Maiores informações no site oficial e nas redes sociais.

 

Colégio Ideal

Site: https://idealbsb.com.br/

Endereços e números para contato:

Águas Claras - Araribá
Rua Araribá, lote 01
(61) 3973-3003

Águas Claras – Jequitibá
Av. Jequitibá, lote 325
(61) 3968-9424

Águas Claras – Manacá
Rua Manacá, lote 2, bloco 2
(61) 3547-7341

Asa Norte
SGAN 916
(61) 9 9698-5387

Jardim Botânico
Av. do Sol, quadra 9, lote A.E 5, Res. Jardins do Lago
(61) 3254-5760

Taguatinga – QNG 09
QNG 9, lote 1 e QNG 11, lote 2
(61) 3965-5005

Taguatinga – QNG 26
A.E Nº 26 - Setor G Norte
(61) 3041-6047

Taguatinga – QNG 31
A.E Nº 31 - Setor G Norte
(61) 3771-2650


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros