Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Correio Braziliense terça, 12 de dezembro de 2023

TROMBETAS E FESTAS: IGREJA CRISTÃ MARANATA REALIZA A TERCEIRA EDIÇÃO DO EVENTO

 

Igreja Cristã Maranata realiza a terceira edição do evento Trombetas e Festas

Igreja Cristã Maranata realiza a terceira edição do evento Trombetas e Festas

Apresentado por  
 
 
 
 
 


Pastor Josias Júnior na terceira edição do evento Trombetas e Festas -  (crédito: Sandro Ferreira)
Pastor Josias Júnior na terceira edição do evento Trombetas e Festas - (crédito: Sandro Ferreira)

Matéria escrita por Gabriella Collodetti, jornalista do CB Brands - Estúdio de Conteúdo do Correio Braziliense

No último domingo (26), a Igreja Cristã Maranata (ICM) realizou a terceira edição do evento Trombetas e Festas, no Maanaim da cidade de Marechal Floriano, no estado do Espírito Santo. Aproximadamente quatro mil pessoas se reuniram no espaço para acompanhar o culto. De acordo com a instituição religiosa, o objetivo do evento, realizado desde 2019, é abordar o momento atual do projeto de Deus para o homem na Terra.

Com mais de 40 autoridades no evento, a ocasião contou com a presença de José Renato Casagrande, governador do Espírito Santo; Ricardo Ferraço, vice-governador do Espírito Santo; Domingos Augusto Taufner, presidente do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCEES); e Luciana Gomes Ferreira de Andrade, procuradora geral do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES).

A programação foi transmitida ao vivo pelo canal oficial do YouTube da entidade, além de canais de televisão e das igrejas do grupo, presentes no território brasileiro e em mais de 30 países. Devido ampla presença em âmbito mundial, para chegar a toda população, a ocasião teve uma tradução simultânea para mais de 60 idiomas diferentes, incluindo a Linguagem Brasileira de Sinais.

“Não há limites para a transmissão da palavra de Deus. Esse evento é uma prova disso. O objetivo da igreja que vive o evangelho de Cristo é que todos aqueles que precisam ouvir a palavra, tenham a oportunidade através do nosso trabalho. Por isso, os surdos, surdos-cegos e cegos são assistidos em todos os nossos eventos e transmissões, feitos pelo sistema de comunicação multiplataforma da Maranata”, destaca o pastor Josias Júnior.

Historicamente, a ICM nasceu em 1968, no município capixaba de Vila Velha, com o objetivo de adorar a Deus e pregar o evangelho conforme as escrituras do Velho e Novo Testamento. De modo geral, o intuito da igreja, desde a sua fundação, é de conscientizar a formação espiritual e social do homem, a educação cristã, além de promover obras beneficentes e assistência moral e educacional, sem fins lucrativos.

No Brasil, há mais de cinco mil unidades espalhadas em todas as regiões do país. Já no exterior, encontram-se ICMs em diferentes locais da Europa e das Américas, como Alemanha, Argentina, Bélgica, Bolívia, Canadá, Chile, Colômbia, Equador e Espanha.

“A Maranata nasceu como resultado de um projeto profético de Deus ao longo dos séculos e vive um momento descrito na bíblia sagrada quando um povo estaria preparado para o que a palavra de Deus chama de o grande dia do Senhor. Desde a sua fundação, a ICM sempre buscou cumprir a sua missão bíblica de anunciar o evangelho a toda criatura”, conta Josias.

 

Terceira edição do evento Trombetas e Festas
Terceira edição do evento Trombetas e Festas(foto: Sandro Ferreira)

 

De acordo com Josias, além de proferir os ensinamentos bíblicos, a Maranata também busca desempenhar um papel social com os seus membros e para os que estão perto dos templos da Maranata. Com isso, aposta-se em uma assistência, cuidado e atenção para diferentes pessoas. Nesse sentido, a igreja também busca oferecer amparo em casos de tragédias naturais em diversos lugares do Brasil e do mundo.

No sertão nordestino e na Amazônia oriental, esse trabalho está entre os principais projetos da Igreja Cristã Maranata. Considerados de importância fundamental para a instituição religiosa, as iniciativas são realizadas várias vezes ao ano, tendo como áreas de atuação os municípios de pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

“Intituladas como Missão Sertão e Missão Amazônia, os trabalhos visam levar assistência e saúde a milhares de pessoas carentes e, sobretudo, às palavras de Deus. A cada edição, 50 voluntários entre médicos, dentistas, enfermeiros, assistentes sociais e profissionais de várias especialidades, viajam voluntariamente a partir das suas cidades de origem para visitar as cidades e comunidades mais carentes para prestar assistência aos moradores”, conta o pastor.

Toda a população assistida é recebida pelas equipes da ICM. Os projetos oferecem acesso a atendimentos de saúde, além de disponibilizarem medicamentos prescritos por médicos, de forma gratuita. “Junto com a iniciativa, os voluntários levam palavras e mensagens da salvação, que dá sentido à vida e prepara o homem para o encontro com o Senhor Jesus”, complementa Josias.

Segundo o pastor, a igreja leva muito a sério o seu papel social, desenvolvendo e promovendo diversas ações nessa área de atuação. Com o objetivo de atender às comunidades próximas aos templos e aos Maanains, outros projetos também são realizados.

De acordo com Josias, algumas dessas ações se tornaram notórias no estado do Espírito Santo. Uma delas diz respeito à parceria realizada com a Fundação Manuel dos Passos Barros. Há mais de 20 anos, a Maranata atua com serviços de atenção gratuitos às pessoas que são acometidas com câncer de pele.

Nesse sentido, mais recentemente, a ICM promoveu o dia especial de ação social que foi realizado no Maanaim de Cariacica, município localizado na região metropolitana da Grande Vitória. “Oferecemos à população da região dezenas de serviços gratuitos, contando com o apoio e com a participação de membros da Maranata e voluntários que se colocaram à disposição deste evento, de diferentes áreas de saúde, do direito e da segurança”, conta.

O pastor também ressalta que, além das iniciativas sociais, a igreja também busca desenvolver projetos e ações sustentáveis, especialmente devido à responsabilidade ambiental da entidade religiosa. Para Josias, é fundamental a Maranata manter o zelo com o meio ambiente.

“Temos consciência da nossa responsabilidade ambiental. Por isso, tivemos, por exemplo, a inauguração e a implantação de usinas de captação de energia fotovoltaica, conhecida como energia solar, em igrejas e Maanains, nos estados do Espírito Santo e de Minas Gerais. Em breve, seremos totalmente sustentáveis em energia elétrica em todos os nossos templos”, ressalta.

Outro projeto notável é a estação de tratamento de água de reuso, responsável por tratar esgoto e reaproveitar mais de 80% da água que é utilizada nos Maanains, reabastecendo lagos, utilizando na limpeza local e preservação do verde presente nos espaços. Estima-se que sejam reaproveitados cerca de dois milhões de litros de água por mês.

Trabalhos realizados pela ICM

O pastor Josias Júnior, na terceira edição do evento Trombetas e Festas, também destacou os trabalhos realizados pela ICM. “Dois outros importantes projetos executados pela Maranata são os trabalhos de pesquisa sobre a relação entre a ciência e a fé; e o ensino baseado em organização e método”, indica.

Com a participação de profissionais de diferentes países, o projeto de ciência e fé busca difundir que a ciência é algo que se confirma na razão e que os seus mistérios são desvendados pela inteligência humana e pelas tecnologias desenvolvidas. “Mas a fé é aquilo que vem de Deus e que nos faz transcender para além das medidas humanas, levando o homem a viver o projeto eterno de Deus. Seus mistérios só são alcançados pela revelação do Espírito Santo”, contextualiza.

Já o trabalho com a organização e método apresenta orientações para as famílias no preparo dos seus filhos para o futuro, sobretudo na orientação e acompanhamento da vida acadêmica. De acordo com o pastor, essa iniciativa foi fundamental especialmente durante a pandemia, época em que as crianças e os adolescentes viveram uma nova forma de aprendizado on-line.

“No campo religioso, destaco o projeto de assistência espiritual da Maranata. Ainda com o reflexo da pandemia, percebemos uma grande necessidade da população em ser ouvida e receber uma palavra de conforto. Por isso, a instituição criou um serviço totalmente gratuito para assistir todas as pessoas, de qualquer parte do país e do exterior, 24 horas por dia, não importando a sua origem ou religião. Todos que ligam para nós recebem uma palavra de conforto e uma oração”, informa.

 

Terceira edição do evento Trombetas e Festas
Terceira edição do evento Trombetas e Festas(foto: Sandro Ferreira)

 

Marcadores proféticos

Coordenador da Igreja Cristã Maranata na Europa, Gerson Beluci também participou do evento. Após as palavras de Josias, o pastor trouxe a contextualização do evento. "Essa reunião é uma autoanálise em que todos estamos envolvidos e eu queria fazer uma breve introdução, porque o nosso objetivo é fazer mais uma proclamação profética relacionada a esse momento histórico e profético que o mundo está vivendo”, informou. “Não estamos empenhados em proclamar uma religião ou doutrinas. Somos responsáveis por uma situação social, política, mas principalmente religiosa, de um mundo que está ao nosso redor sem respostas a tantos questionamentos”, complementou.

De acordo com Beluci, o evento busca evidenciar esses marcadores proféticos, considerados, pela religião, avisos e sinais enfrentados pela humanidade. Para o pastor, há desafios sem solução, atualmente, em contexto mundial, o que traz incertezas e angústias aos seres humanos

“No ano de 2019, exatamente no dia 24 de novembro, foi feito o primeiro evento de Trombetas e Festas. Tivemos uma abordagem quanto ao tempo profético chamado ‘breve’. O segundo evento foi realizado no ano passado, no dia 6 de novembro, com o assunto voltado à situação do homem, a sua incapacidade ante aos obstáculos que o ser humano está vivendo”, recorda. Neste ano, de acordo com o pastor, a terceira edição trouxe um grito ao mundo para que todos estejam alertas e preparados para o arrebatamento, que colocará fim ao projeto de salvação de Deus para o homem.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros