Nesta terça-feira (09/05), as semifinais da principal competição de clubes do mundo ganharão mais um capítulo de sua história. No mítico estádio madrilenho Santiago Bernabéu, Real Madrid e Manchester City reeditam o confronto do ano passado no que promete ser o grande jogo das meias-finais deste ano, e, também, digno de final antecipada.
Donos dos plantéis mais estrelados entre os quatro restantes, Madrid e City reeditam o confronto do ano passado, que também foi marcado pela disputa da vaga na final. Naquele contexto, quem levou a melhor foram os Blancos. Com a mão na vaga, há seis minutos do final, o time inglês foi surpreendido pela estrela do atacante brasileiro Rodrygo, autor de dois gols no espaço de apenas um minuto. Na prorrogação, Benzema fechou o placar para levar o time espanhol à sua décima sétima final de Champions.
Agora, pelos primeiros 90 minutos da última classificatória antes da grande decisão - esta que está marcada para o dia 10 de junho, às 16h, em Istambul - as equipes se encontram em situações um tanto distintas em relação ao último encontro. O Real Madrid, que começa a eliminatória diante da própria torcida, seguirá apostando no tão falado ‘pacto mítico’ que possui com a competição.
Fator Haaland
Com chances concretas de conquistar a tríplice coroa pela primeira vez em sua história, o Manchester City terá um trunfo na busca pelo título europeu inédito. Através da adição de Erling Haaland a um time já bem montado, mas carente de um artilheiro, os Citizens esperam, dessa vez, ter achado o elemento que faltou durante a última visita ao Bernabéu.
Com dificuldades na primeira metade do campeonato nacional, o time de Guardiola teve dificuldades para engrenar, mas quando encaixou, não teve para ninguém. Sem sentir o gosto da derrota desde o dia 5 de fevereiro, ou seja, há 21 jogos, o time de Manchester é considerado como o grande favorito em todas as competições que disputa. Entre a sequência invicta de jogos, estão partidas como as duas expressivas vitórias contra o Arsenal e a grande eliminatória frente ao Bayern de Munique, onde não sofreu derrotas. Na competição, também está invicto.
Senhores da Europa
O poderoso Real Madrid aterrissa nas semifinais da mesma forma do ano passado: dependente de sua brilhantíssima relação com a Champions League. Apesar de vir de um fim de semana de título, ao ter derrotado o Osasuna, por 2x1, na final da Copa do Rei, a equipe da capital espanhola aparenta não estar tão resiliente quanto se mostrou na última temporada.
Mais dependente de Vinícius Júnior do que nunca, o Madrid enfrentou constantes dificuldades na defesa pelo título nacional. Com tropeços para equipes como Villarreal, Real Sociedad e Girona, a equipe perdeu a segunda posição da tabela para o Atlético de Madrid, ocupando, agora, o terceiro lugar. Na Champions, porém, vem de duas grandes eliminatórias contra Liverpool e Chelsea.
Los Blancos têm a seu favor, no entanto, a sua pesada camisa, que ostenta incríveis quinze títulos europeus, além de uma equipe experiente, e de muita força mental. A eliminatória, que pode deixar o maior campeão europeu um passo mais próximo do segundo título seguido, ou coroar a temporada de um inédito campeão, pode pesar para ambos os lados. A partida de volta, marcada para o dia 17, será no Etihad Stadium, em Manchester.
Serviço:
Real Madrid x Manchester City
UEFA Champions League - Semifinal (ida)
Local: Estádio Santiago Bernabéu, Madri
Horário: 16h
Transmissão: TNT Sports e HBO Max
Prováveis escalações:
Real Madrid:
Courtois; Carvajal, Alaba, Rudiger e Camavinga; Kroos, Modric e Valverde; Vinicius Jr. , Rodrygo e Benzema.
Técnico: Carlo Ancelotti
Manchester City:
Ederson; Walker, Ruben Dias e Akanji; Stones, Rodri, Bernardo Silva, Jack Grealish, De Bruyne e Gundogan; Haaland
Técnico: Pep Guardiola
*Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima