Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo sexta, 22 de julho de 2022

TURISMO: LARGO DO BOTICÁRIO, NO RIO, É REVITALIZADO E RECEBE HOTEL JOVEM E DESCONTRAÍDO

Por Lívia Breves

 

Depois de anos de abandono, Largo do Boticário é revitalizado e recebe hotel jovem e descontraído
Fachada do Jo&Joe, no Largo do Boticário Dhani Borges

Foram R$ 70 milhões e quatro anos de obras e renovações para devolver seis casas impecáveis, em estilo neocolonial, que formam o charmoso Largo do Boticário, no Cosme Velho. O cantinho bucólico teve seus tempos de glória, foi abandonado e agora volta à baila em formato de hotel. As casas dão lugar ao Jo&Joe, marca mais descontraída do grupo francês Accor (que por aqui também tem o Fairmont, o Sofitel, a rede Ibis, o Pullman e o MGallery). “É o primeiro no Rio que segue o conceito Open House, que atende a todos tipos de público”, conta Olivier Hick, COO das marcas midscale e econômicas da Accor no Brasil.

Um dos pátios com restaurante do hotel — Foto: Dhani Borges

Um dos pátios com restaurante do hotel — Foto: Dhani Borges

E tem para todos mesmo. São 80 quartos, entre compartilhados (para até oito pessoas), privativos e coberturas (as diárias começam em R$ 84). Nenhum quarto é igual ao outro e diversos artistas foram convidados para fazer interferências, como Marina Papi, Kakau, Braga, Marcelo Ment e Jotac. Ainda há rooftop com <QL>um banco de areia, bar com piso revestido em pedras portuguesas e outras homenagens à cidade. “Conectar a parte histórica da construção com a linguagem do hotel, que é totalmente contemporâneo, foi um dos pontos mais interessantes”, conta a arquiteta Mila Strauss, que, ao lado de Marcos Paulo Caldeira, do escritório MM18, comandou o design de interiores. 

Detalhes como escadas caracóis e azulejos foram revitalizados com uma equipe de restauro, com a supervisão feita pelo INEPAC (Instituto Estadual do Patrimônio Cultural).

A piscina exclusiva dos hóspedes — Foto: Dhani Borges

A piscina exclusiva dos hóspedes — Foto: Dhani Borges

Na parte gastronômica, há um restaurante principal e um pub, ambos abertos ao público. Já na área exclusiva para hóspedes tem o Detox (com sucos e produtos naturais) e o On Fire (de sanduíches e pizzas). O complexo ainda possui três piscinas, uma quadra de basquete e espaço de coworking.

Teto de porta de madeira original da construção neoclássica — Foto: Dhani Borges

Teto de porta de madeira original da construção neoclássica — Foto: Dhani Borges

Para se conectar com a cidade, há uma agenda de eventos e encontros, de shows a retiros, como o que acontece no sábado, comandado por Helen Pomposelli, da Per Vivere Bene (reservas: 21-99979-6777), em que os participantes vão fazer um circuito sensorial pela floresta que cerca o novo hotel. “Estamos comprometidos em inserir a comunidade local na programação, criando momentos inesquecíveis para todos”, afirma Bianca Chaves, gerente geral do hotel. Na agenda inaugural, ainda tem workshops de caipirinha, altinha, aulão de ioga, beer pong, karaokê e saxofone na piscina.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros