Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo quarta, 20 de fevereiro de 2019

TUIUTI NA SAPUCAÍ

 

'Tuiuti vai para Sapucaí com alta voltagem política', diz Jack Vasconcelos

Confira entrevista com o carnavalesco da escola, que este ano novamente leva um enredo engajado à Avenida
 
 
Jack Vasconcelos criou vampiro de faixa presidencial em 2018, e, este ano, promete mais espírito moleque Foto: Marcos Ramos / Agência O GLOBO
Jack Vasconcelos criou vampiro de faixa presidencial em 2018, e, este ano, promete mais espírito moleque
Foto: Marcos Ramos / Agência O GLOBO

 

 

RIO -  Depois de levar um vampiro com faixa presidencial para a Sapucaí no ano passado, a Paraíso do Tuiuti mantém a linha de enredos com alta voltagem política. É o segundo desde 2017, quando uma pessoa morreu num acidente com um carro alegórico. Carnavalesco da escola, Jack Vasconcelos adianta detalhes do desfile deste ano, sobre o bode Ioiô, eleito vereador em Fortaleza, em 1922. E, ao analisar a temática, comenta a relação que parte do público faz do personagem com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Qual será o tom do desfile?

Será um carnaval irônico, de piada e zoação, com espírito moleque. Precisamos ficar mais leves. Atualmente, todos têm verdades muito absolutas. A coisa começa a feder, por exemplo, quando chargistas são perseguidos. A própria escola, ano passado, foi muito atacada. Eu também fui, pelas redes sociais. Se você fala em coletividade, já te chamam de comunista. Calma, gente. Onde se perdeu esse trilho?

No barracão, percebe-se que a escola não recuou. Os currais de duas alegorias, por exemplo, referem-se apenas ao bode?

Representam também currais eleitorais. Um setor aborda a relação dos poderosos com o povo. Num dos carros, há esculturas de políticos com cabeça de animais. A minha favorita é a mosca. É puro Centrão (como é conhecido o bloco formado por alguns partidos no Congresso): fica ali rondando o poder.

Esse teor brincalhão e, ao mesmo tempo, crítico é mantido em todo o desfile?

O enredo,em si, é um prato cheio para o humor. O bode Ioiô chegou a Fortaleza com retirantes da seca, o que será representado no abre-alas. Antes de entrarem na cidade, essas pessoas ficavam em campos de concentração, como vou mostrar numa das alas. Mesmo nesse começo, optei por não fazer um retrato triste da seca. É algo mais sensorial, de sensação de calor, que se consegue por meio de cores e formas. Uma das inspirações é a obra do artista cearense Chico da Silva, em que os fundos dos quadros parecem um fogaréu.

 

Parte do público associa o bode ao presidente Lula. Há alguma relação com ele?

Pode ter. Pode não ter. O personagem é tão maravilhoso que cada pessoa faz uma leitura dele a partir de sua vivência.

Há quem veja, inclusive, um Che Guevara no logotipo do enredo...

Ioiô era um revolucionário. Na época, Fortaleza vivia um processo similar ao do bota-abaixo do Rio. Os animais tinham que ser retirados da rua. Ioiô era o único que ninguém mexia, de tão popular. Era um petulante que irritava a elite, porque lembrava a ela que não adiantava negar suas origens.

E como você conheceu essa história?

Por meio do jornalista João Gustavo Melo. Quando a presidência da Tuiuti me pediu um enredo sobre o Nordeste, achei que era o momento perfeito. Na época, ainda não havia as candidaturas das últimas eleições. Mas todo mundo já se descabelava por causa do assunto. Esse período pré-eleitoral estimulou muito. Todo aquele processo ajudou a construir detalhes do desfile.

Qual você acha que será a reação do público?

Não sei se quem aplaudiu a gente ano passado vai aplaudir em 2019 de novo. Não tem como prever.

Qual sua opinião sobre esses enredos políticos?

Falam muito em enredo político. Mas a escola ir para a rua já é um ato político. A diferença é que, ultimamente, um número maior tem falado mais claramente. Tenho mais espaço de desenvolver isso aqui na Tuiuti. É muito legal quando se percebe que as pessoas ouviram o que você quis dizer, mesmo os que te xingaram. Voltou-se a se discutir escola de samba fora de nossa bolha, o que há muito tempo não acontecia.


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