RIO — O presidente eleito do Brasil, Jair Bolsonaro (PSL), afirmou em transmissão ao vivo no Facebook que recebeu telefonemas de líderes internacionais com felicitações pela vitória nas eleições, neste domingo — entre eles, o presidente americano,Donald Trump . Segundo o parlamentar, o republicano lhe desejou "boa sorte" em um "contato bastante amigável".
— Acabei de receber ligações de alguns líderes, entre eles, o presidente dos Estados Unidos. Acabou de nos ligar e desejou boa sorte. E, obviamente, foi um contato bastante amigável. Nós queremos nos aproximar de vários países do mundo sem o viés ideológico — ressaltou o parlamentar na rede social.
A porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders, confirmou na noite deste domingo que Trump ligou para parabenizar Bolsonaro "e o povo brasileiro" pelas eleições.
— Ambos expressaram um forte compromisso de trabalhar lado a lado para melhorar a vida das pessoas dos Estados Unidos e do Brasil —, afirmou Sanders em uma nota.
A ideia de aproximar o Brasil da comunidade internacional, disse Bolsonaro, precisa de um ministro das Relações Exteriores que "converse com o mundo todo, pensando em um projeto de o Brasil fazer comércio, logicamente sem prejudicar o nosso empresário, o nosso industrial". A intenção, segundo o presidente eleito, é firmar parcerias para que "a economia comece a andar".
Na transmissão, Bolsonaro se dirigiu inicialmente aos milhares de apoiadores que se reúnem em frente a seu condomínio na orla da Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. O presidente eleito agradeceu pela celebração e ressaltou que, como seus eleitores, estava "muito feliz" com o resultado. O parlamentar ponderou que, por "questões de segurança", não poderia sair de casa para festejar com eles.