Se tem algo que costuma mudar rápido na indústria do turismo marítimo é o título de maior navio de cruzeiros do mundo. O atual dono do posto, Wonder of the Seas, inaugurado em 2022, perderá o recorde para outra embarcação da Royal Caribbean, com previsão de receber os primeiros passageiros em 2024, o inovador Icon of the Seas, cujos detalhes foram apresentados na última semana.
- Cruzeiros no Brasil: saiba tudo sobre a temporada nacional, que terá dois navios inéditos
- Gigante dos mares: como é viajar no Wonder of the Seas, o maior navio de cruzeiros do mundo
Primeiro navio da novíssima classe Icon, a futura embarcação apresentará importantes novidades para o segmento. Entre elas está uma piscina de borda infinita suspensa, e o maior parque aquático já instalado num navio de passageiros.
Os números são impressionantes. Com 20 andares, 365 metros de comprimento e 250.800 toneladas, ela terá 2.805 cabines, onde caberão até 7.600 passageiros - se somados os 2.300 tripulantes, o Icon of the Seas poderá transportar até 9.950 pessoas ao mesmo tempo. O navio terá também sete piscinas, seis toboáguas e 40 opções de bares, restaurantes e lanchonetes a bordo. Confira abaixo uma comparação dos principais números do atual maior navio do mundo e do futuro:
Comparação entre os gigantes dos mares
Icon of the Seas | Wonder of the Seas | |
Capacidade (ocupação dupla) | 5.610 passageiros | 5,734 passageiros |
Capacidade (total) | 7.600 passageiros | 7,084 passageiros |
Tripulação | 2.350 tripulantes | 2.300 tripulantes |
Cabines | 2.805 | 2,867 |
Peso | 250.800 toneladas | 235,600 toneladas |
Comprimento | 365 metros | 362.04 metros |
Andares | 20 (18 para passageiros) | 18 (16 para passageiros) |
Apesar de sua inauguração estar prevista apenas para 28 de janeiro de 2024, os pacotes já começam a ser vendidos na próxima terça-feira, 25 de outubro. Em sua primeira temporada, ele fará viagens de sete dias pelo Caribe, saindo da Flórida, e sempre com pelo menos uma parada em Perfect Day at Coco Cay, a ilha privativa da Royal Caribbean nas Bahamas.
Icon of the Seas: como será o futuro maior navio de cruzeiros do mundo
Os oito 'bairros' do Icon of the Seas
Seguindo o padrão já estabelecido pelos cinco meganavios da classe Oasis (da qual faz parte o Wonder of the Seas), o Icon of the Seas será dividido em oito "bairros", como são chamadas as áreas principais. Três delas já existem nas embarcações anteriores, e cinco foram criadas exclusivamente para a classe Icon.
No "bairro" Thrill Island estarão as atrações mais radicais a bordo. O principal destaque é o Category 6, o maior parque aquático em alto-mar, com seis toboáguas, sendo um deles com uma queda de 14 metros de altura. Nessa área também ficará o Crown's Edge, parte de um percurso de cordas suspensas, por onde o passageiro terá que caminhar se equilibrando do lado de fora do navio, a 48 metros acima do oceano.
O Icon of the Seas terá a bordo o maior parque aquático já construído num navio de cruzeiros, o Category 6, com seis toboáguas — Foto: Divulgação
Proposta oposta tem o Chill Island, a zona mais relaxante, onde ficam quatro das sete piscinas do navio, espalhadas por três decks. Todas elas terão vista privilegiada para o mar e numa delas, a Swim & Tonic, contará com um providencial bar molhado. Já a Royal Bay Pool promete ser a maior piscina já construída em um navio. A Cloud 17 será apenas para adultos e a tranquila Cove Pool terá borda infinita.
Falando em borda infinita, essa é uma das características da piscina central da área The Hideaway. Num dos últimos andares do navio, a piscina suspensa a 40 metros de altura, certamente será o lugar mais disputado para apreciar o pôr do sol. Mas toda essa área terá terraços e espaços com espreguiçadeiras e hidromassagens, no melhor estilo clube de praia, um perfeito "esconderijo" da agitação do navio.
Desenho imagina como será um pôr do sol visto da piscina suspensa, que ficará na área The Hideway, um dos oito 'bairros' do Icon of the Seas — Foto: Divulgação
Quem viajar em família, especialmente com filhos pequenos, certamente passará bastante tempo no "bairro" Surfside, num corredor ao ar livre na parte de trás do navio. Ali haverá uma parte com brinquedos molhados e uma piscina family friendly, a Water's Edge, com vista livre para o oceano. E também muitas opções de alimentação e brinquedos, como uma nova versão do carrossel da área Boardwalk, da classe Oasis.
Na parte da frente do Icon of the Seas, o AquaDome será o novo espaço para o show de acrobacias aquáticas, com direito a uma enorme cachoeira artificial indoor — Foto: Divulgação
Durante o dia, esta área será um lugar de relaxamento, de observação da vista panorâmica da proa, com bar e restaurante. Mas à noite será transformada no AquaTheater, o espaço dos shows de acrobacias aquáticas que virou uma marca registrada dos navios mais modernos da Royal Caribbean. Uma diferença para os demais AquaTheaters é que este terá uma imensa cachoeira artificial indoor, que permitirá novos números artísticos.
Outra arena importante para apresentações artísticas e para a diversão dos hóspedes será o Absolute Zero, grande rinque de patinação no gelo que ficará na área da Royal Promenade, o calçadão central, coberto, que costuma ser o "centro" do navio, cheio de lojas, bares e restaurantes. No Icon, essa área terá um espaço com vista para o mar, o que não acontece no restante da frota.
Presente também na classe Oasis (dos atuais maiores navios da atualidade), o Central Park do Icon of the Seas deve ser mais agitado — Foto: Divulgação
O Icon terá também seu Central Park, o bucólico "bairro" com árvores e plantas de verdade. Na nova versão, a armadora promete um parque "mais exuberante e animado", com maior oferta de opções para beber, comer, ver e ser visto.
Por fim, o Icon of the Seas apresentará o maior Suite Neighborhood, o "bairro nobre", da frota. A área, como nos outros navios, é exclusiva para quem estiver hospedado nas suítes, com restaurantes e piscinas fechados para os demais passageiros.