Quando alguém diz que vai alugar uma casa em Orlando nas férias, muito provavelmente o endereço será em Kissimmee. A cidade, coladinha à terra dos parques temáticos da Flórida, consolidou-se como base para este tipo de hospedagem, muito valorizada por quem viaja em família ou grupo de amigos. Os imóveis, geralmente espaçosos e em condomínios fechados, são suas atrações mais conhecidas, mas não as únicas. Com boas opções de passeios em meio à natureza ou em seu charmoso Downtown, Kissimmee está longe de ser apenas uma cidade-dormitório.
A fama, porém, é justificada em números. Bem ao estilo americano, Kissimmee se considera a “capital mundial do aluguel por temporada”. São mais de 50 mil imóveis para locação, segundo os dados oficiais da cidade. Um deles, por exemplo, é a mansão de oito quartos (incluindo um com decoração inspirada nos Minions, de “Meu malvado favorito”) do lutador José Aldo, onde está hospedado o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Flórida: conheça Kissimee, a vizinha de Orlando que é mais que uma cidade-dormitório
A popularidade das casas de Kissimmee tem explicações tanto históricas quanto práticas. Como até julho de 2021 a locação por temporada era proibida em Orlando, os condomínios para turistas encontraram na cidade vizinha um terreno fértil para florescer. As casas amplas permitem acomodar mais gente de uma só vez que um quarto de hotel, e as cozinhas equipadas, abastecidas pelos ingredientes comprados em megastores como Target, deixam a estadia mais barata.
Passeios em pântanos e tirolesas
Durante o passeio pelos pântanos, é possível avistar diversos animais, como os famosos aligátores — Foto: Eduardo Maia
Ainda que seja desprovida de montanhas-russas ou simuladores de última geração, Kissimmee tem bastante a oferecer a seus visitantes. Especialmente àqueles que buscam atrações para aproveitar na natureza. A cidade é um dos melhores lugares, por exemplo, para fazer os tradicionais passeios por pântanos e áreas alagadas a bordo de airboats, balsas movidas por uma espécie de ventilador gigante na parte traseira.
Este é um dos passeios oferecidos pelo parque natural Wild Florida. Com o vento no rosto e o sol sobre as cabeças, os visitantes deslizam sobre uma vasta área alagada observando a fauna local, que vai de pássaros (muitas garças e patos) a aligátores, o famoso “primo” americano do nosso jacaré e que é o animal símbolo da Flórida. Num dia bom, perde-se a conta de quantos desses bichos se consegue avistar. E mesmo os menores, quando passam perto da balsa, costumam impressionar.
No Orlando Tree Trek, em Kissimmee, a imersão na natureza vem em forma de cinco circuitos de arvorismos — Foto: Eduardo Maia
Para quem quer emoções mais fortes, um bom programa é o Orlando Tree Trek (que, sim, fica em Kissimmee), parque instalado num bosque de 60 mil metros quadrados. O som da tranquilidade só é quebrado pelos gritos de quem desliza pelos cabos da tirolesa, de 15 metros de altura e 130 metros de comprimento.
Também há cinco circuitos de arvorismo (cada um para um nível de habilidade), em que os candidatos a Tarzan percorrem pontes suspensas, escalam paredes de cordas e se penduram em cabos até alcançarem o topo das árvores, a mais de 15 metros do chão. O ingresso custa US$ 59,95 por pessoa (orlandotreetrek.com).
Um passeio por Downtown
O Monument of States, formado por tijolos e pedras de todos os cantos dos Estados Unidos, é um marco no centro de Kissimmee, na Flórida — Foto: Eduardo Maia
Quem se hospedar em Kissimmee e quiser conhecer um pouco da vida real da Flórida, fora dos parques, pode se programar para um passeio por Downtown, um charmoso centro urbano com (acredite se puder) calçadas, construções com cara de antigas e paredes cobertas por grafites bem coloridos.
Cor é o que não falta no Monument of States, uma espécie de pirâmide meio torta, formada por tijolos e pedras vindas de todo o país em 1943. A ideia era simbolizar a união nacional após os ataques à base de Pearl Harbour, durante a Segunda Guerra. Ele fica em frente ao Kissimmee Lakefront Park, área verde às margens do Lago Tohopekaliga, ótima para caminhadas no fim da tarde.
A maior parte dos restaurantes e das lojas ficam nas ruas Emmett, Main e Broadway, mas vale a pena se perder nas transversais. Se a fome bater, considere parar no Big Jonh’s Rockin’ BBQ, restaurante voltado para a típica culinária sulista dos Estados Unidos, com direito a cortes de carne como brisket (o peito bovino) e costelinhas suínas acompanhados de sides clássicos, como mac & cheese e purê de batata doce. Para a sobremesa, desbrave o interminável menu da Abracadabra Ice Cream Factory, uma sorveteria que fabrica os mais inusitados sabores usando técnicas como congelamento por hidrogênio líquido.
À noite, o Estefan Kitchen, restaurante da cantora Gloria Estefan, é uma opção animada em Kissimmee — Foto: Eduardo Maia
Bons restaurantes também estão no Promenade at Sunset Walk, um calçadão comercial a céu aberto que reúne opções gastronômicas das mais diversas. O maior destaque talvez seja a unidade local do Estefan Kitchen, a rede de restaurantes da cantora Gloria Estefan. No cardápio, claro, brilham os sabores latinos, especialmente os de Cuba, Porto Rico e México. Tudo harmonizado com música também latina, afinal, a dona do lugar tem um nome a zelar.
O calçadão faz parte do Margaritaville Resort Orlando, mas é aberto a não hóspedes. O hotel tem 265 quartos, além de parque aquático, restaurantes, espaços para eventos e um condomínio fechado de casas para alugar. Afinal, o nome diz Orlando, mas fica em Kissimmee.
Eduardo Maia viajou a convite do Experience Kissimmee