Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Correio Braziliense sexta, 15 de fevereiro de 2019

TREMENDÃO: UM MUSICAL CHEIO DE COR

 


Um musical cheio de cor
 
 
Minha fama de mau traz Chay Suede como Erasmo Carlos, tema de cinebiografia assinada por Lui Farias

 

Vinicius Nader

Publicação: 15/02/2019 04:00

 
O auge da Jovem Guarda é mostrado em Minha fama de mau (Reprodução/Internet)  

O auge da Jovem Guarda é mostrado em Minha fama de mau

 

 
Chay Suede, Gabriel Leone e Malu Rodrigues fazem parte da jovem guarda do cinema brasileiro. Os jovens, mas não inexperientes, são as estrelas de Minha fama de mau, cinebiografia de Erasmo Carlos assinada por Lui Farias. Chay vive Erasmo, enquanto Gabriel é Roberto Carlos e Malu, Wanderléa.
 
O que vemos em Minha fama de mau não é a estrela da música brasileira, mas um rapaz que aprende os primeiros acordes de violão ao lado de Tim Maia (Vinicius Alexandre). O longa acompanha o começo sem muito o que comemorar da carreira de Erasmo até que vem o definitivo encontro com Roberto Carlos, por intermédio de Carlos Imperial, e, pouco mais tarde, com Wanderléa.
 
Juntos, os três lideraram o movimento da Jovem Guarda, com canções que até hoje são entoadas no país. Por falar em canções, Chay, Gabriel e Malu soltam a voz de verdade em cena, o que não é bem uma novidade para nenhum dos três. Gabriel cantou em outros trabalhos (na abertura da novela Os dias eram assim, inclusive), Chay fez parte da novelinha musical Rebelde, em que cantava e dançava, e Malu participou dos musicais Beatles num céu de diamantes, Se meu apartamento falasse e A noviça rebelde, além de ter sido uma das finalistas do reality show Popstar deste ano.
 
Voltando à trama, Minha fama de mau mostra um pessoal unido e feliz fazendo a Jovem Guarda, mesmo que algumas rusgas apareçam de vez em quando. Imagens de arquivo provam o sucesso do trio — se é que alguém duvida das multidões que eles arrastavam.
 
A ideia do diretor Lui Farias em Minha fama de mau não era a de seguir uma fórmula linear. Dessa forma, ele adota uma estética que, em alguns momentos, chega a lembrar HQs, especialmente na primeira metade do filme, mais centrada nas festas e no sucesso da Jovem Guarda. O drama do fim do movimento e as dificuldades de se manter na carreira dominam a segunda parte do longa.
 
Em família
Não foi à toa que Lui Farias se interessou pela história de Erasmo Carlos. O cineasta é filho de  Roberto Farias, diretor da trilogia de filmes protagonizada por Roberto Carlos, Roberto Carlos e o diamante cor de rosa (1968), Roberto Carlos em ritmo de aventura (1968) e Roberto Carlos a 300 quilômetros por hora (1971).

Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros