Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo sexta, 29 de abril de 2022

TURISMO: UM RESORT À BEIRA-MAR COM UMA PRAIA FLUTUANTE? SIM, ELE EXISTE NO PANAMÁ

 


A 'praia flutuante' de Kupu-Kupu, no resort Boca Bali, em Bocas del Toro, Panamá  — Foto: Divulgação

A 'praia flutuante' de Kupu-Kupu, no resort Boca Bali, em Bocas del Toro, Panamá — Foto: Divulgação

Batizada de Kupu-Kupu (do termo indonésio para "borboleta"), a "praia" é, na verdade, um deque em forma de leque, que avança sobre o mar, no final de uma longa passarela de madeira que atravessa o manguezal da ilha.

Piscina flutuante do Bocas Bali, resort de luxo em Bocas del Toro, no Panamá — Foto: Divulgação

Piscina flutuante do Bocas Bali, resort de luxo em Bocas del Toro, no Panamá — Foto: Divulgação

Na parte de cima, com aproximadamente 30 metros de comprimento e 6 metros de largura, uma camada de areia cobre a estrutura, o que dá ao banhista a sensação de estar mesmo relaxando no litoral. O espaço é equipado com algumas espreguiçadeiras, um bar e palmeiras, que ainda estão pequenas mas, em breve, deixarão o cenário ainda mais convincente.

Se a areia confere à Kupu-Kupu uma sensação quase real de uma praia, o acesso à água é muito mais parecido com o de uma piscina. Escadas de quartzo verde descem em cascata do nível da praia, permitindo que os hóspedes entrem na água cristalina com bastante facilidade. Snorkeling, caiaque e outras atividades aquáticas não motorizadas também estão disponíveis na área da praia.

Entrada para a água da praia flutuante do resort Boca Bali, em Bocas del Toro, no Panamá — Foto: Divulgação

Entrada para a água da praia flutuante do resort Boca Bali, em Bocas del Toro, no Panamá — Foto: Divulgação

Segundo o proprietário e fundador do Bocas Bali, Dan Behm, a única coisa que faltava no resort, inaugurado em setembro de 2021, era justamente a praia. Todo o hotel, incluindo os quartos e o novo espaço, foi construído numa área de manguezais.

“Queríamos criar uma experiência única que por si só homenageasse o cenário natural incomparável, proporcionando aos nossos hóspedes o luxo de uma experiência de praia privada em nossa ilha exclusiva”, comentou Behm através de comunicado à imprensa.

Entrada para a água da praia flutuante do resort Boca Bali, em Bocas del Toro, no Panamá — Foto: Divulgação

Entrada para a água da praia flutuante do resort Boca Bali, em Bocas del Toro, no Panamá — Foto: Divulgação

O resort foi inaugurado em setembro de 2021 com 16 vilas personalizadas sobre a água, uma piscina de água doce de 20 metros e o restaurante Elephant House, que já funciona naquele mesmo local há cem anos anos. Entre as atividades possíveis estão mergulho, snorkeling, passeios de barco e caiaque e outras não motorizadas, para não perturbar o ecossistema local.

A preocupação ambiental está presente em todos os aspectos do projeto, garantem os responsáveis. Toda luz elétrica vem da energia solar, e foi projetado um sistema de tratamento de águas residuais ecologicamente correto especificamente para uma ilha de mangue. Já as bacias de captação podem armazenar até 100 mil galões de água da chuva, fornecendo todas as necessidades de água doce purificada.

Apraia flutuante do resor Boca Bali, em Bocas del Toro, no Panamá — Foto: Divulgação

Apraia flutuante do resor Boca Bali, em Bocas del Toro, no Panamá — Foto: Divulgação

As tarifas começam em US$ 1.100 por noite durante a alta temporada e $ 900 por noite durante a temporada de chuvas, incluindo todas as refeições e esportes aquáticos não motorizados no destino durante todo o ano. Mais informações e reservas no site bocasbali.com.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros