Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo segunda, 03 de dezembro de 2018

TRÊS RECEITAS PARA O NATAL, DE ALEXANDRE HENRIQUES, DA GRUTA DE SANTO ANTÔNIO

 

Alexandre Henriques, da Gruta de Santo Antônio, ensina três receitas para o Natal

No cardápio, bolinho de bacalhau com queijo Serra da Estrela, bacalhau à lagareiro e pastel de natas com Nutella
 
 
Segredo. Alexandre Henriques diz que o pulo do gato é adaptar receitas tradicionais portuguesas ao nosso paladar Foto: Divulgação / Marcelo de Jesus
Segredo. Alexandre Henriques diz que o pulo do gato é adaptar receitas tradicionais portuguesas ao nosso paladar
Foto: Divulgação / Marcelo de Jesus
 
 

NITERÓI — A seção Toque de Chef, já famosa em outros cadernos dos Jornais de Bairro, será publicada no site GLOBO-Niterói, de hoje ao dia 23, sempre aos domingos, com o passo a passo de receitas para o Natal. Serão menus completos, com entrada, prato principal e sobremesa. E quem estreia a boa-nova é o premiado chef Alexandre Henriques, da Gruta de Santo Antônio. O filho de Dona Henriqueta ensina a preparar um trio português de respeito: bolinho de bacalhau com queijo Serra da Estrela, bacalhau à lagareiro e pastel de natas com Nutella.

 

Antes de assumir a cozinha ao lado da mãe e se tornar um profissional estelar, Alexandre foi, aos 15 anos, guitarrista de uma banda de blues. Ele dividia seu tempo entre os ensaios, um estágio como programador de vinhetas numa rádio — o salário era ingressos para shows — e ajudando Dona Henriqueta no restaurante da Ponta D’Areia. Aos 22 anos, durante uma viagem à Europa, um primo português lhe deu um conselho:

 

— Ele disse “Você tem a faca o queijo na mão, não pode deixar essa oportunidade passar”. Então mudei meu modo de pensar e comecei a estudar (para ser chef).

O que veio depois, quase todo mundo já sabe: ele ficou craque na cozinha e, carismático, passou a frequentar programas de TV; criou uma canal no YouTube; e só de Prêmio Água na Boca, promovido pelo GLOBO-Niterói, já levou 19.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros