Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo quinta, 16 de junho de 2022

TURISMO: TREM MIAMI–ORLANDO - O QUE SABEMOS SOBRE A FERROVIA DA FLÓRIDA QUE TERÁ ATÉ ESTAÇÃO NA DISNEY

Por Eduardo Maia

 

Trem Miami-Orlando: o que sabemos sobre a ferrovia da Flórida que terá até estação na Disney
Trem da Brightline, ferrovia que ligará Miami a Orlando no começo de 2023 Reprodução / Wikimedia Commons

Entre as novidades mais aguardadas de Orlando, uma não fica nos parques temáticos. O Brightline, trem de alta velocidade que já conecta Miami a West Palm Beach, no litoral sul da Flórida, chegará à região central do estado no começo de 2023. Por representar uma alternativa inédita à conexão aérea e às viagens de carro, o serviço ferroviário entre os dois grandes polos turísticos do estado vem sendo esperado com ansiedade tanto por viajantes quanto pelas empresas do setor.

Abaixo, listamos sete coisas que já sabemos sobre o trem entre Miami e Orlando.

 

Quando a rota será inaugurada?

 

O Brightline começou a operar entre Miami e Fort Lauderdale em 2018, e desde então se fala sobre a expansão para Orlando. Depois de sucessivas mudanças de planos, a previsão atual é que o serviço comece a operar com passageiros no começo de 2023, mais provavelmente no mês de fevereiro.

 

Onde será a estação de Orlando?

 

A estação será conectada ao Terminal C do Aeroporto Internacional de Orlando, que está em construção. O novo terminal será maior e mais moderno que os demais e deve concentrar os principais voos internacionais. O aeroporto fica a cerca de 30 quilômetros do Walt Disney World e a 25 quilômetros do Universal Orlando Resort.

 

Quando tempo levará a viagem?

 

Estima-se que o trem levará até três horas para percorrer os pouco mais de 270 quilômetros que separam Miami de Orlando. Em alguns pontos, entre West Palm Beach e Orlando, a composição poderá atingir uma velocidade máxima de 201 km/h. Mas em outros, como o trecho entre Miami e West Palm Beach, por casa da quantidade de estações (Fort Lauderdale, que já existe, e Aventura e Boca Raton, que devem ser inauguradas ainda em 2022), a velocidade máxima será de 127 km/h.

Trens da Brightline, ferrovia que ligará Miami a Orlando no começo de 2023, na estação de West Palm Beach — Foto: Reprodução / Wikimedia Commons

Trens da Brightline, ferrovia que ligará Miami a Orlando no começo de 2023, na estação de West Palm Beach — Foto: Reprodução / Wikimedia Commons

 

E o preço?

 

Representantes da Brigthline presentes na edição mais recente do IPW, o maior encontro do turismo dos Estados Unidos, que aconteceu na última semana em Orlando, afirmaram que ainda não há uma tabela de tarifas para o serviço, mas estimam que o bilhete deve custar em torno dos US$ 100. Há também a possibilidade de se cobrar a mais por malas despachadas no vagão bagageiro, por exemplo.

 

Vai dar para chegar de trem nos parques?

 

Não nesta próxima fase de expansão, programada para começo de 2023. Para a terceira fase da ferrovia, ainda sem data de conclusão, estão previstas ao menos mais duas estações. Uma delas é em Disney Springs, o antigo Downtown Disney, centro comercial e gastronômico do Walt Disney World que funciona como uma espécie de hub de transporte interno para os parques e hotéis do complexo.

Há ainda um projeto do Universal Orlando Resort de instalar uma estação ferroviária anexa ao terreno onde está construindo seu quarto parque na cidade, o Epic Universe. Essa estação, que atenderia também o Orange County Convention Center, faria parte da ferrovia Sun Rail, que já conecta Orlando a cidades da região, e poderia ter uma conexão com o trecho do Brightline entre o aeroporto de Orlando e Disney Springs.

Onde será a estação final?

 

Quando a terceira fase de expansão da linha sair do papel, a parada final será na cidade de Tampa, na costa oeste da Flórida. A cidade, uma das principais do estado, vem crescendo como destino turístico, apostando em novos hotéis de luxo e numa gastronomia cada vez mais sofisticada. Tampa funciona também como base para quem quer explorar parques temáticos como Busch Gardens, Legoland (e a nova área de Peppa Pig), e para charmosas cidades litorâneas da região, como St. Petersburg e Clearwater. É possível que o terminal fique no histórico bairro de Ybor City.

Interior de um vagão da Brightline, ferrovia que ligará Miami a Orlando no começo de 2023 — Foto: Reprodução / Wikimedia Commons

Interior de um vagão da Brightline, ferrovia que ligará Miami a Orlando no começo de 2023 — Foto: Reprodução / Wikimedia Commons

 

Como é o trem?

 

As composições pintadas em branco, preto e amarelo usadas pela Brightline têm capacidade para até 248 passageiros, divididos em duas classes. Na Select, a mais cara, há fileiras com duas e uma poltrona, e também mesas para quatro pessoas, com direito a bebidas e snacks incluídos. Já na Smart, mais econômicas, as poltronas são separadas por um corredor estreito, e as bebidas são pagas a parte. Os trens contam com Wi-Fi.


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