Os cariocas e turistas que visitam a Cidade Maravilhosa ganharam um presente especial e transformador. Com patrocínio da Enel Distribuição Rio, o Cristo Redentor recebeu em março um novo sistema de iluminação que reduz em 68% o consumo de energia em relação ao anterior.
Lançado oficialmente no dia 17 de março de 2022 em cerimônia no Morro do Corcovado, a primeira fase do projeto “90 Anos de Luz” contempla o novo sistema luminotécnico do monumento, que vai garantir maior definição das imagens projetadas na estátua, além de permitir o uso de novas cores, ser inovador e sustentável.
Para o country manager da Enel no Brasil, Nicola Cotugno, o patrocínio à iluminação do Cristo reafirma a conexão entre Itália e Brasil e a ligação entre a empresa e a cidade do Rio de Janeiro, que passou a abrigar, no segundo semestre de 2021, os escritórios da empresa no Estado, localizados na região portuária.
"O monumento do Cristo foi iluminado pela primeira vez em 1931, a partir de um impulso elétrico disparado de Roma, a 10 mil quilômetros de distância, onde fica a sede do Grupo Enel. Para nós, este patrocínio ao Cristo Redentor é muito simbólico e renova a conexão entre os dois países. É um abraço no Rio que se estende a todo o Brasil, especialmente aos mais de 18 milhões de clientes da Enel”, afirma Nicola.
A nova iluminação faz parte de uma série de homenagens e benfeitorias que vem celebrando os 90 anos do monumento desde o ano passado. O número de refletores foi reduzido de 280 para 142, com um aumento da eficiência luminosa, o que garante maior produção de luminosidade e estabilidade da luz. Ao todo, o consumo do novo parque de iluminação será de 9.900 watts, uma redução de 68% em relação ao anterior.
“Tornar mais eficiente uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno reafirma o nosso compromisso em contribuir para a eletrificação das cidades. Queremos seguir contribuindo para que as cidades sejam cada vez mais sustentáveis e inteligentes”, destaca o country manager da Enel no Brasil.
Eficiência energética para um mundo sustentável
Nas cidades, projetos luminotécnicos direcionados aos patrimônios históricos favorecem o turismo e ajudam a promover o desenvolvimento social e econômico.Em tempos de construções de cidades inteligentes, a iluminação inteligente e eficiência energética são essenciais para diminuir o consumo de energia, aumentar a durabilidade dos projetos e promover maior sustentabilidade ambiental.
O gerenciamento do novo sistema permite que o controle da iluminação seja realizado tanto do próprio monumento, quanto remotamente, por um smartphone. Isso torna possível, por exemplo, a programação do acionamento da iluminação do Cristo em uma série de ações culturais, religiosas e temáticas integradas ao projeto “90 Anos de Luz”, como as campanhas “Outubro Rosa”, “Novembro Azul” e "Dia Internacional da Mulher", que já se tornaram datas aguardadas pelos moradores da cidade.