Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo domingo, 03 de abril de 2022

TURISMO: CRISTO REDENTOR RECEBE NOVA ILUMINAÇÃO

Com patrocínio da Enel, nova iluminação do Cristo Redentor tem redução de 68% no consumo de energia

Investimentos vão garantir aumento da nitidez e melhor definição nas cores nas projeções realizadas na estátua
 
O projeto “90 Anos de Luz” contempla o novo sistema luminotécnico do monumento. Foto: Antonio Pinheiro / Divulgação Enel
O projeto “90 Anos de Luz” contempla o novo sistema luminotécnico do monumento. Foto: Antonio Pinheiro / Divulgação Enel
 

Os cariocas e turistas que visitam a Cidade Maravilhosa ganharam um presente especial e transformador. Com patrocínio da Enel Distribuição Rio, o Cristo Redentor recebeu em março um novo sistema de iluminação que reduz em 68% o consumo de energia em relação ao anterior.

Lançado oficialmente no dia 17 de março de 2022 em cerimônia no Morro do Corcovado, a primeira fase do projeto “90 Anos de Luz” contempla o novo sistema luminotécnico do monumento, que vai garantir maior definição das imagens projetadas na estátua, além de permitir o uso de novas cores, ser inovador e sustentável.

Para o country manager da Enel no Brasil, Nicola Cotugno, o patrocínio à iluminação do Cristo reafirma a conexão entre Itália e Brasil e a ligação entre a empresa e a cidade do Rio de Janeiro, que passou a abrigar, no segundo semestre de 2021, os escritórios da empresa no Estado, localizados na região portuária.

"O monumento do Cristo foi iluminado pela primeira vez em 1931, a partir de um impulso elétrico disparado de Roma, a 10 mil quilômetros de distância, onde fica a sede do Grupo Enel. Para nós, este patrocínio ao Cristo Redentor é muito simbólico e renova a conexão entre os dois países. É um abraço no Rio que se estende a todo o Brasil, especialmente aos mais de 18 milhões de clientes da Enel”, afirma Nicola.

A nova iluminação faz parte de uma série de homenagens e benfeitorias que vem celebrando os 90 anos do monumento desde o ano passado. O número de refletores foi reduzido de 280 para 142, com um aumento da eficiência luminosa, o que garante maior produção de luminosidade e estabilidade da luz. Ao todo, o consumo do novo parque de iluminação será de 9.900 watts, uma redução de 68% em relação ao anterior.

“Tornar mais eficiente uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno reafirma o nosso compromisso em contribuir para a eletrificação das cidades. Queremos seguir contribuindo para que as cidades sejam cada vez mais sustentáveis e inteligentes”, destaca o country manager da Enel no Brasil.

Eficiência energética para um mundo sustentável

Nas cidades, projetos luminotécnicos direcionados aos patrimônios históricos favorecem o turismo e ajudam a promover o desenvolvimento social e econômico.Em tempos de construções de cidades inteligentes, a iluminação inteligente e eficiência energética são essenciais para diminuir o consumo de energia, aumentar a durabilidade dos projetos e promover maior sustentabilidade ambiental.

Outro recurso utilizado para evitar desperdícios no consumo de energia é um software que gerencia os horários para ligar e desligar a iluminação de forma automática. Além disso, a tecnologia com a utilização de LED aplicada é mais sustentável, uma vez que componentes como alumínio e chips eletrônicos podem ser reciclados em mais de 90% da sua composição. Essa solução contribui para o aumento da eficiência energética e sustentabilidade da cidade do Rio de Janeiro.

O gerenciamento do novo sistema permite que o controle da iluminação seja realizado tanto do próprio monumento, quanto remotamente, por um smartphone. Isso torna possível, por exemplo, a programação do acionamento da iluminação do Cristo em uma série de ações culturais, religiosas e temáticas integradas ao projeto “90 Anos de Luz”, como as campanhas “Outubro Rosa”, “Novembro Azul” e "Dia Internacional da Mulher", que já se tornaram datas aguardadas pelos moradores da cidade.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros