Equipes de resgate do Corpo de Bombeiros retomaram nesta segunda, 28, as buscas por vítimas do rompimento de uma barragem da mineradora Vale, em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte. O desastre ocorreu na tarde de sexta, 25, e deixou dezenas de mortos, feridos e centenas de desaparecidos, segundo balanços divulgados por autoridades. Ainda não há informações sobre as causas do acidente.
O gabinete de crise montado pelo governo para acompanhar os desdobramentos do rompimento da barragem da mineradora Vale em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte, está reunido nesta manhã de segunda-feira, 28, no Palácio do Planalto. Leia mais.
A juíza plantonista Renata Lopes Vale, da Vara do Trabalho de Betim, determinou nesta segunda-feira, 28, o bloqueio de R$ 800 milhões da mineradora Vale. O congelamento tem o objetivo de assegurar as indenizações necessárias a todos os atingidos, empregados diretos ou terceirizados, pelo rompimento da Barragem I da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG). Leia mais.
A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, disse que se reunirá na próxima terça-feira, 29, com o presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, para definir a prioridade do Ministério Público e do poder Judiciário em relação às medidas que deverão ser tomadas para encontrar os responsáveis pelo rompimento da barragem.
“É preciso responsabilizar severamente do ponto de vista indenizatório a empresa que deu causa a esse desastre. Executivos podem ser penalizados também”.
Em reunião extraordinária realizada neste domingo, 27, o Conselho de Administração da Vale decidiu mudar o sistema de remuneração e incentivos da empresa. A mineradora informou que o conselho decidiu suspender o pagamento de remuneraçãovariável aos executivos e também a Política de Remuneração aos Acionistas. Leia mais.
O diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Barata, disse que lama está chegando na hidrelétrica Retiro Baixo, em Furnas, e ela será desligada novamente. Na sexta-feira, 25, após o rompimento da barragem, as ativididades da hidrelétrica foram paralisadas para evitar danos à estrutura.
Em entrevista à Rádio Eldorado, a ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva defendeu critérios rigorosos para a proteção do meio ambiente. Ela afirmou que a flexibilização do licenciamento ambiental para favorecer empreendimentos é um crime. Marina defendeu critérios mais rigorosos para a aprovação de investimentos com impacto no meio ambiente e disse que o desastre de Brumadinho traz um alerta para o novo governo. Leia mais.
O tenente também disse que os militares de Israel trabalham coordenadamente com o Corpo de Bombeiros na região próxima à área administrativa e do refeitório da Vale. Abaixo do pontilhão, atuam as forças brasileiras. Ele também disse que os equipamentos israelenses são capazes de identificar sinais de celulares de vítimas na lama.
O Tenente do Corpo de Bombeiros Pedro Aihara disse que quatro equipes trabalham no resgate do ônibus encontrado soterrado na lama no último domingo, 27. Ele declarou que os agentes ainda não conseguiram acesso ao veículo e não há confirmação do número de mortos no local.
O representante da tropa israelense coronel Golan Vach, elogiou o trabalho do Corpo de Bombeiros e falou sobre o início dos trabalhos dos militares. “[Os bombeiros] trabalham em um lugar perigoso e complicado”.
“Apreendemos todo o terreno na primeira luz da manhã. Agora temos uma imagem completa do local e o que precisa ser feito. A delegação israelense vai começar a trabalhar agora. Nosso primeiro pessoal acabou de chegar no rio e o primeiro passo será o esforço para encontrar pessoas vivas. Isso será feito por aparelhostecnológicos”.
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, comentou na manhã desta segunda-feira, 28, que a chegada da equipe dos 136 militares de Israel pode aumentar as chances de encontrar novos sobreviventes. “Com a tecnologia deles vamos aumentar as chances de encontrar novos sobreviventes e teremos mais agilidade para encontrar vítimas, o que de certa forma vai amenizar muito a angústia que as famílias têm passado”.
Desde o rompimento da barragem em Mariana (MG), em novembro 2015, até o desastre de Brumadinho, não houve avanços na legislação e nem em medidas para promover a prevenção de casos semelhantes. A avaliação é do promotor Guilherme de Sá Meneguim em entrevista à Rádio Eldorado na manhã desta segunda-feira, 28. Leia mais.
São dezenas de mortos, centenas de desaparecidos, inúmeras dúvidas e ilações, e uma única certeza. A tragédia de Brumadinho escancara o quanto o Brasil está despreparado para um ciclo de crescimento com responsabilidade social, que deve ser o objetivo de qualquer país que se preze. Leia mais na coluna da Cida Damasco.
Aproximadamente 280 profissionais do Corpo de Bombeiros atuam neste quarto dia de buscas em Brumadinho (Luan Santos).
Marina Silva, ex-ministra do Meio Ambiente, fala ao 'Jornal Eldorado' sobre desastre em Minas. Acompanhe.
A Vale usou o plano de emergência em caso de rompimento da barragem no Córrego do Feijão como modelo de excelência a ser copiado em outras regiões. Chegou no último dia 28 de novembro a exibir para moradores do distrito de São Sebastião das Águas Claras, conhecido como Macacos, um vídeo no qual 109 pessoas de Brumadinho (MG) participaram do simulado identificando as rotas de fuga e medidas de autossalvamento. Da ata da reunião, consta que 89% da comunidade do Feijão participou do treinamento. Na prática nem a sirene tocou. Leia mais na Coluna do Estadão.